You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Instituto de Geocincias e Cincias Exatas Campus de Rio Claro

Projeto de Pesquisa Bolsa de Iniciao Cientifica - CNPQ

ANLISE DA DINMICA DO USO DA TERRA E SUA INTERFERNCIA EM ENCHENTES NA REA URBANA DO MUNICPIO DE AMERICANA (SP)

Rodolfo Dias da Silva

Orientador: Prof. Dr. Fabiano Tomazini da Conceio

Rio Claro, abril de 2010

1. INTRODUO E JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Muito antes que os homens construssem as primeiras cidades, os rios inundavam suas margens durante a poca das chuvas. Enchentes naturais de grande proporo so inundaes que podem ocorrer uma vez a cada 20 ou 30 anos, sendo provocadas por chuvas muito raras e intensas. Porm, inundaes de menor intensidade so registradas anualmente, principalmente no vero, quando ocorrem as chuvas de fim de tarde com alta intensidade (precipitao elevada em pequeno intervalo de tempo). No diferente disto, a maioria das cidades brasileiras desenvolveu-se as margens de vrios rios e, com o passar do tempo, houve um crescimento de suas reas urbanas, ocasionando um acrscimo cada vez maior na rea impermeabilizada e de residncias prximas ao rio, contribuindo para aumentar o nmero de casos de enchentes. A crescente urbanizao no territrio brasileiro fez com que o pas se tornasse essencialmente urbano, desencadeando um processo de conurbao das cidades e aumentando o numero de regies metropolitanas, RMs. Infelizmente, o plano diretor urbano da maioria das cidades brasileiras no prev satisfatoriamente restries no que concerne ao loteamento de reas de risco de inundao (a sequencia de anos sem enchentes a razo suficiente para que os empresrios loteiem reas inadequadas). A lei atual prev a preservao de 30 metros alm das margens do rio para conservao da mata ciliar, desconsiderando o leito maior, sendo geralmente superior a esta distncia legal. Devido a impossibilidade de devoluo do leito natural dos rios necessrio que se tome medidas adequadas para o controle das enchentes, visando minimizao dos impactos populao. Muitas so obras civis (diques marginais, barragens de conteno e canalizao e aprofundamento do leito do rio), mas antes de aplic-las preciso um estudo prvio para que no agravem ainda mais os problemas da regio, gerando srios impactos nos diferentes ecossistemas existentes nestas reas.

2. OBJETIVOS Os objetivos gerais das atividades de pesquisa propostas neste projeto consistem em avaliar as condies de drenagem de uma rea densamente urbanizada localizada no municpio de Americana (SP), em trs series temporais diversas, 1977, 1996 e 2008 do Crrego do Parque, que hoje se encontra canalizado. Neste trabalho, sero avaliados os

efeitos desencadeados pela ocupao urbana nas condies naturais de enchentes nesta bacia urbanizada. Assim, as investigaes propostas neste plano pretendem somar reflexes e subsidiar aes que visem a elaborao de um Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDrU) para o Municpio de Americana, SP. Para atingir a este objetivo, temse como objetivo especfico: a) Caracterizao fisiogrfica da rea de estudo; b) Mapeamento do uso e ocupao da terra em diferentes cenrios, ou seja, nos anos de 1997 (antes da canalizao do Crrego do Parque), 1996 (ano em que o Crrego do Parque j se encontra canalizado) e 2008 (uso e ocupao do solo atual); c) Aplicar modelos hidrolgicos e verificar o comportamento das enchentes nesta bacia, visando delimitar algumas medidas corretivas contra enchentes na rea urbana do municpio de Rio Claro.

3. CARACTERIZAO DA REA DE ESTUDO A bacia hidrogrfica do Crrego do Parque localiza-se no municpio de Americana, setor centro-leste do territrio paulista (Figura 1). Neste trabalho, pretendese estudar os terrenos da alta e mdia bacia que se encontram submetidos intensa urbanizao, onde decorrem os problemas frequentes de enchentes. Assim, estudaremos os 13,61 km2 da bacia em sua forma alongada de sentido de direo oeste leste, sendo que sua largura varia de aproximadamente 50 m a 4 m e comprimento de 4,1 km, aproximadamente, at a foz de seu mdio curso.

Figura 1 Localizao da bacia do Crrego do Parque na rea urbana do municpio de Americana, estado de So Paulo.

O municpio de Americana possui 210 mil habitantes e localiza-se na regio centro-leste do Estado de So Paulo a 126 km da capital do estado. Pertence a sub-bacia do Rio Piracicaba. Faz parte da regio metropolitana de Campinas, sendo a terceira cidade mais habitada da regio metropolitana, perdendo apenas para Campinas e Sumar, de acordo com o IBGE (2007). Conforme Lima (1997), a cidade de Americana esta localizada geologicamente na borda da Bacia Sedimentar do Paran, localizando-se dentro da Depresso Perifrica do Estado de So Paulo. No municpio ocorre predominncia de rochas do subgrupo Itarar (Permiano Carbonfero), Depsitos Cenozicos (Jurssico- Cretceo) e diabsios, relacionados Formao Serra Geral. A regio apresenta topografia suave, predominando colinas amplas e mdias, separadas por vales jovens sem plancies aluviais importantes. O relevo tambm composto, em menor proporo, por plancies fluviais, que so desenvolvidas ao longo dos canais de drenagem mais significativos. So caracterizadas por apresentar pouca variao topogrfica, condicionada a processos acumulativos e associando-se a agentes transportadores de materiais dendrticos (LIMA, 1997).

4. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS 4.1 - Caracterizao fisiogrfica Caracterizao e espacializao da fisiografia da paisagem e de acordo com as informaes resultantes, confeco cartas temticas e sintticas em meio digital, atravs de aerofotogramas e documentos cartogrficos obtidos junto a prefeitura municipal de Americana, alm de controle em campo. As cartas temticas sero produzidas atravs de digitalizao com posterior edio utilizando os softwares Auto-Cad Map. Reambulao de dados e tomada de coordenadas geogrficas atravs de GPS (Global Positioning System). Produo das seguintes cartas bsicas: limites de bacia (j realizada), subbacias e municipais, hidrografia (parcialmente realizada), vias de acesso, topografia, declividade e geologia.

4.2 - Mapeamento do uso da terra em diferentes cenrios Elaborao de mapas de uso da terra, de diferentes cenrios temporais, para anlise da evoluo das modificaes ocorridas na bacia do Crrego do Parque, quanto a intervenes antropognicas na rede de drenagem fluvial e na vegetao original. O uso da terra ser mapeado atravs de fotografias areas do ano de 1977, 1996 e 2008, na escala 1:10.000, acompanhado de trabalhos de campo para reambulao e obteno de novos dados. Em relao s classes de uso da terra a serem cartografadas, utilizar-se- a descrio do Soil Conservation Service (1975), como indicada na Tabela 1. Estes mapas mais a identificao de dados do grupo hidrolgico dos tipo de solo encontrados na bacia do Crrego do Parque, permitir obter o parmetro CN, que ser utilizado na modelagem hidrolgica para verificao das enchentes (Tucci, 1998), como descrito mais adiante. Os dados pedolgicos necessrios para a obteno do grupo hidrolgico de um tipo de solo sero obtidos atravs da anlise granulomtrica de amostras deformadas, as quais sero coletadas de acordo com a existncia de terrenos no ocupados, que permitam a tradagem. A anlise granulomtrica ser realizada no Laboratrio de Formaes Superficiais do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento da UNESP de Rio Claro, atravs da tcnica desenvolvida pelo IAC, descrita por Camargo et. al. (1986), cujo princpio refere-se desagregao mecnica da amostra, disperso e avaliao da proporo relativa das partculas primrias por sedimentao em meio aquoso.
Tab. 1 - Valores dos parmetros CN para diferentes tipos de ocupao urbana (SCS, 1975).

Descrio do uso do solo A reas residenciais Tamanho mdio do lote rea impermevel % <500 m2 65 2 1000 m 38 1500 m2 30 Estacionamentos, parques, telhados, viadutos, etc. Ruas e estradas - Pavimentadas, com guias e drenagem - Paraleleppedos - Terra reas comerciais (85% de impermeabilizao) Distritos industriais (72% impermevel) Espaos abertos: - Matos ou gramas cobrem mais de 75% da rea - Matos cobrem 50 a 70% da rea

Tipo de solo B C

77 61 57 98 98 76 72 89 81 39 49

85 75 72 98 98 85 82 92 88 61 69

90 83 81 98 98 89 87 94 91 74 79

92 87 86 98 98 91 89 95 93 80 77

Tab. 2. Descrio dos grupos hidrolgicos de solos proposta pelo SCS (2004). Grup o A Descrio Solos arenosos com baixo teor de argila total, inferior a 8%, no h rocha nem camadas argilosas e nem mesmo ensificadas at a profundidade de 1,5 m. O teor de hmus muito baixo, no atingindo 1%. Solos arenosos menos profundos que os do Grupo A e com menor teor de argila total, porm ainda inferior a 15%. No caso de terras roxas este limite pode subir a 20% graas maior porosidade. Os dois teores de hmus podem subir, respectivamente, a 1,2 e 1,5%. No pode haver pedras e nem camadas argilosas at 1,5 m, mas quase sempre presente camada mais densificada que a camada superficial. Solos barrentos com teor total de argila de 20 a 30% mas sem camadas argilosas impermeveis ou contendo pedras at profundidades de 1,2 m. No caso de terras roxas, estes dois limites mximos podem ser 40% e 1,5 m. Nota-se a cerca de 60 cm de profundidade camada mais densificada que no Grupo B, mas ainda longe das condies de impermeabilidade. Solos argilosos (30 - 40% de argila total) e ainda com camada densificada a uns 50 cm de profundidade. Ou solos arenosos como B, mas com camada argilosa quase impermevel ou horizonte de seixos rolados. 6. CRONOGRAMA DE PESQUISA O desenvolvimento deste projeto consta das atividades descritas na Tabela 1, sendo elas executadas no perodo de dois anos conforme o cronograma apresentado. Os primeiros seis meses de projeto sero realizados sem a bolsa da FAPESP, caso ela venha a ser concedida.
Tab. 1 Cronograma de atividades a serem desenvolvidas.

ATIVIDADES Levantamento Bibliogrfico Caracterizao fisiogrfica da rea de estudo Mapeamento do uso e ocupao da terra em diferentes cenrios Aplicar modelos hidrolgicos Elaborao e entrega do Relatrio Final 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MESES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

ANDREOZZI, S. L. Planejamento e Gesto de Bacias Hidrogrficas: uma abordagem pelos caminhos da sustentabilidade sistmica: Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geocincias e Cincias Exatas: Rio Claro, 2005. BERTONI, J. C.; TUCCI, C. E. M. Precipitao. In: C. E. M. Tucci. Hidrologia. Porto Alegre: Ed. Universidade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001.
CANHOLI, A. P. Drenagem urbana e controle de enchentes. So Paulo: Oficina de Textos, 2005.

CAMARGO, O . A., et. al. Mtodos de anlise qumica, mineralgica e fsica de solos do Instituto Agronmico de Campinas. Boletim Tcnico, n. 106, Campinas, 1986. CONCEIO, F. T., BONOTTO, D. M. Weathering rates and anthropogenic influences in a sedimentary basin, So Paulo State, Brazil. Applied Geochemistry, 19(4):575-591, 2004. CONCEIO, F. T., BONOTTO, D. M. Use of U-isotopes disequilibrium to evaluate the weathering rates and fertilizer-derived uranium at So Paulo State, Brazil. Environmental Geology, 44(4):408-418, 2003. CHRISTOFOLETTI, A. Gemorfologia. So Paulo: Edgar Blucher, 1980. COTTAS, L.R. Estudos Geolgico-Geotcnicos Aplicados ao Planejamento Urbano de Rio Claro. Tese (Doutorado em Geologia Geral e de Aplicao) Instituto de Geocincias, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1983. KARMANN, I. Ciclo da gua, gua subterrnea e sua ao geolgica. In: TEIXEIRA,W; TOLEDO, M.C.M., FAIRCHILD, T.R. e TAIOLI,F. (org.). Decifrando a Terra. So Paulo: USP e Oficina de Textos, 2002. LANNA, A. E. Regularizao de vazes em reservatrios. In: TUCCI, C. E. M. (org.) Hidrologia: Cincia e aplicao; 4 ed. Porto Alegre: ed. UFRGS/ ABRH, 2009. MORUZZI, R. B. et al. Contribuio metodolgica para a caracterizao de reas potenciais de inundao em uma bacia hidrogrfica urbanizada, com o suporte de tcnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento: apresentao de dois cenrios em um mdulo piloto. In: XVII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos. Anais...So Paulo, 2007. MORUZZI, R.B. & LUPINACCI, C.M da C. Reservoir analysis for storm runoff control in urban watershed: na initial study approach In: DINCON'09 - 8th Brazilian Conference on Dynamics, Control and Applications ProceedingsUniversidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Unesp, in Bauru city, on the period of May 18 to 22, 2009. MORUZZI, R. B.; LUPINACCI, C. M. C.; OLIVEIRA, J. N.; PINTO, S. A. F.; ROSSETTI, L. A. F. G. Avaliao do efeito combinado de reservatrios e de interveno na calha fluvial para atenuao de cheias: o caso da bacia hidrogrfica

do Crrego do Servido Rio Claro (SP). Anais XVII Simpsio brasileiro de Recursos Hdricos, Campo Grande MS, 2009. MORUZZI, R. B.; LUPINACCI, C. M. C.; CONCEIO, F. T.; PEREIRA, L. H. Efeito da ocupao urbana e de obras de drenagem sobre o hidrograma de uma bacia urbanizada: o caso da bacia do Crrego da Servido em Rio Claro, SP. Revista de Engenharia e Tecnologia, 2009, 1(1):1-12. OLIVEIRA, H.B. de, PRADO, H. Levantamento Pedolgico Semidetalhado do Estado de So Paulo: Quadrcula de So Carlos. II Memorial Descritivo. Instituto Agronmico de Campinas, 1984 PORTO, R. L. et al. Drenagem Urbana. In: TUCCI, C. E. M. (org.) Hidrologia: Cincia e aplicao; 4 ed. Porto Alegre: ed. UFRGS/ ABRH, 2009. SCHWAB, G.O.; A.K. FREVERT; T.W. EDMINSTER, K.K. & BARNES, W. Soil and Water Conservation Engineering. New York: John-Wiley & Sons, 1966. SCS - Soil Conservation Service. National Engineering Handbook, Chapter 10. Estimation of Direct Runoff from Storm Rainfall U.S. Department of Agriculture, Washington, DC. July, 2004. SILVEIRA, A. L. L. Ciclo hidrolgico e bacia hidrogrfica. In: TUCCI, C. E. M. (org.) Hidrologia: Cincia e aplicao; 4 ed. Porto Alegre: ed. UFRGS/ ABRH, 2009. TUCCI, C. E. M.; ZAMANILLO, E. A. & PASINATO H. D. Sistema de Simulao Precipitao Vazo IPHS1. IPH-UFRGS. Porto Alegre, 1989. TUCCI, C. E. M. Aspectos Institucionais do Controle das Inundaes Urbanas. In: Avaliao e controle da Drenagem Urbana. Volume 2. Porto Alegre: Ed. ABRH, 2001. TUCCI, C. E. M., MENDES, C. A. Avaliao Ambiental Integrada de Bacia Hidrogrfica/ Ministrio do Meio Ambiente. Braslia: MMA, 2006. TUCCI, C. E. M. Hidrologia: Cincia e aplicao; 4 ed. Porto Alegre: ed. UFRGS/ ABRH, 2009. VIEGAS FILHO, J., LANNA, A. E. L. ; MACHADO, A. A. . A Modelagem Orientada a Objetos Aplicada a Sistemas de Apoio Deciso em Recursos Hdricos. In: XII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos, 1999, Belo Horizonte. XII Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos Anais...CD e Livro de Resumos. Belo Horizonte : Associao Brasileira de Recursos Hdricos, 1999.

You might also like