You are on page 1of 42

Ministrio do Meio Ambiente

A adequao da legislao ambiental Conveno sobre Diversidade Biolgica Simone Wolff

Biodiversidade

Apresentao
Ao se tornar membro signatrio da Conveno sobre Diversidade Biolgica - CDB, o Brasil obrigou-se a observar as diretrizes e o contedo dos artigos que norteiam a CDB. Tais artigos, do sexto ao 19o, abordam uma temtica abrangente sobre a biodiversidade, balizada por trs objetivos primordiais: conservao da diversidade biolgica, uso sustentvel dos recursos naturais e repartio justa e equitativa de seus benefcios. Os esforos nacionais coordenados pelo Governo e voltados para a implementao da CDB no Brasil devero estar legalmente respaldados. Isso significa que a legislao brasileira, no tocante aos aspectos ligados biodiversidade, dever conferir poderes ao Governo para o desenvolvimento de suas aes em prol da diversidade biolgica. O estudo ora apresentado vem responder a uma pergunta bastante pertinente em qualquer momento: em face ao delineamento geral da CDB, quo abrangente a nossa legislao ambiental? Em outras palavras, o pas est legalmente preparado para tratar da conservao e uso sustentvel da sua diversidade biolgica to mpar? A Dra. Simone Wolff, advogada especializada em Direito Ambiental Internacional pela Universidade Panthen-Assas, em Paris, oferece esta resposta. Realizou uma comparao entre os instrumentos legais existentes ou em tramitao e os artigos da CDB. O resultado do estudo indicou uma grata surpresa: apenas um dos 14 artigos analisados, o artigo 17, que trata do intercmbio de informaes sobre biodiversidade, no se encontra satisfatoriamente atendido. Os demais so cobertos, em maior ou menor grau, pela legislao brasileira. No obstante o resultado encontrado, ainda h que avanar e, cada vez mais, criar e aperfeioar instrumentos legais brasileiros que possibilitam a conservao do imenso patrimnio ambiental brasileiro. O Ministrio do Meio Ambiente tem a satisfao de colocar essa publicao disposio do pblico interessado e, em especial, dos governantes, instituies e cidados que participaro do processo de definio da Estratgia Nacional para a Biodiversidade.

Dep. Jos Sarney Filho Ministro de Estado do Meio Ambiente

A ADEQUAO DA LEGISLAO AMBIENTAL BRASILEIRA CONVENO SOBRE DIVERSIDADE BIOLGICA Introduo


Por sua amplitude e complexidade, a presente tarefa foi dividida em trs etapas, dando ensejo a trs documentos distintos: o primeiro, que ora se apresenta em forma de relatrio, remete necessariamente consulta do Inventrio Jurdico-ambiental Federal, Estadual e do Distrito Federal orientado Conservao e Utilizao Sustentvel da Diversidade Biolgica e do Patrimnio Gentico e do documento em forma de tabelas intitulado A Legislao Ambiental Brasileira e a Conveno sobre Diversidade Biolgica. Proceder-se-, num primeiro momento, anlise seletiva - por amostragem - de instrumentos legais (lex lata e proposies legislativas) listados no documento Inventrio, no contexto da proteo do meio ambiente e da promoo do desenvolvimento e suas interconexes com as polticas pblicas federais, estaduais e do Distrito Federal sobre conservao e utilizao sustentvel da diversidade biolgica. A escolha dos instrumentos legislativos e regulamentares, bem como das proposies legislativas em tramitao na Cmara dos Deputados ou no Senado Federal, fundamenta-se em critrios de objetividade, finalidade e abrangncia. Numa segunda fase ser feita uma avaliao geral, baseada nas Tabelas, quanto ao grau de adequao da legislao ambiental brasileira aos preceitos da Conveno sobre Diversidade Biolgica CDB. O contedo das Tabelas engloba o texto dos Artigos 6. a 19 da CDB, bem como os instrumentos legais e disposies regulamentares nacionais a eles ajustados. A descrio do tipo de atendimento da legislao ambiental brasileira em relao aos artigos da Conveno dever salientar aqueles artigos que esto satisfatoriamente atendidos, os artigos parcialmente atendidos e aqueles que no esto atendidos. Dada a quantidade e variabilidade das normas e regulamentos que direta ou indiretamente interagem com a questo ambiental e suas interfaces com a conservao e utilizao sustentvel da diversidade biolgica, procedeu-se a um levantamento legislativo qualitativo, que a despeito de no ser exaustivo, dever refletir a situao do atendimento das diretrizes da Conveno sobre Diversidade Biolgica pelo ordenamento jurdico brasileiro e suas instituies. O presente trabalho certamente no se esgota na sua fase analtica, ele fixa parmetros que podem servir como balizadores de decises/aes no mbito da conservao e utilizao da diversidade biolgica e do patrimnio gentico, em especial, e da proteo do meio ambiente e dos recursos naturais, em geral. Visando uma melhor compreenso da questo da integrao e complementaridade jurdica no que respeita proteo do meio ambiente, far-se- uma breve referncia ao contexto em que se insere a Conveno sobre Diversidade Biolgica, do direito internacional do meio ambiente, para ento fixar-se sobre as implicaes e aplicaes diretas e indiretas desse instrumento internacional no direito ambiental brasileiro.

1. Aspectos Internacionais

1.1. Direito Internacional do Meio Ambiente Consciente que o inadequado exerccio de certos direitos fundamentais do homem poderia ocasionar importantes danos aos recursos naturais, a compreendidos os recursos biolgicos e genticos, a comunidade internacional mobilizou-se no sentido de que a Assemblia Geral das Naes Unidas adotasse a Conveno sobre Diversidade Biolgica -CDB estabelecendo o elo entre a fruio pelo homem de seus direitos fundamentais e as alteraes infligidas natureza. A apreciao da importncia do direito no pode ater-se aos limites fronteirios, sobretudo no caso especfico do direito ambiental, cuja lgica ultrapassa necessariamente as fronteiras artificiais. O sistema jurdico brasileiro, ao observar o respeito do direito internacional pblico, permevel aos princpios e regras do direito internacional do meio ambiente, ramo especfico da referida disciplina jurdica. O exame do grau de adequao da legislao brasileira em matria de meio ambiente e desenvolvimento aos preceitos da Conveno sobre Diversidade Biolgica, ora adotados pelo ordenamento jurdico brasileiro, ora a ele adaptados, permitir a partir de uma anlise centrada na questo da biodiversidade, uma avaliao concreta do aporte, importncia e aplicabilidade, no direito interno, dessas orientaes jurdicas geradas a partir de um instrumento internacional multilateral.

1.2. A Conveno sobre Diversidade Biolgica A diversidade biolgica, a despeito de sua notria complexidade cientfica, foi definida pela Conveno sobre Diversidade Biolgica, adotada em 1992, por ocasio da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, como sendo: A variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquticos e os complexos ecolgicos de que fazem parte: compreendendo ainda a diversidade dentro de espcies, entre espcies e de ecossistemas. Marcadas inicialmente por um cuidado de zelo extremo em relao ao meio ambiente - abordagem esta induzida pelas associaes de proteo natureza - as negociaes da Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB), que duraram quatro anos, tiveram um desfecho essencialmente transacional, concepo esta que prevalecer na verso final do instrumento internacional.

Os objetivos da Conveno, citados no seu artigo primeiro, so discriminados em trs principais noes, a saber: Conservao da Diversidade Biolgica; Utilizao sustentvel de seus elementos; Repartio justa e eqitativa dos benefcios derivados da utilizao dos recursos genticos. O carter de permuta/troca do instrumento colocado em evidncia no ltimo objetivo. Para que uma repartio justa e eqitativa das vantagens possa ocorrer, todo e qualquer acesso aos recursos genticos deve estar subordinado ao fornecimento de meios financeiros adequados, bem como transferncia apropriada da biotecnologia pelos pases usurios aos pases provedores dos elementos biolgicos. O esforo atual comum relativo luta contra eroso da diversidade biolgica, passa, fundamentalmente pelo equilbrio de interesses econmicos entre os diversos atores sociais nacionais e internacionais. Esto comprometidos nesse desafio tanto os Estados, as empresas pblicas e privadas quanto os indivduos e seus agrupamentos. relevante esclarecer-se que, em nenhum momento, a Conveno utiliza o conceito Patrimnio Comum da Humanidade para se referir biodiversidade, apesar de o vocbulo patrimnio remeter idia de apreciao econmica, que permeia por completo o instrumento multilateral. Certos tericos preocupados com o destino dos elementos naturais globais estimam que os recursos genticos constituem, de fato, um patrimnio comum da humanidade, dentre eles encontram-se Cyril de Klemm1. A doutrina internacional do Patrimnio Comum da Humanidade compreende duas definies (dentre cinco) que no se adaptam realidade da Conveno, a saber, a noapropriao e a gesto comum. Ora, a Conveno sobre Diversidade Biolgica cria condies para a apropriao legtima dos recursos genticos, atravs do acesso a estes, deixando s legislaes nacionais o encargo de criar condies para permitir que essa justa posse acontea. Quanto gesto comum dos bens naturais, tal noo afronta o princpio da soberania nacional, que coloca os recursos naturais exclusivamente sob a administrao do pas de origem. No tocante s outras trs definies contidas na referida doutrina internacional: a repartio dos benefcios; a utilizao para fins pacficos e a preservao com vistas ao interesse da
1

Cyril de Klemm, Le Patrimoine Naturel de LHumanit, in LAvenir du Droit International de LEnvironnement, p. 126-127, 138-139.

humanidade, elas se apresentam em consonncia com os preceitos estabelecidos na Conveno. Desde a adoo da Conveno sobre Diversidade Biolgica, a responsabilidade no que respeita promoo da conservao e utilizao sustentvel dos recursos genticos dever fundamentar-se no iderio de Preocupao Comum Humanidade.

2. Aspectos Nacionais

2.1. Direito Ambiental Brasileiro Inseridos em um contexto internacional agente e ao mesmo tempo objeto de transformaes impostas pela condio de interdependncia advinda da globalizao, cada sistema jurdico nacional evolui dentro de seu prprio ritmo, segundo suas necessidades sociais, econmicas, culturais e ambientais as mais prementes. O objetivo do direito do meio ambiente, por sua finalidade aparente e caracterstica de preservao da natureza, leva fundamentalmente, proteo do homem, que em conseqncia, possui um direito conservao da natureza, em complemento aos outros direitos garantidos aos indivduos. As necessidades socioeconmicas nascentes, crescentes e mutantes no interior das sociedades tornaram possvel a compreenso de que o respeito universal e efetivo da natureza e dos recursos naturais era condio indispensvel para a sustentabilidade do desenvolvimento, preceito esse traduzido de maneira jurdica em sua forma e tica em sua essncia pelo direito do meio ambiente interno e internacional. No estgio atual de sua evoluo no Brasil, no resta dvidas quanto ao fato de o direito ambiental, que interage com vrios ramos do direito, ser uma disciplina jurdica autnoma; o estabelecimento de leis e regulamentos e a formulao de mecanismos e estratgias ambientais no plano interno, bem como a adoo de convenes/tratados/acordos em matria de proteo ao meio ambiente e promoo do desenvolvimento sustentvel2 no plano internacional, corroboram essa afirmao. A determinao do grau de adequao da legislao b rasileira aos princpios
2

A Conferncia das Naes Unidas sobre Comrcio e Desenvolvimento - CNUCED, de 1982, define o desenvolvimento sustentvel como sendo aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras satisfazerem as suas... J a Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em seu relatrio Nosso Futuro Comum, de 1987, apresenta o desenvolvimento sustentvel como um processo de transformao no qual a explorao dos recursos, a direo dos investimentos, a orientao do desenvolvimento tecnolgico e a mudana institucional se harmonizam e reforam o potencial presente e futuro, a fim de atender s necessidades e aspiraes humanas.

internacionais da Conveno sobre Diversidade Biolgica dar-se- a partir da anlise de instrumentos jurdicos constitucionais e infraconstitucionais em nvel Federal, Estadual e do Distrito Federal primordiais que, direta ou indiretamente, promovam a conservao da biodiversidade e o uso sustentvel do patrimnio gentico brasileiro.

2.1.1. Instrumentos Normativos e Regulamentares

2.l.l.l. A Constituio Federal de 1988 Para que a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 viesse a reconhecer a existncia de um direito ao meio ambiente, um longo caminho teve que ser percorrido. As Constituies precedentes3 ocupavam-se da proteo do meio ambiente de maneira incidente; a maioria dos temas referentes natureza e aos recursos naturais - de competncia exclusiva da Unio - refletiam a questo sob uma tica economicista. Os textos das Constituies anteriores no poderiam contradizer a realidade da opo de desenvolvimento do Estado brasileiro, amparado no modelo ortodoxo global, pouco preocupado com a conservao do meio ambiente e fortemente apoiado na explorao de matriasprimas, portanto inadaptado s necessidades protecionistas (preservacionistas/conservacionistas) fundamentais. As interdependncias crescentes entre desenvolvimento socioeconmico e proteo da natureza e dos recursos naturais levaram a Assemblia Constituinte responsvel pela elaborao da Constituio de 1988 a uma percepo integradora, contrria quela viso parcial dos problemas. Ao lado da opo desenvolvimentista, passou-se a valorizar a opo ambientalista ao se cuidar, entre outros temas, do controle dos impactos sobre a natureza e do uso e conservao dos recursos naturais, bem como a opo humanista, ao se intervir em favor da reduo dos desequilbrios sociais. Procedeu-se igualmente descentralizao da competncia legislativa4, atribuindo-se alm da Unio, aos Estados, Distrito Federal e Municpios a responsabilidade na conduo das polticas ambientais. O interesse relativo ao meio ambiente na Constituio brasileira no restrito ao artigo 225, cujo teor remete ao reconhecimento do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Existem inmeras referncias, notadamente aquelas inseridas na Ordem Econmica e
3

Emenda Constitucional de 1969 Constituio de 1967; Constituio de 1946; Constituio de 1937; Constituio de 1934; Constituio de 1891 e Constituio Imperial de 1824. 4 Para o jurista Paulo Affonso Leme Machado, o artigo 24, pargrafo 1. da Constituio Federal determina a generalidade da norma federal (Unio), seu pargrafo 3. prev a especificidade da norma regional (Estados) e o artigo 30, inciso I, trata da abrangncia restrita das normas locais (Municpios).

Financeira, e tantas outras, como se pode inferir do Anexo I (Extratos da Constituio Federal) ao presente Relatrio. Quanto questo especfica da proteo da diversidade biolgica e do o patrimnio gentico, o mesmo artigo 225, pargrafo 1 , inciso II, afirma que para assegurar a efetividade desse direito (ao meio ambiente ecologicamente equilibrado), incumbe ao Poder Pblico preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico.

2.l.l.2. Instrumentos Federais Infraconstitucionais

Leis Federais/Decreto-Lei Lei n. 4.771, de 15 de setembro de 1965 A Lei n. 4.771, ou Cdigo Florestal, tem sido um instrumento de vanguarda na proteo das florestas e demais formas de vegetao e, em consequncia, da diversidade tanto biolgica quanto gentica nacionais desde sua adoo em 1965. Ao lanar noes como interesse comum e uso nocivo da propriedade5 bem como utilizao racional, normas de precauo e educao florestal, esse diploma legal atesta sua capacidade de adaptao s evolues impostas pelo imperativo do desenvolvimento sustentvel, onde proteo da natureza e dos recursos naturais, promoo do desenvolvimento econmico e instaurao da justia social devem estar estreitamente associados. . As primeiras so formadas pela vegetao situada ao longo dos rios, qualquer curso dgua ou corpos dgua; no topo de morros, montes, montanhas e serras; nas encostas com declividade superior a 45 graus; nas restingas; nas bordas de tabuleiros ou chapadas; em altitude superior a 1.800 metros. As florestas de preservao permanente, institudas por ato do Poder Pblico, destinam-se a atenuar a eroso das terras; fixar dunas; formar faixas de proteo ao longo de rodovias e ferrovias; auxiliar na defesa do territrio nacional; proteger stios de excepcional beleza ou de valor cientfico ou histrico; asilar exemplares da fauna ou flora ameaados de extino; manter o ambiente necessrio vida das populaes silvestres; assegurar condies de bem-estar pblico. Declaradas as florestas brasileiras dentre outros ecossistemas patrimnio nacional pela Constituio de 1988, sua conservao e uso sustentvel representam um desafio constante para o Pas. Unio, Estados e Distrito Federal, investidos de competncia legislativa

Artigo de Paulo Affonso Leme Machado intitulado O Direito Ambiental e a Proteo das Florestas no Sculo XXI, p. 8, publicado nos Anais A Proteo Jurdica das Florestas Tropicais por ocasio do 3. Congresso Internacional de Direito Ambiental, ocorrido em So Paulo entre 30 de maio e 02 de junho de 1999.

concorrente em matria de florestas (alm de outros temas como caa, pesca, fauna, conservao da natureza, meio ambiente e controle da poluio) vm enfrentando srias dificuldades na implementao das polticas ambientais6. A capacidade de implantao e implementao de programas e projetos adequados s diversas realidades ecossistmicas brasileiras, a compreendidas as florestas e outras formas de vegetao, determinar o grau de envolvimento e disposio do governo brasileiro no que respeita promoo do desenvolvimento sustentvel em geral e proteo dos recursos florestais em especial. No contexto das decises/aes de carter regional citam-se, a seguir, quatro instrumentos jurdicos federais regulamentadores da Lei n 4.771 de 1965, voltados para a utilizao sustentvel do ecossistema amaznico. O Decreto n 1.282, de 19 de outubro de 19947 dispe, no Captulo I, sobre a explorao das florestas primitivas e demais formas de vegetao arbrea na bacia amaznica lanando, no artigo 1, 2, o conceito de manejo florestal sustentvel como sendo a administrao da floresta para a obteno de benefcios econmicos e sociais, respeitando-se os mecanismos de sustentao do ecossistema objeto do manejo e lista, no artigo 2, os princpios gerais bem como os fundamentos tcnicos para a elaborao do plano de manejo8. Exceto para os casos de atividades silviculturais desenvolvidas por proprietrio ou legtimo ocupante de pequeno ou mdio imvel rural, o plano de manejo florestal sustentvel, que dispensa o Estudo e Relatrio de Impacto Ambiental EIA/RIMA, dever nos demais casos, ser apresentado para aprovao do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais

No que concerne preservao das florestas, proteo do meio ambiente, combate poluio em qualquer de suas formas, preservao da fauna e flora, a competncia comum para Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. 7 O Decreto n 1.282/94, regulamentador dos artigos n 15, 19, 20 e 21 do Cdigo Florestal, desdobra-se em cinco captulos, a saber: Captulo I- Da Explorao das Florestas Primitivas e Demais Formas de Vegetao Arbrea na Amaznia. Captulo II- Da Explorao da Floresta e Demais Formas de Vegetao Arbrea para o Uso Alternativo do Solo na Amaznia. Captulo III - Da Reposio Florestal e do Plano Integrado Florestal PIF. Captulo IV - Das Sances Administrativas e Penais. Captulo V - Das Disposies Gerais e Transitrias. 8 Decreto n 1.282/94, Artigo 2: O plano de manejo florestal sustentvel atender aos seguintes princpios gerais e fundamentos tcnicos. I)Princpios Gerais: a) conservao dos recursos naturais; b) conservao da estrutura da floresta e de suas funes; c) manuteno da diversidade biolgica; d) desenvolvimento socioeconmico da regio. II)Fundamentos Tcnicos: a) levantamento criterioso dos recursos disponveis a fim de assegurar a confiabilidade das informaes pertinentes; b) caracterizao da estrutura e do stio florestal; c) identificao, anlise e controle dos impactos ambientais, atendendo legislao pertinente; d) viabilidade tcnico-econmica e anlise das consequncias sociais; e) procedimentos de explorao florestal que minimizem os danos sobre o ecossistema; f) existncia de estoque remanescente do recurso que garanta a produo sustentada da floresta; g) adoo de sistema silvicultural adequado; h) uso de tcnicas apropriadas de plantio, sempre que necessrio.

Renovveis IBAMA9. Segundo o artigo 4 e nico do referido instrumento, ressalvados os casos de projetos de obras de relevante interesse pblico, fica proibido o corte e a comercializao da castanheira (Bertholetia excelsa) e da seringueira (Hevea spp.) em florestas nativas, primitivas ou regeneradas, devendo-se observar critrios tcnicos-cientficos e peculiaridades estaduais e regionais no corte e na comercializao de outras espcies arbreas. De acordo com o artigo 5 caber ao IBAMA, em articulao com o rgo estadual competente, definir as reas destinadas produo econmica sustentvel de madeira e de outros produtos vegetais sem prejuzo da conceituao de Unidades de Conservao em vigor. Disciplina-se, no Captulo II, a explorao a corte raso da floresta e demais formas de vegetao arbrea da bacia amaznica. Nesses casos a autoridade competente expedir autorizao de desmatamento aps vistoria prvia. So reas selecionadas para uso alternativo do solo aquelas destinadas implantao de projetos de colonizao, de assentamento de populao, agropecurios, industriais, florestais, de gerao e transmisso de energia, de minerao e de transporte10. O artigo 8 e seus pargrafos determina que ao proprietrio cabe a obrigao de manter uma rea de reserva legal de, no mnimo, cinquenta por cento de sua propriedade onde no ser permitido o corte raso11. Tal rea dever ser averbada margem da inscrio da matrcula do imvel no registro de imveis competente, sendo vedada a alterao de sua destinao nos casos de transmisso, a qualquer ttulo, ou de desmembramento de rea. O percentual de reserva legal poder ser fixado acima de cinquenta por cento, a critrio do IBAMA, segundo normatizao amparada no zoneamento ecolgico-econmico. A reposio florestal e o plano integrado florestal PIF so assuntos tratados no Captulo III. O artigo 9 determina que a pessoa fsica ou jurdica que explore, utilize, transforme ou consuma matria-prima florestal fica obrigada reposio florestal. Esta, segundo o pargrafo nico do mesmo artigo, dever ser efetuada no Estado de origem da matria-prima, mediante o plantio de espcies florestais adequadas, preferencialmente nativas, cuja produo seja, no mnimo, igual ao volume anual necessrio plena sustentao da atividade desenvolvida, cabendo ao IBAMA estabelecer os parmetros para esse fim. O Plano Integrado Florestal PIF, tratado no artigo 12, a ser apresentado ao IBAMA pela pessoa fsica ou jurdica que necessite de grande quantidade de matria-prima florestal, dever obrigatoriamente incluir a programao anual de suprimento de matria-prima
9

Decreto n 1.282/94, Artigo 2, nico e Artigo 3. Decreto n 1.282/94, Artigo 7, nico. 11 Segundo Paulo Affonso Leme Machado a Medida Provisria n 1.736 altera consideravelmente o sistema de reserva legal aperfeioado pela lei n 7.803/89, criando um mtodo dbio de compensao ambiental ao autorizar seu deslocamento para outras reas. Atualmente discute-se, no mbito da Casa Civil, mecanismos mais avanados de compensao, promotores da compatibilizao entre gesto da fauna/flora e bacias hdrogrficas.
10

10

florestal visando a assegurar a plena sustentao da atividade desenvolvida. O Captulo IV dispe sobre as sanes administrativas e penais e o Captulo V, que trata das disposies gerais e transitrias, torna possvel no artigo 22 a utilizao, at o ano 2.000, de castanheira (Bertholetia excelsa) morta ou desvitalizada12, oriunda de projetos destinados realizao de obras de relevante interesse pblico, na forma a ser regulamentada pelo IBAMA. Outras iniciativas legais surgiram com vistas utilizao racional dos recursos florestais amaznicos. Traduzem esse esforo as Instrues Normativas MMA-IBAMA n 004, 005 e 006 de 28 de dezembro de 1998, regulamentadoras do artigo 15 do Cdigo Florestal13. A Instruo Normativa n 004 fixa os critrios e parmetros para o manejo florestal comunitrio, determinando que no caso de explorao de recursos florestais na bacia amaznia, as associaes de proprietrios ou legtimos possuidores de glebas rurais podero apresentar um nico plano de manejo florestal sustentvel simplificado, que aglutine glebas individuais, respeitando-se o limite mximo de quinhentos hectares anualmente manejados. Os procedimentos a serem adotados com vistas realizao do Plano de Manejo Florestal Sustentvel Simplificado PMFSimples vm detalhados na Instruo Normativa n 005 e seus anexos14. O estmulo ao manejo florestal em escala empresarial na bacia amaznia regulamentadado pelas disposies da Instruo Normativa n 00615, sendo esse manejo unicamente permitido com base no Plano de Manejo Florestal Sustentvel de Uso Mltiplo PMFS, obedecidos os princpios gerais e fundamentos tcnicos estabelecidos no artigo 2 do Decreto n 2.788 de 28 de setembro de 1998. Atualmente, em razo das inmeras propostas existentes no Congresso Nacional para alterao do Cdigo Florestal, o Ministrio do Meio Ambiente, por intermdio do CONAMA, tem promovido discusses com o intuito de elaborar proposta do Poder Executivo para futura apreciao pelos parlamentares.
12 13

Decreto n 1.282/94, Artigo 22, 1 e 2. Segundo o Artigo 15 da Lei n 4.771/65: Fica proibida a explorao sob forma emprica das florestas primitivas da bacia amaznica que s podero ser utilizadas em observncia a planos tcnicos de conduo e manejo a serem estabelecidos por ato do Poder Pblico, a ser baixado dentro do prazo de um ano. 14 Os anexos so assim discriminados: Anexo I) Roteiro bsico para elaborao de plano de manejo florestal sustentvel simplificado; Anexo II) Ficha de Campo; Anexo III) Quadro de documentos necessrios para PMFSimples; Anexo IV) Termo de Responsabilidade de Manuteno de Floresta Manejada TRMFM; Anexo V) Termo de Compromisso para Averbao de Plano de Manejo Florestal Sustentvel Simplificado TCAPMFS; Anexo VI) Termo de Responsabilidade de Averbao de Reserva Legal TRARL; Anexo VII) Termo de Compromisso para Averbao de Reserva Legal TCARL. 15 Acompanham a Instruo Normativa n 006 os seguintes anexos: Anexo I) Informaes; Anexo II) Quadro de Documentos; Anexo III) Termo de Responsabilidade de Manuteno de Floresta Manejada TRMFM; Anexo IV) Termo de Compromisso para Averbao de Plano de Manejo Florestal Sustentvel TCAPMFS; Anexo V) Termo de Responsabilidade de Averbao de Reserva Legal TRARL; Anexo VI) Termo de Compromisso para Averbao de Reserva Legal TCARL; Anexo VII) Termo de Compromisso para Averbao de Reserva Legal TCARL.

11

Lei n. 5.197, de 3 de janeiro de 1967 A Lei n 5.197 de 196716, que dispe sobre a proteo fauna, determina no seu artigo 1 que os animais de quaisquer espcies, em qualquer fase de seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora de cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais so propriedade do Estado, sendo proibida a sua utilizao, perseguio, destruio, caa ou apanha. O referido diploma probe expressamente, no artigo 2, a caa profissional no Pas . Permite contudo, excepcionalmente, o exerccio da caa com outros fins e no caso de peculiaridades regionais. Tal prtica est sujeita permisso prvia, estabelecida em ato regulamentador do Poder Pblico Federal (artigo 1, 1). Esse criar Parques de caa federais, estaduais e municipais, com fins recreativos, educativos e tursticos, onde o exerccio da caa ser permitida, bem como Reservas Biolgicas Nacionais, Estaduais e Municipais, onde somente podero ser autorizadas atividades de cunho cientfico (artigo 5, a e b).
17

Veda-se igualmente o comrcio de espcimes da fauna silvestre bem como de produtos e objetos que impliquem na sua caa, perseguio, destruio ou apanha, excetuando-se aqueles espcimes provenientes de criadouros legalizados (artigo 3, 1). Quando se tratar de propriedade privada, fica a critrio do proprietrio o consentimento - expresso ou tcito - para a utilizao, perseguio, caa ou apanha de espcies da fauna silvestre em seus domnios, bem como sua proibio, mesmo se tais prticas sejam permitidas na forma de particularismos regionais. Ao proibir o exerccio da caa fica o proprietrio responsvel pela fiscalizao de seus domnios. Unio, aos Estados e ao Distrito Federal compete concorrentemente legislar sobre fauna e caa, segundo o artigo 24, VI da Constituio Federal. O nico estado brasileiro a permitir a caa amadorista o Rio Grande do Sul, essa autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA, pela Portaria n 63N de 25 de maio de 1998. A Portaria 108, de 02 de abril de 1982, do extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF resolve que a caa amadorista somente poder ser permitida nas Unidades da Federao onde pesquisas de avaliao indiquem a sua possibilidade18. O instrumento legal sob anlise imbrica-se ao Cdigo de Pesca ( Decreto-Lei 221, de 28 de fevereiro de 1967) quando trata no seu artigo 27, 2 das penas para aquele que provocar o perecimento de espcimes da fauna ictiolgica existentes em rios, lagos, audes, lagoas,
16 17

Alterada pela Lei n 7.653, de 12 de fevereiro de 1988. Paulo Nogueira Neto classifica a caa em duas categorias: predatria e no predatria. A primeira compreende a caa profissional e a caa sanguinria. A segunda engloba a caa de controle, a caa de subsistncia e a caa esportiva. 18 A Lei n 7.653, de 12 de fevereiro de 1988, classifica como crime inafianvel a caa no autorizada de animais silvestres.

12

baas ou mar territorial brasileiro e no 3, quando dispe sobre a pesca predatria 19.

Decreto-Lei n. 221, de 28 de fevereiro de 1967 O Decreto-Lei n 221 de 1967, que dispe sobre a proteo e estmulo pesca pouco lembrado no meio jusambientalista talvez em razo de sua tendncia ao utilitarismo , assim percebida pelo direito ambiental. As preocupaes protecionistas relativas aos seres animais e vegetais que tenham na gua o seu hbitat, ou mais freqente meio de vida, parecem ficar no instrumento legal desvalorizadas em face da finalidade precpua de aproveitamento econmico. O Cdigo brasileiro de Pesca divide-se em IX Captulos, o Captulo I introduz o tema, definindo pesca como todo ato tendente a capturar ou extrair elementos animais ou vegetais que tenham na gua seu normal, ou mais freqente meio de vida. Estabeleceu-se o domnio pblico sobre tais elementos permitindo-se sua utilizao para fins comerciais, desportivos ou cientficos20. Os efeitos do Decreto-Lei estendem-se s guas interiores; ao mar territorial; s zonas de alto-mar conforme o estabelecido por instrumentos internacionais ratificados pelo Brasil; zona contgua e plataforma continental. O Captulo II sobre a Pesca Comercial, subdivide-se em quatro tpicos sob os seguintes Ttulos: I) Das embarcaes pesqueiras, II) Das empresas pesqueiras, III) Da organizao do trabalho a bordo das embarcaes de pesca e, IV) Dos pescadores profissionais. O Captulo III, trata das licenas para amadores de pesca e para cientistas. A matria constante do Captulo IV versa sobre permisses, proibies e concesses, dividindo-se em seis Ttulos, dentre os quais um foi completamente revogado21: I) Das normas gerais; II) Dos aparelhos de pesca e sua utilizao; III) Da pesca subaqutica; IV) Da pesca e industrializao de cetceos (Revogado); V) Dos invertebrados aquticos e algas; VI) Da aquicultura e seu comrcio. O Captulo V cuida da fiscalizao. As infraes e penas so tratadas no Captulo VI e as multas previstas no Captulo VII. Ao Captulo VIII coube a anlise das disposies transitrias e estimulativas, subdividindo-se em dois Ttulos: I) Das isenes em geral; II) Das dedues tributrias para investimentos. O Captulo IX trata das descries finais.

19

Ver Lei n 7.679, de 23 de novembro de 1988, que trata da proibio da pesca de espcies em perodos de reproduo e d outras providncias. 20 O Artigo 2 do Cdigo dividiu a Pesca em trs categorias: 1: Pesca comercial a que tem por finalidade realizar atos de comrcio na forma da legislao em vigor. 2: Pesca desportiva a que se pratica com linha de mo, por meio de aparelhos de mergulho ou quaisquer outros permitidos pela autoridade competente, e que em nenhuma hiptese venha a importar em atividade comercial. 3: Pesca cientfica a exercida unicamente com fins de pesquisa por instituies ou pessoas devidamente habilitadas para esse fim. 21 A Lei N 7.643, de 18 de dezembro de 1987, proibiu a pesca e o molestamento dos cetceos em guas jurisdicionais brasileiras.

13

A diversidade dos recursos ocenicos/marinhos, fluviais, lacustres, rivaliza com a diversidade dos recursos terrestres. So incalculveis as aplicaes possveis em matria alimentar, biotecnolgica e farmacolgica a partir dos elementos, sejam animais ou vegetais, contidos nesses ambientes. A variabilidade biolgica dos sistemas aquticos resultado da prpria heterogeneidade ecossistmica, onde as espcies se diversificam em funo das dinmicas adaptativas e evolutivas. poca em que foi regulamentada a pesca no Brasil, as questes ambientais eram tratadas de forma setorizada e inseridas em um contexto onde prevalecia o enfoque mercantilista da natureza e dos recursos naturais. O desenvolvimento econmico era o fim ltimo de todos os esforos nacionais. Temia-se a superexplorao da fauna ictiolgica mais em razo do comprometimento dos estoques pesqueiros do que pela reduo ou perda da biodiversidade. Alis tal vocbulo, ainda hoje no encontrado nos prprios dicionrios, era de conhecimento de um restrito crculo de especialistas das reas da biologia e ecologia. No h como dedicar-se questo da conservao e uso sustentvel da biodiversidade sem dar-se pesca a ateno jurdica que o tema merece. Entretanto, nos hodiernos ensaios jurdicos brasileiros sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentvel, escassas tm sido as referncias sobre a importncia da proteo da diversidade dos recursos haliuticos existentes nas guas interiores, no mar territorial, bem como na zona econmica exclusiva brasileira.

Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981 A Lei n 6.938 cujo teor dispe sobre as bases da Poltica Nacional do Meio Ambiente, no poderia deixar de refletir sua natureza essencialmente econmica, a exemplo da Constituio Federal de 1967, sob a gide da qual foi elaborada e portanto, inspirada22. No h duvida de que a dimenso econmica/desenvolvimentista traduzida no diploma legal em referncia essencial para o raciocnio ecolgico, pois no mais se trata de pensar a natureza e os recursos naturais sob a anlise exclusiva da conservao. Os impactos negativos sociais e ecolgicos - do progresso econmico, ameaam sem distino o pas, suas urbes e ecossistemas (a includa a diversidade biolgica e gentica). necessrio sublinhar a importncia da compreenso em nvel local, regional e nacional, do processo indivisvel e interdependente que constitui o desenvolvimento sustentvel. Esse conceito, tambm conhecido por ecodesenvolvimento , cujo contedo principiolgico remete compatibilizao da proteo da natureza com a promoo do desenvolvimento econmico e a instaurao da justia social, surgir como uma resposta s dificuldades cotidianas, nascidas do exerccio de direitos/deveres aparentemente to contraditrios, como o desenvolvimento socioeconmico e a proteo do ambiente e dos recursos naturais.
22

Em apoio a essa afirmao o autor Paulo de Bessa Antunes mais contundente em seu artigo Direito Ambiental como Direito Econmico - Anlise crtica acrescentando que todo interesse voltado exclusivamente proteo, melhoria ou gesto do meio ambiente ocupa um lugar incerto nesse instrumento jurdico, bem como no convincente a incluso da dimenso humana na problemtica ambiental.

14

O qualificativo sustentvel no anula a representao da deteriorao embutida no substantivo desenvolvimento; ele exprime, antes, a pretenso e a convico que o progresso constituiu um processo contnuo, que deve opor-se destruio massiva e significativa dos espaos construdos e dos espaos naturais. A despeito das escolhas polticas inadequadas de desenvolvimento econmico, o Brasil sensvel e permevel s diversas manifestaes em favor da proteo da natureza e de seus elementos. Observa-se uma movimentao crescente, ainda que tmida em muitos setores, em favor da questo ambiental nos trs nveis de poder, principalmente aps o advento da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992. A Poltica Nacional do Meio Ambiente, cujos objetivos so a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visa assegurar no pas, condies ao desenvolvimento socioeconmico, aos interesses de segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, atendidos alguns princpios, como por exemplo, no que respeita promoo da conservao e uso sustentvel da diversidade biolgica: planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais e incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais (Art. 2., incisos III e VI da Lei 6.938/81). importante indicar como a Lei n 6.938/81, no seu artigo 3., incisos I e V, define alguns termos essenciais para sua implementao. Torna-se relevante, na presente ocasio, citar-se a definio dada pela lei ao vocbulo meio ambiente, assim definido: conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas bem como expresso recursos ambientais, definida como sendo a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora. Os objetivos da poltica nacional de meio ambiente so detalhados no artigo 4. e os instrumentos para sua implementao esto previstos no artigo 9.. O contedo tcnico da Lei 6.938 de 1981 , sem dvida, bem elaborado, contudo, apesar de seu arcabouo objetivo, inovador e abrangente, o instrumento no contribuiu efetivamente para trazer solues eficazes aos mltiplos e complexos problemas relacionados proteo do meio ambiente e promoo do desenvolvimento aos quais o Brasil confrontado. Muitos procedimentos inventariados no artigo 9., quando so empregados - e na hiptese de terem sido regulamentados, o que nem sempre acontece - o so de maneira ainda bastante precria. Citem-se, como exemplos da falta de firmeza por parte das autoridades brasileiras no que respeita implementao da poltica ambientalista/desenvolvimentista em nvel federal, os seguintes mecanismos legais: estabelecimento de padres de qualidade ambiental; o zoneamento ambiental; o estudo prvio de impacto ambiental- EIA, esse regulamentado pela Resoluo CONAMA n. 001/86.

15

Os cidados e as associaes de proteo do meio ambiente, apesar de todo o arsenal jurdico colocado sua disposio, so freqentemente impotentes para intervir em um processo econmico malso, a fim de reorient-lo para uma moralidade ecolgica. Desse modo refora-se a indisposio coletiva, cuja origem advm da ausncia de uma efetiva poltica nacional ambiental. A inadequao das instituies oficiais que se ocupam da proteo do meio ambiente, em razo do importante distanciamento entre suas inmeras atribuies e os meios financeiros colocados a sua disposio, flagrante. Esta situao agravada pela insuficincia de organizao e coordenao intra e intergovernamental, em todos os nveis da federao, pela carncia de pessoal especializado e pela irrisria fiscalizao dos imensos espaos naturais brasileiros. A legislao ambiental nacional, de considervel pujana (a exemplo do patrimnio natural brasileiro), no poder ser amplamente explorada enquanto perdurar sua fragmentao e sua disperso, fatores geradores de dificuldades maiores de interpretao e aplicao da norma. Isso impe uma urgente codificao23 dos instrumentos jurdicos relativos ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentvel.

Lei 7.347, de 24 de julho de 1985 A ao civil pblica de responsabilidade por danos causados, entre outros, ao meio ambiente, regulamentada pela lei em apreo, constitui o mais tpico e importante procedimento judicirio de proteo ao meio ambiente. Com essa ao, a atitude do Estado e da Coletividade em face dos reiterados danos causados natureza perdeu seu carter de inrcia e correo a posteriori, para transformar-se em mecanismo pr-ativo e preventivo. Instrumento processual de defesa dos direitos e interesses difusos e coletivos, disciplinando as aes de responsabilidade por danos, ou perigo de danos, morais e patrimoniais ao meio ambiente, consumidores, bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico ou paisagstico e ordem econmica, a Lei 7.347/85 tem sido de grande influncia na mudana do atual paradigma do desenvolvimento econmico nacional. Embora a iniciativa da propositura da Ao Civil Pblica caiba a vrias entidades alm do Ministrio Pblico24, importante ressaltar o papel preponderante dessa instituio em defesa dos interesses difusos e coletivos ambientais. O debate sobre as questes ecolgicas e,
23

A codificao vai muito alm da simples compilao, exigindo uma profunda reviso de todo o arsenal jurdico: confrontam-se instrumentos sobrepostos; ajustam-se temas controversos; desregulamenta-se o excesso normativo... 24 Alm do Ministrio Pblico, a Unio, os Estados e os Municpios, bem como a Administrao Pblica Indireta e as Associaes privadas ligadas proteo do meio ambiente, dos consumidores, da ordem econmica, da livre concorrncia ou do patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico, podero propor a Ao Civil Pblica.

16

sobretudo, a prtica da gesto ambiental durante os anos que se seguiram adoo da referida lei apresentam avano e aprofundamento significativos.

Lei 8.974, de 05 de janeiro de 1995 As tcnicas de manipulao gentica trazem inegveis benefcios, tanto quanto riscos, para o meio ambiente e para o homem. A Lei 8.974/95, ou Lei de Biossegurana, que regulamenta os incisos II e V, pargrafo 1., do artigo 225 da Constituio Federal, veio justamente estabelecer normas de segurana e mecanismos de fiscalizao para o uso dessas tcnicas e para a liberao no ambiente de organismos geneticamente modificados (OGMs)25. Apesar de o objeto da lei em anlise ser bastante amplo, indo desde a manuteno da integridade do meio ambiente e dos recursos naturais, perpassando a questo das relaes de consumo envolvendo OGM ou suas tcnicas26 at a proteo da sade pblica, o diploma legal analisado no generaliza a segurana das atividades biolgicas, restringindo-se s tcnicas de engenharia gentica e liberao no meio ambiente de transgnicos. Os eventuais efeitos negativos da transferncia, manipulao e utilizao da biotecnologia para a conservao e uso sustentvel da diversidade biolgica uma preocupao apontada na Conveno sobre Biodiversidade, artigo 19, inciso 3, que sugere aos pases signatrios examinarem a necessidade de um protocolo em biossegurana. Este protocolo encontra-se em fase de negociao28.
27

O Decreto regulamentador n. 1.752 de 199529 delega Comisso Nacional Tcnica de Biossegurana - CNTBio, vinculada Secretaria Executiva do Ministrio da Cincia e Tecnologia, a implementao da lei sob anlise. No que respeita a atividades, projetos e produtos relacionados a organismos transgnicos a CNTBio transfere aos rgos de fiscalizao do Ministrio da Sade, Ministrio da Agricultura e Ministrio do Meio Ambiente a responsabilidade da fiscalizao, monitorizao, emisso de registros, autorizaes, manuteno de cadastros, encaminhamento de processos Comisso, encaminhamento para publicao de resultados e aplicao de penalidades de multas.

25

Organismos geneticamente modificados so definidos pela lei n. 8.974/95 como sendo aqueles cujo material gentico (ADN/ARN) tenha sido modificado por qualquer tcnica de engenharia gentica, que a atividade de manipulao dessas molculas ADN/ARN recombinante (art. 3. , incisos IV e V). 26 Para Celso A P. Fiorillo e Marcelo Abelha Rodrigues, no que respeita s relaes de consumo envolvendo OGM, em hiptese alguma possvel prescindir do Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). 27 Biotecnologia qualquer aplicao tecnolgica que utilize sistemas biolgicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilizao especfica, segundo o artigo 2 da CDB. 28 Informao contida no Relatrio da OEA, de autoria de Eliana Fontes e Marcelo Varella: Biossegurana no Brasil e sua Interface com outras Legislaes, pg. 3, divulgado na Internet, no site da Fundao Andr Tosello. 29 O Decreto n. 1.752, de 20 de dezembro de 1995 que dispe sobre a vinculao, competncia e composio da Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana revogou o Decreto n. 1.520, de 12 de junho de 1995.

17

Quanto aos produtos contendo OGM, destinados comercializao ou industrializao, provenientes de outros pases, eles s podero ser introduzidos no Brasil aps parecer prvio conclusivo da CNTBio e autorizao do rgo de fiscalizao competente. Nesse caso, dever-se- levar em considerao, quando disponveis, pareceres tcnicos preexistentes em outros pases. A Lei brasileira sobre biossegurana considerada inovadora no contexto internacional, abrange todos os grupos de organismos vivos (exceto humanos), sejam eles plantas, animais ou microorganismos30. Seu Decreto regulamentador n. 1.752/95 prev, para a tomada de decises, a participao de especialistas nas reas humana, animal vegetal e ambiental bem como de representantes dos Ministrios da Cincia e Tecnologia, Sade, Meio Ambiente, Educao, Relaes Exteriores, Agricultura e a participao de representante de rgo de defesa do consumidor e do setor empresarial de biotecnologia. Uma das inconsistncias da lei diz respeito ao seu artigo 3. que trata, de forma no exaustiva, da definio de termos e expresses tcnicas. O legislador negligenciou conceituaes importantes e de difcil compreenso, fato que poder suscitar dvidas quanto ao seu contedo e, em conseqncia, dificuldades na aplicao da lei bem como possveis disputas judiciais31.

Lei n. 9.279, de 14 de maio de 1996 A Lei da Propriedade Industrial ou Propriedade Intelectual, mais conhecida como Lei de Patentes, considerada por uns como um dos pilares do processo de desenvolvimento cientfico e tecnolgico do pas, por outros como um instrumento de manipulao do capitalismo internacional e manuteno da subservincia e atraso nacional. A despeito de toda controvrsia nacional, e presso internacional, que tumultuaram a aprovao da Lei n. 9.279/96, h esperana que, pelo menos no mbito da engenharia gentica, com a garantia de proteo de patentes na rea de biotecnologia, o instrumento legal tenha futuro promissor. O diploma legal faz diferenciao entre invento e descoberta, inveno e criao. Inventa-se aquilo que no existe na natureza e cria-se/descobre-se a partir do que j existe em seu estado natural. Para a lei invento pode ser tanto o produto quanto o processo, esse no compreendido no estado da tcnica. Fala-se tambm na lei em modelo de utilidade, que como o invento, pode ser patenteado32.
30

Para os efeitos da Lei n. 8.974/95 define-se organismo como sendo toda entidade biolgica capaz de produzir e/ou de transferir material gentico, incluindo vrus, prions e outras classes que venham a ser conhecidas. 31 Extrato do artigo Biossegurana no Brasil e sua Interface com outras Legislaes de Eliana M.G. Fontes, Marcelo Dias Varella e Ana Lcia D. Assad. 32 Para alguns autores, como por exemplo Marcelo Varella, a Lei n 9.279/96 deveria tornar obrigatria a indicao da origem geogrfica do material biolgico utilizado no invento como requisito para a concesso de patentes. Tal

18

No se reconhece, na Lei n. 9.279/96, o patenteamento de animais e plantas, seja ele total ou parcial33 exceo feita aos microorganismos transgnicos, que podero ser patenteados caso atendam aos trs requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicao industrial. Segundo o artigo 18, inciso III e pargrafo nico da lei, microorganismos transgnicos so os organismos que expressem, mediante interveno humana direta em sua composio gentica, uma caracterstica normalmente no alcanvel pela espcie em condies naturais 34.

Lei n. 9.456, de 25 de abril de 1997 A Lei de Proteo de Cultivares e a Lei de Propriedade Industrial so mecanismos distintos de proteo propriedade intelectual. Proteo de cultivares no significa, portanto, patente de plantas. Cabe aqui uma breve definio do que seja uma cultivar. uma variedade de qualquer gnero vegetal claramente distinta de outras cultivares conhecidas e que resulta do melhoramento gentico realizado pelo melhorista. Este, a pessoa fsica responsvel pelo processo de melhoramento gentico das cultivares e pela descrio das caractersticas35 que iro diferenciar uma nova cultivar das demais cultivares j conhecidas da mesma espcie de planta. Os direitos de exclusividade concedidos pela Lei n 9.456/97 n impedem o o uso, para fins de pesquisa, da cultivar protegida para obteno de nova cultivar por terceiro, mesmo sem a autorizao do detentor do direito. Por intermdio desse diploma legal especfico, a proteo das variedades vegetais brasileiras permitir a negociao entre, aqueles que investiram vultosos recursos na obteno de variedades adaptadas s condies ambientais do Pas e, aqueles detentores de patentes de processos biotecnolgicos e de genes, quando do desenvolvimento de cultivares transgnicas obtidas por tcnicas tradicionais. A proteo dos direitos relativos propriedade intelectual referente cultivar se efetua mediante a concesso de Certificado de Proteo de Cultivar, considerado bem mvel para todos os efeitos legais e nica forma de proteo de cultivares e de direito que poder obstar a livre
obrigatoriedade contribuiria para a repartio dos direitos de propriedade intelectual entre os povos autctones, o Governo Federal e as grandes empresas transnacionais detentoras desses direitos, usufruturias quase exclusivas dos direitos patentrios acordados pelo INPI - Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. 33 Art. 10, inciso IX da Lei n. 9.279/96: No se considera inveno nem modelo de utilidade: o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biolgicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biolgicos naturais. 34 Para a Organizao Mundial da Propriedade Intelectual - OMPI a definio de mircroorganismo muito abrangente. A Organizao reconhece microorganismos como clulas isoladas, tecidos, plasmdeos, DNA, um gene, uma protena. 35 Essas caractersticas so consideradas descritor(es), ou seja a caracterstica morfolgica, fisiolgica, bioqumica ou molecular que seja herdada geneticamente, utilizada na identificao de cultivar.

19

utilizao de plantas ou de suas partes de reproduo ou de multiplicao vegetativa, no Pas36.

Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 Uma das formas de proteo ao meio ambiente em geral, e de conservao e uso sustentvel da diversidade biolgica em especial, consiste na adoo e na implementao de uma legislao penal adequada s particularidades socioeconmico-ecolgicas de um determinado pas. O Brasil decidiu adaptar seu ordenamento jurdico aos reclamos sociais em favor de um meio ambiente ecologicamente equilibrado37. As decises/aes protecionistas podem ser de duas modalidades: preventivas ou corretivas, no presente caso, o diploma legal que trata dos crimes contra o meio ambiente e das infraes administrativas ambientais, insere-se no contexto da prestao jurdica a posteriori, quando por meios coercitivos, o Estado/Poder Pblico desagrava atos ou fatos lesivos natureza e seus elementos. A recente lei inova em vrios aspectos, sobretudo no que concerne ao sistema de aplicao de penas alternativas, ou seja, aquelas no-privativas de liberdade. Possibilitou-se substituir penas de priso de at quatro anos, pelas chamadas penas restritivas de direito, a saber: prestao de servios comunidade; interdio temporria de direitos; suspenso parcial ou total de atividades; prestao pecuniria e recolhimento domiciliar38. Paulo Affonso Leme Machado39 afirma que as penas aplicadas aos crimes previstos na Lei n. 9.605/98, na grande generalidade, no ultrapassam quatro anos. Podendo-se encontrar apenamento acima de quatro anos no art. 35 (pesca mediante o uso de explosivos ou de substncias txicas), no art. 40 (causar dano s unidades de conservao) e no art. 54, pargrafo 2. (poluio qualificada). Segundo o autor, a prtica forense mostra que no se aplica o mximo da pena no pas, sendo lgico concluir-se que a pena de priso, a no ser no caso de reincidncia, no ser efetivamente cominada ao criminoso ambiental. Uma das inconsistncias da Lei de Crimes Ambientais, segundo Paulo A. L. Machado o fato de reas como a Amaznia, o Pantanal e a Mata Atlntica no terem sido protegidas penalmente de forma mais eficiente. O autor no acredita que os novos crimes e, o sistema penal a ser aplicado, sero suficientes e eficazes para disciplinar os grupos nacionais e estrangeiros em atividade nessas reas40.

36 37

Conforme artigo 2. da Lei n 9.456/97. A expresso meio ambiente ecologicamente equilibrado consta do prembulo do art. 225 da Constituio Federal de 1988. 38 Conforme artigo 8. da Lei n 9.605/98. 39 Paulo Affonso Leme Machado, Direito Ambiental Brasileiro, 7. edio, 1998, p. 588. 40 Idem, p. 587.

20

2.l.l.3. Proposies Legislativas Projeto de Lei n. 61, de 1997 (ou PL n. 3.792-C/93) O projeto sob anlise estabelece diretrizes, princpios e instrumentos com vistas instaurao da Poltica Nacional de Educao Ambiental. Dentre os objetivos fundamentais da educao ambiental destacam-se: o desenvolvimento de uma compreenso integrada do meio ambiente em suas mltiplas e complexas relaes; a garantia de democratizao das informaes ambientais, o estmulo e fortalecimento de uma conscincia crtica sobre a problemtica ambiental e social; o incentivo participao individual e coletiva, permanente e responsvel, na preservao do equilbrio do meio ambiente; o estmulo cooperao entre as diversas regies do Pas, em nveis micro e macro-regionais; o fomento e o aperfeioamento da integrao com a cincia e a tecnologia, o fortalecimento da cidadania, a autodeterminao dos povos e a solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade. A participao dos cidados na promoo do desenvolvimento sustentvel possibilitada pela educao, condio imprescindvel para o pleno exerccio da democracia. Esta coloca disposio do homem, meios essenciais para orient-lo na busca da satisfao de suas necessidades econmicas, sociais, culturais, entre outras, em um ambiente ecologicamente equilibrado. O ensino relativo ao ambiente parece ser o instrumento, por excelncia, de transformao do atual modelo de desenvolvimento insustentvel em desenvolvimento sustentvel. A preocupao para que a proteo da natureza e dos recursos naturais seja objeto de uma ampla educao demostrada em vrios instrumentos internacionais. A educao coloca-se, igualmente, a servio da salvaguarda do patrimnio cultural prprio de cada pas, combatendo a deteriorao das tradies, a desertificao das idias, o emprobrecimento dos costumes e a degradao do saber. Poder-se- mais facilmente, pela educao ambiental, incitar-se o respeito natureza, a includa a diversidade biolgica e gentica, a produo de novos conhecimentos e de novas tcnicas, enfim, banir as atitudes e comportamentos em desacordo com o ideal de equilbrio do meio ambiente e dos elementos naturais. Apesar de o princpio da educao ambiental ser consagrado no Brasil por textos de envergadura como a Constituio Federal de 1988 e a Lei n. 6.938/81, a educao relativa ao meio ambiente no ainda amplamente realizada entre ns. A utilizao da educao como instrumento formador de uma conscincia pblica voltada para a conservao da natureza consta dentre os preceitos adotados pela Declarao de Estocolmo, documento subscrito na Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente de 1972. Em face da necessidade de disseminao dos valores ambientais, urge a adoo

21

de uma Poltica de Educao Ambiental, em nvel nacional, que inste ao ensino da teoria, e, sobretudo da prtica dos princpios de sustentabilidade, condizentes com a nova ordem ecolgica mundial. O projeto de lei sob anlise visa regulamentar o inciso VI, pargrafo 1. do artigo 225 da Constituio Federal, que delega ao Poder Pblico a responsabilidade na promoo da educao ambiental, em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente. Pela educao concretiza-se a possibilidade de uma efetiva participao dos indivduos e dos grupos sociais nas decises referentes s questes de promoo do desenvolvimento e de proteo do ambiente, a includas as polticas de conservao e uso sustentvel da biodiversidade e do patrimnio gentico nacionais.

Projeto de Lei n. 4.842/98 (ou PLS n. 306/95) Existem trs projetos de lei apensos, em tramitao na Cmara dos Deputados, visando regulamentao do acesso ao patrimnio gentico brasileiro, so eles o PL n 4.579/98, o PL n 4.751/98 e o PL 4.842/98, ao qual os dois primeiros esto apensados. O projeto de lei em apreo, apresentado como substitutivo ao projeto de lei n 306/95 do Senado Federal, regula direitos e obrigaes relativos ao acesso a recursos genticos, material gentico e produtos derivados, em condies ex situ ou in situ, existentes no territrio nacional ou dos quais o Brasil pas de origem, bem como direitos e obrigaes relativos a conhecimentos tradicionais das populaes indgenas e comunidades locais associados a recursos genticos ou produtos derivados e a cultivos agrcolas domesticados e semi-domesticados no Brasil. Para efeito dessa proposio legislativa os recursos genticos e produtos derivados so considerados como bens pblicos de uso especial da Nao brasileira41, assegurando-se o acesso a eles e os direitos de propriedade material e imaterial relativos. O legislador preocupou-se em definir certos termos e expresses, a saber: acesso a recursos genticos; autoridade competente; biotecnologia; centro de conservao ex situ; conhecimento tradicional; comunidade local e populao indgena; condies ex situ; condies in situ; contrato de acesso; diversidade biolgica; diversidade gentica; ecossistema; eroso gentica; material gentico; pas de origem de recursos genticos; produto derivado; provedor do conhecimento tradicional; provedor do recurso gentico; recursos biolgicos; recursos genticos; repartio de benefcios; uso sustentvel.

41

Com vistas ao cumprimento do que determina o art. 225, pargrafo 1., inciso II, existe uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC n. 618/98) em tramitao na Cmara dos Deputados que acresce inciso ao artigo 20 da Constituio, visando incluir entre os bens da Unio o patrimnio gentico, exceto o humano, cabendo lei definir as formas de acesso e de explorao.

22

Com vistas efetiva conservao e uso sustentvel da diversidade biolgica e do patrimnio gentico do pas so fixados alguns princpios gerais que norteiam as atividades relativas ao acesso a recursos genticos. Estabeleceu-se no projeto de lei diretrizes a serem seguidas pela autoridade competente - rgo da Administrao Direta, a ser designada pelo Governo Federal -responsvel pela autorizao do acesso a recursos genticos in situ e ex situ. O acesso depender de autorizao prvia e da assinatura e publicao de contrato entre a autoridade competente e as pessoas fsicas ou jurdicas interessadas. Essas devem providenciar a solicitao de acesso acompanhada do respectivo projeto, onde devero constar informaes detalhadas e circunstanciadas. Divididas em trs categorias, as modalidades de contrato so as seguintes: Contrato de Acesso, Contrato Provisrio de Bioprospeco e Contrato Conexo. So previstas remuneraes de partilhas de benefcios entre solicitante, agncia de acesso, provedores de conhecimentos tradicionais e contrapartes dos contratos conexos. Unio ser assegurada justa compensao, podendo ser monetria ou em direitos de comercializao. A proteo dos direitos das comunidades locais e populaes indgenas42 de se beneficiarem e serem compensadas por seus conhecimentos tradicionais e pela conservao dos recursos genticos, bem como a promoo do desenvolvimento e transferncia de tecnologia foram temas previstos pelo projeto de lei. Quanto s infraes e sanes administrativas e penais, elas no foram esquecidas pelo legislador, que prev, nos moldes da mais moderna teoria jurdica da responsabilidade, punio para as pessoas jurdicas sem prejuzo da responsabilizao das pessoas fsicas autoras, co-autoras ou partcipes do mesmo fato. At que o presente projeto no seja aprovado, as atividades de coleta, por estrangeiros, de material gentico/biolgico continuam sob o comando legal do Decreto n. 98.830/90 e da Portaria MCT n. 55/90, que dispem sobre a coleta de dados e materiais cientficos no Brasil. As pessoas fsicas ou jurdicas nacionais esto fora do alcance desses instrumentos regulamentares.

3. Aspectos Nacionais x Aspectos Internacionais

3.1. A adequao da Legislao Ambiental Brasileira Conveno sobre Diversidade Biolgica


42

O Projeto de Lei n. 4.842/98 reconhece direitos de proteo aos conhecimentos das populaes tradicionais, inovando em relao Lei n. 9.279/96 (Lei de Patentes).

23

A seguir passa-se determinao analtico-qualitativa da adequao da legislao e disposies regulamentares brasileiras aos princpios internacionais contidos nos Artigos 6. a 19 da Conveno sobre Diversidade Biolgica. A anlise do grau de atendimento da legislao nacional aos preceitos contidos nos artigos da CDB divide-se em trs nveis distintos: Artigo satisfatoriamente atendido (Satisfatrio); Artigo atendido em parte ( Parcialmente Atendido) e Artigo no atendido (Insatisfatrio). No presente documento ser feita apenas referncia aos diversos instrumentos utilizados, os quais encontram-se arrolados nos documentos Inventrio e Tabelas em apenso ao presente Relatrio. Far-se- aqui unicamente meno aos tipos normativos, cuja matria se ajusta total ou parcialmente s prescries da CDB da seguinte forma: 1) Inventrio Completo: Anexos I a XIII; 2) Instrumentos Federais: Extratos da Constituio de 1988; Leis; Decretos; Portarias; Resolues CONAMA; Outros (Decreto-Lei, Resolues, Instrues Normativas, Exposies de Motivos, Protocolos, Medidas Provisrias); 3) Instrumentos Estaduais e do Distrito Federal: Extratos das Constituies Estaduais; Legislao Estadual Especfica; Extratos da Lei Orgnica do Distrito Federal; Legislao do Distrito Federal Especfica; 4) Proposies Legislativas: Federais, Estaduais e do Distrito Federal. relevante tecerem-se aqui algumas consideraes acerca de determinados Atos Normativos e Portarias julgados ilegais pelo Superior Tribunal de Justia - STJ e pelo Supremo Tribunal Federal - STF quanto matria que abordam. So eles a Portaria IBDF 267-P, de 05 de setembro de 1988; o Artigo 26 da Lei n. 4.771, de 15 de setembro de 1965 e os Artigos 5., 8., 9., 10, 13 e 14 das Portarias IBAMA n. 113, de 25 de setembro de 1997 e n. 037, de 05 de maro de 1998. Foram declarados invlidos pelo Superior Tribunal de Justia os seguintes instrumentos: a Portaria 267-P/88, por ter estabelecido limites mnimo e mximo de multa para infraes poltica florestal traada pelo extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal IBDF e o artigo 26 da Lei n. 4.771/65, que sanciona o contraventor com multa, penalidade essa de competncia exclusiva do juiz criminal. O Supremo Tribunal Federal, em Ao Direta de Inconstitucionalidade, decidiu suspender a execuo e aplicabilidade dos arts. 5., 9., 10, pargrafo nico do art. 13 e art. 14 da Portaria IBAMA n. 113//97, bem como dos dispositivos da Portaria IBAMA n. 037/98, que versavam sobre o recolhimento de taxa para fins de registro no Cadastro Tcnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais. As Portarias citadas nos documentos Inventrio e Tabelas no contemplam, direta ou indiretamente, as matrias impugnadas pelos Colendos Tribunais, to somente abordam os diversos aspectos da poltica ambiental-desenvolvimentista e suas interfaces com a conservao e a utilizao sustentvel da diversidade biolgica e do patrimnio gentico brasileiros.

24

Passa-se, a seguir, ao inventariamento dos Artigos 6. a 19 da Conveno sobre Diversidade Biolgica acompanhado da indicao dos instrumentos legislativos, disposies regulamentares e proposies legislativas nacionais a eles adequados. Ser tambm mencionado o grau de adequao e eventuais observaes que se faam necessrias.

Artigo 6. - Medidas Gerais para a Conservao e a Utilizao Sustentvel Anexos I a XIII do Inventrio jurdico-ambiental Federal, Estadual e do Distrito Federal orientado Conservao e Utilizao Sustentvel da Diversidade Biolgica e do Patrimnio Gentico.

Artigo 7. - Identificao e Monitoramento Alneas a e b Extratos da Constituio de 1988; Leis Federais; Decretos Federais, Portarias Federais; Resolues CONAMA; Resoluo CIRM; Instruo Normativa IBAMA; Extratos das Constituies Estaduais; Legislao Estadual Especfica; Extratos da Lei Orgnica do Distrito Federal; Legislao do Distrito Federal Especfica; Projetos de Lei Federal; Propostas de Emenda Constituio; Projeto de Lei do Distrito Federal. Obs: A criao dos tipos/categorias de Unidades de Conservao no Brasil d-se por meio de instrumentos jurdicos, citados no documento Inventrio em anexo ao presente Relatrio. Dentro dessas categorias, inserem-se reas protegidas individualmente, cuja regulamentao feita igualmente por instrumentos normativos. Esses podem ser Leis, Decretos, Portarias, Resolues, entre outros, no citados neste documento em razo de sua profuso. O Sistema Nacional de Unidades de Conservao agrupa as categorias de manejo em dois grandes grupos, segundo a possibilidade de aproveitamento direto ou indireto de seus recursos: a) Unidades de Conservao de Uso Direto. Destinam-se proteo da biodiversidade. Nelas se permite utilizar os recursos naturais de forma sustentvel, introduzindo modelos de desenvolvimento. Totalizam, no mbito federal, 24 reas de Proteo Ambiental (APAs), 39 Florestas Nacionais (FLONAs), 19 reas de Relevante Interesse Ecolgico (RIEs) e 11 Reservas Extrativistas (RESEXs). b) Unidades de Conservao de Uso Indireto. Destinadas conservao da biodiversidade, pesquisa cientfica, educao ambiental e recreao. No mbito Federal totalizam 39 Parques Nacionais (PARNAs), 24 Reservas Biolgicas (REBIOs), 5 Reservas Ecolgicas (RESECs) e 21 Estaes Ecolgicas (ESECs). As reas federais protegidas somam aproximadamente 35.000.000 de hectares, representando 4,18% do territrio brasileiro, distribudas pelos diferentes biomas. Itens satisfatoriamente atendidos.

25

Alnea c Extratos da Constituio Federal de 1988; Leis Federais; Decretos Federais; Portarias Federais; Resolues CONAMA; Instrues Normativas CTNBio; Projeto de Lei Federal. Obs: Apesar deste item estar satisfatoriamente atendido, considera-se de especial interesse o Projeto de Lei Federal n. 710/88, que torna obrigatrios a elaborao de estudo de impacto ambiental e o respectivo relatrio de impacto ambiental. A proposta apresenta fato novo em relao Resoluo CONAMA n. 01/86 e muda o nvel hierrquico-normativo do instrumento de Resoluo Federal para Lei Federal. Alnea satisfatoriamente atendida. Alnea d Extratos das Constituies dos Estados do Amazonas e do Mato Grosso do Sul; Extrato da Lei Orgnica do Distrito Federal. Obs: Para que o Pas possa adaptar-se s exatas necessidades de conservao e uso sustentvel da diversidade biolgica urge criar-se, manter-se e organizar-se em nvel federal, estadual e do distrito federal dados derivados de atividades de identificao e monitoramento dos componentes da diversidade biolgica. Item insuficientemente atendido.

Artigo 8o - Conservao In Situ Alneas a, b, e d Extratos da Constituio de 1988; Decretos Federais; Portaria Federal; Decreto-Lei; Extratos das Constituies Estaduais; Extratos da Lei Orgnica do Distrito Federal; Projetos de Lei Federal. Obs: O presente Artigo tem estreita relao com o Artigo 7. (Identificao e Monitoramento), cabendo aqui a observao feita para as Unidades de Conservao. As alneas a, b, e d sobrepem-se e seu agrupamento facilita a anlise. O ordenamento relativo Pesca desdobra-se em instrumentos jurdicos gerais - dentre os quais tornou-se referncia o Cdigo de Pesca ou Decreto-Lei n 221 de 1967 - e inmeros instrumentos especficos. Esses ltimos, no arrolados no presente relatrio em razo de sua multiplicidade, so representados essencialmente por Portarias, tanto em nvel federal como no mbito estadual. Proteo e estmulo Pesca remetem igualmente ao Artigo 10 (Utilizao Sustentvel de Componentes da Diversidade Biolgica). Itens satisfatoriamente atendidos. Alnea c Portarias IBAMA.

26

Obs: A alnea c interage com as alneas a, b e d. Item satisfatoriamente atendido. Alnea e Decreto; Resolues CONAMA. Obs: A alnea e carece de tratamento legal em nvel adequado. Decreto e Resoluo pressupem a existncia de lei hierarquicamente superior, inexistente, no caso. Os instrumentos existentes no so, portanto, suficientes para assegurar-se um efetivo desenvolvimento vivel e ambientalmente sadio em reas adjacentes s reas protegidas, a fim de reforar a proteo dessas reas. Item insuficientemente atendido. Alnea f Extratos da Constituio Federal de 1988; Leis Federais; Decretos Federais; Portarias Federais; Resoluo CONAMA; Extratos das Constituies Estaduais; Legislao Estadual Especfica; Extratos da Lei Orgnica do Distrito Federal; Lei do Distrito Federal. Obs: A exemplo dos Estados do Paran, Minas Gerais, So Paulo e Rio de Janeiro, que promulgaram listas das espcies da fauna ameaadas de extino em seus respectivos territrios, outros Estados, principalmente aqueles ricos em biodiversidade, deveriam tomar a mesma iniciativa. Esses no devem, porm, limitar-se a identificar espcies em risco de extino, mas buscar a adoo de medidas para recuperar e restaurar ecossistemas degradados e promover a recuperao das espcies ameaadas, mediante, entre outros meios, a elaborao e implementao de planos e outras estratgias de gesto. Item insuficientemente atendido. Alnea g Extratos da Constituio Federal de 1988; Lei Federal; Decretos Federais; Portarias IBAMA; Instrues Normativas CTNBio; Instruo Normativa MA; Extratos da Lei Orgnica do Distrito Federal; Lei do Distrito Federal. Item satisfatoriamente atendido. Alnea h Portarias IBAMA. Obs: Excetuando-se as Portaria do IBAMA, os levantamentos dirigidos no apontaram legislao federal de hierarquia superior sobre o assunto. O item carece de legislao em nvel adequado. Item insuficientemente atendido. Alnea i Anexos I a XIII do Inventrio jurdico-ambiental Federal, Estadual e do Distrito Federal orientado Conservao e Utilizao Sustentvel da Diversidade Biolgica e do Patrimnio Gentico.

27

Obs: A alnea i, de contedo abrangente, remete busca de condies necessrias para a compatibilizao das utilizaes atuais com a conservao da diversidade biolgica e a utilizao sustentvel de seus componentes. Item satisfatoriamente atendido. Alnea j Leis especficas dos Estados do Amap e do Acre; Projetos de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. Obs: A alnea j expe as lacunas jurdicas existentes sobre temas merecedores de tratamento especial, como o conhecimento, inovaes e prticas das populaes indgenas e populaes locais, sua utilizao e repartio de seus benefcios. Urge a aprovao das proposies federais em tramitao nas Casas do Congresso Nacional que regulamentam a matria: o Projeto de Lei n. 2.057/91, que dispe sobre o Estatuto das Sociedades Indgenas e o Projeto de Lei n. 4.842/98, que dispe sobre o acesso a recursos genticos e seus produtos derivados. Outros Estados, particularmente aqueles que abrigam comunidades locais e populaes indgenas com estilo de vida tradicionais deveriam espelhar-se no exemplo dos Estados do Amap e do Acre. So Paulo discute, no momento, minuta de Projeto de Lei cuja matria versa sobre a Poltica de acesso aos recursos genticos nativos, produtos derivados e conhecimento tradicional associado, condizente com os princpios de sustentabilidade, que coloca o homem no centro de suas preocupaes. Alnea k Extratos da Constituio Federal de 1988; Leis Federais; Decretos Federais; Portarias Federais; Extratos das Constituies Estaduais; Legislao Estadual Especfica; Extratos da Lei Orgnica do Distrito Federal; Lei do Distrito Federal. Item satisfatoriamente atendido. Alnea l Extratos da Constituio Federal de 1988; Leis Federais; Decretos Federais, Portarias Federais; Resolues CONAMA; Instruo Normativa IBAMA; Medida Provisria; Instrues Normativas CTNBio; Extratos das Constituies Estaduais; Extratos da Lei Orgnica do Distrito Federal; Projeto de Lei Federal. Obs: Este item remete alnea c do Artigo 7. (Identificao e Monitoramento). Cabe ressaltar que so objeto de controvrsias a Medida Provisria n. 1.710-5/98, que dispe sobre sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, promovendo alteraes na Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e a Medida Provisria n. 1.736/99, comentada neste documento, que altera dispositivos do Cdigo Florestal (Lei n. 4.771/65). Item satisfatoriamente atendido. Alnea m Este item remete Cooperao Internacional.

28

Artigo 9. - Conservao Ex Situ Alneas a, b, e c Extratos da Constituio Federal de 1988; Lei Federal; Portarias Federais. Obs: Quando do levantamento de material para a elaborao do presente Relatrio obteve-se legislao especfica sobre zoolgicos e criadouros. Quanto aos estabelecimentos de conservao ex situ do tipo herbrios, arboretos, bancos de germoplasma e culturas de microorganismos, administrados por Universidades, Institutos de Pesquisa, Museus, Fundaes, entre outras instituies, no foram encontrados instrumentos jurdicos federais regulamentadores de sua criao e manuteno. Item insuficientemente atendido. Alnea d Matria no encontrada em legislao especfica. Alnea e Esta alnea remete Cooperao Internacional.

Artigo 10 - Utilizao Sustentvel de Componentes da Diversidade Biolgica Alneas a e b Extratos da Constituio Federal de 1988; Decretos Federais; Portarias Federais; Resoluo CONAMA; Instrues Normativas IBAMA; Resoluo CONAMAZ; Medida Provisria; Extratos das Constituies Estaduais; Extratos da Lei Orgnica do Distrito Federal; Legislao do Distrito Federal Especfica; Projetos de Lei Federal; Anteprojeto de Consolidao da Legislao Ambiental Brasileira de 1997. Itens satisfatoriamente atendidos. Alnea c Extratos da Constituio Federal de 1988; Decreto Federal; Portaria IBAMA; Exposio de Motivos; Leis Especficas dos Estados do Amap e do Acre; Projetos de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. Obs: Este item sobrepe-se alnea j do Artigo 8. (Conservao In Situ). Alnea parcialmente atendida. Alnea d

29

Matria no encontrada em legislao especfica. Alnea e Matria no encontrada em legislao especfica.

Artigo 11 - Incentivos Anexos I a XIII do Inventrio jurdico-ambiental Federal, Estadual e do Distrito Federal orientado Conservao e Utilizao Sustentvel da Diversidade Biolgica e do Patrimnio Gentico.

Artigo 12 - Pesquisa e Treinamento Alnea a - Direito Interno: Lei Federal; Decreto Federal; Exposio de Motivos Interministerial; Protocolo de Intenes; Projeto de Lei Federal. - Cooperao Internacional Obs: imperiosa a efetiva implementao do Programa Nacional de Educao Ambiental PRONEA aprovado pela Exposio de Motivos Interministerial n. 002 de 1994, bem como a aplicao do Protocolo de Intenes, firmado entre o Ministrio da Educao e o Ministrio do Meio Ambiente em 1996, objetivando a cooperao tcnica e institucional na rea de Educao Ambiental. O Projeto de Lei Federal n. 61/97, que dispe sobre a Educao Ambiental, justificase por sua relevncia e pertinncia, na medida em que prope uma Poltica Nacional de Educao Ambiental. Item insuficientemente atendido. Alnea b - Direito Interno: Leis Federais; Decretos Federais; Portarias Federais; Instrues Normativas; Leis dos Estados do Amap e do Acre; Projeto de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. - Cooperao Internacional. Obs: O Projeto de Lei Federal n. 4.842/98, em tramitao na Cmara dos Deputados, se aprovado, vir substituir os seguintes instrumentos federais: Decreto n. 98.830/90 e Portaria do Ministrio da Cincia e Tecnologia n. 55/90. exceo dos Estados do Amap, Acre e So Paulo (esse ltimo em fase de elaborao de projeto de lei sobre poltica de acesso aos recursos genticos nativos), aos outros Estados cabe e, subsidiariamente, ao Poder Federal, legislar sobre a promoo e estmulo a pesquisas que contribuam para a conservao e a utilizao sustentvel da

30

diversidade biolgica. Item parcialmente atendido. Alnea c - Direito Interno: Leis dos Estados do Amap e do Acre; Projeto de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. - Cooperao Internacional. Obs: Cabe, neste item, a descentralizao das aes legislativas aos Estados, a quem compete legislar concorrentemente com a Unio, ainda mais que a regulamentao em nvel federal sobre acesso a recursos genticos e ao conhecimento tradicional associado continua na condio de proposio. A promoo e cooperao na utilizao de avanos cientficos da pesquisa sobre diversidade biolgica depende de forma estreita da aprovao do Projeto de Lei Federal n 4.842/98. Item insuficientemente atendido.

Artigo 13 - Educao e Conscientizao Pblica Alnea a Extratos da Constituio de 1988; Lei Federal; Decreto Federal; Exposio de Motivos Interministerial; Protocolo de Intenes; Extratos das Constituies dos Estados de Alagoas, Amap, Amazonas, Bahia, Cear, Esprito Santo, Gois, Maranho, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Par, Paraba, Paran, Pernambuco, Piau, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondnia, Santa Catarina, So Paulo, Sergipe, Tocantins; Extratos da Lei Orgnica do Distrito Federal. Obs: Reportar-se s observaes sobre Educao Ambiental feitas na alnea a do Artigo 12 (Pesquisa e Treinamento). Cabe aqui a meno ao Programa de Mentalidade Martima PROMAR, aprovado em 1998 pela Comisso Interministerial para os Recursos do Mar - CIRM. Alnea insuficientemente atendida. Alnea b Esta alnea remete Cooperao Internacional.

Artigo 14 - Avaliao de Impactos e Minimizao de Impactos

31

Pargrafo 1. Alneas a e b Extratos da Constituio de 1988; Leis Federais; Decretos Federais; Portaria IBAMA; Resolues CONAMA; Decreto-Lei; Instrues Normativas CTNBio; Instruo Normativa IBAMA; Extratos das Constituies dos Estados de Alagoas, Amap, Amazonas, Bahia, Cear, Esprito Santo, Gois, Maranho, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Par, Paraba, Paran, Pernambuco, Piau, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondnia, Santa Catarina, So Paulo, Sergipe; Extratos da Lei Orgnica do Distrito Federal; Projeto de Lei Federal. Obs: Para adaptar-se s reais necessidades de sustentabilidade do desenvolvimento social, econmico e ambiental, merece especial ateno o Projeto de Lei Federal n. 710-A/88, em tramitao na Cmara dos Deputados, que torna obrigatrios a elaborao de estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio. A proposio legislativa apresenta fato novo em relao Resoluo CONAMA N. 01, regulamentadora da matria desde 1986. Alneas satisfatoriamente atendidas. Alnea c Esta alnea remete Cooperao Internacional. Alnea d Esta alnea remete Cooperao Internacional. Alnea e - Direito Interno: Leis Federais; Decretos Federais; Portarias IBAMA; Resoluo CONAMA; Instruo Normativa CTNBio. - Cooperao Internacional. Obs: Este item carece de previso jurdica especfica no que respeita s providncias emergenciais para o caso de atividades ou acontecimentos de origem natural que representem perigo grave e iminente diversidade biolgica. Quanto aos eventos relacionados a outras origens, destaca-se a legislao existente sobre riscos associados aos agrotxicos, biotecnologia, incndios florestais, resduos perigosos (Conveno da Basilia); substncias perigosas (mercrio metlico, cianeto, amianto, entre outras) e produtos base de CFCs. Item insuficientemente atendido. Pargrafo 2. Direito Internacional do Meio Ambiente.

32

Artigo 15 - Acesso a Recursos Genticos Pargrafo 1. Direito Internacional do Meio Ambiente. Pargrafo 2. Lei Federal; Decretos Federais; Portarias Federais; Resoluo CNCE; Leis dos Estados do Amap e do Acre; Projeto de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. Obs: O Projeto de Lei Federal n. 4.842/98, se aprovado, vir substituir os seguintes instrumentos federais: Decreto n. 98.830/90 e Portaria do Ministrio da Cincia e Tecnologia n. 55/90. Item insuficientemente atendido. Pargrafo 3. Esta alnea remete Cooperao Internacional. Pargrafo 4. Esta alnea remete Cooperao Internacional. Pargrafo 5. - Direito Interno: Leis dos Estados do Amap e do Acre; Projeto de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. Cooperao Internacional. Obs: Matria a ser regulamentada na esfera federal (Projeto de Lei n. 4.842/98 em discusso). Item insuficientemente atendido. Pargrafo 6. - Direito Interno: Decretos Federais; Portarias Federais; Resoluo CNCE; Instrues Normativas; Leis dos Estados do Amap e do Acre; Projeto de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. - Cooperao Internacional. Obs: Matria a ser regulamentada na esfera federal (Projeto de Lei n. 4.842/98 em discusso). Item insuficientemente atendido. Pargrafo 7. - Direito Interno: Leis dos Estados do Amap e do Acre; Projeto de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. - Cooperao Internacional.

33

Obs: Matria a ser regulamentada na esfera federal (Projeto de Lei n. 4.842/98 em discusso). Item insuficientemente atendido.

Artigo 16 - Acesso Tecnologia e Transferncia de Tecnologia Pargrafos 1. e 3. - Direito Interno: Decreto Federal; Portaria; Leis dos Estados do Amap e do Acre; Projeto de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. - Cooperao Internacional. Obs: Matria a ser regulamentada na esfera federal (Projeto de Lei n. 4.842/98 em discusso). Itens insuficientemente atendidos. Pargrafo 2. - Direito Interno: Leis Federais; Leis dos Estados do Amap e do Acre; Projeto de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. - Cooperao Internacional. Obs: Matria a ser regulamentada na esfera federal (Projeto de Lei n. 4.842/98 em discusso). Item insuficientemente atendido. Pargrafo 4. - Direito Interno: - Cooperao Internacional. Obs: Matria no prevista em legislao especfica nacional. Item insatisfatrio. Pargrafo 5. - Direito Interno: Leis Federais. - Cooperao Internacional. Obs: A Lei n. 9.279/96 regula direitos e obrigaes relativos Propriedade Industrial/Intelectual e a Lei n. 9.456/97 dispe sobre Proteo de Cultivares.

34

Item satisfatoriamente atendido.

Artigo 17 - Intercmbio de Informaes Pargrafos 1. e 2. - Direito Interno: - Cooperao Internacional. Obs: Matria no prevista em legislao especfica nacional. Item insatisfatrio.

Artigo 18 - Cooperao Tcnica e Cientfica Pargrafos 1., 2. e 3. - As matrias constantes dos pargrafos acima remetem Cooperao Internacional. Pargrafo 4. - Direito Interno: Leis dos Estados do Amap e do Acre; Projeto de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. - Cooperao Internacional. Obs: Matria a ser regulamentada na esfera federal (Projeto de Lei n. 4.842/98 em discusso). Item insuficientemente atendido. Pargrafo 5. Este pargrafo remete Cooperao Internacional.

Artigo 19 - Gesto da Biotecnologia e Distribuio de seus Benefcios Pargrafo 1. e 2. - Direito Interno: Leis dos Estados do Amap e do Acre; Projeto de Lei Federal; Minuta de Projeto de Lei do Estado de So Paulo. - Cooperao Internacional.

35

Obs: Matria a ser regulamentada na esfera federal (Projeto de Lei n. 4.842/98 em discusso). Pargrafos insuficientemente atendidos. Pargrafo 3. - Protocolo Internacional sobre Biossegurana. Obs: Protocolo em negociao. Pargrafo 4. - Direito Interno: Lei Federal; Decreto Federal; Instruo Normativa. - Cooperao Internacional. Obs: Os instrumentos legislativos nacionais relativos biossegurana no fazem meno disponibilidade internacional das informaes sobre utilizao e normas de segurana no tocante aos organismos transgnicos. Item insuficientemente atendido.

36

Concluso Geral:

Com base nas informaes levantadas nos documentos Inventrio e Tabelas e segundo as consideraes acima, conclui-se no que respeita ao grau de adequao da legislao ambiental brasileira aos preceitos dos Artigos 6. a 19 da Conveno sobre Diversidade Biolgica CDB, o seguinte:

Artigo 6. - Medidas Gerais para a Conservao e a Utilizao Sustentvel. (Satisfatrio) Artigo 7. - Identificao e Monitoramento. (Parcialmente Atendido) Artigo 8. - Conservao In Situ. (Parcialmente Atendido) Artigo 9. - Conservao Ex Situ. (Parcialmente Atendido) Artigo 10 - Utilizao Sustentvel de Componentes da Diversidade Biolgica (Parcialmente Atendido) Artigo 11 - Incentivos (Satisfatrio) Artigo 12 - Pesquisa e Treinamento (Parcialmente Atendido) Artigo 13 - Educao e Conscientizao Pblica (Parcialmente Atendido) Artigo 14 - Avaliao de Impactos e Minimizao de Impactos (Parcialmente Atendido) Artigo 15 - Acesso a Recursos Genticos (Parcialmente Atendido) Artigo 16 - Acesso Tecnologia e Transferncia de Tecnologia (Parcialmente Atendido) Artigo 17 - Intercmbio de Informaes (Insatisfatrio) Artigo 18 - Cooperao Tcnica e Cientfica (Parcialmente Atendido) Artigo 19 - Gesto da Biotecnologia e Distribuio de seus Benefcios (Parcialmente Atendido)

Como se depreende do exposto, os Artigos da Conveno sobre Diversidade Biolgica, considerados de atendimento satisfatrio, aos quais a legislao ambiental brasileira se

37

adequou inteiramente so aqueles mais abrangentes, genricos, a saber o Artigo.6., que trata das medidas gerais para a conservao e a utilizao sustentvel e o Artigo 11, que trata dos incentivos econmicos e sociais. De atendimento insatisfatrio, o Artigo 17 sobre intercmbio de informaes, remete tanto ao direito internacional quanto ao direito interno das Partes Contratantes. O Brasil ainda no dotou a informao ambiental de aspectos jurdico-normativos. Quanto aos Artigos 7., 8., 9., 10., 12, 13, 14, 15, 16, 18 e 19, esses esto parcialmente atendidos. Conservao e uso sustentvel da biodiversidade so inseparveis das questes sociais e econmicas. M utilizao da fauna, da flora, do solo, da gua, dos recursos genticos; desperdcio de energia; crescimento demogrfico; superproduo de bens e capitais; produo de lixo; poluio sob todas as suas formas; doenas; pobreza so alguns ingredientes da problemtica ambiental e constituem um grande desafio promoo do desenvolvimento sustentvel no Brasil. Foram lanadas as bases para a compreenso do estado da adequao da legislao ambiental brasileira Conveno sobre Diversidade Biolgica, bem como da importncia da implementao desse instrumento internacional na busca de uma nova ordem nacional conservacionista-desenvolvimentista.

Recomendaes:

- O Projeto de Lei n. 2.057/91 cria o Estatuto das Sociedades Indgenas e o Projeto de Lei n. 2.892/92 o Sistema Nacional de Unidades de Conservao. Tais projetos interagem e inserem a questo social no centro das preocupaes ambientais, obedecendo aos preceitos Constitucionais e s diretrizes da Conveno sobre Diversidade Biolgica. Tais propostas, se transformadas em lei, certamente contribuiro para uma melhor distribuio social do desenvolvimento econmico. - Merecedor de especial ateno por parte do governo, da sociedade civil em geral e dos legisladores em especial, o Projeto de Lei n. 61/97 em tramitao na Cmara dos Deputados, que aborda a questo da Educao Ambiental e lana as bases para uma Poltica Nacional de Educao Ambiental. Esses temas estimulam e propiciam uma gesto consciente e responsvel do meio ambiente e dos recursos naturais. Deve-se igualmente envidar esforos para a implementao do Protocolo de Intenes de 1996, firmado entre o Ministrio da Educao e o Ministrio do Meio Ambiente, com vistas cooperao tcnica e institucional na rea da educao ambiental. - Os diplomas legais estaduais existentes referentes poltica de acesso a recursos genticos e produtos derivados: Lei n. 388/97 do Estado do Amap e Lei n. 1.235/95 do Estado do Acre, servem de exemplo para Estados que ainda no possuem uma ntida compreenso do valor social, cultural, ecolgico, econmico, entre outros, que representam os recursos biolgicos e genticos dentro de seus limites territoriais. O Estado de So Paulo discute, no momento, minuta de projeto de lei sobre a matria, indo ao encontro das aspiraes regionais e nacionais sobre uso sustentvel

38

da biodiversidade. - Dentro do objetivo maior de conservao da diversidade biolgica e tomando-se como referncia a legislao estadual do Paran, Minas Gerais, So Paulo e Rio de Janeiro, de igual importncia o levantamento por outros Estados, das espcies da fauna e flora em risco de extino, subsidiandose, no que couber, a CITES - Conveno sobre Comrcio Internacional das Espcies da Flora e da Fauna Selvagem em Perigo de Extino bem como a Lista Oficial do IBAMA de Espcies da Fauna Brasileira Ameaada de Extino (Portaria n. 1.522/89). - Para adaptar-se s exatas necessidades de conservao e uso sustentvel dos biomas brasileiros, a Proposta de Emenda Constituio n. 115/95 cujo objeto a incluso do Cerrado na relao dos ecossistemas considerados Patrimnio Nacional representa importante esforo no sentido de preencher o vazio jurdico do pargrafo 4. do artigo 225 da Constituio Federal. Na mesma direo geral de proteo do bioma Cerrado, de importante concentrao na regio do planalto central, a Lei n. 1.248/96 do Distrito Federal, que dispe sobre a preservao da diversidade gentica tem mrito manifesto, todavia fundamental sua regulamentao. - A adoo de medidas preventivas de controle, atenuao e cessao dos riscos de poluio/degradao do meio ambiente amplamente recomendada para a implantao de uma efetiva prtica de conservao dos recursos naturais. O Protocolo Verde, programa governamental lanado em 1995, estabelece que os projetos de desenvolvimento financiados por bancos oficiais, devem incorporar atitudes voltadas para a preveno do dano ambiental. O programa em questo certamente um importante passo em direo proteo (conservao/preservao) do meio ambiente e deveria ser estendido a todo e qualquer tipo de crdito oficial; nesse sentido, existe em tramitao na Cmara dos Deputados, o projeto de lei n. 528-A de 1995. - Propondo disciplinar o acesso a recursos genticos e seus produtos derivados, merece a mxima ateno, pela matria que aborda, o Projeto de Lei n. 4.842/98. Suas determinaes, alm de incorporar conceitos emergentes, tais como proteo do conhecimento tradicional associado a recursos genticos; repartio de benefcios; desenvolvimento e transferncia de tecnologia, contribuem para suprir os atuais vcuos legais, institucionais e administrativos sobre tema de importncia estratgica para o Pas.

39

Bibliografia Geral

ALBAGLI Sarita. Geopoltica da Biodiversidade. Braslia: IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. 1998. 273 p. A Implantao da Educao Ambiental no Brasil. Coordenao de Educao Ambiental/Ministrio da Educao e do Desporto. Braslia: Prtica Grfica e Editora Ltda. 1998. 166 p. Agenda 21. Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Braslia: Senado Federal. 1997. 2a Edio. BRAGA COSTA Maria Diana, COSTA RAMOS Oldon. Ecologia e Meio Ambiente. Goinia: Braslia Jurdica Ltda. 1992. 1.546 p. (Volumes 1 e 2). DA SILVA Jos Afonso. Direito Ambiental Constitucional. So Paulo: Malheiros Editores Ltda. 1994. 243 p. DE BESSA ANTUNES Paulo. Curso de Direito Ambiental: Doutrina - Legislao - Jurisprudncia. Rio de Janeiro: Renovar. 1992. 2a. edio. 399 p. ---------------. Direito Ambiental como Direito Econmico: Anlise Crtica. P. 31-60 in: Revista Brasileira de Direito Comparado. Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro. Rio de Janeiro. 1993. DE KLEMM Cyril. Le Patrimoine Naturel de lHumanit, in: LAvenir du Droi International de lEnvironnement. Colloque, La Haye, 12-14 novembre 1984. Acadmie de Droit International de la Haye. Martinus Nijhoff Publishers. 1985. p. 126-127, 138-139. DIAS VARELLA Marcelo, CARDOSO B. BORGES Roxana (Organizadores). O Novo em Direito Ambiental. Belo Horizonte: Del Rey. 1998. 288 p. Diretrizes Ambientais para o Setor Pesqueiro - Diagnstico e Diretrizes para a Pesca Martima. Ministrio do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal. Braslia: MMA. 1997. 124 p. HERMITTE Marie-Angle. La Convention sur la Diversit Biologique. in: Annuaire Franais de Droit International. Paris: CNRS. 1992. KISS Alexandre Charles. Droit International de lEnvironnement. Paris: Editons A. Pedone. 1989. 349 p. (Etudes Internationales; 3). ---------------. La Notion de Patrimoine Commum. P. 103-256 in: Recueil des Cours, Acadmie

40

de Droit International. La Haye: Martinus Nijhoff Publisher. 1982. ---------------. Le Droit International de lEnvironnement. Paris: La Documentation Franaise. 1992. 60 p (Dossiers dActualit Mondiale; 672). Legislao do Meio Ambiente. Dispositivos da Constituio Federal, Atos Internacionais, Leis, Decretos-Leis, Decretos, ndice Temtico. Braslia: Senado Federal. 1988. 812 p. (Volumes I e II). LEME MACHADO Paulo Affonso. Direito Ambiental Brasileiro. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais. 1998. 7a edio Revista, Atualizada e Ampliada de acordo com as Leis n. 9.433/97 e 9.605/98. Livro Vermelho das Espcies Ameaadas de Extino da Fauna de Minas Gerais. Belo Horizonte: Fundao Biodiversitas. 1998. 605 p. Nosso Futuro Comum. Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas. 1991. 2a edio. 430 p. PACHECO FIORILLO Celso Antnio, RODRIGUES ABELHA Marcelo. Direito Ambiental e Patrimnio Gentico. Belo Horizonte: Del Rey. 1996. 285 p. PACHECO FIORILLO Celso Antnio, Diafria Adriana. Biodiversidade e Patrimnio Gentico no Direito Ambiental Brasileiro. So Paulo: Max Limonad. 1999. 254 p. Primeiro Relatrio Nacional para a Conveno sobre Diversidade Biolgica. Brasil. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal. 1998. 283 p. ROCKTAESCHEL Benita Maria. Marco Conceitual das Terceirizaes Administrativas em Unidades de Conservao. Ncleo de Benefcios Econmicos - Subprograma de Uso Pblico Departamento de Unidades de Conservao - Diretoria de Ecossistemas/ IBAMA. Documento Impresso. 28 p. Unidades de Conservao no Brasil - Cadastramento e Vegetao - 1991/1994 - Relatrio Sntese. Braslia: IBAMA. 1995. 224 p. VENTURA Vanderlei Jos. Legislao Federal sobre o Meio Ambiente. Leis, Decretos, Portarias, Resolues Atualizadas, para uso prtico e imediato. So Paulo: Editora Vana Ltda. 1992. 1a edio. 827 p. WOLFF DA SILVA Simone. Le Brsil et les Principes du Droit International de LEnvironnement. Universit Panthon-Assas (Paris II). Tese de Doutorado. 336 p.

41

Anexos:

Inventrio Jurdico-Ambiental Federal, Estadual e do Distrito Federal orientado Conservao e Utilizao Sustentvel da Diversidade Biolgica e do Patrimnio Gentico. Tabelas A Legislao Ambiental Brasileira e a Conveno sobre Diversidade Biolgica.

You might also like