You are on page 1of 5

Pressupostos de admissibilidade do recurso extraordinrio.

O recurso extraordinrio um mecanismo processual que viabiliza a anlise de questes constitucionais pelo Supremo Tribunal Federal.Para que o recurso chegue Suprema Corte necessrio que haja esgotado todos os meios ordinrios, ou seja, que tenha percorrido as demais instncias judiciais. Tambm se exige que o recorrente preencha alguns requisitos legais para que o recurso extraordinrio possa ser apreciado pelo STF. A Constituio federal no seu art. 102, III, enumera as hipteses de cabimentos, so elas:

Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: () III - julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituio; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio; d) julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. Alm disto necessrio alguns requisitos de admissibilidade, tendo em vista a importancia de tais recursos com a unificao da interpretao e aplicao do direito, so eles: 1- Deciso contraria a dispositivo da Constituio Federal: (art. 102, III, a) a deciso deve ser contraria a norma expressa da Constituio, no sendo suficiente a mera referncia genrica de ofensa ao texto constitucional. H ainda na doutrina o entendimento de que indiferente, para estes fins, que a deciso tenha mesmo contrariado a Constituio Federal. Para fins de cabimento do recurso, basta a alegao, fundamentada suficientemente, de que se trata de deciso que contraria a Constituio. A efetiva contrariedade mrito do recurso e no diz respeito, consequentemente, a seu cabimento, como preconiza Cssio Scarpinella Bueno.

2-Deciso que declara a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal (art. 102, III, b): a deciso recorrida deve negar a aplicao de tratado ou lei federal, alegando sua inconstitucionalidade, se trata de um controle incidental da constitucionalidade, onde os demais rgos jurisdicionados decidem sobre a inconstitucionalidade de determinada lei e ou tratado federal, sendo a declarao de inconstituicionalidade documentada e indispensvel a juntada do respectivo acrdo do tribunal que se manifestou pela inconstitucionalidade.

3-Deciso que julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio (art. 102, III, c): esta deciso afasta a aplicao da Constituio ao declarar vlido lei ou ato do governo local, normas jurdicas expedidas pelos governos municipal, estadual e do Distrito Federal, contrrios a Carta magna. Pois ao decidir que determinado ato ou lei constitucional h a necessidade da manifestao do Supremo Tribunal Federal para dizer se tal deciso correta.

4-Deciso que julgar vlida lei local contestada em face de lei federal (art. 102, III, d) : o caso de desobedincia da competncia legislativa definida na constituio, pois a edio de norma em desobedincia a comando constitucional verdadeira afronta a carta magna, passvel de apreciao pelo STF. Esgotamento de todos os recursos ordinrios: s cabe o recurso extraordinrio em causas decididas em ltima ou nica instncia, somente podendo haver interposio de tal recurso quando todos os outros recursos tiverem sido interpostos, inclusive embargos infringentes, conforme smulas 207 do STJ e 281 do STF.

5-pr-questionamento da matria: por esse requisito, o recorrente deve arguir a controvrsia constitucional em todas as instncias, de forma que a matria j tenha sido discutida pelos demais rgos jurisdicionais antes de chegar ao Supremo Tribunal Federal, caso a matria no tenha sido discutida no tribunal de origem necessrio a interposio de embargos de declaratrios para pr-questionamento da matria, para que

haja deciso acerca do tema debatido no recurso, o projeto de lei do novo cdigo de processo civil j Taz nas suas alteraes a possibilidade do embargo de declarao servir como pr-questionamento da matria a ser conhecida pelo STF, facilitando a interposio de tal recurso. 6-Repercusso geral dos recursos extraordinrios: trazida pela Lei n 11.418/06, que acrescentou os visando regulamentar o requisito da repercusso geral nos recursos extraordinrios, estabelecida pelo art. 102, 3, da Constituio Federal. Traz o art. 543A, do CPC: O Supremo Tribunal Federal, em deciso irrecorrvel, no conhecer do recurso extraordinrio, quando a questo constitucional nele versada no oferecer repercusso geral, nos termos deste artigo. Continua no seu 1, estabelecendo o que ser considerado como repercusso geral: Para efeito da repercusso geral, ser considerada a existncia, ou no, de questes relevantes do ponto de vista econmico, poltico, social ou jurdico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa.Temos assim, que a matria discutida em sede de recurso extraordinrio dever ser relevante para a coletividade e no apenas ao recorrente.A repercusso geral dever ser demonstrada pelo impetrante em preliminar do recurso (art. 543-A, 2, do CPC). Por sua vez, o 3, do mesmo dispositivo legal, completa a noo da repercusso geral ao dispor que: Haver repercusso geral sempre que o recurso impugnar deciso contrria a smula ou jurisprudncia dominante do Tribunal.Percebe-se pela leitura desse dispositivo que, alm das hipteses de ofensa direta Constituio Federal, o recurso extraordinrio tambm poder ser interposto quando houver discusso relativa interpretao do texto constitucional dada pelo Supremo Tribunal Federal em smula ou jurisprudncia dominante.Dispe o art. 102, 3, da Constituio Federal, que o STF poder recusar em receber o recurso extraordinrio se houver a manifestao de dois teros de seus membros, continuando no 543-A, 4, do Cdigo de Processo Civil, estabeleceu que: Se a Turma decidir pela existncia da repercusso geral por, no mnimo, 4 (quatro) votos, ficar dispensada a remessa do recurso ao Plenrio, uma vez que no ser mais possvel obter o quorum qualificado de dois teros para a recusa do recurso. se o STF negar a existncia da repercusso geral, a deciso valer para todos os recursos sobre matria idntica, que sero indeferidos liminarmente, salvo reviso da tese, tudo nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal (art. 543-A, 5, do CPC). O 6 do art. 543-A, do CPC, prev a interveno do amicus curiae no recurso extraordinrio, que dever ser autorizada pelo relator quando da anlise da repercusso geral, nos seguintes

termos: O Relator poder admitir, na anlise da repercusso geral, a manifestao de terceiros, subscrita por procurador habilitado, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal.Este terceiro interveniente alheio em relao causa discutida, mas que pode trazer elementos tcnicos e de interesse da sociedade para ajudar na deciso da causa pelo STF. O 7, do artigo supracitado, dispe que A Smula da deciso sobre a repercusso geral constar de ata, que ser publicada no Dirio Oficial e valer como acrdo. No artigo subsequente 543-B, tambm traz regras relacionadas tentativa de diminuir os processos no STF. Veja-se o que diz seu caput e 1: Quando houver multiplicidade de recursos com fundamento em idntica controvrsia, a anlise da repercusso geral ser processada nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, observado o disposto neste artigo. 1o Caber ao Tribunal de origem selecionar um ou mais recursos representativos da controvrsia e encaminh-los ao Supremo Tribunal Federal, sobrestando os demais at o pronunciamento definitivo da Corte. a regra da amostragem, esta regra direcionada aos Tribunais de 2 instncia, que devem selecionar alguns recursos representativos da controvrsia constitucional para encaminhar ao Supremo e determinar que os demais processos fundados na mesma questo aguardem a deciso final da Suprema Corte. Negada a existncia de repercusso geral pelo STF nos casos a ele remetidos, os demais recursos sobre a mesma matria que estiver sobrestados devero ser considerados automaticamente no admitidos (art. 543-B, 2, do CPC). Todavia , se for julgado o mrito do recurso extraordinrio, os demais recursos em espera sero apreciados pelos Tribunais, Turmas de uniformizao ou Turmas Recursais, que podero declar-los prejudicados ou retratar-se (art. 543-B, 3, do CPC). Caso for mantida a deciso e admitido o recurso, poder o Supremo Tribunal Federal cassar ou reformar, liminarmente, o acrdo contrrio orientao proferida (art. 543-B, 4, do CPC). No admitido o recurso extraordinrioz\, caber agravo nos prprios autos, no prazo de 10 (dez) dias, para o Supremo Tribunal Federal (art. 544 do CPC).Da deciso do relator que no admitir o agravo, negar-lhe provimento ou reformar o acrdo recorrido,

caber agravo no prazo de cinco dias, ao rgo competente para o julgamento do recurso (art. 545 do CPC).

You might also like