You are on page 1of 13

Comunicao como prtica educacional

Clarissa Diniz DIGENES1

Resumo Tanto a comunicao como a educao precisa do dilogo para ser compreendida entre os sujeitos envolvidos. A educao comunicao, a discusso de um assunto, em que os participantes no so apenas espectadores, mas pessoas ativas que podem problematizar e tentar mudar a sua realidade. Utilizar os meios de comunicao durante o processo educativo uma das maneiras encontradas para estimular jovens e adultos a se expressarem e mostrarem as suas opinies e idias, reconhecendo, assim, que so produtores de cultura. Esse artigo faz um panorama sobre como se d a relao educao/ comunicao e tem como objeto de pesquisa as oficinas de formao em rdio-escola que foram realizadas no Assentamento Santana, municpio de Monsenhor Tabosa, interior do estado do Cear, pela ONG Catavento. Palavras-chave: Comunicao, educao, participao, dilogo.

1. A evoluo da comunicao A comunicao humana tem incio desde que os homens primitivos se agrupavam em pequenas sociedades. Nessa poca, os homens se comunicavam entre si por meio de gritos ou grunhidos, gestos ou utilizando objetos para produo de sons. Com o aparecimento da linguagem oral, a comunicao entre os homens ficou mais compreensvel entre eles. Cada grupo social criava seus prprios cdigos lingsticos para que houvesse o dilogo. Porm, a linguagem oral possui algumas limitaes, por exemplo, no h como registrar e arquivar e no possvel atingir longo alcance. Para fixar suas mensagens e idias, os homens utilizavam os desenhos nas cavernas e, mais tarde, criaram a linguagem escrita. A escrita inicialmente seguia a mesma seqncia que a lngua falada. Nos primeiros pictogramas, signos que guardam correspondncia direta entre o desenho e o
1

Estudante de graduao em Jornalismo na UNIFOR, Fortaleza, Cear. Membro da ONG Catavento,

Fortaleza, Cear.

objeto representado, a seqncia dos signos reproduzia a cronologia dos eventos narrados. Um acontecimento interessante na histria da humanidade foi quando os homens perceberam que as palavras ou nomes de objetos compunham-se por unidades de som, os fonemas. Com os fonemas, os signos podiam representar as unidades de som e no mais objetos ou idias. O fato de os signos grficos passarem a representar unidades de som menores que as palavras deu origem ao conceito de letras. Com isso facilitou o maior alcance da linguagem escrita, pois qualquer pessoa podia aprender a combinar os sons sem ter que conhecer as equivalncias dos signos grficos com idias e objetos determinados. O autor, Juan Bordenave (2003), no seu livro, O que Comunicao, fala que apesar de existirem os alfabetos, por muitos sculos, a cultura transmitiu-se oralmente, pois no havia uma maneira prtica e rpida para a transmisso das informaes escritas de um determinado local para outros mais distantes, a maioria das informaes era feita em pedras e pergaminhos de couro. Antes do advento da imprensa, j havia redes organizadas de comunicao funcionando na Europa, controladas e estabelecidas por instituies e/ou pessoas importantes da poca, como a Igreja Catlica, que utilizava essas redes de comunicao para ter contato com o clero e as elites polticas dispersas pelo continente; autoridades polticas dos estados e principados, essas redes serviam para facilitar a administrao e a pacificao de cada territrio; e, os negociantes que criaram sua prpria forma de comunicao para fornecer informaes aos seus clientes. Alm disso, as informaes tambm eram transmitidas s cidades e aldeias atravs das redes de comerciantes, mascates e entretenedores ambulantes, tais como contadores de histrias e trovadores. Ao se reunirem em espaos pblicos de uma localidade, relatavam acontecimentos ocorridos em lugares mais distantes. Essas redes de comunicao se desenvolveram e deram origem aos correios e a imprensa para produo e disseminao de notcias. A evoluo da linguagem aconteceu paralelamente ao desenvolvimento dos meios de comunicao. Johann Gutenberg, em 1440, foi um dos precursores da imprensa com a criao de tcnicas de fundio de metal para a impresso de textos. Com o surgimento da imprensa, a difuso das notcias acontecia em espao de tempo cada vez menor. Alm disso, a nova forma de comunicao produziu um novo fluxo de

dados, grficos, mapas e teorias na poca, tambm contribuiu para o surgimento das lnguas nacionais. A inveno da fotografia teve um impacto muito forte sobre o desenvolvimento da comunicao visual, pois possibilitou a ilustrao de livros, jornais e revistas; inspirou o cinema, primeiro mudo, mais tarde sonoro; aliada a eletrnica, culminou na transmisso das imagens via televiso. Outro veculo importante criado foi o rdio que por meio da voz de homens e mulheres foi possvel se divertir e ficar informado dos acontecimentos locais e nacionais. Desde a sua criao, os meios de comunicao influenciam e interferem na vida dos indivduos que de alguma forma participam dele, sendo emissor ou receptor da mensagem que transmitida.

2. Para que serve a comunicao?

A comunicao uma necessidade para qualquer pessoa. Juan Daz, em seu livro O que Comunicao, enumera funes destinadas comunicao:
Funo instrumental: satisfaz necessidades materiais ou espirituais da pessoa; funo informativa: apresenta novas informaes; funo regulatatria: controla o comportamento dos outros, funo interacional: relacionamento com outras pessoas; funo de expresso pessoal: forma de identificar e expressar seu prprio eu; funo heurstica ou explicativa: explora o mundo dentro e fora da pessoa. (BORDENAVE, 2003: 46).

A comunicao est presente em todo momento na vida de um ser humano que vive em sociedade, seja, na sua casa, ao dirigir um automvel, no ambiente de trabalho, na escola. O que seria dos homens e mulheres se no houvesse o ato de comunicar entre eles? a partir da comunicao que uma sociedade estabelece a sua cultura, seus hbitos, valores e crenas. durante o processo comunicativo que o homem transmite seus pensamentos, idias e cria relaes com outros homens.
A comunicao serve para que as pessoas se relacionem entre si, transformando-se mutuamente e a realidade que as rodeia. Sem a comunicao cada pessoa seria um mundo fechado em si mesmo. Pela comunicao as pessoas compartilham experincias, idias e sentimentos. Ao se relacionarem como seres interdependentes, influenciam-se mutuamente e, juntas, modificam a realidade onde esto inseridas (BORDENAVE, 2003: 36).

Sabe-se que a comunicao fundamental para estabelecer a organizao de todo grupo social. Mas, ento, como seria a nossa sociedade se no houvesse os meios de comunicao? H bastante tempo, os recursos miditicos fazem parte do nosso cotidiano, hoje em dia, j no possvel pensar a comunicao sem as suas formas de mediao. Os meios de comunicao, desde a sua criao, interferem no cotidiano das pessoas, pois produzem novas formas de interao entre as pessoas; cria relaes de intimidade, mesmo que no seja recproca, entre pessoas que no se conhecem face a face, como o caso de fs com seus dolos; possibilita que pessoas conheam outras experincias e/ou lugares muito distantes de onde esto. O processo de auto-formao cada vez mais alimentado por materiais mediados, que apresentam vrias opes aos indivduos. Diante da tempestade de informaes que so transmitidas diariamente, cabe ao receptor selecionar as que lhes so de maior interesse, filtrando as outras. A mdia no domina as aes e os pensamentos das pessoas, o prprio ser humano, que a partir dos recursos simblicos que lhe so disponveis, vai construindo a sua identidade.

3. Relao entre comunicao e educao

Durante o processo comunicativo, no h sujeitos passivos, pois o que caracteriza a comunicao dilogo entre os envolvidos. Para que a relao comunicativa acontea de forma eficiente preciso que os sujeitos estejam dentro de um mesmo sistema de signos lingsticos. A mensagem comunicada s ter significao se os participantes do processo estiverem compreendido o que o receptor pretendeu comunicar. Da mesma forma, isso acontece na educao, pois esta comunicao, dilogo. um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a compreenso de um assunto, e no a transmisso ou extenso sistemtica de um saber dado por uma nica pessoa. A educao deve ser uma construo de pensamentos e idias, em que os sujeitos envolvidos devero ter liberdade para se expressar e o educador deve ter respeito ao ouvir as opinies de seus estudantes. Ensinar no transferncia de conhecimento, mas uma forma de interveno no mundo. 4

A tarefa do educador problematizar aos educandos o contedo que os mediatiza, e no a de dissertar sobre ele, de d-lo, de estend-lo, de entreg-lo, como se se tratasse de algo j feito, elaborado, acabado, terminado. Neste ato de problematizar os educandos, ele se encontra igualmente problematizado. (FREIRE, 1985: 81)

Com a problematizao de um caso, ningum permanece como mero espectador, pois durante esse processo, os sujeitos envolvidos vo discutindo e abrindo novos caminhos de compreenso do objeto analisado. Para que a educao acontea de forma libertadora preciso que haja uma problematizao do mundo para que educando e educador analisem os fatos ocorridos de maneira crtica e, assim, possam mudar ou transformar a realidade em que vivem. A participao dos estudantes nas discusses em sala de aula propostas pelo professor uma oportunidade para que eles se expressem, aprendam a conviver com as opinies alheias, alm de questionarem sobre o mundo em que vivem propondo aes de mudanas. O papel do professor mediar essas discusses, levantando pontos que sejam interessantes e relevantes para o cotidiano dos estudantes, pois aquilo que no tem relao com o contexto do educando torna-se algo cansativo e no atrativo para o seu aprendizado. A educao precisa estar vinculada com a vida dos participantes. Porm, educar no apenas responsabilidade da escola, mas tambm da famlia, das relaes de amizade, das comunidades religiosas, dos movimentos sociais e, principalmente, dos meios de comunicao, j que fazem parte da vida diria das pessoas. Por isso a mdia no para ser somente entretenimento e diverso, mas tambm expressar a cultura local e nacional, ter informao educativa e contextualizada, preocupando-se com formao de cidados crticos. Uma boa maneira de tornar o aprendizado mais prazeroso e fazer com que os estudantes sejam sujeitos mais ativos da sua realidade levar para o processo educativo formas de comunicao e expresso.
Educar-se envolver-se em um processo de mltiplos fluxos comunicativos. O sistema ser tanto mais educativo quanto mais rica for a trama de interaes comunicaes que saiba abrir e por disposio dos educandos. Uma comunicao educativa concebida a partir dessa matriz pedaggica teria como uma de suas funes capitais a proviso de estratgias, meios e mtodos destinados a promover o desenvolvimento da competncia comunicativa dos sujeitos educandos. (KPLUN, 1999: 74)

3.1 Escola tradicional X Meios de comunicao de massa

Apesar de pesquisas e experincias que envolvam a relao educao/ comunicao (aqui chamamos de educomunicao2), constatem resultados favorveis a formao de indivduos mais crticos e ativos na nossa sociedade, a educao tradicional ainda realidade no nosso pas e apresenta muitos entraves para que essa relao realmente acontea e tenha sucesso. A educao tradicional o termo dado pedagogia utilizada em sala de aula em que professores se colocam como pessoas que sabem de tudo e transferem seus conhecimentos aos estudantes, estes so considerados como sujeitos que nada sabem. O que predomina palavra do professor. Por isso, os contedos e mtodos didticos utilizados costumam no ter relao com o cotidiano e o contexto social em que o estudante est inserido. Esse tipo de educao e o sistema de meios de comunicao no conseguem dialogar entre si devido aos fortes preconceitos e s resistncias existentes, um subestima ou desvaloriza o outro, ambos trabalham com conceitos diametralmente opostos. Exemplo disso, que a escola repousa sobre a lgica da razo, a grande mdia sobre a surpresa do acontecimento, o impacto e o emocional; um procura formar cidados, o outro consumidores. Uma das maneiras para transformar a educao tradicional preparar os educadores para as diversas possibilidades que tem direito no campo educacional, desenvolvendo trabalhos com os estudantes em que estimulem a sua criatividade e que sejam de interesse dos participantes e da sociedade, pois, assim, eles iro se reconhecer como produtores de cultura. Porm mudanas somente no campo educacional no adiantam, preciso mudar os sistemas de comunicao para que estes tambm sejam agentes de transformao social. A educao e a comunicao no podem caminhar dissociadas, como afirma Maria Tereza Freire (2000):

nos meios de comunicao que a educao encontra sua democratizao, a sua popularizao, pois suas atividades, suas transformaes e suas conquistas ultrapassam os espaos das discusses eruditas, os crculos culturais restritos e alcanam outras camadas da sociedade. Por intermdio da comunicao, que
2

Termo criado por Mario Kapln para designar a relao entre comunicao e educao.

testemunha e relata o caminhar da educao, a sociedade compreende o alcance das suas possibilidades e da sua formao cultural. Ainda, as mudanas profundas no nosso prprio modo de viver como indivduos sociais refletem-se na disponibilidade e na estrutura dos meios de comunicao. (FREIRE, 2000: 32)

por isso que, a partir de necessidades estruturais e dialgicas na educao brasileira, h educadores e comunicadores investindo e acreditando na rea da educomunicao.

3.2 O que caracteriza a educomunicao?

O nome novo, mas estudos dessa prtica acontecem h muito tempo. Nos anos 60, Paulo Freire j despertava para a necessidade de uma maior relao entre a comunicao e a educao. Para ele impossvel haver educao sem dilogo e comunicao.
E que um dilogo? uma relao horizontal de A com, B. nasce de uma matriz crtica e gera criticidade. Nutre-se do amor, da humildade, da esperana, da f, da confiana. Por isso, s o dilogo comunica. E quando os dois plos do dilogo se ligam assim, com amor, com esperana, com f um no outro, se fazem crticos na busca de algo. Instala-se, ento, uma relao de simpatia entre ambos. S ai h comunicao. (FREIRE, 1987: 107)

A educomunicao parte do princpio da pedagogia do dilogo entre os sujeitos. Em que a partir da utilizao do debate no processo de construo do conhecimento possvel formar cidados argumentativos e autnomos. Uma das maneiras para isso acontecer relacionar as formas de comunicao na educao. O professor Ismar Soares conceitua a educomunicao como:
Expresso usada para identificar aes de cunho pedaggico que tm como objetivo oferecer ferramentas para a decodificao e avaliao da mdia. (...) processo de anlise e/ou de produo de materiais de comunicao como instrumentos de ensino e formao de cidados. (SOARES, 2004: 257)

Para o autor, a Educomunicao possui duas principais vertentes: a leitura crtica dos meios, ou seja, um processo de desconstruo do material miditico, a partir de um estudo aprofundado sobre a linguagem, contedo, edio, fontes de informao e outros recursos que so utilizados para a produo do que transmitido

pelos meios de comunicao; a outra vertente a apropriao dos meios, em que promove a educao crtica da mdia por meio da produo de contedos. Por meio da relao educao/comunicao possvel reforar o dilogo, valorizando o papel dos estudantes e professores como agentes ativos da sociedade e realizando na prtica aes de interveno social.

4. Apropriao dos meios

A apropriao dos meios um dos trabalhos referentes Educomunicao, em que os participantes produzem seus prprios recursos miditicos, sejam eles, vdeos, jornais, programas de rdio, internet, entre outros, com o objetivo de decodificar e avaliar criticamente a produo da grande mdia. O cotidiano de grupos que participam desse tipo de trabalho tem passado por mudanas significativas, pois a apropriao promove a democratizao da comunicao, j que os participantes iro produzir o seu prprio meio de comunicao; o conhecimento das linguagens utilizadas pela mdia; aprendizagem de como as mensagens so produzidas e elaboradas pelos meios de comunicao, tendo uma maior noo de como acontece o processo de edio dos materiais e os interesses que esto por trs da divulgao ou no de certas informaes. S a apropriao dos meios no o bastante, preciso que esse trabalho tenha um carter pedaggico e que os sujeitos tenham uma viso mais crtica do que transmitido pelos meios de comunicao, se isso no for feito, a mdia que eles produzirem s ser mais uma reproduo do que os participantes costumam ser espectadores.

5. A rdio-escola e a relao entre comunicao/educao

O objetivo do projeto Segura essa onda: rdio-escola digital na gesto sociocultural da aprendizagem3 levar a comunicao, no caso o rdio, para contribuir com a educao de determinada comunidade.

O projeto Segura essa Onda desenvolvido pela ONG Catavento Comunicao e Educao.

A partir disso, o projeto visa desenvolver uma educao contextualizada usando mtodos de ensino que sejam prazerosos para a aprendizagem dos sujeitos envolvidos no processo. O professor Ismar Soares, em seu artigo, Comunicao / educao emergncia de um novo campo e o perfil de seus profissionais,enumera quatro reas de interveno social que podem ser consideradas como trabalhos educomunicativos, so elas: educao para a comunicao, que tem como objetivo formar pessoas autnomas e crticas diante do que a mdia transmite; mediao tecnolgica na educao, consiste no utilizao das tecnologias da informao na educao, por exemplo, o rdio, a televiso, o computador, entre outros; gesto comunicativa, envolve aes

relacionadas ao planejamento, execuo e avaliao de projetos voltados para a rea de comunicao/educao; e a reflexo epistemolgica, que designada a qualquer pesquisa e/ou estudo realizado na rea de educomunicao. Pode-se caracterizar o trabalho realizado pela equipe da ONG Catavento como educomunicativo, j que o objetivo do projeto Segura essa Onda formar cidados mais conscientes e mais envolvidos com as questes sociais que fazem parte do seu ambiente scio-cultural, a partir das discusses realizadas durante as oficinas e, principalmente, com a construo da sua prpria forma de comunicao e expresso, o rdio. Alm disso, o Segura essa Onda um projeto que tem como proposta principal a relao entre a comunicao e educao. Todas as suas fases sejam elas de planejamento, execuo das oficinas e avaliao do trabalho feito tem como foco principal trabalhar a utilizao da comunicao no processo educativo. A reflexo epistemolgica tambm est inserida no projeto, um dos exemplos disso o presente artigo, pois alm de est na prtica da educomunicao, h uma preocupao da equipe em registrar e refletir sobre o trabalho, unindo a teoria prtica. Atualmente, o Segura essa Onda acontece no Assentamento Santana, municpio de Monsenhor Tabosa, interior do estado do Cear. O projeto desenvolve oficinas de formao em rdio-escola digital com turmas de 25 estudantes e 15 educadores de todas as reas do conhecimento, com a carga horria de 120 horas/aula para os estudantes e 80 horas/aula para os educadores. As oficinas so dadas em turmas separadas de professores e estudantes, j que os propsitos pedaggicos so distintos. Com os estudantes procura-se discutir as formas de comunicao e como podem ser utilizadas no dia-a-dia da rdio-escola. 9

J com os professores, a mediao discute como utilizar o rdio como recurso pedaggico, por exemplo, ao conhecer melhor como se faz um rdio-documentrio, os educadores planejam como trabalhar essa tcnica com os seus estudantes em sala de aula, pois para que o meio de comunicao tenha um carter educativo, os professores precisam dominar as tcnicas e saber quando podem ser usadas. Durante as oficinas, os participantes discutem junto com a mediao os conceitos e a utilizao das tcnicas de comunicao radiofnicas, alm da discusso de temas que fazem parte do cotidiano dos moradores da comunidade, como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), organizao e participao do assentamento, influncia dos meios de comunicao na vida dos moradores, abordagem dos meios de comunicao a respeito da juventude e do meio rural, entre outros assuntos. A formao pretende fazer com que os participantes conheam as tcnicas radiofnicas a partir de conceitos que j fazem parte do cotidiano deles. Por exemplo, quando discutimos a tcnica de rdio-teatro, eles j sabiam como se fazia uma pea teatral j que os participantes costumam apresentar-se em eventos que acontecem no assentamento, alm disso, eles tinham noo de como adequar histria ao rdio, j que eles assistem diariamente as telenovelas e estas tm origem nos rdio-teatros. Depois de produzir uma tcnica, a turma se rene e avalia os trabalhos, discutindo se realmente os produtos radiofnicos estavam de acordo com a proposta construda, alm disso, avalia-se em que pontos a equipe acertou e o que podia ser melhorado. As atividades e dinmicas sempre trazem uma reflexo sobre a importncia da coletividade e o papel de cada um na estruturao do grupo. Por exemplo, ao realizar a brincadeira do tubaro, os participantes refletiram sobre a coletividade do grupo. A dinmica era a seguinte: antes de comear a brincadeira, a mediao distribuiu cinco folhas de jornal pela sala. Depois, as mediadoras pediram para que as pessoas caminhassem como se estivesse no oceano e que a qualquer momento podia aparecer um tubaro, que seria indicado pela voz da mediao. Para que os participantes se protegessem do animal, eles podiam refugiar-se nas pequenas ilhas, que no caso, seriam as folhas de jornal. Depois que o tubaro ia embora era tirada uma ilha e os que no conseguiam espao no papel saiam da brincadeira. A dinmica acabava quando sobrava uma nica ilha. Ao final da brincadeira, o grupo refletiu sobre o egosmo de cada um, pois no momento em que todos precisam se salvar, ningum pensa no outro, 10

pensa somente em si mesmo. Levando para o contexto dos participantes, questionaramse como eles iro reagir diante de um problema que surgir na rdio-escola, j que as pessoas no esto pensando no grupo, mas somente em si mesmas. A formao tambm pretende fazer com os participantes interajam mais com o ambiente scio-cultural que os circunda, estreitando relaes entre a comunidade e a escola, valorizando histrias de pessoas que moram na prpria comunidade. A formao tambm busca o aumento da auto-estima dos professores e estudantes, pois ao elaborar os contedos radiofnicos e divulgar pelo assentamento, eles sero valorizados pelos moradores e se reconhecero como produtores de cultura. Alm disso, a comunidade passa a perceber que a escola tem um papel fundamental na formao da cultura local, que no apenas transmite saber aos estudantes, mas pode produzir conhecimento com um objetivo de formar pessoas que possam interferir na construo da realidade. A mediao formada de duas jornalistas, uma pedagoga e uma estagiria de comunicao. As mediadoras so responsveis em levantar discusses; construir junto com os participantes conceitos coletivos sobre as tcnicas radiofnicas a partir do que eles j conhecem; organizar e planejar as oficinas; avaliar de acordo com suas percepes e teorias o que acontece durante a formao e tentar solucionar junto com os participantes os problemas que possam surgir. As oficinas acontecem na escola So Francisco, nica escola da comunidade, e so realizadas durante os finais de semana a cada quinze dias. A rdio no fica localizada na prpria escola, pois no h estrutura para isso. O estdio encontra-se no antigo posto telefnico no centro do assentamento, assim, quando ligadas, as cornetas expandem o som da rdio para toda a comunidade. Alm da rdio, o assentamento conta com um laboratrio de informtica desenvolvido pelo projeto Centro Rural de Incluso Digital (Crid) que tem como objetivo unir internet e educao. Essa iniciativa foi realizada pelo Ncleo de Estudos Agrrios e Desenvolvimento Rural (NEAD) e teve apoio da Universidade Federal do Cear (UFC). A proposta do projeto Segura essa onda: rdio-escola digital na gesto sociocultural da aprendizagem tornar a rdio do assentamento Santana acessvel para qualquer pessoa por meio da internet. Os programas ainda no esto disponveis na rede, mas foi criado o Portal do projeto (www.seguraessaonda.org.br), em que

11

brevemente estaro sendo veiculadas as produes realizadas durante as oficinas de formao em rdio-escola e os programas que sero produzidos ao longo do processo.

5. Consideraes Finais

Um meio de comunicao inserido no processo educativo pode se tornar uma ferramenta interessante, desde que os participantes, professores e estudantes, saibam como utiliz-lo de forma interativa e dialgica. Toda forma de educao deve est voltada para o contexto de cada grupo social, com o objetivo de formar cidados crticos e ativos na sociedade. Esse artigo tem o propsito de apresentar um trabalho educomunicativo realizado numa localidade do meio rural do semi-rido cearense, utilizando o rdio durante o processo educativo. A partir dessa e de outras experincias, percebe-se como interessante para a formao cidad de um grupo um trabalho que relacione a educao e a comunicao, pois com a utilizao de prticas educomunicativas o papel de estudantes e professores se renovam e se reestruturam no ambiente escolar e cada um se sente responsvel em interferir e transformar a realidade que os circunda.

6. Referncias bibliogrficas

BORDENAVE, Juan E. Diaz. O que comunicao. So Paulo: Brasiliense, 1 edio, 2003. FREIRE, Maria Tereza Martins. O jornal como agente promotor da relao entre comunicao e educao. Revista de estudos da comunicao. Ano 2000, v. 1, n. 2, ms SET, pg. 31 37. FREIRE, Paulo. Extenso ou comunicao? So Paulo: Paz e Terra, 8 edio, 1985. _____________. Educao como prtica de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 18 edio, 1987. KAPLN, Mario. Processos educativos e canais de comunicao. Revista Comunicao & Educao. So Paulo: Moderna / ECA-USP, p. 68-75, jan./abr. 1999.

12

SOARES, Ismar. Comunicao / educao emergncia de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Disponvel em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/140.pdf Acessado em 29/04/2007, 10:00 horas. ______________. VIVARTA, Veet (org.). Instrumentalizar crianas e adolescentes para decodificar a linguagem dos meios de comunicao o principal objetivo da Educao para a Mdia ou Educomunicao. Remoto Controle: linguagem, contedo e participao nos programas de televiso para adolescentes. So Paulo, p. 257 289, 2004. THOMPSON, John B. A mdia e a modernidade: uma teoria social da mdia. Petrpolis, RJ: Vozes, 7 edio, 1998.

13

You might also like