You are on page 1of 3

A IGREJA DO DIABO Primeiro ato: (Gente fazendo coisas boas e o diabo olhando para eles) Narrador: Conta um velho

manuscrito beneditino que o Diabo, em certo dia, teve a ideia de fundar uma igreja. Embora os seus lucros fossem contnuos y grandes, sentiase humilhado como o papel avulso que exercia desde sculos, sem organizao, sem regras, sem cnones, sem ritual, sem nada. Vivia, por assim dizer, dos remanescentes divinos, dos descuidos e obsquios humanos. Nada fixo, nada regular. Por que no teria ele a sua igreja? Uma igreja era o meio eficaz de combater as outras religies, e destru-las de uma vez. (Diabos em seu refgio) - Diabo: Como no pensei antes!! Uma igreja vai cambiar(mudar) tudo isso. Escritura contra escritura, brevirio contra brevirio. Claro e tambm terei a minha missa, com vinho y(e) po farta, as minhas prdicas, bulas, novenas, y todo o demais aparelho eclesistico. O meu credo ser o ncleo universal dos espritos, a minha igreja uma tenda de Abrao. E depois, enquanto as outras religies se combatem e se dividem, a minha igreja ser nica, no acharei diante de mim, nem Maom, nem Lutero. Segundo ato: (O diabo vai falar com Deus) Narrador: Feliz por sua nova ideia, o diabo quere (quer) contar a Deus seu novo projeto para governar a terra. (Deus recebendo a um ancio) Deus: que me queres tu? Diabo: no venho pelo vosso fausto, mas por todos os faustos do sculo y dos sculos. Deus: Explica-te (com uma voz calma) Diabo: Senhor, a explicao fcil; mas permiti que vos diga: recolhei primeiro esse bom velho; dai-lhe o melhor lugar, mandai que as mais afinadas ctaras e alades o recebam com os mais divinos coros... Deus: Sabes o que ele fez? Diabo: No, mas provavelmente dos ltimos que viro ter convosco. No tarda muito que o cu fique semelhante a uma casa vazia, por causa do preo, que alto. Vou edificar uma hospedaria barata; em duas palavras, vou fundar uma igreja. Estou cansado da minha desorganizao, do meu reinado casual e adventcio. tempo de obter a vitria final e completa. E ento vim dizer-vos isto, com lealdade, para que me no acuseis de dissimulao... Boa idia, no vos parece? Deus: Vieste diz-la, no legitim-la Diabo: Tendes razo, acudiu o Diabo; mas o amor-prprio gosta de ouvir o aplauso dos mestres. Verdade que neste caso seria o aplauso de um mestre vencido, e uma tal exigncia... Senhor, deso terra; vou lanar a minha pedra fundamental. Deus: Vai. Diabo: Quereis que venha anunciar-vos o remate da obra?

Deus: No preciso; basta que me digas desde j por que motivo, cansado h tanto da tua desorganizao, s agora pensaste em fundar uma igreja? (O Diabo sorriu com certo ar de escrnio e triunfo. Tinha alguma ideia cruel no esprito, algum reparo picante no alforje de memria, qualquer cousa que, nesse breve instante da eternidade, o fazia crer superior ao prprio Deus. Mas recolheu o riso, e disse) Diabo: S agora conclu uma observao, comeada desde alguns sculos, e que as virtudes, filhas do cu, so em grande nmero comparveis a rainhas, cujo manto de veludo rematasse em franjas de algodo. Ora, eu proponho-me a pux-las por essa franja, e traz-las todas para minha igreja; atrs delas viro as de seda pura... Deus: Retrico e subtil! Vai; vai, funda a tua igreja; chama todas as virtudes, recolhe todas as franjas, convoca todos os homens... Mas, vai! vai! Debalde o Diabo tentou proferir alguma coisa mais. Deus impuseralhe silncio; os serafins, a um sinal divino, encheram o cu com as harmonias de seus cnticos. O Diabo sentiu, de repente, que se achava no ar; dobrou as asas, e, como um raio, caiu na terra. Terceiro ato: (Diabo na terra) Diabo: Sim, sou o Diabo, repetia ele; no o Diabo das noites sulfreas, dos contos sonferos, terror das crianas, mas o Diabo verdadeiro e nico, o prprio gnio da natureza, a que se deu aquele nome para arred-lo do corao dos homens. Vede-me gentil a airoso. Sou o vosso verdadeiro pai. Vamos l: tomai daquele nome, inventado para meu desdouro, fazei dele um trofu e um lbaro, e eu vos darei tudo, tudo, tudo, tudo, tudo, tudo... (Gente escutando ao Diabo com interes(interesse) Narrador: Era assim que falava, a princpio, para excitar o entusiasmo, espertar os indiferentes, congregar, em suma, as multides ao p de si. E elas vieram; e logo que vieram, o Diabo passou a definir a doutrina. A doutrina era a que podia ser na boca de um esprito de negao. Isso quanto substncia, porque, acerca da forma, era umas vezes subtil, outras cnica e deslavada. (Gente atuando quando narrador fala/ no ajudam as pessoas, gente avara, gente mentirosa, roubos, etc.) (Diabo orgulhoso por seu trabalho na terra) Narrador: A igreja fundara-se; a doutrina propagava-se; no havia uma regio do globo que no a conhecesse, uma lngua que no a traduzisse, uma raa que no a amasse. O Diabo alou brados de triunfo. (Gente fazendo mal na terra) Ato final: (Alguns anos depois)

Narrador: Mais, longos anos depois notou o Diabo que muitos dos seus fiis, s escondidas, praticavam as antigas virtudes. No as praticavam todas, nem integralmente, mas algumas, por partes, e, como dizem, s ocultas. (Gente atuando: fazendo coisas boas ocultas/Ajudando a gente) (Diabo vai falar com um ladro) Diabo: Por que voc ajuda aos filhos da gente que voc rouba, Por que oferece dinheiro para eles e por que vai a igreja de Deus a pedir perdo? Ladro: No eu no faz isso eu somente quero roubar a umas pessoas da Igreja. Narrador: Mais quando o Diabo deixou sozinho ao ladro, ele ajudou aos meninos sim pais. O pasmo no lhe deu tempo de refletir, comparar e concluir do espetculo presente alguma coisa anloga ao passado. Voou de novo ao cu, trmulo de raiva, ansioso de conhecer a causa secreta de to singular fenmeno. Deus ouviu-o com infinita complacncia; no o interrompeu, no o repreendeu, no triunfou, sequer, daquela agonia satnica. Deus: Que queres tu, meu pobre Diabo? As capas de algodo tm agora franjas de seda, como as de veludo tiveram franjas de algodo. Que queres tu? a eterna contradio humana. Vocs poderiam substituir o TU por VOC e o VS por VOCS para que a linguagem esteja atualizada.

You might also like