You are on page 1of 6

ASPECTOS GERAIS O clima no serto seco e quente.

. Quando a estiagem se prolonga, a lama do barreiro racha, os animais viram ossos e o pote seca, que o sertanejo arriba como as aves que voam em busca de esperana em uma cacimba distante. Vendo isso, o mandacaru faz sua prece para que a chuva volte. Com a volta da chuva, o mandacaru flora e a caatinga se transforma da noite para o dia. O cinza claro da seca espinhosa reveste-se da mida folhagem verde escuro. Os retirantes invertem suas pegadas e marcam o retorno na lama, batem a ferrugem das enxadas e voltam a plantar. As enchentes so comuns e provocam muitos estragos no campo e na cidade, mesmo assim, o sertanejo inicia os agradecimentos a So Jos, o padroeiro da chuva, atravs de missas e procisses, nas quais depositam a esperana de uma boa colheita no So Joo, comemorado com fogueiras e a festa do milho.

Foto: So Jos do Belmonte O Serto de Pernambuco subdividido em vrios sertes, que apesar de estarem na mesma regio tm suas particularidades geogrficas e culturais. Ao passar por Arcoverde, a Porteira do Serto, vse margem da estrada os facheiros coroando o Serto do Moxot, microrregio quente e seca, onde a resistncia do bode destaca uma economia pastoril. Em seguida o Serto do Paje, de Z Dantas e dos poetas repentistas, um serto profundamente marcado pelo seu Rio Paje, que antes de despejar no Rio So Francisco, sustenta vrias cidades e povoados. O Vale do So Francisco um osis no Serto, reconhecido em todo o mundo pela qualidade e quantidade de suas frutas irrigadas, que so exportadas para vrios pases. Acima, o mdio serto de Salgueiro e o Araripe mantm vivas as tradies da Civilizao do Couro, como criao extensiva de gado, uma respeitada manufatura de produtos feitos do couro e plantaes de subsistncia.

Foto: Serra Talhada

Foto: Serra Talhada No meio do serto, ergue-se a Chapada do Araripe, entre os estados de Pernambuco, Cear e Piau. Ao sop da Chapada, um brejo frtil forra a antiga morada dos Anus, o povo que habitou a regio e seu domnio estendia-se at o alto da Chapada. de sua encosta que nasce o Rio Brgida e escorre por baixios pernambucanos at desaguar no Rio So Francisco. Foi nesse lugar, no meio do Serto, em Exu, no p da serra, que comeou a histria de Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baio.

ANIMAIS Luiz Gonzaga cantou diversas formas de vida, entre elas a dos animais da caatinga e dos currais. Os animais nativos, os naturais da caatinga, so seres que seguem os perodos chuvosos e por causa do calor, muitos s saem noite para se alimentar.

Caninana

Teju

Tatu-peba As aves, smbolos do canto e da liberdade, recebem ateno especial. A asa branca a que mais se destaca entre os pssaros de arribao. Os temas que buliram com o cantor foram, entre tantos, a tristeza do assum preto cego, o cantar do galo-de-campina que muda de cor, o sabi que anda pelo mundo, peixes que emprestam os nomes aos cachorros, cobra em buraco de tatu e a velha cigarra, o soprano da mata.

Gangarra

Rolinha Fogo-Pagou

Piriquito

Em Samarica Parteira, Gonzaga proseia "Na velocidade que eu vinha, essa gua deu uma freada to danada na beirada dessa lagoa, minha cabea foi junto com a dela... e o sapo gritou l de dentro d'gua: - i, i, oi, ele agora quaje cai". No mesmo contexto potico esto ligados, o sapo, um animal da fauna brasileira, e o cavalo que veio com a colonizao. Que trouxe tambm, guin, galinha, pato, peru, bode, carneiro, porco e boi, que se encontram na Feira de Caruaru, to decantada por Gonzaga, na composio de Onildo Almeida. O surrealismo aparece de forma graciosa na msica Siri Jogando Bola, de Luiz Gonzaga e Z Dantas, onde no pas do tatu-bola, o porco passeia de cartola, bode usa pistola e farda militar, rato sapateiro, elefante cozinha e jumento bebe coca-cola, l no mar. O Rei do Baio cantou Apologia ao Jumento, proseando as vrias serventias do asno, na construo do Nordeste, tratando-lhe por animal sagrado. Mas quase que uma matana entre as dcadas de 60 e 70, feita por um grande frigorfico pernambucano, acaba com o jumento.

Cabra

Cabrito

Jumento Gonzaga tambm protestou contra a poluio com o Xote Ecolgico, no entanto a natureza padece sem mais proteo, pois a ona-pintada, antiga habitante da Chapada do Araripe, hoje uma lenda. H dcadas que no se tem notcia do seu rastro. E na lista de extino sertaneja, o pssaro caro, cantado por Seu Luiz, j se faz presente.

PLANTAS "Mandacaru quando fulora na seca, um sinal que a chuva chega no serto", assim, descrevendo uma primavera em pleno vero que Z Dantas e Luiz Gonzaga comeam a msica Xote das Meninas. O mandacaru a planta smbolo da resistncia catingueira. A Caatinga que tem a origem do nome no reino vegetal, vem do Tupi-Guarani: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca. Suas plantas so altamente adaptadas ao calor do serto nordestino. Tm as folhas finas e pequenas, pelculas impermeveis, Facheiro caules suculentos. Algumas razes possuem tubrculos que armazenam gua e nutrientes, outras buscam gua no subsolo, ou se espalham na superfcie para absorver o mximo da chuva. Os cactos so verdadeiras caixas d'gua e ao invs de folhas, tem espinhos, que se abrem durante a noite, mais fria, para fazer a troca dos gases. Macambira Grande parte da caatinga j foi cortada e nos meses de chuva plantam-se feijo, algodo, mandioca, milho e forragens para o gado. Em torno da chuva e das plantaes h o valor cultural do trabalho, abordado por Luiz Gonzaga em vrias msicas, principalmente o seu maior sucesso, Asa Branca. No vero, a vegetao compe uma paisagem rdua e espinhosa, de gramneas, arbustos e rvores de porte baixo ou mdio. As folhas caem na estiagem, restando caules e Mandacar espinhos, a exemplo do umbuzeiro, da ] quixabeira e do juazeiro, entremeados por capim rosado, coroade-frade, facheiro, xiquexique, velame, caru e macambira. O reino vegetal est muito presente na obra Alastrado gonzagueana, decorou capa de discos, nomeou msicas e vinis. E foi catando os gros no roado e extraindo espinhos e flores na caatinga, que Luiz Gonzaga ampliou o seu paiol de msicas, plantou nas rdios e colheu o carinho do povo brasileiro.

Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/mlg/gui/SertaoGerais.php

You might also like