You are on page 1of 5

Como Realizar os Sonhos Humanamente Impossveis Neemias 2.1-10 - Deus nos prometeu vitrias e no ausncia de lutas.

O vencedor no aquele que nunca sofre derrotas, aquele que nunca desiste. - Os inimigos fizeram oposio continua, tentando desanimar o povo, fazendo ameaas, fazendo falsas acusaes, fizeram de tudo para tentar paralisar a obra... 1 O que fazer quando nossos sonhos e planos parecem impossveis de serem realizados? a) Tenha certeza do chamado de Deus para sua vida; foi assim com Neemias. (Ne. 2:12). b) Os desafios a nossa volta so trombetas de Deus a nos desafiar para causas grandes, nobres e relevantes. (Ne.1:3,4). c) Quando abrimos nossos olhos para a realidade nossa volta, nosso corao aquecido, os nossos ps so acelerados, as nossas mos so acionadas e a obra feita. (Ne.2:17, 18). d) Neemias chorou, orou e jejuou durante quatro meses antes de comear a agir ns precisamos fazer o mesmo, antes de buscarmos recursos da terra, precisamos buscar os recursos do cu... (Ne 2.1; 1:4). e) Neemias entendeu que a reconstruo precisaria passar

pela deciso poltica do rei. O rei Ataxerxes havia decretado a paralisao da reconstruo da cidade (Ed 4.21), s um milagre poderia reverter a deciso poltica do rei, contudo, os impossveis para os homens so possveis para Deus.(Lucas 1:37). f) preciso aguardar o tempo certo de agir. preciso ter sabedoria para saber a hora certa de agir em nome e no poder de Deus... (Ne 1.11). 2 Tenha atitudes corretas diante das pessoas (Ne 2.1-9). a) Neemias demonstrou grande tristeza diante do rei (Ne 2.1). Porque o problema do povo de Deus agora o seu problema... b) Neemias sente o fardo do povo sobre os seus ombros, ele no esconde os seus sentimentos, no sente vergonha do seu povo; est pronto a sacrificar sua estabilidade financeira, seu status, seu conforto, suas conquistas, sua prosperidade, para reconstruir a cidade de seus pais... c) Levante-se uma grande obra pode comear se voc se levantar e colocar-se nas mos de Deus dizendo: usa-me, o Senhor vai fazer faa em mim e atravs de mim... d) Neemias demonstra fidelidade ao rei (Ne 2.3). Ele era um homem de absoluta confiana em sua posio. Fidelidade uma marca dos homens usados por Deus... e) Neemias demonstra tato na abordagem, com habilidades para fazer perguntas (Ne 2.3). No citando o nome da cidade de Jerusalm (Ne 2.3). Ele levantou a questo da memria dos seus ancestrais, dos seus pais.

f) Neemias demonstra clareza em seus propsitos. Alvos claros objetivos especficos, propsitos bem delineados: - Ele precisava que o rei mudasse a poltica acerca de Jerusalm (Ne 2.5). - Ele queria ser enviado pelo rei com a misso de reconstruir Jerusalm (Ne 2.5). O seu chamado era de Deus, mas precisava ser enviado pelo rei... - Ele precisa de cartas de recomendao do rei (Ne 2.7). Para fazer bem a obra de Deus precisamos de planejamento, estratgia e prudncia. - Ele precisa da aprovao, e de proviso para a obra (Ne 2.8). Neemias calculou os custos da obra antes de lanar no projeto. No se faz a obra de Deus sem recursos. Ele pede a quem pode atender. Precisamos saber o que pedir, quando pedir e para quem pedir. - Ele precisava de proteo para a viagem (Ne 2.9). A proteo divina no anula a prudncia humana. 3 Vena a resistncia levantada pelos inimigos (Ne 2.10). a) Conhea a identidade dos inimigos. Sambalte e Tobias tentaram desanimar o povo... Sambalte era o governador de Samaria e Tobias um membro nobre dos amonitas... b) Conhea a atitude dos inimigos. O sucesso da obra de Deus deixa o inimigo furioso... os guerreiros de Deus

sempre vo despertar a ira e a fria dos inimigos... c) Conhea a motivao dos inimigos. Eles estavam furiosos porque Neemias se levantou para procurar o bem dos filhos de Deus. Quando algum luta pela igreja e se levanta para reconstruir a casa de Deus desperta a fria do diabo... Ex. Moiss ... Paulo... d) Vena a resistncia do inimigo buscando a direo de Deus (Ne 1.11; 2.4). e) Vena a resistncia do inimigo tributando Deus o sucesso de sua causa (Ne 2.8-9). A mo de Deus est conosco para nos dar sempre proteo, direo e proviso. de Deus que vem a nossa vitria (2 Co 2.14; Is 54:17). f) Vena a resistncia do inimigo pela orao, jejum, louvor, pela Palavra de Deus, pelo sangue de Jesus e pelo poder e autoridade do nome de Jesus. g) Deus inimigo dos meus inimigos e adversrio dos meus adversrios. (Ex. 23:22). O sonho humanamente impossvel da reconstruo de Jerusalm tornou-se realidade porque um homem colocou-se nas mos de Deus. Igreja, olhe para as oportunidades e no para os obstculos. - Confie em Deus de todo o corao. (Ne. 4:4,5). - Respeite e vena a oposio. (Ne. 4:9). - Reforce os pontos fracos. (Ne.4:13).

- Tranqilize as pessoas. (Ne.4:14). - Recuse-se a parar o seu trabalho para Deus. (Ne. 6:3). - Renove continuamente sua f e seu nimo, a f e o nimo das pessoas. (Ne. 4:16-23) - No so os grandes homens que transformam o mundo mas, homens fracos nas mos do grande Deus.

You might also like