You are on page 1of 20

ESTRUTURA DA MATRIA

Um corpo qualquer formado de matria, que nada mais que um aglomerado de tomos. O modelo mais simples de tomos aquele constitudo por um ncleo, ao redor do qual giram os eltrons. O ncleo formado por varias partculas, das quais nos interessam os prtons. Os prtons possuem carga positiva (+), enquanto que os eltrons tm carga negativa (-).

ELTRON ELETRECIDADE

Ncleo

Eltron
Caractersticas Eltricas dos tomos
Um tomo est no estado neutro quando tem o mesmo nmero de prtons e eltrons; segue que um tomo no estado neutro tem carga nula. Em geral, um tomo pode perder ou ganhar eltrons, saindo de seu estado neutro. Quando um eltron abandona sua rbita, imediatamente seu lugar ocupado por eltron de outro tomo, conseqentemente, esse outro eltron deixa o seu lugar vago, que ser substitudo por um terceiro, e assim, sucessivamente. A esse fenmeno denominamos Corrente Eltrica

TOMO NORMAL

PERDEU UM ELTRON

Eltrons Presos: so eltrons das rbitas internas de um tomo, que dificilmente podero ser retirados dos mesmos. Exemplo: Eltrons dos materiais isolantes. Eltrons Livres: so eltrons que deixam a rbita de um tomo e vagueiam livremente pela matria. Exemplo: Eltrons dos materiais condutores.

Eletricidade: o movimento de eltrons livres devido o excesso ou falta destes em um material.

GRANDEZAS ELTRICAS
Corrente Eltrica: A corrente eltrica ou intensidade de corrente o movimento dos eltrons livres no circuito. Para se definir corrente eltrica, colocamos uma superfcie S transversal ao frio condutor, e medimos quantidade de carga que atravessa por unidade de tempo.

Q Q

Q Q Q

I= Q t t

S
A unidade de corrente o Ampere (A).

Sentido de corrente eltrica


Sentido Convencional: A corrente circula fora da bateria, do plo positivo para o negativa, e dentro deste, do plo negativo para o plo positivo.

I=?

_
Sentido Eletrnico: A corrente circula fora da bateria, do plo negativo para o positivo, e dentro deste, do plo positivo para o negativo.

_
I=?

Tenso: A tenso eltrica, ou diferena de potencial eltrico, a diferena da concentrao de eltrons entre dois pontos de circuito de corrente. O ponto de maior concentrao de eltrons dito plo negativo (-), enquanto que o outro ponto, conseqentemente de menor concentrao de eltrons, dito plo positivo (+). Esta polaridade convencional. A tenso U a fora eltrica (presso) que desloca os eltrons atravs do circuito fechado. A unidade de tenso volt (V). 1 volt a tenso necessria para fazer com que 1 ampere circule por um resistor de 1 ohm.

Resistncia: Materiais que apresentam como caracterstica oferecer oposio passagem da


corrente eltrica.

+ G

I=?

A resistncia R depende da matria-prima, das dimenses e da temperatura do condutor. A unidade de resistncia ohm. A determinao da resistncia feita normalmente por calculo, e por medio com um ohmmetro.

Perodo e Freqncia: Seja a figura, abaixo, de uma corrente alternada em funo do tempo.

I(A) T(S)
0 0,01 0,02 0,03

1 ciclo
Cada ciclo contem um semiciclo positivo e outro negativo, o primeiro corresponde ao movimento de cargas em sentido oposto (sentido negativo). O intervalo de tempo em que se processa cada ciclo chama-se perodo (T). O numero de ciclos que ocorrem por unidade de tempo (segundo) a freqncia (f). Note que a freqncia o inverso do perodo.

f=

1 t

No exemplo o perodo T = 0,02s e a freqncia vale:

f=

1 t

1 = 0,02

50 Hz

Potencia: A potncia eltrica obtida pelo produto da tenso pela corrente, em vez de tenso ou da corrente, pode-se, tambm, considerar no calculo a resistncia.
2

P= U x I

2 P= U x I

P= U I

P UxI

A potencia varia com quadrado da tenso ou da corrente. Isto significa que, quando a tenso duplica, a potencia quadruplica.

Reviso de corrente (I), Tenso (T) e Resistncia (R)


Concluindo o seu estudo da eletricidade em ao, voc dever considerar uma vez mais o que aprendeu sobre corrente, tenso e resistncia.

CORRENTE - Movimento de eltrons livres atravs de um condutor, de uma carga mais negativa para a mais positiva.

--- - - -- - - -- -

TENSO - Fora eletromotriz entre duas cargas ; igual diferena de potencial das duas cargas.

++
RESISTNCIA - Oposio oferecida por um material passagem da corrente eltrica.

100 Volts

+ +

Muito particularmente, voc dever relembrar as relaes entre corrente, tenso e resistncia. A corrente produzida por uma tenso aplicada entre dois pontos e limitada pela resistncia entre estes dois pontos.

SOLDADOR
o aparelho que fornece calor necessrio para soldar os terminais e fios. O ferro de solda ou soldador composto basicamente de trs elementos:

Ferro de solda simples

Ferro de solda especiais

1) Cabo : que permite o manuseio do soldador. Deve ter boa isolao trmica. 2) Resistncia interna: a passagem de corrente eltrica faz com a mesma se aquece. Com o tempo, devido aos aquecimentos e resfriamentos sucessivos, a mesma pode romper. Isso facilmente percebido, pois a ponta no ir aquecer. Para sanar esse problema, basta substitu-la por uma nova. 3) Ponta de soldar: feita de cobre com um tratamento trmico para se evitar oxidao. Porem aps certo tempo de uso, uma camada de oxido formada na superfcie da mesma. Isso pode ser percebido pois a solda no adere facilmente ao terminal ou fio a ser soldado. Quando isso ocorrer, polir a ponta com uma lima bem fina e estanh-la novamente. Quando essa camada de oxido for muito grande a ponta deve ser substituda.

Importante: A resistncia interna e os fios de ligao devem estar bem isolados eletricamente da
ponta metlica do ferro. Pois do contrario, pode-se criar um contato eltrico entre a ponta e o circuito impresso, danificando o mesmo ou algum componente.

TIPOS DE SOLDADOR
Existem no mercado 3 tipos de soldador: 1) Tipo reto ou tipo lpis. 2) Tipo reto com regulador de temperatura. 3) Tipo revolver. A escolha do soldador deve ser feita de acordo com a potencia que se deseja trabalhar. Existem trs faixas de potencia: 1) Baixa potncia: potncias menores do que 30 w. 2) Media potncia: potncia entre 30 60 w. 3) Alta potncia: potncias maiores de 60 w. Para circuitos eletrnicos utilizamos potncias de ordem de 30 w ou mesmo de 40 w.

Estao de solda

Estao de solda analgica

Estao de solda para trabalhos em SMD

Acessrios para um bom trabalho em soldagem:


Absorvedor de fumaa Ferros de soldar Alicates Fitas dessoldadoras Alinhadores e performadores de C.I.s Lupas Panos e dedeiras anti-estticas Dispensers Pinas Estaes de solda e dessolda Pulseiras anti-estticas Sopradores trmicos Estaes de retrabalhos para SMD

Sugador manual de solda Soprador trmico de solda

Estes so alguns dos ferramentas que so necessrios para se trabalhar em soldagem, existem mais ferramentas e ser bom que vocs se atualizem. Busquem na internet ou junto aos fabricantes por mais informao a respeito e fiquem atento, eles costumam vender seus produtos e dar cursos gratuitos de seus aparelhos.

TCNICAS DE SOLDAGEM
Numa boa soldagem os pontos a serem soldados precisam ser aquecidos temperatura de fuso da solda. Isso quer dizer que a solda enquanto est sendo aplicada deve derreter-se, no somente em contato com o ferro de solda, mas tambm em contato com terminais das peas a serem soldadas.

Seqncia de trabalho
1) Coloque o ferro de solda em contato direto com todos os terminais a serem soldados, inclusive as trilhas (quando se tratar de solda em circuito impresso). 2) Antes de iniciar a soldagem, derreta um pouco de solda nos terminais a serem soldados, para facilitar a transmisso de calor. 3) Durante a soldagem, encoste a ponta do fio de solda nas peas e no na ponta do ferro. 4) Quando se tratar de componentes sensveis ao calor (transistores, diodos, circuito integrados, etc.) utilize um alicate ou uma pina entre o ponto de soldagem e o corpo do componente. As figuras abaixo mostram como se reconhecer uma boa solda:

Certo Solda

Errado

Solda

A ponta toca todas as peas inclusive o filete

A ponta no toca uma das peas, o filete neste caso.

Para dessoldar um componente, utilize um sugador de solda. Aquea o local a ser retirado o componente, encoste a ponta do sugador e solte a trava.

1) Antes de iniciar a soldagem, derreta um pouco de solda nos terminais a serem soldados, para facilitar a transmisso de calor. 2 Durante a soldagem, encoste a ponta do fio de solda nas peas e no na ponta do ferro. 3) Quando se tratar de componentes sensveis ao calor ( transistor, diodos, circuitos integrados, etc ), utilize um alicate ou uma pina entre o ponto de soldagem e o corpo do componente. As figuras abaixo mostram como reconhecer uma boa soldagem.

Certo : Perfeita aderencia da solda aos lides e aos filetes

Certo : Une furinhos do mesmo filete

Errado : a solda no aderiu ao filete.

Errado : a solda curto-circuitou os filete.

Errado : Errado lide muito comprido e dobrado na direo do outro filete Perigo de curto-circuito.

Errado : Errado pouca solda.

Errado : esta solda soltara.

Certo : Esta soldagem nem chega a oferecer apoio para a ponta da chave de fenda.

Errado : Lide muito curto.

EXPERINCIA: TCNICAS DE SOLDAGEM


Material necessrio: - ferro de solda. - 1 m de solda (60% estanho e 40% cobre). - 50 cm fio de cobre. Procedimento: - Cortar o fio de cobre em dez pedaos de 5 cm cada. - Raspar com uma lima ou lixa fina os locais a serem soldados. - Montar uma tela conforme a figura abaixo. - Aps ter esfriado os fios, verificar a qualidade da solda, colocando os dedos entre os vo da tela a puxar para os lados. Os pontos que se soltarem significam solda fria. Monte uma tela conforme a figura abaixo.
Solde todos os cruzamentos

Anote aqui as suas dificuldades, leia tudo o que anotou e tente novamente.

Lembre-se voc esta soldando 100 pontos de solda, caso voc tenha soldado mais de 50 pontos de solda e que estejam bem soldados, ento voc pode continuar com o curso, seno insista mais um pouco, no tenha pressa.

CIRCUITO IMPRESSO Material necessrio:


1 2 3 4 5 6 7 Placa cobreada. Puno Rgua Lpis Borracha Caneta para circuito impresso ou fita-decalque. Papel milimetrado.

INTRODUAO
Atualmente, o circuito impresso o sistema de ligao entre os componentes mais utilizados nas montagens eletrnicas. A progressiva miniaturizao de todos os componentes eletrnicos tem determinado o abandono do sistema de ligao por meio de fios e cabos, pois tais ligaes acabam se tornando mais volumosas do que os prprios componentes. Alem disso, o circuito impresso apresenta, em relao ao sistema convencional de ligao, um grande numero de vantagens: - Constitui uma base de resistncia mecnica elevada para a montagem dos componentes. - A disposio dos componentes pr-fixada, evitando os problemas tpicos das montagens com fios e cabos. Os sistemas convencionais de ligao, pela necessidade de fixar os componentes em um chassi metlico, provocam perda de isolamento e tambm curtos-circuitos muito perigosos. - A operao de montagem muito rpida, pois basta encaixar os terminais dos componentes nos furos do circuito impresso e sold-los.

Placa de circuito impresso virgem e limpa

Desenho da placa de circuito impresso

Placa de circuito impresso j corroda e pronta

10

CONSTITUIO DO CIRCUITO IMPRESSO:


Os circuitos impressos so constitudos por uma base de material, o laminado, formado por uma placa de resina plstica (fenolite), ou fibra de vidro com epxi, ou ainda papelo impregnado, que lhe confere a resistncia mecnica adequada as montagens eletrnicas. Sobre uma ou as duas faces da placa colocada, sob alta presso e temperatura, uma lmina de cobre muito fina. O produto final placa cobreada com cerca de 1,5 mm de espessura nas dimenses desejadas para cada circuito.

CONFECO DO CIRCUITO IMPRESSO


Primeiramente necessrio ter o desenho das trilhas se dutos (ligaes entre componentes) que constituem o circuito que se quer construir. 1-Projetar o circuito eletrnico ou copi-lo de alguma fonte.
+ 9V
1K 10K 10K

472

472

BC 548

BC 548

2-Projetar o traado ou copi-lo. 3-Copiar este traado em papel milimetrado, para se ter idia das dimenses exatas. 4-Preparar a placa. 5-Apie o papel milimetrado sobre a placa cobreada e trace seus contornos, de modo que voc possa cortar o pedao da placa no tamanho exato, correspondente superfcie que vai ocupar o circuito impresso. 6-Cortar a placa. Para isso voc pode usar uma tesoura para metal, um cortador de placas ou serra para metal. 7-Coloque o papel milimetrado com o desenho sobre o lado cobreado. 8-Apie a puno sobre os pontos marcados no papel milimetrado e pressione a mesma com fora. Tome cuidado para no estragar o desenho e para os pontos de referencia fiquem bem marcados sobre a placa. 9-Limpe a placa com palha de ao, at que a mesma fique bem brilhante. Aps isso, lave-a bem e seque-a. Aps a limpeza, a placa no deve ser tocada com as mos, pois a gordura das mesmas poder dificultar a fixao da tinta e a corroso. 10-Marque com a caneta ou decalque os pontos. Faa uma ilha ao redor de cada ponto. 11-Trace as trilhas entre os pontos, de acordo com o desenho. conveniente passar a caneta duas ou trs vezes sobre a trilha para que a tinta cubra completamente o cobre. 12-Terminado o traado, cubra imediatamente o pincel para evitar que a tinta seque. 13-Aguarde uns 2 ou 3 minutos para que a tinta seque completamente. 14-A corroso. Este processo est descrito adiante.

11

A CORROSO INTRODUAO:
A finalidade da corroso eliminar o cobre excedente da placa, ficando apenas as partes protegidas pela tinta. Para uma boa corroso necessrio que o cobre esteja bem limpo. Antes de iniciar a confeco das trilhas, passe palha de ao sobre toda a superfcie cobreada, de modo que a mesma fique brilhante e aps isso, no toque a mesma com os dedos, pois as gorduras das mos dificultaro a aderncia da tinta e a corroso.

Lembre-se: A corroso definitiva. Por isso importante que antes de comear a corroso
necessria uma boa revisada no traado das trilhas. A corroso feita com uma soluo de percloreto de ferro e gua, que forma um acido capaz de corroer o cobre da placa.

PREPARO DA SOLUO
Importante: A soluo de percloreto de ferro capaz de corroer ferro, lato, alumnio e no corroe estanho, ao inox e chumbo.

Lembrete importante: Apesar de no atacar a pela humana, antes ou depois de diludo, bom evitar o contato direto do percloreto com a pele, pois a pele fica amarelada, e a remoo da mancha difcil. Se a soluo cair na pele, o jeito lav-la imediatamente com gua (de preferncia aquecida) e sabo. A soluo mancha tambm a roupa, sendo irremovvel neste caso. O percloreto de ferro comercializado sob 3 formas:
1-Em pedra. 2-Em p 3-Concentrado. 4-Em pedra, comercializado em quantidade grande (mais de industria para industria) e tem uma concentrao em terno de 48%. 5-Em p, tambm conhecido como cloreto frrico anidro, a forma uso pratico, principalmente para pequenas quantidades, como o nosso caso. Apresenta uma concentrao alta-cerca de 98%cor preta com partculas brilhantes, e bastante pesado. 6-Em forma de concentrado, o percloreto dissolvido em pequena quantidade de gua, para facilitar a sua embalagem. Dessas trs formas, a mais comum, no comercio, o p, vendido em pacotes geralmente de 400 gramas. A razo desse peso-padrao muito simples: A proporo da soluo ideal de exatamente 400 gramas de percloreto de ferro cada litro de gua. No conveniente usar concentraes mais fortes, pois o poder da corroso ficar muito aumentado, podendo a soluo vir atacar a tinta utilizada na traagem.

12

TABELA DE PROPORES
gua ( litros ) 0,5 1 2 5 Percloreto de ferro ( Gramas ) 200 400 800 2Kg

Modo de Preparo
1 Num vasilhame de plstico (com conveniente capacidade), coloque 1 litro de gua fria. A gua quente ou morna provocar uma reao qumica muito violenta. 2 Com cuidado, v despejando o percloreto de ferro (no vire o pacote todo de uma vez). A medida que cai na gua, o percloreto vai se dissolvendo. Ateno: no use uma faca ou tesoura para abrir o pacote, pois estas enferrujaro. melhor usar gilete velha. 3 Com uma vareta de madeira, plstico ou vidro, mexa a soluo, para que o percloreto se dissolva completamente. No deixar que fiquem pedras ou caroos de percloreto. 4 Evite respingos, pois qualquer superfcie que for atingida, ficar manchada ou corroda. 5 No se assuste com a fumaa que ir sair quando no preparo da soluo. Quando misturado gua, o percloreto gera um rpido aquecimento da soluo gerando calor (conhecida como reao exotrmica). 6 Devido a esse desprendimento de vapor, aconselhvel que a soluo seja preparada ao ar livre, ou em ambiente bem ventilado. 7 O percloreto de ferro um material higroscpio, ou seja, absorve do ar, ficando empedrado e amarelecido.Por isso, uma vez aberto o pacote, todo o percloreto deve ser aproveitado. 8 Aps o uso, a soluo poder ser guardada em um recipiente plstico (do tipo destes de gua mineral) e tampado. No guardar, utilize um funil de plstico, pois um de metal ser atacado. 9 Mantenha a soluo longe do alcance de crianas e animais domsticos. Colocar um rotulo para evitar enganos. 10 Com o tempo, a soluo vai perdendo a fora, fato que facilmente percebido, pelo tempo que leva cada corroso efetuada. O jeito, quando isto acontece, jog-la fora. importante notar que a soluo perde sua fora pelo uso, no pelo tempo, por isso no adianta adicionar mais percloreto a uma soluo velha. 11 Com o uso e a armazenagem, o cobre removido das placas vai se depositando no fundo da garrafa. Toda vez que for reutilizar a soluo no agitar o recipiente.

13

12 Para facilitar as limpezas de emergncia, durante o preparo e uso da soluo, manter prximo ao local alm do jornal velho sob o vasilhame, mantenha um pedao de pano absorvente (flanela) e uma segunda vasilha com gua limpa. 13 Na hora de jogar fora a soluo, abra bem a torneira junto ao ponto de vaso escolhido para ajudar a desconcentrao da soluo, evitando que ela, apesar de fraca, possa atacar partes metlicas. 14 Uma vez corroda, retire a placa, lave-a com gua e deixe-a secar. Pra retirar a tinta protetora, utilizese de uma palha de ao.

TEMPO DE CORROSO
Uma soluo nova leva, em media, 15 a 20 minutos. O tamanho da placa, a quantidade de cobre que deve ser corrodo, fora da soluo, temperatura da soluo e qualidade do percloreto utilizado influenciam no tempo de corroso. Na pratica, pode-se retirar a placa de 5 em 5 minutos, dando-lhe uma rpida lavadinha com gua, para com isto agilizar o processo. No deixe a placa muito tempo dentro da soluo. Assim que a mesma estiver corroda, nas partes no protegidas pela tinta, retire a mesma e lave-a imediatamente.

PROBLEMAS EVENTUAIS
1 ) Demora excessiva na corroso pode ser devido ao seguinte: Falta correta limpeza do cobre, antes da traagem. Soluo muito fraca ou muito gasta.

2 ) Difcil corroso, em alguns pontos, pode derivar de: Defeito na pelcula cobreada da placa (difcil de corroer, pois os fabricantes tm certo cuidado na qualidade das placas virgens). A placa ficou com seu lado cobreado encostada no fundo ou na lateral do vasilhame, dificultando a corroso. Eventuais bolhas de ar no lado cobreado da placa.

A FURAO
Pode ser feita com um furador manual, uma furadeira eltrica ou uma mini-furadeira prpria para este fim.

Na industria, usado o processo de furao com matrizes ou com maquina ainda maiores como o torno CNC.

A LIMPEZA FINAL
Aps a furao, passar novamente uma palha de ao sobre a placa, at que as trilha fiquem brilhantes. Aps isto no toque com as mos . Passe um verniz protetor para evitar futuras oxidaes devidas ao contato com as mos ou com o ar. O verniz especial para placas de circuitos impressos, sendo encontrado no mercado com uma certa facilidade.

14

INSTRUMENTOS DE MEDIO
Os medidores eltricos so equipamentos que medem grandezas eltricas; possuem um mecanismo que transforma energia eltrica em mecnica, proporcionando a indicao visual. O indicador um ponteiro que se desloca sobre uma escala calibrada.

Voltmetro

Simbolo

Mede a diferena de potencial entre dois pontos de um circuito eltrico. Sua resistncia interna muito grande, sendo considerado ideal quando sua resistncia interna infinita. Deve ser ligado no circuito em paralelo com o ramo, cujos terminais so os dois pontos considerados. Por exemplo: se quisermos medir a tenso entre os terminais de uma resistncia colocamos em paralelo com esta resistncia.
R1 Vb

+
R2

Cuidados com o instrumento: o Usar sempre as escalas apropriadas a cada tipo de medida, certificando-se de que os valores possveis de medidas de no superem a capacidade do instrumento. o Verifique a polaridade ( vermelho (+) e preto (-) ).

Ampermetro

Simbolo

Mede a intensidade de corrente em um ramo de um circuito eltrico. Normalmente a resistncia interna muito pequena, sendo considerado ideal quando a resistncia interna nula. Deve ser ligado no circuito em serie com o ramo considerado.

+ +

I2 I1 R1

A
R2

Vb

Cuidados com o instrumento: o Usar escalas apropriadas. o Verificar a polaridade.

15

Ohmimetros
Medem a resistncia indicando seu valor diretamente sobre a escala graduada em ohms. O resistor cuja resistncia se quer medir deve ser ligado aos terminais dos instrumentos. Cuidados com o instrumento: o Usar estalas apropriadas: se a leitura no se fizer na faixa central da escala, escolha outra escala. o Zere o instrumento: para zerar, encoste uma ponta de prova na outra e ajuste o zero adj at que o ponteiro indique zero ohms. o Circuito desernegizado: mea a resistncia que no deve estar ligada em circuito algum. Se fizer parte de um equipamento, pelo menos um dos seus terminais deve ser desconectado. o A polaridade das pontas de prova deve ser observada para testes de diodos, transistores, etc, (bateria invertida).

Multmetros
um instrumento capaz de medir tenses, resistncias e corrente. tambm conhecido como V.O.M. (volt ohm Miliamperimetro) ou Multiteste.

Multmetro analgico Cuidados especiais:

Multmetro digital

o A mudana de escala deve ser feita com o medidor desligado ou com o circuito desligado. o Verificar se a grandeza e a escala escolhida so adequadas medida que ir executar. o Grandeza de valor desconhecido, porem, estimvel, selecione a escala mais alta para iniciar a medio. o Mantenha o medidor afastado de campos magnticos fortes, campos de R.F. (radio freqncia) ou campos eltricos produzidos por tenses elevados (magnetiza a bobina de deflexo). o As medidas de alta tenso s podem ser executadas com extremos cuidados. o As medidas de alta tenso podem ser executadas com ponta de prova extremas especiais.

16

PARTE PRTICA

Pratica n 1 APARELHOS DE MEDIDAS


Material usado: Multmetro, lmpadas, fonte de tenso, fios e garras.

Procedimento:
1) Antes de preceder a qualquer medida com multmetro, voc deve estar bem familiarizado com o mesmo. Oua atentamente as instrues do professor e esclarea suas duvidas. Lembre-se qualquer engano de sua parte pode danificar seriamente o aparelho. 2) Utilizando o aparelho com voltmetro, mea a tenso entre terminais da fonte de sua mesa. O borne vermelho corresponde ao terminal positivo. V = __________ 3) Monte o seguinte circuito: L1 = Lampada de 6 Volts.
Ponto x

X
Vb

L1

- mea a corrente pelo mesmo, lembrando que teremos que abrir o circuito no ponto x , para efetuarmos a medio e colocarmos o ampermetro em srie com o circuito. I =___________ - mea a d.d.p. entre os terminais da fonte. ddp o mesmo que voltagem. V = __________ 4) Monte o seguinte circuito:
Ponto x

X
Vb

- mea a d.d.p. entre os terminais de cada lmpada V = __________

L1

L2

17

- mea a corrente pela lmpada L1. V = __________ - mea a corrente pela lmpada L2. V = __________ - mea a corrente que a fonte fornece ao circuito. V = __________ - Tire algumas concluses a respeito das medidas feitas acima.

5) Monte o seguinte circuito: L1 e L3 = lampada de 6 Volts


Ponto x

X
Vb

X X

L1 L3

- mea a d.d.p. entre os terminais de :

V = __________ - da fonte V = __________ - da lmpada L1 V = __________ - da lmpada L3 V = __________ - mea a corrente de : A = __________

18

- pela fonte A = __________ - pela lmpada L1 A = __________ - pela lmpada L3 A = __________ - Tire algumas concluses a respeito dessas medidas e anote aqui.

RESISTORES
So elementos que dissipam a energia eltrica em forma de calor. No mercado, encontram-se comumente resistores projetados para 1/8, , , 1, 2, 5 e 10 watts. Quanto maior o resistor, maior a potencia que capaz de dissipar sem que ocorra a risco danificao. Quanto forma de indicao do valor de resistores fixos, ela pode vir escrita sobre o corpo do resistor ou atravs de cdigo de cores. Neste ultimo caso o corpo do resistor apresenta-se com 4 faixas denominadas 1, 2, 3 e 4 faixas a partir de uma das extremidades.

4 faixa - tolerncia 3 faixa - numeros de zeros 2 faixa - prprio numero 1 faixa - prprio numero

Cdigos de Cores para Resistores Fixos


COR PRATA OURO PRETO MARROM VERMELHO LARANJA AMARELO VERDE AZUL CINZA CINZA CINZA 1 NUMERO ------------1 2 3 4 5 6 7 8 9 2 NUMERO --------0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
NUMERO DE ZEROS

ou ento desloca-se a virgula 2 casas para a esquerda do numero

ou ento desloca-se a virgula 1 casas para a esquerda do numero

TOLERNCIA % 10 5 -----------------------------------------

0,01 0,1 ZERO NENHUM 1 2 3 4 5 6 7 8 9

19

OBS: A quarta faixa sem cor corresponde a tolerncia de 20%

Tipos de Resistores: a) b) c) d) Resistores de preciso Resistores fixos Resistores variveis Resistores no lineares

Resistores de Preciso: So resistores cuja preciso de ordem de 0,01% ou melhor, so resistores de fio ou filme metlico, geralmente ligas especiais (manganina, constantan, advance allou, nichrome V, etc) cujo coeficiente de temperatura muito baixo. So encontrados com 5 ou 6 anis coloridos cujo valor nominal dado por: 1234as 3 primeiras faixas so os 3 primeiros dgitos. A 4 faixa so os 3 primeiros dgitos A 5 faixa a tolerncia A 6 faixa, se houver, o coeficiente de temperatura

Resistores fixos So resistores hmicos utilizados para fixar as condies convenientes de funcionamento de um circuito. Podem ser feitos de carvo (grafite, composto de carbono, etc) ou fio metlico (como o nquel- cromo) enrolado em suporte cermico. Simbolo Resistores variveis Podem ser construdos de carvo ou de fio metlico dependendo do valor da corrente a controlar. O elemento resistivo montado sobre um disco de material isolante e sobre o elemento resistivo desliza um contato mvel, o cursor, preso a um eixo rotativo. Comumente o eixo do potencimetro tambm uma chave tipo liga-desliga. Resistores no lineares So resistores que dependem de um parmetro (tenso, temperatura, presso, luz) e a curva caracterstica tenso x corrente no linear. - So constitudos por semicondutores. - Dentre os resistores desse tipo os mais importantes so: VDR, NTC, PTC, e LDR. - VDR voltoge Dependent Resistor. A medida que a tenso aplicada aumenta, a resistncia diminui. Aplicao: - estabilizao de tenses continua e alternadas - proteo de circuito contra picos de tenso - supresso de faiscamento em contatos Termistores, Tipos: - NTC (Negative Temperature Coeficient) - PTC (Positve Temperature Coeficient) Aplicao termmetros, termostatos, alarmes de incndio, proteo de circuitos eltricos.

20

You might also like