You are on page 1of 15

ESTADO DE SANTA CATARINA TRIBUNAL DE JUSTIA GABINETE DA 1 VICE-PRESIDNCIA

CADERNO DE PROVAS SECRETARIA DO TRIBUNAL DE JUSTIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO


1. Voc est recebendo, juntamente com este caderno de provas, o carto-resposta, nico e insubstituvel. Confira o seu nome. 2. O carto-resposta apresenta um campo em que voc deve assinar. 3. Este caderno de provas contm 50 (cinqenta) questes, todas com 4 (quatro) alternativas. Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. O caderno de provas s ser trocado se apresentar problema de impresso. 4. O caderno de provas ser devolvido ao fiscal, juntamente com o carto-resposta. 5. Sua tarefa consiste em analisar o contedo de cada questo e assinalar a resposta que julgar certa. A interpretao das questes, bem como das instrues, faz parte da prova. 6. Preencha o carto-resposta na mesma seqncia das questes do caderno de provas (de n. 1 de n. 50). A resposta deve ser assinalada conforme instrues contidas no cartoresposta. A rasura implicar na anulao da resposta. 7. Na pgina de nmero 6 (seis), voc encontrar uma grade de respostas para anotar o seu gabarito. Recorte-a e leve-a consigo. 8. A durao da prova de 4 (quatro) horas. A sada do candidato s ser permitida aps transcorrida 1 (uma) hora do incio da mesma. Os trs ltimos candidatos a terminar a prova devero retirar-se da sala simultaneamente. 9. O gabarito ser divulgado no dia 14 de junho, aps s 16 (dezesseis) horas, no site do Tribunal de Justia (www.tj.sc.gov.br) ou na Sala da Comisso, 11 andar. O resultado no ser fornecido por telefone. FLORIANPOLIS, 12 de junho de 2005.

A COMISSO

www.pciconcursos.com.br

PROVA DE LINGUA PORTUGUESA Ao texto abaixo se referem as questes de 1 a 6: Sa, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os epitfios. E, alis, gosto dos epitfios; eles so, entre a gente civilizada, uma expresso daquele pio e secreto egosmo que induz o homem a arrancar morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Da vem, talvez, a tristeza inconsolvel dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podrido annima os alcana a eles mesmos. (Machado de Assis. Memrias pstumas de Brs Cubas)

1 Questo: Considerando o que o texto contm, assinale a alternativa INCORRETA: a) Quando fala da sombra que passou, o autor se refere a um fantasma visto no cemitrio. b) As expresses entre gente civilizada e pio e secreto egosmo contm amarga ironia. c) Quando o autor especifica que o homem pretende arrancar morte um farrapo ao menos da sombra que passou, ele se refere s inscries tumulares. d) Arrancar morte um farrapo ao menos da sombra que passou tem o sentido de tentar salvar algum trao ou caracterstica da vida. 2 Questo: Considerando o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA: a) A primeira parte do terceiro perodo (Da vem...) tem o sentido de que a morte iguala todos. b) No final, a podrido annima refora a idia de que, aps a morte, desaparecem as distines pessoais entre ricos e pobres, poderosos e humildes. c) Com a expresso arrancar morte um farrapo ao menos, o autor quer reforar os laos de aproximao entre os vivos e os desaparecidos na morte. d) Com a expresso gosto dos epitfios, o autor exprime sua satisfao e serenidade diante dos destinos da condio humana. 3 Questo: Considerando o primeiro perodo Sa, afastando-me (...) epitfios , assinale a alternativa que, dentre as novas possibilidades de redao desse enunciado, mais dele se aproxima nas relaes sintticas e semnticas: a) Ao afastar-me dos grupos, fingi ler os epitfios, antes de sair. b) Ao sair, fingia ler os epitfios e afastei-me dos grupos. c) Quando me afastei dos grupos, fingi ler os epitfios e ento sa. d) Enquanto me afastava dos grupos e fingia ler os epitfios, fui saindo. 4 Questo: Em relao ao texto acima, assinale a alternativa correta, em que podemos afirmar que: a) Os verbos no presente tratam, na narrativa, de eventos distantes. b) Quando emprega os verbos no presente, converte seu interlocutor em simples ouvinte. c) Quando emprega os verbos no presente gosto, so, induz, alcana... o autor no apenas relata os fatos e, sim, comenta-os, pois comentar falar comprometidamente. d) Afastando e fingindo refletem aes acabadas.

www.pciconcursos.com.br

5 Questo: Assinale a alternativa em que, em relao ao texto acima, correto afirmar: a) O pronome eles (so) retoma o substantivo epitfios. b) O pronome eles (so) retoma o substantivo grupos. c) A expresso Da vem afeta a coerncia do texto; prejudica sua unidade. d) Parece uma expresso objetiva que fortalece os argumentos do texto. 6 Questo: Nos enunciados abaixo, substituindo as expresses destacadas por outras palavras, temos sentido equivalente, COM EXCEO de uma alternativa. Assinale-a: a) A era dos tomos trouxe progresso e medo aos homens. / A era atmica trouxe progresso e medo aos homens. b) O heri era sem nenhum carter. / O heri era descaracterizado. c) A empresa pretende tornar tima a distribuio do produto. / A empresa pretende otimizar a distribuio do produto. d) Ns pretendemos fazer de novo as questes. / Ns pretendemos refazer as questes. 7 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego dos pronomes pessoais: a) O advogado trouxe o documento para mim. b) Para mim, revisar o documento foi fcil. c) O advogado trouxe o documento para eu revisar. d) O advogado trouxe o documento para mim revisar. 8 Questo: As proposies abaixo obedecem norma culta, quanto ao emprego dos pronomes, EXCETO: a) Quero falar contigo para te contar a verdade. b) Vossa excelncia sabe que seus eleitores o apoiaro. c) Tudo acabou entre eu e ela. d) Eu assisti ao filme de que voc falou. 9 Questo: Assinale a alternativa abaixo em que todas as informaes esto de acordo com a gramtica: a) Nas cidades, consomem-se trs vezes mais frutas e sucos naturais que no campo. b) Ad-ven-t-cio, pneu-m-ti-co, a-tu-a-li-za-o, ruim. c) Na palavra solidrio, o primeiro i uma vogal; o segundo, um hiato. d) Nas palavras que, tranqilidade, conclua e muito, ocorrem, respectivamente: ditongo, ditongo, hiato, dgrafo. Leia atentamente este fragmento do discurso do Presidente Lula, pronunciado na cerimnia de formatura de alunos do curso de alfabetizao do Sesi, no Rio de Janeiro (setembro). (In Veja, 22/12/04 p. 37). A ele se referem as questes 10 a 12: como se esse palco fosse um grande ovo cheio de pintinhos dentro, que at ento no sabiam como era o mundo. Esse curso, na verdade, fez vocs quebrarem a casca do ovo e aparecerem para o mundo em que vocs vo viver daqui para a frente.

www.pciconcursos.com.br

10 Questo: Observe as proposies abaixo, quanto s figuras de linguagem: I. O primeiro perodo contm uma comparao. II. A palavra palco constitui uma hiprbole. III. A expresso ovo cheio de pintinhos dentro forma um eufemismo. IV. O segundo perodo contm metfora. V. Entre o primeiro e o segundo perodos existe uma anttese. Assinale a alternativa que contm somente proposies corretas: a) As proposies I, II e V esto corretas. b) A proposio IV est correta e a proposio III est incorreta. c) As proposies II e V esto corretas. d) A proposio I est correta e as proposies III e IV esto incorretas. 11 Questo: Observando o texto acima, assinale a alternativa correta: a) A palavra mundo est empregada metaforicamente nos dois perodos. b) A palavra palco, aqui, est marcada com ambigidade. c) A expresso grande ovo cheio de pintinhos dentro contm um pleonasmo. d) Na seqncia vocs vo viver aparece cacofonia. 12 Questo: Assinale a alternativa que reflete a idia do texto: a) Esse curso de alfabetizao tem o poder de incluir os indivduos na sociedade; marca, portanto, um antes e um depois na vida dos participantes. b) Em (...) fez vocs quebrarem a casca do ovo (...) em que vocs vo viver daqui para a frente, as duas ocorrncias de vocs remetem a todos os estudantes brasileiros. c) Os participantes do curso no foram felizes at sua formatura. d) A participao no curso preparou-os para competirem no mercado de trabalho com profissionais gabaritados. Texto a que se referem as questes 13 e 14: A semeadura foi feita, e a colheita vir. Jogar mais gua do que o necessrio, alm de no apressar o crescimento da planta, pode mat-la. (Presidente Lula) condenando os que cobravam resultados mais imediatos da poltica econmica (abril). Veja, 22/12/04 p. 36: 13 Questo: Observe as proposies abaixo quanto s figuras de linguagem: I. As palavras semeadura e colheita so empregadas em sentido metafrico. II. Jogar mais gua do que o necessrio forma um pleonasmo. III. Na mesma expresso jogar mais gua, a palavra gua constitui prosopopia. IV. No segundo perodo, a expresso jogar mais gua (...) pode mat-la, apresenta uma anttese. V. A expresso apressar o crescimento constitui eufemismo. Assinale a alternativa que contm somente proposies corretas: a) As proposies I e IV esto corretas. b) A proposio II est correta e as proposies III e IV esto incorretas. c) As proposies II e III esto corretas e a proposio V est incorreta. d) A proposio I est correta e as proposies III e V esto incorretas.

www.pciconcursos.com.br

14 Questo: Assinale a alternativa correta: a) O acento nas palavras sa, epitfios, alis, egosmo, annimas, se justifica por serem, respectivamente Monosslaba, paroxtona, ditongo, hiato, proparoxtona. b) No enunciado Por que clonar seres humanos se h tantos que morrem de fome?, os monosslabos sublinhados so, respectivamente, tono, tnico e tnico. c) O acento nas palavras sa, epitfios, alis, egosmo, annimas, se justifica por serem, respectivamente: hiato, paroxtona, oxtona, hiato, proparoxtona. d) No enunciado A semeadura foi feita, e a colheita vir. Jogar mais gua do que o necessrio, alm de no (...), as palavras sublinhadas acentuam-se pela mesma regra. 15 Questo: Assinale o enunciado que representa pontuao INCORRETA: a) Em quase todas as reunies, os ministros retm as reformas dos planos de ensino. b) Apurados os votos, considerados vlidos para o clculo divide-se o nmero, deles pelo nmero de vagas que j conhecemos. c) Ainda que haja inmeros momentos de ternura entre as pessoas, muitas no os percebem. d) A maior parte dos funcionrios aprovados no ltimo concurso optou pelo regime de tempo integral. 16 Questo: Analise com ateno: O policial, agiu rapidamente a fim de que problemas maiores no surgissem. Assinale a alternativa que indica um erro de vrgula que ocorre no enunciado, quando a vrgula infringe as normas da gramtica: a) H uma vrgula que separa o sujeito do predicado. b) A vrgula errada separa a orao principal da orao subordinada adverbial final. c) A vrgula separa indevidamente o sujeito do objeto direto. d) A vrgula separa indevidamente o aposto do objeto indireto. 17 Questo: Analise atentamente o texto do manual do usurio da TV Mitsubishi: Se os sinais de VHF e UHF chegam sua casa atravs de duas antenas separadas, voc precisar juntar as duas antenas numa s para conect-las TV. Assinale a alternativa que corresponde ao pensamento do texto: a) As idias se relacionam no texto por meio de uma orao principal e duas oraes subordinadas. b) Em se os sinais de VHF e UHF chegam sua casa atravs de duas antenas separadas, temos uma orao subordinada adjetiva. c) Voc precisar juntar as duas antenas numa s exprime finalidade. d) Para conect-las TV expressa a orao principal. 18 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA em relao regncia: a) Comprei o livro que voc conhece. / Comprei o livro de que voc gosta. b) O cargo que desejo permitir minha ascenso profissional. / O cargo a que aspiro permitir minha ascenso profissional. c) Nas frias iremos a Moscou. / Nas frias iremos fascinante Moscou. d) Todos os candidatos desejavam o primeiro lugar no concurso. / Todos os candidatos aspiravam o primeiro lugar no concurso.

www.pciconcursos.com.br

19 Questo: Assinale a alternativa em que, de acordo com a norma culta, o pronome NO substitui as palavras destacadas: a) Concludo o novo prdio, assistimos sua inaugurao. Assistimos a ela. b) Ele aspira o ar puro da manh. Ele aspira-o. c) O juiz obedece ao cdigo penal. O juiz obedece-lhe. d) O governo assiste os flagelados. O governo assiste-lhes. 20 Questo: Assinale a alternativa que NO apresenta concordncia correta: a) Alugam-se casas durante o vero. b) Precisam-se de profissionais na rea da informtica. c) Quais de vs acreditais no sucesso das medidas propostas? d) Seguem anexos a este e-mail minha inscrio e meu currculo.

--------------------------- recorte-o e leve-o consigo --------------------------------------

G A B A R I T O
1 11 21 31 41 2 12 22 32 42 3 13 23 33 43 4 14 24 34 44 5 15 25 35 45 6 16 26 36 46 7 17 27 37 47 8 18 28 38 48 9 19 29 39 49 10 20 30 40 50

O gabarito ser divulgado no dia 14 de junho (tera-feira), aps as 16 (dezesseis) horas, no site do Tribunal de Justia (www.tj.sc.gov.br) ou na Sala da Comisso, 11 andar. O resultado NO ser fornecido por telefone.

www.pciconcursos.com.br

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS HISTRIA 21 Questo: A crise econmica de 1929 e o descontentamento com as velhas estruturas eram grandes e suficientes para gerar instabilidade no Brasil. Sob esse clima tenso temos o governador mineiro que pronunciou a frase: Faamos a revoluo, antes que o povo a faa. Quem era o governador mineiro que disse essa frase e qual foi revoluo que aconteceu a partir desta constatao mineira? a) Julio Prestes Revoluo Constitucionalista de 1930. b) Antonio Carlos Revoluo de 1930. c) Joo Pessoa Revoluo Tenentista de 1930. d) Washington Lus Revoluo Constitucionalista de 1930. 22 Questo: Nas primeiras dcadas do sculo XIX, Portugal estava passando por uma crise poltica e econmica e requeria o retorno da Famlia Real para Portugal. Com a volta da corte portuguesa, abriu-se a possibilidade da emancipao do Brasil, que ocorreu em 1822. Entre as diversas alteraes que favoreceram o processo independentista, aps o retorno da corte portuguesa, est: a) O abandono gradativo das colnias lusitanas em todo o mundo em favor dos espanhis e dos holandeses. b) A implantao de uma Constituio Liberal Monarquista, que servia ao Brasil e a Portugal. c) A permanncia de uma parte da corte no Rio de Janeiro, que dificultava uma recolonizao nos moldes anteriores presena da famlia real portuguesa no Brasil. d) A tentativa de substituir a corte que ficou no Brasil por um novo sistema de governo-geral, sustentado por uma Constituio Liberal. 23 Questo: O litoral catarinense foi ocupado por bandeirantes que fundaram 3 (trs) ncleos de povoamento. Estes ncleos pioneiros do povoamento catarinense, so pela ordem de fundao: a) Nossa Senhora da Graa do Rio So Francisco, Nossa Senhora do Desterro e Santo Antnio dos Anjos de Laguna. b) Nossa Senhora da Graa do Rio So Francisco, Santo Antnio dos Anjos de Laguna e Nossa Senhora do Desterro. c) So Miguel do Rio Biguau, Nossa Senhora do Desterro e Santo Antnio dos Anjos de Laguna. d) Santo Antnio dos Anjos de Laguna, So Miguel do Rio Biguau e Nossa Senhora do Desterro. 24 Questo: Entre 1748 e 1756, cerca de seis mil imigrantes aorianos espalharam-se pelo litoral catarinense. As marcas aorianas no Estado de Santa Catarina aparecem fortes, mas a presena destes imigrantes atende a dois propsitos portugueses, poca da imigrao, que so: a) Garantir a posse do interior da provncia e distribuir terras improdutivas a quem aceitasse migrar para o Brasil. b) Povoar o litoral sul do Brasil e resolver os problemas demogrficos e sociais do arquiplago dos Aores. c) Aliviar os problemas sociais e econmicos da provncia e desenvolver a monocultura da cana no litoral sul do Brasil. d) Montar um ponto de referncia para a imigrao aoriana que ia para o Rio Grande do Sul e garantir a posse dessa regio frente aos espanhis.

www.pciconcursos.com.br

25 Questo: O ltimo ncleo de povoamento por imigrao estrangeira em Santa Catarina acontece ainda no incio da dcada de 60, quando se instalou no Planalto Serrano um grupo significativo de imigrantes de origem asitica, que desenvolveram o cultivo do alho, da ma e do kiwi, entre outros produtos, na regio. Esse grupo era constitudo de: a) Coreanos. b) Chineses. c) Japoneses. d) Vietnamitas. GEOGRAFIA 26 Questo: A gua ser o assunto do sculo XXI e Santa Catarina tambm est inserida nesse processo, pois j tem grande parte de seus mananciais hdricos comprometidos com algum tipo de poluente. No caso da Regio Sul de Santa Catarina, uma das reas naturais mais afetadas refere-se explorao e beneficiamento do carvo mineral. Assinale a alternativa que indica qual a bacia hidrogrfica que apresenta este problema: a) Baa da Babitonga. b) Bacia do Rio Tubaro. c) Bacia do Rio Tijucas. d) Bacia do Rio Itapocu. 27 Questo: Considere o texto: Nos anos 80, a evidncia do impacto humano sobre o meio ambiente no deixava dvidas de que o mundo passava por uma grave crise ambiental. O aspecto importante da crise ambiental o que se refere interdependncia ambiental do planeta, ou seja, a interdependncia que existe entre os elementos do ambiente terrestre: solo, gua, ar e seres vivos. (COELHO, M. de Amorim. Geografia do Brasil, So Paulo, Moderna. 1999. p. 340). Assinale a alternativa correta, concluindo-se a partir do texto: a) A percepo de que o mundo est preste a viver uma crise ambiental sria e de conseqncias catastrficas faz com que os governantes dos pases ricos tomem a iniciativa para diminuir a agresso natureza, conforme analisa o texto. b) A agresso ou destruio de um elemento natural afeta os demais como uma reao em cadeia, percebendo-se, ento, que a poluio local tem efeito mundial, mesmo que a mdio e longo prazo. c) As descobertas cientficas atuais e que podem acontecer no futuro prximo do a garantia de que a anlise feita no texto tornar-se- incua, pois haver sempre uma soluo cientfica para os problemas ambientais causados pela poluio. d) O nico efeito real reconhecido pelos governantes o efeito estufa, uma vez que para os outros problemas a cincia j tem solues para o futuro, desqualificando a afirmativa supracitada.

www.pciconcursos.com.br

28 Questo: A formao dos blocos econmicos regionais que congregam vrias naes em torno de acordos de livre comrcio aparecem como a nova realidade econmica mundial. O Brasil no ficou fora dessa realidade. Quanto relao do Brasil com os blocos econmicos pode-se afirmar que: a) A dependncia econmica do Brasil em relao aos pases ricos impede que o pas integre blocos econmicos e at mesmo consiga negociaes favorveis a si no concorrido comrcio internacional. b) O Brasil integra o Mercosul, mas tem relaes com outros blocos econmicos, como o NAFTA e Unio Europia, at que se defina a situao da ALCA, talvez o bloco econmico do Continente Americano no futuro. c) O mundo globalizado quebrou a fora dos blocos econmicos que desde o incio dos anos 90 so figuraes nas relaes comerciais internacionais, fato este que impede o crescimento econmico brasileiro. d) A previsvel unificao entre NAFTA e Unio Europia permitir a formao do bloco econmico mais rico e homogneo do mundo, em termos de padro de vida da populao, mas esse fato destruir o Mercosul, do qual o Brasil integrante, pois o pas e o bloco no conseguiro concorrer com esse gigante econmico. 29 Questo: A posio geogrfica, a disposio do relevo e o clima so influncias decisivas na formao vegetal natural de Santa Catarina. Com base nessas informaes conclui-se, ento, que o Planalto Serrano apresenta uma vegetao natural nica, devido a essa combinao de fatores. Assinale a alternativa que indica qual a vegetao natural tpica dessa regio: a) Campos e Araucrias. b) Mata Atlntica e Mangues. c) Floresta Subtropical da Bacia do Rio Uruguai. d) Mata de Encostas e Mangues. 30 Questo: O litoral catarinense apresenta 2 (duas) ilhas que sediam importantes municpios, pela importncia econmica ou poltica desses centros urbanos em questo. Assinale a alternativa que aponta, quais as ilhas e respectivos municpios que so destaques no Estado: a) Ilha da Babitonga, com a cidade de So Francisco do Sul, e Ilha de Florianpolis, com a cidade de Florianpolis. b) Ilha do Arvoredo, com a cidade de So Francisco do Sul, e Ilha de Anhatomirim, com a cidade de Florianpolis. c) Ilha de So Francisco, com a cidade de So Francisco do Sul, e Ilha de Santa Catarina, com a cidade de Florianpolis. d) Ilha Deserta, com a cidade de Bombinhas, e Ilha de Santa Catarina, com a cidade de Florianpolis.

www.pciconcursos.com.br

10

PROVA DE DIVISO E ORGANIZAO JUDICIRIAS 31 Questo: No que tange participao do quinto constitucional nos tribunais, analise as proposies abaixo e assinale a alternativa correta: I. O Tribunal composto por qualquer cidado brasileiro maior de 35 anos com notrio saber jurdico e reputao ilibada. II. O Tribunal composto somente por advogados de notrio saber jurdico e reputao ilibada. III. Os candidatos ao preenchimento do quinto constitucional so indicados em lista trplice pelo Ministrio Pblico e Ordem dos Advogados do Brasil. IV. A participao do quinto constitucional se faz obrigatria apenas na composio dos tribunais estaduais. a) Todas alternativas so corretas. b) Apenas as alternativas I e IV so corretas. c) Apenas as alternativas II e III so corretas. d) Todas alternativas so incorretas. 32 Questo: Qual o prazo para o desembargador promovido ou nomeado tomar posse e entrar em exerccio no cargo: a) 20 dias contados da publicao do respectivo ato no Dirio Oficial do Estado. b) 30 dias contados da publicao do respectivo ato no Dirio de Justia do Estado. c) 20 dias contados da publicao do respectivo ato no Dirio de Justia do Estado. d) 30 dias contados da publicao do respectivo ato no Dirio Oficial do Estado. 33 Questo: Assinale a alternativa que NO contm rgo julgador do Tribunal de Justia do Estado de Santa Catarina: a) Tribunal Pleno. b) rgo Especial. c) Cmaras Isoladas Civis. d) Conselho Disciplinar da Magistratura. 34 Questo: luz do Regimento Interno do Tribunal de Justia do Estado, assinale a alternativa que contm recurso que, em geral, no admite sustentao oral: a) Agravo de instrumento b) Ao rescisria c) Argio de inconstitucionalidade d) Mandado de segurana originrio 35 Questo: No caso de decises concordes quanto ao pedido, mas divergentes em relao ao valor ou extenso, assinale a alternativa correta quanto soluo a ser dada luz do Regimento Interno do Tribunal: a) Prevalecer o voto do relator. b) Prevalecer o voto intermedirio. c) Prevalecer o voto do presidente. d) Prevalecer o voto que deferir o menor valor ou extenso.

www.pciconcursos.com.br

11

36 Questo: Assinale a alternativa que NO contm parte legtima para propor ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal contestado em face da Constituio Estadual: a) Prefeito. b) Representante do Ministrio Pblico. c) Procurador Geral do Estado ou do Municpio. d) Mesa da Cmara ou dos vereadores. 37 Questo: Dentre as alternativas abaixo, assinale a que contm uma das condies para ser Ministro do Supremo Tribunal Federal: a) Ser bacharel em direito. b) Possuir menos de setenta anos de idade. c) Ser magistrado com notrio saber, com mais de trinta anos de idade. d) Ser cidado com notrio saber jurdico e reputao ilibada. 38 Questo: Assinale a alternativa que NO indica um auxiliar da justia: a) Juiz de Paz. b) Porteiros dos Auditrios. c) Comissrio de Menor. d) Intrprete. 39 Questo: Qual a denominao dada ao juiz de direito que, removido ou promovido, no assumir o exerccio no prazo legal: a) Ausente. b) Remisso. c) Revertido. d) Avulso. 40 Questo: Assinale a alternativa correta que contm causa de competncia originria do Tribunal de Justia para processar e julgar: a) Governador do Estado nos crimes comuns b) A disputa sobre direitos indgenas ocorridos no Estado c) Aes rescisrias de seus julgados d) Em grau de recurso, as causas decididas pelas turmas de recursos

www.pciconcursos.com.br

12

PROVA DE CONHECIMENTOS BSICOS DE INFORMTICA


41 Questo: Efetuar o download do documento REGIMENTO_INTERNO.PDF, a partir da pgina do Tribunal de Justia de Santa Catarina, significa: a) Atualizar o arquivo da pgina com o contedo existente no seu computador. b) Apagar o arquivo da pgina do Tribunal de Justia. c) Copiar o arquivo da pgina para um disco no seu computador. d) Abrir o documento no seu computador utilizando o Acrobat Reader. 42 Questo: Em relao aos itens abaixo enumerados, indique quais so perifricos de um computador: I. Mouse USB. II. Gravador de CD. III. Processador Intel de 633 Mhz. IV. Scanner. V. Memria principal (RAM) de 256 Mb. a) b) c) d) Somente a afirmativa II est correta. Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. Somente as afirmativas III e V esto corretas. Todas as afirmativas esto corretas.

43 Questo: Conforme indicado na tela do Explorer do Windows apresentada a seguir, correto afirmar que a letra Z foi atribuda pasta Drivers do Servidor Hp pela operao:

a) b) c) d)

Compartilhar pasta. Renomear arquivo. Sincronizar pastas. Mapear unidade de rede.

www.pciconcursos.com.br

13

44 Questo: Assinale a alternativa que apresenta somente programas do Painel de Controle do Windows: a) Adicionar ou remover programas, Fontes, Executar. b) Adicionar hardware, Data e hora, Conexes de rede. c) Sistema, Sons e dispositivos de udio, Calculadora. d) Conexes de rede, Desfragmentador de disco, Fontes. 45 Questo: O Windows mantm uma lista com atalhos para os arquivos mais recentes utilizados pelo usurio. Indique a alternativa que corresponde ao procedimento adequado para limpar essa relao: a) Clicar com boto direito do mouse sobre a barra de tarefas, selecionar o item Propriedades do menu exibido e acionar o boto Limpar na tela Programas do Menu Iniciar. b) Executar a funo Limpar listas no cone Lixeira. c) Acionar o botar Iniciar na barra de tarefas, abrir a lista Documentos recentes, selecionar todos os arquivos e acionar a tecla Del. d) Selecionar a pasta Meus Documentos no Explorer, clicar com o boto direito do mouse e acionar o item Limpar lista de arquivos recentes. As questes de nmeros 46 a 50 referem-se utilizao do editor de textos Microsoft Word 97, verso em portugus, na sua configurao padro, o qual ser denominado apenas Word. 46 Questo: Assinale a alternativa que apresenta uma opo de configurao encontrada na tela Configurar Pgina, acionada a partir do menu Arquivos: a) Nmero de pginas que sero impressas. b) Modo de exibio em layout de pgina ou normal. c) A orientao da pgina em retrato ou paisagem. d) Recuo dos pargrafos do texto a ser digitado. 47 Questo: Considere o cursor posicionado no incio do primeiro pargrafo escrito de um documento Word. A formatao de texto produzida ao serem pressionadas simultaneamente as teclas Shift e End e, em seguida, com o texto selecionado, as teclas Ctrl e I, tambm simultaneamente, : a) Texto em itlico aplicado primeira palavra do documento. b) Texto em letras maisculas aplicado a todo o documento. c) Texto em itlico aplicado a todos os caracteres da primeira linha. d) Texto em itlico aplicado a todo o documento. 48 Questo: Sobre a funo Salvar Como, do Word, possvel afirmar que: I. Possibilita salvar o arquivo com nome diferente do atual. II. No permite alterar o tipo do arquivo a ser salvo. III. Permite alterar a pasta onde o arquivo ser gravado. IV. Disponibiliza recurso para proteger o arquivo com senha. Assinale a alternativa correta: a) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas.

www.pciconcursos.com.br

14

b) Nenhuma afirmativa est correta. c) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. d) Todas as afirmativas esto corretas. 49 Questo: Considere o cursor posicionado na ltima posio do texto de um documento do Word. Ao ser pressionado o boto OK da tela de formatao de fonte apresentada a seguir, a fonte Arial de tamanho 10 com estilo itlico ser aplicada a:

a) b) c) d)

A prxima palavra a ser digitada na posio atual do cursor. A ltima palavra atual do documento. ltimo pargrafo atual do documento. Todo o texto j existente.

50 Questo: Assinale a alternativa correta que indica quais as aes que possibilitam construir a tabela B a partir da tabela A: A COMARCA Anchieta Garuva Balnerio Cambori Jaragu do Sul Chapec Cricima Intermediria Final Final Jaragu do Sul Chapec Final Cricima ENTRNCIA Inicial Inicial Intermediria COMARCA Anchieta Inicial Garuva Balnerio Cambori Intermediria B ENTRNCIA

www.pciconcursos.com.br

15

a) b) c) d)

Mesclar clulas da coluna entrncia da tabela A, eliminando-se os textos duplicados. Inserir clulas na tabela A, preenchendo-se os dados apresentados na coluna entrncia. Recortar e colar clulas na tabela A, mantendo-se os dados apresentados inicialmente. Excluir clulas da coluna entrncia da tabela A.

www.pciconcursos.com.br

You might also like