You are on page 1of 2

Elaborar a pea processual, adequada para insurgir-se contra a competncia escolhida por A, considerando que A tenha ingressado com

a ao na Comarca de Pirassununga/SP, a qualidade de advogado da empresa v Com a Gente. O objetivo insurgir-se contra a competncia escolhida por A, fundamentando sua petio com ao menos uma opinio de doutrinador e uma jurisprudncia. Alm disso, indicar quais os juzos seriam competentes para receber tal pea processual, atentando-se tambm s recentes modificaes do Cdigo de Processo Civil.

A no poderia ter ingressado com ao na comarca de Pirassununga, pois conforme o Art. 100, IV do CPC, onde reza que quando a r for pessoa jurdica a competncia para ingresso da ao onde est a sede da pessoa jurdica. Para escolher o foro do juzo competente temos que seguir alguns critrios e neste caso o critrio a ser utilizado (em razo da pessoa), onde a competncia fixada em razo do autor ou do ru absoluta. A prpria jurisprudncia vem admitindo que a competncia distrital ou subseccional, embora territorial, absoluta, porque foram criadas para atender ao interesse publico da administrao da justia, embora no haja previso legal. O Juzo que seria competente para receber a ao, seria o juzo de ribeiro preto onde esta estabelecida a sede da r e no onde ocorreram os fatos, mesmo que no contrato tenha sido estipulado o foro entre as partes. Com a reforma do CPC, criou-se o pargrafo nico do art. 112, (lei n 11.280/2006), a qual trata da nulidade da clausula de eleio de foro, em contrato de adeso, podendo ser declarada de oficio (exceo a regra). Observando ainda, que no existe vedao para criao de clausula de foro, mas limitaes a sua constituio. O que pode restringir a defesa dificultando o acesso ao judicirio com a implementao de um foro de eleio.

Etapa 4 passo 3 A conexo trata de duas ou mais aes, quando for comum a causa de pedir ou o objeto, uma conexo objetiva, tendo o pedido ou causa de pedir igual, haver conexo, a conexo encontra-se fundamentada no art. 103 CPC. H continncia sempre que houver identidade quanto as partes a causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o da outra ao. No se trata de uma espcie de litispendncia, mas um objeto mais amplo que o da outra ao, motivo que gera continncia, conforme Art. 104 CPC.

No caso em questo, h conexo pelo fato de B ter ingressado com ao em face da empresa V Com a Gente, contendo tal ao o mesmo pedido que A, que no caso seria ao de indenizao por danos, (art.103 CPC). Pelo principio da economia processual, o processo de B dever seguir para a comarca de Jundia onde tramita a ao em que a r tomou conhecimento primeiramente. No caso de haver outras aes de indenizao devero ser encaminhadas para a comarca de Jundia, onde ocorreu o conhecimento pela r da primeira ao de indenizao, para que sejam todas julgadas conjuntamente, pelo fato de haver conexo entre as aes (art. 100, IV CPC).

BIBLIOGRAFIA

You might also like