You are on page 1of 11

G D G A D U

A RLS

VM IIr 1 e 2 VVig Meus IIr S S S

Trabalho sobre a 1 instruo Tema: Rgua de 24' - Mao - Cinzel

Que o G A D Ua todos ilumine e guarde. Or de So Paulo, 00 de Junho 2000 da E V. Fraternalmente,


________________________________

NOME DO OBREIRO A M

PRIMEIRA INSTRUO

RGUA DE 24 - MALHO - CINZEL


A Primeira instruo, para o Apr.'. M.'. , aps a Revelao da Luz que recebeu, o primeiro passo para o seu crescimento como M.'. Aps a iniciao o aprendiz passar a ser o arteso que iniciar sua auto-escultura, ir desbastar a si prprio. Trabalho esse que ser realizado com o mao, o cinzel e a rgua de 24 polegadas e, como artesos exigentes, todos ns iniciamos um trabalho mas nunca damos por concludo. Estamos constantemente descobrindo pequenas arestas que nos levam a novos desbastes. Quanto mais exigente for o arteso melhor ficar a escultura. (IT 2). 4o LANDMARK - A Maonaria visa o aperfeioamento moral dos seus membros, bem como, de toda a humanidade. 11o MANDAMENTO DA MAONARIA - L e medita, observa e emita o que for bom; reflexiona e trabalha; ocupa-te do bem estar dos teus irmos e trabalhars para ti.

RGUA DE 24 Medir as Imperfeies da Pedra Bruta - Utilizar o tempo sabiamente


A Rgua de 24 o nosso agir com preciso, exatido e retido nas vinte e quatro horas do dia. A Rgua de 24, utilizada para medies de tempo e formas em pocas antigas, representa o controle e aproveitamento das 24 horas que compem o dia. O tempo do Apr.'.M.'. deve ser dedicado ao exerccio de suas virtudes, e superao de seus vcios. Ela nos diz que no se deve malgastar as horas na ociosidade e egosmo, mas sim dividir o nosso tempo entre o trabalho, o estudo reflexivo e o descanso. A Rgua, simbolicamente, presta-se a medir as imprecises da Pedra Bruta, trazendo-nos a reflexo de que devemos agir continuamente para superar as imperfeies que encontramos em ns mesmos. Devemos ser os senhores do nosso prprio tempo, utilizando as horas do dia para empreender o nosso trabalho de aparar as nossas arestas morais. Em sua simbologia Manica, a necessidade de agir com constncia, pois somente o trabalho contnuo leva perfeio. Seu formato retilneo nos invoca inda, ao sentido da retido dos nossos atos, que o pressuposto necessrio a trabalhar na Pedra Bruta (IT 1). A rgua de 24 polegadas, poderemos us-la como um instrumento de comparao, j que um instrumento de medida, servir para comparar e aferir os desgastes necessrios, evitando que os desbastes sejam exagerados ou muito limitados. Ser nossa conscincia aliada a um bom senso nos guiando na realizao do trabalho. Este trabalho dever ser consciente e racional, a emoo importante para dar ao homem sensibilidade necessria para admirar o belo, mas a razo deve frear suas impetuosidades e dominar as exploses emocionais. (IT 2)

MAO

Forca da Razo - Vontade - Inteligncia - Energia - Deciso - Liderana - Poder


O Mao uma das trs jias mveis, acompanhando a trilogia, o Cinzel e a Pedra Bruta, ferramentas indispensveis aos nefitos na busca de aprimorar a PB atravs do reconhecimento de suas imperfeies morais. O Mao o instrumento de trabalho do Aprendiz. Este simboliza a vontade, a fora da razo que existe em todos os homens e que precisa ser canalizada eficientemente para que no se apresente como esforo intil, em sua busca de ser um pilar til para a sociedade. O Mao tem sua origem primitiva no brao e punho do ser humano e expressa um dos primeiros atos de inteligncia e por esse motivo que se diz que o mao simboliza a inteligncia. Na Maonaria, o Mao destina-se exclusivamente, ao desbastamento ou esquadrejamento da Pedra Bruta, a pedra da cantaria, a qual dever alcanar sua forma final com aspecto cbico. Com inteligncia, fora da razo, deciso, vontade, liderana, energia, e o poder do Mao, junto com sua companheira ferramenta, o Cinzel, aparam as arestas morais, fazendo-nos enxergar nossos defeitos e vcios que trazemos quando abandonamos o mundo profano. O Mao bate sobre o Cinzel sem provocar fascas e calor, mas apenas o seu som caracterstico abafado. A batida faz com que o Cinzel por sua vez, fira a pedra produzindo energia propagadora. Essa energia o Aprendiz tambm recebe quando atingindo pelo Cinzel e Mao impulsionado pelo Grande Arquiteto do Universo.(3) O Mao representado pelo brao e punho abre-se para fazer surgir o Esquadro, formado pelo polegar e indicador de sua mo direita; o Cinzel simbolizado pelo brao esquerdo cado ao lado do corpo. O Mao o poder, a fora. O Mao a Ao (3). Por isso, poder-se-ia depreender que o Malho - o emblema do trabalho e da fora material-, auxilia em: Derrubar seus obstculos,e Superar suas 'dificuldades'(4)

O MAO E O CINZEL

Receptividade - Discernimento
Estas duas ferramentas so inseparveis e servem para desbastar a pedra bruta. A primeira representa nossas resolues espirituais: o cinzel de ao, que se aplica sobre a pedra com a mo esquerda lado passivo, e corresponde receptividade, ao discernimento especulativo. A segunda a vontade executiva: o malho, insgnia do mando, vibrado com a mo direita, lado ativo, relacionada coma energia atuante e a determinao moral onde promove a realizao prtica (2). Segundo os estudiosos, o Malho tambm seria a representao da inteligncia que age e persevera, inteligncia que dirige o pensamento, e anima a meditao daqueles que, no silncio e na sua conscincia, procuram incessantemente a Verdade (4).

CINZEL Receptividade - Discernimento


O Cinzel corresponde ao aspecto passivo da conscincia, indispensvel para descobrir e moldar nossa personalidade. O cinzel o instrumento de corte, manejado pelo aprendiz com a mo esquerda, usado para remover, com o auxlio do mao, as lascas de pedra. O trabalho do cinzel depende da fora, nele aplicada, pelo mao. O cinzel deve ser para ns a capacidade de enxergar aquilo que precisamos mudar, deve ser a nossa autocrtica que apoiada pela fora de vontade que far com que consigamos o desbaste necessrio de nossa PB. ltimo instrumento da trilogia, o Cinzel (tambm chamado de Escopro - do latim scalprum, derivando a palavra esculpir) faz marcas profundas na Pedra Bruta, no incessante trabalho de transform-la em Pedra Polida. Diz o Cinzel, que a nossa cognio intelectual, nossa aptido cultural e instruo so indispensveis a desvendar as protuberncias e imperfeies existentes em ns. Mediante as qualidades representadas pelo Cinzel, aprofundaremos o nosso trabalho a fim de encontrar nossa forma moral. O meticuloso trabalho com o cinzel, desbasta as arestas da ignorncia, enaltecendo a cognio, o intelecto e a educao. O trabalho com o cinzel deve ser constante e refinado, induzindo-nos a perseverana necessria formao cultural do homem.

Ir.'. A.'. M.'. Moiss Faour Auad

DESBASTANDO A PEDRA BRUTA - RGUA / MAO / CINZEL


Na Liturgia Manica a Ritualstica altamente Simblica, e apresenta logo de inicio a Pedra, por meio de um pedao disforme de granito, representado o Alicerce. o smbolo das imperfeies do esprito que o maom deve procurar corrigir; e tambm, da liberdade total do Aprendiz e do maom em geral. A Simbologia Manica, intrinsecamente mostra O Aprendiz como Pedra Bruta. Uma Pedra sem forma que deve ser Trabalhada, a partir das Luzes recebidas no Templo, trabalho esse que, sobretudo, se transformar em uma rdua tarefa moral e espiritual a ser cumprida em todos os dias, por meio do importante, exaustivo e eterno Aprendizado. Porm, a pedra pode:

Ser exemplarmente utilizada para a construo do prprio Templo, Se tornar o motivo de um Tropeo: ou um Tropeo para a Sociedade em que se vive,

Todos os integrantes da instituio tem o Dever do prprio aprimoramento (DESBATE DE SI MESMO), sempre tentando melhorar e evoluir. de Pedra Bruta sem forma, para Pedra Polida, aquele que se Ajusta perfeitamente na construo do Grande Edifcio Social.

Esse perfeito ajuste da Pedra Bruta, em pedra de Funo Social, ou pedra Angular, sobre a qual deve se apoiar um mundo melhor, sabedores nem sempre muito fcil,

Pois s conseguido por um longo e efetivo aprendizado, porque construir o homem novo nunca fcil. Com o exerccio da Pacincia , do trabalho e do Crescimento, Desfazendo arestas que possibilitam o surgimento da Virtude, Banindo todos os vcios, e Transformando algo bruto em til para si mesmo e para a Sociedade.

Todo aquele que realizar esse Desbaste, se tornara, certamente, um homem novo mais perfeito, enquanto o permita a natureza humana. Esse homem mais perfeito que vive em sociedade, busca a construo de seu Templo Ideal, mas tem conscincia que ningum consegue construir nada sozinho, porque sempre ter a necessidade do sincero e til apoio de seus pares. A edificao do templo ideal ser o resultado da Soma de Pedras instaladas por todos os demais irmos, e para tanto, sempre deve estar presente o Esprito da Tolerncia. (4) A pedra bruta, amorfa e irregular, a qual todos ns representa, aquela que dever ser usada de forma adequada em qualquer construo, deve se ajustar justa e perfeitamente, sem deixar vos na obra, para que esta, quando pronta fique bonita de ser observada. Com todas suas imperfeies quando pela sua chegada ao mundo profano, ela precisar de cuidados e ateno no seu preparo, at o ponto em que possa ser utilizada.* Este preparo no rpido. Exigir muitas ferramentas, algumas difceis de serem encontradas devido grandiosidade de estudo e fora de vontade para encontr-las, e mesmo aps descobertas os esforos necessrios para manipular tais ferramentas ser rduo, longo e eterno. As ferramentas aparentemente mais simples de se usar podem acabar sendo as mais difceis e perturbadoras, pois se no forem utilizadas com o conhecimento oferecido pelos mestres construtores podero at mesmo danificar a pedra bruta e conseqentemente, a construo.* O uso da vontade, da fora, da inteligncia e do empenho ao se utilizar o mao dever ser comedido quando usado para aparar as arestas da pedra. Este no bate diretamente na pedra indisciplinadamente, as arestas precisam ser medidas, o cinzel bem posicionado e a fora aplicada dever ser comedida.* Mesmo que olhando superficialmente sempre nos parecer que ela nunca ficou realmente pronta.*

bem verdade que uma pessoa no se liberta de todos os seus defeitos ao ser iniciado na ordem, na verdade, o que ocorre ao ser iniciado e ao estudar aquilo a que a ordem se prope que suas falhas se tornam mais visveis a voc mesmo e isso faz com que voc se empenhe diariamente em aparar essas arestas, da o simbolismo das guildas (Associao de pessoas com um interesse comum existente na Idade Mdia. Formavam-se, assim, guildas de caridade, religiosas, e de fins sociais) de pedreiros talhando pedra em relao a maonaria. O Auto aperfeioamento algo que comea na iniciao e que segue pelo resto da vida do maom(6). O Mao(vontade) e o Cinzel (inteligncia), por si s no garantem um trabalho eficiente, mas a associao de ambos nos certifica que Vontade e Inteligncia, Fora e Talento, Cincia e Arte, Fora fsica e fora intelectual, quando aplicadas em doses certas, permitem que a pedra bruta se transforme em pedra polida(6). O Mao carrega ainda, um vvido sinal de liderana e poder, que so predicados necessrios a todos os MM.. Os golpes do Mao, e seu prprio formato (cabea avantajada), na alegrica figura do Apr.. desbastando a P.. B.. , nos ensina a confrontar nossas dificuldades cotidianas com racionalidade, a fim de encontramos a pureza e a virtude divina que reside em cada um de ns(6). Aliando-se a simbologia inserida em cada um dos trs instrumentos de trabalho do Apr.. M.. , encontramos, finalmente, o ensinamento moral que decorre da primeira instruo: O conhecimento baseado na exatido, ajudado pelo Trabalho e efetivado pela Perseverana, vencer todas as dificuldades, extinguindo as trevas da ignorncia e espargindo a Felicidade no caminho da vida.. Da, inferimos que o Mao simboliza o aspecto ativo da conscincia, necessrio para vencer e superar obstculos, ao passo que o Cinzel corresponde ao aspecto passivo da conscincia, indispensvel para descobrir e moldar nossa personalidade, e a Rgua de 24 o nosso agir com preciso, exatido e retido nas vinte e quatro horas do dia. Outra interpretao possvel para os trs instrumentos de trabalho dos AApr.. MM.. , em uma viso unitria, o esprito (representado pelo Mao), atuando sobre a matria (Cinzel), norteando-se pela moral (rgua). O aperfeioamento moral a que se prope a Ma.. , dever ser feito com o aproveitamento do trabalho para retirar as asperezas que residem nos coraes humanos, livrando-nos da inveja, do orgulho e da vaidade, erigindo a razo como sustentculo da liberdade de conscincia. Esta a nica forma de suavizar as arestas da P.. B.. , de forma a torn-la aproveitvel para o Edifcio a que nos propusemos a erguer. Nossa causa deve ser a causa da Humanidade, da Famlia, da Ptria, da Liberdade e dos Bons Costumes, empregando os augustos e inefveis mistrios da Ma.. para vencer nossas prprias imperfeies(6). O Cinzel um instrumento utilizado para trabalhos que exijam apuro e preciso, formado por uma haste de metal em que um de seus lados perfuro-cortante e o outro apresenta uma cabea chata prpria para receber o impacto de uma ferramenta contundente. Cinzel a raiz de cinzelado, que significa trabalhado ou executado com delicadeza. O que representa o Cinzel? Corresponde ao 2 Vigilante, porque como este representa o elemento da Beleza, o Cinzel o instrumento com que o maom cinzela a pedra bruta, nela criando linhas superficiais e molduras para o embelezamento da construo. Simbolicamente, modela o esprito e a alma de acordo com os mandamentos da sabedoria milenar, representa as nossas faculdades morais e espirituais, subordinadas ao nosso saber e nossa prudncia. Sem o desenvolvimento dessas foras, o Maom no poderia dar feio sua prpria natureza. Esse Cinzel Manico deve ter fio e tmpera capazes de um esforo grande e tenaz, isto , o Maom deve ter sentimentos generosos, mente s, f profunda, austeridade e capacidade de sofrimento. As ferramentas do Aprendiz formam o sagrado triangulo em que a Loja assenta os seus fundamentos: SABEDORIA que orienta, FORA que impele, e BELEZA que executa.(3) A Bblia Crist, desde o livro do Gnese at o Apocalipse, faz aluses s pedras, vejam alguns exemplos:

H referncias bem conhecidas tanto no Velho com no Novo Testamento sobre as pedras-smbolos. No Livro dos Salmos, captulo cento e dezoito, lemos: A PEDRA que os construtores rejeitaram, tornou-se PEDRA ANGULAR. Considera-se isso uma profecia dirigida a Jesus, como o Cristo, que foi rejeitado pelos judeus, mas tornou-se a PEDRA fundamental da igreja.(5)

J no judasmo se v a velha lenda sobre o maravilhoso depsito de PEDRA DE FUNDAO, encontrada no livro Talmdio-yoma, que afirma, ela tinha sobre si o nome sagrado de DEUS gravado na sntese da sigla G.A.O.T.U. Alguns rabinos hebraicos dos tempos antigos adeptos doutrina metempsicose (transmigrao da alma, de um corpo para outro - doutrina filosfica de origem indiana) acreditavam que uma alma humana podia aps a morte no s renascer num corpo humano, mas tambm, por culpa de seus pecados, num corpo de animal e at mesmo aprisionado numa PEDRA. No flio (unidades de qualquer dimenso de um caderno manuscrito) hebraico nmero cento e cinqenta e trs, podemos ler: A alma de um caluniador pode ser forada a habitar uma PEDRA SILENCIOSA. No mundo rabe em Meca (cidade de peregrinao islmica), acha-se a PEDRA mais notvel do mundo, uma PEDRA PRETA, que est preservada na kaaba ou casa cbica que fica no trio da mesquita sagrada. Acredita-se que seja um aerlito ou pedra meterica. Esta PEDRA PRETA tem sete polegadas de comprimento aproximadamente, e oval, segundo diz, ela foi quebrada durante o assdio de Meca em 683 DC, foi recomposta com cimento e encerrada numa cinta de prata. Est embutida na parede do ngulo nordeste da kaaba a uma altura que permite que os devotos a beijem em ato de adorao.

VISO HOLSTICA DA 1a MAONARIA EM PORTUGAL - 1a INSTRUO DE APRENDIZ

Aprioristicamente, faremos uma propedutica sobre o que seja o holismo. O heloismo significa que o homem um ser indivisvel, que no pode ser entendido atravs de uma anlise separada de suas diferentes partes. O termo holismo origina-se do grego holos, que significa TODO. A idia do holismo no nova. Ela est subjacente a vrias concepes filosficas ao longo de toda a evoluo do pensamento humano. Na concepo holstica, no s as partes de cada sistema se encontram no todo, mas os princpios e leis que regem o todo, encontram-se em cada uma das partes e todos os fenmenos ou eventos se interligam e se interpenetram, de forma global. Aps a propedutica, passamos ao tema central de nosso Estudo. Ich bin, I am, Je suis, watashi wa desu, Eu sou. Ditas assim, as frases acima parecem fora do contexto mas, na verdade, so e representam a essncia de toda nossa explanao. A retido. A origem da palavra rgua francesa (rgle) e significa lei ou regra. Trata-se de um instrumento cuja primeira idia que nos impe a do traado reto e de medida. Junto ao Malho e o Cinzel, a Rgua completa os instrumentos de trabalho do aprendiz maom. Ela servir para medir e traar sobre a pedra bruta o corte a ser efetuado. Quais as nossas virtudes que precisam ser ressaltadas, e quais os nossos vcios que devem ser extirpados. O trao de retido visto de uma maneira muita rgida nos ensinos orientais. No budismo, Sidharta, O Iluminado, traou aos seus discpulos os Oito Caminhos Nobres. Compreenso correta, Pensamento correto, Linguagem correta, Comportamento correto, Modo de vida correto,

Esforo correto, Desgnio correto, Meditao correta. Buda traou com sua rgua, o cdigo para que seus seguidores evitassem dissabores e tristezas no caminho da vida. Sidharta, o Iluminado, criou a boa nova, (Evangelho). Ns porm, simples humanos, h muito ignoramos esses ensinamentos. Ai vem o porqu, do EU SOU!. EU SOU! SOU atemporal! REPRESENTO O DEUS QUE H EM MIM. Em qualquer idioma, EU SOU, ICH BIN, I AM, JE SUIS, WATASHI WA DESU. A LUZ DAS ESTRELA! O ALFA E O OMEGA. EXISTO! Logo, EU SOU, ICH BIN, I AM, JE SUIS, WATASHI WA DESU. EU CRIO MEUS CREDOS, MEUS LIMTES. Analogicamente, todo credo, nao ou instituio, dependem de regras para sua identidade e funcionamento. Sem critrios, a vida seria por demais defeituosa e complicada. Da a necessidade que o homem teve em estabelecer leis e padres de conduta que norteassem suas ambies. Nem tudo que e legal justo. Por este motivo o maom tem, como responsabilidade, traar para si padres ou standards no apenas baseados nas leis, mas principalmente na JUSTIA IRRESTRITA. Para finalizar este estudo, cito as palavras do Rei Salomo, com meu auxilio, em uma poca quando ainda no havia televises, celulares, computadores nem flutuaes de cmbio, este filsofo escreveu: Existe um tempo prprio para tudo, E h uma poca para cada coisa debaixo do cu: Um tempo para nascer e um tempo para morrer; Um tempo para plantar e um tempo para colher o que se semeou; Um tempo para matar, um tempo para curar as feridas; Um tempo para destruir e outro para reconstruir; Um tempo para chorar e um tempo para rir; Um tempo para se lamentar e outro para danar de alegria; Um tempo para espalhar pedras, um tempo para junt-las; Um tempo para abraar, e um tempo para afastar-se;

Um tempo para procurar e outro para perder; Um tempo para armazenar e um para distribuir; Um tempo para rasgar e outro para coser; Um tempo para estar calado e outro tempo para falar; Um tempo para amar, e um tempo para odiar; Um tempo para a guerra, e um tempo para a paz. EU permito a existncia do malho e do cinzel. Superficialmente, para alguns o Malho corresponderia ao elemento ativo da obra de desbaste da Pedra Bruta, enquanto que o Cinzel seria o elemento passivo. O Malho estaria associado fora e ao intelecto. O Cinzel diria respeito arte de esculpir propriamente dita, o empirismo. Em uma anlise um pouco mais criteriosa, o Malho seguro pela mo direita, entendido como sendo um smbolo da ao pura da vontade o Aprendiz, atuando com perseverana e continuidade sobre a Pedra, enquanto o Cinzel visto como a capacidade de orientao e observao, a capacidade de saber discernir o que deve ou no ser retirado do bloco em trabalho. Sob o ponto de vista inicitico, Malho e Cinzel podem ser percebidos, respectivamente, como a Tradio, que prepara, e como a Revelao, que cria. Um intil sem o outro, e eles atuam em conformidade com o Princpio Hermtico da Polaridade, que diz que tudo duplo. Da mesma forma, seguindo o Princpio Hermtico das Correspondncias, podemos supor o mesmo a respeito do Grande Juiz, o Criador. Se Ele justo, como o crem todos, apenas justo. Ns, suas criaturas, que, dentro de nossa limitada compreenso, entendemos serem as Suas aes mera conseqncia de um possvel Bem ou Mal. E exatamente nisto, em Sua Justia, est a Sua Perfeio. No toa que os maons se utilizam do mote Justo e Perfeito, e nunca Justo e Bom. Porm, torno a dizer: NADA EXISTE SEM MIM. No cai uma folha de rvore, sem que EU TENHA CONHECIMENTO. AFINAL, QUEM SOU EU? Sou a anttese de todo conhecimento e ensinamento manico, a anttese da primeira lio de APRENDIZ. EU SOU O ORGULHO. EU SOU A SOBERBA. EU SOU A PREPOTENCIA. EU SOU A VAIDADE. Contudo, para ser um eterno aprendiz preciso deixar de ser EU para comungar, e passar a ser NS. Buscar a essncia da humildade, sem ser subserviente. Lembrar sempre que, quando apontamos um dedo a algum, quatro, de nossos dedos da mesma mo, esto apontados para ns. Finalizando, buscamos em GANDHI a essncia de nosso trabalho. ... No h montanha que no possa ser transposta, No h sonho que no possa ser conquistado, quando o corao puro e o objetivo digno..." Mahatma Ghandi.

ESSE, POIS, NOSSO OBJETIVO, NUNCA APONTAR, SEMPRE INDICAR, NUNCA REPREENDER, SEMPRE ENSINAR.(8) O Candidato deve: Ser um homem ntegro, ligado e atualizado em relao ao seu tempo; Ser empreendedor e capaz de assumir responsabilidades; Ter emprego, residncia e domiclio fixos, no Oriente pleiteado; suas atividades profissionais devem ser lcitas; no importando o metier; Ter religiosidade, crer em Deus, acima de tudo (para os "regulares"), outras obedincias (os chamados de "irregulares") basta que o Grande Arquitecto Do Universo (GADU) seja um principio tico ou moral porque se guiem; Ter uma ideia clara da virtude e do vcio, adotando aquela e rejeitando este; Estar apto a aprender conhecimentos litrgicos e filosficos; Distinguir entre religio e Maonaria Apresentar bons costumes, Ter boa famlia e seguir as leis Ser receptivo s ideias; Estar ideologicamente alinhado com a ideia de Deus. Estar apto; ou pronto, disposto e capacitado; Creditar respeito ao processo. Manter esprito receptivo("nada lhe ser cobrado; tudo lhe ser dado")

Princpios Legais

Princpios Doutrinrios

Princpios Prticos Princpios Metafsicos Princpios da Tradio Princpios Iniciticos (8)

PEQUENA ABORDAGEM DA METAFSICA PELO A.'. M.'.


Na medida em que o homem existe, acontece, de certa maneira, o filosofar. Filosofia o que ns assim designamos apenas o pr em marcha a metafsica, na qual a filosofia toma conscincia de si e conquista seus temas expressos. A filosofia somente se pe em movimento por um peculiar salto da prpria existncia nas possibilidades fundamentais do ser-a, em sua totalidade. Para este salto so decisivos: primeiro, o dar espao para o ente em sua totalidade; segundo, o abandonar-se para dentro do nada, quer dizer, o libertar-se dos dolos que cada qual possui e para onde costuma refugiar-se sub-repticiamente.(7)

Ir.'. A.'. M.'. Moiss Faour Auad


REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS * Escrito pelo Ir.'. A.'. M.'. Moiss Faour Auad 1) Interpretao de Texto (IT 1): Escrito por Klebber S Nascimento Interpretao de Texto (IT 2): Jorge Otavio Daniel, M.'.M.'. - Loja Simblica Dez de Junho - G.O.P, Foz do Iguau - Paran - Brasil Interpretao de Texto (IT 3) Ir.. Ruben Schechter Apr.. M.'. Or.. de So Paulo, 02 de Abril de 2001 E.. V.. 2) Ritual de instrues do Aprendiz-maom. 3) Revista A Trolha - Os Painis da Loja de Aprendiz (Rizzardo da Camino) 4) MAONARIA - 100 INSTRUES DE APRENDIZ - RAYMUNDO D'ELIA JUNIOR 5) A Bblia Sagrada 6) "Caderno de Estudos Manicos" Jos Castellani 7) Verso Eletrnica do livro "Que metafsica?" - In Taylor, R. (1969): Metafsica, Rio de Janeiro: Zahar, pgs. 1317 8) Viso holstica da 1a Maonaria em Portugal - 1a Instruo de Aprendiz

You might also like