You are on page 1of 16

Escola de Administrao Fazendria

Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Controladoria-Geral da Unio - CGU

Concurso Pblico: AFC/CGU - 2012

Gabarito

Cargo:

(Edital ESAF n. 07, de 16/4/2012)

1
1. Nome: 2. 3. 4.

Analista de Finanas e Controle

Prova
Instrues

Conhecimentos Gerais

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

Verique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo nmero do gabarito seja igual ao constante de seu CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra posterior exame grafolgico:

cursiva,

para

A transformao pessoal requer substituio de velhos hbitos por novos.


5. 6. 7. DURAO DA PROVA: 2h30min, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 35 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 9.2.7 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

8. 9. 10. 11.

12. 13.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo para responder s questes 1 e 2. A situao fiscal brasileira bem melhor que a da maior parte dos pases desenvolvidos, mas bem pior que a da maioria dos emergentes, segundo nmeros divulgados pelo FMI. Para cobrir suas necessidades de financiamento, dvida vencida e dficit oramentrio, o governo brasileiro precisar do equivalente a 18,5% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e 18% no prximo. A maior parte do problema decorre do pesado endividamento acumulado ao longo de muitos anos. Neste ano, as necessidades de cobertura correspondem a pouco menos que o dobro da mdia ponderada dos 23 pases 9,5% do PIB. Pases sulamericanos esto entre aqueles em melhor situao, nesse conjunto. O campeo da sade fiscal o Chile, com dficit oramentrio de 0,3% e compromissos a liquidar de 1% do PIB. As previses para o Peru indicam um supervit fiscal de 1,1% e dvida a pagar de 2,5% do PIB. A Colmbia tambm aparece em posio confortvel, com uma necessidade de cobertura de 3,9%. Esses trs pases tm obtido uma invejvel combinao de estabilidade fiscal, inflao controlada e crescimento firme nos negcios.
(Adaptado de O Estado de So Paulo, Notas & Informaes. 21 de abril de 2012)

3 - Assinale a opo que fornece a correta justicativa para as relaes de concordncia no texto abaixo. O bom desempenho do lado real da economia proporcionou um perodo de vigoroso crescimento da arrecadao. A maior lucratividade das empresas foi decisiva para os resultados fiscais favorveis. Elevaram-se, de forma significativa e em valores reais, deflacionados pelo ndice de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA), as receitas do Imposto de Renda Pessoa Jurdica (IRPJ), a Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), e a Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O crescimento da massa de salrios fez aumentar a arrecadao do Imposto de Renda Pessoa Fsica (IRPF) e a receita de tributao sobre a folha da previdncia social. No menos relevantes foram os elevados ganhos de capital, responsveis pelo aumento da arrecadao do IRPF.
carta05/7, acesso em 29/4/2012)

10

10

15

15

(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/cartaconjuntura/

20

a) Na linha 2, emprega-se o singular em proporcionou para respeitar as regras de concordncia com economia(.1). b) Na linha 5, o uso do plural em valores responsvel pela exo de plural em deacionados(.6). c) O plural em resultados(.4) responsvel pela exo de plural em Elevaram-se(.5). d) O singular em a arrecadao(.11) responsvel pela exo de singular em fez aumentar(.11). e) A exo de plural em foram(.14) justica-se pela concordncia com relevantes.

1 - Infere-se das relaes entre as ideias do texto que a) a situao scal de um pas no , necessariamente, proporcional ao seu desenvolvimento. b) pases emergentes apresentam, geralmente, uma relao de baixo PIB e alto supervit scal. c) pases sul-americanos apresentam pouco mais que a metade da mdia ponderada de outros pases. d) o Brasil tem demonstrado vigor para superar, dentro de dois anos, os trs pases sul-americanos com melhor sade scal. e) inao controlada provoca crescimento rme nos negcios, o que resulta em estabilidade scal. 2 - No texto acima, provoca-se erro gramatical ou incoerncia na argumentao ao a) substituir a preposio Para(.4) pela locuo Am de. b) inserir o termo do depois de melhor(.1) pior(.2). e de

c) substituir o termo do problema(.8) por sua correspondente exo de plural: dos problemas. d) substituir o travesso depois de pases(.12) por uma vrgula. e) suprimir o artigo indenido antes de supervit(.17).

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

Prova 1 - Gabarito 1

Leia o fragmento de entrevista abaixo para responder s questes 4 e 5. CARTA CAPITAL: Como o senhor avalia a economia brasileira? Roberto Frenkel: A queda do crescimento da economia teve a ver com trs acontecimentos. A situao nos EUA est mais positiva, h otimismo no mercado norte-americano, as aes subiram e esto no pico ps-crise, mas ainda uma recuperao modesta. Na zona do euro, sero dois trimestres consecutivos em queda, o que, de acordo com a definio convencional, caracteriza recesso. E a China est claramente em desacelerao. Essas realidades tiveram um efeito negativo sobre o crescimento brasileiro ao longo do segundo semestre de 2011. Outro fator foi a valorizao cambial. No fim do ano passado, o real chegou a acumular a maior valorizao cambial desde o incio da globalizao financeira, ou seja, desde o fim dos anos 1960; e isso tem um efeito muito negativo sobre a indstria e a atividade de modo geral.
(Trecho adaptado da entrevista de Roberto Frenkel a Luiz Antonio Cintra, Intervir para ganhar. Carta Capital, 18 de abril de 2012, p.78)

6 - Assinale a opo que apresenta erro gramatical inserido na transcrio do fragmento abaixo. O dinamismo da indstria ao longo do ano, particularmente no setor de veculos automotores, metalurgia e produtos minerais, assegurou o crescimento real da receita de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 14%. Contaram, tambm, como fatores impulsionadores da receita, as aes administrativas desenvolvidas pela Receita Federal e pela Procuradoria da Fazenda no trabalho de recuperao de dbitos atrasados. Houve, tambm, mudanas na legislao tributria. Contribuiu, ainda, para o aumento da arrecadao, o recebimento de concesses para explorao de petrleo e gs natural e servios de telefonia mvel celular, a receita de dividendos da Unio e a receita de cota-parte de compensaes financeiras, em decorrncia da elevada cotao do preo do petrleo no mercado internacional em parte deste ano.

10

10

15

15

(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/cartaconjuntura/ carta05/7, acesso em 29/4/2012)

4 - Analise as seguintes possibilidades para apresentar, de maneira resumida, a argumentao da resposta do entrevistado: A queda no crescimento da economia no Brasil I. tem motivos causados pela desvalorizao do real: otimismo no mercado americano (depois da crise); nova denio de recesso na zona do euro e a China com desacelerao do mercado.

a) vrgula depois de minerais (.3). b) iniciais maisculas em Imposto sobre Produtos Industrializados (.4 e 5). c) exo de singular no verbo Contribuiu (.11). d) preposio em (.5) antes de 14%. e) repetio da conjuno e na enumerao das linhas 13 e 14.

II. pode ser relacionada a quatro fatores: otimismo no mercado americano, recesso na zona do euro, desacelerao na China e valorizao cambial do real. III. deve-se a acontecimentos internacionais, como a alta das aes americanas, a desindustrializao da China, a queda na zona do euro, com valorizao cambial. Preservando a coerncia e a correo gramatical, a) b) c) d) e) apenas II e III esto corretas. apenas III est correta. apenas I e II esto corretas. apenas I e III esto corretas. apenas II est correta.

5 - Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto. a) Preservam-se a coerncia e a correo gramatical do texto, conferindo-lhe mais formalidade, ao substituir a expresso teve a ver(.3) por viu. b) O uso de ainda(.6) indica que a recuperao modesta(.6) tem expectativas de vir a melhorar. c) A exo de singular em h(.4) deve-se concordncia com otimismo(.4). d) O uso do tempo e modo verbais em sero(.7) sugere hiptese, possibilidade na declarao, incerteza de que isso venha a acontecer. e) O pronome isso(.16) retoma a ideia expressa por globalizao nanceira(.15).
Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012 3 Prova 1 - Gabarito 1

Leia o seguinte texto para responder s questes 7 e 8. A oferta total de crdito na economia brasileira dobrou nos ltimos oito anos. A queda da inflao, a diminuio da taxa bsica de juros e tambm a criao de novas modalidades de financiamento, como o consignado, contriburam para o aumento da disponibilidade de crdito. Isso foi decisivo para o crescimento do consumo e tem sido um dos principais dnamos do PIB. Mas comeam a ficar evidentes os sinais de fadiga nessa expanso econmica baseada no endividamento. Mesmo com o barateamento do dinheiro provido pelo Banco Central, o crdito ficou mais caro para os consumidores. Preocupado com a falta de vigor da economia, o governo determinou que o Banco do Brasil e a Caixa Econmica Federal reduzissem as suas taxas. No cheque especial e no financiamento de veculos, por exemplo, os juros que agora sero cobrados pelos bancos pblicos so praticamente a metade das taxas mdias de mercado.
(Adaptado de Veja, 18 de abril, 2012)

Leia o texto abaixo para responder s questes 9 e 10. O Brasil vive uma situao intrigante: enquanto a economia alterna altos e baixos, a taxa de desemprego cai de forma consistente. Uma das possveis causas a reduo do crescimento demogrfico, que desacelera a expanso da populao apta a trabalhar. Com menos pessoas buscando uma ocupao, a taxa de desemprego pode cair mesmo com o baixo crescimento. Isso bom? Depende. Por um lado, a escassez de mo de obra reduz o nmero de desempregados e aumenta a renda. Por outro, eleva os custos e reduz a competitividade das empresas, o que pode lev-las a demitir para reequilibrar as contas. uma bomba-relgio que s pode ser desarmada com o aumento da produtividade para manter o emprego, os trabalhadores precisaro ser treinados para produzir mais.

10

10

15

15

(Adaptado de Ernesto Yoshida, Outro ngulo. Exame, ano 46, n. 7,18/4/2012)

9 - Provoca-se erro gramatical, com consequente incoerncia textual, ao alterar as relaes de coeso no texto, inserindo a) o termo desse desemprego depois de causas(.4). b) o pronome nossa antes de economia(.2). c) o pronome seu antes de baixo crescimento(.8). d) o termo para o Brasil depois de bom(.8). e) o pronome suas antes de contas(.13). 10- Desconsiderando os necessrios ajustes nas letras iniciais maisculas e minsculas, provoca-se erro gramatical e/ou incoerncia textual ao a) retirar o sinal de dois pontos depois de intrigante (.1) e, ao mesmo tempo, substituir a vrgula depois de baixos(.2) pelo sinal de dois pontos. b) substituir o sinal de interrogao depois de bom(.8) por um sinal de ponto e vrgula. c) inserir uma vrgula depois de cair(.7). d) substituir o ponto depois de Depende(.8) pelo sinal de dois pontos e, ao mesmo tempo, substituir o ponto depois de renda(.10) por ponto e vrgula. e) substituir o travesso depois de produtividade(.14) pelo sinal de dois pontos.

7 - Assinale a opo que fornece uma continuidade gramaticalmente correta e coerente para a argumentao do texto. a) Ou seja, esses bancos passaram a pagar menos pelo dinheiro que captam no mercado, aumentando as possibilidades de conssesso de emprstimos. b) Essa e outras medidas teriam a nalidade de aquecer de novo a economia, por meio do estmulo ao consumo e impulso para os investimentos. c) Mas essas medidas foram eclipsadas pelo aumento dos spreads bancrios como chamada a diferena entre o juro que o banco paga e o juro que cobra. d) Provises para cobrir essa inadimplncia e o peso da tributao responde por mais da metade do custo do dinheiro que os bancos repassam aos consumidores. e) No entender dos analistas essas medidas com respeito s taxas excessivas traz a ameaa de causar prejuzos que mais tarde tero que ser cobertos pelo Tesouro. 8 - Provoca-se erro gramatical e/ou incoerncia textual ao fazer a seguinte alterao nos verbos do fragmento acima. a) viro a ser em lugar de sero(.17). b) tm contribudo em lugar de contriburam(.5). c) vem sendo em lugar de tem sido(.7). d) reduzam em lugar de reduzissem(.15). e) dobrara em lugar de dobrou(.2).

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

Prova 1 - Gabarito 1

11- Assinale a opo em que a reescrita do trecho sublinhado preserva a correo gramatical e a coerncia do texto. O jogo civilizatrio da redistribuio melhorou de forma espetacular a incluso social, ampliou o mercado interno e funcionou muito bem aumentando a demanda global. Infelizmente no acompanhamos o mesmo ritmo e, com a mesma disposio, a ampliao da oferta global. Est esgotado o espao disponvel. O resultado natural que a diferena entre a demanda e a oferta globais se dissipa, inexoravelmente, em um aumento da inao interna nos preos dos bens no transacionveis (os servios) e externamente, em uma ampliao do dcit em conta corrente. O efeito colateral muito importante desse processo a imensa valorizao da relao cmbio nominal/salrio nominal, que o indicador do cmbio real.
(Adaptado de Antonio Delm Netto, Emergncia e Reformas. Carta Capital, 18 de abril de 2012, p. 37)

12- Com relao ao uso das estruturas lingusticas ou da graa das palavras, assinale o trecho em que o texto adaptado de Jlio Miragaya, Desindustrializao e baixo crescimento econmico (Correio Braziliense, 23 de abril de 2012), foi transcrito corretamente. a) A valorizao do real e o custo Brasil, que tm reduzido a competitividade de nossos produtos industriais no mercado internacional, ao mesmo tempo que torna o mercado interno mais vulnervel concorrncia de produtos de outros pases com consequncias ruins no s para a balana comercial, mas tambm para os nveis de emprego e de renda para a arrecadao de tributos. b) No custo Brasil consta os elevados preos da energia eltrica e do gs natural; a insucincia e relativamente precria malha de transportes; o baixo nvel de investimentos em tecnologia; e uma estrutura tributria que incide sobre a produo e o consumo e no sobre a renda e a riqueza. c) O fato que o setor industrial cou estaguinado em 2011, puxando para baixo o crescimento do PIB, sendo o mais baixo entre todos os pases sul-americanos. E as perspectivas so de novo crescimento do produto industrial prximo a zero com um tmido crescimento do PIB. d) O elevado custo de nossa logstica outra causa que no vm sendo devidamente enfrentada. O barateamento do custo da energia e dos transportes requerem a ampliao dos investimentos pblicos, necessidade que se choca com um dos pilares da poltica econmica. e) Em suma, no h como ampliar substantivamente os investimentos pblicos sem uma reduo drstica nos gastos com pagamento dos juros da dvida pblica. Tambm se deve buscar ampliao do investimento em inovao, condio essencial para o aumento da produtividade.

a) Da resulta, naturalmente, uma ampliao do dcit em conta corrente que vem da diferena entre a demanda e a oferta globais e se dissipa, inexoravelmente, em um aumento da inao interna nos preos dos bens no transacionveis (os servios). b) Da naturalmente resulta que a diferena entre a demanda e a oferta globais, inexoravelmente, se dissipam por um aumento da inao interna nos preos dos bens no transacionveis (os servios) e uma ampliao externa do dcit em conta corrente. c) O resultado natural da diferena entre a demanda interna e a oferta global se dissipa, inexoravelmente, em um aumento da inao internamente (nos preos dos bens no transacionveis os servios) e externamente, em uma ampliao do dcit em conta corrente. d) Vem da, como resultado natural, a diferena entre a demanda que dissipa a oferta global dissipa inexoravelmente, em um aumento da inao interna nos preos dos bens no transacionveis os servios e externamente, h uma ampliao do dcit em conta corrente. e) Como resultado natural, h, internamente, um aumento da inao nos preos dos bens no transacionveis (os servios) e, externamente, uma ampliao do dcit em conta corrente; isso dissipa, inexoravelmente, a diferena entre a demanda e a oferta globais.

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

Prova 1 - Gabarito 1

13- Assinale a opo que completa corretamente a sequncia de lacunas no texto abaixo. Inicialmente, necessrio considerar __(1)__ o crescimento da oferta de crdito deve ocorrer sempre de maneira sustentada e sem aumento __(2)__ riscos sistmicos. A recente crise do subprime nos EUA e os problemas scais na zona do euro so evidncias clarssimas dos riscos do excesso de alavancagem e da imprudncia na concesso de crdito __(3)__ bancos. Medidas do governo para forar os bancos pblicos ou privados a __(4)__ mais com taxas articialmente baixas __(5)__ levar formao de bolhas no mercado de crdito __(6)__ consequncias imprevisveis para a estabilidade nanceira sistmica.
(Adaptado de Gustavo Loyola, Baixar spreads exige medidas sutentveis. O Estado de So Paulo, 21 de abril de 2012)

15- Assinale a opo em que o preenchimento das lacunas do fragmento abaixo preserva a correo gramatical e a coerncia entre os argumentos do texto. O principal componente dos juros a taxa Selic. referncia de custo de captao: ______(1)_______ em ttulos pblicos, o depositante no aceitar do banco remunerao muito inferior Selic. Para o banco, a Selic sinaliza o custo de oportunidade: ________(2)_______ ao Tesouro taxa Selic, s emprestar a terceiros a juros maior, pois maior o risco.
(Adaptado de Joca Levy, Juros, demagogia e bravatas. O Estado de So Paulo, 21 de abril de 2012)

(1)
(1) (2) (3) (4) (5) (6)

(2) se pudesse emprestar quando pudesse emprestar caso emprestasse se pode emprestar enquanto possa emprestar

a) b) c) d) e)

enquanto possa aplicar se pudesse aplicar caso aplicasse se pode aplicar quando pudesse aplicar

a) b) c) d) e)

que de que em que que de que

dos dos a nos a

pelos em pelos dos dos

emprestarem emprestar emprestar emprestassem emprestarem

podem pode podendo podem podendo

com com por por pelas

14- No que diz respeito ao uso do sinal de crase, assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo. Uma mera observao __(1)__olho nu j basta para constatar que parcela relevante do spread est ligada direta ou indiretamente, __(2)__ polticas pblicas, sejam tributrias regulatrias ou de outra natureza. Parece, pois, difcil avanar na questo dos spreads, sem que tais polticas sejam, no mnimo, reavaliadas, obviamente no perdendo de vista os legtimos objetivos de cada uma delas. Por outro lado, o aumento da ecincia do sistema bancrio igualmente relevante para __(3)__ queda dos spreads. Isso sugere que parte da bola, pelo menos, est com os bancos, pblicos e privados, que devem se tornar cada vez mais ecientes nas funes de intermedirios nanceiros. Em suma, necessrio um permanente dilogo entre o setor bancrio e o governo, com vistas __(4)__ implementao de medidas sustentveis para reduo de spread, objetivo que deve ser atingido sem ameaas __(5)__ estabilidade nanceira.
(Adaptado de Gustavo Loyola, Baixar spreads exige medidas sutentveis. O Estado de So Paulo, 21 de abril de 2012)

16- Assinale a opo em que o preenchimento da lacuna com o conectivo abaixo resulta em erro gramatical ou incoerncia textual no seguinte fragmento. A dvida pblica brasileira uma velha herana. ____(A)_____aumentou consideravelmente nos anos 80, ____(B)_____ os juros internacionais subiram muito. Mais de 40 pases foram arrastados pela crise da dvida, a partir de 1982. ____(C)____ seus governos foram capazes de reorganizar as contas pblicas e de reduzir o peso da dvida. ____(D)____o Brasil continuou prisioneiro do endividamento inflado naquele perodo e, alm disso, permitiu o aumento de seu peso nos anos seguintes. ____(E)____, a carga tributria brasileira maior que a de todos ou quase todos os pases emergentes e at mais pesada que a de algumas economias avanadas, como os EUA e o Japo.
(Adaptado de O Estado de So Paulo, Notas & Informaes. 21 de abril de 2012)

a) Portanto b) quando c) Porm d) Mas e) No entanto

(1) a) b) c) d) e)

(2)

(3)

(4)

(5)

a a a

s as a s a

a a a

a a

a a
6 Prova 1 - Gabarito 1

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

17- Assinale a opo em que ao menos uma das duas formas apresentadas para preencher as lacunas do texto provoca erro gramatical ou incoerncia textual. mais do que evidente que a persistente supervalorizao do real colocou setores importantes da indstria brasileira fora do negcio: primeiro ___(A)___ as importaes (chinesas substancialmente, mas com fronteiras abertas aos demais concorrentes), ____(B)____ da produo nacional voltada para o mercado interno; em segundo lugar, ____(C)____ as exportaes brasileiras porque bloqueou a capacidade de competio de nossa indstria no exterior, em mercados ____(D)____ tnhamos forte presena. Os regimes democrticos tm uma caracterstica: ____(E)____ pode mobiliza legalmente suas foras na defesa de seus interesses. No devemos ter iluses.
(Adaptado de Antonio Delm Netto, Emergncia e Reformas. Carta Capital, 18 de abril de 2012, p. 37)

19- Assinale o conectivo que provoca erro gramatical e/ou incoerncia textual ao preencher a lacuna do fragmento abaixo: A dvida pblica mobiliria tem algumas caractersticas especcas. No que diz respeito participao dos indexadores da dvida, continua crescendo a participao dos ttulos atrelados Selic (64,6% do total), ___________ sua alta rentabilidade, segurana e liquidez; enquanto os ttulos prexados mantm uma posio em torno de 35,5%. Quanto ao prazo, os ttulos emitidos pelo BCB e pelo Tesouro Nacional tm prazo mdio de 40,19 meses.
(http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/cartaconjuntura/carta05/7 acesso em 29/4/2012)

a) devido b) ademais de c) em face de d) em funo de e) haja vista 20- De acordo com a argumentao do texto abaixo, assinale o fator que no contribui diretamente para a expressiva queda dos juros: Mudanas mais amplas nas leis materiais e processuais so imprescindveis. Deve-se mitigar os exageros de leitura do direito de ampla defesa, permitindo a rpida apropriao de garantias, assegurado ao devedor o direito de posterior discusso. Litgios de devedores de m-f, esmagadora maioria, praticamente desapareceriam. Com maior previsibilidade na execuo dos contratos, a queda dos juros seria expressiva.
(Adaptado de Joca Levy, Juros, demagogia e bravatas. O Estado de So Paulo, 21 de abril de 2012)

a) facilitando/facilitou b) em prejuzo/com prejuzo c) prejudicando/prejudicou d) onde/os quais e) quem/aquele que 18- Assinale a opo em que foi inserido erro gramatical na transcrio do texto abaixo. Deve-se rejeitar o argumento de que(A) uma das causas da baixa competitividade da indstria seja(B) o alto custo do trabalho. No se combate a perda(C) de competitividade com reduo de direitos trabalhistas. Pelo contrrio, foi(D) precisamente a elevao(E) dos salrios e a crescente formalizao do trabalho os fatores responsveis pelo aumento do poder aquisitivo da populao e a ampliao de nosso mercado interno.
(Adaptado de Jlio Miragaya, Desindustrializao e baixo crescimento econmico - Correio Braziliense, 23 de abril de 2012)

a) A diminuio dos exageros de leitura do direito de ampla defesa. b) A rpida apropriao de garantias. c) Os litgios da maioria de devedores de m-f. d) O direito de posterior discusso pelo devedor. e) A maior previsibilidade na execuo de contratos.

a) (A) b) (B) c) (C) d) (D) e) (E)

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

Prova 1 - Gabarito 1

ATENO! Somente responda s questes do idioma LNGUA INGLESA se este tiver sido sua opo, quando de sua inscrio.

22- At the opening of paragraph 2, the leader of the centre-left USL, Victor Ponta, expressed his a) contentment. b) resentment. c) rage. d) hopelessness.

LNGUA INGLESA Read the text below entitled Another one bites the dust in order to answer questions 21 to 25: Another one bites the dust
Source: www.economist.com Apr 27th, 2012 (Adapted)

e) disappointment. 23- According to paragraph 3, Mr Ponta a) took ofce as prime minister in February. b) unfortunately resigned as prime minister. c) may soon join a centre-right party. d) might still run for a political post. e) led decisive street protests for weeks. 24- In paragraph 4, the European Union is said to be weary as regards Romanias attitude towards corruption. In other words, a) hopeful. b) not certain. c) very tired. d) quite optimistic. e) rather doubtful. 25- According to paragraph 4, a) Romanians have succeeded in their struggle against corrupt practices. b) the IMF has denied the 5 billion euro credit line agreed upon. c) the new government will have to be recognized by the IMF. d) the EU recognizes the steps taken by Romania so as to ght corruption. e) Romania has still not obtained the political inuence it could.

Less than three months after it took ofce, Romanias government has fallen. The centre-right administration lost a no-condence vote led by the left-wing opposition. When the motion was originally led few thought the government was in danger. But in recent weeks it has been weakened by a series of defections. Today there was justice, celebrated Victor Ponta, leader of the centre-left Social-Liberal Union (USL), after securing 235 votes in favour of his motion, four more than he needed. We dont want any more dubious rms, no more selling under the market price and huge bribes, he said in a ve-hour long debate that preceded the vote. Traian Basescu, the president and main political player in Romania, proposed Mr Ponta as prime minister back in February when the previous government, led by Emil Boc, resigned after three weeks of street protests denouncing party cronyism, incompetence and harsh austerity measures. Mr Ponta refused, but now he seems more willing to step in thanks to the fair-weather politicians who have ocked to his party from the centre-right. The International Monetary Fund (IMF), which began an ofcial visit to Romania earlier this week to review the countrys performance linked to a 5 billion euro credit line it was granted last year, announced it would suspend its mission until a new government is in place. That may not take long. But with Romanian governments showing the longevity of mayies, and the European Union (EU) weary of a country that seems unable or unwilling to make serious progress on the corruption problems that continue to plague it ve years after it was accepted into the club, it will take a good deal longer for Romania to acquire the clout that should come naturally to an EU country with 22m people. 21- According to paragraph 1, Romanias government a) is on the verge of taking ofce. b) has been defeated. c) is likely to fall. d) has strengthened its political support. e) will leave ofce in three months.

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

Prova 1 - Gabarito 1

Europa ha fracasado en la poltica de empleo: OIT


ATENO! Somente responda s questes do idioma LNGUA ESPANHOLA se este tiver sido sua opo, quando de sua inscrio.

LNGUA ESPANHOLA ING no cree que Espaa logre sus objetivos de dcit ni en 2012 ni en 2013 El banco holands ING cree que Espaa no lograr sus objetivos de dcit scal ni en 2012 ni en 2013, cuando calcula que el desfase entre ingresos y gastos de las cuentas pblicas roce el 5% del PIB, casi dos puntos ms de lo previsto (6,1% del PIB, por encima del 5,3% previsto por el Gobierno este ao y 4,9% en 2013, un desfase de casi 21.000 millones en comparacin con el objetivo de Espaa). Con estas previsiones, los expertos de ING no descartan que el pas vaya a necesitar un rescate que pasara por pedir ayuda del Fondo Europeo de Estabilidad Financiera para sanear el sistema nanciero. "Con la sombra perspectiva econmica y la crisis del sector inmobiliario, los bancos espaoles podran necesitar ms capital que el previsto actualmente. El sistema bancario tambin sigue siendo vulnerable a las presiones de nanciacin", aade ING. Para el banco holands, el desequilibrio de las cuentas espaolas se deber principalmente a que los gobiernos autonmicos no cumplirn los objetivos de dcit jados, del 1,5% del PIB, mientras que los ingresos del Estado sern menores de lo previsto por la recesin de la economa espaola, que persistir al menos hasta nales de 2013, en trminos interanuales.
(Texto adaptado de CincoDas.com - Madrid - 24/04/2012. Disponible en:http://www.cincodias.com/articulonanzas-personales/ing-cree-espanalogre-objetivos-decit-2012 2013/20120424cdscdsfpe_1/)

Los gobiernos europeos han fracasado en la poltica de empleo, segn reporta la Organizacin Internacional del Trabajo (OIT) en su nuevo informe "Mundo del trabajo", donde seala que con sus programas de ahorro, los pases europeos, sobre todo los del sur, no se han centrado en crear puestos de trabajo, sino en recortar el dcit. El autor principal del informe, Raymond Torres, apela en su anlisis a los pases a que emprendan "un cambio dramtico" en el rumbo poltico. Agrega que la estrategia de los pases europeos de reducir el dcit apuntaba a allanar el camino a una mayor inversin y crecimiento; "pero esas expectativas no se han cumplido", por su incapacidad de estimular la inversin privada. El director de la investigacin seala que "la intensa concentracin de muchos pases de la eurozona en la poltica de ahorro ha profundizado la crisis de empleo y podra conducir a ms recesin en Europa". Por el contrario, aquellos pases que apuestan por una poltica de fomentar el empleo arrojan mejores datos econmicos. "Tenemos que observar bien esa experiencia y sacar conclusin de ello", aadi. Desde 2011 el desempleo vuelve a crecer. Y especialmente problemtico considera esta agencia de la ONU el desempleo juvenil y de larga duracin. Para los pases industrializados, la OIT no espera una recuperacin en las cifras del desempleo hasta 2016, cuando habr cifras como las de antes de la crisis de 2008.
(La Jornada en lnea 30.04.12 http://www.jornada.unam.mx/ ultimas/2012/04/30/103310864-acusa-oit-a-europa-de-fracasar-en-lapolitica-de-empleo)

23- Segn el texto, la poltica europea de empleo ha fracasado porque: a) ha faltado incentivo a la inversin. b) se han incumplido los programas de austeridad. c) ha habido un cambio de modelo productivo. d) ha continuado alto el dcit scal. e) ha aumentado el desempleo juvenil. 24- En las lneas 5 y 6 del texto (no se han centrado en crear puestos de trabajo, sino en recortar el dcit), la palabra sino denota: a) idea de excepcin. b) solamente. c) contraposicin de ideas. d) adicin de otro elemento. e) afrenta.

21- De acuerdo con los expertos del banco holands ING, el dcit scal previsto por las autoridades espaolas: a) llegar a 21 mil millones de euros en 2012 y 2013. b) se lograr a duras penas. c) supondr ayudas externas superiores al 5% del PIB. d) no se alcanzar. e) contribuir al saneamiento del sistema nanciero. 22- Segn las previsiones del ING, el desfase entre ingresos y gastos de las cuentas pblicas espaolas en 2012 y 2013: a) exigir nanciacin externa dentro del sistema europeo. b) ser consecuencia de la recesin y de incumplimientos en las autonomas. c) superar en 5,3% lo previsto por el gobierno. d) se deber a la crisis del sector inmobiliario. e) estar por debajo del 5% del PIB.

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

Prova 1 - Gabarito 1

CGR imput Responsabilidad Fiscal al Ex Gobernador Luis Alfredo Ramos y dos de sus ex secretarios La Contralora General de la Repblica (CGR) imput cargos de responsabilidad scal, por un presunto detrimento patrimonial superior a $18 mil millones de pesos, contra el ex Gobernador de Antioquia, Luis Alfredo Ramos Botero, los ex secretarios de Infraestructura Fsica, Mauricio Restrepo Gutirrez y Mara Cristina Mesa Zapata, 10 consorcios y uniones temporales que abarcan 20 empresas de obras civiles y la Fundacin para el Buen Gobierno (hoy Fundacin Cubo). La decisin se origina al vericar, en ms de 22 indagaciones preliminares y procesos scales, que hubo deciencias en la planeacin contractual, demoras injusticadas en la ejecucin de las obras contratadas y adiciones no justicadas, entre otras irregularidades. De otra parte, es importante sealar que en desarrollo de las indagaciones preliminares y procesos de responsabilidad scal que se adelantaron en su momento sobre estos hechos, en las vigencias 2008 a 2010, se presentaron situaciones irregulares en la actuacin de funcionarios de la CGR de la gerencia departamental de Antioquia de esa poca, que fueron puestos en conocimiento de la Fiscala General de la Nacin, Regional Medelln.
(Adaptado de Controlara General de la Repblica de Colombia, 16.04.12)

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 26- Seja D um conjunto de pontos da reta. Sejam K, F e L categorias possveis para classicar D. Uma expresso que equivale logicamente armao D K se e somente se D F e D L : a) Se D F ou D L, ento D K e, se D no K, ento D no F e D no L. b) Se D F e D L, ento D K e, se D no K, ento D no F ou D no L. c) D no F e D no L se e somente se D no K. d) Se D K, ento D F e D L e, se D no K, ento D no F ou D no L. e) D K se e somente se D F ou D L. 27- Em um grupo de 120 empresas, 57 esto situadas na Regio Nordeste, 48 so empresas familiares, 44 so empresas exportadoras e 19 no se enquadram em nenhuma das classicaes acima. Das empresas do Nordeste, 19 so familiares e 20 so exportadoras. Das empresas familiares, 21 so exportadoras. O nmero de empresas do Nordeste que so ao mesmo tempo familiares e exportadoras a) 21. b) 14. c) 16. d) 19. e) 12.

25- En el texto se dice que la Contralora General de Colombia: a) acus al ex Gobernador y descubri irregularidades en la actuacin de funcionarios de la CGR. b) calcul prdidas patrimoniales de $18 mil millones de pesos, imputables al ex Gobernador de Antioquia. c) abri 22 procesos contra el ex Gobernador de Antioquia y funcionarios de su gobierno. d) reconoci la implicacin de funcionarios suyos en el desvo de recursos pblicos. e) inform a la Fiscala sobre la participacin de funcionarios de la CGR en actos de cohecho.

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

10

Prova 1 - Gabarito 1

28- Calcule o determinante da matriz:

(
a) 1 b) 0 c) cos 2x d) sen 2x e) sen x

cos x sen x

sen x cos x

rea para rascunho

29- Um segmento de reta de tamanho unitrio dividido em duas partes com comprimentos x e 1-x respectivamente. Calcule o valor mais prximo de x de maneira que x = (1-x) / x, usando = 5 2,24. a) 0,62 b) 0,38 c) 1,62 d) 0,5 e) 1/

30- Considere um rgo pblico com 30 tcnicos, sendo 20 homens e 10 mulheres. Ao se escolher aleatoriamente, sem reposio, quatro tcnicos para se formar uma comisso, sendo Cn,k o nmero de combinaes de n elementos tomados k a k, qual o valor mais prximo da probabilidade da comisso ser formada exatamente por duas mulheres e dois homens? a) C4,2 (1/3)2(2/3)2 b) C4,2 (20x19x10x9)/(30x29x28x27) c) C4,4 (20x19x10x9)/(30x29x28x27) d) C4,0 (1/3)2(2/3)2 e) C4,4 (2/9)2

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

11

Prova 1 - Gabarito 1

ADMINISTRAO PBLICA 31- Considerando que o fenmeno da "Judicializao da Poltica" ocorre sempre que os tribunais, no desempenho normal das suas funes, afetam de modo signicativo as condies da ao poltica, pode-se armar corretamente que: a) a reviso jurisdicional do ato administrativo fere o princpio da separao dos poderes. b) sua ocorrncia gera um fator de imponderabilidade no trato do oramento e das polticas pblicas. c) no Brasil, tal capacidade herana direta do Poder Moderador, estatudo por D. Pedro I. d) gura desnecessria ao Brasil de hoje, dados o nvel de representao social e o poder dos grupos de presso. e) esse fenmeno s afeta a poltica, pouco importando gesto pblica o que (e como) decidem os magistrados. 32- Acerca das experincias de reforma da mquina pblica havidas em nosso pas, correto armar que: a) ao contrrio da proposta bresseriana, as principais experincias de reforma anteriores o modelo daspiano e o Decreto-Lei 200 deram-se em um ambiente democrtico, baseado no debate e na negociao, a despeito de um processo decisrio mais concentrador. b) originariamente pensadas desde a edio do Plano de Metas, as parcerias pblico-privadas (PPPs) no se constituem, por isso mesmo, uma inovao do atual modelo administrativo, apesar de seu grande sucesso e proliferao nos nveis federal e subnacionais. c) o melhor exemplo de um bem sucedido resultado da Reforma Bresser o caso das agncias regulatrias, montadas de forma homognea calcada na viso mais geral do modelo regulador, condio bsica ao que viria a substituir o padro varguista de interveno estatal. d) mesmo sem atingir todos os seus objetivos, a proposta bresseriana de reforma deu causa a um "choque cultural", tendo se espraiado pelos governos subnacionais no qual, facilmente, percebe-se a sua inuncia na atuao dos gestores pblicos e em uma srie de inovaes governamentais. e) a atual proposta de reforma, tambm calcada na gesto por resultados porm no mais tachada de "neoliberal" , aposta seu sucesso em duas frentes: a quebra da estabilidade, com o reforo do emprego pblico, e a reduo da administrao indireta, com o aprofundamento das privatizaes.

33- Ao realizarmos um balano da recente trajetria da administrao pblica brasileira no perodo contado a partir da edio da Carta Constitucional de 1988, em especial quanto a temas ligados gesto, governana federativa e aos mecanismos de controle pblico, correto armar que a) se analisarmos o projeto bresseriano, ele foi bemsucedido. Tanto que o governo central apoiou integralmente a ampla reforma da administrao pblica prevista no Plano Diretor da Reforma do Estado, sendo seu marco de gesto o conceito de administrao de resultados por meio da execuo de polticas, calcada no PAC. b) a despeito das inegveis melhorias na gesto econmica, na introduo de mecanismos de avaliao de polticas pblicas e no ordenamento das polticas sociais no campo federativo, os poderes dos rgos de controle tm sido sistematicamente reduzidos, impactando negativamente a accountability vertical do Estado. c) um dos reexos negativos do Plano Real foi a descentralizao excessiva das polticas pblicas, sem a necessria preocupao com a articulao intergovernamental e com a heterogeneidade da federao brasileira, dando causa reduo da competio entre os governos subnacionais e extino da chamada "guerra scal". d) a Constituio Federal ousou e inovou ao incorporar os preceitos de prossionalizao e publicizao, impregnada como o foi pelo movimento de reformas intitulado New Public Management, que varria pases da Europa e da Oceania desde os anos 1950. e) nos ltimos tempos, o ciclo das polticas pblicas tem visto crescer a participao e o controle sociais, fenmeno em muito impulsionado pela diversidade de programas que atrelam o recebimento de recursos montagem de mecanismos de participao e scalizao locais.

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

12

Prova 1 - Gabarito 1

34- Acerca do ciclo de gesto das polticas pblicas na histria recente do pas, correto armar que: a) por ser constitucionalmente adstrito a avaliar a execuo dos programas de governo, o trabalho do controle interno pouco pode contribuir para o planejamento de novas polticas pblicas. b) a maior ou menor capacidade tcnica da mquina pblica federal pouco tem interferido na eccia da implementao de polticas nacionais, haja vista o fortalecimento estrutural dos governos estaduais e municipais. c) os rgos de controle externo e interno tm demonstrado uma preocupao cada vez maior com a medio do desempenho, o que denota um avano quanto sua tradicional forma legalista de agir. d) cada vez mais o Plano Plurianual tem sido desprestigiado como ferramenta de planejamento, quadro que se comprova pela sua crescente dissociao dos oramentos de curto prazo. e) passado o fervor inicial, a participao do terceiro setor na execuo das polticas nacionais tem se mostrado inecaz e desnecessria, em especial pelo incremento da capacidade operacional dos governos subnacionais. 35- Considerando o atual contexto da administrao pblica brasileira, incluindo-se a o arcabouo legal, seus desdobramentos e as principais discusses temticas, correto armar que: a) alm de barrar candidaturas, a Lei da Ficha Limpa tem servido de inspirao para vrias iniciativas em outras esferas da vida pblica, a exemplo do uso de seus princpios, em diversos estados e municpios, como fator impeditivo posse em cargos de conana. b) tendo por base a transparncia nos gastos, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada, essencialmente, para melhorar o desempenho do setor pblico por meio do equilbrio oramentrio, o que signica dizer que seus reexos no alcanam o setor produtivo nem impactam a economia subnacional. c) tecnicamente ousada desde o nascimento, a Lei n. 4.320/1964, tambm conhecida como Lei de Responsabilidade Oramentria, pode ser considerada a pedra angular para a criao da Lei de Responsabilidade Fiscal, haja vista suas fortes exigncias em torno da disciplina scal e da transparncia. d) ao passo em que limitou a capacidade de atuao dos Tribunais de Contas, a Lei de Responsabilidade Fiscal tambm contribuiu para o enfraquecimento dos rgos de controle interno. Da, em um movimento contrrio, ter sido criada a CGU, como forma de se estabelecer novo equilbrio. e) ao aceitar o fato de que possvel, para o Estado, adotar formas de gesto consagradas pelo setor privado, a discusso em torno da tica no servio pblico passou a admitir o afrouxamento de alguns preceitos, em especial os afetos ao nepotismo e ao patrimonialismo.

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

13

Prova 1 - Gabarito 1

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

14

Prova 1 - Gabarito 1

Concurso Pblico: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU-2012

15

Prova 1 - Gabarito 1

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

You might also like