You are on page 1of 2

Desenvolvimento do setor industrial de Sorocaba.

Aps o encerramento das feiras de muares em 1897, Sorocaba passa a investir pela primeira vez na produo de tecidos que eram transportados pelas linhas da EFS. Atravs de uma produo de algodo herbceo na regio o empresariado local pode investir nas industrias txteis sem se preocupar com o fornecimento de matria prima. durante o inicio do sculo XX, que Alfredo Maia intitula a cidade como Manchester Paulista, poca em que a cidade contava com indstrias txteis de grande porte. Sorocaba mostrou um salto qualitativo na sua produo econmica desde ento. Durante o sculo XX uma cidade onde se encontra quantidade considervel de trabalhadores nacionais e imigrantes alem de figuras excludas que auxiliaram no desenvolvimento das atividades econmicas realizadas em diferentes reas. A paisagem urbana era composta por construes fabris, edifcios de tijolos a vista, telhados ingleses e altas chamins. O tempo da cidade era regido pelas industrias e suas sirenes. Se, na idade mdia, o tempo era ritmado pelos sinos das igrejas, em Sorocaba,a populao urbana de grande parte do sculo XX se acostumou a medir o tempo com a ajuda de sirenes nas fabricas. Industrias txteis fonte para sobrevivncia de inmeras famlias. Porm, o setor econmico industrial de Sorocaba, no conseguiu acompanhar por muito tempo o ritmo de crescimento das regies concorrentes e foi no final do sculo XX, que o parque industrial txtil foi perdendo mercados dentro e fora do pas, devido a concorrncia, falta de recursos e investimentos em novas tcnicas de produo. Meios de comunicao deixam de transmitir a idia de Manchester Paulista. Com o final da industria txtil, Sorocaba passa a implantar outros novos ramos industriais como autopeas, siderurgia, fios e cabos. Atualmente, Sorocaba representa um centro comercial em evoluo. Ao lado de seu parque industrial bastante diversificado, representa uma cidade em que h grande circulao de riquezas, sendo hoje a quarta cidade em crescimento de arrecadao do Estado de So Paulo.

Texto complementar 2
As primeiras sementes de algodo foram plantadas na cidade em 1856. Luiz Matheus Maylasky, o maior comprador de algodo da zona, em 1868, resolveu fundar uma fabrica de tecidos em Sorocaba. Esse crescimento industrial iniciou-se principalmente aps o termino da guerra, quando os americanos propiciaram novamente as plantaes de algodo em quantidade significativa para exportao, fazendo a matria prima brasileira menos procurada. Com menor exportao e os preos aviltados, os sorocabanos enriquecidos

comearam a pensar no aproveitamento local do algodo e ento Manoel Jos da Fonseca inaugurou a fabrica de tecidos nossa senhora da ponte em 1882. Graas a acumulao de capital proporcionada pelas feiras de Muares, surgem as primeiras fabricas de algodo e seda.

Sujeitos histricos envolvidos


Operariados urbanos locais e vindos de outras regies a procura de emprego na emergente Manchester paulista. Com o objetivo de sustentar suas famlias, dispunham farta mo de obra para o setor txtil que desenvolveu-se as custas dessas classes. Por outro lado, encontram-se os burgueses enriquecidos sorocabanos que investiam seus capitais no novo setor txtil que prometia arrecadar muitos lucros e benefcios.

Mudanas na cidade
A questo do tempo controlado pelas sirenes Organizao do espao (vilas operarias, localizadas no centro da cidade prximas as fabricas e vilas burguesas, localizadas na periferia, longe das industrias) Forte presena de chamins

Desequilbrios ambientais e solues


Com a ascenso de um plo industrial, as conseqncias nem sempre so boas, embora tenha sido disseminada pelos meios de comunicao. Com a instalao de indstrias, a liberao de gases poluentes a atmosfera, aumentaram significativamente, provocando desequilbrios ambientais que nos afetam direta e indiretamente. As possveis solues seriam adotar mtodos de filtrao de matrias poluentes no interior das chamins.

You might also like