You are on page 1of 17

1

Introduo ao Estudo do Direito I

UNIDADE II A CINCIA DO DIREITO


O termo cincia
No h sentido nico: Linhas gerais de distino: Abstraes em que o sujeito cognoscente ultrapassa os fenmenos observveis, estabelecendo relaes / inferncias / razo de ser. X Simples assimilao dos objetos, sem preocupao de causa e significado das coisas. Extenso Natureza Caractersticas Critrios de diferenciao

PROBLEMA HIPTESE (resposta preliminar) PROCEDIMENTOS E TCNICAS CONCLUSO (Concluso = afirmao ou negao da hiptese // verdadeira at que seja refutada ou alterada) A definio do problema direciona o posicionamento do pesquisador. A opo pelo mtodo pode distorcer o resultado. Obs: TICA melhor forma de agir

Objeto da cincia jurdica (em ltima instncia) as relaes sociais

Conhecimento Cientfico x Conhecimento Vulgar


Conhecimento Cientfico Carter designativo ou descritivo, genrico, comprovao e sistematizao. Busca por enunciados verdadeiros Precariedade das certezas (histricas) Leis e hipteses Conhecimento Vulgar Assimilao do objeto sem busca pela causa/razo das prprias coisas.

Tem validade Pode virar pesquisa / conhecimento cientfico

Leis resumos e enunciados, com grau de certeza maior do que as hipteses. A partir de uma teoria posso desenvolver uma lei ou uma hiptese.

A dicotomia cincias naturais e cincias humanas


Objeto de estudo mtodos (princpios de avaliao) o Mtodos nos so tcnicas ou procedimentos. Cincias naturais: predomina o mtodo explicativo (relaes de causalidade).
o o Relaes de causa e efeito No pode ser feita abrindo mo de toda a subjetividade (valores).

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

Introduo ao Estudo do Direito I

Cincias humanas: marcadas pelo ato de compreender (valor).


o o o o

Cincia Social Situada historicamente Influncia dos valores Apesar de utilizar tcnicas pr-estabelecidas, as suas concepes (subjetividade) afetaro os resultados. O direito trabalha com a verdade mais aceitvel RAZOABILIDADE

O carter cientfico do Direito


A cincia jurdica como estudo das normas vigentes Postura prevalecente at o Sc. XX: o Direito ocupa-se da interpretao e sistematizao das normas jurdicas. Estudo do direito objetivo A cincia do Direito como estudo do fenmeno jurdico historicamente realizado Direito como cincia social aplicada: ser humano. Complexidade do fenmeno jurdico: experincia efetiva no tempo e espao. Direito uma cincia social/humana estuda as relaes sociais
Dica de livro: Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen

A Zettica e a Dogmtica Jurdica


Um mesmo fenmeno admite abordagens diferentes: PROBLEMA RESPOSTA Enfoque Zettico Destaca o aspecto PERGUNTA: as premissas podem ser questionadas. Preocupao com o verdadeiro especulao infinita: ser (que algo?).
A natureza da coisa / conceituao Natureza informativa Pode questionar o prprio ponto de partida

Enfoque Dogmtico Ressalta a dimenso RESPOSTA: preocupao com a ao dever-ser (como deve ser algo?) As respostas so atingidas dentro do quadro de dogmas estabelecidos admite premissas inatacveis (autoridade). Natureza diretiva.
O ponto de partida indiscutvel. Resposta dada pelo jurdico Ao como agir O limite da discusso o dogma. Ex.: Dogma norma jurdica Discusso a aplicabilidade de uma lei/norma

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

Introduo ao Estudo do Direito I

A Diferena entre Dogmtica Jurdica e Zettica Jurdica


A diferena entre dogmtica jurdica e zettica jurdica est na maneira de enfocar o direito enquanto objeto de estudo. uma diferena que diz respeito delimitao do objeto direito de anlise. Dogmtica tem sua origem na palavra grega dokein que significa doutrinar, ensinar. Na dogmtica jurdica temos um no questionamento das premissas contidas na abordagem do direito, na medida em que tais premissas so presentes no ordenamento jurdico, mais precisamente na lei. Dessa forma, tomando tais premissas como inquestionveis, temos um enfoque do direito enquanto investigao de um problema baseado na resposta, na soluo, na deciso. Zettica tem sua origem na palavra grega zetein que significa perquirir, procurar. Na zettica jurdica as premissas bsicas do sistema, seus enunciados e seus elementos fundadores permanecem abertos duvida. Dessa forma, temos um enfoque do direito enquanto investigao de um problema baseado no carter problemtico (questionamento) da prpria formulao da pergunta. Por exemplo, o fato de que o funcionrio pblico pode ou no fazer greve uma questo aberta para a zettica jurdica, porm balizada pelo ordenamento jurdico para a dogmtica jurdica.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

Introduo ao Estudo do Direito I

UNIDADE III O DIREITO POSITIVO E AS OUTRAS ORDENS NORMATIVAS

ESTRUTURA DAS NORMAS TICAS

Valores historicamente construdos normas: juzo de valor (dever-ser)


Constantes atravs de relaes sociais Conduta historicamente construda

Juzo de realidade

Juzo de valor

Imperatividade no tem acordo prprio / voc age de acordo com o que esperado

Caso no possa ser sustentado pela validade

Juzo de Realidade so prprios do mundo da natureza. Neles, nos limitamos a constatar a existncia do fenmeno, sem possibilidade de opo ou preferncia; vemos as coisas enquanto elas so. Indicando a relao casual entre o Sujeito e o Predicado, o juzo de realidade explica o fenmeno em suas causas e consequncias.
Juzo de realidade est ligado ao ser, ao que . o Se aplica s cincias humanas. o Estuda fatos.

Juzos de Valor so prprios do mundo da cultura. Por eles, vemos as coisas enquanto valem e, porque valem, devem ser. Expressam, pois, um dever, porque se reconheceu antes a existncia de um valor. A ligao entre o Sujeito e o Predicado, no juzo de valor, resulta de uma apreciao subjetiva, ou seja, h uma tomada de posio em referncia ao objeto ou fato, reconhecendo nele um valor ou desvalor e, em consequncia, aceitando-o ou rejeitando-o, aprovando-o ou reprovando-o.
Juzo de valor normas que representam valor prvio o Os valores no mudam o Imperatividade ordem, superioridade o Imperatividade das normas ticas mesmo que sejam questionadas ou desobedecidas no so invalidadas.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

Introduo ao Estudo do Direito I

Normas ticas dever ser Determinam o agir social e a sua vivncia j constitui um fim. Normas tcnicas Indicam frmulas do fazer e so apenas meios que iro capacitar o homem a atingir certos resultados. O Direito uma espcie de norma tica, mas que se distingue dos demais instrumentos de controle social (Moral, Religio e Normas Sociais).

DIREITO E MORAL

Teoria do Mnimo tico


Jellenik: o direito representa o mnimo de preceitos morais necessrios ao bem-estar da coletividade. (O direito deve conter o mnimo de contedo moral, indispensvel ao equilbrio das foras sociais).
A tica entendida pela maioria como valores bons. Os valores so construdos atravs de relaes sociais. A tica (algo prtico) construda pela histria. Esses valores do origem s normas. A norma tem contedo de dever-ser, que vai sempre conter um juzo de valor.

Direito e Moral Contm normas de carter tico que esto ligados ao agir humano (qual a melhor forma de agir? Como devo fazer? Etc) tica devida conduta devida, bom Tudo que est sendo julgado est sujeito a julgamento tico. A forma poltica de agir lida com a tica. Qual a diferena entre Direito e Moral? O direito constitui o mnimo de moral = O direito est dentro da moral. O direito a parte obrigatria da moral. Mnimo tico A norma jurdica est dentro do conjunto de normas morais. Algumas so tidas como obrigatrias, positivadas (Ex: normas jurdicas). Toda norma jurdica seria moral, mas nem toda norma moral seria jurdica.

Problemas do Mnimo tico Normas jurdicas imorais Normas jurdicas amorais (sem carter moral, sem juzo de valor ex: n de
deputados, prazo para recursos)

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

Introduo ao Estudo do Direito I

O Direito hoje:

MORAL

D I R E I T O

AMORAL Ou IMORAL

Diferena entre Direito e Moral


Miguel Reale: Ningum bom por violncia. No se pode obrigar algum a ser moral.

a) Quanto coercibilidade (possibilidade de coao) Fora / Imposio Coero Possibilidade de usar da fora (coao) para obrigar uma pessoa a fazer algo que deixou de fazer, obrigado por lei. (aplicao da sano)
O direito coercivo a coero gera um medo da coao. A coero age no psicolgico da pessoa. Afirma a legitimidade do Estado e das normas.

Sano x Coao
A Sano Moral desorganizada e no prevista por normas e afins. A Sano Jurdica prevista na prpria norma.

Sano toda consequncia que se agrega intencionalmente a uma norma com o fim especfico de garantir seu cumprimento obrigatrio. (Consequncia
pelo descumprimento de uma norma jurdica ou moral)

Sano Jurdica a consequncia agregada norma para garantir-lhe seu cumprimento obrigatrio. (pr-estabelecida na prpria norma) Quando a medida se reveste de uma expresso de fora fsica, temos propriamente o que se chama coao. Coao a sano concreta, ou melhor, a sano enquanto se concretiza pelo recurso fora que lhe empresta um rgo, nos limites e de conformidade com os fins do Direito.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

Introduo ao Estudo do Direito I

b) Quanto ao cumprimento das normas Heteronomia: normas impostas por terceiros, seguidas independentemente da convico do sujeito.
DIREITO Estado produtor, fiscalizador e rgo punitivo

Autonomia: dependem de livre adeso


MORAL Escolha Ex. de ao moral: ajudar um cego a atravessar a rua / ceder seu lugar no nibus para um idoso.

Legitimidade referendado pela sociedade, aceitao, reconhecer algo como


certo, como devido Legitimidade Social Ex: Lula, Chaves Legitimidade Religiosa Ex: Papa Legitimidade Racional Direito

Quanto maior a legitimidade do Estado menor transgresso da norma menor uso da coero (fora)

c) Quanto formalidade Padro formal de criao/aplicao E.D.D. (Estado Democrtico de Direito) No obedece a procedimentos pr-estabelecidos (Moral)

d) Bilateralidade atributiva (ver definio em Miguel Reale) Intersubjetividade: relao entre sujeitos
Existe uma proporo entre os sujeitos (atribui a cada um), na qual um deles pode exigir ou pretender garantidamente algo.

Objetividade da relao Pautada no direito objetivo Garantia Dada pelo direito objetivo

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

Introduo ao Estudo do Direito I

Normas Jurdicas e Normas Religiosas


F Crena em entidade metafsica superior carter sobrenatural
Normas criadas e sustentadas pela f

Conveno humana racionalidade poder Sano?


Existe tambm nas normas religiosas Pode ser tanto quanto ao mundo sobrenatural, quanto dentro da comunidade qual segue uma mesma crena.

Normas Sociais e Normas Jurdicas

Normas sociais: Condutas: hbito/costumes. (prtica social) conduta social efetivamente


praticada como as pessoas agem no seu cotidiano.

Convenes sociais. Ex.: higiene, moda, tratamento, etiqueta. Padro Regras de convivncia. Identidade: grupo x indivduo.
Nem sempre so pensadas ou discutidas, apenas utilizadas. Grupos fora do padro acabam sendo excludos/marginalizados.

Sanes: controle social geram elitismo/preconceito.


No conflito entre norma e costume, fica-se com o costume. Costumes influenciam tanto a positivao de certos costumes como a revogao de normas (que caram em desuso ou que no sejam mais aceitas pela sociedade).

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

Introduo ao Estudo do Direito I

DIREITO

MORAL Forma no concreta, de diretiva mais geral, sem particularizaes. No obedece a procedimentos pr-estabelecidos.

RELIGIO

NORMAS SOCIAIS Regras de Trato Social

Formalidade

Conjunto de regras, segundo padres formais de criao e aplicao, que definem a dimenso da conduta exigida. Bilateralidade estrutura imperativoatributiva, ao mesmo tempo em que impem um dever jurdico a algum, atribuem um poder ou direito subjetivo a outrem. Heteronomia sujeio ao querer alheio - as regras jurdicas so impostas independentemente da vontade de seus destinatrios. Apenas o direito coercvel, ou seja, capaz de adicionar a fora organizada do Estado, para garantir o respeito a seus preceitos.

No obedece a procedimentos prestabelecidos.

Bilateralidade

Unilateralidade (imperativa) ningum tem o poder de exigir uma conduta de outrem.

Unilateralidade

Uniteralidade (imperativa) impem deveres e no atribuem poderes de exigir.

Heteronomia

Autonomia querer espontneo - livre adeso

Prevalentemente autnomo.

Autonomia - O querer do indivduo no necessrio. Ex.: bom dia! Obrigam os indivduos independentemente de suas vontades. Incoercvel - no sofrem a interveno do Estado e por isso no so impostas coercivamente. Difusa, incerta e consiste na reprovao, na censura, crtica, rompimento de relaes sociais e at expulso do grupo.

Coercibilidade

A moral incoercvel.

Imcoercvel.

Sano

Prevista na prpria norma.

difusa, desorganizada, e no prevista por normas. A moral visa ao aperfeioamento do ser humano e por isso absorvente, estabelecendo deveres do homem em relao ao prximo, a si mesmo, e segundo a tica superior, para com Deus.

Geralmente prefixada.

Funo

O direito elege valores de convivncia. Seu objetivo limita-se a estabelecer e a garantir um ambiente de ordem, a partir do qual possam atuar as foras sociais. SEGURANA SOCIAL.

Aperfeioamento do convvio social.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

10

Introduo ao Estudo do Direito I

SANO = GARANTIA DE CUMPRIMENTO DAS NORMAS Todas as normas ticas, religiosas, morais, de trato social ou jurdicas, foram formuladas para serem cumpridas e executadas. Sendo, pois, a obedincia e o cumprimento da sua essncia, natural que todas aquelas normas se garantam, de uma forma ou de outra, para que no fiquem apenas no papel, para que no sejam to s letra morta. As formas de garantia do cumprimento dessas normas denominam-se sanes. Sano, portanto, toda consequncia que se agrega, intencionalmente, a uma norma, com o fim especfico de garantir seu cumprimento obrigatrio. Se a sano jurdica a consequncia agregada norma para garantir-lhe seu cumprimento obrigatrio, quando a medida se reveste de uma expresso de fora fsica, temos propriamente o que se chama coao. Podemos dizer que a coao a sano concreta, ou melhor, a sano enquanto se concretiza pelo recurso fora que lhe empresta um rgo, nos limites e de conformidade com os fins do Direito. Sanes religiosas so as retribuies a serem dadas numa vida ultraterrena, segundo o valor tico da existncia e conduta de cada um; o remorso tambm para o crente uma forma de sano religiosa. Sanes morais quando algum deixa de cumprir, a desobedincia provoca determinadas consequncias que valem como sano. Como sano de foro ntimo, temos o remorso, o arrependimento, etc.; ela depende, at certo ponto, da formao de cada um; geralmente encontramos dentro de ns uma censura, quando violamos um preceito moral. Mas pode haver tambm uma reao por parte da sociedade, quando agimos de modo contrrio tbua de valores vigentes: a crtica, a condenao, a marginalizao, a opinio pblica que se forma contra. Temos, agora, uma sano externa, de natureza social, que no se encontra, todavia, organizada mas difusa na sociedade, e com grande fora de presso. Sanes jurdicas so sanes organizadas de forma predeterminada. Isso se faz necessrio face ineficcia para muitos das sanes religiosas ou morais, o que leva a sociedade a organizar as sanes no campo do Direito. Ex.: Matar algum um ato que fere tanto um mandamento tico-religioso como um dispositivo penal. A diferena est em que, no plano jurdico, a sociedade se organiza contra o homicida, atravs do aparelhamento policial e do Poder Judicirio. Um rgo promove as investigaes e toma as medidas necessrias determinao do fato; um outro rgo examina a conduta do agente e pronuncia um veredito de absolvio ou condenao. Condenado, eis novamente a ao dos rgos administrativos para aplicar a pena.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

11

Introduo ao Estudo do Direito I

Em razo dessa predeterminao da sano jurdica, sabemos de antemo a que sanes estamos expostos se violarmos uma norma jurdica; como tambm, se formos lesados em nossos direitos, de antemo sabemos que poderemos recorrer justia para a devida reparao. So mltiplas, pois, as sanes jurdicas: vo desde a declarao da nulidade de um contrato ao protesto de uma letra de cmbio; desde o ressarcimento de perdas e danos at o afastamento de funes pblicas e privadas; desde a perda da liberdade at a perda da prpria vida, nos pases que consagram a pena de morte; desde a limitao de direitos at a outorga de vantagens destinadas a incentivar o cumprimento da norma. COAO = FORA A SERVIO DO DIREITO Apenas o direito coercvel, ou seja, capaz de adicionar a fora organizada do Estado, para garantir o respeito a seus preceitos. A via norma de cumprimento da norma jurdica a voluntariedade do destinatrio, a adeso espontnea. Quando o sujeito passivo de uma relao jurdica, portador do dever jurdico, ope resistncia ao mandamento legal, a coao se faz necessria, essencial efetividade. A coao, portanto, somente se manifesta na hiptese da no observncia dos preceitos legais. A Moral incoercvel. Consistindo em uma ordem valiosa para a sociedade, natural que a inobservncia de seus princpios provoque uma reao por parte dos membros que integram o corpo social. Essa reao, que se manifesta de forma variada e com intensidade relativa, assume carter no apenas punitivo, mas exerce tambm uma funo intimidativa, desestimulante da violao das normas morais. O Estado, como ordenao do poder, disciplina as formas e os processos de execuo coercitiva do Direito. Esta pode consistir na penhora, como quando o juiz determina que certo bem seja retirado do patrimnio do indivduo, para garantia de um seu dbito, se as circunstncias leais o autorizarem. Coao pode ser a prpria priso, ou seja, a perda de liberdade infligida ao infrator de uma lei penal. Coao pode ser a perda da prpria vida, como acontece nos pases que consagram a pena de morte Pode-se chegar ao extremo de tirar o bem supremo, que a vida. A coao no direito no efetiva, mas potencial. O Estado o detentor da coao em ltima instncia. Kelsen definiu o direito como sendo a ordenao coercitiva da conduta humana.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

12

Introduo ao Estudo do Direito I

UNIDADE IV As Fontes do Direito


Permite ao jurista sustentar (juridicamente) o seu posicionamento (acusao, defesa, julgamento, parecer, etc.)

OS SISTEMAS CONTINENTAL E O COMMON LAW


Organizao/Estrutura jurdica organizada. Sua teorizao serve de instrumento para sua aplicao.

Tradio histrica ocidental Romanstica (continental ou civil law) o Noes latinas e germnicas o Processo legislativo ( fundamentado neste processo produo das normas) o Normas positivas (produo do processo legislativo)
A maior parte dos direitos objetivos est positivada. >>DIREITO POSITIVADO<< A lei tem papel essencial.

Anglo-saxnica (consuetudinrio ou common law) o Anglo-americanas o Processo judicial o Precedentes e costumes (Jurisprudncia)
O centro desse sistema no escrito. Construdo no dia-a-dia atravs dos costumes e dos precedentes.

FONTES FORMAIS E FONTES MATERIAIS DO DIREITO Fontes Materiais


O direito no um produto arbitrrio da vontade do legislador, mas uma criao que se lastreia no querer social. a sociedade, como centro de relaes de vida, como sede de acontecimentos que envolvem o homem, que fornece ao legislador os elementos necessrios formao dos estatutos jurdicos. Referem-se ao CONTEDO do direito.

FONTES MATERIAIS

CAUSA PRODUTORA DO DIREITO

FATOS SOCIAIS E PROBLEMAS QUE EMERGEM NA SOCIEDADE


Condicionados pela Moral, Economia, Geografia, Cultura, Religio, etc.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

13

Introduo ao Estudo do Direito I

Fontes Formais
As fontes formais so os meios de expresso do Direito, as formas pelas quais as normas jurdicas se exteriorizam, tornam-se conhecidas. Para que um processo jurdico constitua fonte formal, necessrio que tenha o poder de criar o Direito. CANAIS POR ONDE SE MANIFESTAM AS FONTES MATERIAIS. Fontes diretas Fontes indiretas no criam a norma, mas fornecem ao jurista subsdios para o encontro desta, como a situao da doutrina jurdica em geral e da jurisprudncia. Fontes formais estatais LEGISLAO e JURISPRUDNCIA. Fontes formais no estatais COSTUMES e DOUTRINA.

Lei x Legislao Lei


NORMA JURDICA APROVADA REGULARMENTE PELO PODER LEGISLATIVO. o preceito comum e obrigatrio, emanado do Poder Legislativo, no mbito de sua competncia. Caracteres substanciais: generalidade, abstratividade, bilateralidade, imperatividade, coercibilidade. Seu contedo expressa o bem comum. Caracteres formais: escrita, emanada pelo Poder Legislativo em processo de formao regular, promulgada e publicada.

Legislao
CONJUNTO DE NORMAS JURDICAS PRODUZIDAS PELO ESTADO (Direito Positivo) A legislao compreende todos os atos da autoridade cuja misso consiste em editar regras gerais, sob forma de injunes obrigatrias, como so as leis propriamente ditas, os decretos, os regulamentos.

AS FONTES FORMAIS ESTATAIS LEGISLAO Normas Constitucionais e Legais Normas Constitucionais


Sobrepem-se a todas as normas do ordenamento jurdico. Contm normas que: garantem direitos individuais e coletivos (direitos fundamentais); tratam da organizao do Estado; tratam da produo de outras normas, etc.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

14

Introduo ao Estudo do Direito I

Emendas Constitucionais
Acrescentam, suprimem ou modificam o texto da Constituio da Repblica. Qurum de 3/5 do Congresso Nacional (de cada uma das casas Cmara e Senado). No podem tratar de qualquer tema (art.60, 4, CR/88)

Leis Complementares
Regulamenta matrias relativas organizao, estrutura e servios do Estado. Regulamentam matrias determinadas pela Constituio. Maioria absoluta nas duas Casas do Congresso Nacional (qurum). No so superiores s leis ordinrias. Ex.: CTN, Estatuto de Magistratura (art.93, CR/88), art. 131, CR/88...

Trata de temas especificados pela Constituio

Leis Ordinrias
Atividade tpica e regular do Legislativo Editadas pelo Poder Legislativo da Unio, Estados e Municpios, com a sano do chefe do Executivo. Maioria simples Temas variados. Ex.: Lei do Inquilinato, Lei de Falncias, Lei do Salrio-Famlia, Cdigo Civil, CDC, Lei de Licitaes, CTB,...

Trata de todo e qualquer assunto.

Leis Delegadas

Elaboradas e editas pelo Presidente da Repblica. Sujeita apreciao do Congresso Nacional. Art. 68, CR/88.
Originadas de atribuio do poder de legislar ao Executivo. A delegao solicitada pelo Presidente ao Congresso Nacional. Geralmente, no utiliza votao ou qualquer tipo de discusso. No admite emenda. mais comum ao Executivo utilizar as medidas provisrias para legislar.

Decreto Legislativo
Matria de competncia exclusiva do legislativo. Maioria simples pelo Congresso. No necessita sano do Executivo. Promulgado pelo presidente do Senado Federal. Ex.: julgamento de contas pblicas, ratificao de tratados internacionais.

Resolues do Senado
Fora de lei ordinria. Versam sobre temas de atribuio exclusiva do Legislativo, mas de repercusso interna. Por proposta do Presidente da Repblica ou de 1/3 dos senadores. Aprovadas por maioria absoluta do Senado. No tem sano. Promulgada pela mesa do Senado. Ex.: Regimento Interno, licena e perda de cargo parlamentar, etc.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

15

Introduo ao Estudo do Direito I

Medidas Provisrias
Normas expedidas pelo Presidente da Repblica. Substituram o antigo decreto-lei. Fora de lei (art. 62, CR/88). No podem tratar de qualquer matria (art. 62, 1, CR/88) relevncia do interesse pblico e urgncia. Imediatamente submetidas ao Congresso Nacional. Perdem sua eficcia se no forem convertidas em lei dentro do prazo de 60 dias, prorrogvel por uma nica vez por igual perodo, a partir de sua publicao.

Normas Jurdicas Infra-Legais


Normas jurdicas que no so submetidas ao processo legislativo. So simplesmente decretadas ou institudas pelo Executivo. Esto abaixo das leis, porm devem estar de acordo com elas.

Decreto Regulamentar ou Decreto Executivo


Estabelecidos pelo Poder Executivo (Unio, Estados e Municpios) Detalhar lei/aplicabilidade (detalhar leis pr-existentes a fim de facilitar a sua aplicao). Vedada inovao.

Instrues Ministeriais
Art. 87, CF/88 Expedidas pelos Ministros de Estado Promover a execuo de leis, decretos e regulamentos atinentes s atividades de sua pasta orientao.

Circulares
Ordenar servio administrativo.

Portarias
Comandos de carter administrativo emitidos pelos rgos pblicos (desde o Ministrio at uma simples repartio pblica).

Resolues
Conselhos / rgos colegiados. Matrias especficas disciplinam temas de repercusso geral.

JURISPRUDNCIA (Atividade Jurisdicional)


Dois significados: o Cincia do Direito o Conjunto de decises harmnicas e sucessivas sobre determinado assunto. Conjunto de decises (sentenas) uniformes e constantes dos tribunais, resultantes da aplicao de normas a casos semelhantes, constituindo uma norma geral aplicada a todas as hipteses similares ou idnticas. Entendimento dos Tribunais. No vinculam (regra).
Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

16

Introduo ao Estudo do Direito I

AS FONTES FORMAIS NO ESTATAIS


Fontes subsidirias do direito.

COSTUMES (Prtica Consuetudinria)


Conduta praticada ao longo do tempo (USO) + Sentimento de obrigatoriedade (CONVICO JURDICA). Norma que deriva da longa prtica uniforme ou da geral e constante repetio de dado comportamento sob a convico de que corresponde a uma necessidade jurdica (que ao viol-la tenha de incorrer em alguma sano exigvel). Art. 4, L.I.N.D.B. O recurso do costume s tem cabimento quando se esgotarem todas as potencialidades legais completar a lei/preencher a lacuna. Prtica Consuetudinria = Fonte Formal. Costume = Forma de expresso jurdica.

DOUTRINA (Atividade Cientfico-Jurdica)


DOUTRINA Produo cientfica dos estudiosos do direito: tratados, artigos, pareceres, manuais, monografias. A doutrina o estudo de carter cientfico que os juristas realizam a respeito do direito, seja com o objetivo meramente especulativo de conhecimento e sistematizao, seja com o escopo prtico de interpretar as normas jurdicas para sua exata aplicao. nos tratados que se procuram as normas, neles os juristas apresentam sua interpretao e normas e solues provveis para casos no contemplados; se seus pensamentos forem aceitos pelos seus contemporneos, fixam-se em doutrina, que por sua vez, ir inspirar os tribunais. A doutrina jurdica, nesse sentido, um importante recurso produo de normas jurdicas individuais para preencher determinadas lacunas. a doutrina que constri noes gerais, conceitos, classificaes, teorias, sistemas. Com isso, exerce funo relevante na elaborao, reforma e aplicao do direito, devido sua grande influncia na legislao e na jurisprudncia, que se inspiram no estudo dos juristas, que, com sua grande formao cientfico-jurdica, dedicam-se a aprofundar os problemas jurdicos, oferecendo em suas obras o resultado de suas reflexes e estudos. Ntida a influncia da doutrina na legislao, porque o legislador, muitas vezes, vai buscar, no ensinamento dos doutores, os ensinamentos para legiferar. A concepo do direito como um fenmeno lacunoso justifica a ao legislativa e estabelece limites para a funo jurisdicional, permitindo, alm disso, ampliar o papel da doutrina, que pode ser considerada colaboradora na funo legislativa da colmatao das lacunas. inegvel a influncia da doutrina na deciso judicial, por proporcionar os fundamentos do julgado e por, ante os comentrios, as crticas e definies jurdicas apresentadas pelos jurisconsultos, modificar a orientao de juzes e tribunais. Ponto de apoio ao judicirio. fonte formal? o Sim. o No. Inegvel carter de fonte material.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

17

Introduo ao Estudo do Direito I

NORMAS JURDICAS QUANTO SISTEMATIZAO Leis esparsas


Se editadas isoladamente. Ex.: a lei do inquilinato, a lei do salrio-famlia, etc.

Leis codificadas
Quando constituem um corpo orgnico de normas sobre certo ramo do direito. Ex.: Cdigo Tributrio Nacional, Cdigo Civil, Cdigo Penal, Cdigo de Processo Civil, etc. O cdigo no um complexo de normas, mas uma lei nica que dispe sistematicamente sobre um ramo jurdico.

Consolidadas
Quando forem uma reunio de leis esparsas vigentes sobre determinado assunto. Ex.: Consolidao das Leis do Trabalho.

Anotaes de Aula Thas Bombassaro Direito Dinmica 1 Perodo B - 2012

You might also like