You are on page 1of 5

VI Seminrio de Pesquisas em Engenharia Mecnica

www.uff.br/petmec

01 de Junho de 2012

ENGENHARIA MECNICA NA INDSTRIA DA AVIAO


Lucas Oliveira de Almeida
Engenharia Mecnica Email: almeida.lucas89@gmail.com

Nome do Orientador
Departamento do Orientador Email: orientador@email.br

Eric Martins Menezes


Engenharia Mecnica Email: ericmartins@id.uff.br

Nome do Orientador
Departamento do Orientador Email: orientador@email.br

Danilo Chaves Rangel


Fsica Email: cbx440@gmail.com

Nome do Orientador
Departamento do Orientador Email: orientador@email.br

Guilherme de Oliveira Dias


Engenharia Mecnica Email: guilhermeod@id.uff.br

Nome do Orientador
Departamento do Orientador Email: orientador@email.br

Resumo: mostrado neste trabalho o desenvolvimento e a importncia da aviao para o Brasil e o mundo. Seu surgimento e aperfeioamento at os dias de hoje, assim como a funo que o Engenheiro Mecnico tem na manuteno e formao das aeronaves. Foi comentado tambm sobre a Agncia Nacional de

Aviao Civil (ANAC), importante responsvel pela aviao no Brasil.

agncia

Palavras chave: aviao, Engenheiro Mecnico, ANAC.

1. Introduo
Pode-se localizar o incio da aviao nas experincias de alguns pioneiros que, desde os ltimos anos do sculo XIX, tentaram o voo de aparelhos ento denominados mais pesados do que o ar, para diferenci-los dos bales, cheios de gases, mais leves do que o ar. Ao contrrio dos bales, que se sustentavam na atmosfera por causa da menor densidade do gs em seu interior, os avies

precisavam de um meio mecnico de sustentao para que se elevassem por seus prprios recursos. O brasileiro Santos Dumont foi o primeiro aeronauta que demonstrou a viabilidade do voo de aparelhos mais pesados do que o ar. O seu voo no "14-Bis" em Paris, em 23 de outubro de 1906, na presena de inmeras testemunhas, constituiu um marco na histria da aviao, embora a primazia do voo em avio seja disputada por vrios pases. A atividade area, vista como uma maravilha da poca, atraa multides em feiras. Com o objetivo de competies e desafios, espalhou-se pela Europa, fazendo esse mercado evoluir e se expandir principalmente pela Frana, Alemanha e Amrica do norte. A 1 Guerra mundial mudaria esse panorama festivo. A indstria aeronutica teve uma grande evoluo, marcando definitivamente a importncia do poder areo, transformando os aviadores nos mais celebrados e em heris de guerra. A evoluo ocorrida nestes poucos anos foi marcante. O final da guerra na Europa serviu para organizar os fundamentos da atividade area. A crise econmica do ps-guerra e a diminuio da demanda por aeronaves militares fizeram com que a aviao passasse a buscar novos desafios, abrindose para o mercado da aviao civil. Os primeiros voos comerciais foram realizados entre os Estados Unidos e Canad, em

1912. A turbina a jato estava em desenvolvimento na dcada de 1930, sendo que avies a jato militares j estavam operando na dcada de 1940. O primeiro jato comercial, o De Havilland Comet, foi introduzido em 1952, e o primeiro jato comercial de sucesso, o Boeing 707, ainda nos anos 50. O Boeing 707 iria desenvolver-se posteriormente no Boeing 737, a linha de avies de passageiros mais usada do mundo, no Boeing 727, outro avio de passageiros bastante usado, e no Boeing 747, o maior avio comercial do mundo at 2005, quando foi superado pelo Airbus A380[5]. Em todos esses anos foi notvel a evoluo dos profissionais ligados nessa rea. Com cada vez mais pases engajados na fabricao de avies cada vez mais velozes e principalmente mais econmico e confortvel, os engenheiros mecnicos, eltricos, eletrnicos, de controle e automao, materiais entre outros, tambm foram evoluindo atravs de pesquisas e experincias com essas aeronaves que, hodiernamente, indispensvel para o mundo globalizado como est. O presente trabalho tem como objetivo analisar e acompanhar todo esse processo de desenvolvimento da indstria de aviao ao longo desses anos, assim como mostrar a importncia dos engenheiros mecnicos para esse crescimento da indstria de aeronaves.

2. Desenvolvimento O mundo est necessitando cada vez mais de avies, tanto comerciais quanto executivos, militares entre outros. O Brasil no segue atrs. O pas nos ltimos anos teve um crescimento acima da mdia, principalmente pelo aumento do consumo interno proporcionalizado pelo crescimento da renda da populao, e est se tornando assim como a Rssia, ndia, China e frica do Sul em um pas de grande expresso internacional. Esse crescimento impulsionou a indstria area brasileira, representada pela Embraer, que ao longo dos ltimos 15 anos, aps sua privatizao[4], teve aumento expressivo em seus lucros e hoje a terceira maior fabricante de avies do mundo[1], ficando atrs apenas das gigantes Boeing e Airbus. Seguindo esse desenvolvimento, foi criado em 2005 a Agncia Nacional de Aviao Civil (ANAC). Essa nova Agncia substituiu o Departamento de Aviao Civil (DAC) como autoridade de aviao civil e regulador do transporte areo no pas. O DAC foi um departamento integrante da estrutura administrativa do Ministrio da Aeronutica at 1999. Como agncia reguladora independente, os seus atos administrativos visam a[2]:

Manter a continuidade na prestao de um servio pblico de mbito nacional; Zelar pelo interesse dos usurios; Cumprir a legislao pertinente ao sistema por ela regulado, considerados, em especial, o Cdigo Brasileiro de Aeronutica, a Lei das Concesses, a Lei Geral das Agencias Reguladoras e a Lei de Criao da ANAC.

Com todo esse crescimento mundial, a indstria area tambm vem crescendo para atender essa demanda. E a demanda por profissionais capacitados para a manuteno dessas aeronaves est aumentando a cada ano. A Engenharia

Mecnica e Aeronutica, principalmente, esto sendo procuradas por muitas pessoas que querem o ramo da engenharia. Dentro do ramo dos veculos areos, os engenheiros mecnicos so responsveis por desenvolver diversas peas e sistemas presentes nessas mquinas, assim como inspecionar e gerenciar a manuteno das mesmas. Como exemplos, podemos citar os trens de pouso, a ergonomia dos assentos, os motores e o sistema hidrulico que movimenta os flaps, ailerons e outras peas de manobra. Porm a viso do veculo como um todo pertinente ao profissional Engenheiro Aeronutico, pois este desenvolveu em sua formao os conhecimentos e competncias necessrios para fazer com que todas as partes do veculo, ao trabalharem em conjunto, desempenhem a tarefa para a qual ele foi destinado da forma mais eficiente e segura possvel. O curso de engenharia destina-se a formar profissionais que estudam matrias relacionadas a projetos de dispositivos mecnicos e elementos de mquinas, alm de disciplinas voltadas para administrao e gerenciamento de empresas. Existem vrios engenheiros que j possuem formao de tcnicos em manuteno de aeronaves e que exercem funes gerenciais na aviao. Contudo o Engenheiro Mecnico tem certas limitaes na carreira de manuteno de aeronaves[3], como:

manuteno aeronutica, cursos experincia mnima como mecnico;

No pode realizar atividades de inspeo de aeronaves sem possuir CHT de mecnico de manuteno aeronutica, cursos e experincia mnima para ser um inspetor designado; No pode assinar por grandes modificaes e grandes reparos que no tenham dados tcnicos previamente aprovados; Funes de responsvel tcnico limitadas. Seus locais de trabalho so[3]:

Empresas de manuteno; Empresas de transporte areo; Fabricantes de aeronaves e componentes; Empresas de assessoria; Projetos aeronuticos.

No pode assinar nenhum documento de

registro primrio de manuteno de aeronaves sem possuir CHT (Carteira de Habilitao Tcnica) de mecnico de

Mesmo assim, so muitas as pessoas que fazem o curso de Engenharia Mecnica e se aperfeioam na rea de aviao, seja fazendo uma especializao, um mestrado ou doutorado. Esta rea est muito promissora, e de suma importncia para o pas ter profissionais qualificados.

As figuras 1 a 4 ilustram profissionais trabalhando na manuteno de aeronaves.

Figura 1 Manuteno externa de uma turbina. Fonte:

www.heliways.com.br

Figura 4 Manuteno em turbina. Fonte: www.manutencaodeaeronaves.eng.br

REFERNCIAS
Figura 2 Manuteno em aeronave de pequeno porte. Fonte: www.manutencaodeaeronaves.eng.br

[1] http://www.automotivebusiness.com.br/ , 29
de maio de 2012, 7:00

[2] www.anac.gov.br , 27 de maio de 2012,


11:00

[3] www.manutencaodeaeronaves.eng.br , 27
de maio de 2012, 13:00

[4] www.revistapress.com.br , 25 de maio de


2012, 8:00

[5] www.wikipedia.org , 25 de maio de 2012,


8:00
Figura 3 Manuteno em monomotor. Fonte: www.manutencaodeaeronaves.eng.br

[6] www.heliways.com.br , 27 de maio de 2012,


10:00

You might also like