You are on page 1of 32

LCE 306 Meteorologia Agrcola

Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci

Aula # 10

Temperatura do ar como Fator Agronmico


Conforto Animal, Nmero de Horas de Frio e Graus-dia
ESALQ/USP 2009

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Temperatura do ar como fator agronmico


Os seres vivos, animais ou vegetais, requerem certas condies trmicas adequadas para seu pleno desenvolvimento, ou seja, para que seus processos metablicos transcorram dentro da normalidade.

Desenvolvimento vegetal

Desenvolvimento de insetos

Produo animal

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Temperatura do ar e Produo Animal


Os animais de sangue quente (homeotermos) necessitam que a temperatura do ar e, conseqentemente, a temperatura corporal estejam entre certos limites para que seus processos fisiolgicos no sejam afetados negativamente, repercutindo no seu rendimento e na produo de carne, leite, ovos, l, etc.

A manuteno das temperaturas a nveis adequados mantm os animais saudveis, produtivos e com maior longevidade Desempenho de vacas leiteiras Holandesas em diferentes condies trmicas. Adaptado de Mller (1989)
Varivel Temperatura retal (oC) Temperatura da pele (oC) Freqncia respiratria (resp/min) Consumo de gua (L/dia) Produo de leite (kg/dia) Tar = 18oC 38,6 33,3 32,0 58,0 18,4 Tar = 30oC 39,9 37,9 94,0 75,0 15,7

Observa-se na tabela acima que no ambiente mais quente as vacas holandesas sofrem estresse ambiental, fazendo com que aumente a temperatura corporal. A resposta do animal no sentido de aumentar a freqncia respiratria e o consumo de gua para eliminar calor corporal. Com isso, h um dispndio de energia que resultar em reduo de seu rendimento, representado pela produo de leite - cerca de 15% menor.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

As condies de conforte trmico para os animais so fundamentais para que esses expressem suas potencialidades. No diagrama abaixo, as diferentes zonas de conforto so apresentadas, juntamente com as condies da temperatura corporal e da produo de calor pelo metabolismo.
Temp. corporal / Calor metablico Estresse por Frio Temp. Corporal Estresse por calor

A
Produo de calor

pelo metabolismo

Letal

Temperatura do ar

Letal

Zona A Zona de conforto trmico nessa zona a produo mxima. Zona B Zona sub-tima por excesso de calor inicia-se os processos de vasodilatao, aumento da freqncia respiratria e do consumo de gua, visando a eliminar calor e manter a temperatura corporal constante. Zona C Zona fatal (Hipertermia) perda de calor menor que a produo de calor pelo metabolismo corporal. A temperatura corporal aumenta at se atingir a temperatura letal, na qual o animal entra em coma e morre.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola


Estresse por Frio Temp. Corporal Estresse por calor

Sentelhas/Angelocci

Temp. corporal / Calor metablico

A
Produo de calor

pelo metabolismo

Letal

Temperatura do ar

Letal

Zona D Zona sub-tima por falta de calor iniciam-se os processos de vasoconstrio, aumento da ingesto de alimento e diminuio do consumo de gua, de modo a produzir calor para a manuteno da temperatura corporal constante. Zona E Zona de deficincia trmica inicia-se o processo de tremor corporal de para aumentar a produo de calor e manter a temperatura corporal constante. Isso faz com que haja reduo brusca do rendimento dos animais. Zona F Zona fatal (Hipotermia) mesmo com o aumento da produo de calor pelo metabolismo, o animal no consegue manter a temperatura corporal constante, havendo ento reduo dessa temperatura e, conseqentemente, da atividade metablica at o animal entrar em coma.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

O exemplo a seguir ilustra as condies de ganho de peso de sunos submetidos a diferentes condies de conforto trmico ambiental. Observe que o ganho de peso diminui gradativamente com o aumento da temperatura at que passa a haver reduo do peso, em decorrncia dos processos descritos anteriormente, caracterizando condies das zonas B e C. Ganho/Perda de peso (kg/dia) de sunos submetidos a diferentes condies trmicas ambientais. Adaptado de Mller (1989).
Peso (kg) 45 90 160 21oC 0,91 1,01 0,90 27oC 0,89 0,76 0,55 32oC 0,64 0,40 0,15 38oC 0,18 -0,35 -0,15

ndice Biometeorolgico de Conforto Higro-Trmico para Animais Homeotermos


A importncia da adequao climtica do ambiente para a criao de animais reside em sua estreita ligao com a produtividade do empreendimento. O desempenho orgnico dos animais depende de sua relao com o ambiente, sendo que variaes ambientais bruscas podem provocar desconforto, comprometendo a sade e a produtividade dos animais. Os elementos climticos que afetam o conforto animal so: temperatura, umidade, radiao solar, vento e chuva, pois interferem diretamente no balano de energia do animal (veja figura a seguir).

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

QS QI QM QA QC QD QE

Balano de energia de um animal homeotermo: QS = radiao solar incidente; QI = radiao emitida + refletida; QE = calor perdido pela transpirao/respirao; QC = troca trmica por conveco; QD = troca trmica por conduo; QM = calor metablico; e QA = variao efetiva do calor armazenado no corpo. Adaptado de Assis (1995).

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Sistema Freestall
Abertura (lanternim) para sada do ar quente, por conveco

Ventiladores

Ventiladores

Com relao s edificaes para criao de animais, a temperatura e a umidade do ambiente so os principais elementos meteorolgicos a interferir no conforto animal, sendo normalmente considerados em ndices biometeorolgicos de conforto. Um desses ndices o THI (Temperature-Humidity Index), o qual muito til para avaliao de ambientes quanto s condies de conforto para os animais homeotermos.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

O THI dado pela seguinte expresso

THI = Tar + 0,36 To + 41,2


sendo Tar = temperatura mdia do ar no ambiente, em oC; To = temperatura do ponto de orvalho, em oC, funo da presso parcial de vapor (ea): To = [237,3 * Log (ea/0,611)] / [7,5 Log (ea/0,611)] ea = (UR% * es) / 100 es = 0,611 EXP [(7,5 * Tar) / (237,3 + Tar)] Portanto, para se determinar THI necessrio ter-se a temperatura e a umidade relativa do ambiente, ou ento, as temperaturas do bulbo seco e do bulbo mido, quando ento determina-se ea pela equao psicromtrica. Exemplo de clculo do THI Tar = 28oC es = 0,611 EXP [(7,5 * 28) / (237,3 + 28)] = 3,78 kPa UR = 65% ea = (65 * 3,78) / 100 = 2,46 kPa To = [237,3 * Log (2,46/0,611)] / [7,5 Log (2,46/0,611)] = 20,8oC THI = 28 + 0,36 * 20,8 + 41,2 = 76,7

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

O THI deve ser qualificado para cada espcie animal de interesse econmico de modo a se determinar os nveis que correspondem condio de desconforto ou de estresse. Para vacas leiteira de um modo geral, tm-se a seguinte classificao:

THI 70 Condio de conforto THI > 72 Incio da condio de desconforto THI > 90 Condio de estresse severo Efeito do ambiente, expresso em THI, na produo de leite (Produo relativa, em %) de diferentes raas de vacas. Adaptado de Tito (1998) Tar (oC) 24 24 34 34 UR (%) 38 76 46 80 THI 68 72 82 86 Holandesa 100 96 63 41 Jersey 100 99 68 56 Pardo-Sua 100 99 84 71

A tabela acima mostra como as condies ambientais afetam a produtividade dos animais. At THI = 72, a reduo de rendimento muito pequena. Porm, acima desse valor a reduo passa a ser acentuada, variando de acordo com as raas. A raa mais sensvel ao estresse trmico ambiental a holandesa, com a reduo de rendimento chegando a 59%, seguida pela Jersey com 44%, e pela Pardo-Sua (mais resistente), com apenas 29% de reduo de produo.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Quando as condies ambientais em edificaes zootcnicas so estressantes para os animais, em dada regio, deve-se lanar mo de medidas para aumento do conforto, como ventilao, asperso/pulverizao de gua sobre os animais e o uso de tetos que possibilitem a eliminao do ar quente por conveco.

Aberto

Lanternim

Tipos de teto
Direo do vento

Sobreposto

Sistema freestall em que pode-se observar o tipo de teto (aberto) e a disposio dos ventiladores e dos asperssores

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Temperatura do ar e Dormncia de Plantas de Clima Temperado


Espcies frutferas de clima temperado, de folhas caducas (crifilas ou caduciflias) apresentam um perodo de repouso invernal, durante o qual as plantas no apresentam crescimento vegetativo. Esse repouso condicionado pelas condies climticas, que atuam sobre os reguladores de crescimento.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Repouso
A temperatura do ar o fator ambiental reconhecidamente importante no balano hormonal das frutferas de clima temperado, condicionando o repouso ou a dormncia.
Macieiras em florescimento

Videira em desenvolvimento vegetativo

Ciclo Vegetativo/Reprodutivo
Um novo ciclo vegetativo/reprodutivo ser iniciado somente aps as plantas sofrerem a ao das baixas temperaturas, sendo que a quantidade de frio requerida para o trmino do repouso conhecida como Nmero de Horas de Frio (NHF).

Macieiras em perodo de dormncia

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

O NHF definido como o nmero de horas em que a temperatura do ar permanece abaixo de determinada temperatura crtica durante certo perodo, durante o inverno. Essa temperatura crtica considerada igual a 7oC por ser aplicvel maioria das espcies crifilas, mais exigentes em frio. Para as espcies menos exigentes, pode-se considerar a temperatura crtica de 13oC.

Temperatura do ar e NHF 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0

Temp. do ar ( C)

NHF<13oC = 17

NHF<7oC = 9

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Horrio

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

O NHF varia entre espcies e variedades, e quanto mais exigente for a espcie/variedade maior o valor de NHF, como pode-se observar no quadro abaixo: Frutfera Ma Amora Preta Kiwi Pssego Figo Uva Cereja Pra Ameixa Noz Pec
Fonte: www.citygardening.net/chilling

NHF < 7oC 250 a 1.700 h 100 a 1.000 h 250 a 800 h 0 a 950 h 0 a 200 h 0 a 1.300 h 500 a 1.400 h 200 a 1.500 h 300 a 1.800 h 300 a 1.000 h

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Caso o inverno de determinado ano ou do local de cultivo no tenha NHF suficiente para atender exigncia da espcie/variedade, podero ocorrer as seguintes anomalias nas plantas: a) Queda de gemas frutferas; b) Atraso e irregularidade na brotao e florao; c) Ocorrncia de florescimento irregular e prolongado.

O resultado dessas anomalias a reduo do rendimento e da longevidade da cultura Desse modo, antes de se implantar uma rea comercial de uma frutfera de clima temperado deve-se conhecer o NHF<7oC mdio normal do perodo de inverno do local, de modo a se avaliar a possibilidade de sucesso da cultura em funo de sua exigncia de frio (chilling requirements). Para isso, existem alguns mtodos muito simples, como o apresentado por Pedro Jr. et al. (1979), para o Estado de So Paulo, em funo da temperatura mdia mensal normal do ms de julho (Tjul):

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Estimativa do NHF mdio normal para o Estado de So Paulo

NHF<7oC = 401,9 21,5 Tjul NHF<13oC = 4482,9 231,2 Tjul


Exemplo da estimativa do NHF Piracicaba, SP Tjul = 17,9oC NHF<7oC = 401,9 21,5 * 17,9 = 17,1 h NHF<13oC = 4482,9 231,2 * 17,9 = 344,4 h Exemplo de aplicao do NHF no planejamento agrcola Jundia Capo Bonito Itarar Cpos do Jordo Tjul = 17,1oC Tjul = 16,2oC Tjul = 13,6oC Tjul = 8,2oC NHF<7oC = 401,9 21,5*17,1 = 34,3 h NHF<7oC = 401,9 21,5*16,2 = 53,6 h NHF<7oC = 401,9 21,5*13,6 = 109,5 h NHF<7oC = 401,9 21,5 * 8,2 = 225,6 h

possvel verificar, por meio desses dados, que nenhuma das localidades analisadas apresenta NHF suficiente para o cultivo da ma, cereja e ameixa. Por outro lado, as condies de Itarar e Campos do Jordo possibilitam o cultivo de variedades de amora preta com menores exigncias de NHF. J o figo, o pssego e a uva podem ser cultivados sem restrio, desde que se utilize as variedades que no exigem muitas horas de frio.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Temperatura do ar e Desenvolvimento Vegetal


Nos vegetais, a taxa das reaes metablicas regulada basicamente pela temperatura do ar, afetando, desse modo, tanto o crescimento como o desenvolvimento das plantas. Como esses dois processos ocorrem simultaneamente, fica difcil distingui-los, porm, o desenvolvimento das plantas regulado por essa varivel meteorolgica, a qual faz com que a durao das fases ou subperodos fenolgicos e, conseqentemente, o ciclo das culturas tenha variao inversamente proporcional a ela. Um dos primeiros estudos relacionando temperatura e desenvolvimento vegetal foi realizado por Reaumur, na Frana, por volta de 1735. Ele observou que o ciclo de uma mesma cultura/variedade variava entre localidades e tambm entre diferentes anos. Ao fazer o somatrio das temperaturas do ar durante os diferentes ciclos, ele observou que esses valores eram praticamente constantes, definindo isso como Constante Trmica da Cultura.

Estdios fenolgicos da cultura da batata

Florescimento da cultura do caf

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Reaumur assumiu que a Constante Trmica representa a quantidade de energia que a espcie/variedade necessita para atingir um determinado estdio fenolgico ou a maturao. Esse estudo foi o precursor do Sistema de Unidades Trmicas ou Graus-Dia, amplamente utilizado atualmente para fins de planejamento agrcola.

Temperatura tima

Taxa de desenvolvimento

Taxa de desenv. mxima

10

26

30

34

40

Temperatura do ar (oC)

Tb

TB

O conceito dos Graus-Dia (GD) baseiase no fato de que a taxa de desenvolvimento de uma espcie / variedade vegetal est relacionada com a temperatura do meio. Esse conceito pressupe a existncia de temperaturas basais inferior Tb e superior TB, respectivamente aqum e alm das quais a planta no se desenvolve. Na figura ao lado pode-se observar tanto Tb como TB. Alm disso, possvel ver que existe uma temperatura tima (entre 26 e 34oC) na qual a taxa de desenvolvimento mxima. Como normalmente Tmed < Ttima, na prtica assume-se que a relao entre a temperatura e o desenvolvimento vegetal direta e linear.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Cada espcie/variedade vegetal possui suas temperaturas basais, as quais ainda podem variar em funo da fase fenolgica da planta. O conceito dos Graus-Dia leva em considerao apenas o efeito da temperatura do ar no desenvolvimento vegetal. Outros fatores, como deficincia hdrica, no so levados em considerao, pois dependendo da fase em que ocorre, o dficit hdrico pode levar a um retardamento ou antecipao do ciclo. Para as condies brasileiras, especialmente no Centro-Sul do Brasil, as temperaturas mdias no atingem nveis to elevados e, assim, no ultrapassam TB. Portanto, no clculo de GD leva-se em considerao apenas a temperatura mdia (Tmed) e a basal inferior da cultura (Tb):

a) Caso Tb < Tmin b) Caso Tb Tmin c) Caso Tb > Tmax

GD = (Tmed Tb) GD = 0

(oC*dia)

GD = (Tmax Tb)2 / 2*(Tmax Tmin) (oC*dia)

Para que a cultura atinja uma de suas fases fenolgicas ou a maturao necessrio que se acumule a constante trmica (CT), que ser dada pelo total de GD acumulados ao longo desse perodo:

CT = GDi
Assim como para Tb e TB, cada espcie/variedade vegetal possui suas CTs para as diferentes fases de desenvolvimento e para o ciclo total. A seguir so apresentados valores de CT e Tb para algumas culturas.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola


Cultura Variedade/Cultivar IAC4440 Perodo/Sub-perodo Semeasura-Maturao Semeadura-Emergncia Emergncia-Florao Florao-Maturao Abacate Raa Antilhana Raa Guatemalense Hbridos Feijo Girassol Carioca 80 Contisol 621 IAC-Anhady Milho Irrigado AG510 BR201 BR106 DINA170 Soja UFV-1 Paran Vioja Cafeeiro Videira Mundo Novo Niagara Rosada Itli/Rubi Florao-Maturao Florao-Maturao Florao-Maturao Emergncia-Florao Semeadura-Maturao Semeadura-Maturao Semeadura-Flor.Masculino Semeadura-Flor.Masculino Semeadura-Flor.Masculino Semeadura-Flor.Masculino Semeadura-Maturao Semeadura-Maturao Semeadura-Maturao Florescimento-Maturao Poda-Maturao Poda-Maturao Tb (oC) 11,8 18,8 12,8 12,5 10,0 10,0 10,0 3,0 4,0 5,0 10,0 10,0 10,0 10,0 14,0 14,0 14,0 11,0 10,0 10,0

Sentelhas/Angelocci
CT (oCd) 1985 70 1246 402 2800 3500 4200 813 1715 1740 800 834 851 884 1340 1030 1230 2642 1550 1990

Arroz

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Determinao de Tb e de CT
A determinao de Tb e de CT requer experimentao de campo, de modo a submeter a cultura a diferentes condies de temperatura, fazendo com que o ciclo varie. De posse dos dados do nmero de dias do ciclo e das temperaturas mdias ao longo do ciclo, elabora-se os seguintes grficos:
Desenvolvimento Relativo (DR)

Ciclo (dias)

DR = 100/Ciclo

DR = a + b*Tmed

10

20

30

40

0 Tb

10

20

30

40

Temperatura do ar (oC)

Temperatura do ar (oC)

Quando DR = 0 Tmed = Tb Assim, Tb pode ser calculada por: Tb = -a/b Sabendo-se Tb, calcula-se o GD acumulado (GDA) para cada ciclo GDA = (Tmed Tb) * Ciclo Com os diferentes valores de GDA, determina-se CT CT = GDA/n (n= no de ciclos utilizados)

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Aplicaes prticas do sistema dos Graus-dia


Planejamento de Colheita: sabendo-se a data de semeadura, poda ou florescimento da cultura, determina-se a data provvel de colheita. Local: Jundia, SP - Cultura: Uva Niagara rosada (CT = 1550oCd e Tb = 10oC) - Poda: 15/07
Ms Jul Ago Set Out Nov Dez Dias 16 31 30 31 30 13 Tmed 17,1 18,6 19,7 21,3 22,4 23,0 GDi 7,1 8,6 9,7 11,3 12,4 13,0 GD ms 113,6 266,6 291,0 350,3 372,0 169,0 GD ciclo 113,6 380,2 671,2 1021,5 1393,5 1562,5

1550 1393,5 = 156,5 / 13 13 dias

Portanto, a data de colheita se dar em 13/Dez

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Aplicaes prticas do sistema dos Graus-dia


Planejamento de Semeadura/Poda: sabendo-se a data que se deseja realizar a colheita, determina-se a data recomendvel de semeadura ou poda. Local: Ribeiro Preto, SP - Cultura: Soja Vioja (CT = 1230oCd e Tb = 14oC) - Colheita: 15/03
Ms Mar Fev Jan Dez Nov Dias 15 28 31 31 18 Tmed 24,1 24,4 24,1 23,7 23,7 GDi 10,1 10,4 10,1 9,7 9,7 GD ms 151,5 291,2 313,1 300,7 174,6 GD ciclo 151,5 442,7 755,8 1056,5 1231,1

1230 1056,5 = 173,5 / 9,7 18 dias

Portanto, a data de semeadura dever ser feita em 12/Nov

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Aplicaes prticas do sistema dos Graus-dia


Escolha da melhor variedade para a regio: sabendo-se que a durao ideal da fase semeadura-florescimento masculino do milho de cerca de 60 dias, pode-se determinar qual o melhor hbrido a ser semeado na regio para dada poca de semeadura. Local: Glia, SP - Cultura: Milho - Hbridos: AG510 (CT = 800oCd e Tb = 10oC) e DINA170 (CT = 884oCd e Tb = 10oC) Semeadura: 01/11
AG510
Ms Nov Dez Dias 29 30 Tmed 23,5 23,8 GDi 13,5 13,8 GD ms 391,5 414,0 GD ciclo 391,5 805,5

800 391,5 = 408,5 / 13,8 30 dias Durao da fase = 59 dias DINA170


Ms Nov Dez Jan Dias 29 31 5 Tmed 23,5 23,8 24,5 GDi 13,5 13,8 14,5 GD ms 391,5 427,8 72,5 GD ciclo 391,5 819,3 891,8

884 819,3 = 64,7 / 14,5 5 dias Durao da fase = 65 dias

Portanto, o melhor hbrido o AG510, com durao da fase de 59 dias, valor mais prximo dos 60 dias.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Mapas de graus-dia para a estao de crescimento em regies de clima temperado

Provncia de Ontrio, Canad

Estado de Winsconsin, EUA

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Temperatura do ar e Desenvolvimento de Insetos


A temperatura do ar afeta os insetos direta e indiretamente. Diretamente, influindo no seu desenvolvimento, j que a temperatura ambiente regula o metabolismo deles, existindo, assim, uma relao direta entre temperatura e taxa de desenvolvimento dos insetos e uma relao inversa entre temperatura e durao do ciclo de desenvolvimento da praga. Indiretamente, porque a temperatura do ar afeta a disponibilidade de alimento, devido a seu efeito no crescimento e desenvolvimento dos vegetais.

Ciclo de desenvolvimento da Cigarrinha


CONCEITO DE GRAUS-DIA Assim como para os vegetais, o conceito dos graus-dia tambm pode ser aplicado ao desenvolvimento dos insetos, j que todo inseto requer uma certa quantidade constante de energia, expressa em termos da temperatura do ar, para completar seu ciclo de desenvolvimento. Isso apenas no vlido para pragas que tem boa parte de seu ciclo no interior do solo, onde a temperatura varia pouco.

OVO

ADULTO

LCE 360 - Meteorologia Agrcola


Temperatura tima

Sentelhas/Angelocci Como os insetos no produzem calor metablico, eles dependem da temperatura do ambiente para regular suas taxas de desenvolvimento. Assim existem temperaturas basais inferior e superior, respectivamente, aqum e alm das quais os insetos paralisam seu desenvolvimento. Isso explica porque mais comum vermos revoadas de insetos no vero. Isso no ocorre no inverno. Abaixo da temperatura basal inferior tm-se a Zona de Hibernao. Acima da temperatura basal superior a Zona de Estivao Reversvel. Alm dessas zonas, atinge-se as temperaturas letais para os insetos.

Taxa de desenvolvimento

10

26

30

34

40

Temperatura do ar (oC)

Tb TLetal

TB TLetal

Como normalmente Tmed < Ttima, na prtica assume-se que a relao entre a temperatura e o desenvolvimento dos insetos praticamente linear. Portanto, no clculo de GD leva-se em considerao apenas a temperatura mdia (Tmed) e a basal inferior da cultura (Tb):

Zona de estivao reversvel

Zona de hibernao

Caso Tb < Tmin Caso Tb Tmin Caso Tb > Tmax

GD = (Tmed Tb) GD = (Tmax Tb)2 / 2*(Tmax Tmin) GD = 0

(oC*dia) (oC*dia)

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Aplicao do conceito dos Graus-dia para o desenvolvimento de insetos


A determinao de Tb e de CT dos insetos requer experimentao em laboratrio, onde determinada praga submetida a diferentes condies trmicas. Mede-se ento a durao do ciclo dessa praga, desde a estdio de Ovo at o estdio Adulto. Com isso, determina-se CT. A Tb ser aquela em que o inseto no apresenta desenvolvimento.

Tb e de CT para algumas pragas

Praga Cochonilha Broca do caf Mosca das frutas

Tb (oC) 13,0 15,0 13,5

CT (oCd) 420 240 250

As informaes de Tb e CT possibilitam se determinar a durao do ciclo da praga e diferentes localidades e pocas, assim como o nmero de geraes da praga. Essas informaes so de extrema importncia no manejo integrado de pragas.

Ciclo da Praga = CT / (Tmed Tb)

No. Geraes = Tempo / Ciclo

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Aplicaes prticas do sistema dos Graus-dia


Determinao do nmero de geraes de uma praga em diferentes regies: sabendo-se a Tmed anual das localidades abaixo, pode-se determinar a durao mdia do ciclo da praga ao longo do ano e com isso o nmero de geraes. Essa informao fundamental e estratgica para a adoo de prticas de controle. Praga: Broca do Caf (CT = 240oCd e Tb = 15oC) Locais: Ribeiro Preto, SP, Barra, BA e Maring, PR Ribeiro Preto, SP (Tmed = 22,4oC) Ciclo = 240 / (22,4 15) = 32,4 dias Geraes = 365 / 32,4 = 11,25 Barra, BA (Tmed = 25,5oC) Ciclo = 240 / (25,5 15) = 22,9 dias Geraes = 365 / 22,9 = 15,94 Maring, PR ( Tmed = 16,4oC) Ciclo = 240 / (16,4 15) = 171,4 dias Geraes = 365 / 171,4 = 2,1 Observa-se assim, que em Maring o risco de ocorrncia da praga mnimo, enquanto que em Barra e em Ribeiro Preto estratgias de controle devero ser adotadas.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Teste rpido #11


1) Calcule o ndice THI para Piracicaba, com os dados mdios normais e interprete os resultados, levando-se em considerao a produo de leite. Dados disponveis no prximo slide. 2) Calcule o perodo de colheita do cafeeiro Mundo Novo em Piracicaba, sabendose que o florescimento em mdia se d entre 20 de agosto e 20 de setembro. 3) O NHF<7oC exigidos por uma variedade de pssego de 100h. Determine se essa variedade pode ser cultivada nas seguintes localidades do estado de So Paulo: So Roque (Tjul = 15,7oC); Franca (Tjul = 16,9oC); e Cunha (Tjul = 14,4oC). Apresente os clculos do NHF para cada uma das localidades. 4) Para as mesmas localidades acima (questo 3), determine o ciclo e o nmero de geraes da mosca das frutas no perodo de desenvolvimento dos frutos de pssego (de setembro a dezembro). Dados no prximo slide.

LCE 360 - Meteorologia Agrcola

Sentelhas/Angelocci

Dados das questes 1 e 4


Questo #1 Dados normais de Piracicaba
Ms J F M A M J J A S O N D Tmed (oC) 24,4 24,5 23,9 21,7 19,4 18,1 17,9 19,7 21,1 22,3 23,0 23,6 URmed (%) 77 78 77 74 76 75 70 64 65 70 70 75

Questo #4 Tmed mensal (oC)


Ms Set Out Nov Dez So Roque 18,4 19,5 20,8 21,7 Franca 20,7 21,5 21,5 21,7 Cunha 17,4 18,6 19,3 20,0

You might also like