You are on page 1of 17

CET CENTRO DE EDUCAO TECNOLGICA DE TERESINA CURSO SUPERIOR EM SISTEMAS PARA INTERNET PROF.

. PDUA AUTOR(ES) FRANCISCO MARCOS FERRAZ DA SILVA FRANCISCO ANDR FILHO TLIO LUSTOSA

PROJETO DE PESQUISA WEBSERVICES

TERESINA - PI 2012

AUTOR(ES) FRANCISCO MARCOS FERRAZ DA SILVA FRANCISCO ANDR FILHO TLIO LUSTOSA

PROJETO DE PESQUISA WEBSERVICES

Pesquisa desenvolvida na disciplina de Desenvolvimento de Sistemas Distribudos, sob a orientao do Professor Pdua Mendes.

TERESINA - PI 2012

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE QUADROS

LISTA DE GRFICOS

LISTA DE TABELAS

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

LISTA DE SMBOLOS

SUMRIO

1 INTRODUO ......................................................................................................9 2 WEBSERVICES ....................................................................................................10 3 PROTOCOLO........................................................................................................10 3.1 TIPOS DE PROTOCOLO................................................................................................10 4 FUNCIONAMENTO WEBSERVICE......................................................................11 5 WEBSERVICES SOLUO PARA DISPONIBILIZAO DE SERVIOS NA WEB .................................................................................................................................14 6 FINALIZANDO......................................................................................................15 REFERNCIAS........................................................................................................16 GLOSSRIO.............................................................................................................16

9
1 INTRODUO

Seguindo a evoluo e padronizao da internet como um meio de comunicao, surgiram ento no mercado novas ferramentas de desenvolvimento como o ASP.NET da Microsoft e novos padres como os WebServices, o qual tentaremos discutir nesse artigo. O WebServices veio preencher uma lacuna no mercado que era a necessidade de integrao entre os mais diversos ambientes existentes que no falavam entre si por falta de um "Padro" e fortalecer o desenvolvimento distribudo de forma a trabalhar em conjunto com os novos recursos de comunicao que a internet oferece.

10
2 WEBSERVICES

Quando a Internet comeou a se popularizar, por volta dos anos 90, as tecnologias presentes permitiam voc se conectar a um site e baixar o contedo deste. O HTML (Hiper Text Markup Language) era a linguagem "de fato" que permitia a apresentao da informao presente na rede. Nos ltimos anos, porm, novas tecnologias e frameworks de desenvolvimento esto surgindo, permitindo uma maior integrao entre os diversos aplicativos e servios disponveis na internet. Este novo modelo em crescimento deve tratar tarefas complexas, como o gerenciamento de transaes, atravs da disponibilizao de servios distribudos que utilizem interfaces de acesso simples e bem definidas. Esses servios ou aplicativos distribudos so conhecidos como Web Services.

3 PROTOCOLO

Existem

algumas

especificaes

tecnologias

definidas

para

modelagem ou utilizao de Webservices. H alguns requisitos que precisam ser atendidos para o desenvolvimento de servios baseados na Internet como: Uma forma comum de representar os dados. Um formato de mensagem comum e extensvel. Uma linguagem que descreva o servio e que seja comum e extensvel. Um mecanismo para localizar os servios em Web sites especificos. Um mecanismo para descobrir os provedores de servio. O XML (Extensible Markup Language) foi a escolha natural para o modo de representao dos dados. Existem muitas especificaes que utilizam o XML para representao de dados, assim como os esquemas de XML para descrever os tipos de dados.

3.1 TIPOS DE PROTOCOLO

So usados em Webservices os protocolos:

11
SOAP (Simple Object Access Protocol) um protocolo leve para troca de informaes; WSDL (Web Services Description Language) uma linguagem baseada em XML, o qual facilita a documentao das mensagens que o Webservice aceita e gera DISCO (Discovery Protocol) define um formato para o documento discovery e um protocolo para devolver esse documento. UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) este protocolo tem como funo para os fornecedores do servio anunciarem a existncia de seus servios e para os consumidores localizarem os servios de seu interesse. Aps o definido acima, podemos afirmar resumidamente que um XML Web Service como um servio de software publicado na Web atravs do SOAP, descrito com um arquivo WSDL e registrado em UDDI. Temos por fim o WS-I que o consrcio que garante a interoperabilidade entre os Webservices ( http://www.ws-i.org/) de forma a garantir que sempre os webservices possam conversar entre-si.

4 FUNCIONAMENTO WEBSERVICE

Mostraremos aqui, resumidamente, como funcionam basicamente Webservices.

os

12

Para ilustrar a utilizao de Webservices em uma situao imaginemos um site de vendas pela Internet, que necessita

real, o

validar

crdito do comprador antes de proceder com a venda. O sistema ento acessa um servio (Web Service) que cuida de todos os passos necessrios verificao de crdito: checa o histrico das compras efetuadas pelo consumidor na empresa, checa a situao de crdito do consumidor no sistema pblico, etc. O Web Service obtm estes dados e retorna a situao de crdito deste consumidor para o site. Este apenas um exemplo, entre tantos, de utilizao de Web Services. Em cima do esquema mostrado temos ainda resumidamente o funcionamento do servio: SOAP

13
WSDL

UDDI

14
5 WEBSERVICES SOLUO PARA DISPONIBILIZAO DE SERVIOS NA WEB

WebServices um dos assuntos mais tratados no momento pela facilidade de integrao entre ambientes diferentes, e por est seguindo uma linha de padronizao permitindo a total integrao, ou seja, no importa qual plataforma ou linguagem que foi desenvolvido o Webservice, os protocolos iro garantir que o sistema funcione 100% e ainda garantindo a escalabilidade do mesmo como pode ser visto na imagem abaixo:

Como podemos ver, no importa a plataforma, mas sim os padres utilizados que iro garantir o funcionamento e a interoperabilidade do servio.

15
6 FINALIZANDO

principal

vantagem

de

usarmos

Webservices

define-se

em

FLEXIBILIDADE, FACILIDADE e ACEITAO. Outras iniciativas nesse sentido foram tambm concebidas como o CORBA(Common Object Request Broker Architeture) ou como o DCE (Distributed Computing Environment), porm nenhuma delas teve a fora como o SOAP, por sua simplicidade, facilidade de implementao e uso de protocolos padres da web e do XML. O campo para uso de Webservices grande e este realmente tende a ser o grande momento na internet, o oferecimento de servios e consulta de dados para todos e em qualquer lugar do planeta, bastando esta plugado na grande rede.

16
REFERNCIAS

http://imasters.com.br/artigo/1680/web-services/visao-geral-sobre-webservices

http://imasters.com.br/artigo/3561/webservices/web_services_para_iniciantes/

http://www.iweb.com.br

http://devedge-temp.mozilla.org/

http://www.linhadecodigo.com.br/

http://cantinhodomanel.blogspot.com.br/2007/08/o-que-so-web-services.html

http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc564893.aspx

GLOSSRIO

17

You might also like