You are on page 1of 2

A Regionalizao do Mundo

A Diviso do Mundo em Desenvolvido e subdesenvolvido

Na cincia geogrfica o conceito de regio est ligado idia de diferenciao de reas. As regies podem ser estabelecidas de acordo com critrios naturais, abordando as diferenas de vegetao, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., e sociocultural que corresponde avaliao das condies sociais e culturais que insere neste contexto o ndice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar. Para uma melhor anlise dos dados e das diferenas existentes no mundo, e para no generalizar as informaes, faz-se necessrio a regionalizao de reas de abordagens, oferecendo vrias vantagens aos estudos geogrficos. A partir das consideraes, em 1960, o mundo foi regionalizado e/ou classificado em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.

........A expresso Terceiro Mundo foi utilizada pela primeira vez pelo economista Franc Alfred Sauvy, em 1952, ele construiu essa expresso observando as desigualdades econmicas, sociais e polticas, verificou que os pases industrializados eram desenvolvidos, sua populao vivia melhor, enquanto os outros pases enfrentam muitos problemas de ordem econmica, sua populao vivia em condio no muito satisfatria. Alm de receber essas denominaes o mundo foi regionalizado e/ou classificado em pases ricos e pobres ou centrais e perifricos; os ricos (centrais) so pases que esto no centro das decises mundiais, so desenvolvidos, industrializados, avanados tecnologicamente, com economia estvel, os pases pobres (perifricos) so pases subdesenvolvidos, pouco industrializados, com produo primria, dependente economicamente e de economia instvel com grande incidncia de crises.

E por ltimo o mundo pode ser regionalizado ou denominado de desenvolvidos e subdesenvolvidos. Desenvolvidos so aqueles pases que alm de ter um grande crescimento econmico e industrial, oferece para seu cidado uma boa qualidade de vida, como sade, preocupao com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurana, boa renda pra maioria da populao etc.,

em contrapartida, os pases subdesenvolvidos possuem caractersticas inversas, como no oferece boa condio de vida sua populao, economia dependente, grande concentrao de renda, educao deficiente assim como a sade. Em suma, pode-se constatar que no basta mudar as denominaes, pois as diferenas so sempre as mesmas, a classificao no transforma suas caractersticas somente pela mudana de nomes: desenvolvidos, ricos, centrais, subdesenvolvidos, pobres e perifricos, pois as suas particularidades permanecem.

Por Eduardo de Freitas Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-regionalizacao-mundo.htm

You might also like