You are on page 1of 7

artigo original

Perfil epidemiolgico e antropomtrico de pacientes internados em uma unidade de tratamento de queimados em Braslia, Distrito Federal
Epidemiologic and anthropometric profile of patients hospitalized in a burn treatment unit in Braslia, Distrito Federal

Las da Silva Lima Maria Antonia Ribeiro Arajo1 Thais Arajo Cavendish1 Elmria Menezes Assis1 Gilberto Aguiar2
1

RESUMO Introduo: A queimadura um tipo de trauma caracterizado por alteraes metablicas e imunolgicas sistmicas. O paciente queimado altamente suscetvel desnutrio, devido a fatores como perda ponderal intensa e o balano nitrogenado negativo. Objetivo: Determinar o perfil epidemiolgico e antropomtrico de pacientes internados na Unidade de Tratamento de Queimados em Braslia-DF no perodo de junho de 2009 a fevereiro de 2010. Mtodos: Estudo retrospectivo transversal descritivo. A amostra foi composta de todos os pacientes admitidos no perodo. As seguintes variveis foram coletadas por meio de um banco de dados da equipe de Nutrio da Unidade de Queimados: sexo, idade, tempo de internao, superfcie corporal queimada, via de administrao da dieta, agente causal da queimadura e classificao do estado nutricional. Resultados: A amostra foi composta de 148 pacientes, sendo 34% (n=50) do sexo feminino e 66% (n=98) do sexo masculino. A faixa etria predominante foi a de adultos. O tempo mdio de internao foi de 27 dias. Os adultos foram os mais prevalentes nas estratificaes de queimaduras superiores a 10% da superfcie corporal, enquanto as crianas representaram o maior nmero de pacientes com queimaduras inferiores a 10%. O agente causal mais prevalente foi o lcool. A maior demanda de tratamento na unidade de pacientes pequenos queimados, em todas as faixas etrias. Palavras-chave: Unidade de Queimados; Estado nutricional; Perfil epidemiolgico.

Programa de Residncia em Nutrio Clnica do Hospital Regional da Asa Norte, Secretaria de Estado de Sade do Distrito Federal, Braslia-DF, Brasil. 2 Programa de Residncia Mdica em Cirurgia Plstica do Hospital Regional da Asa Norte, Secretaria de Estado de Sade do Distrito Federal, Braslia-DF, Brasil.
1

Correspondncia Elmria Menezes de Assis SHCES quadra 1311, bloco I, apartamento 205, Cruzeiro Novo, Braslia-DF. 70658-319, Brasil. elmariamassis@bol.com.br

Recebido em 06/junho/2011 Aprovado em 20/julho/2011 Com. Cincias Sade. 2010;21(4):301-308 301

Lima LS et al.

ABSTRACT Introduction: The burn injury is a kind of trauma characterized by metabolic and immunological alterations. The burned patient is highly susceptible to malnutrition due to factors such as severe weight loss and negative nitrogen balance. Objective: The objective of this study is to evaluate the epidemiological and anthropometric profile of patients in the Burns Care Unit at Braslia-DF in the period from june 2009 to february 2010. Methods: Retrospective cross sectional study. The sample consisted of all patients admitted during the determined period. The following variables were collected through a database of the Nutrition service of the burn care unit: sex, age, length of hospital stay, burned surface area, route of feeding, the agent that caused the burn and the classification of nutritional status. Results: The sample consisted of 148 patients, 34% were female and 66% were male. The predominant age group was the adult. The mean length of stay was of 27 days. Adults were more prevalent in the larger than 10% of burned surface area, while children accounted for the largest number of patients with less than 10% of burned surface area. The most prevalent causative agent was alcohol. The larger demand for treatment of patients at the unit consists of burns inferior to 10% of body surface area, in all age groups. Key words: Burn Unit; Nutritional status; Epidemiological profile.

InTRODUO A queimadura caracterizada por leso de um tecido produzida por agentes trmicos como calor e frio, substncias qumicas e eletricidade, cujas repercusses para a vtima variam de uma leso superficial ao bito, dependendo da extenso, profundidade e localizao1,2. Em relao profundidade, as queimaduras podem ser classificadas em: primeiro grau, quando apenas a epiderme atingida; segundo grau, quando a leso atinge a epiderme e a derme; terceiro grau, quando a epiderme e derme so completamente destrudas e tecidos mais profundos so atingidos, como gordura, msculos e ossos3. Em ambientes domsticos, ocorre elevada incidncia de queimaduras, especialmente em con302 Com. Cincias Sade. 2010;21(4):301-308

textos nos quais poderiam ser evitadas, conforme comprovado em pesquisa realizada na Unidade de Queimados do Hospital de Clnicas de Ribeiro Preto, que mostrou que 80% das queimaduras ocorreram em ambiente domstico, atingindo principalmente crianas. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras, um milho de casos de queimaduras ocorre a cada ano e cerca de um milho de reais por ms gasto com a internao destes paciente pelo Ministrio da Sade4,5. Anlises epidemiolgicas tm mostrado que a escaldadura a causa predominante de queimaduras em crianas, responsvel por aproximadamente 75% do total de leses. No Brasil, as queimaduras por lcool so superiores a outros pases, ocupando o primeiro lugar no mundo4.

Perfil epidemiolgico e antropomtrico de internados queimados

Conforme estimativas prvias da Unidade de Queimados (UQ) de um Hospital Pblico da Secretaria de Estado de Sade do Distrito Federal (SES/DF), as queimaduras decorrentes de lquidos inflamveis correspondem a 35% do total de internaes, sendo 20% destas com lcool lquido. Estima-se tambm que 85% das queimaduras que levam a internao nesta UQ so originrias de causas evitveis. A queimadura caracterizada pelo processo sistmico desencadeado pelo trauma, em que h alteraes metablicas e imunolgicas, ocorrendo liberao de mediadores inflamatrios que alteram a permeabilidade capilar levando ao edema tecidual, distrbios hidroeletrolticos, desnutrio e infeces frequentes6. A fase inicial da leso caracterizada por um perodo de hipometabolismo que dura de 48 a 72 horas aps o trauma. Nesta fase, h uma reduo do dbito cardaco, do consumo de oxignio e da taxa metablica basal (TMB). Aps este perodo, a fase de refluxo substituda pelo hipermetabolismo, no qual h o aumento da necessidade de substratos energticos e predomnio de hormnios catablicos, entre eles, o cortisol e o glucagon7. Os principais determinantes da desnutrio em pacientes queimados so a perda ponderal intensa e o balano nitrogenado negativo, provocados pelo gasto energtico aumentado e ingesto alimentar insuficiente8. Fatores como instabilidade hemodinmica, estresse metablico e estado nutricional podem interferir desfavoravelmente no processo de cicatrizao. A deficincia de um nico nutriente pode prejudicar todo o processo de reparao tecidual. Desta forma, a interveno nutricional deve ser iniciada precocemente para atenuar os efeitos adversos resposta hipermetablica, e assim, contribuir para a acelerao do processo de cicatrizao, minimizar a resposta inflamatria, controlar a depleo corporal e diminuir a morbimortalidade9. Em crianas, a preocupao com o estado nutricional envolve no apenas a cicatrizao e reparao tecidual, mas tambm o crescimento e desenvolvimento, aos quais a desnutrio diretamente relacionada. Pesquisas relatam que problemas nutricionais nessa fase da vida representam srios problemas futuros, com uma maior probabilidade de desenvolvimento de doenas crnicas degenerativas, menor desenvolvimento intelectual e crescimento inadequado10.

Desta forma, o objetivo deste trabalho determinar o perfil epidemiolgico e antropomtrico de pacientes internados na Unidade de Queimados de um Hospital Pblico, Braslia-DF no perodo , de junho de 2009 a fevereiro de 2010. MTODO Estudo retrospectivo transversal descritivo, realizado na Unidade de Queimados (UQ) de um Hospital Pblico da Secretaria de Estado de Sade do Distrito Federal (SES-DF). A amostra foi composta de pacientes admitidos na UQ no perodo de junho de 2009 a fevereiro de 2010. Os dados dos pacientes foram coletados no momento da admisso e registrados no banco de dados da equipe de Nutrio da UQ. As variveis componentes deste banco que foram utilizadas para este estudo so: sexo, idade, tempo de internao, superfcie corporal queimada (SCQ), via de administrao da dieta, agente causal da queimadura, classificao do estado nutricional de adultos e idosos de acordo com o ndice de Massa Corporal (IMC) segundo a Organizao Mundial de Sade11 e Lipschitz12, respectivamente, e do estado nutricional de crianas e adolescentes de acordo com o percentil do IMC para idade (IMC/I) segundo a OMS13. Foram excludos da amostra os pacientes cujos dados no foram registrados. Os pacientes foram classificados de acordo com a faixa etria em crianas, adolescentes, adultos e idosos conforme definio preconizada pela OMS14. O peso foi aferido no momento da admisso, utilizando balana do tipo Filizzola, com escala de 100g e capacidade de 150 kg, com o paciente ereto com as mos juntas ao corpo, em uso de roupas padro hospitalar, descalo e sem adereos que interferissem no valor de aferio. Para crianas que no conseguiam ficar de p, pesou-se o responsvel segurando a criana e posteriormente foi aferido o peso apenas do responsvel, descontando o valor deste para obter o da criana. Quando no foi possvel realizar a pesagem, foi utilizado o peso usual referido. A altura, tambm aferida no momento da admisso, foi obtida com estadimetro da marca Sanny, com preciso de 1 cm, medida mnima de 115 cm e medida mxima de 205 cm.

Com. Cincias Sade. 2010;21(4):301-308

303

Lima LS et al.

Em relao aos pacientes acamados, a altura foi estimada utilizando o mtodo de estatura recumbente15. O comprimento das crianas de idade menor ou igual a 2 anos foi aferido por fita mtrica inelstica, com preciso de 1 mm e medida mxima de 150 cm. Para crianas maiores de 2 anos, a estatura foi aferida com o mesmo estadimetro utilizado para adultos. No banco de dados da equipe de Nutrio da UQ no foi coletada a informao sobre a profundidade da SCQ da amostra para a classificao dos pacientes em pequenos, mdios e grandes queimados, portanto neste trabalho os pacientes foram classificados apenas quanto a SCQ da seguinte maneira: 10% de SCQ; > 10% de SCQ e 20% de SCQ; > 20% de SCQ. Verificou-se a via de administrao da dieta, com as seguintes classificaes: via oral exclusiva, via oral associada terapia nutricional enteral (TNE) por sonda ou TNE por sonda exclusiva. Os pacientes com via oral exclusiva tambm foram subdivididos em com ou sem suplementao. Os dados foram tabulados em planilhas do software Excel (Windows Vista) e classificados conforme as variveis descritas. Foram calculadas medidas de prevalncia, mdia, mediana e desvio-padro. O projeto de pesquisa do presente trabalho foi submetido e aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa (CEP) da Fundao de Ensino e Pesquisa em Cincias da Sade (FEPECS) do Distrito Federal por meio do protocolo de nmero de 354/2010. RESULTADOS Foram admitidos 164 pacientes na UQ no perodo de junho de 2009 a fevereiro de 2010. Destes, 16 foram excludos por falta de dados registrados. No total, a amostra foi composta de 148 pacientes, sendo 34% (n=50) do sexo feminino e 66% (n=98) do sexo masculino. A faixa etria predominante foi a de adultos (Tabela 1).

Tabela 1 Distribuio da amostra em relao ao sexo e faixa etria, Unidade de Queimados (UQ), Braslia, DF, 2011.
Faixa etria Crianas Adolescentes Adultos Idosos Total Sexo masculino (n) Sexo feminino (n) total (n) 31 21 52 8 8 53 26 79 6 3 9 98 50 148

O tempo de internao na UQ variou consideravelmente, entre 1 e 176 dias. A mdia, desvio padro, tempo de internao mnimo e mximo apresentaram-se diferentes de acordo com as faixas etrias (Tabela 2).
Tabela 2 Distribuio da amostra em relao ao tempo, em dias, de internao na Unidade de Queimados (UQ) de acordo com a faixa etria, Braslia, DF, 2011.
Faixa etria Crianas Adolescentes Adultos Idosos Total mdia 10 10 21 19 16 dP* 8 5 24 7 19 mnimo 1 2 1 9 1 mximo 32 20 176 29 176

*DP = Desvio padro.

Os adultos foram os mais prevalentes nas estratificaes de queimaduras mais extensas (>10% SCQ), enquanto as crianas representaram o maior nmero de pacientes com a SCQ menor ou igual a 10%. A maior demanda de tratamento na UQ de pacientes com SCQ menor ou igual a 10%, em todas as faixas etrias. Ressalta-se que no houve internaes de pacientes idosos com queimaduras de maior extenso (Figura 1). Para todos os adolescentes da amostra foi prescrita dieta oral associada suplementao. Este tipo de dieta foi o mais prevalente quando considerado o nmero total de pacientes (Figura 2). O principal agente causal de queimaduras foi o lcool, seguido pelos lquidos quentes e chama direta. Houve apenas um caso de necrose epidrmica txica caracterizada pela Sndrome de Stevens Johnson e outra por raios solares (Figura 3). Em relao ao diagnstico nutricional, a maioria dos pacientes encontrava-se na classificao de eutrofia, sendo que todos os adolescentes apresentavam-se nessa classificao. Apenas os adultos receberam diagnstico de obesidade (Tabela 3).

304

Com. Cincias Sade. 2010;21(4):301-308

Perfil epidemiolgico e antropomtrico de internados queimados

Tabela 3 Classificao do estado nutricional da amostra de acordo com o IMC, segundo a OMS (2006/2007) e Lipschitz (1994), Unidade de Queimados (UQ), Braslia, DF, 2011.
Faixa etria Adultos Crianas Adolescentes Idosos
*SCQ = Superfcie Corporal Queimada.

desnutrio/ magreza ( n ) 8 4 3

eutrofia (n) 43 45 8 4

Sobrepeso obesidade (n) (n) 20 3 2 8 -

Figura 1 Distribuio da amostra em relao a % de Superfcie Corporal Queimada na Unidade de Queimados (UQ) de acordo com a faixa etria, Braslia, DF, 2011.

DISCUSSO A maior prevalncia de indivduos do sexo masculino neste estudo (66%) foi compatvel com outros dois trabalhos realizados em UQs16,17, em que o sexo masculino correspondeu a 68,6% e 57,6%, respectivamente. Os achados deste estudo, em que os adultos do sexo masculino representaram a maior parcela da amostra (35,8%), esto de acordo com um trabalho realizado na Unidade de Queimaduras do Hospital do Servidor Pblico Estadual de So Paulo16, que encontrou 47,4% de homens adultos. Assim como no presente estudo, um trabalho realizado em um pronto socorro de Porto Alegre encontrou variao considervel no tempo de permanncia hospitalar (entre menos de 24 horas e 229 dias). A mdia global do tempo de hospitalizao foi de 27 dias, superior ao neste presente estudo18. Em relao s crianas, Santana19 encontrou tempo mdio de internao de 10 dias, igual ao encontrado neste trabalho. No tocante do estado nutricional, a alta prevalncia de pacientes eutrficos no momento da admisso pode ser justificada pela queimadura ser um evento agudo, que no interfere na ingesto alimentar anterior a internao, o que contraria outros estudos que verificaram a desnutrio hospitalar, como o IBRANUTRI20 e encontraram taxas de prevalncia prximas a 50% j na admisso. Logo, esta prevalncia de eutrofia e at mesmo de sobrepeso e de obesidade pode significar uma melhora da qualidade de vida da populao do DF e das cidades prximas no que diz respeito ao acesso ao alimento. A maior prevalncia de pacientes idosos desnutridos (33,3%) pode ser justificada pelas alteraes fisiolgicas decorrentes do envelhecimento como alteraes da composio corporal, atrofia de paCom. Cincias Sade. 2010;21(4):301-308 305

Figura 2 Amostra, em nmero absoluto, distribuda em relao via de administrao da dieta de acordo com a faixa etria, Unidade de Queimados (UQ), Braslia, DF, 2011.

Figura 3 Diviso da amostra, em nmero absoluto, de acordo com o agente causal da queimadura, Unidade de Queimados (UQ) de acordo com a faixa etria, Braslia, DF, 2011.

Lima LS et al.

pilas gustativas e vilosidades intestinais, desequilbrio na percepo de fome e sede, dentre outros fatores que contribuem para o aumento da suscetibilidade desnutrio nestes pacientes21. A maior parte dos trabalhos encontrados na literatura classifica o agente causal da queimadura como trmico, qumico, eltrico e abrasivo. Os trs principais agentes causais encontrados neste estudo referem-se a agentes trmicos, seguido pelos eltricos, o que corrobora com os achados de Bervian et al.18, que encontraram 83,2% de queimaduras causadas por agente trmico e 10,5% por agente eltrico. Aps a publicao da RDC 46/2002 da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) que regulamenta a comercializao do lcool etlico hidratado e anidro por atacadistas e varejistas, a UQ registrou uma reduo de 55% dos casos de internao por queimadura com lcool no primeiro semestre de 2003 em relao ao segundo semestre de 2002. Porm, ressalta-se que, dentre os agentes trmicos, o lcool ainda responsvel pelas queimaduras da maior frao da amostra (30,4%), corroborando dados prvios da UQ, onde se constata que dos 35% de queimaduras decorrentes de lquidos inflamveis, 20% devem-se ao lcool liquido. Portanto, mesmo com a legislao vigente, observa-se que o lcool ainda de fcil acesso para a populao, tornando-se um risco iminente de acidentes graves, inclusive queimaduras. Como todo acidente traumtico, em sua fase aguda, a queimadura causa um aumento acentuado no gasto energtico basal e catabolismo exacerbado de protenas. Este fato, associado a maior prevalncia de pacientes com queimaduras inferiores ou iguais a 10% da SC, explica o grande nmero de pacientes da amostra cuja via de administrao diettica foi a via oral associada su-

plementao. Ou seja, no houve a necessidade de utilizar a TNE por SNE, mas apenas a ingesto de alimentos via oral no seria suficiente para suprir as necessidades energticas e proticas do paciente. O suplemento mais utilizado na UQ era hipercalrico, com densidade calrica de 1,5kcal/ ml e 300kcal no total, e hiperprotico, com 20g de protena por embalagem, de forma a minimizar o dficit energtico, catabolismo protico e perda nitrogenada. Como no foi havia a informao a respeito da profundidade da queimadura, no foi possvel a classificao dos pacientes como pequenos, mdios e grandes queimados de acordo com o protocolo da UQ. COnCLUSO Observou-se que a amostra foi composta em sua maioria por pacientes adultos eutrficos do sexo masculino, correspondendo a maior parcela da amostra (35,8%), o que contraria outros estudos em que a prevalncia de desnutridos no momento da admisso chega a 50% da amostra. Observouse que 49% dos pacientes apresentaram SCQ inferior ou igual 10% e em sua maioria foram representados por crianas. A mdia global do tempo de hospitalizao foi de 27 dias. Infere-se que o tempo de internao hospitalar est relacionado com a SCQ, idade e estado nutricional, por isso variou consideravelmente. No houve internaes de pacientes idosos com queimaduras de maior extenso. Os agentes causais de queimadura mais prevalentes foram os trmicos, com destaque para o lcool. Em funo das alteraes metablicas provocadas pela queimadura e da maior prevalncia de pacientes com queimaduras relativamente pequenas, optou-se pela associao da dieta via oral com suplementao na maioria dos casos.

306

Com. Cincias Sade. 2010;21(4):301-308

Perfil epidemiolgico e antropomtrico de internados queimados

REFERnCIAS
1. Oliveira PSO, Ferreira EAP, Carmona SS. Crianas e adolescentes vtimas de queimaduras: caracterizao de situaes de risco ao desenvolvimento. RBCDH, 2005; 19(1). 2. Beraldo PSS, Nunes LGN, Silva IP, Ramos MFG. Sazonalidade de queimaduras por fogo, em pacientes admitidos numa unidade especializada do Distrito Federal, no perodo 1993-1996. RBM, 1999; 36(3/4):72-81. 3. Macedo JLS, Rosa SC, Macedo KCS, Castro C. Fatores de Risco da Sepse em Pacientes Queimados. Rev CBC, 2005; 32(4): 173-177. 4. Sociedade Brasileira de Queimaduras. Queimaduras no Brasil; 2010 Mar [acesso em 2010 Mai 12]. Disponvel em: <http://sbqueimaduras.org.br/> 5. Brasil, Ministrio da Sade. Informe Sade, 2002 [acesso em 2010 Mai 20]; 152. Disponvel em <http://bvsms.saude.gov.br/php/level.php?lang=pt& component=44&item=97>. 6. Costa DM, Abrantes MM, Lamounier JA, Lemos ATO. Estudo Descritivo de Queimaduras em Crianas e Adolescentes. JPED, 1999; 75(3): 182-86. 7. Feij FCS. Fisiopatologia da Queimadura, In: Lima Jr, EM, Serra, MCVF Tratado de Queimaduras. 1 . edio (Ed. Atheneu); 2004. 8. Souza DAS, Greene LJ. Correlao entre as Alteraes Fisiopatolgicas de Pacientes Queimados e o Suporte Nutricional. Revista Virtual de Medicina, 1998; 1(2). 9. Whitney JD, Heitkemper MM. Modifying perfusion, nutrition, and stress to promote wound healing in patients with acute wounds. Heart & Lung, 1999. 10. Fidelis CMF Osrio MM. Consumo alimentar de , macro e micronutrientes de crianas menores de cinco anos no Estado de Pernambuco, Brasil. Rev. Bras. Sade Matern. Infant., 2007; 7(1): 63-74. 11. OMS Organizao Mundial de Sade. Physical status: the use and interpretation of anthropometry. Report of a WHO Expert Committee. WHO Technical Report Series 854. Geneva: World Health Organization, 1995 [acesso em 2010 Mai 12]; Disponvel em: <http://apps.who.int/bmi/index. jsp?introPage=intro_3.html>. 12. Lipischitz DA. Screening for nutritional status in the elderly. Primary Care, 1994; 21(1): 55-67. 13. OMS - Organizao Mundial da Sade. The WHO child growth standart, 2006/2007 [acesso em 2010 Mai 12]. Disponvel em: <http://www.who.int/ childgrowth/en/>. 14. OMS Organizao Mundial da Sade. The WHO Family of International classifications, 1996 [acesso em 2010 Mai 12]. Disponvel em: <http://www. who.int/classifications/en/>. 15. Kamimura MA, Baxmann A, Sampaio LR, Cuppari L. Avaliao Nutricional. In: Cuppari L. Nutrio Clnica no Adulto. 2 edio (Ed. Manole); 2005. 16. Souza AA, Mattar CA, Almeida PCC, Faiwichow L, Fernandes FS, Neto ECA. et al. Perfil epidemiolgico dos pacientes internados na Unidade de Queimaduras do Hospital do Servidor Pblico Estadual de So Paulo. Rev Bras Queim. 2009; 8(3):87-90. 17. Silva GPF Olegrio NBC, Pinheiro AMRS, Bastos , VPD. Estudo epidemiolgico dos pacientes idosos queimados no centro e tratamento de queimados do hospital instituto doutor Jos frota do municpio de fortaleza-CE, no perodo de 2004 a 2008. Rev Bras Queim. 2010; 9(1): 7-10. 18. Bervian F Maino MM, Schmidt MK, Silva VBG, , Arnt R, Martins E. Estudo de mortalidade em pacientes tratados na unidade de queimados no hospital de pronto socorro de Porto Alegre. Arquivos Catarinenses de Medicina. 2007; 36(1). 19. Santana VBRL. Perfil epidemiolgico de crianas vtimas de queimaduras no Municpio de Niteri RJ. Rev Bras Queim. 2010; 9(4): 136-9. 20. Waitzberg DL, Caiaffa WT, Correia MI. Hospital malnutrition: the Brazilian national survey (IBRANUTRI): a study of 4.000 patients. Clin Nutr 2001; 17:573-80. 21. Izaola O, Roman DAL, Cabezas G, Rojo S, Cuellar L, Terroba MC et al. Mini Nutritional Assessment (MNA) como mtodo de evaluacin nutricional en pacientes hospitalizados. Anl de med Int. 2005; 22(7): 313-16.

Com. Cincias Sade. 2010;21(4):301-308

307

You might also like