You are on page 1of 20

Tricurase (Trichuris trichiura)

O T. trichiura um verme fusiforme nemtode, e como todos, tem sistema digestivo completo. Algumas caractersticas desse parasito so a de no apresentar rgos sensoriais denominados fasmdes, ausncia de canais laterais do sistema excretor, abertura bucal na parte anterior e esfago com musculatura delgada pouco desenvolvida. A infeco de Trichuris trichiuria tem distribuio cosmopolita, sendo estimado cerca de 1 bilho de pessoas infectadas, das quais 350 milhes so menores de 15 anos e geralmente so expostas a grandes cargas parasitarias. Apesar de amplamente distribuda, ela prevalece em reas quentes e midas. Os vermes adultos apresentam forma semelhante a um chicote. Isso dado por causa do afilamento do esfago, e alargamento do intestino e rgo genitais. Dados arqueolgicos sugerem a associao Trichuris Humanos bastante antiga, sendo que na Europa era rea endmica, mesmo sendo de clima temperado e na Amrica do Sul foram constatados infeces em meninos incas do ano 500.

Morfologia

1. Adulto: Trichuris trichiuria medem de 3cm a 5cm de comprimento, sendo os machos menores que as fmeas. Boca na extremidade anterior uma abertura simples e sem lbios, seguida pelo esfago longo e delgado corresponde a 2/3, a parte do sistema reprodutor, mais larga, corresponde a 1/3 do comprimento.

Macho: Menor; possui testculos nicos e seguindo os canais terminam no espculo (estrutura de fixao), parte posterior curvada. Fmea: Observa-se ovrios e tero nicos que se abrem na vulva que fica na juno do esfago e intestino. Ovo: Apresentam formato elptico caracterstico com poros salientes e transparentes em ambas extremidades. O ovo possui 3 camadas sendo elas: Camada lipdica externa, camada quitinosa intermediaria e camada vitelnica interna.

Biologia

1. Hbitat: Os adultos de Trichuris trichiuria so parasitas do intestino grosso de humanos, e em infeces leves ou moderadas eles habitam o ceco e colo ascendente. Aparte anterior (delgada) fica penetrada na parede do intestino e a parte posterior (grossa) fica voltada para o lado da cavidade, facilitando assim a reproduo.

2. Ciclo biolgico Seu ciclo do tipo monxeno (nica espcies de hospedeiro em seu desenvolvimento), fmeas e machos que habitam o intestino so eliminados para o meio externo junto com as fezes.

O tempo de vida de um verme adulto pode chegar a 4 anos, sendo a media de 2 anos. A fmea fecundada elimina de 3 mil a 20 mil ovos por dia, onde cada Ovo contem um embrio que se desenvolve no ambiente para se tornar infectante. No perodo de desenvolvimento o Ovo necessita de condies ambientais, e sua embriognese pode ser rpida ou lenta a depender da temperatura (-9C a 52C) e umidade (77%), que em condies normais far o Ovo sobreviver no solo por longos perodos. As larvas eclodem, no intestino delgado, atravs de um dos poros presentes nas extremidades do Ovo, essa ecloso dada pelo suco gstrico e suco pancretico presente no local. A partir da ecloso a larva penetra na mucosa intestinal e comea a se desenvolver e ao decorrer do desenvolvimento sua parte posterior sai para a luz intestinal. Segundo autores a eliminao pelas fezes demora entre 60-90 dias sendo que de 5% a 20 % dos ovos ingeridos chegam ao exemplar adulto.

Transmisso

Alm dos mtodos comuns de transmisso de parasitos; saneamento precrio, falta de higiene, alimentos contaminados, sua transmisso pode ocorrer atravs de moscas e autofagia.

Tenase e Cisticercose
Os parasitas causadores da Tenase e Cisticercose apresentam o corpo achatado dorsaventralmente, so providos de rgos de adeso na extremidade mais estreita, anterior, sem cavidade geral e sistema digestrio. Os Cestdeos mais frequentes no homem pertencem a familia Tanidae, da qual destaca a Taenia solium (parasita o homem) e Taenia saginata (parasita os bovinos). Essas espcies so responsveis pelo complexo Teniase-cisticercose que definido como alteraes patolgicas causadas pelo adulto ou larva das espcies. 1. Tenase: Quando a presena do verme adulto Taenia solium, Taenia saginata no intestino delgado do hospedeiro definitivo; homem. 2. Cisticercose: Quando a fase larvria se encontra no tecido do hospedeiro intermedirio padro (porco, boi), mas essa forma pode ser encontrada em hospedeiro anmalo como homem e co.

Morfologia

1. Verme Adulto A Taenia solium, Taenia saginata tem o corpo dividio em; Escolex (Cabea): Pequena dilatao de 1mm na Taenia solium e 2mm na Taenia saginata, situado na parte superior funcionando como orgo de fixao. Apresenta 4 ventosas e um rostro ou rostelo (ganchos) na Taenia solium, e sem rostelo na Taenia saginata. Colo (Pescoo): Poro mais delgada do corpo, sendo caracterizada como rea de crescimento do parasito ou formao de proglotes.

Estrobilo (Corpo): o restante do corpo do parasito. Ele formado por segmentos, cada um formado denominado de proglotes, podendo ter de 800 a 100 proglotes e atingir 3 metros na Taenia solium ou mais de 1000 proglotes e atingir 8 metros na Taenia saginata. As proglotes so divididas de acordo com seu estagio de amadurecimento sendo eles: Jovem, adultas e gravidas, tendo como caracterstica que as proglotes, mas longe do colo serem maior sem estagio de amadurecimento.

Ovos: Esfricos morfologicamente, sendo que internamente encontra-se o embrio hexacanto ou oncosfera.

Biologia

1. Habitat Tanto como a Taenia solium como a Taenia saginata vivem no intestino delgado do homem. J o cisticerco da T.solium encontrado nos bovinos e sunos e acidentalmente no homem e no co. Enquanto o T.saginata encontrado somente nos bovinos. 2. Ciclo Biolgico Homem: A proglote liberada para o exterior junto com as fezes sendo que frequentemente as proglotes rompem no meio exterior. Um hospedeiro intermedirio (porco para T.solium e boi para T.saginata) ingere os ovos e dentro do estomago por aes de enzimas as camadas das proglotes so quebradas

surgindo assim as oncosferas que vo ao encontro do intestino onde furam a parede intestinal e caem na corrente sangunea, chegando em tecidos de msculos e rgos como lngua, masseter, corao e crebro, onde alojam-se e transforma-se em cercarias. Para se concluir o ciclo o homem ingere a carne com cisticerco a qual no estomago sofre ao do suco gstrico e transforma-se em Tnia adulta.

Transmisso e Tratamento

1. Tenase: Hospedeiro definitivo, homem, ingere carne de porco ou de boi crua infectada. 2. Cisticercos: Ingesto de ovos da Taenia solium. Devido ao grande perodo de vida desses parasitos, pode haver mais de um exemplar no hospedeiro. Atravs de substancias excretadas pode causar hemorragias, inflamaes, apetite excessivo e perda de peso. Para se combater esses parasitos, atualmente, os medicamentos mais utilizados so: Nicosamida, cuja paralisa a Tnia, pois atua no sistema nervoso; prazinquantel o mesmo medicamento utilizado contra a S.mansoni

Faciolose (Fascola Heptica)


A Fascola heptica causador da faciolose, tambm conhecida como baratinha do fgado, um parasito de canais biliares de ovinos, bovinos, caprinos, sunos e mamferos silvestres. Sendo as reas mais endmicas as midas, alagadias ou sujeitas as inundaes. A Fascola heptica foi constatada incialmente no Rio Grande do Sul e hoje esto presente nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, So Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Mato Grosso.

Morfologia

A Fascola heptica possui 2 ventosas, uma oral na parte anterior e logo abaixo desta encontra-se uma ventosa ventral. Junto ventosa ventral temos o poro genital, tendo como caracterstica o hermafroditismo.

Biologia

1. Habitat 2. Nos hospedeiros usuais encontrado no interior da vescula e canais biliares. J no Homem que no hospedeiro habitual a Fascola heptica encontrada nas veias biliares como nos alvolos pulmonares e outros locais. 3. 2. Ciclo Biolgico

Caracteriza por ser Heterxeno (mais de um hospedeiro de espcie diferente para completar seu ciclo de vida), sendo seu hospedeiro intermedirio o caramujo das espcies, Lymnaea columela e Lymnaea viatax. Os vermes adultos pem seus ovos que, com a bile passam para o intestino, onde seram eliminados nas feses. Nas condies de ausncia de putrefao e temperatura entre 25-30C o ovo da Fascola heptica poder durar at 9 meses e o miracidio s sair do ovo quando encontrar-se com a gua. Nas condies adequadas o miracidio vai a procura do caramujo do gnero Lymnae, ao encontra-lo o parasito se desenvolve e vai para o estagio de esporocisto que d origem de 5 a 8 rdias, essas podem dar origem a rdais de segunda gerao (condies do meio adversas) ou cercarias (condies adequadas). At se chegar ao estgio de cercaria j se passaram de 30 a 40 dias. Uma pequena relao de produo pode ser feita: 1 Miracidio = 250 cercarias 1 caramujo = 6 a 18 cercarias dia Apos sair do caramujo a cercaria perde a cauda e com a secreo de glndulas encista-se aderindo a vegetao ou a superfcie da gua, formando assim em um prazo de 15 minutos forma-se a metacercria, sendo que essa forma pode resistir no meio por um perodo de 3 meses.

Patogenia

A Fasciolose um processo inflamatrio crnico do fgado e ductos biliares, causando assim a perda de peso e morte dos animais. No homem por no ser hospedeiro normal, no h numero elevado de parasito. Esse parasito pode agir de duas formas; Destruindo o parnquima que substitudo por tecido fibroso ou movimentao dentro dos ductos biliares causando com sua movimentao ulceras e irritaes.

Epidemiologia e Profilaxia

A fasciolose uma zoonose na qual a forma larvria a forma infectante, sendo que para se combater sua disseminao devem-se haver aes preventivas como vacinao dos animais.

Esquistossomose (Schistosoma Mansoni)


O Schistosoma mansoni agente da esquistossomose intestinal ou molstia de Piraj um parasita Helminto pertencente classe Trematoda da famlia Schistomatidae, tendo ocorrncia na frica e Amrica do Sul. No Brasil ela conhecida como Barriga dgua ou mal-do-caramujo ou ainda xistose. A sua chegada Amrica ocorreu atravs do trfico de escravos e imigrantes asiticos e orientais infectados com S.japonicum, S.heamantobium, entretanto, s o S. mansoni se fixou pelo encontro de bons hospedeiros.

Morfologia do Schistosoma mansoni

Sua morfologia encontrada em vrias fases: 1. Macho Mede cerca de 1 cm, tem cor esbranquiada. Apresenta o corpo dividido em duas partes; Anterior ( com ventosas orais e ventrais), Posterior onde encontramos o canal ginecfor. Uma caracterstica desse verme que ele no possui rgo copulador, a fecundao por ao de canais deferentes que fecundam a fmea no canal ginecfor. 2. Fmea Mede cerca de 1,5 cm, com cor mais escura devido ao sangue sem digerido. Na metade anterior encontramos a ventosa oral e a acetbulo. Seguinte a esse temos a vulva e um tero com 2 ovos. 3. Ovo Com formato oval, na parte mais larga que se encontra um espiculo voltado para trs. O que caracteriza um ovo maduro a presena de um miracdio formados, visvel pela casca. O ovo maduro a forma encontrada nas fezes. 4. Miracdio O Miracdio tem forma cilndrica. A extremidade anterior tem uma papila apical onde se encontra as glndulas adesivas anteriormente (glndulas de penetrao) e sucos digestivos, nesse local tambm se encontra o tubo digestivo primitivo. Os miracdios se encontram na parte posterior do caramujo. 5. Cercria

Tem como caracterstica a cauda bifurcada. Duas ventosas esto presentes, a ventosa oral, que apresenta terminaes chamadas de glndulas de penetrao, e a ventosa ventral tambm chamada de acetbulo.

Biologia

1. Hbitat Vivem no sistema porta, os esquistossomos quando chegam ao fgado ganham biomassa exponencial e apos atingirem a maturao, em 25 dias, migram para os vasos sanguneos do intestino e no 35 dia pem os ovos. 2. Ciclo biolgico O Schistosoma mansoni ao atingir a fase adulta de seu ciclo no sistema vascular do homem e de outros mamferos, alcana as veias mesentricas, principalmente a inferior, migrando contra a corrente circulatria, a fmea faz a postura dos ovos ao nvel da submucosa. Sendo a vida media do Schistosoma de 5 anos, mas pode chegar a 30 anos.

Os ovos colocados nos tecidos levam cerca de uma semana para tornarem-se maduros (Miracdio formado) e da submucosa chega a luz intestinal, sendo os mecanismos que fazem essa passagem, da submucosa para a luz intestinal, os seguintes: 1 Reao inflamatria; 2 Presso dos ovos que so postos atrs; 3 Enzimas produzidas pelo miracdio; 4 Perfurao da parede vnula j debilitada pelos fatores anteriores, e pela passagem do bolo fecal. Esse ciclo demora cerca de 6 dias, desde que o ovo colocado at que atinja a luz intestinal, sendo que ao se ultrapassar 20 dias os miracidios que no atingirem a luz intestinal morreram. Os ovos que conseguem chegar luz vo para o exterior junto com o bolo fecal e tem expectativa de vida de 24 horas, em fezes liquidas, e de 5 dias em fezes solidas. Alcanando a gua os ovos liberam o miracidio estimulados pela temperatura mais alta, luz intensa e oxigenao da gua. H tambm no caramujo uma substancia chamada Miraxone que estimula os miracidios adentrarem nele.

Essa capacidade de penetrao restringe-se a 8 horas apos a ecloso. O contato com o tegumento do molusco faz com que o terebratorium assuma a forma de ventosa e com ao de enzimas e a grande movimentao do miracidio ele perfure a pele do caramujo, sendo os pontos preferidos pelo miracdio s antenas e os ps do caramujo do gnero Biomphalaria. Apos 48 horas de penetrao o Miracdio torna-se um saco com clulas germinativas chamados de esporocistos. Eles tm movimentos amebides at se torna inerte, nesse momento comeam o intenso processo de multiplicao fazendo com que 78 horas ele se chame esporocisto primrio, dobrando assim de tamanho. Apos 2 semanas em temperaturas normais, entre 25 C a 28 C ocorre a formao de esporocistos secundrios. Apos vrias multiplicaes, forma-se uma mrula e dai surge a cercria, na gua podendo viver de 36 a 48 horas no homem entrando atravs da fixao e enzimas, sendo penetrao de durao de 5 a 15 minutos. Quando so ingeridas, as cercarias so destrudas no suco gstrico, mas as que conseguem penetrar na mucosa bucal desenvolvem normalmente. Sendo a partir da migram para o tecido subcutneo, penetrando em algum vaso sanguneo e so levadas passivamente aos pulmes. Aps a penetrao a cercaria denominada de esquistossomulos, sendo levados dos pulmes ao sistema porta-intra-heptico eles se alimentam e consequentemente evoluem para o estgio macho e fmea. Como j foi explicado na primeira parte dessa postagem, uma vez no sistema porta intra-heptico, os esquistossomos se alimentam e se desenvolvem transformando-se em macho e fmea, 25 a 30 dias aps a penetrao. Da migram acasalados, para o territrio da veia mesentrica interior, onde faram ovo posio. Os ovos so depositados nos tecidos em torno do 35 dia de infeco, imaturos, e a formao do miracidio (ovo maduro) demanda seis dias. Os primeiros ovos so vistos nas fezes cerca de 42 horas aps a infeco no hospedeiro.

Transmisso

A transmisso da schistosoma mansoni dar-se por penetrao ativa em locais como; hortas, crregos, poos, locais onde lavadeiras trabalham.

Patogenia

Est ligado a vrios fatores como; nmero de parasitos, idade do hospedeiro, sistema imunolgico entre outros. 1. Cercaria 2. Chamada de dermatite cercariana, e caracterizada como processo inflamatrio de grande importncia, pois, elimina grande parte das cercarias pela pele e pulmo. 2. Esquistossmulos

Aps 3 dias da invaso da cercaria os esquistossomos surgem e vo ao encontro do fgado, l ocasionam o aumento do bao e para se proteger o parasito vira uma molcula semelhante as do hospedeiro. 3. Verme Adulto Os vermes adultos intra-heptico no ocasionam mal extremo, mas quando morrem so arrastados para o fgado ocasionando a partir da debilitao do hospedeiro. Mas os adultos vivos tambm podem trazer danos ao hospedeiro atravs do alto metabolismo que o verme possui. 4. Ovos Em grande numero podem ocasionar edemas, ulceras e leses.

Tipos de Esquistossomose aguda

Doena dividida em duas categorias: 1. Esquistossomose Aguda Pode se apresentar de imediato a infeco pelo parasito, fases: Fase pr-postural: Com sintomas variados, ocorre de 10 a 35 dias apos a infeco. Alguns so assintomticos e outros pacientes (no gosto de usar o termo cliente, d um ar de capitalismo) podem se queixar de dores abdominais, febre e hepatite. Fase aguda: aparece apos 50 dias e pode ter durao de cerca de 120 dias apos a infeco. Nessa fase ocorre a disseminao miliar dos ovos, principalmente na parede do intestino, com reas de necrose. 2. Esquistossomose crnica Apresenta grandes variaes clinicas, sendo predominantemente intestinal. Intestino: Dor abdominal, diarreia mucossanguinolenta, essa diarreia devido a passagem dos ovos para a luz intestinal, causando assim pequenas, mas numerosas, hemorragias. Fgado: As alteraes surgem a partir do ovo posio e formao de granulomas, dependendo do numero de ovos e o grau de evoluo dos granulomas. Esse rgo apresenta o aumento de volume e sua palpao dolorosa. A ascite (Barriga dgua) e vista nas formas hepatoesplenicas mais graves e decorre das alteraes hemodinmicas, principalmente a hipertenso.

Epidemiologia:

A esquistossomose transmitida por 3 tipos de caramujos do gnero Biomphalaria, sendo eles:

Biomphalaria glabrata: Rio Grande do Norte at Minas Gerais; Biomphalaria straminea: nica espcie no Cear, Par (focos), Gois (Goinia) e agreste nordestino; Biomphalaria tenogophila: Rio de Janeiro, So Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Sendo a esquistossomose uma doena to presente no Brasil, faz se necessrio a profilaxia da populao atravs do saneamento bsico, conscientizao do povo e tratamento dos doentes atravs da quimioterapia e medicamentos como praziquantel.

Helmintos
Constituem um grupo numeroso, que inclui espcies de vida livre e de vida parasitria. Apresentam parasito distribudo nos filos Platyhelmintos, Nematdea e Acanthocephala. 1. Platyhelmintos

Simetria bilateral; Sem endoesqueleto ou exoesqueleto; Sem nus; Sem celoma; Com ou sem tubo digestrio; Sem aparelho respiratrio; Ecto ou endoparasita.

Os representantes desse filo podem ser distribudos em trs, turbelria, trematdea e cestoda, ou em quatro classes, turbelria, monogenea, trematdea cestoda. 2. Cestoda So endoparasitas, no possuem epiderme, cavidade geral de sistema digestrio, os rgo de fixao esto na extremidade anterior, corpo com segmento. 3. Nematdea So divididos em duas classes.

Adenophorea Secernentea

So vermes de simetria bilateral, trs folhetos germinativos, sem segmentao verdadeira, cilndricos, alongados, tubo digestivo completo sexos em geral separados (dioucos) sendo macho menor que a fmea. No possuem sistema circulatrio, ou vascular, como exemplo temos; Ancylostoma (Amarelo), Ascaris lumbricoides (Lombriga). 4. Ancotecephala

Tem simetria bilateral; Cilindros; Sem tubo digestrio; Proboscita armada em ganho.

Esse filo possui o corpo dividido em :


Presoma: Prosbcita e pescoo; Tronco: Bainha e Lemnismo.

Doena de Chagas (Tripanossoma cruzi)


O Trypanosoma cruzi um protozorio agente etiolgico da tripanossomase ou esquizotripanose, mais conhecida no Brasil como doena de chagas. Morfologia

Hospedeiros Vertebrados:

Nos vertebrados e nas culturas de tecidos so encontrados intracelularmente as formas amastgotas e extracelularmente as formas tripomastgotas, presente no sangue circulante. As duas formas so infectantes para clulas in vitro e para vertebrados. A forma tripomastgota tem polimorfismo sendo eles: 1. Forma delgada: Mais infectante para as clulas, ou seja, de reproduo rpida, mas pouco resistente a anticorpos, alm de terem menos capacidade de desenvolverem nos vetores (barbeiros). 2. Forma larga: Menos infectante, por outro lado mais resistente a anticorpos. 3. No acompanhamento de uma infeco observou-se que no inicio a forma mais predominante a delgada, pois a defesa imunolgica ainda baixa e com o passar do tempo , com o aumento da defesa, h uma predominao pela forma larga.

Hospedeiro Invertebrado:

Inicialmente so encontradas as formas arredondadas com flagelo circundando o corpo, denominados esferomastgotas, presentes no estomago e intestino; formas epimastgotas presentes em todo o intestino e tripomastgota presente no reto. Biologia Seu ciclo do tipo heteroxnico, passando por uma fase de multiplicao intracelular no hospedeiro e extracelular no vetor.

Ciclo Biolgico no hospedeiro vertebrado:

Amastgota, epimastgota, tripomastgota interagem nas clulas dos vertebrados, mas apenas as epimastgotas no desenvolvem nem se reproduzem. Considerando o mecanismo de infeco do Trypanosoma cruzi, os tripomastgotas metaciliados eliminados nas fezes e urina do vetor (barbeiro), durante ou logo depois o repasto sanguneo,penetram no local da picada e interagem com clulas SMF da pele ou da mucosa. Neste local ocorre a transformao de tripomastgota em amastgota, da se multiplicam por diviso binria simples. Ento as tripomastgotas so liberadas e caem no interstcio, em seguida vo para a circulao infectando qualquer outro rgo do corpo. A depender da quantidade do protozorio no sangue do hospedeiro, a tripanossomase pode ser classifica em duas fases: 1. Fase aguda: Grande quantidade de parasito circulante; 2. Fase crnica: Pouco nmero de parasito circulante. A interao entre o parasito e a clula se d em 3 momentos. 1. Adeso celular: Quando ambos se reconhecem e o contato entre as membranas ocorre; 2. Interiorizao: Quando a formao de pseudopodos (falsos ps-ganchos); 3. Fenmenos intracelulares: Quando a forma epimastgota e destruda, enquanto a forma tripomastgota resiste e faz sua transformao em amastgota que mais tarde volta a ser tripomastgota e cai no interstcio. Mecanismos de Infeco

Transmisso pelo vetor; Transfuso sangunea; Transmisso congnita (Via parto); Acidentes em laboratrios; Transmisso oral: Atravs do leite (fase aguda da doena)

Fase Aguda: Inicia-se atravs das manifestaes locais, quando o Trypanosoma cruzi penetra pela conjuntiva* ou na pele.

* Sinal de Roman : Se caracteriza quando o protozorio entra atravs da conjuntiva, causando um edema bipalpebral unilateral. Fase Crnica Assintomtica: apos a fase aguda o sobrevivente passa por 10 a 30 anos sem sintomas. Sintomtica: Certo nmero de pessoas apos um perodo sem sintomas, comeam a apresentar doenas como circulatrias e digestivas. Repasto sanguneo: Quando o vetor est a se alimentar do sangue do hospedeiro. Clulas do SMF so produzidas na medula ssea e lanadas na corrente sangunea sob a forma de moncitos para posteriormente migrarem aos tecidos.

Toxoplasmose (Toxoplasma gondii)


A toxoplasmose uma zoonose e sua infeco presente em mamferos e aves, sendo o gato e outros feldeos hospedeiros definitivos e o homem hospedeiro intermedirio, caracterizando-a heterxena. A doena tem casos clnicos menos frequentes quando comparada a outras doenas parasitarias de protozorios, sendo seu estagio mais grave encontrado em recmnascidos, sendo caracterizada por encefalite, urticria, hidrocefaleia entre outros. Vale ressaltar que essa doena vem tendo grande evoluo em pessoas com sistema imunolgico afetado (HIV) causando encefalia. Morfologia e Hbitat O Toxoplasma gondii causador da toxoplasmose pode ser encontrado em vrios tecidos e clulas (exceto hemcias), e lquidos orgnicos. Nos feldeos no imunes as formas dos ciclos so encontradas em:

Ciclo Sexuado: Epitlio Intestinal. Ciclo Assexuado: Em outros locais.

O Toxoplasma gondii possui uma morfologia mltipla, que ir depender do hbitat e do seu estagio evolutivo.

As formas infectantes que o parasito apresenta durante o ciclo biolgico so: taquizotos, bradizotos e Oocisto. 1. Taquizoto: Forma encontrada durante a fase aguda, tendo como caracterstica; reproduo rpida, pouca resistncia ao suco gstrico, forma de uma banana e considerada como forma infectante. 2. Bradizoito: Encontrada durante a fase crnica, tendo como caracterstica; reproduo lenta, muito resistente ao suco gstrico podendo viver anos nos tecidos, encontrada em vrios tecidos (musculares, cardacos nervoso etc..). Esta forma equivalente ao cisto. 3. Oocisto: a forma de resistncia que possui parede dupla, so produzidos nas clulas do intestino de feldeos, possuindo dois esporocistos com quatro esporozotos cada. Essas trs formas apresentam organelas citoplasmticas caractersticas do filo Apicomplexa (visveis apenas em nvel de microscopia eletrnica de transmisso) que constituem o complexo apical: conide, anel polar (em nmero de dois), microtbulos subpeliculares, roptrias, micronemas e grnulos densos. Ciclo Biolgico Seu ciclo se divide em basicamente duas fases distintas:

Fase assexuada: Nos lenofodos e nos tecidos de vrios hospedeiros (inclusive gatos e outros feldeos). Fase coccidiana ou sexuada: Clulas do epitlio intestinal de gatos no imunes (ou outros feldeos). Sendo essa fase presente no gato o caracteriza como hospedeiro definitivo.

Transmisso 1 Via: Ingesto de Oocisto por alimentos contaminados. 2 Via: Ingesto de cisto em carnes crua ou mal cozida (porco ou carneiro). 3 Via: Congnita ou transplacentaria: Adquirida no perodo de gestao ou no momento do parto. Mulheres que tem a doena antes de engravidar tm menos possibilidades de passarem toxoplasmosse ao feto do que a que adiquiri durante a gestao. Diagnostico Clinico Difcil de se fazer, pois os casos agudos podem levar a morte ou evoluir para a forma crnica.

Fase aguda: Retira-se um pouco de liquido aminiotico ou sangue, faz-se ento a centrifugao e em seguida so detectados os taquizotos. Forma crnica: Faz-se a biopsia de vrios tecidos que poder acusar presena de cistos.

Amebase (Entamoeba histolytica)


A Entamoeba histolytica o agente etiolgico da Amebase, pode se beneficiar de seu hospedeiro sem causar benefcio ou prejuzo, ou ainda, agir de forma invasora. Neste caso, a doena pode se manifestar dentro do intestino ou fora dele, sendo que esse protozorio possuem quatro ncleos em sua forma inerte (Cisto). Morfologia

Trofoito: Tem 1 (Hum) s ncleo, tendo como caractersticas emisso rpida e contnua de pseudopdo. Pr-Cisto: Fase entre trofosoto e cisto, tendo ela o tamanho menor que o trofosoto. Metacisto: a forma multinucleada que emerge do cisto no intestino delgado, onde sofre divises dando origem aos trofosotos. Cisto: So esfricos e tem de 1 a 4 ncleos. Sendo esta a forma de resistncia.

Ciclo Biolgico Seu ciclo biolgico monoxenico, sendo ele iniciado pela ingesto do cisto maduro junto a alimentos, passando pelo estomago onde resiste ao suco gstrico, chegando no final do intestino delgado ou inicio do intestino grosso, nessa regio ocorre seu desencistamento, com a sada do metacisto. Em seguida ele sofre vrias divises nucleares e citoplasmticas dando origem a quatro trofosotos e em seguida oito. Apos todo esse processo, o trofosoto na altura do intestino grosso se alimenta dos nutrientes dos alimentos do hospedeiro, e apos um perodo a E. histolytica passa para a forma pr-cisto e em seguida cisto tetranucleado que so eliminados nas fezes. Ciclo Patognico O ciclo patognico caracterizado quando o parasito invade a submucosa intestinal e multiplicasse exageradamente e atravs da circulao sangunea atingi outros rgos como; fgado, pulmo, rins e crebro.

Diagnostico e Tratamento O diagnostico mais utilizado o exame de fezes que apesar de ser cansativo necessrio para a constatao do parasito no hospedeiro. Vale salientar que o exame a fresco deve ser feito entre o intervalo de 20 a 30 minutos pra ter sucesso. Sendo diagnosticada a presena de parasitismo o medicamento mais utilizado para o tratamento so os amebicidas que atuam diretamente na luz intestinal.

Giardia sp.
O gnero Giardia inclui flagelados parasitos do intestino delgado, onde so reconhecido trs espcies:

Giadia duodenalis: Que infecta vrios mamferos;

Giardia nuris: Infecta roedores, aves e repteis; Giardia agilis: Parasito de anfibios. Morfologia

Apresenta duas formas evolutivas: trofosoto e cisto, o trofosoto tem forma de pra, com simetria bilateral, onde no seu interior encontram-se na parte frontal dois ncleos, essa forma evolutiva ainda possui quatro pares de flagelos. O cisto oval, no seu interior encontramos dois ou quatro ncleos.

Para sua fixao a Giardia utiliza um disco adesivo para se aderir a mucosa.

Outra caracterstica morfolgica desse parasito e que no trofosoito temos todas as organelas exceto a mitocndria, j no cisto as organelas esto todas em desordem. Ciclo Biolgico

G.lambia (Giardia duodenalis) um parasito monxeno de ciclo biolgico direto. A via normal de infeco a ingesto de cistos. Aps a ingesto o desincistamento desencadeado no meio cido do estmago e completado no duodeno onde ocorre a colonizao pelo trofosoto, o qual multiplica-se por diviso nuclear ficando assim com dois ncleos (lembrando que o cisto tem quatro ncleos). O fim do ciclo se da com o encistamento que se inicia no lio e tem auge no ceco, liberando uma substancia de quitina ao redor do trofosoto. Diagnostico clinico De difcil diagnostico sem o exame laboratorial, pois seus sintomas se assemelham muito com os demais parasitas que assolam o homem, sendo seus sintomas mais comuns; Diarreia, insnia, irritabilidade, nuseas e vmitos. Diagnostico laboratorial Um simples exame de fezes j o suficiente para detectar cistos desse parasito nas fezes. Exame de fezes: Pode ser a fresco ou com o mtodo de flutuao pelo sulfato de zinco. Um parasita monxeno quando seu ciclo biolgico perpassa somente por um hospedeiro da mesma espcie.

Protozorios
Protozorios so os primeiros seres parasitas a serem estudados na matria de Parasitologia Humana deve-se ter um bom conhecimento base sobre esse grupo de seres vivos, por isso, fiz um pequeno texto com explicaes bsicas sobre os Protozorios. Primeiramente quero deixar claro que considerado protozorio todos os organismos que englobam o reino protista, eucariotas constitudos por uma nica clula. O sub-reino Protozoa de suma importncia para os estudos dos parasitos que assolam o homem, constitudo por 60.000 espcies, onde 10.000 so parasitas, esse sub-reino dividido em 7 filos: Sarcomastigophora, Apicomplexa, Ciliophora, Microspora, Labyrinthomopha, Ascitospora e Myxospora, dos quais apenas os quatro primeiros so de interesse parasitologico. Os protozorios possuem vrios meios de locomoo, reproduo e alimentao. Possuindo vrias organelas, cada uma com sua funo, eles podem apresentar mais de um ncleo. A seguir temos uma breve explicao dos 4 principais componentes:

1. Ncleo: Bem definido. Os ciliados possuem 2 ncleos, o macroncleo (VegetativoRelacionado com a sntese de DNA e RNA) e o microncleo (Envolvido na reproduo sexual ou assexuada). 2. Cinetoplasto: Espcie de mitocndria rica em DNA. 3. Axonema: Eixo do flagelo (Mecanismo usado na locomoo) 4. Citstoma: Permite a ingesto de partculas. Cada organela mais ou menos semelhante nas vrias espcies, entretanto, ocorrem pequenas diferenas que podem ser observadas ao microscpio ptico ou unicamente ao microscpio eletrnico.

Quanto morfologia, os protozorios apresentam grandes variaes, podendo ser esfricos, ovais ou mesmo alongados. Alguns possuem revestimento de clios, outros flagelos, e existem ainda os que no possuem nenhuma organela locomotora especializada. Dependendo da espcie de protozorio ela poder ter fazes bem definidas, sendo classificadas de uma forma geral em: 1. Trofozoto: Forma ativa (Vegetativa) do protozorio, na qual ele se alimenta e se reproduz. 2. Cisto e oocisto: So formas de resistncia, tambm chamada de forma inerte, caracterstica quando o protozorio se encontra em meio imprprio ou em fase de latncia. 3. Gameta: caracterstica do Filo Apicomplexa. Onde existe dois tipos de gametas, Microgameta (Masculino) e Macrogameta (Feminino). O Sub-Reino Protozoa ainda possuem aspectos biolgicos caractersticos desse subreino, so eles: Reproduo Assexuada Diviso Binria Sexuada Conjugao: Unio de dois indivduos com troca de matria celular Singomia: Unio microgametas no Apicomplexa de filo

Brotamento

Endogenia: Formao de duas ou mais clulas-filhas por brotamento interno Excresso Ocorre com difuso atravs da membrana ou pela expulso atravs dos vacolos. Respirao Eles esto presentes tanto no meio aerbico como no meio anaerbio. Esse foi um pequeno resumo sobre Protozorios at a prxima postagem.

Origem do Parasitismo
Parasitologia Humana, matria que faz parte da grade do curso de enfermagem, tem como objetivo o estudo dos parasitos que encontram no homem um organismo para proteo e obteno de alimentos, mas muitos dos discentes dessa matria a concluem sem saber como se deu origem o parasitismo de modo geral. Nessa postagem irei esclarecer essa e outras duvidas sobre a origem do parasitismo. Segundo David Neves o parasitismo comeou a ocorrer quando em uma das evolues um organismo se sentiu beneficiado, quer pela proteo, quer pela obteno de alimento. Para uma melhor adaptao foram necessrios milhes de anos, onde essas adaptaes so classificadas em Morfolgicas, fisiolgicas e biolgicas. 1.0 Adaptaes Morfolgicas: Caracteriza a perda ou desenvolvimento de rgos em uma espcie, so divididas em; Hipertrofia e degenerao. 1.1 Hipertrofia: Desenvolvimento de rgos para uma melhor resistncia da espcie, como exemplo temos rgo sexuais mais produtivos e ventosas de fixao. 1.2 Degenerao: Perda de rgos locomotores aparelho digestivo etc.. tornando a espcie mais dependente. 2.0 Adaptaes Biolgicas: Ganho de mecanismos biolgicos que aumentam a resistncia do parasito a agresses do meio, essas adaptaes so divididas em vrios grupos dentre eles os principais so; Capacidade reprodutiva, diversidade em mtodos de reproduo, capacidade de resistncia e tropismo. 2.1 Capacidade reprodutiva: Aumento da produo de cistos para uma maior chance de contaminao de um novo hospedeiro.

2.2 Diversidade em mtodos de reproduo: Os parasitas desenvolveram vrias formas de reproduo como, hermafroditismo, partognese, poliembrionia, equizogonia, para contrabalancear as aes do meio onde ele habita. 2.3 Capacidade de resistncia: Desenvolvimento de substncias em sua camada externa como antiquinase que neutraliza a ao dos sucos digestivos sobre os helmintos. 2.4 Tropismo: os diversos tipos de tropismo so capazes de facilitar a propagao, reproduo ou sobrevivncia de determinada espcie de parasito. Os tropismos principais so: Geotropismo(Abrigar-se na terra- diz-se neste caso que positivo, e abrigar-se acima da superfcie da terra-diz-se neste caso que geotropismo negativo), termotropismo, quimiotropismo, heliotropismo.

You might also like