You are on page 1of 2

A obrigao natural um tertium genus, entidade intermediria entre o mero dever de conscincia e a obrigao juridicamente exigvel, a meio caminho

o entre a moral e o direito. mais que um dever moral e menos do que uma obrigao civil, soluti retentio. Ao contrrio da obrigao civil, a obrigao natural no produz todos os efeitos de Direito. Alguns autores chamam a obrigao natural de obrigao degenerada ou imperfeita. A obrigao natural no pode ser exigida pelo credor, se existir no pode ser judicialmente cobrada, j a obrigao natural descumprida no decorre responsabilidade. Numa obrigao civil (p. ex. uma dvida em dinheiro) o descumprimento por parte do devedor faz nascer para o credor a pretenso e, para o devedor, a responsabilidade patrimonial j em uma obrigao natural no surge a pretenso. O pagamento de obrigao natural vlido e eficaz e permite ao credor reter aquilo que recebeu, sem a possibilidade ao pagador arrependido de pleitear a repetitio indebiti. A ao e desprovida No se pode repetir o que se pagou para solver dvida prescrita, ou cumprir obrigao judicialmente inexigvel (Art. 882, CC). Na Execuo parcial de obrigao natural a amortizao parcial da obrigao natural no autoriza o credor a reclamar o pagamento do restante, a obrigao natural no se converte em obrigao civil por essa solvncia incompleta O artigo 564, inciso III, do Cdigo Civil, ao tratar da doao, diz que no serevogam por ingratido as doaes que se fizerem em cumprimento de obrigao natural. O artigo 814 do Cdigo Civil, quando trata do jogo de aposta determina:" No obriga a pagamento; mas no se pode recobrar a quantia que voluntariamente se pagou, salvo sefoi ganha por dolo, ou se o perdente menor, ou interdito. Aqui a obrigao natural tem o carter de sano J quanto a emprestimo para que outrem jogue, onde No se pode exigir reembolso do que se emprestou para jogo ou aposta, no ato de apostar ou jogar (Art. 815, CC). So legais no entanto os jogos regulamentados pela lei, como o turfe e as loterias, e aqueles oferecidos ou prometidos ao vencedor de competio esportiva, intelectual ou artstica, submetidos os interessados s prescries legais e regulamentares. O donatrio deve ser grato ao doador, ento se Paulo doa um apartamento a Marcia, Marcia lhe deve gratido pelo resto da vida, no podendo agredi-lo ou ofendlo sob pena de perder a doao (Art. 557 CC). Mas se por trs dessa doao existe uma obrigao natural, tal doao no se revoga por ingratido (Art. 564, III; CC)

Consideraes Finais: A obrigao natural no se cumpre por bondade ou liberalidade ou doao, mas por um dever moral. Alguns exemplos de obrigao natural so: obrigao de dar gorjeta, obrigao de pagar uma dvida prescrita e obrigao de pagar dvidas de jogo. Indica todo aquele complexo de normas existentes na sociedade e que a governam, criadas, porm, no pelo estado nem por ele reconhecidas, seno pela moral, pela honra, pelos costumes e convivncias sociais. ( Serpa Lopes)

You might also like