You are on page 1of 5

Uniesp

Disciplina: Psicologia Aula 3 Psicanlise: a psicologia do inconsciente


Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente. Sigmund Freud (1856-1939) foi um mdico vienense que em fins do sculo XIX interessou-se pela psiquiatria e pelo tratamento das doenas mentais (problemas nervosos), em especial uma patologia cujas caractersticas causavam espanto nos mdicos da poca: a histeria. Ao longo de seus quase 50 anos de clnica e pesquisa, Freud foi o primeiro a levar a srio os misteriosos processos do psiquismo tais como os sonhos, as fantasias, os lapsos, o humor, as doenas nervosas, as emoes e a interioridade do homem como legtimos problemas cientficos, passveis de serem estudados e investigados atravs de mtodos adequados. Essa trajetria levou Freud a criar uma nova disciplina cientfica voltada ao estudo da psych (alma) humana: a psicanlise. O que psicanlise? O termo psicanlise refere-se ao mesmo tempo a uma teoria, ou seja, a um conjunto de conhecimentos sistematizados, sobre a estrutura e o funcionamento da vida psquica humana, com destaque para o inconsciente; a um mtodo de investigao cientfica, calcado na interpretao do significado oculto por trs das aes ou atividades mentais humanas; e a uma prtica profissional, habitualmente denominada anlise, que oferece autoconhecimento, alm de tratamento e eventual cura para os mais variados problemas e distrbios de origem e natureza psicolgica. A proposta e o trabalho de Freud foram de tal forma revolucionrios e inovadores que para compreender a psicanlise necessrio percorrer a trajetria intelectual e pessoal de seu criador, vencendo resistncias e descobrindo gradativamente as regies obscuras da vida psquica por ele desbravadas.

A gestao da psicanlise
Sem recursos financeiros suficientes para uma vida integralmente dedicada pesquisa e ao estudo, Freud desde cedo comea a clinicar, especializando-se gradualmente no atendimento de pessoas portadoras de estranhos problemas nervosos. Graas obteno de uma bolsa de estudos, viaja ainda no incio de sua carreira a Paris para trabalhar com Jean Charcot, psiquiatra francs que havia criado um tratamento novo para a histeria atravs da hipnose. Retornando a Viena, Freud passa a tratar os sintomas dos distrbios nervosos de suas pacientes utilizando-se do mtodo da sugesto hipntica. Atravs da parceria com um dos mais renomados mdicos e cientistas de Viena, Josef Breuer, Freud passou a ter acesso a uma srie de novos e interessantes casos clnicos, dentre os quais o mais clebre foi o de uma paciente histrica conhecida como Anna O.

O caso de Anna O.: a paciente, uma jovem da elite vienense, chega ao consultrio de Breuer apresentando um conjunto de sintomas que a causavam severo sofrimento: paralisia muscular, estranhas inibies e dificuldade de pensamento (lapsos). Ao longo das conversas que tinha com a paciente, Breuer gradativamente percebeu que parecia haver uma relao entre tais sintomas e um perodo recente da vida da paciente em que ela teve que cuidar do pai enfermo. Ao se recordar desse perodo de cuidados com o pai, Anna relatou ter tido pensamentos e afetos que se referiam a um desejo de que o pai morresse, associando tais pensamentos e afetos aos sintomas de sua doena. Surpreendentemente, ao rememorar essas cenas e ideias inaceitveis, os sintomas de Anna simplesmente desapareciam. Breuer e Freud batizaram essa nova modalidade de tratamento como mtodo catrtico (ou limpeza da chamin), e o definiram como a revivncia e liberao de ideias e emoes ligadas a acontecimentos traumticos que no puderam ser expressos na ocasio em que se manifestaram pela primeira vez, tornando-se por isso agentes patognicos, ou seja, as bases dos sintomas comumente verificados em pessoas mentalmente perturbadas. a liberao destes afetos que leva eliminao dos sintomas, e assim cura. Num primeiro momento essas recordaes e associaes da paciente somente eram obtidas em estado hipntico; porm, com o tempo descobriu-se que tambm poderiam ocorrer em estado de conscincia normal, desde que a paciente se concentrasse e evitasse qualquer tipo de resistncia ao livre fluxo de suas ideias e emoes. Essa descoberta modificou para sempre a histria da psicanlise, j que esse mtodo, que ficou conhecido como mtodo da associao livre, substituiu definitivamente o uso da sugesto hipntica nos tratamentos psicanalticos. Esse mtodo tambm ficou conhecido pela expresso talking cure, ou cura pela conversa.

A descoberta do inconsciente
Mas como poderiam ideias, lembranas e emoes intensas vividas no passado serem esquecidas e ao mesmo tempo tornarem-se as bases de sintomas mentais e fsicos? Desde onde, como e porque continuariam ativas e atuantes essas representaes mentais patognicas? Freud percebeu que deveria haver algo ou algum lugar dentro da mente humana onde essas representaes continuariam a existir e a reivindicar sua manifestao na conscincia e na ao humana: a esse lugar Freud deu o nome de inconsciente. Inconsciente: exprime o conjunto dos contedos mentais de uma pessoa que no podem ser acessados livremente pelo pensamento, estando inacessveis experincia imediata, mas que, apesar disso, continuam ativos e atuantes como parte do sistema psquico da mesma. O inconsciente uma parte e um sistema independente dentro do aparelho psquico dos seres humanos, sendo regido por leis e regras prprias, independentes da conscincia. Mas como e porque esses contedos no podem ser acessados? Represso e resistncia: os contedos do inconsciente em sua grande parte j foram um dia conscientes. Porm, por serem intoleravelmente dolorosos e traumticos, tais contedos foram banidos da conscincia, expulsos do pensamento consciente atravs de

um mecanismo mental, de uma fora psquica de oposio, que Freud denominou de represso ou resistncia. Os contedos mentais expulsos da conscincia e inacessveis por fora da represso e da resistncia tornam-se portanto inconscientes. Assim, em 1900 Freud publica seu celebre livro A interpretao dos sonhos, em que formula o aparelho psquico como composto por trs partes distintas: consciente, prconsciente e inconsciente.

A sexualidade infantil e o complexo de dipo


Freud em suas investigaes na prtica clnica sobre as causas e o funcionamento das neuroses percebe que a maioria dos pensamentos, emoes e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual que podiam ser rastreados, pelo mtodo da associao livre e da interpretao analtica, aos primeiros anos de vida do indivduo, ou seja, sua primeira infncia (do nascimento aos seis anos de idade). Com base em seus achados, Freud postula ento que na vida infantil que se localizam as mais importantes experincias traumticas que so reprimidas e passam a determinar os sintomas neurticos dos adultos atravs de um processo que denominou retorno do recalcado. Disso podem ser extradas duas concluses importantes da teoria freudiana: 1. A sexualidade ocupa lugar central na vida psquica dos seres humanos, sendo a pulso sexual ou libido o fator preponderante para a explicao das neuroses. 2. A funo sexual existe desde os primrdios da vida humana, sendo o desenvolvimento psicossexual das crianas, a sexualidade infantil, pea chave para o entendimento de como se organiza o psiquismo dos indivduos. Esse desenvolvimento longo e complexo, e termina com o advento da sexualidade adulta, quando as funes de reproduo e obteno do prazer ligadas ao sexo se associam de forma definitiva. Em relao ao desenvolvimento psicossexual das crianas, Freud identificou a existncia de cinco fases distintas, cada qual associada a uma parte do corpo que se torna a zona ergena predominante em determinado momento da vida: Fase oral (0 a 2 anos): a zona ertica dominante a boca e os atos de chupar e morder. Fase anal (2 a 3 anos): a zona ertica dominante o nus e as atividades de excreo (expulso e reteno). Fase flica (3 a 6 anos): a zona ertica dominante o rgo sexual masculino (falo). Fase de latncia: perodo que vai aproximadamente dos seis anos at puberdade, caracterizado por uma severa diminuio de quaisquer desejos ou atividades sexuais. Fase genital: a zona ertica dominante passa a ser o rgo genital masculino ou feminino. Essa fase inicia-se com o advento da puberdade. No decorrer dessas fases, sucedem-se vrios processos relativamente persistentes e comuns a todos os seres humanos, dentre os quais o mais importante o complexo de dipo. O complexo de dipo: trata-se de uma situao de intenso conflito psicolgico vivido durante a fase flica (entre 3 e 6 anos) quando a criana se envolve em uma relao amorosa triangular com os pais, escolhendo o genitor do sexo oposto como objeto de desejo amoroso e se relacionando com o genitor do mesmo sexo como um rival odioso que impede seu livre acesso ao objeto desejado. O complexo de dipo e toda a angstia

a ele associada em geral terminam com a desistncia resignada da criana em ter a me (caso dos meninos) como objeto de amor, e na identificao com o pai como forma de encontrar um lugar possvel de existncia no mundo das relaes humanas (ter a me para si ser o pai ser como o pai). A esse processo de desistncia do objeto de amor e represso a ele associada Freud deu o nome de complexo de castrao. No caso das meninas, mais complexo e invertido, o processo foi designado como inveja do pnis ou dipo feminino.

Explicando alguns conceitos


Realidade psquica: abarca o conjunto de tudo aquilo que para o indivduo assume valor de realidade ou verdade, mesmo que no corresponda realidade objetiva. Em sntese, trata-se do mundo mental individual de determinada pessoa, possuindo a mesma fora e consequncias de uma situao real. Funcionamento psquico: Freud concebe o funcionamento psquico a partir de trs pontos de vista: econmico: o aparelho psquico funciona administrando um valor determinado e limitado, em cada momento, de energia psquica; tpico: o aparelho psquico composto de partes e sistemas diferenciais em termos de sua natureza e de seu modo de funcionamento; dinmico: no aparelho psquico existem foras permanentemente ativas que, por vezes, entram em conflito e foram o sistema a lidar com tenses. Pulso: trata-se do termo cunhado por Freud para designar o representante mental dos instintos biolgicos. A pulso provoca um permanente estado de tenso no organismo at que suas exigncias sejam satisfeitas, ou seja, at que o prazer seja liberado atravs de uma relao de objeto. No fim de sua obra, Freud concebe a existncia de dois tipos bsicos de pulses no homem: pulso de vida ou eros: abrange as pulses sexuais (libido) e as pulses de autoconservao; pulso de morte ou tanatos: abrange todas as pulses destrutivas, compondo o ncleo e a origem da agressividade e da violncia humanas. Sintoma: trata-se do produto resultante de um conflito psquico entre um desejo e os obstculos, internos ou externos, que se interpem sua realizao. Pode ser um comportamento, um pensamento ou uma ideia fixa que ao mesmo tempo em que sinaliza a presena do conflito, busca encobri-lo satisfazendo o desejo de forma indireta e substitutiva.

A segunda teoria freudiana sobre o aparelho psquico


Entre 1920 e 1923, Freud remodela a sua teoria do aparelho psquico, introduzindo os conceitos de id, ego e superego para se referir aos trs sistemas dominantes na personalidade. Id: regio ou sistema mais primitivo do aparelho psquico, que corresponde ao conjunto das pulses, tanto de vida quanto de morte. O id funciona de acordo com o princpio da satisfao imediata e intransigente dos desejos correspondentes s pulses, e que Freud denominou princpio do prazer. Superego: produto e efeito da superao do complexo de dipo, constitudo pelo conjunto das disposies morais e ideais internalizadas pelo indivduo a partir da assimilao das proibies, dos limites e da autoridade paternal e social, ou seja, do conjunto de regras e leis que regem a cultura e a vida em sociedade.

Ego: trata-se do sistema psquico responsvel pelo estabelecimento do equilbrio possvel entre as exigncias do id e as restries do superego. uma espcie de gerenciador e regulador do aparelho psquico, que busca conciliar conflitos e tenses entre as demais instncias e entre estas e a realidade objetiva. Por ser a parte da mente diretamente relacionada com a realidade objetiva e com os fatos concretos do mundo externo, regido pelo que Freud denominou princpio de realidade. Um dos mais importantes recursos e funes do ego na execuo de sua tarefa mediadora consiste na mobilizao dos mecanismos de defesa.

Os mecanismos de defesa
Consiste no processo psquico de modificao, deformao ou supresso de uma realidade ou verdade potencialmente dolorosa, desorganizadora ou constrangedora, de modo a poupar o indivduo de enfrenta-la diretamente. Os mecanismos de defesa em geral so processos inconscientes, ou seja, ocorrem independentemente da vontade ou do conhecimento do indivduo, e so realizados pelo ego com vistas a evitar a emergncia de angstias e sofrimentos psquicos insuportveis, capazes de representar uma ameaa real sua integridade e sua sade mental. So processos importantes e necessrios a todos, principalmente na infncia, mas que em excesso podem causar srios problemas em funo das alteraes que provocam na percepo que a pessoa tem do mundo e de si mesma (senso de realidade). So vrios os mecanismos de defesa apontados por Freud a partir de seu trabalho clnico e de pesquisa, dentre os quais se destacam: Represso ou recalque: um dos mais radicais e efetivos mecanismos de defesa, consiste na supresso para o inconsciente de uma percepo ou parte da realidade psquica, em funo de seu potencial ameaador. Formao reativa: o ego rejeita determinado desejo ou pensamento forando o indivduo a assumir uma percepo ou ao oposta a esse desejo, quase sempre de forma estereotipada e exagerada. A atitude consciente do indivduo funciona assim como um disfarce para que o mesmo no perceba suas verdadeiras intenes. Regresso: o ego retorna a um padro de funcionamento anterior e j superado, caracterstico de fases mais primitivas do seu desenvolvimento psquico. Projeo: incapaz de tolerar certas percepes indesejveis sobre si mesmo, o indivduo as projeta nas pessoas sua volta, distorcendo a realidade ao atribuir aos outros caractersticas que na verdade percebe, mas no pode aceitar, em si. Racionalizao: consiste no uso excessivo e exagerado da razo e da argumentao intelectual como forma de justificar defeitos ou caractersticas percebidas em si que no condizem com o padro de moralidade pretendida. Sublimao: trata-se do mais saudvel e adaptativo dentre todos os mecanismo de defesa, consistindo na compensao de desejos censurveis ou proibidos atravs de manifestaes socialmente reconhecidas e valorizadas, tais como a arte, o trabalho, o esporte, a cincia, etc.

You might also like