You are on page 1of 95

Informtica

SEMIEXTENSIVO AVULSO

Introduo a Informtica
1. O QUE INFORMTICA?
Informtica pode ser considerada como significando informao automtica, ou seja, a utilizao de mtodos e tcnicas no tratamento automtico da informao. Para tal, preciso uma ferramenta adequada: o computador eletrnico.

Mquina Analtica de Charles Babbage

Introduo a Informtica
2. O COMPUTADOR
2.1. O que ? O computador uma mquina que processa dados, orientada por um conjunto de instrues e destinada a produzir resultados completos, com um mnimo de interveno humana. Entre vrios benefcios, podemos citar: grande velocidade no processamento e disponibilizao de informaes; preciso no fornecimento das informaes; prprio para execuo de tarefas repetitivas; propicia a reduo de custos em vrias atividades. 2.2. Breve Histrico O baco, um instrumento para auxiliar nos clculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chins como Suan-pan e em japons como Soroban, ainda muito utilizado nos pases asiticos e em alguns centros de ensino pelo mundo. Blaise Pascal, matemtico francs, inventou a primeira mquina de somar (mquina Pascalina) em 1642; construda com rodas denta- Antigo baco romano das, seu intuito era simplificar o ofcio do pai, que era contador. Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemtico alemo, aperfeioou a mquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir. Joseph Marie Jacquard, tcnico de tecelagem francs, criou o tear automtico controlado por cartes perfuraMquina Pascalina dos, em 1801. Charles P. Babbage, matemtico ingls, projetou a Mquina das Diferenas em 1822, e a Mquina Analtica, em 1833. considerado o precursor do computador eletrnico digital, pois sua mquina analtica possuia trs estgios fundamentais (como os computadores atuais): (a) entrada (com cartes perfurados), (b) processamento utilizando memria (de engrenagens), abrigando o programa em execuo e (c) sada.
Tear automtico de Jacquard

Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de mquinas de processamento de dados que operava com cartes perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890. Mark I foi o primeiro computador eletro-mecnico, inventado pelo professor Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944;

Mquina das Diferenas de Babbage

Introduo a Informtica

ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador eletrnico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000 vlvulas, ocupava trs andares e queimava uma vlvula a cada dois minutos. John Von Newman, matemtico hngaro, formula nos Estados Unidos a proposio prtica para computadores universais, que armazenam ENIAC programas em memrias, melhorando o mtodo inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princpio utilizado nos computadores at hoje. Em 1951 se inicia a produo em srie de computadores (IBM/UNIVAC).

2.3. Geraes Primeira gerao. Computadores constitudos de vlvulas eletrnicas. Exemplos: ENIAC, UNIVAC I, IBM 701. Segunda gerao. Com incio nos fins dos anos 50, engloba computadores equipados com transistores organizados em circui-tos impressos. Exemplo: IBM 1401. Comearam a surgir tambm as linguagens de programao alto nvel: Fortran (1957), Cobol (1960), Basic (1964). Vlvulas Terceira gerao. Com incio em meados da dcada de 60, compreende computadores constitudos de circuitos integrados. Escalas de integrao: SSI - Small Scale of Integration MSI - Middle Scale of Integration. Exemplos: IBM /360 e IBM /370. Quarta gerao. Com incio no princpio da dcada de 70, so os computadores constitudos de circuitos integrados nas Transistores seguintes escalas: LSI - Large Scale of Integration VLSI - Very Large Scale of Integration. Exemplos: Os computadores atuais, incluindo os microcomputadores.

Introduo a Informtica
3. PEQUENA CRONOLOGIA DA MICROINFORMTICA
1975 - Lanamento do primeiro microcomputador: Altair 8080. 1976 - Steve Wozniak e Steve Jobs lanam o computador Apple. No ano seguinte, o Apple II lanado. 1978 - A Intel lana o microprocessador 8086, que d incio a srie de microprocessadores conhecidos como 80x86, que incluem o Intel 80486 e o Pentium. 1979 - Primeiro programa comercial para microcomputadores: a planilha eletrnica VisiCalc. 1980 - Surge o MS-DOS (sistema operacional) da Microsoft (Bill Gates e Paul Allen). 1981 - A IBM apresenta o IBM Personal Computer - o PC. 1982 - lanado o Lotus 1-2-3, planilha eletrnica que reinou absoluta por vrios anos. 1983 - Lanamento do PC-XT (Extended) pela IBM, e do Turbo Pascal pela Borland (Philippe Kahn). 1984 - Lanamento do Macintosh da Apple e do PC-AT (Advanced) da IBM. 1985 - lanado o Windows 1.0. Surgem os primeiros computadores 386. 1986 - A IBM apresenta o primeiro laptop (computador porttil). 1987 - A Novell passa a dominar o mercado de redes com seu produto NetWare. 1988 - IBM e Microsoft lanam o OS/2 1.0 (sistema operacional). 1989 - Surgem os primeiros computadores 486. 1990 - Lanamento do Windows 3.0, num dos eventos mais badalados da histria do Software 1992 - Ao adquirir a Fox Software (produtora do sistema gerenciados de banco de dados Foxbase), a Microsoft torna-se a maior figura de todo o mercado de software para PCs. lanado o OS/2 2.0. 1993 - Surge o Pentium. lanado o Windows NT e o OS/2 2.1. 1994 - Incio do boom da Internet. A Internet uma rede global/mundial de computadores. 1995 - Lanamento do Windows 95, primeiro sistema operacional genuno baseado em janelas da Microsoft. 1996 - O foco da informtica passa para a Internet e a Web.

Introduo a Informtica
4. MAIS SOBRE COMPUTADORES
4.1. Classificao Geral Computadores analgicos Manipulam sinais eltricos do tipo contnuo. A programao geralmente acha-se implementada na fiao de seus circuitos. So utilizados principalmente para controle de processo e instrumentao. Possuem caracterstica apropriada para medio por tratar informaes analgicas (contnuas). Computadores digitais Manipulam sinais eltricos do tipo discreto. A programao elaborada atravs do uso de uma linguagem de programao. So usados em aplicaes cientficas e comerciais. Possuem a caracterstica de contar (por serem discretos - 0 ou 1). Computadores hbridos Renem as caractersticas dos dois anteriores. 4.2. Organizao Um sistema baseado em computador , na verdade, composto por hardware e software. Hardware o nome que se d para a parte fsica do computador. tudo que voc pode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral). Software o nome que se d a toda parte lgica do computador. Ou seja, so os programas que voc v funcionar na tela do micro e que do vida ao computador. Sem um software adequado suas necessidades, o computador, por mais bem equipado e avanado que seja, completamente intil. 4.3. Princpio de Funcionamento O computador no uma mquina com inteligncia. Na verdade, uma mquina com uma grande capacidade para processamento de informaes, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operaes que realiza sobre esses dados. Basicamente, o computador organizado em trs grandes funes ou reas, as quais so: entrada de dados, processamento de dados e sada de dados.
4.3.1. Entrada de Dados Para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornec-los a ele. Para isso, o computador dispe de recursos como o teclado (para digitao, por exemplo, do texto que define um programa de computador), o mouse (para selecionar opes e executar algumas operaes em um software qualquer), disquetes e CDs para entrada de dados (gerados provavelmente em algum outro computador), mesas digitalizadoras (muito utilizadas por programas CAD e aplicativos grficos em geral) e outros.

Perfuradora de Cartes Hollerith. At no muito tempo atrs (dcada de 80), quando a utilizao de mainframes era comum, a forma de se entrar dados no computador era atravs de cartes perfurados numa mquina dessas.

Introduo a Informtica
4.3.2. Processamento de Dados Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior. Esse armazenamento de dados feito na memria do computador, que pode ser voltil (isto , desaparece quando o computador desligado), referenciada como memria RAM (Random Access Memory - memria de acesso aleatrio), ou pode ser permanente (enquanto no apagada por algum) atravs do armazenamento dos dados em unidades como as de disco fixo, que so meios fsicos (meio magntico) localizadas no interior do gabinete do computador. H tambm os disquetes, que so discos removveis, e mais recentemente os CDs gravveis. O processamento dos dados feito na CPU - Central Process Unit - unidade de processamento central (ou simplesmente processador, como o Pentium), onde a informao tratada, sendo lida, gravada ou apagada da memria, sofrendo transformaes de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas. 4.3.3. Sada de Dados Os dados resultantes do processamento das informaes pelo computador podem ser apresentadas de inmeras formas, e por meio de diversos dispositivos. O monitor de vdeo um dos principais meios para se obter dados de sada do computador: tanto texto normal ou formatado (como em tabelas ou formulrios) e grficos podem ser apresentados ao usurio atravs desse dispositivo. Se quisermos que os resultados sejam apresentados em papel, podemos fazer uso de impressoras e/ou plotters (para plotagem de desenhos); se quisermos levar esses dados para outros computadores, podemos fazer uso, por exemplo, dos disquetes, ou ento conectar os computadores em rede (resumidamente, lig-los atravs de cabos).

Introduo a Informtica
5. HARDWARE BSICO
5.1. Unidades de Entrada Para nos comunicarmos com o computador, utilizamos fundamentalmente um teclado (conjuntamente com o monitor), um mouse ou algum outro dispositivo de entrada. Vejamos.
5.1.1. O Teclado (Keyboard) o dispositivo de entrada mais utilizado nos computadores. O teclado possui um conjunto de teclas alfabticas, numricas, de pontuao, de smbolos e de controles. Quando uma tecla pressionada, o teclado envia um cdigo eletrnico CPU, que o interpreta, enviando um sinal para outro perifrico que mostra na tela o caractere correspondente. O teclado de um computador muito semelhante ao de uma mquina de escrever, com algumas teclas especiais, mostradas na tabela a seguir.

TECLA

FUNO
Tecla utilizada para a entrada de dados (confirmar um comando)

Tecla utilizada para alterar o estado de outras teclas: se estiver em maisculo inverte para minusculo e vice-versa.

Movimenta entre as paradas de tabulao ou campos.

Provoca o retrocesso dp cursor, apagando os caracteres a esquerda.

Liga ou desliga a opo de maisculas do teclado. S afeta as letras.

No Windows, envia as informaes da tela para a rea de tranferncia.

Introduo a Informtica

TECLA

FUNO
Seleciona a opo numrica ou de navegao do cursor do teclado numrico, localizado ao lado direito do teclado principal. Combinando-a com outras teclas, obtm-se algumas funes e caracteres especiais.

Tecla de controle alternativo, Proporciona uma funo alternativa a qualquer outra tecla. usado para abandonar uma tela, um programa ou um menu.

Move o cursor para o incio da linha.

Move o cursor para o fim da linha.

Altera entre o modo de insero de caracteres.

Apaga o caracter direita do cursor. No windows server para apagar o item selecionado (arquivo, pasta e etc.). Rola o texto uma pgina acima na tela (mostra a tela anterior).

Rola o texto uma pgina abaixo na tela (mostra a prxima tela).

Introduo a Informtica
5.1.2. O Mouse Dispositivo de entrada equipado com dois ou trs botes. O mouse utilizado para posicionar uma seta nas opes da tela, executando-a em seguida com um clique de seu boto, facilitando a operao.

5.1.3. O Scanner Dispositivo de entrada que captura imagens, fotos ou desenhos, transferindo-os para arquivos grficos, o que permite sua visualizao na tela do computador, onde podem ser trabalhados (editados) e depois impressos de volta para o papel, ou armazenados em disco.

5.2. Unidade de Processamento A Unidade Central de Processamento, a UCP (ou CPU - Central Processing Unit), atua como o crebro do sistema, processando e analisando todas as informaes que entram e saem do microcomputador. A UCP representada pelo microprocessador, tambm chamado de Chip, e ele determina o modelo do microcomputador em uso (286, 386, 486, Pentium). Sua velocidade medida em Hertz (hz), conhecida tambm como clock do microcomputador. O microprocessador o crebro de todo o microcomputador: nele ocorrem os clculos, operaes de movimentao e comparao de dados. Da a importncia de sua velocidade de operao. Cabe lembrar que a relao entre o clock e a velocidade efetiva de processamento no linear: existem outros fatores que influenciam na velocidade do equipamento. 5.3. Unidades de Sada Apresentam os resultados finais do processamento, atravs dos monitores de vdeo, impressoras, etc.
5.3.1. O Vdeo ou Monitor de Vdeo Dispositivo de sada que apresenta imagens na tela, incluindo todos os circuitos necessrios de suporte interno. Os monitores de vdeo devem ser cuidadosamente escolhidos, pois so um dos maiores causadores de cansao no trabalho com o microcomputador. Eles tm sua qualidade medida por Pixels ou pontos. Quanto maior for a densidade desses pontos (quanto menor a distncia entre eles), mais precisa ser a imagem. Monitor de vdeo Antigamente, o formato mais popular era o CGA (Color Graphics Array), encontrado na maioria dos primeiros microcomputadores. Trata-se do tradicional monitor verde ou mbar. Hoje o padro de vdeo o SVGA (Super Video Graphics Array). O formato CGA, apesar de ser suficiente para aplicaes

Introduo a Informtica
baseadas em caracteres, como eram a maioria dos programas para o DOS, totalmente incompatvel com produtos baseados em ambientes grficos, notadamente o ambiente Windows. Programas de ilustrao ou de desenho para engenharia exigem o vdeo SVGA. 5.3.2. As Impressoras So dispositivos de sada que passam para o papel o resultado do trabalho desenvolvido no microcomputador, como textos, relatrios, grficos. Para diferentes tipos de impresso existem diferentes impressoras. Impressoras Matriciais So ainda bastante comuns no mercado, utilizando um sistema de impresso por impacto de agulhas (normalmente, 9 ou 24) contra uma fita sobre um papel. So bem rpidas, com qualidade de impresso regular. O preo baixo e sua velocidade medida em CPS (Caracter Por Segundo), indo at cerca de 800 CPS, coloridas ou no. Muito teis para impresso de formulrios em mais de uma via com papel carbono. Jato de Tinta Funciona com borrifamento de jatos de tinta, formando minsculos pontos sobre o papel. So silenciosas e possuem tima qualidade de impresso, chegando a 1200 DPI (Dot Per Inch, pontos por polegada) ou mais, tornando-se uma boa alternativa para quem no pode comprar uma laser. So relativamente lentas, se comparadas LaserJet, e geralmente so coloridas. Possuem boa qualidade de impresso, e seu preo acessvel. Laser Produz cpias de alta qualidade com absoluto silncio, sendo sua velocidade medida em PPM (Pginas Por Minuto). Existem no mercado impressoras de 4 at 16 PPM. So muito difundidas apesar do custo elevado, tanto em equipamento como em seu material de consumo. Podem ser coloridas, mas nesse caso o preo torna-se proibitivo para aplicaes no profissionais.

5.4. Memria
5.4.1. Como Funciona Da mesma forma que o crebro humano, o computador tambm possui uma memria onde so armazenadas as informaes enquanto ele est ligado. A menor unidade utilizvel para representao de informaes em um computador o Bit, que assume os valores 0 ou 1. Essa representao, dita binria, est relacionada com o fato da informao ser armazenada fisicamente no computador na forma de uma polaridade eltrica (positivo ou negativo) ou magntica (norte ou sul nos ims). Como um nico bit insuficiente para representar informaes mais complexas, eles so agrupados e combinados. Num primeiro agrupamento, eles so reunidos em conjuntos de oito, recebendo a denominao de Byte (8 bits). Um byte pode representar 256 caracteres diferentes (2 ). Quando nos referimos s informaes armazenadas em um computador utilizamos, portanto, o termo byte, que corresponde a um caractere. Tendo em vista que a unidade byte consideravelmente pequena quando indicamos valores mais extensos, utilizamos mltiplos do byte: kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, etc.
8

Introduo a Informtica
5.4.2. Memria RAM Para efetuar os clculos, comparaes, rascunhos e outras operaes necessrias ao seu funcionamento, os computadores possuem uma memria de trabalho chamada de RAM (Random Access Memory, ou memria de acesso aleatrio). A informao armazenada nessa memria apenas temporria. Se voc quiser preservar essa informao, que pode representar horas de trabalho, voc deve mov-la da memria do computador para um disco de armazenamento (disco rgido ou winchester, disquete ou CD gravvel), operao essa conhecida como salvamento (opo salvar na maior parte dos programa): as informaes so salvas em um arquivo. Quando voc desliga o Computador, a informao que no foi salva em um desses discos perdida. 5.4.3. Memria ROM Um outro tipo de memria existente nos microcomputadores permite apenas a leitura das informaes nela contidas. a ROM (de Read Only Memory). Essa memria no perde as informaes ao ser desligado o equipamento, sendo, portanto, utilizada para guardar os cdigos bsicos de operao do equipamento, suas rotinas de inicializao e auto-teste. Tais informaes no podem ser alteradas, apenas lidas. Este conjunto de cdigos de operao/funcionamento forma o sistema bsico de entrada e sada (BIOS) da mquina. Outro exemplo de memria ROM so as informaes guardadas em CDs normais (no regravveis). 5.4.4. Discos Os Discos so usados para armazenar as informaes, como as memrias. Podem ser lidos, gravados e regravados, como uma fita de udio ou vdeo. So considerados a memria de massa do equipamento, devido ao alto volume de informaes que podem armazenar. Disquetes ou Discos Flexveis Os Disquetes so ditos flexveis (em ingls, Floppy Disk.) por que realmente o so, sendo protegidos por um invlucro rgido. Devem ser inseridos nos acionadores (drivers) situados no painel frontal do Computador (normalmente so referenciado como unidade de disco a:). No armazenam tantas informaes quanto o HD (winchester ou disco rgido), mas so removveis e transportveis. Em geral devem ser preparados para utilizao, operao essa denominada formatao. Tem o tamanho de 3 (trs e meia polegadas), e possui uma proteo mais resistente, ao contrrio de seu antecessor de 5 (cinco e um quarto de polegada), j em desuso. HD, Disco Rgido ou Winchester O Winchester dito disco rgido (em ingls, Hard Disk) por ser a sua superfcie de gravao metlica e dura, ao contrrios dos disquetes. Normalmente referenciado como unidade de disco C:, encontra-se dentro do gabinete da CPU; portanto, no visvel nem transportvel. Permite um acesso rpido e o armazenamento de uma grande quantidade de informaes. importante lembrar que esses discos podem ser danificados por excesso de trepidao no local de instalao. Dado a grande quantidade de informaes que so armazenadas em um disco rgido, e considerando-se que, devido a desgastes naturais durante o funcionamento, inevitvel

Introduo a Informtica
que ocorra uma avaria algum dia, importantssimo prevenir-se quanto perda dessas informaes realizandose periodicamente cpias de segurana de seus arquivos, o que conhecido tecnicamente como back-up. CD-ROM Os CD-ROMs prestam-se ao armazenamento de grandes volumes de informao, tais como enciclopdias. A tecnologia utilizada nos acionadores encontrados nos microcomputadores ainda no permite sua regravao devido ao alto custo envolvido. Os acionadores ou drives de discos CD-ROM podem reproduzir normalmente os CDs de udio (o que significa que podemos ouvir msicas enquanto trabalhamos em nossos micros). DVD - Digital Versatile (Video) Disc Os DVDs so a ltima tecnologia em armazenamento de dados. Sua capacidade pode chegar a aproximadamente 18 Gb. o futuro dos discos ticos digitais, a evoluo da tecnologia Compact Disc. Assim como o CD (udio) e o CD-ROM, o sistema DVD composto de um CD player para ser ligado a TV, ou um DVD-ROM drive para uso em computadores. Alm dos discos terem o mesmo tamanho e espessura dos atuais CDs, o DVD mais simples ter capacidade para 18 Gb (capacidade equivalente a mais do que 28 CD-ROMs), que suficiente para conter mais de 8 horas de filme com alta qualidade de som e de imagem, alm de udio em vrios idiomas distintos e vrios conjuntos diferentes de legendas.

Introduo a Informtica
6. SOFTWARE - PROGRAMAS DE COMPUTADOR
Um programa de computador pode ser definido como uma srie de instrues ou declaraes, em forma aceitvel pelo computador, preparada de modo a obter certos resultados. Tambm chamado de software, esse termo utilizado para indicar a parte funcional de um computador. Podemos classificar os softwares ou programas em alguns tipos. A seguir apresentada uma classificao genrica, que no exaustiva.

6.1. Sistemas Operacionais Como o prprio nome sugere, so softwares destinados operao do computador. Tem como funo principal controlar os diversos dispositivos do computador e servir de comunicao intermediria entre o computador e os outros programas normalmente utilizados, o que permite que esses possam ser executados. O Windows95/98/2000/NT/XP e o DOS so exemplos de sistemas operacionais para microcomputadores. Tambm podemos citar o OS/2, da IBM, e o UNIX. Um computador, qualquer que seja o seu porte, no funciona sem um sistema operacional. 6.2. Programas Utilitrios So programas destinados a facilitar e agilizar a execuo de certas tarefas. Existem utilitrios, por exemplo, para diagnosticar a situao do computador e seus diversos dispositivos (como o Norton Utilities), para compactar arquivos (como o WinZip), para realizao de cpias de segurana (backups), etc. 6.3. Programas Aplicativos So os programas destinados a nos oferecer certos tipos de servios, e podemos incluir nesta categoria os processadores de texto, as planilhas eletrnicas, os programas grficos e os sistema gerenciadores de banco de dados.
6.3.1. Processadores de Texto Esses aplicativos no se limitam a oferecer uma maneira informatizada de datilografar textos. Tambm podem realizar verificao ortogrfica, pr-visualizao da impresso, insero e formatao de figuras e tabelas, gerao de etiquetas e cartas para mala direta e a utilizao de modelos de documentos, o que os tornam bastante teis. Uma vez armazenado o texto em um arquivo, que ficar gravado em um disco, ele pode ser alterado livremente e impresso quantas vezes for necessrio. Dentre os vrios editores disponveis no mercado, destacamos os seguintes: Word (Microsoft) e WordPerfect (Corel). 6.3.2. Planilhas Eletrnicas ou Planilhas de Clculo Esses aplicativos trabalham como se fossem tabelas automticas dispostas em folhas (sheets), onde diversos dados podem ser armazenados e clculos efetuados sobre eles, tais como oramentos, previses, folhas de pagamento e controle de notas dos alunos. No micro, as folhas transformam-se em uma imagem no vdeo, que pode ser bem maior do que as folhas de papel comumente utilizadas para esse fim. Possuem ainda funes de banco de dados, insero de figuras e a possibilidade de gerao de diversos tipos de

Introduo a Informtica
grficos. Dentre as mais comuns, destacamos o MS-Excel, o Lotus 1-2-3 e o Quatro Pro. 6.3.3. Programas Grficos Permitem a criao de figuras e desenhos, sendo que alguns possuem recursos extras para animao. Podem ser conjugados com programas que adicionam sons juntos s imagens. Existem desde os mais simples em termos de recursos e de facilidade de utilizao at os altamente complexos, capazes de produzir desenhos detalhados de peas mecnicas e plantas de edifcios. Dentre os mais simples, temos o Paint (antigamente Paintbrush) e o Photo Editor, fornecidos junto com o Windows. Dentre os mais sofisticados destacam-se o Corel Draw , o Adobe PhotoShop e o 3D Studio, para uso artstico, e os programas CAD (como o AutoCad), utilizado para projetos mecnicos, arquitetnicos, etc. 6.3.4. Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Trata-se de uma coleo de programas que prestam-se ao controle de grandes volumes de informaes. Permitem efetuar clculos com os dados por eles gerenciados, criao de grficos e de relatrios. Para uso em microcomputadores, podemos citar o Paradox, o MSAccess e o Personal Oracle.

6.4. Compiladores e Interpretadores So programas utilizados para construir outros programas, e se caracterizam pelo tipo de linguagem utilizada para realizar essa tarefa. Os softwares citados anteriormente foram criados a partir do uso de compiladores ou de interpretadores, que so programas que analisam e traduzem para a linguagem do computador (linguagem de mquina) um conjunto especfico de comandos ou instrues escritos em uma linguagem de programao, permitindo o controle do funcionamento da mquina. Exemplos dessas linguagens: Fortran, Assembly, Basic, Delphi, Visual Basic, C, C++, Java, HTML. 6.5. Vrus Eletrnico de Computador
6.5.1. O Que ? Um vrus eletrnico um programa ou fragmento de programa que se instala em uma mquina sem que o usurio perceba, e nela comea a se reproduzir (gerar cpias de si mesmo). A forma de contgio mais comum era, at pouco tempo, a execuo de programas piratas, de origem desconhecida, no microcomputador (especialmente os joguinhos). Entretanto, atualmente existem os vrus transmitidos atravs das mensagens de e-mail. Embora existam alguns tipos de vrus que no destroem o contedo dos arquivos do sistema que infectam, esse o objetivo primordial da maioria deles. Em geral, os vrus atuam apagando o contedo dos discos, formatando-os, misturando arquivos e trocando o valor dos smbolos (por exemplo, trocando os a por s). muito importante que todo o computador tenha algum tipo de proteo contra as infeces por virus. o que ser discutido no prximo item.

Introduo a Informtica
6.5.2. Preveno Existem vrios utilitrios para procurar e retirar virus de seu sistema, como o ViruScan (McaFee), AVG (Grisoft) e o Norton AntiVirus (Symantec), mas nada melhor que a preveno. Para isso, recomenda-se o seguinte: evite utilizar programas piratas; sempre que for utilizar um programa novo, pesquise antes a existncia de vrus; se encontrar algum, remova-o; proteja seus disquetes contra gravaes indevidas (no disquete de 3, use a trava contra gravao); faa sempre cpias de segurana (backup) de seus arquivos, pois assim voc ter como recuper-los em caso de ataque de vrus ou de danos no disco; controle seu sistema quanto ao seu uso por pessoas estranhas ou no autorizadas; sempre verifique seu equipamento logo aps terem sido efetuadas nele apresentaes de novos programas/sistemas, ou aps a interveno do pessoal da assistncia tcnica; se for possvel, deixe instalado um programa anti-vrus funcionando em background, ou seja, enquanto voc utiliza o computador - ele ir intervir toda vez que algum vrus se manisfestar ou for encontrado. Se voc ainda no possuiu um anti-virus instalado em seu micro, faa isso o mais breve possvel. Existem programas desse tipo disponveis gratuitamente na Internet: basta realizar uma pesquisa. Um bom anti-vrus disponveis para download gratuto o AVG (www.grisoft.com).

Introduo a Informtica
7. OPERAO BSICA DO MICROCOMPUTADOR
7.1. Armazenando Dados em um Computador
7.1.1. Arquivos e Pastas Quando realizamos algum trabalho em papel, como escrever um documento, fazer um desenho, um grfico ou um projeto, ao termin-lo tomamos o cuidado de guard-lo em algum lugar, como uma pasta, e posteriormente tambm guardarmos essa pasta em algum lugar, como uma gaveta de um armrio. Alm de proteger o trabalho feito, isso permite que possamos recuper-lo rapidamente quando precisarmos utiliz-lo novamente. Quando produzimos um trabalho em um computador, a mesma situao ocorre: precisamos guardar nosso trabalho para podermos utiliz-lo posteriormente. O arquivo eletrnico (ou simplesmente arquivo) a estrutura lgica utilizada para guardar os nossos dados no computador, da mesma forma que o papel guarda os trabalhos feitos mo (com canetas ou lpis), datilografados em mquinas de escrever, etc. O ato de guardar um arquivo no computador denominado salvamento - salvar um arquivo. Salvar trabalhos em computador tem uma grande vantagem em relao ao papel: uma vez salvo um trabalho, ele poder ser impresso ou alterado quantas vezes for necessrio, e de forma extremamente fcil, o que no ocorre com os trabalhos feitos em meios no eletrnicos. Os arquivos so salvos em dispositivos denominados discos (que so um meios de armazenamento magnticos) e, por uma questo de organizao, os arquivos so colocados em compartimentos denominados pastas ou diretrios. Uma pasta ou diretrio (nome utilizado em verses anteriores ao Windows 95, como o Windows 3.xx ou MS-DOS) um local onde podem ser armazenados arquivos de programas, de documentos, etc. Imagine o disco rgido do computador como uma grande gaveta cheia de pastas. A melhor forma de arrumar a gaveta etiquetar cada pasta e colocar dentro de cada uma os documentos referentes a ela. Da mesma forma funcionar seu HD (Hard Disk - disco rgido, em ingls), porm com uma caracterstica adicional: as pastas em um disco podem conter outras pastas, nesse caso chamadas de subpastas (ou subdiretrios). 7.1.2. Nomes de Arquivos e Pastas Todos os Arquivos e Pastas possuem um nome e uma extenso, separados por um ponto. O nome obrigatrio, a extenso opcional. Somados o tamanho do nome e da extenso do arquivo pode-se chegar at 256 caracteres. 7.1.3. Extenses de Arquivos A maioria dos programas coloca a extenso automaticamente ao salvar seus arquivos. Os nomes dos arquivos normalmente so convencionados pelo prprio usurio, mas embora as extenses tambm possam ser, melhor deixar que o aplicativo que gera o arquivo a coloque automaticamente no nome que voc fornecer, pois geralmente elas identificam o tipo de programa que manipula o arquivo em questo, como mostram o exemplos na tabela ao lado. Alm disso, se voc mudar a extenso de um arquivo o programa que o gerou provavelmente no mais o reconhecer, e no ser mais possvel trabalhar com ele. Para que isso no acontecer, basta nunca colocar ponto (.) no nome que definir para o arquivo, deixando o prprio programa colocar a extenso.

Introduo a Informtica
7.2. Windows
Como j foi visto, o Windows um sistema operacional, sendo um dos primeiros programas a serem executados pelo computador. Sua funo deixar o computador pronto para operao. Atravs de um ambiente multitarefa, o Windows gerencia todo o processamento do computador, permitindo ao usurio executar vrios programas simultaneamente. 7.2.1. Tela Inicial - rea de Trabalho

Aps a inicializao do computador (procedimento de entrada em funcionamento), aparece uma tela semelhante mostrada ao lado: o que se denomina rea de Trabalho (DeskTop). Os cones presentes na rea de Trabalho dependem dos recursos disponveis e da configurao estabelecida pelo usurio, variando, portanto, de equipamento para equipamento. Porm, alguns cones esto sempre presentes, como os seguintes: Meu Computador - permite o acesso aos discos existentes no equipamento, s impressoras e a aplicativos de configurao do computador. Lixeira - local de armazenamento temporrio para os arquivos excludos. Caso tenha se arrependido de excluir (apagar) algum arquivo, possvel recuper-lo. Isso detalhado mais adiante.

Introduo a Informtica
7.2.2. Barra de Tarefas A Barra de Tarefas fica na parte inferior da tela . Ao se executar um programa (uma tarefa), o Windows cria um boto para o programa com a sua descrio (nome) nessa barra. Quando existirem vrios programas abertos (isto , sendo utilizados), voc poder ir de um para outro clicando o boto correspondente na barra de tarefas. O Programa sendo utilizado tem seu boto realado, como o caso do boto do Word no exemplo mostrado abaixo. 7.2.3. Boto Iniciar atravs desse boto que voc pode iniciar uma srie de tarefas em seu computador. Ao clicar sobre ele (uma vez com o boto esquerdo do mouse), aparece normalmente um menu contendo as seguintes opes: Programas: exibe uma lista de programas existentes no equipamento e que podem ser utilizados/executados. Documentos: exibe uma lista de documentos (arquivos) que foram abertos recentemente por diversos tipos de aplicativos. Configuraes: permite o acesso a aplicativos de configurao do sistema. Localizar: permite encontrar um arquivo ou uma pasta em algum disco ou drive. Ajuda: inicia a funo de ajuda, para tirar dvidas. Executar: executa programas selecionados. Desligar: executa os procedimentos para finalizao ou reincio do uso do computador. Note que ao lado de algumas das opes de menu citados acima existe uma seta. Exemplo: Programas . Isso indica que ao clicar em Programas, aparecer um novo menu com todos os programas (ou quase todos) disponveis no computador. 7.2.4. Executando um Programa Existem duas formas de executar um programa: clicar duas vezes (rapidamente) com o boto esquerdo do mouse sobre o cone do programa na rea de trabalho, se ele existir; clicar no boto Iniciar (uma vez com o boto esquerdo do mouse), selecionar a opo Programas, e procurar pelo programa desejado no menu. Como exemplo, o caminho para se chegar ao programa Paint (um editor grfico simples) o seguinte: Iniciar/Programas/Acessrios/Paint. 7.2.5. Janelas dos Programas Nas janelas dos diversos programas utilizados no Windows, alguns elementos so comuns, como os descritos a seguir. Barra de Ttulo. a barra localizada na parte superior da janela, contendo o nome do aplicativo, e do arquivo por ele sendo manipulado. Posicionando-se o cursor do mouse sobre ela, possvel arrastar toda a janela para outra posio. Moldura. Possibilita que voc mude o tamanho de uma janela posicionando o cursor do mouse nas suas bordas. Quando isso acontece, a forma do cursor se altera (para 1 ou 2) indicando que possvel mover a borda.

Introduo a Informtica
Barra de rolagem Vertical/Horizontal. Situada normalmente direita/embaixo da janela, ela possibilita visualizar um documento maior que a janela. Para isso, basta posicionar o cursor do mouse sobre a barra e arrast-la. Barra de Menus. Presente em todos os programas, contm as principais opes disponveis no aplicativo em questo. Para ter acesso a essas opes, pode ser utilizado o mouse ou o teclado.Caso queira utilizar o teclado, pressione a tecla [Alt] e a letra sublinhada da opo desejada. Para fechar um Programa, clique no cone [X]. Note que o seu boto na barra de tarefas desaparecer.

7.3. Windows Explorer

O Windows Explorer um programa para Windows 95/98/NT que nos permite visualizar, mover, copiar, renomear, excluir, localizar ou criar arquivos ou pastas. Para executar o Windows Explorer, basta clicar com o boto direito sobre a opo Iniciar na barra de tarefas, e em seguida selecionar a opo Explorar. Note que essa janela apresenta esquerda a estrutura hierrquica das pastas, ou rvore de diretrio. direita, mostra o contedo do item selecionado (clicado) na rvore esquerda. Nessa mesma figura o item selecionado a pasta C:\Arquivos de Programas\Microsoft FrontPage, que est em azul. direita pode-se ver todo o contedo dessa pasta, que inclui tanto arquivos como outras pastas.

Introduo a Informtica
7.3.1. Drives Na figura ao lado possvel observar na rvore de diretrio algumas letras seguidas de dois pontos (:). Essa a forma de se identificar drives (acionadores, ou dispositivos acionadores) de disco, ou unidades de disco. Geralmente, cada letra est associada a um nico acionador de disco: A: indica o drive de disquete de 3 na figura ao lado. Entretanto, no necessariamente isso verdade sempre. No caso de discos rgidos (winchester) possvel associar dois ou mais drives lgicos a um nico drive fsico (o disco): C: e D: podem referenciar-se a um mesmo acionador de disco rgido, com as informaes ou dados particionados no disco. Associando-se um mesmo drive lgico a mais de um disco (ou drive fsico) pode significar uma melhor performance no processo de acesso aos dados no disco, pois duas cabeas de leitura e gravao estaro disponveis nessa situao. 7.3.2. Principais Operaes

7.4. A Lixeira
Todos os arquivos excludos so movidos para a Lixeira, que um diretrio ou pasta auxiliar. Caso voc venha a se arrepender de uma excluso, ou a realize por acidente, possvel reaver arquivo ou pasta excluda. Para tal, abra a Lixeira (duplo clique sobre o cone lixeira na rea de trabalho - cone ao lado), selecione os arquivos a serem recuperados e, em seguida, selecione a opo Arquivo/Restaurar. Esse procedimento colocar novamente os arquivos ou pastas em seu local de origem. Quando tivermos certeza que os arquivos movidos para a Lixeira no so realmente necessrios, podemos limp-la. Para tal, basta abrir a lixeira e selecionar a opo Arquivo/ Limpar Lixeira.

7.5. Como conseguir Ajuda


Para conseguir ajuda, ou seja, tirar alguma dvida a respeito do uso de algum recurso do programa sendo utilizado, basta selecionar a opo ajuda na parte superior da janela. Isso vale para qualquer programa.

7.6. Desligando o Computador


Antes de desligar o computador, certifique-se de que todos os aplicativos estejam fechados. Isso feito, clique no boto Iniciar selecione a opo Desligar. Uma janela aparecer solicitando a confirmao do desligamento. Aps confirmar, aguarde alguns segundos at que seja apresentada uma mensagem informando que o seu computador j pode ser desligado com segurana. S ento desligue o boto de fora na CPU.

Apostila
Windows, Word e Excel

Apostila de Informtica

1. O QUE Windows?
Windows um sistema operacional Grfico baseado em Janelas produzido pela Microsoft. o sistema operacional mais utilizado no mundo.

1.1. Janelas Todo aplicativo que for aberto no Windows ter o formato de uma janela, com componentes e caractersticas bem parecidas de uma para outra.
As janelas podem ser alteradas com relao ao seu tamanho, cor e posio na rea de trabalho, para isso necessrio conhecermos sua estrutura e seus componentes.

2. Componentes Comuns
2.1. cones So figuras que identificam um programa, arquivo ou qualquer outro recurso do computador. Para acessar esses recursos, utiliza-se um duplo clique sobre o cone. 2.2. Caixas de Dilogo Alm das janelas, o Windows tambm fornece Caixas de Dilogo padres para algumas operaes bsicas, como abrir e salvar um arquivo, formatar fonte, escolher uma cor, entre outras.
2.2.1. Salvar Como atravs dessa Caixa de Dilogo que escolheremos onde e com qual nome salvar nossos textos, imagens e outros arquivos.

Apostila de Informtica

2.2.2. Abrir Nessa Caixa de Dilogo que escolheremos qual arquivo abriremos no programa atual.

Apostila de Informtica

2.2.3. Fonte Com essa Caixa de Dilogo podemos escolher qual a formatao do texto que iremos utilizar. Podemos selecionar qual a fonte, sua cor, tamanho e outras caractersticas.

Apostila de Informtica

2.2.4. Imprimir Antes de imprimir um documento, poderemos nessa Caixa de Dilogo selecionar a quantidade de cpias queremos, qual a impressora e outros detalhes da impresso.

Apostila de Informtica

2.2.5. Configurar Impresso Esta Caixa de Dilogo muito parecida com a anterior, porm podemos configurar a impresso quando no h ainda a inteno de imprimir o documento.

Apostila de Informtica

2.2.6. Configurar Pgina Aqui poderemos configurar o tipo de papel (tamanho, bordas) que usaremos em nosso documento.

Apostila de Informtica

2.2.7. Cor Nessa Caixa de Dilogo podemos escolher qual cor utilizar para desenhar, por exemplo.

Apostila de Informtica

2.2.8. Localizar Quando desejamos localizar um texto dentro de um documento, utilizamos essa Caixa de Dilogo.

2.2.9. Substituir Semelhante a Caixa de Dilogo anterior, porm alm de localizar o texto no documento, ele substitui o texto por outro.

Apostila de Informtica

10

Apostila de Informtica

3. Word
Word o Editor de Textos mais utilizado atualmente. Um editor de textos serve para substituir as antigas mquinas de escrever, mas com muitas vantagens. Entre as vantagens que um editor de textos nos proporciona, temos: facilidade de correo, facilidade no ajuste do layout, corretor ortogrfico, entre outras.

3.1. Janela do Word


A aparncia exata da janela do Word pode variar de computador para computador, pois ela configurvel pelo usurio. Mas normalmente temos estes componentes: Barra de Ttulo, Barra de Menu, Barras de Ferramentas, Corpo do Documento e Barra de Status.

3.1.1. Barra de Ttulo Alm de informar o nome do aplicativo, tambm informa o arquivo, tambm chamado de documento, que se est trabalhando no momento. 3.1.2. Barra de Menu

11

Apostila de Informtica
atravs dessa barra que temos acesso a todos os recursos e facilidades do Word. 3.1.3. Barras de Ferramentas uma outra maneira de se ter acesso aos mesmos recursos e facilidades citados anteriormente, porm com maior agilidade, pois basta um clique no cone para se acessar o recurso. 3.1.4. Corpo do Documento no corpo do documento que digitamos nosso texto. Ele simula a aparncia de uma folha de papel, permitindo que vejamos na tela do computador o mesmo que ser impresso posteriormente. 3.1.5. Barra de Status Essa barra informativa. Nela conseguimos observar vrias informaes importantes, como qual pgina atual e quantas pginas tem o documento, linha e coluna atuais, idioma do texto e outras.

3.2. Trabalhando com Arquivos


Todos nossos documentos digitados no Word precisam ser guardados em um arquivo, um Documento do Word, para que possamos acess-lo sempre que quisermos. Depois de salvo, a qualquer momento podemos abri-lo novamente e continuar sua edio, imprimir ou simplemesmente ler o texto anteriormente digitado. 3.2.1. Salvando o Documento Para salvar um documento, clique em Arquivo\Salvar. Se for a primeira vez que o documento salvo, aparecer a Caixa de Dilogo Salvar Como, onde poderemos escolher o nome e o local do arquivo. Se o documento j foi salvo em outra ocasio, o Word no mais perguntar o nome do arquivo e o salvar com o mesmo nome utilizado anteriormente. Para que se possa escolher um novo nome para o documento, clique em Arquivo\Salvar como. 3.2.2. Abrindo um Documento Salvo Para se abrir um documento salvo anteriormente, clique em Arquivo\Abrir. Ser mostrada a Caixa de Dilogo Abrir, onde informaremos o local onde est o documento e qual documento pretendemos abrir. 3.2.3. Criando um Novo Documento Ao abrirmos o Word, ele j cria um novo documento em branco. Caso desejemos criar um outro documento em branco, clique em Arquivo\Novo. Ao acessar este recurso, nos ser perguntado qual o modelo utilizar. O Modelo Padro o Documento em Branco. 3.2.4. Modelos de Documentos e Assistentes O Word nos fornece vrios modelos de documentos, como Cartas, Currculos, Memorando, FAX e outros. Como o prprio nome diz, eles servem de modelo para novos documentos.

12

Apostila de Informtica
Os assistentes so semelhantes aos modelos, porm nos permitem, de forma simples, configurar grande parte do documento.

3.3. Trabalhando com Textos


3.3.1. Selecionar Texto Para selecionar parte de um texto d um clique no fim ou incio do texto que voc deseja selecionar (d um clique na margem esquerda se voc deseja selecionar a linha inteira). Pressione e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse enquanto arrasta o ponteiro sobre o texto que deseja selecionar. Depois, solte o boto do mouse.
Use as seguintes teclas para selecionar texto em um documento:

Para Selecionar o documento inteiro Selecionar um caractere direita Selecionar um caractere esquerda Selecionar uma palavra direita Selecionar uma palavra esquerda Selecionar at o incio do pargrafo Selecionar at o incio do pargrafo Selecionar at o fim do documento Selecionar at o incio do documento

Pressione Ctrl + T Shift + seta direita Shift + seta esquerda Shift + Ctrl + seta direita Shift + Ctrl + seta esquerda Shift + Ctrl + seta para cima Shift + Ctrl + seta para baixo Shift + Ctrl + End Shift + Ctrl + Home

3.3.2. Recortar, Copiar e Colar um Texto Selecione o texto que voc deseja recortar e colar. D um clique no boto ( ) Recortar na barra de ferramenta Padro.

13

Apostila de Informtica
Selecione um pargrafo que voc deseja copiar e colar. D um clique no boto ( ) Copiar na barra de ferramenta Padro. D um clique para posicionar o cursor no documento onde voc deseja colar o texto. D um clique no boto ( ) Colar.

3.3.3. Desfazer e Refazer Alteraes s vezes, voc faz alteraes no texto e, depois, decide que no quer a alterao. Em vez de comear de novo, voc pode desfazer e refazer as alteraes. Digite algum texto em um documento (por exemplo, Impacto Negativo). D um clique no boto ( ) Desfazer na barra de ferramentas Padro e o texto desaparece.
D um clique no boto ( ) Refazer na barra de ferramentas Padro e o texto reaparece.

3.3.4. Localizar Texto Voc pode usar o recurso Localizar do Word para localizar um texto, caracteres, formatao de pargrafos ou at mesmo caracteres especiais. Para localizar determinado texto em um documento Clique em Editar/Localizar... Digite a palavra a ser localizada no espao Localizar: Clique em Localizar prxima.
Voc pode localizar e substituir texto Clique em Editar/ Localizar...

Na Guia Substituir digite a palavra a ser localizado no espao Localizar, e digite a palavra qual deseja substituir em Substituir por: Clique em Substituir.

3.3.5. Ortografia e Gramtica O Word exibe linhas onduladas vermelhas abaixo das palavras que ele acha estarem erradas e linhas onduladas verdes abaixo de sentenas que ele acha estarem com problemas gramaticais.
Para verificar ortografia e gramtica em seu documento clique no boto ( Gramtica. ) Ortografia e

14

Apostila de Informtica

3.3.6. Dicionrios de Sinnimos O dicionrio de sinnimos do Word uma ferramenta que ajuda a substituir palavras por outras mais adequadas.

Voc deve selecionar a palavra que deseja verificar os sinnimos. Pressione as teclas [Shift] + [F7] para acessar o dicionrio de sinnimos do Word. Voc pode Substituir esta palavra ou Consultar seus sinnimos.

3.3.7. Negrito, itlico e Sublinhado Selecione o texto que voc deseja formatar
D um clique no boto ( D um clique no boto ( D um clique no boto ( ) Negrito para aplicar a formatao Negrito ao texto ) Itlico para aplicar a formatao Itlico ao texto ) Sublinhado para aplicar a formatao Sublinhado ao texto

15

Apostila de Informtica
Se voc decide que no que utilizar a formatao basta selecionar o texto e dar um clique novamente no boto que aplicou a formatao. 3.3.8. Fonte, Tamanho e Cor Alterar Fonte Selecione o texto que deseja formatar. D um clique na seta ( um clique na fonte deseja (Ex: Arial).

) Fonte na barra de ferramentas Formatao e d

Alterar Tamanho Para alterar o tamanho da fonte selecione o texto que deseja alterar. D um clique na seta ( ) Tamanho da Fonte na barra de ferramentas Formatao e d um clique no tamanho desejado. Alterar Cor Selecione o texto desejado. D um clique na seta ( ) Cor da Fonte na barra de ferramentas Formatao e d um clique em uma cor de sua escolha.

3.3.9. Realar o Texto


Chame a ateno para determinada parte de seu texto usando o boto ( Selecione o texto desejado e clique no boto Realar. Voc pode escolher cores diferentes para realar seu texto. Ex: Texto realado 1, Texto realado 2, Texto Realado 3 ) Realar

3.3.10. Bordas Acrescente linhas ao seu documento Voc acrescenta uma borda a um dos lados (ou a todos) de um pargrafo ou texto selecionando no Word. As bordas podem acentuar as partes do seu texto, acrescentar um quadro no seu documento inteiro ou dividir sees do documento.
D um clique na linha de um pargrafo no seu documento onde voc deseja acrescentar uma borda. D um clique na seta ( ) Borda na barra de Ferramentas Formatao e selecione o tipo de borda desejado.

3.3.11. Nmeros e Marcadores Numerao Selecione o texto que voc deseja transformar em uma lista numerada. D um clique no boto ( ) Numerao na barra de ferramentas Formatao. Ex: 1 Csar Jr. 2 Rafael Mello 3 Willy Wonka 4 Marcos Pedroso 5 Fernanda C. Dias

16

Apostila de Informtica
Para aumentar sua lista de numerao basta pressionar a tecla Enter no fim da ltima linha da numerao. Marcadores Selecione o texto que voc deseja transformar em uma lista com marcadores. D um clique no boto ( ) Marcadores na barra de ferramentas Formatao. Ex: Para iniciar o Word D um clique sobre o boto iniciar da barra de tarefas Posicione-se sobre o item Programas Clique sobre Microsoft Word. Para aumentar sua lista de marcadores basta pressionar a tecla Enter no fim da ltima linha da lista de marcadores. Dica: Voc pode selecionar uma lista numerada ou de marcadores e clicar com o boto direito do mouse em Marcadores e numerao e personalizar esta lista.

3.3.12. Smbolos Para inserir smbolos ao documento D um clique com o cursor no texto onde voc deseja acrescentar o smbolo. Clique em Inserir/ Smbolo para abrir a caixa de dilogo Smbolo. D um clique duplo no smbolo que voc deseja inserir no documento. Clique no boto Fechar. Ex: , , , , , , , , 3.3.13. Alinhamento Ao digitar seu texto em um documento, o texto automaticamente se alinha com a margem esquerda. Porm voc pode alterar o alinhamento do texto da maneira que mais lhe convm. Selecione o texto que voc deseja re-alinhar.
D um clique no boto ( ) Alinhar Direita na barra de ferramentas para alinha direita D um clique no boto ( ) Alinha Esquerda na barra de ferramentas para alinha o texto esquerda D um clique no boto ( ) Centralizar

17

Apostila de Informtica
na barra de ferramentas para deixar o texto centralizado. A opo Justificar no funciona em palavras ou sentenas individuais, mas somente em pargrafo que ocupe mais de uma linha.

3.3.14. Recuar Pargrafos Voc pode recuar um pargrafo inteiro para direita da margem esquerda a fim de destaclo no texto. D um clique em algum lugar do pargrafo que voc deseja recuar.
Clique no boto ( ) Aumentar Recuo duas vezes na barra de ferramentas e o recuo avana para direita em duas paradas de tabulao. Clique no boto ( ) Diminuir Recuo na barra de ferramentas para mover o pargrafo em duas parada de tabulao para esquerda.

3.3.15. Tabulao Voc pode definir diferentes tipos de paradas de tabulao: esquerda, direita, decimal ou centralizada.
Tabulao alinhada esquerda Tabulao centralizada Tabulao alinhada direita Tabulao decimal Clique no pargrafo em que voc deseja definir uma tabulao. D um clique no boto ( tipo de tabulao que voc deseja. ) de alinhamento de tabulao para escolher o

Mova o ponteiro do mouse at o local na rgua onde deseja incluir a parada de tabulao e d um clique.

Pressione a tecla Tab para alinhar o texto com a parada de tabulao.

3.3.16. Espaamento da Linha

18

Apostila de Informtica
Selecione o texto que voc deseja alterar. Clique em Formatar/ Pargrafo para abrir a caixa de dilogo Pargrafo. D um clique no espaamento desejado na lista suspensa Entre linhas (Ex: Duplo). D um clique no boto OK e o seu texto selecionado est com o espaamento de linha escolhido.

3.3.17. Quebra de Pgina Para inserir uma quebra de pgina clique com o cursor onde voc deseja inserir uma quebra. Clique em Inserir/ Quebra para abrir a caixa de dilogo Quebra. D um clique no tipo de quebra de seo que mais lhe convm (Ex: Prxima Pgina). Clique no boto OK e a quebra de seo aparece no documento.
Dica: Voc pode pressionar as teclas Ctrl + Enter para inserir uma quebra de pgina no seu documento.

3.3.18. Inserir Figuras Para inserir uma figura em seu documento clique com o cursor no local onde deseja inserir a figura. Clique em Inserir/ Figura/ Clip Art para abrir a caixa de dilogo Inserir Clip Art. D um clique na categoria de clip art na guia Figuras e percorra as opes Clique na figura deseja e clique no cone Inserir. Clique no boto Fechar para fechar a caixa de dilogo Inserir Clip Art.
Dica: Voc pode dar um clique duplo na figura para abrir a caixa de dilogo Formatar Figura.

3.3.19. Colunas Voc pode exibir um texto em mltiplas colunas (Ex: Jornal) em uma pgina do documento do Word Para isso selecione o texto que deseja transformar em colunas. Clique no boto ( ) Colunas e selecione a quantidade de colunas desejadas. 3.3.20. Nmeros de Pginas O Word pode, automaticamente, inserir os nmeros das pginas nos seus documentos e imprimir esses nmeros na posio que voc determinar. Para inserir nmeros de pginas em seu documento clique em Inserir/ Nmeros de Pginas... para abrir a caixa de dilogo Nmeros de Pginas. D um clique na seta Posio para selecionar se voc quer o nmero na parte superior ou inferior das pginas. Clique na seta Alinhamento para selecionar se voc quer o nmero esquerda, ao centro ou no lado direito, assim como no lado de dentro ou de fora da pgina. D um clique no boto OK e pronto.
Dica: Voc pode alterar o formato dos nmeros das pginas para letras ou numerais romanos, clique no boto Formatar na caixa de dilogo Nmeros de Pginas.

19

Apostila de Informtica
3.3.21. Cabealho e Rodap Os cabealhos e rodaps so os textos que aprece impresso na parte superior e/ou inferior de cada pgina de um documento. Para inserir um cabealho e rodap em seu documento clique em Exibir/Cabealho e rodap para abrir a barra de ferramentas Cabealho e Rodap. O cursor ser automaticamente posicionado na rea de cabealho. Digite o texto desejado para a parte superior da pgina D um clique no boto Alterar Entre Cabealho e Rodap. Digite o texto desejado para parte inferior da pgina. Dica: Voc pode tambm inserir nmeros de pginas, horas, data, Autotexto e alinhar tanto o cabealho como o rodap utilizando os botes ( ) de alinhamento. 3.3.22. Comentrios Voc pode deixar informaes em um documento para lembrar um leitor de verificar algo em seu documento. Para isso selecione o texto onde voc deseja inserir um comentrio. Clique em Inserir/Comentrio para abrir a rea de comentrios na parte inferior da rea de trabalho. Digite o texto que voc deseja mostrar no comentrio. Clique no boto Fechar para retornar ao documento Ex: Comentrio
3.3.23. Imprimir um Documento O Word facilita a impresso de um documento e permite selecionar as definies de impressoras e fontes. Voc pode imprimir um documento inteiro, algumas pginas especificar o nmero de cpias a imprimir e agrupar as pginas medida que imprime. Antes mesmo de imprimir um documento voc pode visualizar a impresso, para isso clique no boto ( Clique no boto ( ) Visualizar Impresso. ) Imprimir para imprimir o documento usando as definies padro.

O documento ser impresso. Clique em Arquivo/Imprimir... para abrir a Caixa de Dilogo Imprimir 3.3.24. Tabelas Em vez de criar longas listas de informaes e tentar fazer uma referncia cruzada dessas listas voc pode simplesmente incluir uma tabela no seu documento. As tabelas podem ser usadas para organizar as informaes e criar colunas de texto lado a lado para apresentar os dados de uma maneira fcil de ler. Para criar uma tabela d um clique no boto ( ) Inserir Tabela na barra de ferramentas Padro e selecione o nmero de linhas e colunas que deseja.

20

Apostila de Informtica

Digite o texto que a primeira clula da tabela deve conter. Pressione as teclas Tab e seta para cima ou seta para baixo para navegar na tabela e incluir o texto. As linhas so redimensionadas para encaixar as informaes digitadas Ex: Tabela de Preos Produto Camiseta Camiseta Blusa Cor Branca Preta Vermelha Preo R$ 35,00 R$ 37,00 R$ 50,00

Dica: Clique em qualquer clula da tabela. Clique em Tabela/AutoFormatao da tabela... para abrir AutoFormatao da Tabela, escolha uma opo na lista Formatos.

a caixa

de

dilogo

21

Apostila de Informtica

4. Excel
Excel a Planilha Eletrnica mais utilizada atualmente. Em certa poca, a planilha era um pedao de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar uma grande quantidade de nmeros dentro de linhas e colunas. Os nmeros poderiam, ento, ser somados, subtrados e comparados, uns aos outros. Assim como o Word substitui com eficincia as mquinas de escrever, o Excel substitui essas planilhas manuais.

4.1. Linha, Coluna e Clula Na rea de trabalho do Excel existe uma janela de planilha onde apresentado o nome Pasta1 na barra de ttulo, uma planilha vazia, onde se encontram linhas e colunas dispostas de tal forma que as informaes possam ser inseridas dentro da grade formada com o cruzamento desses dois elementos. Linha - dentro da janela da planilha as linhas so identificadas por nmeros no canto esquerdo da tela que vai de 1 a 65536. Coluna - as colunas so identificadas com letras de A Z e combinaes de letras at totalizarem 256 colunas. A largura padro da coluna em uma nova planilha de 8,43 e pode-se tornar uma coluna to larga quanto a janela da planilha (255 caracteres) ou to estreita quanto a frao de um caractere. Clula - a unidade de uma planilha na qual se insere e armazena os dados. A interseo de cada linha e coluna em uma planilha forma uma clula. possvel inserir um valor constante ou uma frmula em cada clula, onde um valor constante normalmente um nmero (incluindo uma data ou hora) ou texto, mas pode tambm ser um valor lgico ou valor de erro. 4.2. Clula Ativa a clula exibida com uma borda em negrito indicando que a ela est selecionada e onde os prximos dados digitados sero inseridos ou o prximo comando escolhido ser aplicado. Se for selecionada mais de uma clula ao mesmo tempo, a primeira ser a clula ativa e as outras sero destacadas na cor escura.

Clula Ativa

22

Apostila de Informtica 4.3. Intervalo de Clulas Quando se trabalha com uma planilha, muitas vezes depara-se com a necessidade de tratar um trecho ou uma determinada regio de maneira diferente do restante da planilha. Um intervalo de clulas uma regio da planilha selecionada a fim de permitir que se trabalhe, edite, formate e modifique mais de uma clula ao mesmo tempo. O intervalo de clulas reconhecido como o conjunto de clulas que fica entre a clula do canto superior esquerdo e a do canto inferior direito.

4.4. Pastas de Trabalho As pastas de trabalho proporcionam um meio de organizar muitas planilhas em um mesmo arquivo. Uma pasta de trabalho uma coleo de vrias pginas de planilha que possuem o mesmo nmero de colunas e linhas que a primeira, e opcionalmente, pode-se criar planilhas exclusivas para grficos. Cada pgina de planilha uma grade formada por colunas e linhas distribudas na tela de maneira tal que se possam relacionar informaes horizontal e verticalmente. Cada pasta de trabalho gravada como se fosse um arquivo, sendo que, o nome de arquivo padro para a primeira pasta de trabalho Pasta1. H trs utilizaes principais para fazer uso da pasta de trabalho: Dividir uma planilha grande em partes menores, ou seja, em pginas separadas. Reunir dados relacionados logicamente no mesmo arquivo. Consolidar planilhas de formato semelhante em um mesmo arquivo.

23

Apostila de Informtica
4.4.1. Diviso de Planilha Se estiver trabalhando com uma planilha que possua uma grande quantidade de dados no Excel, pode-se tornar o trabalho muito mais fcil se a planilha for dividida em partes separadas em cada pgina da pasta de trabalho. Para chegar a uma pgina especfica, deve-se clicar na aba de pgina (isto se torna mais fcil do que movimentar-se entre as diversas partes de uma nica planilha de tamanho maior), que fica na parte inferior da tela. E tambm, quando se escreve uma frmula que faz referncia clulas de outra pgina, o nome da pgina aparece na frmula, ficando fcil perceber que se est fazendo uma referncia. 4.4.2. Reunio de Dados Relacionados Em vez de gravar um oramento, um cronograma, um inventrio de estoque ou outras informaes correlatas em diferentes arquivos do disco, pode-se transform-los em pginas separadas da mesma pasta de trabalho. Com isto s ser necessrio lembrar o nome de um arquivo, e no de vrios. 4.4.3. Consolidao de Dados Se estiver trabalhando com dados que seguem um certo gabarito ou apresentao, as pastas de trabalho proporcionam maneiras eficientes de digitar e formatar os dados, agrupando as pginas antes de digitar informaes padres para ttulos de colunas ou antes de fazer mudanas de formato, acelerando assim o seu trabalho.

4.5. Caractersticas do Excel Como foi mencionado anteriormente, toda planilha est dividida numa tela com linhas, colunas e pastas de trabalho, sendo que a planilha Excel possui um total de 256 colunas, 65536 linhas e vrias pginas de pasta de trabalho. Ao longo do topo da planilha encontram-se os cabealhos de colunas representados por letras, como A, B, C e assim por diante, chegando at a coluna IV, pois a partir da coluna Z h uma combinao de duas letras para se formar o cabealho da coluna, como por exemplo: AA, AB, AC...AZ, BA, BB, BC e assim por diante. esquerda, de cima para baixo, encontram-se os cabealhos de linhas, como 1, 2, 3, 4 e assim por diante. A interseo de uma linha com uma coluna resulta numa clula, como foi dito anteriormente, portanto cada clula possui um endereo que consiste na letra da coluna seguida pelo nmero da linha; por exemplo, o endereo B8 refere-se clula resultante da interseo da coluna B com a linha 8. Na parte inferior da tela do Excel se encontram as pginas da pasta de trabalho denominadas atravs dos termos Plan1, Plan2, Plan3 e assim por diante, mas possvel dar-lhes nomes descritivos que indiquem seu contedo. A figura 3.3 mostra as planilhas existentes em uma pasta de trabalho:
Planilhas

Observe que a clula A1 da planilha Pasta1, assim que iniciado o programa Excel, est circundada com uma borda marcante. Sabendo disto, pode-se afirmar que a clula A1 atualmente a clula ativa e que esta receber todos os comandos digitados na barra de frmulas e formataes escolhidas na barra de ferramentas.

24

Apostila de Informtica
A janela exibe apenas uma parte da planilha de cada vez. Para ver linhas e colunas que no esto visveis, deve-se rolar a planilha na tela atravs das barras de rolagem horizontal e vertical que se encontram na base da janela e direita respectivamente, ou utilizar as teclas de movimentao que sero comentadas posteriormente. A seguir so relacionadas algumas das caractersticas j existentes na verso anterior e as novidades do Excel: Abrir e salvar documentos do Microsoft Office - com as caixas de dilogo Abrir arquivo e Salvar arquivo aprimorados, possvel ver mais arquivos de uma s vez e acess-los com mais rapidez em todos os programas do Office. Voc pode usar a nova Barra de locais para ir at as pastas e os locais mais utilizados, clicando em Histrico. L esto os ltimos 20 a 50 documentos e pastas usados. Depois, clique no boto Voltar para retornar com facilidade s pastas visitadas mais recentemente. Coletar e colar com a rea de transferncia do Office - possvel usar a nova rea de transferncia do Office para coletar objetos de todos os programas, inclusive do navegador da Web, e col-los quando necessrio. Voc pode armazenar at 12 objetos na rea de transferncia do Office. Modo de exibio atravs - quando voc seleciona clulas com texto em cores, a cor permanece a mesma em vez de ser exibida em um esquema de cores inversas. Smbolo da moeda Euro - formatos de nmeros adicionais esto disponveis com o smbolo da moeda Euro. Desfazer mltiplo - possvel desfazer at 16 aes. Entradas mais fceis de referncias de intervalo nas caixas de dilogo - caixas de dilogo que aceitam referncias de intervalo agora tm um boto que reduz a caixa a um tamanho menor, de modo que ela no fique no caminho enquanto voc seleciona o intervalo que deseja em sua planilha. Opo Sim para todos quando vrios arquivos so fechados - ao sair do Excel com vrios arquivos abertos, voc pode optar por salvar todos os arquivos antes de sair, em vez de ter que confirmar o fechamento de cada um dos arquivos abertos. Dispositivo apontador IntelliMouse - use o boto giratrio do mouse para rolar ou ampliar a exibio de uma planilha e para pesquisar para cima e para baixo nos dados de relatrios de tabela dinmica, tpicos e listas sub-totalizadas. Os cabealhos de linha e coluna indicam a clula ativa - medida que voc move o realce para a clula ativa, os nmeros de linha e coluna se "acendem", de modo que fcil saber exatamente onde voc se encontra. Melhor edio de arrastar e soltar - arraste a borda de um intervalo de clulas para mover o intervalo para outra pasta de trabalho ou janela de planilha, ou mantenha pressionada a tecla ALT para arrastar o intervalo at uma tabulao de planilha na mesma pasta de trabalho. Quando voc arrasta um intervalo com o boto direito do mouse, exibido um menu de atalho com as opes de cpia e colagem exibidas. Exibir comentrios e indicadores de linha e coluna - quando o ponteiro deixado sobre uma clula com um indicador de comentrio (um tringulo vermelho no canto superior direito de uma clula), o seu contedo automaticamente exibido. Quando a caixa de rolagem arrastada para que outras partes da planilha sejam vistas, um indicador mostra a linha ou a coluna para a qual voc ir se mover.

4.6. Formas do Ponteiro do Mouse Quando o ponteiro do mouse movimentado ao longo da janela do Excel, este se transforma a fim de indicar o que acontecer se for dado um clique com o mouse

25

Apostila de Informtica
naquela rea da janela. Enquanto o ponteiro do mouse estiver sobre a planilha na janela do documento, ele ser apresentado como um sinal de mais (+). Dentro da barra de frmulas, o ponteiro do mouse ter a forma de uma viga ( I ), criada para posicionar um ponto de insero com preciso entre dois caracteres. Dentro da barra de ferramentas e da barra de menu, a forma do ponteiro um seta. A tabela a seguir ilustra os perfis do ponteiro que, muito provavelmente, sero encontrados. Perfil Posio Sobre as clulas da planilha Dentro da barra de frmula e dentro da caixa de texto na extremidade esquerda da barra de ferramentas Sobre a barra de ttulos, botes na barra de ferramentas, barra de menu e barras de rolagem, do lado esquerdo da barra de frmulas e sobre as bordas das clulas da planilha No limite de um cabealho de coluna ou de linha (para redimensionamento) Sobre a ala de preenchimento no canto inferior direito da clula ativa

4.7. Elementos da Tela de Abertura Aps abrir o aplicativo, o computador mostra a tela de abertura do Excel e seus respectivos elementos, que como j se conhece, possui os mesmos elementos encontrados nos programas da Microsoft, mudando apenas, os elementos especficos para o trabalho com planilhas eletrnicas.

26

Apostila de Informtica

A seguir sero descritos os elementos que compem a tela de abertura: Caixa de Nomes - esta rea exibe a localizao da clula ativa, o nome da clula ou objetos selecionados e o tamanho de uma seleo. Barra de Frmulas - usada para inserir ou editar dados em clulas de planilhas ou em grficos. Para incluir dados, selecione uma clula, digite os dados e selecione com o mouse a caixa de entrada da barra de frmula () ou pressione ENTER. Para editar dados, selecione a barra de frmula com o mouse ou pressione F2. Em seguida, digite as alteraes e selecione com o mouse a caixa de entrada, ou pressione ENTER. Para cancelar as alteraes, pressione o boto do mouse sobre a caixa de cancelamento da barra de frmula (X) ou pressione ESC. A seguir so mostradas a Caixa de Nomes e a Barra de Frmulas com seus respectivos botes para que se possa conhecer o ponto em deve ser clicado o mouse para a devida operao desejada.
Caixa de Nomes Cancelar Confirmar Barra de Frmulas

Barra de Status - esta barra est localizada na parte inferior da tela do Excel onde so exibidas as informaes sobre o comando atualmente selecionado e o estado atual da rea de trabalho. O lado direito da barra de status mostra se as teclas CAPS LOCK, NUM LOCK e SCROLL LOCK esto ativadas ou no.

4.7.1. Utilizao das Barras de Ferramentas O Excel personaliza automaticamente os menus e barras de ferramentas com base na freqncia com que sos utilizados os comandos. Ao iniciar o Excel pela primeira vez, os comandos mais comuns aparecero. Conforme o trabalho com Excel, os menus e barras de ferramentas sero personalizados o Excel passar a mostrar nos menus e barras de ferramentas apenas os comandos e botes usados com mais freqncia. Para procurar um comando que no so utilizados com freqncia ou que nunca tenha usado antes, clique nas setas situadas na parte inferior do menu ou clique duas vezes no menu para expandi-lo. Ao expandir um menu, far com que todos os outros menus sejam expandidos at que se clique em um comando ou execute outra ao. Quando um comando utilizado no menu expandido, ele ser adicionado imediatamente vero personalizada (curta) do menu. Se parar de usar o comando por um tempo, o Excel deixar de exibi-lo. Se preferir, o usurio poder determinar que o Excel sempre exiba o conjunto completo de comandos de cada menu.

27

Apostila de Informtica
4.7.2. Personalizao da Barra de Ferramentas As barras de ferramentas podem ser posicionadas lado a lado na mesma linha. Por exemplo, a barra de ferramentas Padro aparecer ao lado da barra de ferramentas Formatao quando iniciar o Excel pela primeira vez. Ao colocar vrias barras de ferramentas na mesma linha, pode ser que no haja espao suficiente para exibir todos os botes. Se no houver, os botes usados recentemente sero exibidos. Pode-se redimensionar uma barra de ferramentas para exibir mais botes ou mostrar todos os botes de uma barra de ferramentas. Para ver uma lista de botes que no cabem em uma barra de ferramentas ancorada interna, clique em Mais botes na extremidade da barra de ferramentas. Ao usar um boto que no esteja sendo exibido na barra de ferramentas, esse boto se mover para a barra de ferramentas e um boto que no tenha sido usado recentemente se mover para a lista Mais botes. Ao sair do Excel, as alteraes efetuadas na barra de menus e nas barras de ferramentas internas criadas pelo usurio, bem como as barras de ferramentas que estiverem sendo exibidas no momento, sero salvas em um arquivo de configuraes de barras de ferramentas, o Excel.xlb. As configuraes de barras de ferramentas salvas nesse arquivo sero usadas por padro sempre que o Excel for iniciado. As barras de ferramentas criadas ou personalizadas estaro disponveis em todas as pastas de trabalho do seu sistema. Para garantir que uma barra de ferramentas personalizada sempre esteja disponvel em uma pasta de trabalho especfica, pode-se anexar a barra de ferramentas pasta de trabalho.

4.8. Frmulas
As frmulas so utilizadas para que o Excel efetue clculos e outras rotinas automaticamente.

SINAIS DE OPERAES SINAL FUNO + SOMAR SUBTRAO * MULTIPLICAO / DIVISO % PORCENTAGEM = IGUALDADE

SINAIS PARA CONDIO SINAL FUNO > MAIOR QUE < MENOR QUE <> DIFERENTE QUE >= MAIOR E IGUAL A <= MENOR E IGUAL A = IGUAL A

Dica: Toda frmula que voc for criar, ela dever comear sempre com o sinal de igualdade, caso contrrio a frmula no funcionar. Ao final da frmula voc deve pressionar a tecla ENTER.

4.8.1. Frmula da Soma


Ex: =SOMA(A1:A8) . A frmula ir somar todos os valores que se encontram no endereo A1 at o endereo A8. Os dois pontos indicam at, ou seja, some de A1 at A8. A frmula ser sempre a mesma, s mudar os devidos endereos dos valores que voc deseja somar. Veja o outro exemplo: A B C D E 1 10 25 15 10 =SOMA(A1:D1)

28

Apostila de Informtica
2 3 4 5 6 7 8 Neste exemplo estamos somando todos os valores do endereo A1 at o endereo D1. A frmula seria digitada como no exemplo, e ao teclar enter o valor apareceria. No caso a resposta seria 60. Outra maneira de voc somar utilizando o Boto da Autosoma. Veja o exemplo: Este o boto da AutoSoma. Para trabalhar com o boto da Autosoma voc deve fazer o seguinte: Selecionar os valores que desejar somar. Depois clique no Boto da Autosoma e ele mostrar o resultado. Veja mais um exemplo de Soma Agora voc deseja somar todos os valores dispostos nesta planilha usando uma nica frmula, desta vez voc ter que digitar a frmula. A B C D E 1 10 25 15 10 2 15 20 25 15 3 14 25 25 25 4 TOTAL =SOMA(A1:D3) 5 6 7 8 Para fazer isto, s basta que voc digite o endereo inicial (em destaque) e tambm o endereo final(em destaque) Desta forma, voc est somando todos os valores numa nica frmula, o que chamamos de Somar Matrizes. Acompanhe mais um exemplo de Soma. Desta vez voc deseja somar nmeros dispostos de maneira alternada, ou seja, em endereos diferentes. Veja o exemplo: A GUA 150 B LUZ 35 C GUA 75 D LUZ 55 E

1 2 3 4 5 6 7 8

TOTAL DA GUA TOTAL DA LUZ

=A2+C2 =B2+D3

Voc desejar somar somente os valores de gua, ento, basta digitar o endereo de cada valor, ou seja, o endereo do primeiro valor + o endereo do 2 valor e assim sucessivamente. Lembrese que sempre devo iniciar o clculo usando o sinal de igualdade.

4.8.2. Frmula da Subtrao

29

Apostila de Informtica
No exemplo abaixo voc deseja saber qual o saldo lquido do Jos. Ento simples: Basta que voc digite o endereo do SlBrt - o endereo do Desct. De maneira mais clara quero dizer que para realizar uma subtrao no Excel, voc s precisa digitar o endereo dos devidos valores(inicial e final) acompanhado do sinal de subtrao (-), como mostrar no exemplo abaixo. Para os demais funcionrios voc s bastaria copiar a frmula. A FUNC Jos B SLBRUTO 800 C DESCT. 175 E SL LIQUIDO =B2-C2

1 2 3

4.8.3. Frmula da Multiplicao


Agora a maneira como voc subtraiu a mesma para multiplicar, ser preciso apenas trocar o sinal de subtrao pelo o sinal de multiplicao (*). Veja o exemplo. A PRODUTO Feijo B VALOR 1,50 C QUANT. 50 E TOTAL =B2*C2

1 2 3

4.8.4. Frmula da Diviso


A frmula ocorre da mesma maneira que as duas anteriores. Voc s precisa trocar colocar o sinal para dividir (/). A RENDA 25000 B MEMBROS 15 C VALOR =A2/B2

1 2 3

4.8.5. Frmula da Porcentagem


O clculo se realiza da mesma maneira como numa mquina de calcular, a diferena que voc adicionar endereos na frmula. Veja o exemplo. Um cliente de sua loja fez uma compra no valor de R$ 1.500,00 e voc deseja dar a ele um desconto de 5% em cima do valor da compra. Veja como ficaria a formula no campo Desct.

1 2

A CLIENTE Mrcio

B TCOMPRA 1500

C DESCT. =B2*5/100 ou se preferir assim tambm:=B2*5%

E VL A PAGAR =B2-C2

3 Onde: B2 - se refere ao endereo do valor da compra * sinal de multiplicao 5/100 - o valor do desconto dividido por 100 Ou seja, voc est multiplicando o endereo do valor da compra por 5 e dividindo por 100, gerando assim o valor do desconto. Se preferir pode fazer o seguinte exemplo: Onde: B2 - endereo do valor da compra * - sinal de multiplicao 5% - o valor da porcentagem.

30

Apostila de Informtica
Depois para o saber o Valor a Pagar, basta subtrair o Valor da Compra - o Valor do Desconto, como mostra no exemplo.

4.8.6. Frmula do Mximo


Mostra o valor mximo de uma faixa de clulas. Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual a maior idade de crianas em uma tabela de dados. Veja a frmula no exemplo abaixo: A B C 1 IDADE 2 15 3 16 4 25 5 30 6 MAIOR IDADE: =MXIMO(A2:A5) 7 Onde: (A2:A5) - refere-se ao endereo dos valores onde voc deseja ver qual o maior valor. No caso a resposta seria 30. Faa como mostra o exemplo trocando apenas o endereo das clulas.

4.8.7. Frmula do Mnimo


Mostra o valor mnimo de uma faixa de clulas. Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual o peso idade de crianas em uma tabela de dados. Veja a frmula no exemplo abaixo: A PESO 15 16 25 30 MENOR IDADE: B C

1 2 3 4 5 6 7

=MNIMO(A2:A5)

4.8.8. Frmula da Mdia


Calcula a mdia de uma faixa de valores. Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual a mdia de idade numa tabela de dados abaixo: A IDADE 15 16 25 30 MDIA IDADE B C

1 2 3 4 5 6

=MDIA(A2:A5)

4.8.9. Frmula da Data


Esta frmula insere a data automtica em uma planilha. Veja o exemplo A Data B =HOJE() C

1 2 3

31

Apostila de Informtica
Esta frmula digitada precisamente como esta. Voc s precisa colocar o cursor no local onde deseja que fique a data e digitar =HOJE() e ela colocar automaticamente a data do sistema.

4.8.10. Frmula da Condio SE


; - quer dizer ento faa ( ) - quer dizer leia TEXTO - quer dizer escreva. Sempre que desejar escrever texto coloque entre aspas. No caso ele escrever TEXTO. - as duas aspas seguidas do sentido de vazio, ou seja, se caso estiver vazio. Suponhamos que desejasse criar um Controle de Notas de Aluno, onde ao se calcular a mdia, ele automaticamente especificasse se o aluno fora aprovado ou no. Ento Veja o exemplo abaixo. Primeiramente, voc precisa entender o que desejar fazer. Por exemplo: quero que no campo situao ele escreva Aprovado somente se o aluno tirar uma nota Maior ou igual a 7 na mdia, caso contrrio ele dever escrever Reprovado, j que o aluno no atingiu a condio para passar. Veja como voc deve escrever a frmula utilizando a funo do SE> A ALUNO Mrcio B MDIA 7 C SITUAO =SE(B2>=7;Aprovado;Reprovado)

1 2 3

Onde: B2 - refere-se ao endereo da mdia do aluno. Sendo ela que determinar se o aluno passar ou no. >=7 - refere-se a condio para o aluno passar, ou seja, para est Aprovado ele deve atingir uma mdia maior ou igual a 7. ; - quer dizer ento faa Aprovado- refere-se a resposta verdadeiro, ou seja, se a condio for verdadeira(a nota for maior ou igual a7) ento ele escrever aprovado. Por isso voc deve colocar entre aspas, j que se refere a Texto. ; este outro ponto e vrgula subentende-se seno faa, ou seja, caso contrrio, far outra coisa. Em outras quer dizer se no for verdadeiro ento faa isso... Reprovado - refere-se a resposta falso, ou seja, caso ele no tenha mdia maior ou igual a 7, ento escreva Reprovado. Siga esta sintaxe, substituindo somente, o endereo, a condio, as respostas para verdadeiro e para falso. No esquecendo que deve iniciar a frmula sempre com: =SE e escrever dentro dos parnteses. Veja agora mais um exemplo do SE com mais de uma condio. Agora, voc deseja escrever o aproveitamento do aluno quanto a mdia, colocando timo para uma mdia maior ou igual a 9, Bom para uma mdia maior ou igual a 8, Regular para uma mdia maior ou igual a 7 e Insuficiente para uma mdia menor que 7. Veja a frmula: A ALUNO Mrcio B MDIA 7 C SITUAO =SE(B2>=9;Otimo;se(b2>=8;Bom;se(b2>=7;Regular;Insuficiente)))

1 2 3

Onde: B2 - refere-se ao endereo da mdia

32

Apostila de Informtica
>=9 - refere-se a condio para timo Otimo - refere-se a resposta se caso for maior ou igual a 9 As demais tem o mesmo sentindo s mudam as condies e as respostas. Voc s precisar ir escrevendo um SE, dentro de outro Se aps o ponto e vrgula. Voc ir perceber que para parntese que voc abrir, ser de uma cor diferente e ao final voc dever fechar todos eles. Neste exemplo de agora, faremos um clculo utilizando a condio SE, ou seja, em vez de escrevermos algo para uma resposta verdadeira ou falsa, faremos um clculo. Veja o exemplo: Voc tem um certa planilha de pagamento e agora voc calcular o Imposto de Renda para os seus funcionrios. Mas, o clculo s ser efetuado para aqueles funcionrios que ganham mais de R$ 650,00, ou seja, se o salrio do funcionrio for maior que R$ 650,00, ento dever se multiplicado uma taxa de 5% em cima do Salrio Bruto, mas somente se ele ganhar mais de R$ 650,00, caso contrrio dever ficar 0 (zero). Veja a frmula. F G H 10 FUNC SLBRT IRRF 11 Ivan Rocha 1.500,00 =SE(G11>650;G11*5%;0) 12 Onde: G11 - refere-se ao endereo do Salrio Bruto >650 - refere-se a condio para que seja feito o clculo G11*5% - refere-se a resposta se for verdadeira, ou seja, se no endereo G11 conter um valor maior que 650, ento ele multiplicar o Valor do Salrio Bruto(G11) por 5% (taxa do Imposto de Renda) 0(zero) - refere-se a resposta se for falso, ou seja, caso no endereo G11 no tenha um valor maior que 650, ento no haver clculo, ele colocar 0(zero). Lembrete: Sempre coloque primeiro a resposta Verdadeira.

4.8.11. Frmula da Condio SE e E


Agora voc tem uma planilha onde tem a idade e altura de seus alunos. Haver uma competio e somente aqueles que tem Idade Maior que 15 e Altura maior ou igual que 1,70 participaram da competio. Neste caso voc utilizar a condio SE e a condio E. Porque? Respondo: simples, porque para o aluno participar ele dever possuir a idade maior que 15 e altura maior ou igual 1,70. As duas condies devem ser verdadeiras, caso uma seja falsa, ele no participar. Entendeu menino(a)!. Veja o exemplo: A B C D ALUNO IDADE ALTURA SITUAO Mrcio 22 1,72 =SE(E(B2>15;C2>=1,70);Competir;No Competir) Joo 14 1,68 Onde: B2 - refere-se ao endereo da idade >15 - refere-se a condio, ou seja, se a idade for maior que 15 C2 - refere-se ao endereo da altura >=1,70 - refere-se a condio, ou seja, se a altura for maior ou igual a 1,70 Competir - resposta se as duas condies forem verdadeiras. No Competir- resposta se caso as duas respostas no forem verdadeiras. Siga a sintaxe abaixo para os outros exemplos, substituindo apenas os endereos, as condies e as respostas, o resto deve ser seguido como est!

1 2 3

4.8.12. Frmula da Condio SE e OU

33

Apostila de Informtica
Neste exemplo basta que uma condio seja verdadeira para que o aluno participe da condio. Veja o exemplo: A ALUNO Mrcio Joo B IDADE 22 14 C ALTURA 1,72 1,68 D SITUAO =SE(OU(B2>15;C2>=1,70);Competir;No Competir)

1 2 3

4.8.13. Frmula do CONT.SE


Agora voc possui uma planilha onde tem o nome dos alunos e as suas mdias. E voc desejasse agora saber quantos alunos tiraram mdias maior e igual a 9. Veja o exemplo: A ALUNO Joo Maria Mrcio Dborah B MDIAS 7 10 6 8 =CONT.SE(B2:B5;>=9)

1 2 3 4 5

Onde: (B2:B5) - refere-se ao endereo das clulas onde voc desejar contar. ; utiliza-se como parte da sintaxe para separar >=9 - refere-se a condio, ou seja, esta frmula s ir contar as clulas que contm valores maiores ou igual a 9. Siga a sintaxe, substituindo apenas os endereos e a condio para contar. Depois das aspas voc digita a condio. Pode ser tambm texto, independente de texto ou valor, deve-se colocar entre as aspas. Exemplo: =CONT.SE(C2:C5;APROVADO) Neste exemplo ele contar apenas as clulas que contm a palavra Aprovado.

4.8.14. Frmula do CONTAR.VAZIO


Contar as clulas que esto vazias. Exemplo: Voc gostaria de saber quantos alunos esto sem a mdia A B 1 ALUNO MDIAS 2 Joo 3 Maria 10 4 Mrcio 5 Dborah 8 6 Marta 10 7 Andrea =CONTAR.VAZIO(B2:B7) Onde: =CONTAR.VAZIO - o nome da frmula (B2:B7) - refere-se ao endereo das clulas

4.8.15. Frmula do SOMASE


Soma um intervalo de clulas mediante a condio estabelecida

34

Apostila de Informtica
Exemplo: Voc gostaria de soma as faturas que foram pagas. Ento voc tem uma planilha onde na coluna A voc coloca o nome do cliente, na coluna B o valor da fatura e na coluna C, a situao se foi paga ou no. Voc gostaria de somar somente as faturas que estivessem pagas, assim voc saberia o quanto j recebeu. Logo a frmula seria a seguinte: A B C CLIENTE VALOR SITUAO Bemol 150 PG TV Lar 250 MS Casa 350 PG Otica Avenida 180 Marta 250 PG Andrea 190 PG Valor Recebido =SOMASE(C2:C7;PG;B2:B7) Onde: =SOMASE- o nome da frmula (C2:C7 - refere-se ao endereo inicial e final de clulas onde voc digita a palavra PG, especificando se est paga ou no. PG - o critrio para somar, ou seja, s somar se neste intervalo de clulas de C2 at C7, conter alguma palavra PG. O critrio dever sempre ser colocado entre aspas. B2:B7 - refere-se ao intervalo de clulas onde ser somado, mediante a condio, ou seja, ele somar somente aqueles valores que na coluna C voc digitou PG. 1 2 3 4 5 6 7

35

1
1.1 - HISTRIA

.INTERNET

A Internet surgiu em 1969 com o nome de ARPANET com a Empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency ) foi herdada de pesquisas anteriores feitas pelos militares americanos na poca da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a antiga Unio Sovitica. Os Americanos temiam que seu computador central que ficava em Whashington/Pentagono fossem atacados por msseis. Distriburam ento as informaes em pontos separados que se interligavam por meio de cabos subterrneos, melhorando a segurana, pois esse computador poderia ser extinguido a qualquer momento por msseis nucleares, depois do fim da Guerra Fria, a tecnologia foi aberta para universidades que passaram para outras universidades de outros pases, at chegar aos usurios domsticos, dando incio a grande rede mundial (WAN). Internet, no somente, como se pensa, uma rede mundial de computadores e sim milhares de redes de computadores ligados entre si. O prprio nome o diz: rede interconectada. 1.2 - A ESTRUTURA Internet formada por vrios computadores interligados por cabos, equipamentos de comunicao em rede e servidores (Computadores que centralizam e distribuem informao para outros coputadores). O meio de comunicao feita normalmente por pulsos eltricos formando uma linguagem semelhante a uma lmpada ligada e desligada que chamamos de linguagem binria (0 e 1) ou linguagem de computador (esse assunto foi visto no curso hardware), as informaes so organizadas por pacotes de informaes chamados de protocolos, no caso da Internet o protocolo principal utilizado o TCP/IP, ele tem a facilidade de ser transportado em partes com encapsulamento de informaes que so fragmentadas na sua origem e viajam pela rede at chegar em seu destinatrio para que sejam novamente unidas e passadas ao usurio, por isso foi escolhido como o protocolo ideal para Internet.

_____________________________________________________________________ Pgina - 1 -

1.3 - PRINCIPAIS SERVIOS 1.3.1 - NAVEGAO Navegao, termo utilizado por utilizadores (internautas) da Internet significa a troca de uma pgina para outra por links colocados no cdigo HTML, ao acessar endereos eletrnicos de qualquer tipo pode-se trocar de pgina atravs de Hiperlinks sendo levado para outras pginas, conhecendo novas pginas a cada clique, usado tambm o termo surfar para essa ida e vinda rede Internet. 1.3.2 - PESQUISA Assuntos diversos so encontrados na Internet, por ser utilizada pelo mundo inteiro podemos conhecer alguns aspectos culturais de pases que provavelmente no conheceremos, h troca de experincias em todos os nveis na internet, textos diversos podem ser encontrados e referencias para vrios assuntos, com isso tornou-se o principal meio de pesquisa para o meio acadmico e profissionais, mas h um perigo, nem todas as informaes so corretas ou verdadeiras, o uso indevido do nome das personalidades fato comum no contedo encontrado, por isso importante utilizar informaes de Sites seguros e reconhecidos. 1.3.3 - TROCA DE ARQUIVOS As trocas de informaes atravs de arquivo foi outro beneficio obtido pelo uso da Internet, a melhor forma e mais segura de se transportar arquivos pela rede com o protocolo FTP (File Transfer Protocol) a transferncia feita em padro BINRIA ou ASC possibilita a transferncia de grande volume de dados pela rede conectando dois computadores de uma forma padronizada. BINRIA:Esta opo usada quando a inteno for transferir arquivos que no sejam padro texto, como executveis e imagens. ASC: Esta opo usada quando a inteno for transferir arquivos em modo texto 1.3.4 - INFORMAO Informao, muita informao, de qualquer tipo, acadmico, jornalstico, cientfico em qualquer linguagem em qualquer rea de atuao, mas tome cuidado, nem toda informao da Internet verdadeira, procure sempre sites ou portais conhecidos e com referencia, geralmente os que so mais confiveis so os de Universidades e de meios de comunicao conceituadas, utilize tambm mais de uma fonte de consulta. 1.3.5 - CORREIO ELETRNICO Mensagens enviadas pela Internet atravs de programas que podem conter arquivos anexos, veremos no prximo captulo mais detalhes desta ferramenta. 1.3.6 - OUTROS SERVIOS Servios como Acesso remoto, vdeo conferncia, transmisso ao vivo, chats ou bate-papo, mensagem on line e outros diversos servios podem ser encontrados na poderosa ferramenta chamada Internet.

_____________________________________________________________________ Pgina - 2 -

Exerccios de Fixao:

Qual o motivo da criao da Internet?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________________________

Qual o principal servio / protocolo utilizado para troca de arquivos na Internet?

( ) GSM ( ) FTP ( ) UML ( ) HTTPS

Quais termos so utilizados com frequencia na Internet ? ( ) Navegar, Surfar, conectar, internauta ( ) Navegar, Surfar, Java, RPG ( ) Navegar, Boot, conectar, internauta

_____________________________________________________________________ Pgina - 3 -

2
Transfer Protocol ) que ou rede local,

.E-MAIL E NAVEGADOR

O e-mail permite que as pessoas se comuniquem como se estivessem enviando cartas pelo correio, a nica diferena que o recebimento instantneo e a entrega pode ser confirmada em poucos minutos, em todo mundo circulam milhes de mensagens e esse servio tornou-se indispensvel na atualidade. O funcionamento do e-mail possvel com dois tipos de Servidores o POP(Post Office Protocol ), que recebe as mensagens e depois separa de acordo com as contas cadastradas, e o SMTP (Simple Mail envia as mensagens conectando-se aos Servidores dos destinatrios. Para entender melhor esse sistema veja a explicao a seguir:

POP (Post Office Protocol ): Servidor que funciona vinculado a um Domnio* pode ter acesso pela Internet sua comunicao via protocolo TCP/IP na porta 25 (meio de acesso utilizado pelos computadores para conectar-se a outros), nele voc cadastra as contas dos usurios que tero uma caixa de entrada de mensagens, necessrio senha para recebimento e controle dos e-mails recebidos. Exemplo de como funciona o cadastramento das contas de e-mail:

1 - Cadastramos um usurio chamado Joo da Silva e gravamos seu e-mail como joao@dominio.com.br, agora imagine que outro usurio chamado Joao precise ser cadastrado no Servidor de E-mail, e seu nome Joo Medeiros, nesse caso o nome Joao j est sendo, neste caso o servidor no aceitaria que se duplicase o nome ento pode-se usar por exemplo os e-mails: joaomedeiros, medeiros, joaom ou jmedeiros. 2 - Ao receber os e-mails automaticamente a mensagem tirada do Servidor, caso seja necessrio pode-se configurar no programa de recebimento de e-mails na mquina do usurio a opo para que deixe uma cpia das mensagens no servidor por alguns dias (veja a imagem opes). E possvel tambm cadastrar mais de uma conta em seu programa de e-mail na maioria dos programas, existe a opo de criao de Perfil, onde as mensagens so separadas e pode-se escolher a conta a ser utilizada. Os programas mais utilizados hoje so, Outlook, Mozilla e Thunderbird.

_____________________________________________________________________ Pgina - 4 -

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol ): Servidor que funciona vinculado a um Domnio* pode ter acesso pela Internet ou rede local sua comunicao via protocolo TCP/IP na porta 110, com ele possvel enviar mensagens eletrnicas (e-mail), pode-se solicitar senha ou no para o envio bastando que se configure essa opo no servidor, bastante til para evitar envio de mensagens ilegais. Exemplo de como funciona o envio dos e-mail: Ao se enviar um e-mail por um programa a comunicao feita com o Servidor SMTP do remetente que localiza a conta e valida o envio da mensagem, depois disso o Servidor SMTP se comunica com o Servidor POP(Servidor de Recebimento) do Destinatrio e valida a conta de recebimento da mensagem, caso haja erros no endereo do destinatrio ou na conexo entre servidores o e-mail automaticamnte devolvido.

Nome de Domnio: um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domnio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorizao dos endereos de computadores na Internet. Sem ele, teramos que memorizar uma sequncia grande de nmeros.

CONFIGURAO DE UMA CONTA DE E-MAIL NO OUTLOOK EXPRESS

Figura - Novo e-mail - Para iniciar o cadastramento de uma conta em um programa de e-mail (ex. Outlook), lique em ferramentas depois em contas, aps isso em adicionar depois Email, aps isso se iniciar o processo de cadastramento.

_____________________________________________________________________ Pgina - 5 -

Figura: Seu nome - Quando se entra pela primeira vez no programa ele inicia um assistente de configurao para conta de e-mail, inicialmente pedido um nome para a Conta .

Figura: E-mail - Em seguida solicitado um endereo eletrnico esse endereo obtido atravs de Sites que fornecem o servio gratuito ou pelo administrador da rede das empresas.

_____________________________________________________________________ Pgina - 6 -

Figura: Servidores - O prximo passo a configurao do servidor POP e SMTP esses dados so fornecidos pelo administrador da rede ou Site que fornece e-mails gratuito, por exemplo o Servidor POP do IDEPAC POP3.IDEPAC.ORG.BR e SMTP SMTP.IDEPAC.ORG.BR.

Figura : Senha - A imagem mostra a fase em que solicitado o nome da conta e senha, fornecidos pelo Sites ou Administradores da Rede.

_____________________________________________________________________ Pgina - 7 -

Figura: Fim - Finalizao do Cadastramento Registro de Domnios na Internet, veja a tabela abaixo com as principais extenses:

Figura :enviar/receber. Agora para receber os e-mail desta conta basta clicar no boto enviar e receber na barra de opes, conforme imagem enviar/receber.

_____________________________________________________________________ Pgina - 8 -

Figura: Criar email Clique na opo Criar e-mail no menu de opes ou em Arquivo depois Novo depois E-mail para abrir a tela de compor novo e-mail, em Para: coloque o endereo do e-mail do destinatrio, se quiser enviar uma cpia para outro endereo de e-mail coloque na opo Cc: para enviar arquivos anexos clique em Inserir depois em Anexos, aps ter finalizado clique novamente em Enviar e Receber para enviar o e-mail.

_____________________________________________________________________ Pgina - 9 -

CONFIGURAO BSICA DO NAVEGADOR

Figura: Opes da Internet Na opo painel de controle do Windows, em opes da Internet esto as configuraes bsicas para o acesso a Internet. ABA GERAL Pgina Inicial: Utilize est opo para colocar a pgina que voc quer que inicialize ao se abrir o navegador. EXCLUIR COOKIES: Esta opo possibilita a criao de marcas ou arquivos temporrios nas mquinas dos usurios da Internet, so feitos por determinadas aplicaes de Sites que tem Servios como Grupo de discusso, Webmail e outros, identificam os visitantes em sua volta ao Site visitado trazendo as informaes anteriormente passadas atravs de formulrios. EXCLUIR ARQUIVOS: Ao se acessar a Internet todo contedo visitado gravado temporariamente na mquina para que possa ser visto pode-se apagar o contedo antigo para evitar que se esgote o espao do HD e tambm como forma manuteno do HD.

_____________________________________________________________________ Pgina - 10 -

CONFIGURAES: Configura-se esse tem para definir um limite mximo que pode ser utilizado no HD para gravar arquivos temporrios. HISTRICO / LIMPAR HISTRICO: O histrico das URL's acessadas ficam guardadas para se consultar no futuro, mas se quiser visualizar ou apagar o histrico basta acessar esse tem. CORES/FONTES/IDIOMAS/ACESSIBILIDADE: Modos de configurao / personalizao para visualizao das pginas e suas propriedades. JANELA CONEXO

Figura conexo - Opes da Internet O acesso a Internet feito atravs de Modens Internos via telefone, atravs de modens ADSL (Speedy) ou pela rede utilizando Servidores Proxy que compartilha a internet para as mquinas em rede. Nesta tela podemos iniciar a configurao de um conexo Discada ou clicar em configurao da LAN para confiogurar uma conexo pela rede.

_____________________________________________________________________ Pgina - 11 -

Figura: - Conexo pela Rede Configurao da Rede Local , a opo Detectar automaticamente as configuraes, determina que o prprio programa inicialize uma verificao de conexo ativa, j Usar um script de configurao automtica far uma leitura de arquivo texto que ter as configuraes adequadas. A opo de Servidor Proxy, possibilita a configurao de um endereo IP de uma mquina na rede que atravs da porta de comunicao indicada poder compartilhar a conexo a Internet. Esse processo possibilita tambm centralizar o controle de uso da rede entre os usurios na rede.

_____________________________________________________________________ Pgina - 12 -

Exerccios de Fixao:

Quais so os servidores de recebimento e envio de e-mails? ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

Em que porta de comunicao enviado os e-mails?

( ) 110 ( ) 8080 ( ) 3128 ( ) 10000

O que so Cookies e para que servem os Cookies?


_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ Pgina - 13 -

3
NEWS / MALA DIRETA SPAM

. USO E ABUSOS NA INTERNET

Com uma lista de e-mails possvel enviar uma mala direta (propaganda) ou Newsletter (boletim) para um grupo de pessoas, a divulgao instantnea e por isso vrias empresas utilizam desse artifcio para manter seus clientes informados ou fazerem propaganda, deve-e tomar muito cuidado pois se o destinatrio no tiver autorizado o recebimento pode ser considerado como Spam e assim entrar para listas negras na Internet.

O uso indevido de listas de e-mails para envio por meio eletrnico com material pornogrfico, propostas de enriquecimento fcil, pedidos de ajuda para pessoas necessitadas, histrias absurdas etc., considerado SPAM, nesse caso emails em massa so enviados em pouco tempo e sem solicitao feita pelos seus destinatrios, isso uma forma de propaganda ilegal, esse um dos grandes problemas atuais na rede, mais de 50% dos e-mails enviados na Internet so SPAM. Programas anti-spam foram criados com regras de coleta e anlise de dados para impedir que e-mails indesejados cheguem at os usurios, mas so burlados com envio de destinatrios e assuntos automaticamente alterado, feito por especialistas em Informtica. SPYWARE Programa que vem oculto a um outro baixado da Internet, sem que o usurio tenha conhecimento. Uma vez instalado, sempre que o computador estiver conectado rede, passa a exibir anncios pop -up, alm de enviar ao remetente informaes sobre os hbitos de navegao do usurio. Para livrar-se de qualquer acusao de ilegalidade, os criadores de programas que levam oculto um spyware, comunicam sua incluso, no contrato de uso. No entanto, contam com o fato de que esses contratos, no raro so extensos, e por isso mesmo, so freqentemente ignorados pelo usurio. A proteo contra essa intruso se d por meio de firewalls ou softwares removedores de espies. V. Adware, ZoneAlarm e Ad-aware. PEDOFLIA NA INTERNET A pedofilia so problemas psicologicos de pessoas que utilizam crianas para suas fantasias pornograficas, na Internet qualquer divulgao de qualquer material fotografico digitalizado que envolva crianas considerado crime inafianvel.

_____________________________________________________________________ Pgina - 14 -

Exerccios de Fixao:
Defina a diferena de mala direta e Spam? ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________


O que so Spyware's? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ Pgina - 15 -

4
URL http:// www com

. ENDEREOS DE DOMNIOS

Endereos de domnio refere-se aos endereos eletrnicos que digitamos nos navegadores para se acessar o contedo dos Sites e Portais.

Sigla para Uniform Resource Locator] (Localizador de Recurso Uniforme). Padro de endereamento na Internet. Especifica o protocolo a ser utilizado para acessar o recurso (http, ftp, gopher, etc.); o servidor no qual o recursos est hospedado, nome da empresa ou instituio a qual o site pertence; o pas de origem. O mesmo que endereo. Ex. http//www.nossosite.com.br Ex. http:// www.idepac.com.br - Demonstra o tipo de arquivo que ser acessado seu significado Hyper Text Transfer Protocol - Sigla para World Wide Web] (Teia de Alcance Mundial).Conjunto interligado de documentos escritos em linguagem HTML armazenados em servidores HTTP ao redor do mundo.

Idepac - Nome de domnio registrado, geralmente leva o nome da prpria empresa ou nome fantasia. - Seu significado Comercial e est relacionado a empresas que tem registro de CNPJ

br - Refere-se ao pais de origem no caso o Brasil, a nica exceo os Estados Unidos que fica apenas como com pois eles foramos criadores da Internet.

O orgo que cuida dos registros na Internet a FAPESP, na Internet acesse http://www.registro.br para consultar e registrar domnios no Brasil, para registrar um domnio no exterior acesse http://www.internic.com. Abaixo as extenses utilizadas para registro na Internet: Instituies (Somente para pessoas jurdicas) AGR.BR AM.BR ART.BR EDU.BR COM.BR ESP.BR FAR.BR Empresas agrcolas, fazendas Empresas de radiodifuso sonora Artes: msica, pintura, folclore Entidades de ensino superior Comrcio em geral Esporte em geral Farmcias e drogarias

COOP.BR Cooperativas

_____________________________________________________________________ Pgina - 16 -

FM.BR G12.BR GOV.BR IMB.BR IND.BR INF.BR MIL.BR NET.BR ORG.BR PSI.BR REC.BR SRV.BR TMP.BR TUR.BR TV.BR ETC.BR

Empresas de radiodifuso sonora Entidades de ensino de primeiro e segundo grau Entidades do governo federal Imobilirias Industrias Meios de informao (rdios, jornais, bibliotecas, etc..) Foras Armadas Brasileiras Detentores de autorizao para os servios de Comunicao Multimdia (SCM), Rede e Circuito Especializado (SLE) da Anatel e/ou detentores de Sistema Autnomo conectado a Internet conforme o RFC1930 Entidades no governamentais sem fins lucrativos Provedores de servio Internet Atividades de entretenimento, diverso, jogos, etc... Empresas prestadoras de servios Eventos temporrios, como feiras e exposies Entidades da rea de turismo Empresas de radiodifuso de sons e imagens Entidades que no se enquadram nas outras categorias Profissionais Liberais (Somente para pessoas fsicas)

ADM.BR ADV.BR ARQ.BR ATO.BR BIO.BR BMD.BR CIM.BR CNG.BR CNT.BR ECN.BR ENG.BR ETI.BR FND.BR FOT.BR FST.BR GGF.BR JOR.BR LEL.BR MAT.BR MED.BR MUS.BR NOT.BR NTR.BR ODO.BR PPG.BR

Administradores Advogados Arquitetos Atores Bilogos Biomdicos Corretores Cengrafos Contadores Economistas Engenheiros Especialista em Tecnologia da Informao Fonoaudilogos Fotgrafos Fisioterapeutas Gegrafos Jornalistas Leiloeiros Matemticos e Estatsticos Mdicos Msicos Notrios Nutricionistas Dentistas Publicitrios e profissionais da rea de propaganda e marketing

_____________________________________________________________________ Pgina - 17 -

PRO.BR PSC.BR QSL.BR SLG.BR TRD.BR VET.BR ZLG.BR

Professores Psiclogos Rdio amadores Socilogos Tradutores Veterinrios Zologos Pessoas Fsicas (Somente para pessoas fsicas)

NOM.BR

Pessoas Fsicas

DNS E ENDEREOS IP Abaixo uma definio de Domain Name System (DNS) tirada do site da CGI (Comando Gestor da Internet no Brasil ) em www.cgi.br ... O Domain Name System (DNS), ou Sistema de Nomes de Domnio, um sistema de resoluo de nomes de domnio da Internet que funciona de forma distribuda (vrios Servidores de Nomes administrados de forma independente ligados rede) e hierrquica (estes Servidores de Nomes esto vinculados a uma estrutura hierrquica comum de nomes de domnio). Ele utilizado de maneira transparente pelos usurios da Internet, de modo a prover qualquer programa de comunicao e acesso (por exemplo, um navegador como o Netscape) a converso do nome de domnio para endereo deste recurso ou computador (endereo IP) ... Os endereos IP (Internet Protocol) so nmeros que identificam as mquinas na Internet e fornecem endereamento universal atravs de todas as redes na Internet. Eles so colocados no cabealho dos pacotes e so usados para rote-los a seus destinos. um nmero composto por 32 bits divididos em quatro partes de 8 bits (octetos) separados por pontos. Um exemplo de endereo IP 206.98.23.16. Cada um dos 4 nmeros dentro do endereo IP assume valores entre 1 e 255.

Os endereos IP so formados por prefixos. Os prefixos iniciais do endereo IP podem ser usados para decises de roteamento genricas. Por exemplo, os primeiros 16 bits do endereo podem identificar uma empresa, os 4 bits seguintes podem identificar uma filial, os prximos 4 bits da seqncia podem identificar uma rede local nesta filial e os outro 4 bits podem identificar um computador dentro desta rede, completando assim os 32 bits do endereo IP. Para simplificar o roteamento dos pacotes, os endereos da Internet so divididos em cinco classes: A, B, C, D e E. As entidades e as empresas muito grandes recebem endereos classe A, empresas de mdio porte e universidades tm geralmente edereos classe B e as empresas menores e provedores de acesso tm endereos classe C. Classe D so endereos multicast e a classe E est reservada.

_____________________________________________________________________ Pgina - 18 -

ENDEREOS CLASSE A So concedidos a organizaes muito grandes, tais como Orgos do Governo, grandes universidades e corporaes como a IBM e a Hewlett Packard. Eles comeam com um nmero entre 1 e 126 (127 est reservado) no primeiro octeto, deixando os outros 3 octetos livres para os endereos locais. Apesar de haver somente 126 endereos classe A, h mais de 16 milhes de endereos IP individuais dentro de cada endereo classe A. Como pode ser observado, quase impossvel obter um endereo classe A em razo da sua reduzida quantidade. ENDEREOS CLASSE B So solicitados por empresas e universidades de mdio porte que precisam de milhares de endereos IP. Endereos IP classe B comeam com nmeros entre 128 e 191 no primeiro octeto e tm nmeros de 1 at 255 no segundo octeto, deixando os dois ltimos octetos livres para definir os endereos locais. H 16.384 endereos classe B com 65.536 endereos individuais para cada endereo IP. Estes tambm so bastante difceis de obter. ENDEREOS CLASSE C So usados pela maioria das empresas e provedores de acesso. Os endereos classe C tm um nmero de 192 a 223 no primeiro octeto e um nmero de 1 at 255 nos segundo e terceiro octetos, deixando somente o quarto octeto livre para os endereos locais. H mais de dois milhes de endereos classe C e cada um contm 255 endereos IP. MSCARAS DE SUB REDE As mscaras de sub-rede permitem que o administrador divida ainda mais a parte do endereo IP referente ao ponto individual em duas ou mais sub-redes, facilitando seu gerenciamento. Um filtro chamado mscara de sub-rede utilizado para determinar a sub-rede a que um endereo IP pertence. Os endereos IP so difceis de lembrar, assim muitos tambm tm equivalentes em texto, ex., www.brasil.gov.br ou www.blackbox.com.br. Estes endereos baseados em texto so chamados nomes de domnio e podem ser obtidos em empresas especializadas em registro de domnio. (Veja a lista delas em www.registro.br.) Um programa de banco de dados chamado DNS (Domain Name Service) registra os nomes e os traduz para seus equivalentes numricos. H uma previso de que, em breve, no haver mais endereos IP disponveis. Assim um novo sistema de endereos IP chamado IPng (Internet Protocol Next Generation) ou IPv6 vem sendo elaborado para estender a capacidade da Internet.

_____________________________________________________________________ Pgina - 19 -

TCP/UDP E PORTAS DE COMUNIO Para que os computadores de uma rede possam trocar informaes necessrio que todos adotem as mesmas regras para o envio e o recebimento de informaes. Este conjunto de regras conhecido como Protocolo de comunicao, para a Internet foi adotado o TCP/IP e tambm UDP, que troca pacotes de informaes entre computadores em uma rede por portas de comunicao. TCP -Transmission Control Protocol ou Controle de Transmisso de Protocolos UDP - User Datagram Protocol ou Datagrama de Protocolo de Usurio IP - Internet Protocol ou Protocolo para Internet

Lista das principais portas de comunicao entre computadores: 20/21 - FTP 22 - SSH 23 - TELNET 25 - SMTP 53 - DNS 80 - HTTP / WWW 110 POP/POP3

143 - IMAP 156 - SQLSRV 443 HTTPS 505 - MAILBOX Para obter a lista completa de portas de comunicao visite: http://www.iana.org/assignments/port-numbers

_____________________________________________________________________ Pgina - 20 -

Exerccios de Fixao CAP. 03 e 04 :

O endereo IP? ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________

Quais so as classes de endereo IP mais importantes e mais utilizadas? ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

O que SPAM? ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ Pgina - 21 -

5
HACKERS FIREWALL

. SEGURANA

So especialistas em conexo na rede e quebra de segurana, programao e principalmente em Invaso de computadores, normalmente procuram invadir sites de grandes empresas para pixar ou simplesmente pelo prazer de invadir ou quebrar seguranas consideradas de alto nvel.

CRACKERS A palavra cracker, vem do verbo em ingls "to crack", significando, aqui, quebrar cdigos de segurana, a fama dos Crakers de quebrar segurana e causar prejuizo, mas existem opinies diversas sobre essa classificao. Os danos causados por pessoas que utilizam do conhecimento da invaso e quebra de segurana para prticas ofensivas e ilegais so diversas, a possibilidade de acessar mquinas remotamente (a distncia) coletar dados como nmeros de carto de crdito, senhas de bancos, produzem prejuzos para instituies financeiras e o publico em geral.

O Firewall pode ser um software instalado em uma mquina pessoal que chamamos de personal firewall, um software instalado em um servidor com segurana para toda rede ou um hardware com um sistema de segurana interno que pode ser utilizada antes na conexao chegar aos servidores, independente do formato, as suas regras de segurana so as mesmas, como computadores utilizam portas de comunicao que chagam a milhares (22,23,25,53,80,110,8080,10000...), a funo do firewall fechar todas e liberar somente as necessrias.

CERTIFICADO DIGITAL OU ASSINATURA DIGITAL um documento criptografado com informaes necessrias para identificao de pessoas ou empresas. Qualquer contedo eletrnico que foi assinado digitalmente tem garantia de autenticidade de origem. Por exemplo: ao receber uma requisio, verifica-se os campos do certificado digital, a partir desses dados pode-se ter certeza que a origem da requisio confivel e autentica.

_____________________________________________________________________ Pgina - 22 -

CRIPTOGRAFIA Conceito Informaes que so codificadas na origem e decodificadas no destino desde que o destinatrio tenha a regra ou chave para essa decodificao. As chaves podem ser compostas de 64, 128, 192 256 bits para codificao. Garantias Servios Descrio Disponibilidade - Garante que uma informao estar disponvel para acesso no momento desejado. Integridade - Garante que o contedo da mensagem no foi alterado. Controle de acesso acessado por pessoas autorizadas. Autenticidade da origem - Garante a identidade de quem est enviando a mensagem. No-repudiao - Previne que algum negue o envio e/ou recebimento de uma mensagem. Privacidade (confidencialidade ou sigilo) - Impede que pessoas no - Garante que o contedo da mensagem somente ser

autorizadas tenham acesso ao contedo da mensagem, garantindo que apenas a origem e o destino tenham conhecimento. EXISTEM DOIS PADRES DE CRIPTOGRAFIA QUE SO UTILIZADOS ATUALMENTE:

criptografia simtrica
Ocorre quando duas partes trocam informaes criptografadas e ambas utilizam a mesma chave criptogrfica para decriptografar os dados transmitidos. Podemos citar o base64 como algoritmo de criptografia simtrica.

criptografia assimtrica
Acontece quando duas partes trocam informaes criptografadas porm, a origem geralmente utiliza uma chave privada para criptografar os dados e o destino utiliza uma chave pblica para fazer o caminho inverso (decriptografar). A origem da chave pblica a chave privada mas, totalmente improvvel (teoricamente) que atravs da chave pblica reconstrua-se a chave privada.

_____________________________________________________________________ Pgina - 23 -

Exerccios de Fixao:

Qual a funo do Firewall? ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________

Criptografia ?

( ) Um mtodo para linguagem de programao. ( ) Uma forma de segurana que trabalha com padro hexa-decimal e s pode ser aberto com uma chave pblica ou privada. ( ) Um protocolo de rede e Internet. Explique o que so Hackers e Crackers e o que eles podem fazer. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ Pgina - 24 -

protocolos de rede (ou Internet)


o o o o

IP (Internet Protocol) ARP (Address Resolution Protocol) RARP (Reverse Address Resolution Protocol) ICMP (Internet Control Message Protocol)

protocolos de transporte
o o

TCP (Transmission Control Protocol) UDP (User Datagram Protocol)

protocolos de aplicao
o o o o o o

FTP (File Transfer Protocol) TELNET (Telecommunications Network) SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) HTTP (HyperText Tranfer Protocol) SNMP (Simple Network Management Protocol) NFS (Network File System)

O que firewall?
O Firewall ("parede de fogo", em Ingls) em essncia um bloqueador de conexes entrantes. Ou seja, ele por padro impede qualquer tipo de conexo entrante via portas TCP e UDP, e pode tambm restringir ou at barrar todas as solicitaes ICMP (o exemplo mais conhecido de requisio ICMP a de ping). Se seu micro no atua como servidor de absolutamente nada, ento no h o menor motivo para permitir estes tipos de conexes. Porm, em certos casos, necessrio abrir execes - se o firewall bloquear as portas 139 (NetBIOS) e 445 (protocolo de rede MS), por exemplo, nenhum micro de sua rede interna conseguir ver os arquivos e impressoras de sua estao. Ao criar excees, voc pode definir o escopo delas, de forma a definir exatamente quem pode acessar as portas de seu micro. Um caso real: no meu servio, onde h um servidor Conectiva Linux distribuindo web, impresso e arquivos para uma rede interna, e que visvel ao mundo todo (internet), as excees esto da seguinte forma:

Web (80): todo mundo; Servidor de arquivos e impresso (139, 445 e 631): apenas rede interna; Servios administrativos, como SSH, SWAT e Webmin (22, 901 e 10000):
apenas para o IP do administrador. Para saber quais portas esto abertas em seu micro, h vrios meios: voc pode usar sites que fazem esse servio, como o da Sygate, ou pode usar softwares, como o Local Port Scanner. Quem usa Linux pode usar o Todo-Poderoso nmap, na minha opinio o melhor de todos, pois alm de poder escanear qualquer host na face da Terra que pode ser acessado pelo seu micro, ele incorpora tcnicas muito avanadas de escaneamento, que podem revelar furos que muitos port scanners no revelariam.A voc pode me dizer: "ah, eu fiz um scan com esses programinhas ae e ele no achou nenhuma porta aberta! deu tudo como

25

closed". Est certo - ora, para cada porta deve haver um programa "escutando" nela. No h como a porta 23 (telnet) estar aberta se no h um servidor telnet rodando no seu micro! Porm, lembra-se das portas fechadas e filtradas? Aqui entra esse conceito. A partir do momento que a porta est apenas como closed, ainda h meios de se conectar ela. E mais: os worms, pragas que podem permitir o controle remoto de sua mquina, precisam abrir uma porta no seu micro para "escutar" por conexes de entrada (o NetBus se no me engano abre a porta 12345) oriundas do cracker (um hacker dificilmente perderia seu tempo em micros domsticos, que dir para fazer vandalismo digital Rolling Eyes ). Com um firewall devidamente configurado, no h como qualquer software em sua mquina abrir uma porta a no ser que voc autorize - a est a grande vantagem de segurana do firewall para um micro domstico. O firewall complementa a ao do anti-vrus, impedindo que certos tipos de praga funcionem. Claro que de repente voc pode topar com um worm que desabilita o firewall, mas a o anti-vrus dever ser capaz de barr-lo. Agora vem outra questo: "se eu tenho firewall, como eu ainda posso ser infectado por worms?!". Simples: em nenhum momento foi dito que o firewall previne a infeco do micro - foi dito apenas que ele inibe conexes de entrada. Ou seja, normalmente o firewall no analisa o trfego que entra e sai do micro; ele apenas impede que algum se conecte ao seu micro. A anlise dos pacotes que trafegam pelo seu micro pode ser feita com um IDS (Intrusion Detection System), que pode ser em forma de software (o anti-vrus avast! inclui um gratuitamente) ou hardware (beeeem caro, usado mais em empresas de mdio e grande porte). Algumas solues de firewall tambm permitem fazer anlise de pacotes. O IDS capaz de olhar pacote por pacote em busca de cdigo malicioso - ao encontrar algum, ele pode barrar este pacote. Para que ele funcione adequadamente, necessria constante atualizao, exatamente como nos anti-vrus, j que novas pragas surgem aos montes em curto espao de tempo.

Que firewall usar?


Quem usa Linux tem um firewall matador: o IPTables. possvel customiz-lo praticamente maneira que voc quiser, e isto no uma tarefa exatamente difcil. Para Windows, eu indico as seguintes solues: Windows Firewall. embutido no Windows XP SP2, ele dos mais simplrios, j que um firewall inbound (apenas lida com conexes de entrada). Porm ele eficiente em sua funo, e bastante amigvel. Para quem tem "softfobia" como eu, uma boa soluo! (Explicando: eu evito ao mximo instalar novos programas em minha mquina...). ZoneAlarm. Este um firewall bem bacaninha, pois alm de tratar das conexes entrantes, ele permite fazer restries de vrias outras ordens. H uma verso free disponvel, porm a verso paga tem mais alguns recursos bem interessantes. Em Ingls. Sygate Personal Firewall. Nos mesmos moldes do ZoneAlarm, porm um pouco mais customizvel, na minha opinio. Em Ingls. Qualquer uma das solues acima uma boa pedida, vai depender de seu gosto.

26

PORTA 21 22 23 25 53 80 98 110 137 138 139 1433 1434 1494 1521 1604 1645 1646 1755 2327 3128 3389 4000 5010 5800 5801 5900 5901 6502 8080 8181 27010 27015 40193

APLICAO ftp ssh, pcAnywhere Telnet SMTP DNS www-http linuxconf POP3 netbios-ns netbios-dgm (UDP) NetBIOS Microsoft SQL Server Microsoft SQL Monitor Citrix ICA, MS Terminal Server Oracle SQL Citrix ICA, MS Terminal Server RADIUS Authentication RADIUS Accounting Windows Media .asf Netscape Conference squid NT Terminal Server icq, command-n-conquer Yahoo! Messenger VNC VNC VNC VNC Netscape Conference HTTP HTTP Half-Life Half-Life Novell

27

Aprendendo

Microsoft PowerPoint
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR

Prof. Amarildo Pereira Silva Disciplina Informtica Idepac - 2007.

Aprendendo PowerPoint NDICE Microsoft PowerPoint Iniciando o Microsoft PowerPoint A interface do PowerPoint Criando uma nova apresentao Salvando o Documento Inserindo um novo slide Fechando o Documento Abrindo o Documento Configurando a pgina Imprimindo o Documento Cabealhos e Rodaps Clip-art Do Arquivo Para excluir uma imagem Filmes e sons Excluir slide Marcadores e numerao Formatando Alinhamentos Plano de fundo Efeitos de animao Configurando apresentao Boto de ao Transio de slides

PowerPoint

Aprendendo PowerPoint Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint uma ferramenta ou gerador de apresentaes, palestras, workshops, campanhas publicitrias, utilizados por vrios profissionais, entre eles executivos, publicitrios, engenheiros, arquitetos, etc. atravs dele que alunos de faculdades podem apresentar seus trabalhos e monografias aos demais alunos da classe e aos professores. utilizado tambm por profissionais mais experientes que desejam expor suas idias e projetos para outras empresas. Enfim, seus limites dependem da criatividade do usurio que esteja construindo a apresentao. Iniciando o Microsoft PowerPoint Clique no boto Iniciar da barra de tarefas do Microsoft Windows. Aponte para o grupo Programas. V at a pasta Microsoft Office. Selecione Microsoft PowerPoint. A tela do Microsoft PowerPoint composta por vrios elementos grficos como cones, menus e alguns elementos que so comuns ao ambiente Microsoft Windows, com o qual voc j deve estar familiarizado. Antes de iniciarmos propriamente o trabalho com textos, necessrio que se conhea e identifique a funo dos elementos que compem a tela do aplicativo. A interface do PowerPoint

Barra do Ttulo

Barra de Menu

Barra de Ferramentas Padro

Barra de Formatao

Painel de Tarefas

rea de Trabalho

Barra de Desenhos

PowerPoint

Aprendendo PowerPoint Criando uma nova apresentao Ao abrir o PowerPoint, a janela se iniciar com a seguinte tela:

Clique dentro da caixa de texto para adicionar um ttulo. Para selecionar a caixa de texto, clique sobre sua borda. Utilize a barra de formatao para modificar seu texto:

Salvando o Documento Quando voc salva uma apresentao pela primeira vez, o Microsoft PowerPoint exibe a caixa de dilogo Salvar Como, que permite digitar um nome para a apresentao e especificar onde o arquivo ser salvo. Clique no menu Arquivo, Salvar ou simplesmente sobre o boto Salvar aberta: Na caixa Salvar em escolha o local que deseja salvar a sua apresentao. Na caixa Nome do arquivo, escolha o nome para sua apresentao. Finalize clicando no boto Salvar. . A caixa abaixo ser

PowerPoint

Aprendendo PowerPoint Inserindo um novo slide Uma apresentao do PowerPoint pode conter vrias pginas que chamamos de slides. Ao exibir sua apresentao possvel inserir animaes, efeitos de transio, plano de fundo, avano automti co entre outras coisas. Para inserir um novo slide, na barra de formatao, clique no boto Novo Slide .A caixa abaixo ser aberta do lado direito da janela: Voc pode aplicar layouts (aparncia) diferente para seus slides, como por exemplo, um layout que contenha um ttulo e uma caixa de texto com marcadores ou ento um slide que contenha um outro contedo, como cliparts, grficos, tabelas, sons, vdeos, etc. Deslize sobre a barra de rolagem para visualizar outros layouts Clique sobre o layout desejado para que seja aplicado ao slide atual.

Fechando o Documento Para fechar uma apresentao do Microsoft PowerPoint, liberando espao na memria para continuar o trabalho com outras apresentaes, selecione o seguinte comando: Clique no menu Arquivo, Fechar. Se a apresentao que estiver sendo fechada tiver sido modificada e no gravada em disco, o programa questiona se voc deseja Salvar, No (no gravar), ou Cancelar o comando de fechar a apresentao.

Clique no boto Sim para salvar a apresentao.

PowerPoint

Aprendendo PowerPoint Abrindo o Documento Para se abrir uma apresentao, indispensvel que ela tenha sido salva, ou seja, transportada para o disco. Para abrir uma apresentao, efetue o seguinte comando: Clique no menu Arquivo/Abrir ou sobre o boto Abrir abaixo ser aberta: na barra de ferramentas Padro. A caixa Na caixa Examinar, escolha a pasta onde sua apresentao foi salva. Clique sobre a apresentao em seguida no boto Abrir. Durante uma sesso de trabalho com o Microsoft PowerPoint, cada apresentao aberta ocupa uma nova janela de documento. No abra muitas apresentaes ao mesmo tempo, se voc for trabalhar isoladamente com cada uma delas. A abertura descontrolada de apresentaes pode ocupar todo o espao disponvel na memria do computador, impedindo desenvolvimento de um bom trabalho. Configurando a pgina Define as margens, origem do papel, tamanho do papel, orientao da pgina e outras opes de layout do arquivo ativo. Clique no menu Arquivo, Configurar pgina. A caixa abaixo ser aberta:

Clique no tipo de slide que deseja criar. Se voc clicar em Personalizado, o PowerPoint alterar as configuraes Largura e Altura para preencher a rea de impresso da impressora ativa. Insira o nmero inicial para o primeiro slide. Altere a orientao dos slides, pginas de anotaes, tpicos e folhetos na apresentao. Clique em Retrato para obter uma orientao vertical ou em Paisagem para obter uma orientao horizontal. Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Imprimindo o Documento Visualizar impresso Mostra como ser a aparncia de um arquivo quando ele for impresso. Clique no menu Arquivo, Visualizar impresso ou sobre o boto Visualizar Impresso .

Em Imprimir Slides, voc pode escolher quantos slides quer imprimir numa folha. Para fechar a visualizao e voltar para a tela de edio, clique na ferramenta Fechar. PowerPoint 6

Aprendendo PowerPoint Imprimir Clique no menu Arquivo, Imprimir ou no boto Imprimir . A caixa abaixo ser aberta:

Clique em uma impressora na caixa Nome. As informaes exibidas abaixo da caixa Nome aplicam-se impressora selecionada. A impressora na qual voc clicar passar a ser a impressora padro durante o restante da sesso atual do PowerPoint, ou at que voc a altere. Clique na parte da apresentao que voc deseja imprimir. Insira o nmero de cpias que voc deseja imprimir. Selecione as opes desejadas para a impresso dos folhetos. Clique no boto OK para aplicar as alteraes.

Cabealhos e Rodaps Adiciona ou altera o texto que aparece na parte superior e inferior de cada pgina ou slide. Clique no menu Exibir/Cabealho e rodap. Voc pode adicionar a data e a hora ao rodap do slide. Tambm pode adicionar o nmero do slide ao rodap ou um texto na parte inferior do slide na caixa Rodap. Clique no boto Aplicar a todos.

PowerPoint

Aprendendo PowerPoint Clip-art Para inserir um clip-art em seu slide, escolha em um layout de contedo e clique sobre o cone Inserir clip-art:

A caixa abaixo ser aberta: Voc pode fazer uma pesquisa por nomes, na caixa Pesquisar texto. Selecione uma figura e clique no OK.

Do Arquivo Para inserir figuras que estejam gravadas em seu computador, clique no menu Inserir/Imagem/Do Arquivo. A caixa abaixo ser aberta: Em Examinar, abra a pasta onde se encontra suas imagens. Clique sobre a imagem e em seguida no boto Inserir. Observao: voc pode tambm copiar uma imagem da Internet. Para isso, localize a imagem na Internet, clique sobre ela com o boto direito do mouse e no menu que se abre, clique em Copiar. Volte para p PowerPoint, clique com o boto direito em qualquer lugar do slide e no menu clique em Colar. Voc tambm pode usar o boto Colar .

Para excluir uma imagem Clique sobre a imagem para selecion-la e em seguida pressione a tecla Delete. Filmes e sons Voc pode inserir um de filme ou um arquivo de som em sua apresentao. Voc pode utilizar os arquivos do seu computador ou os arquivos do Media Gallery. Clique no menu Inserir/Filmes e sons.

PowerPoint

Aprendendo PowerPoint Excluir slide Para excluir um slide, clique sobre o slide desejado para seleciona-lo. Clique no menu Editar/Excluir slide ou selecione o slide e pressione a tecla Delete. Marcadores e numerao Adiciona marcadores ou nmeros aos pargrafos selecionados e modifica o formato de numerao e de marcao. Selecione o pargrafo a ser formatado. Clique no menu Formatar, Marcadores e numerao. Clique no estilo da lista de marcadores desejada. Clique em Nenhum para remover os marcadores dos pargrafos selecionados. Digite o tamanho de marcador desejado como uma porcentagem do tamanho da fonte. Clique na cor desejada para o marcador. Clique em Automtico se desejar que o marcador tenha a cor da fonte do esquema de cores. Guia Numerado(a): Clique no estilo de lista numerada desejado. Clique em Nenhum para remover os nmeros dos pargrafos selecionados. Informe o tamanho do nmero desejado como uma porcentagem do tamanho da fonte. Clique na cor desejada para o nmero. Clique em Automtico se desejar que o nmero seja a cor da fonte do esquema de cores. Informe um nmero ou uma letra inicial para a lista. Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Formatando Alinhamentos Selecione o texto a ser formatado. Selecione um tipo de alinhamento para o texto selecionado. Plano de fundo Para mudar a cor do fundo do slide selecionado, clique no menu Formatar/Plano de fundo. A caixa abaixo ser aberta: Voc pode escolher a cor bem com efeitos de preenchimento clique na seta e escolhendo entre as opes Mais cores, que exibe uma nova caixa com outras opes de core e Efeitos de preenchimento para escolher efeitos como Gradiente, Textura, Padro e Imagem. Ao terminar de formatar o plano de fundo, clique no boto Aplicar a tudo, caso deseje que estas configuraes sejam aplicadas a todos os slides da sua apresentao ou Aplicar para aplicar somente ao slide ativo.

PowerPoint

Aprendendo PowerPoint Efeitos de animao Para aplicar um novo efeito de animao, clique no objeto que deseja animar e, em seguida, clique no menu Apresentaes/Personalizar animao. Clique no boto Adicionar efeito. Voc pode escolher entre as opes Entrada, nfase, Sada e Trajetria de animao. O boto Remover, localizado logo abaixo, remove as animaes inseridas. Observao: As animaes podem ser inseridas em textos e em imagens tambm. Abaixo voc pode definir quando ser iniciado um efeito de animao aplicado a um item selecionado. Voc pode definir o efeito Ao clicar (a animao ser iniciada com um clique do mouse), Com o anterior (a animao ser iniciada ao mesmo tempo em que o item anterior) ou Aps o anterior (a animao ser iniciada quando o item anterior tiver concludo a animao). Voc pode definir a velocidade ou durao da animao para o efeito selecionado. Clique no boto Executar. Configurando apresentao Para definir as opes para a execuo da sua apresentao de slides, incluindo o tipo de apresentao que voc est criando os slides a serem includos, se sero includos efeitos de som e animao, a cor da caneta de anotao e como voc deseja avanar os slides, clique no menu Apresentaes, Configurar apresentao. A caixa ao lado ser aberta: Voc pode definir o tipo de apresentao desejada, se ser exibida em tela inteira ou em uma janela. Em Mostrar slides, voc pode escolher quais slides sero mostrados em sua apresentao. Em Opes da apresentao, escolha Repetir at Esc ser pressionada para exibir a apresentao continuadamente. Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Boto de ao Botes de ao so muito teis quando precisamos controlar a apresentao, como por exemplo, ir para um outro slide, abrir uma pgina na Internet ou tocar um som. Para inserir um boto de ao, clique no menu Apresentaes/Boto de ao. Escolha o boto desejado e desenhe-o na tela. Ao soltar, a caixa abaixo ser aberta: Em Hiperlink para, selecione a ao do boto, que ser executado quando voc clica sobre o boto durante a apresentao. As opes so: - Prximo slide: Avana a apresentao para o slide seguinte; - Slide anterior: Recua a apresentao para o slide anterior; - Primeiro slide: Recua para o primeiro slide da apresentao; - ltimo slide: Avana para o ltimo slide da apresentao; - ltimo slide exibido: Avana para o ltimo slide exibido na apresentao; - Finalizar apresentao: Finaliza a apresentao; Clique no boto OK para aplicar as alteraes. Para excluir o boto de ao, selecione o boto e tecle Delete. PowerPoint 10

Aprendendo PowerPoint Transio de slides Voc pode adicionar um efeito de transio entre um slide e outro, reproduzir um som quando o slide aparecer ou pode fazer com que o slide surja gradativamente a partir de um fundo preto. Clique no menu Apresentaes/Transio de slide. A caixa ao lado ser aberta. Selecione uma transio, clicando sobre ela. Define a velocidade da transio de slides. Sempre que voc clicar em uma velocidade, poder visualizar a transio de slides selecionada nessa velocidade. Adicione um som, que ser executado quando o prximo slide aparecer. Em Avanar slide, voc pode definir Ao clicar com o mouse ou Automaticamente aps o tempo configurado. Clique no boto Aplicar a todos os slides. Pressione a tecla F5 para testar a apresentao.

PowerPoint

11

You might also like