You are on page 1of 53

Ordem dos Advogados do Brasil

Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

1 ETAPA PROVA OBJETIVA


EXAME DE ORDEM MARO / 2004 S ABRA QUANDO AUTORIZADO
_____________________________________________________________________________ . Entregue ao Fiscal qualquer tipo de aparelho eletrnico - celulares, bip, pager e outros, no modo DESLIGADO. . Antes de responder s questes, LEIA COM ATENO O QUE SE PEDE EM CADA UMA DELAS. . Use como rascunho a Folha de Resposta reproduzida no fim deste caderno. . Durante a realizao da prova, NO SER PERMITIDO QUALQUER TIPO DE CONSULTA nem a comunicao entre os candidatos. _______________________________________________________________________________ Ao receber a Folha de Respostas: . NO ESCREVA NADA NA FOLHA DE RESPOSTAS, limitando-se a, apenas, assinalar a alternativa de resposta a cada questo. . A comprovao de qualquer sinal, na Folha de Respostas, que possa identific-lo ACARRETAR A ANULAO DE SUA PROVA. _______________________________________________________________________________ Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: . Use apenas caneta esferogrfica azul ou preta. . Aplique traos firmes, sem forar o papel, dentro da rea reservada letra correspondente resposta que julgar correta, procurando unir o ponto lateral esquerda ao ponto lateral direita. . Assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de duas ou mais alternativas. . NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. . NO HAVER SUBSTITUIO DA FOLHA DE RESPOSTAS. . A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada. . Ao terminar, entregue sua Folha de Respostas, devidamente preenchida, ao aplicador de provas. _______________________________________________________________________________ . No perodo previsto para a realizao da prova, est includo o tempo necessrio para a transferncia das respostas para a Folha de Respostas. . S ser permitida a sada de candidatos aps UMA HORA do incio da realizao da prova. . NO ser permitida a permanncia de candidatos no prdio aps o trmino da prova. _______________________________________________________________________________ DURAO DA PROVA: QUATRO HORAS ___________________________________________________________________________

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

ATENO
SR. (A) CANDIDATO (A), ANTES DE COMEAR A FAZER A PROVA, CONFIRA SE ESTE CADERNO CONTM, AO TODO, 60 (SESSENTA) QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA CONSTITUDA DE 04 (QUATRO) ALTERNATIVAS, ASSIM DISTRIBUDAS: 12 (DOZE) QUESTES DE DIREITO CIVIL / PROCESSO CIVIL, 6 (SEIS) QUESTES DE DIREITO COMERCIAL, 11 ( ONZE) QUESTES DE DIREITO PENAL / PROCESSO PENAL, 7 (SETE) QUESTES DE DIREITO DO TRABALHO, 5( CINCO) QUESTES DE DIREITO CONSTITUCIONAL, 5 ( CINCO) QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO, 4 ( QUATRO) QUESTES DE DIREITO TRIBUTRIO, 4 (QUATRO) QUESTES DE DIREITO INTERNACIONAL E 6 ( SEIS) QUESTES DE ESTATUTO DA OAB/ CDIGO DE TICA.
ALGUM PROBLEMA, INFORME IMEDIATAMENTE AO APLICADOR DE PROVAS, PARA QUE ELE TOME AS PROVIDNCIAS NECESSRIAS.

HAVENDO

V.SA. NO OBSERVE ESSA RECOMENDAO, NO LHE CABER QUALQUER RECLAMAO OU RECURSO POSTERIORES.

CASO

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

EXAME DE ORDEM MARO / 2004


PROCESSO CIVIL

Questo 01 Contra acrdo no unnime, proferido em apelao cvel, que decide pela manuteno da sentena de primeiro grau poder caber: A) Embargos de Declarao. B) Agravo Regimental. C) Embargos Infringentes. D) Agravo de Instrumento.

Questo 02 Deferida a liminar requerida em procedimento cautelar preparatrio, a ao principal dever ser proposta: A) em at trinta dias, contados da distribuio da ao cautelar. B) em at trinta dias, contados da intimao da parte contrria do deferimento da liminar. C) em at trinta dias, contados da efetivao da medida liminar. D) em at trinta dias, contados da juntada aos autos do comprovante de citao da parte contrria.

Questo 03 Em caso de citao por edital o prazo para contestar comea a correr finda a dilao assinada pelo juiz. Com relao ao prazo da dilao CORRETO afirmar:

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

A) ser determinado pelo juiz, entre 20 e 60 dias, correndo da data da primeira publicao do edital. B) ser determinado pelo juiz, entre 20 e 60 dias, correndo da data da ltima publicao do edital. C) o fixado em lei, de acordo com a natureza da ao. D) comea a fluir aps a juntada aos autos, pelo interessado, da comprovao de publicao dos editais.

Questo 04 Com relao declarao de incompetncia, CORRETO afirmar: A) argi-se, por meio de exceo, a incompetncia absoluta. B) a incompetncia, absoluta ou relativa, pode ser declarada de ofcio e argida em qualquer tempo e grau de jurisdio. C) prorroga-se a competncia, em qualquer caso, se o ru no opuser exceo declinatria do foro ou argir preliminar de contestao. D) declarada a incompetncia absoluta, somente os atos decisrios sero nulos, remetendo-se os autos ao juiz competente.

Questo 05 Com relao aos prazos, assinale a alternativa INCORRETA: A) no havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de cinco dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. B) em qualquer grau de jurisdio, havendo motivo justificado, pode o juiz exceder, por igual tempo, os prazos que o CPC lhe assina.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

C) a parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. D) computar-se- em dobro o prazo para contestar e em qudruplo para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico.

Questo 06 Sobre a produo de provas, no procedimento ordinrio, correto afirmar, EXCETO: A) todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados no CPC, so hbeis para provar a verdade dos fatos em que se funda a ao ou a defesa. B) incumbe s partes, omitindo-se o juiz, depositar em cartrio o rol de suas testemunhas no prazo de at 5 dias antes da audincia de instruo e julgamento. C) o perito cumprir escrupulosamente o encargo que lhe foi cometido, independentemente de termo de compromisso. D) licito s partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer provas de fatos ocorridos depois dos articulados, ou para contrap-los aos que foram produzidos nos autos.

DIREITO CIVIL

Questo 07 Quanto ao direito intertemporal, em matria civil, CORRETO afirmar: A) salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas 30 (trinta) dias depois de oficialmente publicada. B) se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo de sua entrada em vigor comear a correr da data dessa sua nova publicao.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

C) mesmo perdendo a vigncia a lei revogadora, em nenhuma hiptese ser restaurada a lei revogada por ela anteriormente. D) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, revoga a lei anterior.

Questo 08 Sobre a prescrio podemos afirmar, EXCETO: A) no correr prescrio contra os absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil. B) a interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se- por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor. C) as aes pessoais prescrevem, ordinariamente, em 20 (vinte) anos, as reais em 10 (dez) anos, entre presentes, e entre ausentes em 15 (quinze), contados da data em que poderiam ter sido propostas. D) no correr a prescrio entre ascendentes e descentes, durante o poder familiar.

Questo 09 Extingue-se o usufruto, EXCETO: A) pela renncia do usufruturio. B) pela extino da pessoa jurdica, em favor de quem o usufruto foi constitudo, ou, se ela perdurar, pelo decurso de 30 anos da data em que se comeou a exercer. C) pelo no uso, ou no fruio, da coisa em que o usufruto recai. D) pela morte de quem o instituiu.

Questo 10

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Assinale a alternativa INCORRETA: A) independentemente do tempo de casamento, qualquer dos cnjuges poder propor a ao de separao judicial imputando ao outro qualquer ato que importe grave violao dos deveres do casamento e torne insuportvel a vida em comum. B) dar-se- a separao judicial por mtuo consentimento dos cnjuges se forem casados por, no mnimo, dois anos e o manifestarem perante o juiz, sendo por ele devidamente homologada a conveno. C) decorrido um ano do trnsito em julgado da sentena que houver decretado a separao judicial, ou da deciso concessiva da medida cautelar de separao de corpos, qualquer das partes poder requerer sua converso em divrcio. D) o divrcio direto pode ser requerido, por um ou por ambos os cnjuges, no caso de comprovada separao de fato por mais de 2 anos.

Questo 11 Companheiro, na concorrncia com colateral de 3 grau do falecido, na sua sucesso quanto aos bens onerosamente adquiridos na vigncia da unio estvel, far jus a: A) 1/2 do que couber ao colateral. B) 1/3 daquela herana. C) 1/4 daquela herana. D) quota equivalente ao que, legalmente, couber ao colateral.

Questo 12 Sobre a responsabilidade civil CORRETO afirmar: A) o direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la no se transmite aos herdeiros.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

B) ainda que comprovada a culpa da vtima ou a fora maior, o dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado. C) o incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes, no podendo tal indenizao priv-lo, ou aos que dele dependem, do necessrio. D) em se tratando de hiptese de responsabilidade objetiva, a vtima do dano no precisar comprovar o nexo de causalidade entre a conduta do agente e o dano sofrido.

DIREITO COMERCIAL

Questo 13 A empresa X constituiu-se sob a forma de sociedade limitada e seu capital social monta a R$ 100,00 (cem reais). O scio Antnio subscreveu 70 (setenta) cotas de R$ 1,00 (hum real) e o scio Benedito subscreveu 30 (trinta) cotas de mesmo valor. No ato da subscrio, Antnio pagou sociedade R$ 50,00 (cinquenta reais), ficando em mora em relao ao restante, R$ 20,00 (vinte reais). Benedito, na mesma oportunidade, integralizou todas as 30 (trinta) cotas que subscreveu. Nesse contexto, CORRETO afirmar que: A) nas sociedades limitadas, os scios no respondem, em nenhuma hiptese, por dvidas sociais. B) aps esgotados os bens da sociedade, o scio Antnio pode ser responsabilizado pelas dvidas sociais, sendo possvel atingir todos os bens de seu patrimnio particular, sem qualquer limitao quantitativa. C) o scio Benedito, ao contrrio do scio Antnio, nunca poder ser responsabilizado pessoalmente pelas dvidas sociais, estando seu patrimnio particular totalmente imune, j que ele integralizou as 30 (trinta) cotas que subscreveu. D) aps esgotados os bens da sociedade, tanto o scio Antnio, quanto o scio Benedito podem ser responsabilizados pelas dvidas sociais, at o limite de R$ 20,00 (vinte reais).

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 14 Com relao administrao da sociedade annima, assinale a alternativa CORRETA: A)os membros do conselho de administrao devem ser acionistas e os diretores podem ser acionistas ou no. B)nas companhias abertas, os diretores so escolhidos pela assemblia geral. C)o membro do conselho de administrao no pode ocupar, ao mesmo tempo, cargo de diretor. D)o processo de eleio dos membros do conselho de administrao pelo sistema de voto mltiplo s se aplica s companhias abertas.

Questo 15 Sobre o endosso-mandato, CORRETO afirmar que: A) morrendo o endossatrio-mandatrio, poder ainda assim o portador exercer todos os direitos inerentes ao ttulo. B) morrendo o endossante-mandante, poder ainda assim o portador exercer todos os direitos inerentes ao ttulo. C) morrendo o endossante-mandante, o ttulo ser obrigatoriamente restitudo ao inventariante, que arrolar aquele crdito no processo de inventrio do de cujus. D) morrendo o endossatrio-mandatrio, o ttulo ser obrigatoriamente restitudo ao inventariante, que arrolar aquele crdito no processo de inventrio do de cujus. Questo 16 Sobre o aval, CORRETO afirmar: A)o aval na duplicata pode ser firmado fora do ttulo de crdito. B)o aval no cheque sempre dispensa a outorga uxria ou marital. C)o aval na nota promissria sempre constitui uma garantia fidejussria. D)o aval na letra de cmbio nunca pode ser parcial.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 17 Com relao ao ttulo de crdito que instrui a inicial do pedido de falncia, assinale a alternativa CORRETA: A)os ttulos no sujeitos a protesto obrigatrio como as duplicatas, notas promissrias e cheques, devem ser obrigatoriamente protestado. B)desnecessrio o protesto da duplicata, se a petio inicial veio instruda com aceite e comprovada a entrega da mercadoria. C)desnecessrio o protesto do cheque, se demonstrado tenha sido devolvido pela compensao bancria por duas vezes. D)desnecessrio o protesto da nota promissria, se o devedor foi regularmente notificado extrajudicialmente, caracterizando sua mora. Questo 18

Assinalar a resposta CORRETA dentre as afirmativas abaixo: A)julgado improcedente um pedido de falncia, com apreciao do mrito, o autor poder interpor o recurso de agravo de instrumento. B)julgado improcedente um pedido de falncia, sem apreciao do mrito, o autor poder interpor o recurso de agravo de instrumento. C)acolhido o pedido inicial e declarada a falncia, o ru poder interpor o recurso de agravo de instrumento. D)acolhido o pedido inicial e declarada a falncia, o ru poder interpor o recurso de apelao.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL

Questo 19 No procedimento institudo pela Lei n. 10.409/02, que dispe sobre a preveno, o tratamento, a fiscalizao, o controle e a represso produo, ao uso e o trfico ilcitos de produtos, substncias ou drogas ilcitas que causem dependncia fsica ou psquica,CORRETO afirmar: A) recebidos os autos do inqurito policial, o Ministrio Pblico ter o prazo de trs dias para oferecer a denncia, arrolar testemunhas e requerer as diligncias que entender necessrias. B) para efeito da lavratura do auto de priso em flagrante, bastar laudo de constatao da natureza da substncia, firmado por perito oficial ou, na falta desse, por pessoa idnea, escolhida, preferencialmente, entre as que tiverem habilitao tcnica. C) o perito que subscrever o laudo de constatao da natureza da substncia ficar impedido de participar da elaborao do laudo definitivo. D) antes do interrogatrio do acusado, a defesa ter o prazo de trs dias para oferecer as alegaes preliminares.

Questo 20 Sobre o inqurito policial, marque a opo CORRETA: A) nos crimes de iniciativa pblica condicionada representao, desnecessria a formulao dessa para a instaurao do inqurito. B) verificando a atipicidade do fato, pode a autoridade policial, em qualquer fase do inqurito, determinar o seu arquivamento. C) dentre as atribuies da autoridade policial, inclui-se a de determinar a incomunicabilidade do indiciado preso.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

D) o ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade policial.

Questo 21 Dentre as opes abaixo, o recurso cabvel para impugnar a deciso do juiz que rejeita a queixa no procedimento sumarssimo : A) recurso em sentido estrito B) Habeas corpus C) apelao D) agravo

Questo 22 A respeito das nulidades na fase probatria, CORRETO afirmar que: A) a prova ilcita que no foi utizada pelo juiz na formao de seu convencimento no vicia a deciso. B) a falta do exame de corpo de delito no crime que deixa vestgio gera nulidade no podendo ser substitudo, no caso seu de desaparecimento, pela prova testemunhal. C) a prova pericial produzida na fase do inqurito, sem a prvia manifestao da defesa para formular quesitos, invlida. D) nula a prova testemunhal ouvida por meio de carta precatria, quando o juiz deprecado no intima as partes da data e do horrio de realizao da audincia.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 23 Interposta apelao pela defesa do ru, denegou-a o juiz, ao fundamento de intempestividade. Inconformado, o defensor interps recurso em sentido estrito. Mais uma vez, o juiz indeferiu o recurso, de novo pelo mesmo motivo de intempestividade. Novamente inconformado, o defensor quer intentar novo recurso, pelo que dever: A) interpor agravo de instrumento. B) requerer mandado de segurana. C interpor recurso extraordinrio. D) requerer carta testemunhvel.

Questo 24 Interposto recurso especial pela defesa do ru, inadmitiu-o o vice-presidente do Tribunal, competente para o juzo de admissibilidade. Inconformado, o defensor quer tomar uma providncia. A medida que dever ser adotada : A) interpor agravo de instrumento. B) requerer mandado de segurana. C) interpor recurso extraordinrio. D) requerer carta testemunhvel.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 25 Relativamente aos crimes contra os costumes, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO: A) no crime de estupro no se perquire sobre a conduta ou honestidade pregressa da ofendida, podendo dele ser sujeito passivo at mesmo a prostituta. B) para a configurao do atentado violento ao pudor, irrelevante que a ofendida j no seja virgem, pois a violncia contra a liberdade sexual no exige a virgindade como fator de tipificao. C) comete posse sexual mediante fraude quem, aproveitando-se da credulidade da ofendida, faz-se passar por guia espiritual e, mediante manobras enganosas, vicia sua vontade levando-a prtica de ato sexual para servir sua lascvia. D) para a ocorrncia do crime de seduo, basta a prtica de conjuno carnal com mulher virgem, menor de dezoito e maior de quatorze anos, sendo desnecessrio que o ato tenha resultado de inexperincia ou justificvel confiana.

Questo 26 O clculo da pena criminal feito: A) atendendo-se, em segundo lugar, as circunstncias judiciais. B) atendendo-se, em primeiro lugar as causas de aumento e diminuio da pena. C) atendendo-se as circunstncias judiciais, em seguida atenuantes e agravantes e as causas de aumento e diminuio. D) atendendo-se, apenas, as circunstncias agravantes e atenuantes.

Questo 27

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal quando: A) no oferecida a queixa dentro do prazo legalmente estabelecido. B) iniciado o processo, o querelante deixar de promover o seu andamento durante 30 dias seguidos. C) o ofendido praticar ato incompatvel com a vontade de iniciar a ao penal. D) o ofendido ou o seu representante legal expressamente declarar a inteno de no iniciar a ao penal.

Questo 28 A respeito da aplicao da pena CORRETOafirmar: A) na pena do crime tentado aplica-se a pena do crime consumado, reduzindo-a sem graduao; B) em caso de concurso formal, sempre se aplica a pena do crime mais grave aumentada de um sexto at a metade. C) no critrio de aplicao da pena em caso de concurso de agentes, ao autor e ao partcipe de menor importncia aplicam-se a mesma pena. D) no concurso material aplica-se as penas de cada um tipos penais, unificando-as posteriormente.

Questo 29 Qual das alternativas abaixo compreende uma das modalidades de pena restritiva de direitos: A) regime disciplinar diferenciado B) regime aberto C) prestao pecuniria D) multa

DIREITO DO TRABALHO

Questo 30 Assinale a alternativa CORRETA:

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

A) a CLT incorpora o princpio da norma mais favorvel no contraponto entre dispositivos de conveno coletiva e acordo coletivo do trabalho. B) o FGTS surgiu no Brasil para fortalecer o princpio da estabilidade no emprego. C) em face do princpio da imperatividade de normas trabalhistas no existe no Direito do Trabalho brasileiro norma jurdica dispositiva. D) a impenhorabilidade do salrio resulta do princpio da inalterabilidade contratual lesiva.

Questo 31 Assinale a alternativa CORRETA: A) na relao empregatcia domstica os servios no podem ter finalidade lucrativa, tanto sob a tica do empregador como do empregado. B) no estando o vnculo empregatcio domstico regido pela CLT, a ele no se aplicam as regras de justa causa. C) so direitos do empregado domstico: repouso semanal remunerado, frias anuais remuneradas, salrio mnimo legal, licena paternidade de cinco dias, vale transporte, aviso prvio, irredutibilidade salarial. D) vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa da empregada domstica gestante, desde a confirmao da gravidez at seis meses aps o parto.

Questo 32 Assinale a alternativa CORRETA: A) so utilidades que compem o salrio in natura, para os efeitos legais: habitao, alimentao e bebidas alcolicas, vesturio, lazer e viagens. B) considerada salrio in natura a seguinte utilidade ofertada, habitualmente, pelo empregador ao empregado: educao, em estabelecimento de ensino prprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrcula, mensalidade, anuidade, livros e material didtico.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

C) a oferta habitual, pelo empregador ao empregado, de assistncia mdica, hospitalar e odontolgica, prestada diretamente ou mediante seguro-sade, consiste em salrio in natura. D) so requisitos do salrio in natura: habitualidade do fornecimento da utilidade pelo empregador ao empregado; carter contraprestativo (e no instrumental) de tal fornecimento.

Questo 33 Assinale a alternativa CORRETA, segundo a Constituio Federal de 1988: A) ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas. B) obrigatria a participao do sindicato nas negociaes coletivas trabalhistas, salvo manifestao escrita direta da maioria absoluta dos empregados da respectiva categoria ou empresa. C) o dirigente sindical tem garantia provisria de emprego desde o registro de sua candidatura e, se eleito, at dois anos aps o fim de seu mandato. D) respeitada a base territorial mnima distrital, livre no Brasil a criao de sindicatos pelos trabalhadores, em conformidade com os critrios de agregao coletiva por estes escolhidos.

Questo 34 A atividade legalmente considerada insalubre, no neutralizada por equipamentos de proteo individual, gera direito para o empregado ao respectivo adicional. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA: A) o respectivo percentual deste adicional corresponde a 30% do salrio do empregado. B) de 40%, sobre o salrio mnimo vigente, quando se tratar de insalubridade classificada no grau mdio. C) por se tratar de parcela, cuja natureza jurdica salarial, h incidncia do FGTS. D) mesmo aps a cessao da condio de insalubridade, se o empregado recebeu o referido adicional por mais de 2 anos ininterruptos, ele se integrar sua remunerao. Questo 35

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Sobre o acordo judicial celebrado perante a Vara do Trabalho, CORRETO afirmar que: A) pode ser desconstitudo atravs de recurso ordinrio, desde que celebrado com dolo ou fraude de qualquer das partes. B) somente atacvel por ao rescisria. C) por equivaler sentena recorrvel no faz coisa julgada. D) o arrependimento pelo empregado torna invlido o acordo em face de sua hipossuficincia. Questo 36 Assinale a resposta que no caracteriza interrupo do contrato de trabalho: A) licena-gestante e licena-paternidade. B) at quinze dias de afastamento por motivo de cirurgia na mo direita. C) at quinze dias de afastamento por motivo de doena degenerativa. D) mais de quinze dias de afastamento por motivo de DORT (Doena Osteomuscular Relacionada ao Trabalho).

DIREITO CONSTITUCIONAL

Questo 37 Dentre quais normas constitucionais est implcito o controle difuso: A) art. 103 . 4 A ao declaratria de constitucionalidade poder ser proposta pelo Presidente da Repblica, pela Mesa do Senado Federal, pela Mesa de Cmara dos Deputados ou pelo Procurador- Geral da Repblica. B) art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo- lhe: III julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituio; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c )julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio; C) art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo- lhe:

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

I - processar e julgar, originariamente: a) a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; D) art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: II - julgar, em recurso ordinrio. b) o crime poltico.

Questo 38 As normas constitucionais de eficcia contida: A) so clusulas ptreas. B) dependem integralmente da edio de uma lei infra-constitucional para adquirirem eficcia. C) no podem ter sua eficcia restrita pelo legislador infra-constitucional. D) em parte so auto-aplicveis e em parte podem ser restringidas, desde que, nesse ltimo caso, seja editada uma lei infra-constitucional.

Questo 39 De acordo com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, a escusa de conscincia: A) o direito que uma pessoa tem de recusar imposies legais que contrariem convices religiosas, polticas ou filosficas. B) est prevista em norma constitucional de eficcia limitada. C) consiste na manifestao do Poder Constituinte decorrente. D) a faculdade que uma pessoa tem de eximir-se de obrigao legal, ficando sempre obrigada a cumprir prestao alternativa.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 40 Sempre que houver necessidade de julgamento do Presidente da Repblica quando este cometer crimes de responsabilidade, o julgamento ser: A) no Senado Federal, sendo a sesso presidida por um Ministro do Superior Tribunal de Justia. B) no Supremo Federal, sendo a sesso presidida pelo Ministro de Estado da Justia. C) no Senado Federal, sendo a sesso presidida pelo Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal. D) no Congresso Nacional, sendo a sesso presidida pelo Presidente do Senado Federal.

Questo 41 Relativamente ao Poder Executivo Federal, aponte a alternativa CORRETA: A) a Constituio Federal no prev eleio indireta para a Presidncia da Repblica, devendo o Chefe do Executivo Federal ser eleito sempre pelo voto direto e secreto, e pelo sistema majoritrio. B) a Presidncia da Repblica pode ser exercida, ainda que temporariamente, por membros dos demais Poderes. C) em caso de vacncia na Presidncia da Repblica, o Vice Presidente dever substituir o Presidente da Repblica at o final do perodo presidencial de quatro anos. D) ao exonerar Ministro de Estado das Relaes Exteriores, o Presidente da Repblica exerce, isoladamente, a chefia do Estado brasileiro.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

DIREITO ADMINISTRATIVO

Questo 42 Sobre o regime dos bens pblicos, assinale a opo CORRETA: A) o uso privativo de bem pblico pressupe a adoo de instrumentos de Direito Pblico. B) so bens dominicais do Estado apenas aqueles que constituem seu patrimnio como objeto de direito real. C) desde que haja desafetao, possvel a alienao, para particular, de bem pblico onde se instalava via pblica. D) os bens pblicos de uso comum so imprescritveis, admitidas, todavia, hipteses em que podem ser penhorados.

Questo 43 Relativamente aos instrumentos de poltica urbana, CORRETO afirmar que: A) a desapropriao de imvel urbano que no cumpra sua funo social, dependendo da gravidade, pode ser promovida independentemente de aplicao ao proprietrio das demais sanes previstas na Constituio Federal. B) Unio compete legislar sobre desapropriao para fins urbansticos. C) os imveis desapropriados para fins urbansticos so inalienveis mesmo no sendo transformados em bens de uso comum. D) o parcelamento ou edificao compulsria de bens imveis urbanos que no esteja cumprindo sua funo social, independe do plano diretor.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 44 O Tribunal de Contas da Unio tem competncia para, EXCETO : A) apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio. B) julgar as contas dos administradores e demais responsveis por bens, dinheiros e valores pblicos federais. C) realizar, por iniciativa prpria, auditorias e inspees contbeis, financeiras, oramentrias, patrimoniais e operacionais nas unidades administrativas dos trs Poderes da Unio. D) Sustar contratos administrativos dos rgos e entidades federais to logo tome cincia de irregularidades neles constantes.

Questo 45 Considerando-se a sistemtica constitucional aplicvel no mbito de pessoal do servio pblico, INCORRETO afirmar: A) investido no mandato de Prefeito Municipal, o servidor pblico da Administrao autrquica ser afastado de seu cargo, podendo optar pela sua remunerao. B) Extinto o cargo, o servidor pblico que se encontra no perodo de estgio probatrio ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at o seu adequado aproveitamento em outro cargo. C) as sociedades sob controle direto ou indireto do Poder Pblico so alcanadas pela norma constitucional que veda a acumulao remunerada de cargos, empregos e funes pblicas. D) lei de cada unidade da federao estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 46 As empresas concessionrias de servio pblico respondero pelos danos causados por seus agentes, quando esses agirem com culpa. Essa afirmativa : A) correta, pois obrigao das empresas prestadoras de servio pblico cumprir as normas do contrato de concesso de servio pblico, arcando com os custos advindos do seu descumprimento por culpa de seus funcionrios. B) correta, pois o Direito Administrativo no tolera que o concessionrio do servio pblico desobedea s normas da concesso quanto segurana dos usurios, obrigando a empresa a arcar com os danos causados por negligncia ou impercia de seus agentes. C) errada, pois a responsabilidade dessas empresas no depende da existncia de culpa dos seus agentes, bastando configurar o dano acarretado pela conduta do agente. D) errada, porque no se cogita de responsabilidade civil em decorrncia do servio pblico, seno quando prestado pelo prprio Estado.

DIREITO TRIBUTRIO

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 47 Todas as alternativas abaixo referem-se a causas de extino do crdito tributrio, EXCETO: A) compensao. B) remisso. C) prescrio. D) iseno.

Questo 48 Marque a alternativa CORRETA: A) apenas as sociedades regulares tm capacidade tributria passiva. B) o advogado com a sua inscrio suspensa na OAB no est sujeito ao pagamento do ISS, se segue prestando servios irregularmente. C) o absolutamente incapaz pode ter capacidade tributria passiva. D) capacidade ativa e competncia tributria so delegveis.

Questo 49 Assinale a alternativa CORRETA: A) as entidades sindicais patronais gozam de imunidade quanto a impostos sobre patrimnio, renda e servios. B) a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podem cobrar quaisquer tributos uns dos outros, em razo de imunidade. C) as entidades educacionais sem fins lucrativos so sempre imunes a impostos sobre renda, patrimnio e servios. D) os livros e revistas so imunes, independentemente de seu contedo.

Questo 50 Cabe Lei Complementar:

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

A) instituir os princpios do Direito Tributrio. B) conceder iseno do IPTU . C) estabelecer a alquota mxima do ICMS. D) estabelecer a alquota mxima do ISS.

DIREITO INTERNACIONAL

Questo 51 Um casal de nacionalidade brasileira casou-se no Brasil e, imediatamente, se mudou para a Inglaterra, onde estabeleceu seu primeiro domiclio. Aps trs anos, a mulher retornou ao Brasil e o

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

marido permaneceu na Inglaterra. Decorrido um ano de seu retorno, a mulher props ao de separao contra o marido, no Brasil. Assinalar a resposta CORRETA: A) o juiz brasileiro no competente para julgar a ao, porque o ru no domiciliado no Brasil. B) o juiz brasileiro competente para julgar a ao, porque os cnjuges possuem nacionalidade brasileira. C) o juiz brasileiro relativamente competente para julgar a ao, porque o casamento ocorreu no Brasil. D) o juiz brasileiro no competente para julgar a ao, porque o ltimo domiclio do casal foi na Inglaterra.

Questo 52 Um cidado estrangeiro, com 20 anos de idade, pretende casar-se no Brasil, onde est em viagem de turismo. O Oficial de Registro Civil brasileiro negou a habilitao, ao argumento de que, embora no Brasil a capacidade civil se alcance aos 18 anos, o habilitante incapaz, segundo o direito de seu pas de domiclio. Assinalar a resposta CORRETA: A) o indeferimento ilegal, porque a capacidade civil das pessoas que se encontram no territrio nacional se rege sempre pelo direito brasileiro. B) o indeferimento legal, porque a capacidade civil para o casamento se rege pela lei do pas de nacionalidade da pessoa. C) o indeferimento legal, porque a capacidade civil para o casamento se rege pela lei do pas do domiclio da pessoa. D) o indeferimento ilegal, porque quando o casamento se realiza no Brasil, aplica-se o direito brasileiro quanto aos impedimentos dirimentes.

Questo 53 Dentre as principais fontes do direito internacional, conforme estabelecido pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justia, pode-se afirmar que: A) os tratados internacionais de natureza geral devem ser concludos por escrito ou por via oral entre Estados e so regidos pelo Direito Internacional. As Convenes internacionais especiais no podem, contudo, ser consideradas fontes do direito internacional. B) o costume internacional reconhecido como meio auxiliar para a determinao das regras de direito internacional.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

C) a regra ex aequo et bono admitida como fonte do direito internacional. D) por estarem desvinculados da vontade dos Estados, a jurisprudncia internacional, a doutrina e os princpios gerais de direito no podem ser consideradas fontes do direito internacional.

Questo 54 A Corte Internacional de Justia foi estabelecida pela Carta das Naes Unidas e considerada como seu principal rgo judicirio. No que tange sua competncia, pode-se afirmar que: A) diante de um crime de genocdio, qualquer indivduo tem competncia para abrir um processo contencioso no mbito da Corte Internacional de Justia. B) apenas os Estados podero ser partes em questes contenciosas perante a Corte. C) a Corte Internacional de Justia pode ser considerada instncia recursal do Supremo Tribunal Federal, cabendo recurso de inconstitucionalidade por via de ao direta. D) as Organizaes internacionais, partes do sistema das Naes Unidas, podem encaminhar uma demanda contenciosa e serem partes litigantes em um processo contencioso no seio da Corte Internacional de Justia.

ESTATUTO DA OAB / CDIGO DE TICA

Questo 55 CORRETO afirmar que: A) o advogado pode recusar-se a depor como testemunha sobre fato relacionado ao sigilo profissional, salvo se autorizado ou solicitado pelo seu cliente. B) o advogado pode quebrar o sigilo profissional, caso tenha provas de que seu cliente esteja em vias de cometer homicdio. C) o advogado pode violar o sigilo atinente sua relao com o cliente, se for afrontado por este, para fins de defesa prpria, prestando informaes alm do interesse desta causa.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

D) as confidncias feitas ao advogado pelo cliente podem ser utilizadas nos limites da necessidade da defesa, no sendo necessria a autorizao do constituinte, em caso de urgncia de prestao da mesma.

Questo 56 Assinale a afirmativa CORRETA: A) o advogado que renunciar ao mandato dever cientificar seu ato ao cliente, estando, a partir desta cientificao, totalmente desonerado quanto ao processo que atuava. B) o advogado que renunciar ao mandato dever informar este seu ato ao Juiz do Processo, o qual haver de determinar a intimao do cliente / parte sobre a renncia. C) o advogado que renunciar o mandato dever provar ao Juiz que cientificou seu cliente/parte, sendo que, durante os 10 (dez ) dias seguintes notificao da renncia, haver, se necessrio, de continuar a represent-lo para evitar qualquer prejuzo. D) o advogado, uma vez aceita a procurao, no poder mais renunciar ao mandato, enquanto no extinguir o processo.

Questo 57 O prazo de prescrio para cobrana de honorrios de advogado de: A) cinco anos. B) quatro anos. C) trs anos. D) dois anos.

Questo 58 Marque a opo INCORRETA: A) as sanes disciplinares devem constar dos assentamentos do inscrito, aps o trnsito em julgado da deciso, no podendo ser objeto da publicidade a de censura.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

B) a pena de censura pode ser convertida em advertncia, em ofcio reservado, sem registro nos assentamentos do inscrito, quando presente circunstncia atenuante. C) a pena de excluso somente imposta nos casos de aplicao, por trs vezes, de suspenso. D) fica impedido de exercer o mandato profissional a quem forem aplicadas as sanes disciplinares de suspenso ou excluso.

Questo 59 Em se tratando de Processo Disciplinar CORRETO afirmar: A) o prazo para Defesa Prvia de 10 (dez) dias. B) o Relator no pode determinar a realizao de diligncias, devendo instruir e dar o seu parecer de acordo com as provas e depoimentos produzidos pelas partes. C) concluda a instruo do processo, ser aberto prazo sucessivo de 15(quinze) dias para apresentao de razes finais. D) se o representado no for encontrado, aplica-se, ao caso a pena de revelia.

Questo 60 Constitui infrao disciplinar a ser punida com a pena de suspenso: A) angariar ou captar causas, com ou sem a interveno de terceiros. B) violar, sem justa causa, sigilo profissional. C) prejudicar, por culpa grave, interesse confiado ao seu patrocnio. D) manter conduta incompatvel com a advocacia.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

ESTA A SUA FOLHA DE RESPOSTA (RASCUNHO)

QUESTES 01 - 10

QUESTES 11 20

QUESTES 21 30

QUESTES 31 40

QUESTES 41 50

QUESTES 51 60

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

AO TRANSFERIR ESTAS MARCAES PARA A FOLHA DE RESPOSTA, OBSERVE AS INSTRUES ESPECFICAS INFORMADAS NO INCIO DA PROVA. USE APENAS CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA.

EXAME DE ORDEM MARO / 2004 2 ETAPA

REA: DIREITO CIVIL / PROCESSO CIVIL


_____________________________________________________ S ABRA QUANDO AUTORIZADO.
1 Este caderno contm a Prova Prtico Profissional, composta de duas partes: 1 Parte: Redao de pea profissional. Valor: 5,0 ( cinco) pontos 2 Parte: Resposta a 03 ( trs) questes prticas. Valores: Questo 01: 2,0 (dois) pontos. Questo 02: 2,0 (dois) pontos. Questo 03: 1,0 (um) ponto. 2 Leia cuidadosamente cada questo proposta e faa o que lhe solicitado, A TINTA - azul ou preta nas folhas pautadas anexas. 3 NO SE IDENTIFIQUE COM O NOME OU NMERO DA OAB EM NENHUMA DAS PGINAS DESTE CADERNO NEM DAS FOLHAS PAUTADAS PARA RESPOSTA. A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expresso que possibilite a identificao do candidato ser anulada e a ela ser atribuda a nota 0 (zero). 4 Ser permitida a consulta a legislao, livros de doutrinas e repertrio de jurisprudncia, vedada, porm, a utilizao de obras que contenham formulrios e modelos

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

de peas profissionais, de caderno de notas e de apostilas, de livros de perguntas e de respostas, bem como de xerox de qualquer natureza.

FAA LETRA LEGVEL. DURAO DA PROVA: CINCO HORAS


DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL

1 PARTE: PEA PROFISSIONAL


Alberto Silva casado com Evangelina Silva sob o regime da comunho universal. Alberto, sem o conhecimento de sua esposa, contraiu com Joo dos Anjos uma dvida, constante de nota promissria, no valor de R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), numerrio este utilizado por Alberto para a compra de um veculo para seu irmo, Pedro. Inadimplente, Alberto agora est sendo executado. Nessa execuo, que tramita perante a 5a. Vara Cvel da Comarca de Belo Horizonte, penhora-se o stio pertencente ao casal, denominado Prensas, situado nessa mesma Comarca, avaliado no importe de R$120.000,00 (cento e vinte mil reais). Evangelina, por fora do disposto no nico do art. 669 do CPC, intimada daquela penhora, mas queda-se inerte. Somente quando fica sabendo da designao da hasta pblica naquela execuo que Evangelina o procura em seu escritrio. Redija a petio inicial da medida judicial cabvel para a defesa dos interesses de Evangelina.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL 2 PARTE: QUESTES PRTICAS


Questo 01 H quatro anos e um ms, Salvador alugou um imvel empresa de Mrio, Bacalhau com Natas Ltda., mediante contrato escrito, com prazo de 60 (sessenta) meses. Desde incio da locao, aquele endereo ficou famoso por abrigar a mercearia de Mrio, muito bem freqentada. Quando pensava em reformar o imvel, acrescentando-lhe mais um andar, Mrio ficou sabendo, atravs da mulher de Salvador, que ele pretende pedir-lhe o imvel de volta. Pergunta-se: possvel a permanncia de Mrio no imvel? Em caso positivo, qual o meio judicial cabvel para a defesa dos interesses de Mrio? Respostas justificadas. Questo 02 Maria das Dores ajuizou ao em face de Regina Correia visando o ressarcimento dos danos causados em seu veculo em razo de acidente de trnsito. A ao foi distribuda para o juiz da 1a. Vara Cvel da comarca de Juiz de Fora, em 11 de fevereiro de 2004, tendo a citao sido ordenada no dia seguinte. Porm, Regina tambm ajuizou ao, buscando a responsabilizao de Maria das Dores, ao esta distribuda para o juiz da 2 a. Vara Cvel daquela mesma comarca, no dia 05 de fevereiro de 2004, mesma data em que o juiz ordenou a citao. Apesar de Regina de tomado a iniciativa de propor sua ao em primeiro lugar, a citao de Maria das Dores demorou mais a acontecer, s vindo a ocorrer 10 (dez) dias aps a citao de Regina. Diante do risco de haver decises contraditrias, recomendvel a reunio das aes. Perante qual juzo devem as aes ser reunidas? Responda justificadamente.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 03

Joo, vivo, teve com Maria, com quem foi casado, dois filhos: Pedro e Tiago. Ao morrer, Joo deixou testamento no qual consignou que a metade da herana deveria ser dividida entre todos os seus filhos e a outra deveria ser destinada a Mateus. Mateus filho que Joo teve com Josefina, tambm j falecida, sua concubina. Pergunta-se: Tem Mateus algum direito na herana de seu pai? Em caso positivo, qual ser sua cota-parte? Responda justificadamente.

BOA PROVA!

EXAME DE ORDEM MARO / 2004

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

2 ETAPA

REA: DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL


____________________________________________________ S ABRA QUANDO AUTORIZADO.
1 Este caderno contm a Prova Prtico Profissional, composta de duas partes: 1 Parte: Redao de pea profissional. Valor: 5,0 ( cinco) pontos 2 Parte: Resposta a 03 ( trs ) questes prticas. Valores: Questo 01: .............. 2,0 (dois) pontos. Questo 02: ...............1,5 (um e meio) pontos. Questo 03: ...............1,5 (um e meio) pontos. 2 Leia cuidadosamente cada questo proposta e faa o que lhe solicitado, A TINTA - azul ou preta nas folhas pautadas anexas. 3 NO SE IDENTIFIQUE COM O NOME OU NMERO DA OAB EM NENHUMA DAS PGINAS DESTE CADERNO NEM DAS FOLHAS PAUTADAS PARA RESPOSTA. A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expresso que possibilite a identificao do candidato ser anulada e a ela ser atribuda a nota 0 (zero). 4 Ser permitida a consulta a legislao, livros de doutrinas e repertrio de jurisprudncia, vedada, porm, a utilizao de obras que contenham formulrios e modelos de peas profissionais, de caderno de notas e apostilas, de livros de pergunta e de respostas, bem como de xerox de qualquer natureza.

FAA LETRA LEGVEL. DURAO DA PROVA: CINCO HORAS


DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL 1 PARTE: PEA PROFISSIONAL

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Comarca : Belo Horizonte /MG Vara: 1 Vara Especializada de Txicos Processo : 02403.xxx.xxx-xx Espcie: Art. 12 c/c 18,III e art., 14 da Lei 6.368/76 Autora: Justia Pblica Acusados: Joo e Antnio Joo e Antnio foram denunciados pela Justia Pblica como incursos nas sanes dos art. 12 c/c art. 18 ,III, e art 14, todos da Lei 6.368/76, eis que os policiais vinham investigando as atividades de comrcio de substncias entorpecentes de Antnio h algum tempo. No dia 13 de novembro de 2003,as investigaes logram xito, tendo sido os acusados surpreendidos com 5 (cinco ) barras de maconha. Os policiais deram voz de priso, mas o acusado Antnio ao tentar empreender fuga atirando com uma arma, foi perseguido e atingido por um projtil a trs quadras do local do flagrante. Os policiais apuraram que os denunciados encontravam-se associados, h mais de trs meses, adotando como modus operandi a utilizao de diversos locais para armazenar a droga, como o depsito alugado por Joo. Efetou-se a priso em flagrante de Joo, realizando o competente APF, fls 06/08, dando incio ao inqurito, no qual ele confessou que guardava a droga para o segundo acusado . Foram apreendidos dois celulares um de cada acusado, 5 barras de maconha, R$ 100,00 (cem) reais e uma arma calibre 38, conforme autos de apreenso de fls. 13, bem como laudo de constatao de fls. 15, sendo que o Laudo Toxicolgico definitivo foi encartado aos autos s fls. 55. Em seu interrogatrio policial disse Joo: que a droga no lhe pertencia, apenas guardava para Antnio, seu conhecido de longa data, em um depsito no qual ele utilizava para guardar os produtos que vendia como ambulante no centro da cidade,... Foi oferecida denncia, em 26 de novembro de 2003, o acusado foi citado para apresentar defesa preliminar em 10 dias, prazo que ocorreu in albis. Foi nomeado defensor dativo que apresentou defesa preliminar, a qual foi juntada aos autos em fls 50/53. Intimado o d. Representante do Ministrio Pblico, postulou o recebimento da denncia a qual foi recebida em deciso de fls 64. Seguiu-se a instruo criminal, sendo o ru requisitado para audincia, ocorrida em 15 de dezembro de 2003, na qual este foi interrogado, retratando-se quanto a confisso dada na fase investigativa, dizendo:

que foi coagido pelos policiais a dizer que a droga estava sendo guardada por ele, que um dos policiais, chamado Fernando, seu inimigo de longa data, que este policial j foi acusado pelo crime de leso corporal grave e que ele era a vtima neste processo, estava no local que foi preso em flagrante, de passagem, comprando droga, pois viciado, que no o proprietrio ou locatrio do depsito no qual fora preso, que ambulante, trabalhando no centro da cidade; que guarda suas mercadorias nos fundos de um bar de um amigo na Av Tereza Cristina.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Seguiu-se a instruo ouvindo as trs testemunhas da acusao, dois policiais civis e a testemunha de apresentao do APF, comuns defesa, arroladas pelo defensor dativo na defesa preliminar. Em seu depoimento diz a testemunha Fernando: ... que chegando ao depsito, foi feita campana, tendo visto o acusado Antnio ingressar no local, com um sacola e ser recebido por Joo; que realizada a abordagem foram encontrados 4 kilos de maconha prensada, que estava escondida entre caixas com mercadorias de ambulantes, que a arma usada por Antnio estava escondida no depsito, que na sacola tinha 1(um) Kilo de maconha, um pacote de balas, chicletes e outras coisas mais, que fora apreendido o celular que portavam ambos os acusados, mais uma determinada quantia, que no se lembra do valor, no bolso de Joo; que as investigaes inicialmente centravam em Antnio; que conhece o acusado Joo, que ele vizinho de sua me, que foi absolvido no referido processo de leso corporal Quanto a outra testemunha, em seu depoimento relatou: que as investigaes comearam nas atividades de Antnio; que no local foi encontrado em depsito determinada quantia de droga e um outra parte em uma sacola que estava sendo carregada por Antnio; que a arma utilizada por Antnio estava no depsito; que o depsito era utilizado por Joo para guardar produtos que vendia, disfarando o depsito de drogas. A testemunha Maria do Carmo, nada disse de relevante, ressaltando que foi levada Delegacia como testemunha de apresentao, no tendo visto nada da priso pois chegou ao depsito no momento em que levavam o acusado Joo para Delegacia em uma viatura. Finda a instruo, dada a palavra ao ilustre promotor, este requereu que as alegaes finais orais fossem substitudas por memorais. Em seu memorial o representante do Ministrio Pblico entendeu provadas a materialiadade , autoria e tipicidade dos delitos imputados aos acusados, reiterou o pedido de condenao formulado na denncia; postulando a extino da punibilidade pela morte do acusado Antnio, comprovada por cerdido nos autos, em fls.70. Voc foi contratado pela famlia do acusado para a elaborao do memorial. Elabore-o, com o devido e completo encaminhamento, arguindo toda a matria pertinente.

DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL 2 PARTE: QUESTES PRTICAS


Questo 01 Condenado por sentena mantida por acrdo do Tribunal de Justia, o ru entrou com recurso especial, que no foi admitido, razo por que interps agravo de instrumento.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

O ministro do Superior Tribunal de Justia, relator do agravo, no conheceu do recurso, conforme deciso publicada no Dirio da Justia de 28 de junho de 2002, ao fundamento de que O agravo de instrumento intempestivo. A esse respeito, esclareceu o ministro o seguinte: Com efeito, publicada a deciso agravada em 17-12-99 (fls. 136), o recurso foi recebido no Tribunal de Justia de Minas Gerais em 27-12-99 (fls. 02), depois de escoado o prazo para sua interposio, que de cinco dias, nos termos do art.28 da Lei n 8.038/90. Salientou ainda a deciso que, a teor do artigo 798 do Cdigo de Processo Penal, os prazos em matria criminal so contnuos e peremptrios, no se suspendendo durante o curso das frias e recesso forenses. Surpreendido com o rumo da deciso, e no acreditando ter cometido um erro de contagem de prazo, o advogado do agravante colheu os seguintes elementos para uma reflexo: O dies a quo - 17-12-99 - caiu em uma sexta-feira. O dia 24 de dezembro, vspera de Natal, foi tambm sexta-feira. E o digno presidente do Eg. Tribunal de Justia de Minas Gerais houve por bem, e mui justamente, determinar o fechamento extraordinrio do foro nesse dia. O Dirio do Judicirio publicado em Belo Horizonte, edio de 11 de dezembro do mesmo ano, incluiu portaria a respeito da suspenso do expediente no dia 24. Por sinal, a portaria foi at muito salutfera ao esclarecer que os prazos que vencessem no dia ficavam prorrogados. Intrigado com o porqu da portaria, recordou-se o advogado de que na Justia Federal, includos os Tribunais Superiores, h uma espcie de frias de fim de ano, pela lei chamadas feriados (Feriado de Papai Noel, como as denominou o advogado), que se estendem de 20 de dezembro a 6 de janeiro, inclusive, nos termos da Lei 5.010/66, privilgio de que no desfruta a operosa justia estadual mineira. Com esses dados, o advogado entendeu que o recurso era sim - tempestivo. E tomou, embora cerca de um ms depois de publicada a deciso, a providncia que lhe pareceu adequada. Pergunta-se: a) Era tempestivo o agravo? Por que? b) Supondo-se que, de fato, tenha sido tempestivo, ainda podia ser tomada alguma medida ou recurso em favor da defesa do ru agravante? Afirmativa a resposta, qual? Por que? c) Essa medida ou recurso, se cabvel, seria de ser apreciada por qual juiz ou tribunal? Encaminhada a quem? Questo 02

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Tendo havido uma discusso em um bar, verificou-se que Paulo Lus, desmotivadamente, deu um soco na face de Joo, com quem discutia. Esse, ento, revidou a agresso que estava recebendo com um outro soco em Paulo, que caiu ao cho, desnorteado. Joo, passou a chutar Paulo violentamente, embora ele no estivesse mais agredindo-o. Paulo, ao recobrar-se, segundos depois da queda, conseguiu sacar o revlver que trazia consigo e desferiu, do cho, um nico disparo em Joo, acertando-o no trax. Joo, ferido e assustado, cessou os chutes, afastando-se rapidamente. A seguir, Paulo se levantou, com a arma em punho, e foi-se embora. Dois dias depois Joo morreu no hospital, em virtude dos ferimentos provocados pelo disparo que sofreu. Processado criminalmente por homicdio, Paulo alega ter agido em legtima defesa. Pergunta-se: Procede a alegao de legtima defesa? Justifique, detalhadamente, a sua resposta, abordando todos os aspectos jurdicos da questo.

Questo 03 Dois policiais descobriram que uma quadrilha efetuara um assalto a um banco e estava fazendo a diviso do dinheiro no interior de um barraco na favela do buraco quente. Assim, partiram para l, e de revlver em punho invadiram o barraco, e, ameaando os componentes da quadrilha com armas nas mos, obrigaram que os bandidos lhes entregasse o dinheiro, vindo a amarrar-lhes posteriormente, ameaando-os de que, se acaso dissessem algo sobre aquele ocorrido iriam morrer. Aps o evento, os policiais dividiram o dinheiro entre eles, e no levaram nada ao conhecimento de suas chefias. Como se capitularia a conduta de tais policiais? Porque? Explique detalhadamente. BOA PROVA!

EXAME DE ORDEM MARO / 2004 2 ETAPA

REA: DIREITO DO TRABALHO


_____________________________________________________ S ABRA QUANDO AUTORIZADO.
1 Este caderno contm a Prova Prtico Profissional, composta de duas partes: 1 Parte: Redao de pea profissional. Valor: 5,0 ( cinco) pontos 2 Parte: Resposta a 03 ( trs ) questes prticas. Valores: Questo 01: ................ 2,0 ( dois ) pontos.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 02: ............... 2,0 ( dois ) pontos. Questo 03: ................ 1,0 ( um ) ponto. 2 Leia cuidadosamente cada questo proposta e faa o que lhe solicitado, A TINTA - azul ou preta nas folhas pautadas anexas. 3 NO SE IDENTIFIQUE COM O NOME OU NMERO DA OAB EM NENHUMA DAS PGINAS DESTE CADERNO NEM DAS FOLHAS PAUTADAS PARA RESPOSTA. A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expresso que possibilite a identificao do candidato ser anulada e a ela ser atribuida a nota 0 (zero). 4 Ser permitida a consulta a legislao, livros de doutrinas e repertrio de jurisprudncia, vedada, porm, a utilizao de obras que contenham formulrios e modelos de peas profissionais, de caderno de notas e de apostilas, livros de perguntas e de respostas, bem como de xerox de qualquer natureza.

FAA LETRA LEGVEL. DURAO DA PROVA: CINCO HORAS


DIREITO DO TRABALHO 1 PARTE: PEA PROFISSIONAL
Cludio Antnio, natural de Itanhandu/MG, procurou-o para que tomasse as medidas judiciais pertinentes para ver reconhecidos os seus crditos em relao sua ltima empregadora. Informou ser casado com Clotildes Ferro Antnio, sem ter filhos, e que desde maro de 2000 residia em Belo Horizonte, na P. dos Milionrios, 11, bairro Santa Terezinha, CEP 31.001-001. Apresentou sua CTPS (de n 11.111, srie 22, sendo seu CPF 333.444.555-66) onde se v que fora contratado por Emergncia Servio Temporrio Ltda., empresa sediada e estabelecida em Contagem, na rua das Chagas 22, centro, CEP 30.999-900, CNPJ

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

33.444.555/0001-66. Na CTPS, no local destinado a anotaes gerais, lanara o empregador a observao de que a contratao se fazia sob o regime de trabalho temporrio. Cludio ainda apresentou cpia de instrumento contratual onde noticiado que a contratao se fazia para trabalhar como tintureiro na Fbrica de Uniformes Pilo Ltda., empresa tambm sediada em Contagem, onde estava estabelecida na av. dos Cardosos, 7777, bairro Industrial, CEP 31.100-800, CNPJ 66.777.888/0001-99, e que contava com escritrios em todas as capitais dos estados. Nesta fbrica trabalhou de 25 de novembro de 2002 a 20 de fevereiro de 2004. Quando da contratao tomara conhecimento de que a empresa onde iria trabalhar (Fbrica de Uniformes Pilo Ltda) sara vitoriosa em procedimento licitatrio do Estado de Minas Gerais, devendo fornecer, no prazo de 120 dias contados de outubro de 2002, uniformes para as escolas pblicas de todo Estado. Durante o curso do contrato ficou sabendo que a empresa tomadora dos servios vinha vencendo outras licitaes em diversos Estados do Pas desde 1997, sendo certo que a empregadora de Cludio fornecia, tambm desde 1997, metade dos empregados para a fbrica (empresa tomadora). No local em que trabalhava estava subordinado diretamente ao chefe do setor de produo, empregado da empresa tomadora dos servios.

Cumpria jornadas de trabalho de 07:00 s 20:00 horas com uma hora de intervalo, de segunda feira a sbado, com horrios anotados em cartes de ponto. O salrio pago durante todo o perodo do contrato fora fixado em R$2.000,00 mensais (ltimo salrio pago foi o relativo ao ms de janeiro de 2004), sendo certo que os empregados da empresa tomadora dos servios, com a mesma qualificao e executando os mesmos servios, por fora das convenes coletivas de trabalho da categoria, recebiam o piso mensal de R$3.500,00. Quando do rompimento do vnculo fora comunicado por um representante da empregadora (Emergncia Servio Temporrio Ltda.) que estava dispensado e nada tinha a receber uma vez que estaria trabalhando em regime de trabalho temporrio. Durante o curso do contrato recebera apenas os seus salrios (em sentido estrito) com os descontos legais. Jamais gozou frias ou recebeu qualquer outra parcela. Solicitara CEF um extrato analtico do FGTS, que lhe foi entregue sem registro de depsitos.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

FORMULE A PETIO INICIAL LIQUIDANDO APENAS OS PEDIDOS RELATIVOS S VERBAS RESCISRIAS E MULTAS PASSVEIS DE LIQUIDAO.

DIREITO DO TRABALHO 2 PARTE: QUESTES PRTICAS


Questo 01 O Reclamante Y compareceu audincia inicial quando foram as partes expressamente intimadas de que deveriam comparecer para prestar depoimento pessoal, sob as penas da lei, na audincia de instruo designada em prosseguimento pelo Juiz. Na audincia de instruo, deveria ser produzida a prova dos fatos litigiosos, quais sejam, horas extras e desvio de funo, ambos negados pela Reclamada. Registre-se, por oportuno, que nenhuma prova havia sido produzida pelas partes nos autos. Em face da ausncia injustificada do Reclamante audincia de instruo, indaga-se: Qual requerimento deve ser feito pelo advogado da Reclamada, e quais os efeitos processuais da advindos? Fundamente sua resposta. Questo 02 Empregado labora desde 02.05.2001, estando o contrato em vigor, de segunda a sbado, sem intervalo, nos seguintes horrios seqenciais, com variao a cada 10 dias: de 06:00 s 14:00; de 14:00 s 22:00; de 22:00 s 6:00 horas. Recebe, mensalmente, o salrio mnimo legal. No h negociao coletiva trabalhista tratando desse tema quanto referida

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

empresa. Como Procurador deste empregado, arrole seus direitos no tocante ao problema exposto. Fundamente sua resposta. Questo 03 Qual o momento prprio para a argio da contradita? Caso indeferida, na audincia trabalhista, que medida dever tomar o advogado que a argiu? Fundamente sua resposta.

Boa Prova!

EXAME DE ORDEM MARO / 2004 2 ETAPA

REA: DIREITO ADMINISTRATIVO


_____________________________________________________

S ABRA QUANDO AUTORIZADO.


1 Este caderno contm a Prova Prtico Profissional, composta de duas partes: 1 Parte: Redao de pea profissional. Valor: 5,0 ( cinco) pontos 2 Parte: Resposta a 03 ( trs ) questes prticas. Valores: Questo 01: 1,5 ( um e meio ) pontos. Questo 02: 2,0 ( dois ) pontos. Questo 03: 1,5 ( um e meio) pontos. 2 Leia cuidadosamente cada questo proposta e faa o que lhe solicitado, A TINTA - azul ou preta nas folhas pautadas anexas. 3 NO SE IDENTIFIQUE COM O NOME OU NMERO DA OAB EM NENHUMA DAS PGINAS DESTE CADERNO NEM DAS FOLHAS PAUTADAS PARA RESPOSTA. A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expresso que possibilite a identificao do candidato ser anulada e a ela ser atribuda a nota 0 (zero).

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

4 Ser permitida a consulta a legislao, livros de doutrinas e repertrio de jurisprudncia, vedada, porm, a utilizao de obras que contenham formulrios e modelos de peas profissionais, de caderno de notas e apostilas, de livros de perguntas e respostas, bem como de xerox de qualquer natureza.

FAA LETRA LEGVEL. DURAO DA PROVA: CINCO HORAS


DIREITO ADMINISTRATIVO

1 PARTE: PEA PROFISSIONAL


Joana Clementina e Paulo Ramos dirigem-se ao seu escritrio profissional e narram-lhe o seguinte fato: No dia 20/03/2004, por volta das 10:00 horas, Joana encontrava-se no nibus n 2048, de propriedade da concessionria Viao Mineira Ltda, no itinerrio Bairro Padre Eustquio - Mangabeiras. Na Av. Afonso Pena, encontrando-se o veculo em alta velocidade teve, o condutor do mesmo, para evitar coliso com outro veculo de passageiro, que acionar os freios, bruscamente, levando Joana, que estava de p, a cair no corredor do veculo, e, em conseqncia, sofrer diversas fraturas. Paulo, a seu turno, no dia 22/03/2004, s 16:00 horas, se aproximava de um dos pontos do mesmo nibus, localizado na Av. Afonso Pena, quando verificou que o veculo estava chegando, e, com o receio de perd-lo, correu em direo ao ponto, momento em que perdeu o equilbrio, caindo na frente do nibus em movimento, tendo este passado sobre as suas pernas, fraturando-as. Os dois desejam saber se tm direito a indenizao por danos materiais e morais. Em caso positivo, a ao deve ser intentada contra a empresa concessionria, contra a BHTRANS, entidade da Administrao Indireta do Municpio, contra o Municpio de Belo Horizonte ou contra os trs em litisconsrcio? Desejam saber tambm se a responsabilidade, no caso, ser subjetiva ou objetiva? Voc deve emitir PARECER, respondendo os questionamentos acima, examinando cuidadosamente a situao de cada um e considerando os fatos, a doutrina e a jurisprudncia pertinente.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

O PARECER DEVE OBSERVAR A FORMA E A ESTRUTURA PRPIAS.

DIREITO ADMINISTRATIVO 2 PARTE: QUESTES PRTICAS


Questo 01 Joo Campos de Oliveira, depois de aprovado em concurso pblico devidamente homologado, foi nomeado e empossado no cargo de Engenheiro Agrnomo, lotado na Delegacia Regional do Ministrio da Agricultura em Minas Gerais. Vinte seis meses depois, Joo foi exonerado sob a alegao da autoridade competente de que o mesmo no obteve a avaliao mnima no estgio probatrio. A autoridade chegou a essa concluso baseando-se em informaes prestadas pelo chefe imediato de Joo, por seus colegas de trabalho e pelo Diretor de Pessoal. Inconformado com a medida administrativa, Joo contratou os seus servios profissionais. Qual a sua orientao? Explique e fundamente a resposta. Questo 02 O Presidente do Instituto de Saneamento Bsico, autarquia do Municpio de Quincas Borba, pretende editar, por ato normativo daquela Presidncia, novo regulamento para os servidores de seu quadro, com as seguintes regras: a) o regime jurdico geral ser o estatutrio, salvo para atividades de vigilncia, conduo de veculos e servios gerais, que sero submetidas a regime celetista; b) os servidores estatutrios sero submetidos a regime prprio de previdncia e os celetistas a regime geral de previdncia social. Responda, de modo fundamentado, sob o ponto de vista formal e material, se a medida juridicamente adequada. Questo 03 O Muncpio de Belo Horizonte tombou imvel de propriedade de Jlio Capistrano. Trata-se de uma casa construda na dcada de vinte do sculo passado, por consider-lo de excepcional valor cultural e histrico. Em decorrncia do tombamento e da consequente impossibilidade de demolio da casa para construo de edifcios residenciais ou para realizao de outro tipo de empreendimento no local, o valor venal do imvel, que era avaliado antes do tombamento em R$ 1.000.000,00 (um milho de reais) , passou a ser, conforme estimativa de seu cliente, baseada em contatos informais com corretores, da

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

ordem de R$ 200.000,00. Pergunta-se: seu cliente tem direito a pleitear indenizao pela desvalorizao do imvel? Justifique sua resposta. BOA PROVA!

EXAME DE ORDEM MARO / 2004 2 ETAPA

REA: DIREITO TRIBUTRIO


_____________________________________________________ S ABRA QUANDO AUTORIZADO.
1 Este caderno contm a Prova Prtico Profissional, composta de duas partes: 1 Parte: Redao de pea profissional. Valor: 5,0 ( cinco) pontos 2 Parte: Resposta a 03 ( trs ) questes prticas. Valores: Questo 01: 1,5 (um e meio) pontos. Questo 02: 1,5 (um e meio) pontos. Questo 03: 2,0 (dois) pontos. 2 Leia cuidadosamente cada questo proposta e faa o que lhe solicitado, A TINTA - azul ou preta nas folhas pautadas anexas. 3 NO SE IDENTIFIQUE COM O NOME OU NMERO DA OAB EM NENHUMA DAS PGINAS DESTE CADERNO NEM DAS FOLHAS PAUTADAS PARA RESPOSTA. A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expresso que possibilite a identificao do candidato ser anulada e a ela ser atribuda a nota 0 (zero). 4 Ser permitida a consulta a legislao, livros de doutrinas e repertrio de jurisprudncia, vedada, porm, a utilizao de obras que contenham formulrios e modelos de peas profissionais, de caderno de notas e de apostilas, de livros de perguntas e de respostas, bem como de xerox de qualquer natureza.

FAA LETRA LEGVEL. DURAO DA PROVA: CINCO HORAS

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

DIREITO TRIBUTRIO

1 PARTE: PEA PROFISSIONAL


Certo comerciante, por dificuldades financeiras, est h seis meses sem recolher o ICMS devido pelas vendas que realiza. Por causa desse dbito, teve indeferido pelo Chefe da Administrao Fazendria de Belo Horizonte o seu requerimento de autorizao para a impresso de notas fiscais, formalidade imprescindvel para o prosseguimento de suas atividades. Elabore um mandado de segurana contra o ato de indeferimento.

DIREITO TRIBUTRIO 2 PARTE: QUESTES PRTICAS

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Questo 01 Sabendo que a empresa X nada recolheu a ttulo de COFINS relativamente ao ms de abril de 1999 e que at hoje no foi fiscalizada ou notificada pela Receita Federal quanto a esse dbito, responda: a) Subsiste ainda hoje a obrigao de pagar o tributo? b) Em caso de resposta afirmativa questo anterior, e pretendendo a empresa proceder ao pagamento, h acrscimos legais devidos? Quais? Questo 02 Em dezembro de 1992, a Unio Federal, visando a estimular o desenvolvimento de certa regio, isenta de IPI por dez anos as empresas automotivas que l se instalem at o final de 1997. Em 2002, diante da apurao de uma srie de casos de corrupo na concesso do incentivo e considerando, de todo modo, que as exigncias para o seu gozo foram muito brandas (j que o nmero de empregos que se esperava criar no foi atingido, em razo da crescente automao do setor), edita o Congresso Nacional lei acrescentando novas exigncias para a fruio da iseno e determinando a cessao do favor para os contribuintes que no se adaptassem a tais requisitos num prazo de seis meses. Tal lei vlida? Questo 03 A planta de valores editada pela Lei municipal n 100, de 1989, para fim de apurao da base de clculo do IPTU, nunca foi modificada pela Cmara dos Vereadores, estando at hoje em vigor, apesar da enorme valorizao que os imveis de diversas regies da cidade sofreram nesse interregno. Por causa disso - e mesmo com a correo monetria anual dos valores constantes da planta, autorizada pela lei - os proprietrios de inmeros imveis vm pagando imposto muito inferior sua verdadeira capacidade contributiva, com ofensa isonomia e prejuzo para o Errio municipal. Para corrigir essa situao, o Prefeito edita decreto baixando nova planta de valores, elaborada aps criterioso estudo sobre o verdadeiro valor venal dos imveis tributveis. Pergunta-se: a atitude do Prefeito encontra respaldo na Constituio, tal como interpretada pelo STF? BOA PROVA!

EXAME DE ORDEM MARO / 2004 2 ETAPA

REA: DIREITO COMERCIAL


_____________________________________________________ S ABRA QUANDO AUTORIZADO.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

1 Este caderno contm a Prova Prtico Profissional, composta de duas partes: 1 Parte: Redao de pea profissional. Valor: 5,0 ( cinco) pontos 2 Parte: Resposta a 03 ( trs ) questes prticas. Valores: Questo 01: 1,5 (um e meio) pontos. Questo 02: 1,5 (um e meio) pontos. Questo 03: 2,0 (dois) pontos. 2 Leia cuidadosamente cada questo proposta e faa o que lhe solicitado, A TINTA - azul ou preta nas folhas pautadas anexas. 3 NO SE IDENTIFIQUE COM O NOME OU NMERO DA OAB EM NENHUMA DAS PGINAS DESTE CADERNO NEM DAS FOLHAS PAUTADAS PARA RESPOSTA. A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expresso que possibilite a identificao do candidato ser anulada e a ela ser atribuida a nota 0 (zero). 4 Ser permitida a consulta a legislao, livros de doutrinas e repertrio de jurisprudncia, vedada, porm, a utilizao de obras que contenham formulrios e modelos de peas profissionais, de caderno de notas e de apostilas, de livros de perguntas e de respostas, bem como de xerox de qualquer natureza.

FAA LETRA LEGVEL. DURAO DA PROVA: CINCO HORAS

DIREITO COMERCIAL

1 PARTE: PEA PROFISSIONAL


Em 06 de outubro de 2.002, Joo Gomes emitiu uma nota promissria, devidamente formalizada, para Jos Venturini, no valor de R$ 20.000,00, com vencimento estipulado para o dia 06 de janeiro de 2.003.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

A emisso da referida cambial estava relacionada com uma dvida proveniente de aposta entre o emitente e o beneficirio. Inocorrendo o pagamento voluntrio da nota promissria na poca prevista, Jos Venturini, em 29 de abril de 2.003 (tera-feira), apresentou-a para protesto, que foi lavrado e registrado no prazo legal. Posteriormente, mencionada cambial foi endossada em preto para Pedro Colombo, no tendo o endossante, todavia, datado o endosso. Irresignado com a falta de pagamento voluntrio da cambial, apesar das diversas tentativas para receb-la amigavelmente, Pedro Colombo, na condio de terceiro de boa f, em 1 de abril de 2.004, alicerado no referido ttulo, ajuizou uma execuo em desfavor de Joo Gomes e Jos Venturini realizando-se, conseqentemente, a penhora em bens dos executados, que foram intimados do aludido ato na data de 23 de abril de 2.004 (sexta-feira). Como advogado(a) contratado(a) pelos executados, elabore a pea adequada para a defesa dos mesmos.

DIREITO COMERCIAL 2 PARTE: QUESTES PRTICAS


Questo 01 Antnio e Benedito constituram sociedade empresria sediada em Belo Horizonte, que adotou o nome empresarial Sol e Mar Turismo Ltda, cujos atos constitutivos foram devidamente arquivados, em fevereiro de 2003, na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais. Em viagem de frias para o Esprito Santo, Antnio constatou que, no municpio de Guarapari, existe outra sociedade, tambm atuante no ramo do turismo, que adota idntico nome empresarial Sol e Mar Turismo Ltda. Na oportunidade, Antnio dirigiu-se Junta

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

Comercial do Estado do Esprito Santo e confirmou a inscrio da referida sociedade, que arquivou seus atos constitutivos em junho de 2003. Antnio e Benedito, receosos de que a sociedade da qual so scios venha a ser confundida com a existente em Guarapari-ES, formula consulta sobre a possibilidade de ser proposta medida judicial para que a Sol e Mar Turismo Ltda capixaba deixe de usar tal expresso como seu nome empresarial. Responda a consulta, analisando todos os aspectos do problema. Questo 02 Pedro, Ado e Jos so scios de uma sociedade limitada que tem por objeto o comrcio de produtos alimentcios, detendo, cada um, 1/3 (um tero) das quotas em que se divide o capital social. No contrato da sociedade h clusula prevendo o direito de preferncia dos scios em relao a terceiros no caso de cesso de quotas. No tendo localizado bens passveis de penhora, um credor particular de Pedro requereu, nos autos de execuo j ajuizada, que fossem penhoradas as quotas de Pedro no capital da mencionada sociedade. A penhora pode ser concretizada? Analise todos os aspectos da questo.

Questo 03 Jos, solteiro, maior, comprou um apartamento da Construtora Casa Nova Ltda., assinando a escritura definitiva em 22 de maio de 2001 e registrando-a em 30 de julho de 2001. Em agosto de 2003, mediante promessa particular de compra e venda, Jos vendeu o imvel a Patrcia, solteira, maior, outorgando-lhe, na mesma oportunidade, procurao pblica, com poderes especiais para outorgar a escritura definitiva de referido apartamento, tomando todas as providncias necessrias referida transferncia. A escritura foi lavrada em 15 de dezembro de 2003 e o ITBI foi pago. Quando Patrcia tentou registrar a escritura, no obteve xito porque a Construtora Casa Nova Ltda. teve sua falncia decretada em 17 de setembro de 2003, e o juiz fixou, como termo legal da falncia, o dia 21 de maio de 2001 e, por ofcio aos Ofcios de Registro de Imveis da Comarca, tornou indisponveis todos os imveis registrados em nome da falida at aquela data. Ato contnuo, o imvel foi arrecadado pelo sndico. Patrcia, ansiosa pela soluo da questo, questiona o que fazer e se dever agir em nome prprio ou como procuradora de Jos.

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

BOA PROVA!

1 ETAPA / PROVA OBJETIVA Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 Resposta A C B D D B B C D B B C D A B C A C B D C A D A D C B D C A C D A C B D B Obs:


- RETIFICAO DO GABARITO - RESPOSTA CORRETA A LETRA " A " -

Ordem dos Advogados do Brasil


Seo Minas Gerais Comisso de Exame de Ordem

38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

D A C B C B D B C D C D D C C C B B C A C C D

You might also like