You are on page 1of 7

16/3/2010

Um corpo de massa m, quando nas proximidades da Terra, atrado devido regio de perturbao que a Terra cria ao redor de si, denominada campo gravitacional.

Assim como a Terra, as cargas eltricas tambm criam ao seu redor uma regio de perturbao eletrosttica, denominada campo eltrico.

Dada uma carga eltrica Q fixa, nota-se, quando dela se aproxima uma carga de prova q, o surgimento de uma fora de interao eltrica. Essa fora ocorre, porque q est na regio de campo eltrico criado pela carga eltrica fixa e puntiforme Q.

O campo eltrico criado por uma carga eltrica puntiforme e fixa a fora eltrica por unidade de carga de prova.
Q - carga que origina o campo eltrico; q - carga de prova (serve para testar o campo eltrico).

Para se determinar o vetor campo eltrico (E):


Intensidade:

Direo: mesma de F (reta que une as cargas) Sentido: se q > O, o mesmo da fora (F); se q < O, contrrio ao da fora(F).

16/3/2010

Unidades (SI)

possvel determinar o campo eltrico num ponto do espao, mesmo sem conhecer ou existir a carga de prova q.

Outra unidade para o campo eltrico no SI o volt por metro (V/m).

Para se determinar o campo eltrico em funo da carga que o origina: Intensidade:

Direo: da reta que une a carga ao ponto onde se quer calcular o campo.

Sentido: se Q > O, o campo de afastamento da carga (veja o quadro de fora e campo);

O campo eltrico no depende da carga de prova q. O campo eltrico depende da carga que origina Q, da distncia d do meio K. A relao pode ser aplicada em qualquer regio de campo eltrico.

se Q < O, o campo eltrico de aproximao da carga (veja o quadro de fora e campo).

16/3/2010

A relao s pode ser aplicada para carga eltrica fixa e puntiforme. Para que haja campo eltrico, necessria a presena de uma nica carga eltrica, fixa, independentemente de existir ou no carga eltrica de prova.

Vimos at agora que o campo eltrico uma regio de perturbao eletrosttica, criada por uma carga eltrica Q, puntiforme e fixa. Numa distribuio de cargas eltricas, o campo eltrico resultante num ponto ser a soma vetorial dos campos individualmente criados pelas cargas do sistema nesse referido ponto.

Dado o sistema de cargas eltricas:

Para duas cargas eltricas temos:

O campo eltrico resultante ser:

Para calcular o campo eltrico resultante, valem todos os casos particulares estudados para adio de vetores:

As linhas de fora so linhas imaginrias que construmos ao redor de uma carga eltrica ou de uma distribuio de cargas, e servem para mostrar o comportamento do campo eltrico numa certa regio do espao.

16/3/2010

A intensidade do campo eltrico proporcional densidade de linhas, ou seja, quanto mais prximas as linhas se encontram, mais intenso o campo. A direo do campo eltrico tangente s linhas de fora e o seu sentido o mesmo das linhas.

As linhas de fora no se cruzam em nenhum ponto. Quanto maior o nmero de linhas que chegam a uma carga eltrica ou dela saem, tanto maior ser o mdulo dessa carga.
E1 > E2 , porque a densidade de linhas em P1 maior do que em P2.

Numa determinada regio do espao encontram-se duas cargas eltricas, Q e q. Sejam: Q - carga eltrica puntiforme e fixa; q - carga eltrica de prova, abandonada na regio de campo eltrico da carga Q.
A carga eltrica q, por estar numa regio de campo eltrico, recebe a ao de uma fora eltrica.

16/3/2010

A carga q s consegue realiza esse movimento devido energia potencial eltrica que possui armazenada na regio de campo eltrico criado pela carga Q. Essa energia e dada por:

O potencial eltrico uma grandeza escalar que mede a energia potencial eltrica existente num sistema, por unidade de carga de prova.

O potencial eltrico de referncia o potencial da Terra convencionado como sendo zero:

A diferena de potencial (ddp) entre dois pontos, A e B, de potenciais eltricos, respectivamente, VA e VB , dada por:

Numa distribuio de cargas eltricas, o potencial dado pela soma dos potenciais de cada carga.

16/3/2010

As linhas de fora criadas por cargas eltricas puntiformes e isoladas uma das outras so radiais; de afastamento (se forem cargas positivas) e aproximao (para cargas negativas).

Agora, as linhas de fora determinam um campo eltrico uniforme quando elas forem paralelas e igualmente espaadas.

Obtm-se um campo eltrico uniforme entre duas placas planas, paralelas e carregadas com cargas eltricas de mesmo mdulo, porm de sinais contrrios. As linhas de fora, nesta regio, so todas paralelas e igualmente espaados.

Vamos considerar apenas a fora eltrica atuando na carga.

A carga q recebe a ao de uma fora eltrica na mesma direo e no mesmo sentido das linhas de fora. O movimento de carga ser:

(Vo = O) - a partcula inicia um movimento uniformemente acelerado a favor das linhas de fora. (Vo O) - e no mesmo sentido das linhas - a partcula descreve um movimento uniformemente acelerado. (Vo O) - e no sentido contrrio ao das linhas - a partcula descreve um movimento uniformemente retardado.

A carga q recebe a ao de uma fora eltrica na mesma direo e em sentido contrrio ao das linhas de fora. O movimento da carga ser:

16/3/2010

(Vo = O) - a partcula inicia um movimento uniformemente acelerado no sentido contrrio ao das linhas de fora. (Vo O) - e no mesmo sentido das linhas - a partcula descreve um movimento uniformemente retardado. (Vo O) - e no sentido contrrio ao das linhas - a partcula descreve um movimento uniformemente acelerado.

Se o lanamento for perpendicular s linhas de fora, temos:

A trajetria descrita pela carga eltrica parablica

You might also like