You are on page 1of 7

1

O QUE SO ELEIES1 WHAT ARE THE ELECTIONS? CULES SON LAS ELECCIONES
Nos pases democrticos as eleies se realizam em trs mbitos: Eleio Municipal: Vota-se em representantes para vereadores na assembleia legislativa e no prefeito para governar o municpio. Eleio Estadual: Vota-se nos deputados que representam os estados e em governadores para governar o Estado. Eleies Federais: Vota-se nos deputados e senadores que representaram seu Estado no congresso nacional, e vota tambm para presidente da repblica. Palavras- chave: democrtico, eleies, repblica, representantes, Estado.

Elicio Gomes lima: In democratic countries the elections were conducted in three areas: Municipal Election: Vote on city council representatives to the legislature and the mayor to govern the city. State Election: Vote on the members representing the states and governors to rule the state. Federal Elections: Vote on the deputies and senators who represented his State in the national congress, and also vote for president. Keywords: democratic elections, the republic, representatives, state. En los pases democrticos las elecciones se llevaron a cabo en tres reas: Elecciones Municipales: Votacin sobre la ciudad los representantes del Consejo de la legislatura y el alcalde de gobernar la ciudad. Estatal de Elecciones: Votacin sobre los miembros que representan a los estados y gobernadores para gobernar el estado. Federal Electoral: Votacin de los diputados y senadores que representaban a su Estado en el Congreso Nacional, y tambin votar por el presidente. Palabras clave: elecciones democrticas, de la repblica, representantes, del Estado.
Mestre em Educao pela UNICAMP Universidade Estadual de Campinas/SP. Professor convidado do UNASP-EC Centro Universitrio Adventista de So Paulo e docente efetivo da rede pblica Estadual e Municipal de So Paulo. Contato: elicio.lima@bol.com.br.

O QUE SO ELEIES Carlos Lungarzo.

O QUE SO ELEIES2

ORIGEM E HISTRIA.3
Eleger ou escolhe eleger optar por um candidato e sua proposta de governo entre vrios partidos e varias propostas. Com respaldo em melhorar o pas. Eleio e voto: distino- votar em um conjunto de leis,estrutura ou forma de governoEleio- optar por um candidato de acordo com a viso do eleitor. Nos pases democrticos, as eleies para autoridades ou representantes so realizadas por meio do voto. Todo cidado maior de 18 anos tem o direito a voto, no Brasil, a partir de 16 anos o voto facultativo. Soldados no votam (manipulado). Eleies e direito de voto: O voto e as eleies foram conquistados atravs de muitas lutas- descriminao de negros, escravos, analfabetos, mulheres e pobres era negado o direito ao voto. Com o decorrer do tempo os trabalhadores conseguem o direito de votar, mas este estava atrelado ao coronelismo- ao caciquismo e ao patronato, por ser voto aberto (os poderosos coagiam). Nos pases democrticos as eleies se realizam em trs mbitos: Eleio Municipal : Vota-se em representantes para vereadores na assemblia legislativa e no prefeito para governar o municpio. Eleio Estadual: Vota-se nos deputados que representam os estados e em governadores para governar o Estado. Eleies Federais: Vota-se nos deputados e senadores que representaram seu Estado no congresso nacional, e vota tambm para presidente da repblica.

2 3

O QUE SO ELEIES Carlos Lungarzo. Referente ao captulo I

3 HISTRIA DAS ELEIES

Teve nicio na Grcia. Aproximadamente no sculo VIII antes de cristo. Os militares foram os primeiros a fazerem uso da eleio, dessa forma e sobre a influncia militar a eleio se transformou em uma prtica poltica.

Grcia democracia primitiva: Sculo VIII Licurgo um cidado Grego intelectual elabora a primeira constituio-Legislao Grega, que passa para o mbito poltico.

Slon- um dos sete sbios da Grcia reestrutura as idias propostas por Licurgo, estabelecendo, quem tinha direito a voto e quem no tinha.(Voto secreto sugere). Idade mdia igreja emprega o sistema de votao para escolher seus lideres Feudalismo no pode dizer que houve processo real de votao a nobre apoiava o rei. Absolutismo o rei detinha toda autoridade conflitos em funo da grande opresso domnio pela fora. Revoluo francesa , o parlamento na Inglaterra foi a base para a formao de um sistema que mais tarde seria denominado democrtico no sufrgio universal.

4 ELEIES DIRETAS E INDIRETAS4

Eleies indiretas escolha de um representante que vota na assemblia em nome de seus eleitores para eleger um candidato a cargo publico. Eleies diretas- vota se diretamente em um candidato para uma funo publica, as eleies podem ser em um ou dois tornos.

Eleio legislativa: vota-se em uma lista que pertence a um partido, isso permitiu a unio de partidos frente nica para neutralizar chapas majoritria.

Voto proporcional: uma forma de impedir que uma chapa mantenha maioria, dificultando que surjam minorias representadas. Neste caso de acordo com as votaes as minorias podem ser proporcionalmente representadas pelos votos recebidos de seus candidatos, como direito de cadeira na assemblia.

Duas formas democrticas de eleies presidenciais:

forma parlamentar: Sistema

ingls. Escolha do primeiro ministro pelo congresso, a fora de deciso centra-se no parlamento. Forma Republicana: Sistema francs, voto direto para escolher o presidente do pas em dois tornos.

Referente ao captulo II pagina 45 em diante.

5 AS ELEIES NO BRASIL5

Anlise do perodo recente

Teve origem no sistema eleitoral portugus de monarquia absoluta. ressalva: mesmo neste sistema havia a votao para prefeito de provncia, baseado no poder econmico- Conselho dos notveis voto para pessoas maiores de 18 anos estabelecido de acordo com as condies econmicas dos eleitores ricos ou sua posio militar.

1821- Eleies de constituintes que deveriam representar a colnia em Portugal. 1824 Comea a ter vigncia a constituio do imprio no Brasil implantada eleies indiretas votos em dois tornos- eleitores cidados maiores e de alto poder financeiro.(Processo excludente)

Os tempos modernos voto para todos os homens maiores de 18 anos, porem, mesmo neste processo voto ao pblico feminino, aos militares e aos analfabetos eram negados. 1934 Liberado o voto feminino no governo Washinton Luiz , os analfabetos continuaram excludos . 1933 - Introduzido na constituio de 16 de Junho o carter do voto secreto um grande avano para o processo democrtico. Depois do perodo vargismo- 1945 eleies livres pelo voto- eleito o presidente Getlio Vargas.

Referente ao captulo III pgina 62 em diante.

6 1946- Modificaes na constituio o voto seria universal e secreto para maiores de 18 anos- os analfabetos continuavam excludos e os militares de baixa patentes. Em 1950 Vargas eleito novamente por eleies livres, em 1964 Jnio Quadros eleito e renuncia o poder 1964 golpe militar que perduraria por vinte anos limitao do poder do congresso, eleies livres para deputados e vereadores. Os militares designavam os presidentes da republica, ou seja impunham. (militares vias de negociao com tentativa de legitimizar suas decises).

As eleies em tempo de milagre:

Aps o golpe militar at a abertura poltica e antes da eleio do presidente Fernando Collor de Mello os militares impunham o presidente da repblica que normalmente seria um membro do alto escalo do exrcito. Para garantir a legalidade de suas decises criam mecanismos de negociaes que visam a legitimao que autorizava o executivo a tomar decises extraordinria. Dessa forma o poder executivo estabelece normas que torna legal os atos do poder dirigido pelos militares: O ato institucional 1 (AI 1) determina o voto indireto para presidente, votado pelo congresso. O ato institucional 2 reduz os partidos para apenas dois Aliana Renovadora Nacional, partido de sustentao dos militares e o Movimento Democrtico Brasileiro, oposio ao governo.

1969 O pas governado por uma junta provisria de militares (Rademarker, Tavares, e Mello), foi quanto o Brasil mais se aproximo de uma ditadura ao estilo de outros pases da Amrica latina. 1969 eleito Mdici pelo alto comando do exrcito e aceito pelo congresso . 1974 Geisel chega a presidncia consciente da impossibilidade de governar s pela represso, comea um processo muito vagaroso mais contnuo de volta a 1967- Eleito pelo congresso o presidente Castelo Branco.

7 democracia. Junto com o relaxamento das medidas de fora aparece um novo esquema de eleio para presidente da repblica o colgio eleitoral. Em 1978 eleito Figueiredo que com o avano da oposio e o surgimento de movimentos sociais aceita a abertura poltica a volta da democracia.

Enfim devido a forte presso ao sistema militar de governo os partidos de oposio conseguem eleger um candidato, Tancredo Neves, eleito indiretamente pelo congresso nacional, que morre aps ser eleito em 21 de Abril 1985, seu vice- presidente Jos Sarney assume o governo em 15 de maro de 1985 com a promessa de convocar a Assemblia Nacional Constituinte e eleies diretas e livres em 15 de Novembro de 1989.

You might also like