You are on page 1of 4

1

Faculdade do Sudeste Goiano FASUG


Direito do Trabalho 7 Perodo de Direito Prof.: Lucas Rincon Segvia Faria

01. (MPT - 2012 - MPT - Procurador) Quanto equiparao salarial entre o empregado e o seu respectivo paradigma, a jurisprudncia dominante do Tribunal Superior do Trabalho no sentido de que: a) Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio no respectivo emprego, independentemente da funo exercida pelo equiparando. b) O conceito de "mesma localidade" de que trata o art. 461 da CLT refere-se sempre ao mesmo municpio, no sendo possvel ao equiparando apontar um paradigma que trabalhe para a mesma empresa em municpios distintos, ainda que pertencentes mesma regio metropolitana. c) A cesso de empregados exclui a equiparao salarial, ainda que a empresa cedente responda pelos salrios do paradigma e do reclamante. d) A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao. 02. (CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem) Assinale a opo correta acerca da equiparao salarial de acordo com o previsto no art. 461 da CLT. a) No trabalho de igual natureza, observa-se a denominao do cargo ocupado, independentemente da funo exercida pelo empregado. b) imprescindvel que, quando proposta a reclamao em que se busque a equiparao salarial, o reclamante e o paradigma permaneam como empregados do estabelecimento, ainda que o pedido diga respeito a situao pretrita. c) Cabe ao empregador provar a ocorrncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do pedido de equiparao salarial. d) Para fins de equiparao, o empregado e o paradigma podem desempenhar suas atividades em municpios ou estados diversos. 03. (CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem) A configurao de equiparao salarial por identidade entre dois empregados no ocorre na hiptese de: a) empregado e paradigma trabalharem para empregadores distintos. b) empregado e paradigma trabalharem na mesma localidade. c) inexistncia de quadro de carreira na empresa. d) a diferena de tempo de servio entre os empregados no ser superior a dois anos.

04. (FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas) A equiparao salarial: a) fica caracterizada sempre que houver identidade ou analogia funcional, nos moldes consagrados pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). b) vedada, qualquer que seja sua natureza, pelo art. 37, inciso XIII, da CF/88, para o efeito de remunerao do pessoal do servio pblico, ainda que a contratao seja pelo regime celetista. c) s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, em cargos de idntica denominao.

E-mail: lucasrinconf@hotmail.com

Fone: (64) 9998-8367

Faculdade do Sudeste Goiano FASUG


Direito do Trabalho 7 Perodo de Direito Prof.: Lucas Rincon Segvia Faria

d) exige que postulante e paradigma trabalhem na mesma localidade, conceito interpretado pelo TST segundo o critrio restrito, pelo qual s h direito equiparao se os trabalhadores prestarem servios na mesma cidade. e) tem como requisito o trabalho de igual valor, considerado este o realizado com igual produtividade e perfeio tcnica, entre pessoas cujo tempo de servio no seja superior a trs anos. 05. (FGV - 2012 - OAB VII Exame de Ordem Unificado) Carlos Manoel Pereira Nunes foi chamado pelo seu chefe Renato de Almeida para substitu lo durante as suas frias. Satisfeito, Carlos aceitou o convite e, para sua surpresa, recebeu, ao final do ms de substituio, o salrio no valor equivalente ao do seu chefe, no importe de R$ 20.000,00. Pouco tempo depois, Renato teve que se ausentar do pas por dois meses, a fim de representar a empresa numa feira de negcios. Nessa oportunidade, convidou Carlos mais uma vez para substitu lo, o que foi prontamente aceito. Findo os dois meses, Carlos retornou sua funo habitual, mas o seu chefe Renato no mais retornou. No dia seguinte, o presidente da empresa chamou Carlos ao seu escritrio e o convidou para assumir definitivamente a funo de chefe, uma vez que Renato havia pedido demisso. Carlos imediatamente aceitou a oferta e j naquele instante iniciou sua nova atividade. Entretanto, ao final do ms, Carlos se viu surpreendido com o salrio de R$ 10.000,00, metade do que era pago ao chefe anterior. Inconformado, foi ao presidente reclamar, mas no foi atendido. Sentindo se lesado no seu direito, Carlos decidiu ajuizar ao trabalhista, postulando equiparao salarial com o chefe anterior, a fim de que passasse a receber salrio igual ao que Renato percebia. Com base na situao acima descrita, correto afirmar que Carlos: a) faz jus equiparao salarial com Renato, uma vez que passou a exercer as mesmas tarefas e na mesma funo de chefia que o seu antecessor. b) faz jus equiparao salarial, uma vez que, quando substituiu Renato nas suas frias e durante sua viagem a trabalho, recebeu salrio igual ao seu, devendo a mesma regra ser observada na hiptese de substituio definitiva. c) no faz jus equiparao salarial com Renato, uma vez que a substituio definitiva no gera direito a salrio igual ao do antecessor, alm de ser impossvel a equiparao salarial que no se relacione a situao pretrita. d) no faz jus equiparao, uma vez que substituiu Renato apenas eventualmente, no se caracterizando a substituio definitiva geradora do direito ao igual salrio para igual tarefa.

06. (TRT - 6R (PE) - 2010 - TRT - 6 Regio (PE) - Juiz) A respeito da jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho sobre equiparao salarial, leia as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA: I. Para os fins de equiparao salarial, s vlido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministrio do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigncia o quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta, autrquica e fundacional aprovado por ato administrativo da autoridade competente. II. Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. III. A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao.
E-mail: lucasrinconf@hotmail.com Fone: (64) 9998-8367

Faculdade do Sudeste Goiano FASUG


Direito do Trabalho 7 Perodo de Direito Prof.: Lucas Rincon Segvia Faria

IV. desnecessrio que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situao pretrita. V. No possvel a concesso de equiparao de trabalho intelectual porque no h critrios objetivos para avaliar sua perfeio tcnica. a) Apenas a assertiva I est correta. b) Apenas a assertiva II est correta. c) As assertivas I, II, III e IV esto corretas. d) Apenas a assertiva V, est correta. e) Apenas a assertiva III est correta. 07. (MPT - 2012 - MPT - Procurador) Assinale a alternativa CORRETA: a) Conforme entendimento uniformizado do Tribunal Superior do Trabalho, as gorjetas integram a remunerao do trabalhador para todos os efeitos legais, pela sua mdia anual, servindo de base de clculo para a remunerao do repouso semanal remunerado, das frias acrescidas do tero, do 13 salrio, do aviso prvio e do FGTS. b) Tem carter retributivo o bem ou servio fornecido em atendimento de dever legal do empregador, como por exemplo, os equipamentos de proteo e os uniformes de uso obrigatrio na empresa, que devem ter o valor estimado considerado na remunerao de frias e dcimo terceiro salrios. c) O salrio complessivo vedado pelo ordenamento laboral ptrio, entre outros motivos, porque ao atender englobadamente vrios direitos legais ou contratuais do trabalhador, como salrio- base, adicional de insalubridades e horas extras, facilita fraudes, dificultando ao trabalhador a verificao da correo do pagamento das diferentes parcelas. d) A participao nos lucros e resultados pode ser paga at quatro vezes no mesmo ano civil e considera para sua fixao os ndices de produtividade, qualidade ou lucratividade da empresa, assim como os programas de metas, resultados e prazos, pactuados previamente. 08. (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado) No direito brasileiro, a reduo do salrio : a) impossvel. b) possvel, em caso de acordo entre empregado e empregador, desde que tenha por finalidade evitar a dispensa do empregado sem justa causa. c) possvel mediante autorizao da Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego. d) possvel mediante conveno ou acordo coletivo de trabalho. 09. (VUNESP - 2007 - OAB-SP - Exame de Ordem) No conceito de remunerao, correto afirmar que: a) as gorjetas pagas por terceiros no compem a remunerao. b) o transporte fornecido pelo empregador, destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou no por transporte pblico, considerado salrio. c) a assistncia mdica, fornecida pelo empregador prestada diretamente ou mediante seguro-sade, considerada salrio.

E-mail: lucasrinconf@hotmail.com

Fone: (64) 9998-8367

Faculdade do Sudeste Goiano FASUG


Direito do Trabalho 7 Perodo de Direito Prof.: Lucas Rincon Segvia Faria

d) no se incluem nos salrios as ajudas de custo, assim como as dirias para viagem que no excedam 50% (cinqenta por cento) do salrio percebido pelo empregado. 10. (FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador) Assinale a alternativa correta. a) Ao empregador vedado efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei, de acordo coletivo ou conveno coletiva de trabalho. b) Em caso de dano culposo causado pelo empregado, o desconto ser lcito, mesmo que esta possibilidade no tenha sido acordada expressamente. c) O salrio pode ser pago em moeda estrangeira, desde que seja mais benfico ao trabalhador. d) Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contra- prestao do servio, as gorjetas e indenizaes pela adeso ao Plano de Demisso Voluntria (PDV) que receber. e) Integram o salrio no s a importncia fixa estipulada, como tambm as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, ajudas de custo, assim como as dirias para viagem, desde que no excedam de 50% do salrio percebido pelo empregado.

11. (FCC - 2011 - TRT - 24 REGIO (MS) - Tcnico Judicirio) Joana labora na empresa Cerveja e Cia. Tendo em vista que tal empresa responsvel pela produo, armazenamento e venda de cervejas, entrega mensalmente aos seus funcionrios dez engradados de latas da cerveja escolhida pelo empregado. Estes engradados fornecidos mensalmente a) podem ser considerados como salrios-utilidade, desde que isto esteja previsto contratualmente e no ultrapassem a 10% da remunerao total do empregado. b) no podem ser considerados como salrios-utilidade, uma vez que se tratam de bebidas alcolicas. c) podem ser considerados como salrios-utilidade, desde que isto esteja previsto contratualmente e no ultrapassem a 30% da remunerao total do empregado. d) podem ser considerados como salrios-utilidade, independentemente de previso contratual, desde que no ultrapassem a 10% da remunerao total do empregado. e) s podem ser considerados como salrios-utilidade se previstos em Norma Coletiva da categoria do empregado. 12. (FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio) Segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, no considerado como salrio, a educao em estabelecimento de ensino prprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a a) matrcula, livros e material didtico, apenas. b) matrcula, mensalidade e anuidade, apenas. c) matrcula, mensalidade, anuidade, livros e material didtico. d) mensalidade, anuidade, livros e material didtico, apenas. e) mensalidade e anuidade, apenas.

E-mail: lucasrinconf@hotmail.com

Fone: (64) 9998-8367

You might also like