You are on page 1of 4

O Sentido do Sintoma

Maria Inez F. L de Figueiredo

Certamente, a fora da subverso freudiana situa-se em torno do saber do homem. E primordialmente, tambm a se encontra a subverso freudiana do desejo esse irreversvel corte, que inaugura, no real de uma experincia, a inscrio de um saber que se funda em outra dimenso. Entre 1916 e 1917, Freud efetua formalizaes radicais em sua nova relao com o saber, isto atravs de uma srie de conferncias que. apropriadamente, se denominaram "Teoria Geral das Neuroses". Os sintomas neurticos, observa Freud, assim como as parapraxias e os sonhos, possuem um sentido e tm ntima conexo com a vida de quem os produz. Precisamente, atravs de exemplos escolhidos, dois fragmentos de anlise de um sintoma obsessivo que Freud se prope a apresentar a gnese, a construo e o sentido de um sintoma. H uma demarcao em todo o percurso de seu trabalho de que os sintomas possuem uma inteno e um sentido e que revelam traos singulares, especficos, ao particular de cada um, assim como, evidenciam a determinao de uma ntima conexo entre o sintoma e o Inconsciente. Trata-se aqui, de uma relao inseparvel entre o fato do sentido do sintoma ser inconsciente com a possibilidade dele existir; faz-se necessrio um sentido inconsciente para que o sintoma possa emergir. Explicita ainda, que no paciente, a existncia de determinados processos mentais definidos contm o sentido do sintoma. Em Freud, havia a suposio de um saber a ser decifrado no sintoma, e assim, se considerarmos que a estrutura o real que aparece na linguagem j se encontra constitudo em Freud o norteamento de algo que aponta para o real da estrutura:
Se os sintomas, isoladamente, so to inequivocamente dependentes das experincias pessoais do paciente, resta a possibilidade dos sintomas psquicos remontarem a uma experincia que tpica em si mesma comum a todos os seres humanos.1

Com efeito, no cerne primordial da elaborao freudiana, naquilo que faz relao com o sintoma determina-se o significante sexual, este lugar de um saber recalcado. O sintoma faz relao com o sexual, enuncia Freud. O sintoma o substituto de algo que foi afastado pelo recalque. Nesta trilha iluminada, evidencia-se o exemplo de um sintoma obsessivo, um ritual de dormir. Esse sintoma no resulta de uma nica fantasia, mas de vrias, 32

8^fflfe<OSlNTC>

33

que em alguma parte se articulam em um ponto nodal. As normas estabelecidas pelo ritual reproduziam os desejos sexuais de uma jovem, em um ponto representavam esses desejos, e em outro, serviam de defesa contra os mesmos. Com efeito, o que o recalque nega apresentao a traduo em palavras que permanecer ligada ao objeto, e, na verdade/conclui Freud, os contrrios rio importam em contradio. Eis aqui, em uma outra dimenso, o advento das relaes que o Inconsciente revela e sua consistncia com a figurao do sintoma. Quando Lacan, em seu incessante retorno ao texto freudiano, introduz a mostrao do N de Borromeu, confessa que no pode, aqui, tocar uma corda que no seja freudiana. Assim como, revela que o que buscava era a demonstrao de um fazer do discurso analtico. Com efeito, a relao do homem com a linguagem baseia-se no fato de que um signifiante sempre se enlaa a outro significante, o que tem por efeito um sujeito cuja insero nesta lgica a de um sujeito que se engana. A atividadede contar comea cedo para o ser falante e na relao desse clculo que ele se inv plica de uma maneira bem mais radicalmente constituinte do que se pode imaginar. Na constituio de funo de sujeito vai haver um erro de conta e exatamente esteo paradoxo-^o do sujeito constitudo onde no pode saber. O Incons-r ciente suporta-se pelo equvoco. Quando nos reportamos ao trao do N podemos constatar que enlaa-se a a enuncialo freudiana do Inconsciente e sua consistncia com o sintoma. mesmo enquanto o sintoma se liga ao Inconsciente que efeito de linguagem e o Imaginrio se enlaa ao Real, que podemos perceber algo que surge do sintoma. O Inconsciente passa por trs do buraco realchamado gozo flicofazendo consistncia com o sintoma. Na verdade, o gozo flico vinculado consistncia imaginria est em relao com o que no Real ex-siste, ou seja, o gozo s escreve algo da ordem de uma hincia, da noo de uma falta no Real, atravs de uma imitao, uma imitao cmica dessa falta. Este apelo impostura tambm uma escrita da ex-sistncia, e nesta dimenso, se o que do Real ex-siste suporta o sintoma, e eis ai a nfase prpria do Real, mesmo enquanto artifcio que esse gozo faz buraco, tem um comeo central enodado ao redor de um vazio. Podemos dizer que o efeito de significante o um do sentido, a linguagem do ser e, primordialmente, em aparncia que o "falesser" se mantm no apenas um, fundamento do ser. O que no cessa de se escrever do sintoma vem da, e o gozo se confirma por ter a aprovao do trao unrio e da repetio^ No que diz respeito ao sentido, ao Inconsciente todo um, naquilo que ele sustenta o significante como aparelho de gozo, desenha-se algo da consistncia pois, fundamentalmente p sentido se enlaa ao um, No um h consistncia, esse algo que faz imagens e onde os seres falantes se situam nelas, eis aqui o sujeito revestido com a imagem do Outro, nesta relao especular fundamental instaurao do ser. Certamente, o falo o que d corpo ao Imaginrio.

34

DO SINTOMA AO SINTHOMA

Neste momento importante lembrar que o fantasma articulvel nesta referncia do ser falante ao outro imaginrio, na relao especular imajada, neste ponto onde se estrutura as posies subjetivas do ser. O fantasma se implica em um lugar de referncia por onde o desejo do sujeito vai aprender a se situar, principalmente, designa este sujeito ao campo da funo narcsica, onde ele se situa numa tentativa de remediar seu prprio desamparo. O falo tudo isto que o sujeito chega a escrever, uma inscrio do falo na estrutura imaginria do desejo. Lacan enuncia:
O Real se define pela ex-sistncia, essa impossibilidade de se escrever a relao sexual. Chamo de sintoma aquilo que vem do Real sendo que o Inconsciente responde por ele.2

Em um percurso analtico, o que diz respeito uma interpretao se enoda uma outra lgica, "dar conta" do que ex-siste. Trata-se aqui do efeito de um dizer que enlaa o um como constituinte do Real. Apelar ao Real do N, eis a dimenso de um dizer, estreitar o efeito de sentido em um N, o que permite reduzi-lo um ponto triplo, reduzi-lo ao sentido do Real, lugar da ex-sistncia, onde uma letra ao se inscrever franqueia uma travessia para alm da fixidez do sujeito frente ao espelho, escreve o falo de outra maneira. Sem sentido. Fundamentalmente, ao ser apreendido em um certo enodar que uma escritura suporta um Real, ou seja, que a estrutura possa dizer de sua impossibilidade. Em um trajeto que desvendava uma relao com o saber, para o qual o homem se achava despreparado, Freud j afirmara:
Saber nem sempre a mesma coisa que saber: existem diferentes formas de saber, que esto longe de serem psicologicamente equivalentes. Se o mdico transferir seu conhecimento para o paciente, na forma de informao, no se produz nenhum resultado. No resulta em remoo do sintoma, mas tem um outro resultado o de pr em movimento a anlise, do que um dos primeiros sinais, freqentemente, so as expresses de rechao. O paciente sabe, depois disso, aquilo que antes no sabia o sentido de seus sintomas; porm, sabe tanto quanto sabia. Com isto, aprendemos que existe mais de uma espcie de ignorncia.

Em um ponto de certeza, em seu percurso incansvel na busca da verdade, a forma do desejo de Freud, como um farol, j iluminara os caminhos, s a posteriori, percorridos. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. FREUD, S., "Conferncia XVII, O Sentido dos sintomas" In Obras Completas vol. XVI, Rio de Janeiro, Ed. Imago, 2. LACAN, J., "A Terceira" Texto falado no Congresso de 1974 em Roma, In Che Vuoi? nB 0, ano um, 3. FREUD, S., "Conferncia XVIIII, Fixao em traumas. O Inconsciente" In Obras Completas vol. XVI. op. cit.

O SENTIDO DO SINTOMA

35

BIBLIOGRAFIA
FREUD, S., "Conferncia XIX, Resistncia e Recalque" In Obras Completas vol. XVI. op. cit. LACAN, J., Seminrio, RSI, indito, 1974-75.

You might also like