You are on page 1of 22

Manual SPED Fiscal

MANUAL SPED FISCAL

Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifcio Mirage 1 Andar Sala 5 e 6 Centro Concrdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600 suporte@digisat.com.br www.digisat.com.br
1

Manual SPED Fiscal

MANUAL SPED FISCAL


APRESENTAO Este manual foi desenvolvido para auxiliar os usurios dos Sistemas Digisat Gerao 4 para gerao do arquivo do SPED Fiscal e conseqente validao.

COMO PROCEDER Para gerar o Sped Fiscal dever abrir a pasta onde o sistema DigiSat G4 est instalado. Executar o programa GerSpedFiscal.exe

Ser aberta tela para gerao.

Manual SPED Fiscal

Finalidade: Remessa do arquivo Original para lanamento do primeiro arquivo. Remessa do arquivo substituto para lanamento do arquivo rejeitado. Perfil de apresentao de arquivo: Regra Geral, o perfil A determina a apresentao dos registros mais detalhados. O perfil B trata as informaes de forma sinttica (totalizaes por perodo: por exemplo, dirio e mensal). O perfil C, embora existente no leiaute, ser implementado futuramente. Tipo de Atividade: Industrial ou equiparados a industrial Outros (todos os tipos de comrcio que no sejam indstria) Blocos: Bloco 0 - Abertura, Identificao e Referncias Bloco C - Documentos Fiscais I Mercadorias (ICMS/IPI) Bloco D - Documentos Fiscais II Servios (ICMS) Bloco E - Apurao do ICMS e do IPI Bloco G* - Controle do Crdito de ICMS do Ativo Permanente CIAP modelos C e D (*no implementado) Bloco H - Inventrio Fsico indicar data do inventrio ao do bloco. Bloco I - Outras Informaes Bloco 9 - Controle e Encerramento do Arquivo Digital Data Inventrio Indicar a data padro do inventrio a ser gerado no bloco H. C176 - Deve ser informado quando da emisso de documento fiscal que gera direito a ressarcimento de ICMS em operaes com produtos submetidos substituio tributria na operao anterior. Somente usado em alguns estados brasileiros verifique com o contador. CONTABILISTA: Neste local deve-se adicionar informaes do contabilista responsvel pela escriturao fiscal do estabelecimento, mesmo se ele seja funcionrio da empresa ou prestador de servio.

Validador: o sistema validador do SPED. L o arquivo em busca de erros e enviar o arquivo. O validador Sped Fiscal pode ser encontrado no link: http://www1.receita.fazenda.gov.br/spedfiscal/download.htm Aps poder gerar o arquivo. O sistema solicitar o local onde gravar o arquivo gerado.
3

Manual SPED Fiscal

Ser gerado um arquivo txt que possuir todas as informaes indicadas no gerador.

Aps gerado, o arquivo txt dever ser validado pelo programa Validador SPED

VALIDADOR SPED FISCAL Na primeira vez que validar o arquivo clique no boto de Importar Escriturao Fiscal E indique a localizao do arquivo txt gerado

Manual SPED Fiscal

Aguarde o validador criar o banco de dados

Aps a importao e atualizao o validador retornara ao operador indicando se o arquivo txt est completo ou no (estrutura vlida).

Ao selecionar Sim o validador verificar atualizaes.

Atualize as tabelas do validador (requer internet) normalmente faz apenas uma vez a cada uso do validador.

Caso hajam erros de dados o validador especificar com a mensagem abaixo.

Manual SPED Fiscal

Marque a opo Erros e mande Exibir

Sero apresentados os registros inadequados. Para corrigir dever seguir as orientaes constantes neste documento a partir da pgina 7. Quando os registros estiverem completos o validador indicar a mensagem abaixo.

Manual SPED Fiscal

CORREO REGISTROS NO SPED FISCAL


ORIENTAES GERAIS .................................................................................................................................................. 7 GERAR ARQUIVO VIA VALIDADOR ........................................................................................................................... 7 Registros H010 .................................................................................................................................................................... 9 Registros 0100 ..................................................................................................................................................................... 9 Registros 0150 ................................................................................................................................................................... 10 Registros C100 .................................................................................................................................................................. 11 Registros E110 ................................................................................................................................................................... 12 Registros E116 ................................................................................................................................................................... 13 Registros E200 ................................................................................................................................................................... 14 Registros C170 .................................................................................................................................................................. 16 Registros C190 .................................................................................................................................................................. 17 Registros C420 .................................................................................................................................................................. 18 Registros C405 .................................................................................................................................................................. 19 Registros C460 .................................................................................................................................................................. 21 Registros C470 .................................................................................................................................................................. 22

ORIENTAES GERAIS
1. A maioria das correes pode ser feitas diretamente pelo validador SPED. Para isso basta clicar sobre o link do erro indicado no validador e ajustar o valor especificado. 2. Caso haja necessidade de correo de dados na base use um editor de bases, como o IBExpert ou SQL Manager e aplique a correo atravs de comando SQL. 3. No validador SPED, a informao No se aplica indica que o validador no encontrou a informao. Esta informao deve ser lanada no registro indicado manualmente diretamente no validador ou na base de dados do sistema. Se ajustado na base de dados dever gerar novamente o arquivo do Sped.

GERAR ARQUIVO VIA VALIDADOR


O arquivo original deve ser gerado pelo sistema Digisat. Porm, aps a correo dos dados via validador no pode-se gerar novo arquivo para enviar Receita. Para gerar use o validador. Feche o arquivo validado no boto especificado abaixo:

Em seguida clique no boto indicado abaixo para gerar o novo arquivo.

Manual SPED Fiscal

Indique o contribuinte a gerar e clique em OK.

Aps basta indicar o nome do arquivo e enviar Receita.

Manual SPED Fiscal

Registros H010
Este erro indica que os cdigos contbeis de inventrio, compra e venda no esto referenciados no sistema. Para ajustar deve acessar o sistema nas opes e indicar os cdigos corretos (veja com contador). Gerar novamente o Sped Fiscal.

Registros 0100
Estes erros so referentes aos dados da contabilidade indicadas no registro

Para corrigir necessrio acessar o GerSpedFiscal.exe Clicar no boto Contabilista Preencher os dados corretamente Gerar novamente o Sped Fiscal.

Manual SPED Fiscal

Registros 0150
Registro utilizado para informaes cadastrais das pessoas fsicas ou jurdicas envolvidas nas transaes comerciais com o estabelecimento, no perodo. Para corrigir clique no link do erro.

Deixe preenchido apenas o CNPJ ou o CPF. Salve e valide novamente.

10

Manual SPED Fiscal

Registros C100
Este registro deve ser gerado para cada documento fiscal. Para cada registro C100, obrigatoriamente deve ser apresentado, pelo menos, um registro C170 e um registro C190. Para corrigir clique no link do erro.

Ajuste o valor da base de clculo e salve.

11

Manual SPED Fiscal

Registros E110
Este erro indica que os valores totalizados em um dos registros ou CFOP usados nas movimentaes no foram retornados corretamente. Para corrigir anote o valor calculado pelo validador e clique no link do erro.

Preencha os campos que o sistema validador indicar. Aps preencher o primeiro campo tecle TAB e o validador mostrar quais os campos pendentes (indicados por um E). Preencha-os com o mesmo valor e salve.

Aps valide novamente o SPED.

12

Manual SPED Fiscal

Registros E116
O registro E116 derivado do E110 (registro filho). Nos casos em que h a mensagem indicada abaixo necessrio corrigir o valor referenciado no E116. Clique no link do erro.

Na prxima tela acesse a guia Obrigaes do ICMS a recolher Clique no bota + para cadastrar o registro

Preencha os campos obrigatrios e salve. O campo Valor do ICMS a Recolher o valor pendente indicado no erro do registro E110 (neste exemplo 25,50)

13

Manual SPED Fiscal

Registros E200
Este registro tem por objetivo informar o(s) perodo(s) de apurao do ICMS Substituio Tributria para cada UF onde o emitente teve movimentao. Para corrigir atente ao estado (UF) indicado no erro. Aps clique no link do erro.

Na tela que se abre clique no boto +.

Preencha os campos de acordo com a UF indicada no erro, data inicial e final da apurao que est sendo executada. Em seguida salve.

14

Manual SPED Fiscal

Registros C190
Este registro indica o ICMS dos produtos vendidos. Correo no Validador Outra alternativa corrigir diretamente no validador SPED. Para isso acesse o link do erro.

Na tela que se abre indique a base de clculo de ICMS = 0 quando o CST for 040, 060, 061. Salve e feche.

15

Manual SPED Fiscal

Registros C170
Registro obrigatrio para discriminar os itens da nota fiscal. Na falta de alguma informao indicado o erro neste registro. Para corrigir clique no link do erro.

Ser aberta tela para correo. Verifique se os campos esto devidamente preenchidos e se o CTA (Cdigo contbil analtico) est correto. Caso necessrio corrija o CTA e salve.

16

Manual SPED Fiscal

Registros C190
Este registro tem por objetivo representar a escriturao dos documentos fiscais totalizados por CST, CFOP e Alquota de ICMS. Para corrigir clique no link do erro.

Na tela que abre corrija a alquota de ICMS, Base de ICMs e Valor do ICMS quando o CST for 040. 060 ou 061. Salve e valide novamente.

17

Manual SPED Fiscal

Registros C420
Indica que os registros de totalizao no foram encontrados nos dados da ECF. Clique no link do erro

O validador indicar qual a data faltante Aps selecione a guia Totalizador Parcial e em seguida no boto +

Preencha os dados obrigatrios

Importante: Para saber quais os valores indicar no valor acumulado e o cdigo do totalizador abra a guia Registro Analtico. O cdigo do totalizador a tributao usada no perodo. Exemplo: Se for 0% o cdigo ser T0000, se for 17 ser T0017. Salve e Valide novamente.

18

Manual SPED Fiscal

Registros C405
Valores acumulados da Reduo Z no totalizados adequadamente. Tem como motivos a gerao da Reduo Z automtica pela ECF, sem interveno do sistema, ou a gerao de uma ou mais tributaes iguais no sistema Comercial. Para corrigir no validador abra o erro no link

Na tela que se abre remova a linha de tributao duplicada veja valores. Salve e valide novamente.

1 Clculo inadequado Para corrigir anote o valor indicado no campo Valor Calculado Em seguida selecione o link do erro.

Na tela que se abre corrija o valor. Salve e valide novamente.

19

Manual SPED Fiscal

20

Manual SPED Fiscal

Registros C460
Os dados do registro C460 referenciam-se aos documentos de venda realizados pelo estabelecimento. Para corrigir clique no link do erro.

Na tela que aberta corrija os dados solicitados e salve.

21

Manual SPED Fiscal

Registros C470
O registro C470 informa basicamente a combinao de ICMS e CST. Normalmente o erro ocorre quando h divergncia entre o CTS e a tributao de ICMS. Correo no Validador Outra alternativa corrigir diretamente no validador SPED. Para isso acesse o link do erro.

Na tela que se abre verifique o CST do item. Se estiver 040, 041, 060 coloque 0 (sem aspas) no campo Carga tributria ICMS (%) Salve e feche.

22

You might also like