You are on page 1of 6

Aluno: Francisco Veras Pereira Junior Matrcula: 112420276 Curso: Direito - Turno: Noite Telefone: 21 8203 8800 Email:

juniorveras@gmail.com Sociologia Jurdica 13202 Professora: Andr Saldanha Rio de Janeiro, 12 de Junho de 2012.

O Sistema de Justia
Texto de: Maria Tereza Aina Sadek Resenha: Francisco Veras Pereira Junior

O acesso Justia Percebe-se do texto, a existncia de um alto potencial de conflitos existente no pas com inmeras causas. Causas vinculadas a questes estruturais, tais como a desigualdade social de distribuio de renda, que mesmo nos tempos atuais so estmulos para o alto potencial de conflitos, e causas no estruturais principalmente no que tange a criminalidade, tais como a corrupo, a impunidade, os baixos ndices de escolaridade, praticas ilegais perpetradas por agentes estatais, a descrena nas instituies e nas leis. Apesar deste alto potencial de conflitos, as leis no so vistas como universais, como instrumentos geis para rescindir estas disputas, mas como forma de punir os fracos em benfico dos que possuem maior poder aquisitivo, assim, contribui-se para que mais da metade dos conflitos gerados, no sejam levados apreciao da justia. Independente disso questiona-se a influncia da mdia, j que os principais meios de comunicao do espao cada vez maior para notcias sobre conflitos, sobretudo, queles que envolvem crimes de violncia e no poupam o espectador e/ou ouvinte das mais cruis perversidades em busca de audincia. Constata-se ainda, que a resoluo de conflitos tambm poder-se- por mecanismos extrajudiciais que por meios mais cleres e mais prximos ao entendimento da comunidade, atendem com maior xito. Dentre estes mecanismos extrajudiciais destacamos instituies no estatais, tais como igrejas, clubes, sociedades de amigos de bairro e/ou quaisquer outras entidades que representem socialmente a comunidade em que se origina o conflito e, por meio de uma organizao prpria, elegem suas lideranas representativas que atuam ativamente como intermedirias do conflito dirimindo-os de acordo com suas regras (que no necessariamente, esto totalmente de acordo com as leis verdadeiras). Alm disso, h tambm a resoluo de conflitos pelo que podemos intitular de lei do mais forte, dada a desvalorizao e a pouca eficincia das instituies estatais j citadas procuram resolver o conflito por meio da prpria violncia.

Podemos enumerar linchamentos, massacres, extermnios, matanas e a justia feita com as prprias mos, todos s margens das leis e de quaisquer regras. Cabe ento, a anlise de como se enquadra a sociedade brasileira neste cenrio, nos levando a constatar que particularmente comum que membros de certas igrejas, em especial as evanglicas, busquem a resoluo de seus problemas junta s suas respectivas lideranas. Percebe-se igualmente que parte considervel da populao que apela ao sistema estatal, acaba por no percorrer todos os passos que compem um processo judicial. Especialmente, em localidades menores, cujo populao tm maior proximidade com a estrutura judicial, figuras como o delegado de polcia, o promotor pblico ou mesmo um funcionrio qualificado de fruns, como por exemplo, um assistente social realiza o papel de mediador de conflitos de menor escala e impacto, dirimindo-os e solucionando-os antes que cheguem de fato formalizao do processo judicial. Por meio do todo exposto, podemos concluir que o fato de um conflito no chegar s vias judiciais formais, este no tenha sido tratado, exposto a uma avaliao popular e/ou conciliao e de alguma forma no tenha sido solucionado. Cabe ainda salientar que, as vias judiciais formais, estatisticamente so mais procuradas para soluo de conflitos de ordem mais concreta e de mais rpida sentena judicial, ou seja, aqueles cujo entendimento mais objetivo, como conflitos por penso alimentcia, questes trabalhistas, separaes conjugais e conflitos por posse de terra, em detrimento de questes de maior complexidade, como as questes criminais e/ou cobranas de dvidas. Isto posto refora-se a tese popular que mais fcil encontrar um ladro de galinha na priso do que algum que provocou danos maiores. O Judicirio mais procurado para arbitrar questes objetivas onde sua resposta mais eficiente e menos procurado para tratar problemas nos quais sua eficincia mostra-se muito baixa. Verifica-se inclusive, que este cenrio ocorre independente do grau de escolaridade, tendo uma curva de adeso de conflitos semelhante curva da distribuio da populao.

H que se comentar at aqueles que se valem da falta de eficincia da justia como meio de postergar suas pendncias e ganhar tempo para arcar com suas obrigaes, como por exemplo, em questes que envolvem dvidas e causas trabalhistas. Por fim, necessrio salientar dados que demonstram que as aes judiciais cujas custas so pagas pelo particular so maioria (62%) em detrimento das aes que utilizam o servio de justia gratuito (38%). Refora-se ento, a imagem popular que se tem da justia, como uma justia de custo alto, feita para a elite, corroborando com isto, as estatsticas inquestionveis de melhor desempenho dos advogados contratados que os advogados dativos, fechando assim, o cenrio de desigualdades no acesso e na utilizao da justia que acentuam as desigualdades econmicas e sociais.

O Sistema de Justia Maior que o poder judicirio, o Sistema de Justia brasileiro composto por diversos entes harmnicos e independentes que, com funes especficas e bem definidas, compem um sistema de acesso amplo. composto em sua ponta mais prxima populao, por comarcas (menor unidade judicial) classificadas de acordo com o volume de feitos que abrigam: Comarcas de primeira entrncia ou inicial; Comarcas de segunda entrncia ou intermedirias; Comarcas de terceira entrncia ou final; Comarcas especiais.

H ainda os critrios processuais, que definiro o tipo de varas, criminais, cveis e em comarcas maiores varas especializadas, como a da famlia, da infncia, etc. Esta organizao judicial acompanhada pelas organizaes do Ministrio Pblico e parcialmente pelas Delegacias de Polcia. Nota-se que quo maior a circunscrio, menor o conhecimento da populao sobre o sistema de justia, e maior incapacidade em distinguir os papis e as funes de cada um de seus agentes. Pode-se afirmar que o grau de desconhecimento universal, no havendo correlao entre escolaridade e conhecimento. Atribui-se ao juiz amplas funes, desde iniciar uma questo, passando pelo levantamento das provas, at o pronunciamento de questes sobre toda e qualquer injustia social, ignorando-se que o juiz um agente passivo, que s opera quando provocado e que age somente segundo pareceres da lei. Alm disso, h o desconhecimento das atribuies do maior do delegado de polcia e precipuamente do promotor de justia, este ltimo ainda mais desconhecido em cidades de porte mdio e grande. Mediante esta falta de conhecimento em que os agentes da justia atuam, h uma tendncia de juzes, precipuamente os iniciantes seja transformada cada vez mais em uma questo burocrtica e tcnica.

Em detrimento disso, pesquisas demonstram a existncia de uma extraordinria homogeneidade ente os integrantes da magistratura, quer quando manifestam sua opinio sobre o judicirio quer sobre sua misso bsica, independentemente do tempo de carreira ou da entrncia.

You might also like