You are on page 1of 3

No processo de redemocratizao no Brasil aps o fim do regime militar, houve uma euforia com relao ao conceito de cidadania.

Constituio cidad. O acesso ao direito de voto, contudo, no resolveu os problemas sociais no pas. Cidado pleno o que possui direitos polticos, civis e sociais. A educao uma exceo: considerada um direito civil, condio para que as trs esferas se concretizem. Cidadania como fenmeno histrico. Dela fazem parte o Estado-Nao e o nacionalismo.

A primeira parte recortada temporalmente de forma a englobar o Imprio e a Primeira repblica, uma vez que a mudana de regime poltico no trouxe muitas modificaes no que diz respeito ao exerccio da cidadania. A Revoluo de 30, pelo menos do ponto de vista poltico, fora mais importante. Vrias foram as influncias negativas do perodo colonial ao exerccio da cidadania, a escravido a mais importante delas. Os direitos polticos foram os primeiros a serem conquistados, em 1822. Mas apenas para parte da populao. Neste perodo (1822-1930) cerca da metade da populao adulta masculina votava, um nmero maior que em outros pases, e as eleies foram praticamente ininterruptas. Mas isso no significava de fato que o povo exercia o poder poltico. V

Longa durao, processo analisado ao longo de um longo perodo. Escrita mais solta, menos adepta do rigor acadmico. Discute a cidadania sempre pela tica da presena ou no dos direitos civis, polticos e sociais ao longo do tempo. Ao discutir as relaes entre setores da sociedade e poder pblico, possibilita debates acerca da cultura poltica (melhor, das culturas polticas) da populao nacional. Analisa foras que durante nossa Histria combateram o controle poltico das oligarquias, e os avanos e recuos das conquistas sociais, polticas e civis da populao nacional. Analisa a participao popular nos processos e movimentos de mudanas polticas no pas, bem como as foras, ideologias e classes em confronto. Amplo balano da legislao e das realizaes governamentais que visavam a garantia de direitos populao. O governo inverteu a ordem de surgimento dos direitos descrita por Marshall, introduzira o social antes da ampliao dos direitos polticos. Isso marcara a passividade da

populao frente s determinaes governamentais (hiptese?) p.126: A cidadania que da resultava era passiva e receptora antes que ativa e reivindicadora. Mesmo que em vrios momentos a populao tenha se mobilizado e participado ativamente da poltica, isso se deu de forma frgil e superficial, uma vez que nossa sociedade no vivenciou perodos de slido aprendizado e formao poltica. Discorre sobre a formao e a constituio de movimentos de representao de setores da sociedade, como os partidos polticos, os sindicatos, as Ligas Camponesas, dentre variados outros grupos e associaes. Fontes: estatsticas, notadamente as eleitorais.

. 1930-37: Primeiros ensaios de participao poltica. Perodo de agitao poltica. Vrios estados e setores da sociedade mobilizaram-se politicamente (massa). Contudo isso no foi feito de forma bem organizada e nem por movimentos bem enraizados. Analisa o confronto de foras e grupos heterogneos durante a revoluo de 30; trajetrias de seus participantes. A revoluo de 32 exaltada como de grande mobilizao poltica da populao paulista. Questo da formao de identidades. em um pas com to pouca participao popular, a guerra paulista foi uma exceo. No favorecia a identidade brasileira, mas revelou e reforou um forte sentimento de identidade paulista.p.101. Descreve a passividade da populao frente ao golpe de 37. se o avano dos direitos polticos aps o movimento de 1930 foi limitado e sujeito a vrios recuos, o mesmo no se deu com os direitos sociais. Desde o primeiro momento, a liderana que chegou ao poder em 30 dedicou grande ateno ao problema trabalhista e social. A CLT vigora at hoje. O perodo de 1930 a 1945 foi o grande momento da legislao social. Descreve a questo sindical e da representao dos trabalhadores, indo fundo na legislao a respeito do tema. O governo inverteu a ordem de surgimento dos direitos descrita por Marshall, introduzira o social antes da ampliao dos direitos polticos.

. 1945 - 1964: Tida como a primeira experincia democrtica de nossa histria. Partidos nacionais de massa. Descreve as organizaes civis que reivindicavam direitos e os partidos e projetos de sociedade presentes na poca. rea rural: A grande novidade veio do campo. Pela primeira vez na histria do pas, excetuando-se as revoltas camponesas do sc. XIX, os trabalhadores rurais, posseiros e pequenos proprietrios entraram na poltica nacional com voz prpria.. populao mais mobilizada; contudo a falta de resistncia ao golpe de 1964 mostrou que essa mobilizao era frgil.

. 1964-85 . direitos civis e polticos restringidos pela violncia. Descreve os grupos armados e as manifestaes que fizeram oposio ao governo. rgos criados pelo governo para colocar em prtica a ditadura. Dados estatsticos sobre pessoas perseguidas pelo regime militar. Ambiguidade do regime: Congresso funcionando, partido de oposio, eleies legislativas mantidas mas tudo de fachada. O nmero de eleitores aumentou. Mas isso tudo demonstra que o voto no significava direitos polticos. Dados do crescimento econmico. Militares investiam na expanso dos direitos sociais ao mesmo tempo que no permitiam o exerccio dos direitos civis e polticos (rgos criados para aumentar a previdncia). A partir de 74, com Geisel, aos poucos os direitos civis retornam, para depois voltarem os polticos. O autor levanta argumentos que explicam o porque da distenso da ditadura. Idas e vindas da reconquista dos direitos civis e polticos. Movimento sindical descrito como muito diferente do perodo estadonovista, como rgo legitimo de representao. Movimentos populares descritos como muito diferentes do inicio do regime. descreve tambm os movimentos sociais urbanos surgidos no perodo e suas variadas reivindicaes e projetos de modificao da sociedade. Foca tambm as instituies que fizeram resistncia. Diretas J: auge da mobilizao popular. Precariedade dos direitos civis marcou o perodo e foi um triste legado para a populao.

Aps a redemocratizao Estabilidade democrtica ainda a ser conquistada. Os direitos polticos aumentaram como nunca, contudo h ainda graves entraves para que os direitos civis e sociais se realizem plenamente. Analisa a Constituio de 1988 e demonstra como que na prtica vrias das garantias no se realizam de fato. A Constituio ampliou tambm os direitos sociais (mas a prtica tambm teve altos e baixos). Projetos de reformas poltica e tributria e movimentos sociais apontados. Avanos e recuos na conquista da democracia, analisa as desigualdades do pas das ltimas dcadas em vrios setores da sociedade. No apenas trata das inovaes legislativas, mas tambm aborda seus resultados em termos prticos. Entraves ao exerccio dos direitos civis e polticos. Dados do IBGE utilizados para dar um parmetro da composio social e de prticas relacionadas ao poder pblico pela populao do pas. Falta de preparo das instituies que deveriam garantir os direitos aos cidados, como a polcia. Percorremos um longo caminho at aqui, 178 anos de histria do esforo para construir o cidado brasileiro. Chegamos ao fim da jornada com a sensao desconfortvel de incompletude. Os progressos feitos so inegveis mas foram lentos e no escondem o longo caminho ainda a percorrer. Perdeu-se a crena de que a democracia poltica solucionaria os problemas da pobreza e da desigualdade. Pirmide dos direitos foi colocada de cabea para baixo em relao disposio de Marshall (caso ingls onde havia um lgica que reforava a convico democrtica), o que levou a problema centrais na cultura poltica do pas: valorizao exaltada do Executivo (estatismo), de tradio ibrica, o desejo por um messias poltico, uma viso corporativista dos interesses coletivos.

You might also like