You are on page 1of 2

FUTSAL ( Resumo para Prova)

Existem duas verses referente a histria do futebol de salo, modalidade anterior ao futsal. A primeira afirma que o esporte comeou a ser jogado em So Paulo, na Associao Crist de Moos (ACM), aproveitando a quadra utilizada para outras modalidades de esportes. A outra verso que o futebol de salo surgiu em 1931, tambm na ACM, mas em Montevidu, no Uruguai. teria sido criado pelo professor Juan Carlos Ceriani, sob o nome de INDOOR FOOTBALL. Atualmente a quadra tem a dimenso de 42m de comprimento X 22m de largura. A bola esfrica e o seu invlucro deve ser de couro macio ou de outro material aprovado. vedado o uso de material que possa oferecer perigo ou dano aos atletas. Deve pesar 400 gramas no mnimo e no mximo 440 gramas. sua circunferncia tero no mximo 59 centmetros e no mnimo 55 centmetros. O tempo de durao de uma partida de futsal de 40 minutos, sendo vinte em cada tempo com 10 minutos de intervalo entre um tempo e outro. Em relao as faltas acumulativas so todas as faltas tcnicas, pessoais e disciplinares ( estas quando punidas com o carto amarelo) abordadas anteriormente, alm das seguintes situaes:

Carto amarelo de advertncia, que no seja originrio de falta ou infrao, de anotao obrigatria na smula de jogo como falta acumulativa. Carto amarelo de advertncia aplicado a atleta praticante da partida ou integrante do banco de reservas ser anotado na smula de jogo como falta acumulativa da equipe. carto amarelo de advertncia aplicado tcnico ou treinador, ao massagista ou atendente, ao mdico ou fisioterapeuta ou ao preparador fsico ser anotado como falta acumulativa para a equipe. aps uma equipe cometer as 5 faltas acumulativas em cada perodo do jogo, os tiros livres indiretos, previstos na regra 12 passaro a ser cobrados como tiro livre direto sem levar em considerao o tipo de infrao cometida, podendo ser assinalado um tento diretamente na cobrana deste tiro livre. Alguns sistemas de ataque e defesa do futsal:

3x1 / 4x0 / 2x2 ... Bola de sada: No inicio da partida a escolha de lado ou a sada feita por meio de um sorteio.

Se a equipe vencedora escolher o lado da quadra a outra equipe ter direito a dar inicio ao jogo.

Algumas Regras: Os padres no podem ser da mesma cor da do time adversrio; Quando o jogador vai ser substitudo, necessrio que ele espere que o jogador que est dentro da quadra saia, isto o jogador que est de fora no pode entrar antes do que est dentro sair. A bola est fora de jogo quando: A partida for interrompida pelo rbitro, Quando a bola atravessar completamente, quer pelo solo, quer pelo alto, as linhas laterais ou de fundo, Em quadra coberta, a bola bater no teto. Ocorrendo esta situao a partida ser reiniciada com a cobrana de arremesso lateral a favor da equipe adversria do atleta que desferiu o chute,na direo e do lado onde a bola bateu no teto.

A bola estar em jogo em todas as outras ocasies, desde o comeo at o trmino da partida.

As faltas so classificadas em: (1) falta tcnica Dar ou tentar dar pontap nos adversrios Calar o adversrio, isto , derrubar ou tentar faz-lo usando as pernas, agachando-se na frente ou por trs dele. Entre outras situaes PESQUISEM. (2) faltas pessoais: Jogar perigosamente,inclusive tocando no goleiro, ao tentar tirar a bola das mos deste aps a mesma ter sido agarrada e estar retida em suas mos. trancar o goleiro, salvo se este se encontra fora de sua rea. e Entre outas (PESQUISEM).

You might also like