You are on page 1of 11

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006

OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

CONHECIMENTOS EM ENFERMAGEM PEDITRICA

Sobre avaliao do estado nutricional da criana, analise as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. O peso demonstra a situao nutricional atual. A altura demonstra a situao nutricional pregressa. O permetro craniano reflete a situao nutricional atual e pregressa, principalmente aps o 4 ano de vida. Somente a afirmativa 1. Somente a afirmativa 2. Somente a afirmativa 3. Somente as afirmativas 1 e 2. Somente as afirmativas 2 e 3.

Assinale a alternativa incorreta. No primeiro exame fsico do recm-nascido, podem ser reveladas mais anormalidades que em exames subseqentes. A) Os sopros, quando audveis no perodo neonatal, esto associados a problemas cardacos. B) O fgado em um recm-nascido normal, pode ser palpado a 2,0-2,5cm do rebordo costal direito. C) A freqncia respiratria dos recm-nascidos est habitualmente entre 40 a 60 incurses por minuto. D) Os pulsos femorais devem ser palpados, contudo os mesmos se apresentam fracos no 1 e 2 dia de vida. E) Os recm-nascidos de mes diabticas e os prematuros, tm a pele mais rosada quando comparados a outros bebs.

Est (o) correta(s): A) B) C) D) E)

A ictercia um achado freqente em recm-nascidos; o enfermeiro (a) deve conhecer os mecanismos envolvidos na hiperbilirrubinemia neonatal, para decidir sobre a conduta de enfermagem. Analise as afirmativas abaixo: I - A ictercia do leite materno tem incio tardio, por volta do 4 dia de vida, contudo a regresso dos nveis de bilirrubina rpida, a ictercia costuma desaparecer na 1 semana de vida. II - A bilirrubina conjugada convertida em bilirrubina noconjugada no retculo endoplasmtico. III - A deficincia de G6PD, incompatibilidade ABO e esferocitose hereditria conferem risco de hiperbilirrubinemia neonatal. IV - Por volta do 3 dia de vida do neonato a termo, h uma elevao do nvel srico da bilirrubina indireta. Est(o) correta(s):

I - Questionar se a nutriz aumentou a ingesta de lquidos. II - Averiguar se a nutriz est ingerindo leite em sua dieta. III - Averiguar se a nutriz est oferecendo outro alimento ao beb. IV - Verificar se a amamentao est sendo conduzida em livre demanda. V - Avaliar o peso da criana e verificar se est recebendo leite posterior. Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) I, II, III, IV e V. V. III, IV e V. I, III e IV. I, II e V.

Assinale a alternativa correta. Helena leva seu beb de seis meses para ser avaliado pela (o) enfermeira (o) na puericultura. O lactente est em aleitamento materno exclusivo e com um ganho ponderal de apenas 10 gramas ao dia. Qual dever ser a conduta da (o) enfermeira (o) em relao a este lactente? A) Encaminhar para avaliao de outro profissional. B) Introduzir sucos de frutas e agendar retorno em cinco dias para avaliar o peso. C) Introduzir pur de legumes e agendar retorno em um ms para avaliar o peso. D) Introduzir frutas amassadas ou raspadas e agendar retorno em quinze dias para avaliar o peso. E) Agendar retorno em quinze dias para avaliar o peso e iniciar a alimentao complementar, caso necessrio.

A) B) C) D) E)

Pgina 1/11
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

 

Uma nutriz procura o Banco de Leite referindo que seu beb de 35 dias passa muito tempo mamando e dorme pouco. Ao avaliar as mamas da nutriz, a (o) enfermeira (o) no constata problemas, a nutriz tem um bom fluxo de leite. Avalia a mamada e tambm no encontra problemas. Quais devem ser os procedimentos da (o) enfermeira (o) para conduzir a investigao?

 
I, II, III e IV. III. I e IV. II, III e IV. I, III e IV.

        

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

Assinale a alternativa correta: Um enfermeiro recebe um lactente de quatro meses para consulta, a me diz ter vindo ao servio porque acha que seu beb muito molinho. Na avaliao o (a) enfermeiro (a) identifica atraso nos marcos do desenvolvimento na rea motora e uma diminuio do tnus muscular. Sabemos que o ndice de Apgar reflete a condio geral de nascimento de um recm-nascido no primeiro e quinto minuto de vida. Na investigao, o profissional verifica no Carto da Criana um ndice de Apgar de 6 no quinto minuto. Qual o raciocnio clnico e diagnstico de Enfermagem, de acordo com a Taxonomia II da NANDA, para este caso? A) Desenvolvimento retardado relacionado a anxia moderada. B) Desenvolvimento inadequado para a idade relacionado a anxia leve. C) Risco para desenvolvimento inadequado para a idade, relacionado a anxia moderada. D) Desenvolvimento desproporcional relacionado diminuio do tnus muscular. E) Risco para crescimento e desenvolvimento desproporcional relacionado ao ndice de Apgar menor que oito.

Assinale a alternativa correta. Manter a temperatura corporal do recm-nascido um dos objetivos na assistncia de enfermagem. Para isto importante identificar os mecanismos envolvidos na termorregulao. Quando o enfermeiro recebe um recm-nascido e cuidadosamente o coloca em uma superfcie coberta e acolchoada ele est prevenindo que a perda de calor ocorra atravs de qual mecanismo? A) B) C) D) E) Radiao. Evaporao. Conduo. Conveco. Fluxo de ar.

Assinale a alternativa correta. Voc o (a) enfermeiro (a) de um Programa de Sade da Famlia e recebe um recm-nascido de 25 dias. Ao avaliar o Carto da Criana, voc identifica que o beb no recebeu nenhuma vacina. Quais as vacinas deveriam ter sido administradas ao nascer, ainda na maternidade? A) B) C) D) E) BCG e 1 dose da Trplice Viral. BCG e 1 dose da vacina de Hepatite B. 1 dose da vacina de Hepatite B e 1 DPT. 1 dose da vacina de Hepatite B e antitetnica. 1 dose da Trplice Viral e 1 dose da vacina de Hepatite B.

Assinale a alternativa incorreta. Os reflexos primrios ou arcaicos so parmetros utilizados para avaliar o sistema neurolgico de um recm-nascido (RN). Sobre os reflexos pesquisados no recm-nascido e a idade em que desaparecem pode-se afirmar: A) O reflexo de extruso identificado quando o lbio inferior do beb tocado, desaparece em torno de quatro meses de idade. B) No reflexo de Babinski, h hiperextenso dos dedos com dorsiflexo do polegar, desaparece aps um ano de idade. C) O reflexo de Galant ocorre em resposta ao estmulo da coluna vertebral, o RN movimenta o quadril para o lado estimulado, desaparece em torno de quatro semanas. D) O reflexo de marcha se manifesta quando o RN segurado de modo que a sola dos ps toque uma superfcie rgida, se manifesta atravs da flexo e extenso das pernas, desaparece em torno de quatro semanas. E) Reflexo tnico assimtrico do pescoo, a cabea do RN virada para um lado e os membros daquele mesmo lado se estendem. J os do lado oposto flexionam-se, desaparece em torno de trs a quatro meses.

Pgina 2/11
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

"  # 

! 

  

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

Um beb de dois meses chega para uma avaliao no servio que Joana a enfermeira responsvel. Ela identifica que o lactente est com um ganho ponderal menor que o esperado para a idade e o traado curva (Peso X Idade) est horizontal. Quando a enfermeira pergunta me como ela alimenta o beb, esta diz que s oferece leite materno e que d o peito sempre que o beb solicita. Joana verifica que o beb no tem problemas com a pega; continuando a investigao, descobre que a me sempre oferece ch com acar nos intervalos das mamadas e uma vez ao dia a criana alimentada com leite de vaca diludo ao meio. A me relata que o ch para prevenir as clicas e o leite de vaca para alimentar o beb durante o dia, quando sai para fazer faxina. Identifique o(s) diagnstico(s) de Enfermagem de acordo com a Taxonomia II da NANDA. A) Amamentao ineficaz relacionada ao dficit de conhecimento materno; Crescimento desproporcional relacionado baixa ingesta calrica. B) Amamentao interrompida relacionada ao dficit de conhecimento e trabalho materno; Crescimento desproporcional relacionado baixa ingesta calrica. C) Amamentao ineficaz relacionada ao dficit de conhecimento materno; Risco para crescimento desproporcional relacionado ao uso de leite de vaca. D) Amamentao interrompida relacionada ao uso de ch e leite de vaca, risco para crescimento desproporcional relacionado baixa ingesta calrica. E) Amamentao interrompida relacionada ao dficit de conhecimento materno; Risco para crescimento desproporcional relacionado baixa ingesta calrica.

Alguns procedimentos de enfermagem tm especificidades quando so aplicados em crianas, a exemplo da injeo intramuscular. Analise as afirmativas abaixo. I - Os msculos dos lactentes pequenos podem no tolerar mais que 1,5 ml. II - O msculo vasto lateral da coxa msculo grande, contudo suporta pequenas quantidades de lquido. III - Para administrar uma medicao no msculo vasto lateral da coxa a insero da agulha deve ser feita no tero inferior da coxa. IV - Uma das vantagens do uso da regio ventrogltea para medicaes intramusculares o fato desta regio suportar maiores quantidades de lquidos. V - No msculo deltide o enfermeiro deve identificar o processo acromial e injetar o lquido no tero superior do msculo que se localiza a duas polpas digitais abaixo do acrmio. Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) I, II, III, IV e V. III. IV e V. II, III e IV. I, III e IV.

Assinale a alternativa correta. As infeces respiratrias tm algumas especificidades em Pediatria. A) A tuba de Eustquio maior e mais longa nas crianas. B) O dimetro das vias areas maior nas crianas o que facilita a infeco. C) Os lactentes abaixo de trs meses apresentam uma maior taxa de infeco. D) Em torno de cinco meses, as infeces bacterianas so substitudas pelos agentes virais. E) A taxa de infeco maior no perodo de trs a seis meses, perodo em que desaparecem os anticorpos maternos.

Assinale a alternativa incorreta. Como se caracterizam as respostas frente dor? A) B) C) D) Os adolescentes protestam verbalmente. A criana jovem grita agitando braos e pernas. No lactente jovem a resposta corporal localizada. Os lactentes maiores respondem retraindo a rea estimulada ou afetada. E) As crianas em idade escolar cerram os dentes, contraem os membros e cerram os punhos.

Pgina 3/11
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

 $   $ 

 $ 

 $ 

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

O crupe um termo genrico utilizado para as infeces da laringe. Analise as colunas abaixo e associe a coluna da esquerda com a coluna da direita. ( ) A criana apresenta febre, toxemia desproporcional aos achados clnicos e adota a posio trpode. ) uma doena mais comum em crianas maiores e adolescentes sendo a queixa principal a rouquido. ) O estreitamento da via area provocado pelo processo inflamatrio que afeta a laringe e a traquia, o sintoma mais especfico o estridor inspiratrio. ) Os sinais de inflamao so brandos ou ausentes, os principais sintomas so as crises paroxsticas que ocorrem principalmente noite. 1. Laringite Aguda

Assinale a alternativa correta. A diarria ainda um problema comum em nosso meio. Uma criana de 9 meses atendida por um enfermeiro que atua no Programa de Sade da Famlia. Os pais relatam que o menino est com diarria, febre e vmitos h 12 horas. Ao examinar a criana o enfermeiro oferece ao beb um pouco de gua e observa que ele no vomita. Est com 37,5 de temperatura, as mucosas esto ressecadas, o turgor e a elasticidade esto diminudos, o pulso est normal, a diurese embora presente est diminuda e amarelada e o enchimento capilar se faz em menos de 2 segundos. O enfermeiro identifica que a criana tem um quadro de desidratao leve. Qual das seguintes condutas est indicada para o caso? A) Recomendar que os pais s ofeream suco de frutas enquanto estiver desidratado e reiniciar a alimentao aps 48h. B) Encaminhar para um servio de emergncia para receber terapia endovenosa. C) Administrar antiemticos e antidiarricos. D) Iniciar a terapia de reidratao oral e orientar os pais sobre como realizar a teraputica. E) Iniciar a terapia de reidratao oral e orientar os pais para s reiniciar a alimentao aps 12 horas.

2. Laringotraqueobronquite

3. Laringite Aguda

Espasmdica

4. Epiglotite Aguda

A seqncia correta : A) B) C) D) E) 4,1, 2 e 3. 4,1, 3 e 2. 1, 4, 2 e 3. 2, 4, 1, e 3. 4, 3, 2 e 1.

Sobre as patologias cardacas congnitas, analise as afirmativas abaixo: I - O defeito de septo ventricular cursa com fluxo sanguneo aumentado sendo uma cardiopatia aciantica. II - Na tetralogia de Fallot o fluxo sangneo pulmonar est diminudo. III - A tetralogia de Fallot uma cardiopatia ciantica. IV - Na coarctao da aorta ocorre uma obstruo ao fluxo sangneo dos ventrculos. Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) I, II, III e IV. I, III e IV. II, III e IV. I e IV. III.

Assinale a alternativa correta. Acerca das drogas utilizadas na ressuscitao cardiopulmonar, identifique a droga antiarrtimica, que deve ser administrada rapidamente, com efeitos colaterais mnimos e que atua causando um bloqueio temporrio atravs do ndulo atrioventricular, interrompendo os circuitos de retorno. A) B) C) D) E) Cloridrato de epinefrina. Bicarbonato de Sdio. Sulfato de atropina. Cloridrato de lidocana. Adenosina.

Pgina 4/11
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

! $ 

 $ 

 $ 

 $ 

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

Assinale a alternativa correta. A me de um lactente de 10 meses chega ao servio de sade referindo que o beb continua sem apetite. No resultado do hemograma a enfermeira encontra os seguintes resultados: 9 g/dl de hemoglobina e alteraes nas hemcias (microcitose e hipocromia). Identifique a patologia e os cuidados de Enfermagem para esta criana. A) Anemia ferropriva. Orientar os alimentos verdes folhosos e leguminosas como o feijo que so ricos em ferro e o mesmo tem boa disponibilidade, alm de orientar o tratamento com ferro oral prescrito pelo mdico. B) Anemia falciforme. Orientar os alimentos verdes folhosos e leguminosas como o feijo, alm de orientar o tratamento com ferro oral prescrito pelo mdico. C) Anemia ferropriva. Orientar a oferta de carne e vitaminas de frutas, pois o leite melhora a biodisponibidade do ferro, alm de orientar o tratamento com ferro oral prescrito pelo mdico. D) Anemia ferropriva. Orientar a oferta de carne e sucos de frutas junto com outros alimentos, uma vez que a vitamina C melhora a biodisponibidade do ferro, alm de orientar o tratamento com ferro oral prescrito pelo mdico. E) Anemia falciforme. Orientar a oferta de carne e vitaminas de frutas, pois o leite melhora a biodisponibidade do ferro, alm de orientar o tratamento com ferro oral prescrito pelo mdico.

A Glomerulonefrite Difusa Aguda na maioria das vezes ocorre aps uma infeco estreptoccica. Em relao ao edema incorreto afirmar: A) O edema facial mais perceptvel pela manh. B) O edema facial especialmente periorbitrio. C) A avaliao indireta do edema se faz atravs do controle do peso. D) O edema espalha-se durante o dia afetando o abdome e os membros. E) A urina tem aspecto turva semelhante a coca-cola e o volume reduzido.

Assinale a alternativa incorreta. Na teraputica da criana portadora de Glomerulonefrite Difusa Aguda, a(o) enfermeira(o) deve estar atento para algumas particularidades. A) As restries alimentares dependem da extenso do edema. B) O repouso no leito deve ser seguido rigorosamente at a alta hospitalar. C) A hipertenso aguda freqente, por isto a presso arterial deve ser aferida a cada 4 horas. D) A restrio de alimentos ricos em potssio geralmente recomendada durante a fase da oligria. E) Os sinais de complicao mais freqentes so: hipertenso, aumento da presso intracraniana e infeco.

A) B) C) D) E)

Dor. Priaprismo. Colapso circulatrio. Cardiomegalia, sopros sistlicos. Acidente vascular cerebral.

Chega ao seu servio uma adolescente de 14 anos com o seguinte quadro: taquicardia (110 batimentos por minuto), apetite voraz, perda de peso, intolerncia ao calor, labilidade emocional e exoftalmia. Ela medicada com propiltiouracil. Aps um ms voc visita a adolescente no domiclio e a encontra com febre e dor de garganta. Analise as afirmaes abaixo e assinale aquela que traz o tipo de afeco e a causa dos novos sintomas. A) Hipotiroidismo, a causa do processo inflamatrio se deve a infeco oportunista. B) Hipertiroidismo, a causa do processo infeccioso se deve a leucopenia comum nesta doena. C) Hiperfuso hipofisria, a causa do processo inflamatrio est relacionada a deficincia de hormnios. D) Hipertiroidismo, a causa do processo infeccioso est relacionado a droga utilizada que pode levar a leucopenia. E) Hipotiroidismo, a causa do processo infeccioso se deve a leucopenia comum nesta doena.

Assinale a alternativa incorreta. A Sndrome Nefrtica uma doena glomerular: A) freqente em crianas menores de um ano. B) em que o edema conseqncia da hipoproteinemia. C) em que a principal protena eliminada pela urina a albumina. D) caracterizada por proteinria macia, hipoalbunemia, hiperlipedemia e edema. E) caracterizada pelo aumento da permeabilidade glomerular s protenas plasmticas.

Pgina 5/11
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

 % 

As afirmaes abaixo se referem sintomatologia da anemia falciforme. Assinale a alternativa na qual o(s) sinal(is) ou sintoma(s) esteja(m) associado(s) aos fenmenos vasoclusivos crnicos.

  %  % 

" $  # $   % 

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

Os lipdios do leite humano so a principal fonte energtica para os recm-nascidos, suprindo 40 a 50% das calorias necessrias ao seu desenvolvimento. Sobre estes nutrientes incorreto afirmar: A) A concentrao varia de acordo com o estado da lactao. B) Os cidos graxos insaturados respondem por 58% da composio lipdica. C) Os cidos graxos so essenciais para o metabolismo cerebral. D) A concentrao de cidos graxos insaturados e saturados no se altera com a dieta da nutriz. E) Os cidos graxos atuam no transporte de vitaminas e hormnios lipossolveis.

O crescimento um processo biolgico, de multiplicao e aumento do tamanho celular. Todos os indivduos nascem com um potencial gentico de crescimento, que poder ou no ser atingido, dependendo das influncias s quais estar exposto ao longo da vida. incorreto afirmar: A) A herana gentica um fator intrnseco que determina o potencial gentico de crescimento. B) Irmos gmeos homozigticos, criados em ambiente diferentes, no tero o mesmo crescimento linear, o que for criado em meio social carente ter altura menor. C) O primeiro ano de vida o perodo de maior velocidade de crescimento do ser humano, portanto importante vigiar o crescimento linear. D) O maior pico de crescimento intra-uterino ocorre no 3 trimestre, por volta da 32 semana de gestao. E) Um dos maiores indicadores de risco para o crescimento o peso ao nascer.

I - O leite de vaca contm cerca de trs vezes mais protenas que o leite humano. II - A principal protena do leite humano a casena. III - A casena humana protege os bebs contra infeces intestinais ao impedir a aderncia do Helicobacter pylori. IV - Os aminocidos taurina e cistina, essenciais aos prematuros, esto presentes em maiores concentraes no leite humano. Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) I, II, III e IV. I, III e IV. II, III e IV. I e IV. III.

Uma criana de seis meses esteve hospitalizada no ms passado por oito dias com diagnstico de Pneumonia, ao verificar o crescimento da consulta anterior o enfermeiro verifica que o lactente apresentou um ganho ponderal de apenas 5g/dia, abaixo do esperado para a sua idade. Na consulta de hoje a me nega queixas e informa que a criana est mamando muito bem. O profissional constata que o beb hoje est com um ganho ponderal de 38g/dia, acima do esperado para sua idade (em torno de 20g/dia). Assinale a alternativa que explica o fenmeno ocorrido com o crescimento da criana. A) B) C) D) E) Tendncia secular do crescimento. Acelerao do crescimento linear. Crescimento compensatrio. Estiro do lactente doente. Acelerao longitudinal do crescimento.

Um nutriz com um beb de 15 dias de vida chega ao servio de Banco de Leite queixando-se que os mamilos esto feridos, a enfermeira ao avaliar as mamas constata que a nutriz apresenta fissura mamilar. Assinale a alternativa que corresponde orientao que no seria recomendada neste caso. A) B) C) D) Desaconselhar o uso de cremes. Orientar a mudana na posio das mamadas. Corrigir a tcnica da amamentao, se necessrio. Orientar a higiene com sabo neutro e gua boricada antes e aps as mamadas. E) Recomendar o uso de peneira pequena para impedir o contato da ferida com o suti.
Pgina 6/11
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

" % 

Uma enfermeira precisa conhecer as particularidades da composio protica do leite humano uma vez que a digesto do leite materno est diretamente associada a este tipo de nutriente. Analise as afirmaes abaixo, considere apenas as afirmaes corretas e para responder a questo e utilize a legenda.

! % 

 % 

 % 

 % 

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

O crescimento das crianas acompanhado atravs de grficos que utilizam como parmetros as curvas do CHS (Central Health Statistic) de peso x idade, estatura x idade, permetro ceflico x idade alm da estatura x peso. O Ministrio da Sade (MS) utiliza apenas curva Peso x Idade no Carto da Criana. Sobre a avaliao do crescimento recomendada pelo (MS), assinale a alternativa incorreta: A) Os pesos situados entre os percentis 10 e 3 configuram uma situao de alerta nutricional. B) Na primeira medio, se o peso da criana estiver acima do percentil 97 classificada como tendo sobrepeso. C) Na primeira medio, se o peso da criana estiver entre os percentis 3 e 97 colocada na faixa de normalidade nutricional. D) Na primeira medio, se o peso da criana estiver entre os percentis 3 e 0,1 classificada como baixo peso. E) Na primeira medio, se o peso da criana estiver abaixo do percentil 0,1 ela classificada como desnutrio grave.

O desenvolvimento definido com o aumento da capacidade do indivduo na realizao de funes cada vez mais complexas. Para avaliar o desenvolvimento infantil o MS prope uma Ficha de acompanhamento do desenvolvimento na qual o profissional dever investigar a presena dos marcos do desenvolvimento esperados para a idade. Abaixo voc encontrar alguns destes marcos relacionados a uma determinada idade. Analise-os e assinale a alternativa incorreta: A) A maioria das crianas aos 12 meses capaz de fazer gestos com as mos como bater palmas. B) A maioria das crianas aos 4 meses j capaz de imitar pequenos gestos e brincadeiras. C) A maioria das crianas aos 10 meses vira a cabea na direo de uma voz ou objeto sonoro. D) A maioria das crianas aos 2 meses j capaz de sorrir espontaneamente. E) A maioria das crianas aos 2 anos capaz de combinar 2 ou 3 palavras.

Acerca dos indicadores de crescimento, analise as afirmaes abaixo. I - A curva peso x idade capaz de identificar os problemas agudos em relao ao crescimento. II - A curva estatura x idade no capaz de refletir prontamente os problemas agudos de crescimento. III - A curva peso x estatura ainda utilizada para o seguimento individual de casos de desnutrio aguda e de peso excessivo. IV - A curva de permetro ceflico x idade permite avaliar o crescimento cerebral e deve ser acompanhada at os 12 meses de idade. Est(o) incorreta(s): A) B) C) D) E) I, II, III e IV. I, III e IV. II, III e IV. I e IV. IV.

As formas graves de desnutrio so o marasmo, o kwashiorkor e as formas mistas. Abaixo voc encontrar afirmaes que associam os sinais clnicos da desnutrio grave com as respectivas formas. I - O sinal clnico de pele frouxa, especialmente nas ndegas, est associado ao Marasmo. II - O aspecto simiesco est relacionado com a forma Marasmtica. III - A apatia, anorexia e a hepatomegalia so sinais que indicam Kwashiorkor. IV - Irritabilidade e apetite preservado so sinais que indicam Marasmo. Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) I, II, III e IV. I, III e IV. II, III e IV. I e IV. III.

Pgina 7/11
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

   

  

# % 

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

Um lactente de dois meses vem para a primeira consulta na puericultura, a me uma adolescente de 16 anos, est muito preocupada com a pele do beb. Refere que a criana est com assadura na rea das fraldas e que o pescoo tambm est irritado. A enfermeira ao examinar o beb verifica que a rea das fraldas est com aspecto vermelho brilhante, com leses rasas, que descamam superficialmente e avanam para o abdome e raiz da coxa, a regio cervical tambm est hiperemiada com aspecto mido. Qual o diagnstico de Enfermagem (taxonomia II da NANDA)? A) B) C) D) E) Integridade de pele prejudicada. Risco para integridade de pele prejudicada. Integridade tissular prejudicada. Integridade de pele alterada. Integridade tissular alterada.

A enfermeira de um Programa de Sade da Famlia acompanha uma menina de nove anos com diagnstico mdico de Artrite Reumatide Juvenil (ARJ). Ela chega acompanhada da me com hiperemia importante do olho direito. A menina diz que sua viso est um pouco embaada. No pronturio ela verifica que a garota tem alergia a poeira, cheiros fortes, inclusive perfume. Ao perguntar pelo tratamento, constata que a menina vem obedecendo ao regime teraputico. Qual deve ser o raciocnio clnico e a conduta da enfermeira? A) A menina provavelmente est com uma manifestao alrgica no olho direito, comum em crianas com ARJ, a enfermeira deve recomendar a higiene com soluo fisiolgica gelada. B) A menina provavelmente est com conjuntivite bacteriana, a enfermeira deve encaminh-la ao mdico para ser avaliada. C) A menina pode estar desenvolvendo uma uvete, uma doena grave peculiar a ARJ, a enfermeira dever encaminh-la ao oftalmologista. D) A menina provavelmente est com conjuntivite viral, afeco comum na presena da ARJ, a enfermeira deve encaminh-la ao oftalmologista. E) A menina provavelmente est com hordolo, que costuma cursar com ARJ, a enfermeira deve encaminh-la ao mdico clnico geral.

Quais cuidados devem ser observados pela enfermeira em relao teraputica para as crianas com asma? I - A teofilina uma droga de escolha nos casos de exarcebao da crise asmtica por ter poucos efeitos colaterais. II - Estar atento para os efeitos colaterais da terbutalina: irritabilidade, tremor, nervosismo e insnia, efeitos que podem ser minimizados com administrao por via inalatria. III - Os corticosterides, eficazes no controle dos sintomas e na reduo da hiperreatividade brnquica, quando usados por via oral a ao inicia-se aps 3 horas da administrao. IV - A ingesto de lquidos importante, contudo lquidos frios podem deflagrar o broncoespasmo reflexo e devem ser evitados. Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) I, II, III e IV. I, III e IV. II, III e IV. I e IV. III.

A alimentao por gavagem uma tcnica bastante utilizada em pediatria. Em relao s particularidades desta tcnica, assinale a alternativa incorreta. A) Na sondagem orogstrica o enfermeiro deve medir a sonda da extremidade do nariz at o lobo da orelha e at o ponto mdio entre o final do apndice xifide e o umbigo. B) Aps a gavagem a sonda deve ser lavada com gua esterilizada, o volume depende do calibre da sonda. C) A velocidade do fluxo da dieta, no deve exceder 5 ml a cada 5-10 minutos em prematuros e lactentes pequenos. D) Deve ser registrado o volume da dieta que foi administrada alm do tipo e volume do resduo gstrico. E) O resduo gstrico, aspirado antes de administrar a dieta, deve ser desprezado.

Pgina 8/11
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

   

     

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

A sintomatologia da septicemia neonatal geralmente inespecfica. Embora a prescrio medicamentosa seja atribuio do mdico, muitas vezes a enfermeira, que por estar freqentemente ao lado dos neonatos, quem primeiro identifica os sinais e sintomas da sepse neonatal. Avalie a sintomatologia descrita abaixo e assinale a alternativa incorreta: A) A hipertemia uma das manifestaes mais freqentes. B) A respirao freqentemente est irregular com apnia ou taquipnia. C) Vmitos e distenso abdominal so sintomas freqentes. D) A palidez, hipotenso e o edema so manifestaes clnicas referentes ao sistema circulatrio. E) As manifestaes do sistema hematopotico incluem ictercia, palidez petquias, esplenomegalia e sangramento.

As caractersticas nutricionais e psicolgicas, alm das caractersticas antiinfecciosas do aleitamento materno, fazem do leite humano a melhor opo para o crescimento e desenvolvimento integral da criana. Contudo algumas situaes onde a grvida ou nutriz exposta a doenas infecciosas, podem transformar o leite materno num veculo de agentes infecciosos. Quais as contra-indicaes da amamentao? A) A mastite bacteriana contra-indica a amamentao porque as bactrias existentes no leite, nessa situao, so potencialmente txicas para o recm-nascido. B) A infeco pelo Vrus do Herpes Simples (VHS 1 ou 2) s contra indica a amamentao se a nutriz apresentar leses vesiculares na pele das mamas. C) A candidase mamria tm sido associada a candidase oral no beb, o que contra-indica a amamentao. D) A amamentao est contra-indicada em mes soropositivas para citomegalovrus(CMV). E) O risco de transmisso do Vrus da Imunodeficincia Humana (HIV) menor em mulheres com infeco recente, a prtica do aleitamento exclusivo deve ser considera em situao de pobreza extrema.

O limite mnimo de peso corpreo, em gramas, que contraindica a vacinao BCG intradrmica : A) B) C) D) E) 3.000 2.600 1.000 1.500 2.000

A meningite bacteriana aterroriza os pais e se coloca como um desafio para os profissionais de sade. imprescindvel que estes profissionais saibam identificar os sinais que podem indicar precocemente a meningite bacteriana. Analise as trs afirmaes abaixo. 1. 2. 3. Nas crianas e adolescentes a sintomatologia pode ser clssica, com cefalia, vmitos, febre, rigidez de nuca e petquias. Nos lactentes e crianas pequenas, alm da fontanela abaulada, apenas os sinais de Brudzinski e Kerning so teis no diagnstico precoce. Nos recm-nascidos os sinais so inespecficos, a fontanela abaulada um sinal que aparece com a evoluo da doena.

A pele o maior rgo do corpo humano, suas funes incluem proteo dos rgos internos, regulao trmica e equilbrio hidroeletroltico. Acerca dos cuidados com a pele do recmnascido, analise as trs afirmativas abaixo: 1. 2. 3. O primeiro banho deve ser dado depois que a temperatura e o estado fisiolgico estiverem estveis. Sabes e xampus que contenham perfumes e corantes so desaconselhveis nos trs primeiros dias de vida do recmnascido, porque aumentam o risco de irritao na pele. Cremes e emolientes so recomendados para prevenir a descamao da pele do recm-nascido.

Assinale a alternativa incorreta: A) A primeira afirmativa falsa, a segunda e a terceira so verdadeiras. B) As trs afirmativas so verdadeiras. C) As trs afirmativas so falsas. D) A segunda afirmativa verdadeira, a primeira e a terceira so falsas. E) A terceira afirmativa falsa, a primeira e a segunda so verdadeiras.

Assinale a alternativa correta: A) A primeira afirmativa falsa, a segunda e a terceira so verdadeiras. B) As trs afirmativas so verdadeiras. C) As trs afirmativas so falsas D) A primeira e terceira afirmativas so verdadeiras e a segunda falsa. E) A terceira afirmativa falsa, a primeira e a segunda so verdadeiras.

Pgina 9/11
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

& 

  &

!  "   #  

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

A asma a doena crnica mais freqente na infncia. Abaixo esto trs afirmativas sobre as particularidades desta afeco. Analise-as e decida se so verdadeiras ou falsas. 1. 2. A constrico bronquiolar uma reao normal aos estmulos estranhos, contudo nas crianas com asma ela intensa comprometendo a funo respiratria. Como os brnquios se dilatam e alongam durante a inspirao e se contraem e encurtam durante a expirao, a dificuldade respiratria mais pronunciada durante a fase expiratria da respirao. A tosse nas crises de asma inicialmente metlica, paroxstica, irritativa e no produtiva.

Acerca da Infeco do Trato Urinrio (ITU) analise as trs afirmativas abaixo e decida se so verdadeiras ou falsas. 1. 2. 3. A ITU mais incidente em meninas. Uma das causas atribudas a este fenmeno o fato de na menina a uretra ser mais curta quando comparada uretra masculina. A Escherichia coli responsvel por cerca de 80% dos casos de ITU.

3.

Assinale a alternativa correta: A) A primeira afirmativa falsa e a segunda e terceira so verdadeiras. B) As trs afirmativas so verdadeiras. C) As trs afirmativas so falsas. D) A primeira afirmativa verdadeira e a segunda e terceira so falsas. E) A primeira e a terceira afirmativas so falsas e a segunda verdadeira.

Assinale a alternativa correta: A) A primeira afirmativa falsa, a segunda e a terceira so verdadeiras. B) As trs afirmativas so verdadeiras. C) As trs afirmativas so falsas D) A primeira afirmao verdadeira, a segunda e a terceira so falsas. E) A primeira e a terceira afirmativas so falsas e a segunda verdadeira.

A recomendao do MS em relao amamentao que a mesma seja exclusiva at os seis meses e complementada at os dois anos. Acerca da complementao da amamentao, assinale a alternativa correta: A) Um lactente de seis meses iniciar a alimentao complementar com sucos de frutas uma vez ao dia, de preferncia pela manh. B) Um lactente com um ano de vida dever receber alimentos amassados ou passados na peneira na consistncia de purs ralos. C) A gema de ovo cozida uma boa fonte protica, contudo no deve ser oferecida antes dos 12 meses por ser bastante alergnica. D) Uma criana aos 12 meses poder receber os alimentos da famlia desde que bem cozidos. E) Uma criana com 2 anos deve receber alimentao complementar 3 vezes ao dia.

Andr, um garoto de oito anos, portador de Anemia Falciforme chega ao servio de sade relatando dor nas articulaes, est gripado e ictrico, o hemograma revela 7,0 g/dl de hemoglobina. Analise as afirmativas abaixo, decida se so verdadeiras ou falsas. 1. 2. 3. A dor articular decorrente da crise de seqestro. Anemia e a ictercia esto associadas destruio excessiva das hemcias falcizadas. A preveno das crises consiste em manter a hemodiluio.

Assinale a alternativa correta: A) A primeira afirmativa falsa, a segunda e terceira so verdadeiras. B) As trs afirmativas so verdadeiras. C) As trs afirmativas so falsas. D) A primeira e a segunda afirmativas so verdadeiras e a terceira falsa. E) A segunda e a terceira afirmativas so falsas e a primeira verdadeira.

Pgina 10/11
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

  &

 & 

  &   &

Secretaria de Sade de Pernambuco SES Processo Seletivo Residncia 2006


OPCIONAL EM ENFERMAGEM PEDITRICA Tipo 1 Cor: Branca

A fototerapia um dos tratamentos para recm-nascidos que apresentam hiperbilirrubinemia. Analise as trs afirmativas abaixo, decida se so verdadeiras ou falsas. 1. 2. 3. Quando a bilirrubina absorve luz ocorrem trs reaes fotoqumicas: a fotoisomerizao, isomerizao estrutural e a fotoxidao. Recm-nascidos em fototerapia tm um aumento na freqncia das evacuaes, o que aumenta ainda mais a perda hdrica desses bebs. A cor da pele dos bebs em fototerapia um bom guia para avaliar, indiretamente, a bilirrubinemia.

Quando a(o) enfermeira(o) assiste uma criana com insuficincia cardaca importante estar alerta para as particularidades e a ao de algumas drogas. Assinale a alternativa incorreta: A) A eficincia miocrdica melhorada com a administrao de glicosdeos digitlicos. B) Os inibidores da enzima de converso da angiotensina (ECA) provocam uma vasodilatao e os mais usados em Pediatria so o captopril e o enalapril. C) Um aumento nvel srico de potssio potencializa o efeito do digitlico aumentando o risco de intoxicao digitlica. D) Batimentos cardacos lentos e irregulares alm vmitos intermitentes so sinais clnicos de intoxicao digitlica. E) A furosemida pode causar hipocalemia fato que pode precipitar a toxicidade digitlica.

Assinale a alternativa correta: A) A primeira e a terceira afirmativas so falsas e a segunda verdadeira. B) As trs afirmativas so verdadeiras. C) As trs afirmativas so falsas. D) A primeira e a segunda afirmativas so verdadeiras e a terceira falsa. E) A segunda e a terceira afirmativas so verdadeiras e a primeira falsa.

Assinale a alternativa correta. Voc recebe uma criana para hospitalizao. Ela tem oito anos e j foi internada outras duas vezes com Sndrome Nefrtica. Quanto a possveis diagnsticos de Enfermagem para uma criana com esta afeco, analise as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. Excesso de volume de lquidos. Nutrio alterada: ingesta maior que as necessidades corporais. Risco para infeco. Risco para integridade de pele prejudicada. Distrbio na imagem corporal.

A fibrose cstica herdada como um trao autossmico recessivo cujo defeito bsico se caracteriza por uma disfuno de glndula excrina. Analise as afirmativas abaixo, decida se so verdadeiras ou falsas. 1. 2. A desobustruo ineficaz das vias areas relacionada secreo de muco fluido em grande quantidade um diagnstico de Enfermagem comum nesta patologia. Outro diagnstico freqente o de nutrio alterada: menor que as necessidades corporais relacionada incapacidade de digerir alimentos e a perda de apetite, quando a doena est avanada. Crescimento e desenvolvimento retardados esto relacionados digesto inadequada dos nutrientes.

Assinale a alternativa correta: A) Todas as afirmativas esto corretas. B) As afirmativas corretas so: a primeira, terceira, quarta e quinta. C) As afirmativas corretas so: a segunda, terceira, quarta e quinta. D) As afirmativas corretas so: a primeira, segunda, quarta e quinta. E) Todas as afirmativas so incorretas.

3.

Assinale a alternativa correta: A) A primeira afirmativa falsa e a segunda e terceira afirmativas so verdadeiras. B) As trs afirmativas so verdadeiras. C) As trs afirmativas so falsas. D) A primeira e a terceira afirmativas so verdadeiras e a segunda falsa. E) A terceira e a segunda afirmativas so falsas e a primeira verdadeira.

Assinale a alternativa correta. A cicatriz vacinal da BCG evolui na seguinte ordem: A) B) C) D) E) Mcula, ppula, vescula, pstula e crosta. Crosta, pstula, ppula, vescula e mcula. Ppula, mcula, pstula, crosta e vescula. Mcula, ppula, crosta, vescula e pstula. Vescula, crosta, ppula, pstula e mcula.
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Pgina 11/11

"  & #  &  % 

!  &

  &

You might also like