You are on page 1of 6

ELETROCARDIOGRAMA

uma representao grfica das alteraes de voltagem captados sobre a superfcie corprea. Com o uso de eletrodos sobre a pele, em lados opostos do corao, potenciais eltricos por ele gerado podem ser registrados e esse registro o eletrocardiograma (ECG). P- despolarizao dos trios QRS- despolarizao dos ventrculos T- repolarizao dos ventrculos Utilidades do ECG Para determinar o ritmo cardaco; Permite o reconhecimento de hipertrofia muscular das diferentes cmaras cardacas; A perda de massa muscular altera QRS, permitindo o reconhecimento de infarto do miocrdio; Alteraes do meio extracelular do miocrdio levam a alteraes eletrocardiogrficas do segmento que segue ao complexo QRS.

Indicaes: Check-up; Dilatao das cmaras; Alteraes por medicamentos; Distrbios de ritmo; Infarto agudo ou antigo; Processo isqumico; Bloqueio de conduo.

Ciclo Cardaco Um ciclo cardaco consiste na combinao dos perodos de despolarizao (contrao ou estimulao) e repolarizao (recuperao ou repouso) cardaca. Fisiologicamente ele representa a sstole atrial, a sstole ventricular e a distole, fenmenos que se realizam sucessiva e continuamente, em ritmo e freqncia regulares. O ciclo cardaco repete-se continuamente. Ondas eletrocardiogrficas

Durante um ciclo cardaco a atividade eltrica caracteriza-se por 5 fases (ondas ou deflexes) diferentes. Essas ondas so registradas pelo ECG e designadas pelas letras P, Q, R, S e T, que foram selecionadas arbitrariamente e, portanto, no esto associados aos nomes dos fenmenos que representam. Num ciclo cardaco normal, o padro eltrico composto por uma onda P, pelo complexo QRS e pela onda T normais, assim como pelos intervalos PR e QT e pelo segmento ST normais. Caracterstica das ondas As ondas eletrocardiogrficas tm duas caractersticas bsicas: Amplitude (Voltagem) e Durao (Tempo). 1. Amplitude (voltagem): A amplitude ou voltagem reflete a fora eltrica da onda e, portanto, no tem relao com a fora muscular da contrao dos ventrculos. No registro do ECG a amplitude pode ser medida tomando-se por base as linhas verticais do papel milimetrado. distncia entre essas linhas de 1 mm (um milmetro) e representa 1/10mV (um dcimo de milivolt). Milivolt a unidade que mede a intensidade da atividade eltrica cardaca. 2. Durao (tempo): a medida da durao da onda eletrocardiogrfica feita tomandose por base a srie de linhas horizontais do papel milimetrado do ECG. distncia entre essas linhas de 1mm (um milmetro) e representam um perodo de tempo igual a 0,04s (quatro centsimo de segundo). Para facilitar a leitura do ECG, cada cinco linhas do papel milimetrado, tanto na horizontal como na vertical, uma vem impresa em destaque. O papel fica, assim, com uma srie de quadrados maiores com 5mm de lado, que representam: Na vertical, 0,5 mV (meio milivolt); Na horizontal, 0,20s (dois dcimos de segundos). A onda P A identificao das ondas P importante para diferenciao entre ritmo sinusal e ritmo ectpicos. Quando registradas no ECG com formas e tamanhos normais, elas indicam que o estmulo eltrico iniciou-se no N.S.A. (Nodo sinu atrial). Se no aparecem ou estiverem mal posicionadas no ECG, indicam que o impulso eltrico no foi produzido pelo NSA, mas por outros locais (focos ectpicos) do corao. Caractersticas da onda P normal: Seu tamanho no deve exceder 2,5mm; Sua durao mxima de 0,1os; Tem forma arredondada, geralmente monofsica, mas pode ser pontiaguda na presena de taquicardia ou em crianas, principalmente nas derivaes precordiais do ECG.

O intervalo PR

Este intervalo representa o tempo que o impulso eltrico leva para atingir os ventrculos a partir de sua origem no NSA. No registro do ECG, o perodo que transcorre do incio da onda P at onda Q que o comeo da onda QRS. Caracterstica do intervalo PR normal Varia de 0,12 a 0,20s; Podem ser registrados valores maiores no caso de pessoas idosas e/ou na presena de bradicardias (ritmos lentos) Pode apresentar valores menores no caso de crianas e/ou na presena de taquicardia (ritmos rpidos).

O complexo QRS O complexo QRS representa a atividade da estimulao dos ventrculos, isto , a contrao ou despolarizao ventricular. No ECG, ele registra o percurso do impulso eltrico desde o NSA at as clulas miocrdicas, atravs do feixe de His e das fibras de Purkinje. O complexo QRS constitudo de trs ondas sucessivas: uma deflexo negativa (-), seguida de uma deflexo positiva (+) de grande amplitude e de uma segunda deflexo negativa(-). Ondas Q, R e S A onda Q a primeira deflexo para baixo (-) e registra o incio do complexo QRS. Mas na maioria das derivaes do ECG de pessoas normais, a onda Q no aparece registrada. A onda R a primeira deflexo para cima ( +) do complexoQRS. A onda S a deflexo para baixo (-) que segue onda R. No complexo QRS, a deflexo positiva sempre designada como onda R. J a distino entre as ondas Q e S depende de onde a deflexo negativa est (se antes ou depois da onda R). Essas trs deflexes variam de tamanho, dependendo da derivao do ECG em que estejam sendo registradas. Exemplos: Caractersticas das ondas QRS Sua durao varia entre 0,06s e 0,12s; Sua durao maior nas derivaes precordiais do que nas perifricas.

A onda T A onda T representa a maior parte da fase de repolarizao ou recuperao ventricular aps uma contrao cardaca, isto , um perodo em que no h qualquer atividade mecnica no corao. No h qualquer resposta mecnica a repolarizao dos ventrculos, que um fenmeno estritamente eltrico registrado no ECG.

Qualquer condio que interfira com a repolarizao normal pode provocar inverso nos registros dessa onda. OBS: os trios tambm tm uma onda de repolarizao, mas como de pequena intensidade, ela se perde no registro do complexo QRS, no sendo portanto observada no ECG. O segmento ST Compreende o perodo entre o trmino da despolarizao o incio da repolarizao dos msculos ventriculares. a pausa registrada entre o fim do complexo QRS e o incio da onda T. Caractersticas do segmento ST um trao horizontal isoeltrico, isto , sem elevaes ou depresses; O registro de uma elevao ou depresso no segmento ST indica a existncia de anormalidades, entre as quais podemos citar o IAM (infarto agudo do miocrdio).

Intervalo QT Define a durao total das fases sucessivas de despolarizao e repolarizao dos ventrculos. medido desde o incio do complexo QRS at o final da onda T. Caractersticas do intervalo QT Varia de acordo com a freqncia cardaca, mas com um ritmo sinusal normal; Sua durao raramente ultrapassa 0,40s (quatro dcimos de segundo).

Derivaes do ECG O impulso gerado pelo corao cria uma corrente eltrica que se espalha por todo o corpo em diversas direes. Para obter uma viso de conjunto da atividade eltrica cardaca, necessrio registrar o fluxo dessa corrente em diferentes planos do corpo do indivduo.

Esses registros das ondas cardacas em diferentes pontos constituem as derivaes do ECG. Portanto os registros obtidos dependem da derivao em que as ondas esto sendo captadas. Para obter os registros de um ECG preciso colocar eletrodos em diversos pontos (ou derivaes) do corpo do indivduo. Esses eletrodos vo captar o diferencial do potencial eltrico entre os diferentes pontos do corpo. Portanto o ECG representa sempre a mesma atividade eltrica, mas essa atividade eltrica sempre registrada em diferentes posies (derivaes). O ECG padro se compe de 12 derivaes sendo 6 perifricas e 6 precordiais. Derivaes Perifricas (dos membros): DI, DII, DIII, AVR, AVF, AVF. Derivaes Precordiais: V1, V2, V3,V4, V5, V6.

Derivaes Perifricas: Para obte-las, colocam-se os eletrodos sobre o brao direito e esquerdo e perna esquerda, o que vai formar um tringulo, o Tringulo de Einthoven. Cada lado do tringulo formado por dois eletrodos, um positivo e um negativo (para que seja possvel medir o diferencial de potencial entre dois pontos). H ainda um quarto eletrodo que colocado na perna direita para funcionar como fio terra e no para captar o fluxo eltrico das ondas cardacas.E essas derivaes so: DI, DII, DIII, AVR, AVL, AVF. Cada derivao perifrica se registra a partir de um ngulo diferente, de modo que cada uma delas representa uma vista diferente da mesma atividade cardaca.

Derivaes Precordiais Coloca-se um eletrodo positivo em seis diferentes posies em redor do trax. So elas: V1, V2, V3, V4, V5, V6. - V1 eV2: esto sobre o lado direito do corao; - V3 e V4: esto localizadas no septo interventricular; - V5 e V6: esto sobre o lado esquerdo do corao.

You might also like