You are on page 1of 8

Criando um relatrio ASP.

NET usando o Visual Studio 2010


ReportViewer um controle gratuito redistribuivel que permite a criao de relatrios nas aplicaes desenvolvidas usando a tecnologia .NET. Os relatrios so projetados com simplicidade do drag-and-drop usando o Report Designer incluso no Visual Studio. O ReportViewer oferece os seguintes benefcios: Processamento eficiente dos dados. Pode executar operaes tais como a

filtragem, classificao, agrupamento e a agregao; Suporta uma variedade de maneiras de apresentao de dados. Voc pode

apresentar dados como as lista, tabelas, cartas ou matrizes; Voc pode especificar fonte, cor, estilo de borda, imagens de fundo, etc; Permite interatividade nos relatrios; Suporta formatao condicional. Voc pode especificar expresses no relatrio

para mudar o estilo da exposio baseado dinamicamente em valores de dados; Suporta impresso e visualizao da impresso; Suporta exportao para Excel e o PDF; O controle pode processar e renderizar os relatrios tanto locais quanto remoto.

1- Abra o Microsoft SQL Server Management Studio Express (se no tiver faa o download aqui). 2- Iremos Crie um novo Database chamado cadastros e cria a tabela clientes utilizando o script abaixo: 01 CREATE TABLE Clientes( 02 ClienteId int IDENTITY(1,1) NOT NULL, 03 ClienteNome varchar(50) NULL, 04 ClienteEndereco varchar(50) NULL, 05 ClienteCidade varchar(50) NULL, 06 ClienteEstado varchar(50) NULL, 07 ClienteBairro varchar(50) NULL, 08 ClienteCep varchar(10) NULL, 09 ClienteEmail varchar(100) NULL, 10 ClienteDataCadastro datetime NULL DEFAULT (getdate()) 11 )

3- Agora que temos o nosso banco de dados com a tabela cliente abra o Visual Studio e crie um novo ASP.NET Web Site. 4- Na pgina Default.aspx que foi criada inicialmente, adicione o componente ReportViewer da barra de ferramentas na aba Reporting. Esse ser o container que exibira nosso relatrio. 5- Conforme mostra a imagem abaixo, clique na opo Design a new report do componente.

6- Em seguida ira aparecer um Wizard que voc dever clicar para avanar (next).

7- Na prxima janela voc ir realizar a configurao da connectionstring do projeto. Nela clique em New connection

8- Em seguida selecionaremos as tabelas que faro parte do relatrio. Clique em Finish aps realizar a seleo.

9-At o momento j foi criado o nosso DataSet. Clique em next e na janela seguinte iremos selecionar o tipo de relatrio. Utilizaremos o Tabular que o padro.

10- Agora selecionaremos os campos que sero exibidos no relatrio.

11- Definiremos o layout do relatrio. Utilizaremos o Stepped que o padro e na janela seguinte o estilo que desejar que no meu caso usarei o Slate.

12- Conclua definindo o nome do seu arquivo do Report Viewer. Clique em Finish.

13- Perceba que o arquivo do report viewer foi criado e j esta aberto para modificar o que for necessario.

14- Agora v a pgina que adicionamos o componente ReportViewer e associe o arquivo ReportViewer criado.

15- Basta executar a pgina e teremos nosso reltorio pronto para uso. Agora s fazer os acabentos visuais.

Mais informaes: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ee960138.aspx crystal reports: http://ozsenegal.wordpress.com/2010/03/18/criando-relatorios-com-crystal-reports-e-aspnet-parte-1/

You might also like