You are on page 1of 5

CINCIA DAS FINANAS

A Cincia das Finanas a disciplina que, pela investigao dos fatos, procura explicar os fenmenos ligados obteno e dispndio do dinheiro necessrio ao funcionamento dos servios a cargo do Estado, ou de outras pessoas de direito pblico, assim como os efeitos outros resultantes dessa atividade governamental. Para Cossa in scienza delle finanza define a Cincia das finanas de Cincia do Patrimnio Pblico. Para um entendimento simples, preferimos conceituar a cincia das Finanas, segundo o entendimento do mestre Alberto Deodato a cincia que estuda as leis que regulam a despesa, a receita, o oramento e o crdito pblico. Seguindo os passos do mestre, na definio acima encontramos, tambm, a sua classificao; vale dizer divide-se a Cincia das Finanas em: despesa, receita, oramento e crdito pblico. A Cincia das Finanas no uma cincia jurdica, assim, no ramo do Direito, mas definida como Cincias Polticas. A Cincia das Finanas dominada pelos princpios absolutos da Justia (toda medida emanada da Cincia das Finanas deve respeitar os direitos dos contribuintes e ser eqitativa, isto , gravar pobres e ricos, de acordo com as posses de cada um) e relativos da Economia Poltica (a Cincia estudada deve ter em mira o crescimento da riqueza pblica, o menor gasto na aplicao dos tributos, e sempre, a oportunidade e o fim til da despesa). Por derradeiro, conceituamos a Cincia das Finanas, segundo os ensinamentos do mestre Aliomar Baleeiro in introduo a cincia das finanas A Cincia das finanas estuda um dos aspectos ou atividades do Estado a obteno e emprego dos meios materiais e servios para a realizao de seus fins.

1. CLASSIFICAO:

A Cincia das Finanas, assim se classifica:

(a) Poltica propriamente dita; (b) Administrao Social; (c) Administrao Pblica.

2. RELAO COM OUTRAS CINCIAS:

A Cincia das Finanas est diretamente relacionada:

(a) Com a HISTRIA (no exagero afirmar que os regimes fiscais so captulos das transformaes sociais e polticas do povo); (b) Com a ECONOMIA POLTICA (pois, antigamente, a cincia das finanas era um simples apndice da matria de economia poltica); (c) Com a ESTATSTICA ( evidente que no haver boas leis das finanas sem que haja o domnio perfeito dos nmeros); (d) Com a CONTABILIDADE (que habilita a conhecer a todo e a qualquer momento a exata situao financeira).

3. DIVISO:

Quanto destacamos;

aos

precedentes

histricos

da

Cincia

das

Finanas,

(a) Xenofonte (Grcia antiga estudou os aspectos de economia do Estado, e a maior fonte de tributos de Atenas, era a explorao de riqueza mineral); (b) Cameralistas (no sculo XVII Alemanha: Klock e Von Seckenforf, no estudo dos monoplios do Estado, e todas as questes financeiras da poca); (c) Fisiocratas (no sculo XVIII Frana: Quesnay e Voltaire propuseram a substituio de todos os tributos por um pnico, que incidiria sobre a terra produtiva); (d) Brasil (sculo XIX, nosso estudiosos: Bilac Pinto, Divino da Veiga, Ruy Barbosa, Aliomar Baleeiro e Alberto Deodato).

4. A DIVISO DA CINCIA DAS FINANAS TEM PR OBJETIVO MATERIAL A ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO (AFE),

OU SEJA:

(a) Receita Pblica (forma de obter dinheiro), (b) Despesa Pblica (forma de despender dinheiro), (c) Oramento Pblico (forma de gerir dinheiro) e (d) Crdito Pblico (forma de criar dinheiro, ou seja, receita pblica).

Vejamos o grfico a seguir:

Estado

Sociedade

Receita Pblica Servio Pblico Despesa Pblica Necessidades Individual Comum Pblica

No podemos olvidar da importncia (histria da cincia das finanas) dos fisiocratas, como: Quesney, Voltaire, Mirabetu, Vauban, Boisquillebert, DAlembert, Diderot e Montesquieu no sculo XVIII, abriram caminho a Adam Smith, o verdadeiro fundador da nossa Cincia. Quesnay, autor do tableau Economique, foi o primeiro expositor da macroeconomia, hoje to em voga nos estudos de Economia Pblica. Depois, Ricardo e Stuart Mill concorreram para que o estudo das finanas se emancipasse da Economia Pblica. Da, para c, emancipou-se da Economia Poltica. Nos sculos XIX e XX, nossa Cincia tomou esse desenvolvimento que a est, sendo hoje uma disciplina essencial ao mundo moderno.

E aparece uma srie infinita de nomes e livros, no outro e nesse sculo: Rau e Wagner, na Alemanha; Leroy-Beaulieu, Allix, Jze, Laufenburger e Duverger, na Frana; Pantaleoni, Flora, Eianaudi, Morselli, Nitti, Cossa, RiccaSalerno, Tangorra e Grizzioti, na Itlia; Selgman, nos Estados Unidos. No Brasil, alm dos Estadistas do Imprio e da Repblica, versados nos estudos econmicos e financeiros podemos citar, entre os tratadistas: Ferreira Borges, Cndido Oliveira, Silva Maia, Pereira de Barros, Castro Carrera, Rui Barbosa, Amaro Cavalcanti, Agenor de Roure, Aliomar Baleeiro, Silvio Santos Faria, Teotnio Monteiro de Barros, Billac Pinto, Rocha Loures, Edgard Scheneider, Amilcar de Arajo Falco, Delfim Silveira, Guilherme Moojem, Buys de Barros, Alfredo Becker e outros que honram a Cincia das Finanas. A Cincia das Finanas dominada pelos princpios absolutos da Justia e relativos da Economia Poltica. Quanto aos princpios da Justia = toda a medida emanada da Cincia das Finanas deve respeitar os direitos dos contribuintes e ser equitativa, isto , gravar pobres e ricos, de acordo com as posses de cada um. Quanto aos princpios da Economia Poltica = a Cincia estudada deve ter em mira o crescimento da riqueza pblica, o menor gasto na aplicao dos e, sempre, a oportunidade e o fim til da despesa. H captulos da Cincia Financeira norteados pelos preceitos de Economia Poltica. E sem um estudo da Economia no possvel um bom oramento pblico. A Cincia das Finanas tem passadopor profundas transformaes, abalados que esto os seus alicerces clssicos. que o Estado aparece, nas novas organizaes polticas, com roupagens socialistas. As tcnicas financeiras foram consideradas como processos eficazes de interveno no domnio econmico e social. Aluram-se as trs grandes pilastras das finanas clssicas: a moeda neutra, o equilbrio oramentado e a finana fiscal.

O tributo no hoje, apenas o meio de se fazer face s despesas pblicas, mas um instrumento de dirigismo econmico, com a sua grave funo social. E vemos, ento, impostos sobre celibatrios com fins familiares e natalistas; impostos sobre sucesso, com carter confiscatrio no sentido de assegurar certa igualdade social; impostos servindo para orientar a atividade econmica. O imposto como instrumento internacionais, principalmente no subdesenvolvidos. vital nas relaes econmicas desenvolvimento dos pases

Como instrumento de canalizao de rendas para o Tesouro, que as redistribui (transcrio pginas. 13/14 - "in Manual de Cincia das Finanas" do mestre Alberto Deodato). grifo nosso

You might also like