You are on page 1of 6

Agrupamento de Escolas de Porto de Ms Ano letivo 2011/ 2012 Professor: Antnio Oliveira Aluno: Diogo Cerejo, n2, 12B

Um Olhar sobre a Disciplina de Educao Fsica

Jogos Desportivos Coletivos Ginstica Atletismo Raquetas Combate Patinagem Natao Atividades Rtmicas Desportivas Jogos Tradicionais e Populares Atividades Explorao da Natureza

10

11

12

Ano

EDUCAO FSICA

Importncia da disciplina de Educao Fsica no Ensino Secundrio Opinio pessoal sobre a incluso da disciplina de Educao Fsica nos Cursos Cientifco-Humansticos Na minha opinio a disciplina de Educao Fsica muito importante para os estudantes, mesmo que no esteja relacionado com a rea que os alunos iro prosseguir no ensino superior. A Educao Fsica a meu ver serve para possivelmente os alunos aprenderem um bocado de todos os desportos e desenvolverem o seu pensamento e esprito crtico, na medida que nos desportos tambm necessrio aplicar tticas e pensar nelas. A incluso desta disciplina tambm importante porque pode fazer um aluno gostar de um determinado desporto e lev-lo a ingressar nele. importante para manter a forma fsica dos alunos ao longo do ano e, importante porque para quem gosta de desporto (que o meu caso), que serve para desanuviar depois das outras aulas. Identificao dos benefcios para a sade e criao de hbitos de vida saudveis; A disciplina de Educao Fsica uma disciplina necessria para a manuteno da nossa sade, dado que trs imensos benefcios para esta. A atividade fsica regular beneficia a nossa sade, pois faz reduzir o colesterol, a taxa de acar no sangue e, permite ainda desenvolver os msculos e as articulaes, reduz a tenso e ansiedade, ajuda na manuteno do peso, ajuda a combater a osteoporose, ajuda a controlar a hipertenso e ajuda a controlar os diabetes. Esta disciplina funciona como um motor de arranque para os alunos que no praticam nenhum desporto, que podero inici-lo e ter uma vida mais saudvel em conjunto com uma boa alimentao. Diferenciao das restantes disciplinas da organizao curricular.

A Ed. Fsica uma disciplina nica, diferente de todas as outras que os alunos tm. Permite aos alunos que movimentem o corpo e ao mesmo tempo cuidem da sua forma fsica. tambm uma disciplina que propicia a interao entre os alunos e a comunicao entre eles quando esto a praticar. Em Educao Fsica os alunos conseguem aprender a matria terica e p-la logo em prtica a seguir, dando prevalncia ao, ao contrrio de todas as outras disciplinas. uma disciplina 2 em 1 porque preciso pensar e ao mesmo tempo agir, o que bom para o corpo e para a mente. 1. Anlise das atividades desenvolvidas Identificao de aspetos positivos e negativos das atividades letivas; Ao longo destes trs anos letivos gostei muito de experimentar desportos que nunca tinha experimentado, como hquei, basebol e algumas modalidades de atletismo. Com as atividades desenvolvidas consegui aprender as regras gerais dos desportos que praticamos, consegui aperfeioar tcnicas que ainda no estavam bem desenvolvidas e fiquei a gostar de alguns desportos que antes no ligava muito. Destes trs anos, praticamente gostei de tudo, exceto o facto de fazer testes escritos sobre as modalidades, mas reconheo que importante para se saber minimamente sobre estas.

Reflexo crtica sobre as modalidades abordadas e currculo da disciplina de Educao Fsica; De todo o currculo da disciplina de Educao Fsica eu gosto da maior parte dos desportos l inseridos mas, o que me chama mais a ateno so os desportos coletivos em que h interao entre membros de equipa. Os desportos praticados que eu gostei mais foi o badminton, futsal, voleibol, rguebi e hquei, pois so desportos com que eu me identifico mais e tenho mais destreza a jogar. Os desportos que eu gostei menos foi natao, basebol e dana, pois no consigo aprender a gostar deles. No currculo de Ed. Fsica, eu no concordo com a dana como modalidade porque no a considero um desporto. A dana de longe a modalidade que eu no aprecio mesmo, no entanto sempre bom aprender um bocado de tudo. Uma atividade extra curricular que eu gostei imenso foi o surf que, apesar de s praticarmos umas horas deu para aprender muita coisa e praticar bastante. Antes no apreciava esta disciplina, agora fiquei a gostar e tenciono praticar no meu futuro. Reflexo sobre a carga horria da disciplina; Na minha opinio, acho que a carga horria da disciplina de Ed. Fsica leve. Por semana em vez de termos quatro tempos devamos de ter seis tempos desta disciplina dado que esta disciplina tem o mesmo ou mais valor que psicologia por exemplo. Para o prximo ano o ministro da educao deveria reduzir os horrios de disciplinas especficas e aumentar em Educao Fsica. Caracterizao do professor e respetivas estratgias de ensino; O professor ao longo destes trs anos, na minha opinio, foi um bom professor e ao mesmo tempo um amigo de toda a turma, simptico, brincalho e exigente. Pois ajudou - nos nos nossos problemas e preocupou-se connosco, querendo que dssemos sempre o nosso melhor. Respetivamente s estratgias de ensino acho que foram bem conseguidas. Quando dvamos matria nova o professor comeava por apresentar as regras do jogo, os limites de campo e as tcnicas de execuo. A seguir comevamos a treinar as tcnicas mais elementares at s mais exigentes (sempre com a demonstrao primria que o professor fazia para os alunos verem). Por fim, no caso de jogos coletivos, no final da aula jogvamos um bocado para pr em prtica o que aprendemos. Na minha opinio acho uma boa estratgia para ensinar aos alunos todas as modalidades e penso que ningum ficava com dvidas sobre os desportos. Referncia relao com os colegas da turma e com a comunidade escolar; Eu sempre me dei bem com todos os meus colegas de turma desde sempre, de igual modo com professores e funcionrios. Os colegas sempre me ajudaram no que eu precisava e nas dvidas que tinha e, eu agia da mesma forma. Sempre respeitei e fui respeitado pelo professor e pelos funcionrios e, na minha opinio, acho que melhor relao no poderia ter.

Reflexo sobre as condies materiais e instalaes desportivas do Agrupamento. Quanto ao material necessrio para praticar as modalidades, houve sempre material para que cada aluno pudesse praticar mas, determinados desportos levavam improvisao de campos de jogo e determinados materiais estavam danificados. Quanto s instalaes desportivas, na minha opinio, so instalaes fracas na medida que para alguns desportos no se conseguia praticar com as dimenses oficiais. Para realizar o aquecimento, quando amos correr tnhamos de o fazer num corredor volta das bancadas que no so prprios para tal. Quando tnhamos natao, tnhamos de nos dirigir s piscinas municipais a p, pois no havia autocarro. Outra falha precisamente os balnerios que, por vezes estavam cheios devido ao excesso de alunos e tambm por serem pequenos, acumulando o facto de por vezes no haver gua quente para tomar banho. 2. Balano pessoal Avaliao do comportamento e interesse demonstrado ao longo do ciclo de ensino; Ao longo deste ciclo de ensino acho que o meu comportamento foi exemplar, nunca tratei mal ningum, ajudei sempre no que podia e nunca desrespeitei ningum, incluindo professor, colegas e funcionrios. Penso que me demonstrei interessado por todas as modalidades, mesmo que gostasse pouco delas tentava aprend-las. Reflexo sobre a assiduidade e pontualidade nas aulas de Educao Fsica; Nas aulas de Educao Fsica em termos de assiduidade tenho sido fiel, s tenho faltado por estar doente ou por ter tido aulas de conduo. Relativamente pontualidade desde o 10 ano at ao 12 ano tem vindo a degredir, no incio era mais pontual do que agora no fim. s vezes porque me atraso a lanchar ou porque demoro algum tempo a vestir o equipamento. Avaliao do empenho e da participao efetiva durante as atividades letivas;

Nestes trs anos tenho - me empenhado ao mximo no que pude nas aulas, participando nas atividades selecionadas pelo professor. Avalio assim o meu empenho e participao de modo positivo porque sempre me empenhei e dei sempre o meu melhor no que pude. Balano sobre o desenvolvimento das capacidades motoras;

Na minha opinio tenho vindo a aumentar as minhas capacidades motoras desde que entrei no ensino secundrio at agora. Noto a diferena positiva na tcnica de execuo dos desportos dados e, o que notei mais diferena, foi precisamente o sprint que melhorou bastante. Em termos de fora acho que tenho potencial, a resistncia e a flexibilidade nem tanto.
Aprendizagem de modalidades alternativas e novas matrias; Na minha opinio acho que tive facilidade em aprender as modalidades dadas no ano letivo. Percebia as regras, os gestos tcnicos e metia-os em prtica. Ao longo destes trs anos podese dizer que no tive dificuldades aprender as modalidades.

Auto - avaliao da qualidade na execuo tcnica e da aptido fsica; Quanto qualidade de execuo tcnica e aptido fsica avalio - me positivamente, sendo a meu ver a execuo tcnica melhor que a aptido fsica. Quanto execuo tcnica, sempre realizei as tcnicas dos desportos relativamente bem. A aptido fsica podia ser melhor porque tenho pouca resistncia. Falando em nmeros, na execuo tcnica geral avalio- me com 17 e na aptido fsica com 16 valores.

Grau de satisfao com os objetivos alcanados. No geral sinto-me muito satisfeito com a minha prestao geral em Educao Fsica, consegui executar praticamente tudo o que me foi proposto e sinto me feliz com os resultados obtidos. 3. Sugestes para o processo de ensino Outros contedos programticos possveis; Na minha opinio deveria sair do programa a dana e entrar por exemplo futebol americano, hquei em patins e BTT. As atividades ao ar livre deveriam ser tambm mais promovidas de modo que os alunos contactassem mais com a natureza. Outras formas de desenvolvimento das atividades letivas; No desenvolvimento das atividades letivas deveria se proporcionar mais o contacto com os alunos de outras escolas para se desenvolver o esprito de competitividade e meter em prtica o que se aprendeu. Sugestes de modificao dos instrumentos e critrios de avaliao. Na minha opinio, a percentagem dos trabalhos e testes escritos deveriam baixar 5%, 5% este que iria passar para o empenho e esforo do aluno. De resto concordo com os critrios adotados.

4. Perspetivas futuras Prosseguimento de estudos no ensino superior ou entrada no mercado de trabalho; No futuro tenciono ingressar no ensino superior e ento mais tarde ter trabalho na rea que escolher, se possvel. Acho que importante estudar para se obter emprego mais facilmente, mas necessrio estar empenhado e motivado para tal. Curso pretendido e respetiva mdia de entrada; Quanto ao curso que irei escolher ainda est tudo em aberto, pois ainda no sei o que quero. Se no decidir nada at ao momento, possivelmente, irei para Engenharia Alimentar ou algo parecido, com o intuito de trabalhar na empresa do meu pai. A mdia do curso de 12 valores.

Opes de continuidade para uma atividade fsica regular e sua frequncia; Quando sair do ensino secundrio, o meu objetivo ir para um ginsio de duas a trs vezes por semana e, mais tarde, entrar nunca equipa de futebol ou outro desporto coletivo para manter a forma e para me divertir. Referncia a uma ambio ou sonho pessoal. Um sonho que eu tenho era jogar num clube da primeira diviso de futebol em Portugal. Tenho este sonho porque desde pequeno que vejo futebol na televiso e desde pequeno que jogo futebol.

You might also like