You are on page 1of 15

O CONCEITO DE ESPAO COMO CATERGORIA DE ANLISE NAS DIFERENTES CORRENTES GEOGRFICAS E EM MILTON SANTOS Bruna E. Cabral Rafael M.

Lobo Roberto M. Rodrigues Samantha K. S. L. Ferreira4 RESUMO: Este texto fala sobre o conceito de espao geogrfico nas diversas correntes geogrficas. Este tem por objetivo facilitar a compreenso por parte do leitor do conceito de espao geogrfico que parece simples a princpio, mas se aprofundado se torna complexo. O artigo apresenta o tema de maneira simples e com uma bibliografia resumida. Neste sentido, o texto descreve o espao geogrfico de acordo com as respectivas correntes geogrficas, dando nfase ao conceito advindo de Milton Santos.

PALAVRAS-CHAVE: Espao. Conceitos. Geografia. ABSTRACT This text talks about the concept of geographic space in different geographical currents. This aims to facilitate understanding by the reader of the concept of geographic space that seems simple at first, but if depth becomes complex. The article presents the topic in a simple manner and with a short bibliography. In this sense, the text describes the geographic space according to their current geographic, emphasizing the concept that comes from Milton Santos. KEYWORDS: Space. Concepts. Geography.

Licencianda em Geografia na UEG; UnUCSEH; e-mail: zillah_ynnafetse@hotmail.com Licenciando em Geografia na UEG; UnUCSEH; e-mail: rafaelm.lobo@hotmail.com Licenciando em Geografia na UEG; UnUCSEH; e-mail: roberto11go@hotmail.com L Licencianda em Geografia na UEG; UnUCSEH; e-mail: samanthakattaryne@yahoo.com.br

1 INTRODUO
Este artigo foi feito com o intuito de se conhecer um pouco mais sobre as categorias de anlise da geografia e, especificamente, sobre o espao. Para tal estudo foi realizada uma pesquisa bibliogrfica. Neste ainda dada nfase no conceito de espao por Milton Santos, que em suas obras muito contribuiu para o tema aqui abordado. O principal problema a se buscar uma resposta em nossa pesquisa de definir o que o espao. Santos (2002, p. 150) faz uma citao interessante de Santo Agostinho: Se me perguntam se sei o que , respondo que sim; mas, se me pedem para defini-lo, respondo que no sei. O espao uma das categorias de anlise da geografia que ganharam importncia ao longo do tempo. O conceito de espao sofreu diversas modificaes ao longo da histria com as diversas correntes geogrficas existentes. Estas mesmas modificaes podem ser vistas nos conceitos de livros didticos. Um exemplo pode ser visto na dissertao de Marcos Soares, em que faz um estudo sobre as modificaes ao longo do tempo do conceito de espao geogrfico nos livros didticos. Em seu estudo ele analisa as modificaes entre o perodo de 1993 a 2003 dos livros de Melhem Adas. Aqui vamos destacar apenas o exemplo dos livros da 5 srie pelo pesquisador citados. No livro de 1993 Soares destaca este trecho:

Ao mesmo tempo em que o homem modifica a Natureza, ele cria um espao ou lugar para viver e garantir sua existncia. Os espaos produzidos pelo homem recebem o nome de espaos geogrficos. Portanto, o espao geogrfico inclui a Natureza e o homem. (ADAS, 1993 apud SOARES, 2004, p. 99, destaque do original).

J no livro de 2002, Soares destaca este trecho do autor:

Assim, com a chegada das primeiras pessoas ao espao ou lugar onde situa sua cidade, o espao natural que a existia foi sendo alterado, humanizandose, ou seja, deixando as marcas da atuao ou ao no espao natural (...) construram, pelo trabalho, um novo espao, o espao geogrfico (...) podemos, ento, dizer que o espao geogrfico um produto histrico-social: histrico, porque construdo ao longo de geraes ou no decorrer da histria dos homens, e social, porque o homem no age de forma isolada e

sim coletiva ou socialmente no processo de produo do espao geogrfico. (ADAS, 2002 apud SOARES, 2004, p. 99, destaque do original).

Verifica-se aqui a quantidade de definies que a categoria de anlise espao geogrfico apresenta. Santos (2002, p. 150) faz uma citao de Santo Agostinho: Se me perguntam se sei o que , respondo que sim; mas, se me pedem para definilo, respondo que no sei. Para no haver este dilema na busca da definio de espao vamos buscar atravs de um pequeno levantamento bibliogrfico uma resposta para esta pergunta: afinal, o que espao geogrfico? Nossa principal misso neste artigo tentar esclarecer os principais conceitos e definies dessa. E para tanto necessrio um resgate histrico mostrando a mutao desta categoria ao longo do tempo, analisando-a atravs das principais escolas geogrficas.

2 AFINAL, O QUE ESPAO?


2.1 O ESPAO E AS CORRENTES GEOGRFICAS A geografia uma cincia recente. Como se sabe ela surgiu

aproximadamente no sculo XIX, com a escola chamada de Geografia Tradicional. O espao no foi considerado por essa escola como principal categoria de anlise. Porm, est presente nas obras de Ratzel e Hartshorne. A escola geogrfica determinista foi iniciada na Alemanha, com seu principal representante Friedrich Ratzel, que em 1882 publica sua obra Antropogeografia. Ratzel desenvolve dois conceitos fundamentais em seus estudos: territrio e espao vital, ambos com influncias da zoologia e da botnica. O territrio seria como um determinado espao que algum possui. J o espao vital seria a poro terrestre necessria para suprir todas as necessidades de uma comunidade, seria um tipo de equilbrio entre a demografia e os recursos disponveis. O discurso de Ratzel tem caractersticas polticas, como define Corra (2003, p. 18) o espao transforma-se, assim, atravs da poltica, em territrio, em conceitochave da geografia. Em resposta ao determinismo alemo a Frana adota a escola possibilista, 3

com seu principal representante Paul Vidal de La Blache. Porm, La Blache no priorizou o conceito de espao e deu nfase aos organismos, ao meio, ao humana e aos gneros de vida. Como j foi dito, o conceito de espao est presente na obra de Hartshorne, mesmo que de maneira implcita. Esse considera a descrio e a anlise dos fenmenos espaciais de fundamental importncia para a geografia. Elabora tambm o conceito de espao absoluto, que segundo Corra (2003, p. 18) um conjunto de pontos que tm existncia entre si, sendo independente de qualquer coisa.. Grosso modo, pode-se dizer que o espao para Hatshorne uma localidade que apenas contm e recebe as coisas. Este autor ainda caracteriza o espao de acordo com a viso idiogrfica, com a viso de que cada espao nico, que nenhum espao do mundo seria igual a outro espao. As teorias propostas por Hartshorne j se apresentavam em um perodo de transio da Geografia como cincia. Em conseqncia surge a Geografia Pragmtica ou Nova Geografia. Esta buscava uma renovao da geografia, principalmente quanto metodologia utilizando principalmente o mtodo matemtico e tambm com o uso da teoria dos sistemas como diz Moraes (1984). Na Geografia Pragmtica o espao aparece pela primeira vez na histria geogrfica como um conceito-chave. Espao, lugar e territrio ganham fora como categorias de anlise desta corrente, enquanto regio e paisagem so menos abordadas. O espao considerado sob duas formas segundo Corra (2003, p. 20): atravs da noo de plancie isotrpica e tambm atravs de sua representao matricial. A definio de plancie isotrpica parte de uma superfcie idntica, invarivel em questes de geomorfologia, climatologia e vegetao, mas tambm pela ocupao do homem e sua uniformidade quanto densidade demogrfica, cultura, renda e racionalidade econmica. A diferenciao do espao se d principalmente atravs de aes econmicas. Segundo Corra (2003, p.21) a varivel mais importante da plancie isotrpica a distncia. Sposito define bem a plancie isotrpica:

No primeiro caso [plancie isotrpica], o ponto de partida para a compreenso do espao a sua caracterstica de homogeneidade, enquanto

o ponto de chegada a sua conseqente diferenciao espacial, enfocada como que expressando um equilbrio espacial. Nessa concepo, a varivel mais importante a distncia, fundamental nos esquemas centro-periferia, associada s variveis de orientao e conexo. (SPOSITO, 2004, p. 88).

A representao matricial tambm est fundamentada e ligada na economia como diz Corra:

As representaes matricial e topolgica devem, ao nosso entender, se constituir em meios operacionais que nos permitam extrair um conhecimento sobre localizaes e fluxos, hierarquias e especializaes funcionais, sendo, neste sentido, uma importante contribuio que, liberada de alguns de seus pressupostos como a plancie isotrpica, a racionalidade econmica, a competio perfeita e a a-historicidade dos fenmenos sociais, pode ajudar na compreenso da organizao espacial. (CORRA, 2003, p. 23).

Sposito tambm traz uma importante contribuio para se entender a representao matricial:

No segundo caso [representao matricial], o espao seria representado por uma matriz e por sua expresso topolgica, chamada grafo. Os temas mais significativos estudados por essa tendncia foram movimento, redes, ns, hierarquias e superfcies, de cujos nomes mais importantes foram Haggett e Chorley. (SPOSITO, 2004, p. 88).

Seguindo a cronologia das escolas da geografia chegamos geografia crtica que se divide em Radical e Humanista. A geografia crtica surgiu aproximadamente na dcada de 1970 em oposio geografia existente, seja a Quantitativa ou a Tradicional. Esta corrente ganhou o ttulo de crtica, devido ao pensamento de seus autores, que pregam por uma transformao da realidade social e o conhecimento seria uma arma e todo esse processo. A Geografia Crtica Radical se fundamenta basicamente no materialismo histrico e na dialtica. Ela traz consigo uma crtica ao carter empirista e positivista das outras correntes. E tem um forte discurso poltico, a fim de mostrar a realidade das classes sociais. O espao na teoria radical tratado como diz Corra:

O desenvolvimento da anlise do espao no mbito da teoria marxista devese, em grande parte, intensificao das contradies espaciais tanto nos pases centrais como perifricos (SOJA e HADJIMICHALIS, 1979, p.7), devido crise geral do capitalismo durante a dcada de 1960. Crise que transformou o espao por ele produzido em receptculo de mltiplas contradies espaciais (SOJA e HADJIMICHALIS, 1979, p. 10), que suscitaria a necessidade de se exercer maior controle sobre a reproduo das relaes de produo em todos os nveis espaciais. (CORRA, 2003, p. 25)

A categoria de anlise espao surge efetivamente, como diz Corra, na obra Espacio y Poltica de Henri Lefbvre. O autor argumenta que o espao no um local vazio e puro, mas tambm no apenas o local onde ficam os objetos produzidos pelo homem. O autor ainda defende que o espao no apenas um instrumento poltico, para ele o espao o local onde ocorre a reproduo das relaes sociais de produo.

Do espao no se pode dizer que seja um produto como qualquer outro, um objeto ou uma soma de objetos, uma coisa ou uma coleo de coisas, uma mercadoria ou um conjunto de mercadorias. No se pode dizer que seja simplesmente um instrumento, o mais importante de todos os instrumentos, o pressuposto de toda produo e de todo intercmbio. Estaria essencialmente vinculado com a reproduo das relaes (sociais) de produo (LEFBVRE, 1976 apud CORRA, 2003, p. 25 26).

O gegrafo brasileiro Milton Santos tem forte influncia de Lefbvre. Milton Santos publica vrias obras em que o tema central o espao, das quais podemos destacar duas em especial, Por uma Geografia Nova e A natureza do espao. Milton Santos faz uma relao entre os fatores sociais, econmicos, os modos de produo e o espao e diz que estes so indissociveis. Santos ainda fala sobre a natureza do espao, dizendo que o espao organizado pelo homem. O autor afirma que o espao pode ser estudado atravs de quatro categorias: forma, funo, estrutura e processo. Sposito nos traz uma definio resumida sobre o assunto:

[...] forma o aspecto visvel de alguma coisa, o arranjo ordenado de objetos, um padro; funo sugere uma tarefa ou uma atividade esperada de alguma forma, pessoa, instituio ou coisa; estrutura implica a interrelao de todas as partes de um todo, o modo de organizao da construo ; e processo, que pode ser definido como uma ao contnua, desenvolvendo-se em direo a um resultado qualquer, implicando conceitos de tempo (continuidade) e mudana. [...] (SPOSITO, 2004, p. 89).

Sobre a natureza do espao e a relao do homem com ele Silva tambm trs uma definio:

O espao geogrfico, para ns, produzido pelas relaes contraditrias entre natureza orgnica e inorgnica interior e exterior ao homem. O homem espao, est no espao e produz espao a um s tempo. Espao social. (SILVA, 1991, p. 50).

Posteriormente a autora ainda fala sobre a produo do espao:

A produo do espao se faz por meio do resultado da propriedade do trabalho, do que o trabalhador executou e se revela como um momento intimamente ligado ao ser e estar no espao. o resultado do trabalho. (SILVA, 1991, p. 53, destaque do autor).

Logo, a geografia radical leva em considerao a produo do espao pelo homem e a consequente reproduo social. Outros elementos tambm devem ser considerados no estudo dos marxistas, como diz Sposito (2004, p. 92) a maioria dos marxistas aceita a prioridade do mtodo como na afirmao da viabilidade do materialismo como teoria geral da sociedade. Um exemplo destes marxistas Harvey, que diz que o espao no pode ser nem absoluto, nem relacional, nem relativo. Diz que o espao pode ser um destes ou os trs. Com este conceito Harvey prope uma abordagem terica sobre o uso do solo urbano. A geografia humanista tambm faz crtica s escolas geogrficas anteriores. Ela se fundamenta principalmente na fenomenologia e no existencialismo, com um cunho lgico-positivista. Essa escola geogrfica preza o historicismo, a subjetividade, a experincia, os sentimentos. A compreenso dos fenmenos se torna mais importante do que a explicao. O espao na geografia humanista, para muitos autores, adquire o significado de espao vivido. Na geografia humanista se preza os sentimentos e idias concebidas por um povo sobre as experincias. Nesta existem vrios espaos como diz Crrea:

Tuan argumenta que existem vrios tipos de espaos, um espao pessoal,

outro grupal, onde vivida a experincia do outro, e o espao mticoconceitual [...] O espao mtico tambm uma resposta do sentimento e da imaginao s necessidades humanas fundamentais. Difere dos espaos concebidos pragmtica e cientificamente no sentido que ignora a lgica da excluso e da contradio (TUAN, 1983, p. 112) (CORRA, 2003, p. 30 31, destaque do autor).

Esta temtica do espao vivido se fundamenta na Frana, com, segundo Corra, razes em Paul Vidal de La Blache e, sobretudo na psicologia de Piaget. Outros autores falam sobre o espao vivido como Holzer:

O espao vivido uma experincia contnua, egocntrica e social, um espao de movimento e um espao-tempo vivido ... (que) ... se refere ao afetivo, ao mgico, ao imaginrio. (HOLZER, 1992 apud CORRA, 2003, p. 32).

Um autor importante para a Geografia Humanista e para o conceito de espao vivido Gallais. Ele aponta o fator distncia e faz uma diferenciao interessante entre o espao vivido nas sociedades industriais e nas sociedades tropicais primitivas. Segundo Corra, Gallais afirma que as distncias nas sociedades industriais so pequenas em termos de quilometragem, o que gera uma concepo homognea do espao vivido. J nas sociedades tropicais primitivas, o espao e o tempo so concebidos descontinuamente. Segundo Corra:

O espao vivido nas sociedades primitivas tropicais, segundo Gallais, profundamente marcado por trs concepes de distncia que nas sociedades industriais possuem reduzido peso: distncia estrutural, afetiva e ecolgica. (CORRA, 2003, p. 33).

A bibliografia pertencente geografia humanista bem reduzida em relao marxista, principalmente no Brasil.

2.2 O ESPAO PARA MILTON SANTOS Um dos gegrafos mais renomados e conhecidos mundialmente o brasileiro Milton Santos. Santos adepto da geografia crtica. Seus estudos sobre o espao geogrfico sero focados neste artigo devido importncia dada ao tema pelo mesmo. Aqui entre as diversas obras publicadas, sero destacadas trs: Por uma 8

Geografia Nova; A natureza do Espao; O Espao Dividido. Para comear a discusso em Por uma Geografia Nova Santos j esclarece que o objeto da geografia o espao. O autor ainda faz crticas quanto demora da geografia em definir seu objeto, o que gerou vrios debates sobre a geografia quanto cincia. Para Santos o espao humano o espao geogrfico e a definio de espao geogrfico difcil porque tende a mudar com o processo histrico, pois o espao geogrfico tambm o espao social. Em sua obra Santos fala sobre isto:

O espao deve ser considerado como um conjunto de relaes realizadas atravs de funes e de formas que apresentam como testemunho de uma histria escrita por processos do passado e do presente. Isto , o espao se define como um conjunto de formas representativas de relaes sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relaes sociais que esto acontecendo diante dos nossos olhos e que se manifestam atravs de processos e funes. O espao , ento, um verdadeiro campo de foras cuja acelerao desigual. Da porque a evoluo espacial no se faz de forma idntica em todos os lugares. (SANTOS, 2002, p. 153).

Santos defende que o espao um fato social e no deve ser considerado como um mero reflexo da sociedade. Segundo Santos:

O espao um fato social no sentido com o qual K. Kosik (1967, p. 61) define os fenmenos sociais: um fato histrico, na medida em que o reconhecemos como um elemento de um conjunto e realiza assim uma dupla funo que lhe assegura, efetivamente, a condio de fato histrico: de um lado, ele se define pelo conjunto mas tambm o define; ele simultaneamente produtor e produto; determinante e determinado; um revelador que permite ser decifrado por aqueles mesmos a quem revela; e, ao mesmo tempo, em que adquire uma significao autntica, atribui um sentido a outras coisas. Segundo essa acepo, o espao um fato social, um fator social e uma instncia social. (SANTOS, 2002, p. 163).

O autor introduz a o conceito de rugosidades do espao. Segundo ele, o espao um tipo de testemunha das mudanas ocorridas ao longo do tempo. Os modos de produo criam diferenciados espaos. Os modos de produo so efmeros, porm o espao pode ser fixo. Assim o espao recebe heranas do modo de produo de cada processo histrico da sociedade. Enfim Santos assim define as rugosidades:

[...] As rugosidades so o espao construdo, o tempo histrico que se transformou em paisagem, incorporado ao espao. As rugosidades nos oferecem, mesmo sem traduo imediata, restos de uma diviso de trabalho internacional, manifestada localmente por combinaes particulares do capital, das tcnicas e do trabalho utilizado. (SANTOS, 2002, p. 173).

Santos tambm alerta que o espao no depende exclusivamente da economia. Segundo ele o espao uma inrcia dinmica, o resultado da interao de mltiplas variveis. Esse nome inrcia dinmica por ele explicado, pois o espao tende a reproduzir a estrutura global no qual originrio e ao mesmo tempo se impe a essa reproduo social. a que Santos destaca as especificidades de cada espao:

Essa inrcia ativa ou dinmica se manifesta de forma polivalente: pela atrao que as grandes cidades tm sobre a mo-de-obra potencial, pela atrao do capital, pela superabundncia de servios, de infra-estruturas, cuja repartio desigual funciona como um elemento mantenedor das tendncias herdadas. (SANTOS, 2002, p. 185).

Ainda sobre a especificidade do espao, o autor escreve toda uma obra baseada nessa caracterstica do espao: O Espao Dividido. Nesta, Santos diz que h a existncia de dois circuitos econmicos nos quais vai basear sua obra: o circuito superior e o circuito inferior. Santos diz que, o circuito superior tem origem na modernizao tecnolgica e representado pelos monoplios. O circuito inferior formado por atividades de pequena dimenso e interessado principalmente por populaes pobres. Ainda nesta obra Santos traz uma grande contribuio sobre o espao nos pases subdesenvolvidos. Trata-se da especificidade do espao nos pases subdesenvolvidos. O autor faz uma interessante caracterizao do espao dos pases subdesenvolvidos. Primeiramente o autor traz que esses so altamente dependentes dos interesses dos pases desenvolvidos. Porm, quando se vai investir nos pases subdesenvolvidos h uma seletividade espacial, ou seja, o investimento estrangeiro no feito de maneira igual em todo pas. Por isso Santos (2008, p. 21) diz que o espao dos pases subdesenvolvidos igualmente multipolarizado, ou seja, submetido e pressionado por mltiplas influncias e polarizaes oriundas de diferentes nveis de deciso.. Ainda falando sobre o espao nos pases subdesenvolvidos Santos fala sobre as desigualdades de renda: 10

Enfim, o espao dos pases subdesenvolvidos marcado pelas enormes diferenas de renda na sociedade, que se exprimem, no nvel regional, por uma tendncia hierarquizao das atividades e, na escala do lugar, pela coexistncia das atividades de mesma natureza, mas de nveis diferentes. Essas disparidades de renda so menos importantes nos pases desenvolvidos e influenciam muito pouco o acesso a um grande nmero de bens e servios. Ao contrrio, nos pases subdesenvolvidos, a possibilidade de consumo dos indivduos varia muito. O nvel de renda tambm funo da localizao do indivduo, o qual determina, por sua vez, a situao de cada um como produtor e como consumidor.. (SANTOS, 2008, p. 21).

Voltando ao estudo da obra Por uma Geografia Nova, Santos (2002, p. 218) diz que as categorias fundamentais do estudo do espao so, pois, a totalidade e o tempo [...].. A noo de totalidade complexa. Santos explica que a noo de totalidade na filosofia, seria a unio de todas as coisas do universo. Porm esta noo de totalidade depende de algumas variveis como fatores polticos, econmicos e as formaes sociais. Aqui uma citao do autor sobre o assunto:

Assim, a totalizao universal, que dada pelo presente modo de produo, no pode realizar-se (no sentido de materializao ou objetivao) seno atravs de uma outra totalizao que nos fornecida por intermdio do conceito de formao econmica e social. [...] (SANTOS, 2002, p. 213).

Em sua obra Natureza do Espao o autor tambm faz a abordagem de totalidade:

A totalidade a realidade em sua integridade. Para Wittegenstein, no Tractatus, a realidade a totalidade dos estados de coisas existentes, a totalidade das situaes. A totalidade o conjunto de todas as coisas e de todos os homens em sua realidade, isto , em suas relaes, e em seu movimento. No seu livro Origem Dialtica, L. Goldmann (1967, p. 94) nos diz que totalidade o conjunto absoluto das partes em relao mtua. assim que a totalidade evolui ao mesmo tempo para tornar-se outra, e continuar a ser totalidade. (SANTOS, 2006, p. 74, destaque do autor).

J o tempo essencial para se explicar o espao social. Santos faz duas premissas essenciais para entender o tempo. Na primeira diz que o tempo relativo, que no resultado de percepes individuais e concreto. Para Santos, o tempo dividido em sees com caractersticas particulares, assim se d a periodizao. Na segunda diz que as relaes entre perodos histricos e organizao devem ser 11

analisadas para se organizar uma sucesso de sistemas espaciais. O tempo est em constante mudana e para se entender a situao atual importante como diz Santos (2002, p. 255) A reconstruo dos sucessivos sistemas temporais e dos sistemas espaciais sucessivos um dado fundamental quando se busca uma explicao para as situaes atuais.. Em sua obra A Natureza do Espao, o autor faz um aperfeioamento de suas idias sobre o espao e faz uma discusso sobre a atualidade. Neste artigo ser ressaltada apenas a idia do que espao nesta obra. O autor enfatiza que o espao resultado da relao entre os sistemas de objetos e os sistemas de ao. Nos sistemas de objetos se podem observar dois elementos: as coisas e os objetos. As coisas seriam advindas da natureza e os objetos so frutos da produo social, do trabalho. Um diamante na natureza um exemplo de coisa, j um anel de diamantes um exemplo de objeto. Os objetos tm como caractersticas sua complexidade, utilidade, signo e sua diversidade. O sistema de objetos est ligado noo de que os objetos dependem de outros objetos para ter uma funcionalidade, como diz Santos:

[...] como bem nota Baudrillard (La Socit de consommation, 1970, p. 20) poucos objetos so, hoje, oferecidos ss. Eles tambm no funcionam isoladamente. Lembremos, por exemplo, a relao entre os elementos da cadeia do frio, hoje to essencial ao cotidiano de boa parte da humanidade. H uma relao necessria, entre a geladeira e o freezer domsticos, o caminho refrigerado, os depsitos frios nos comrcios e os grandes frigorficos e fbricas. Trata-se de um todo cujos elementos apenas so viveis em conjunto. Podemos olhar o cran da televiso domiciliar sem nenhuma outra reflexo sobre o sistema em que est inserido. Mas no nos poderamos beneficiar do que ela nos traz se, ao mesmo tempo, no houvesse a produo do programa, a estao emissora de sinais e as torres de sua distribuio e redistribuio. Sem contar com os sistemas eltricos e eletrnicos adrede criados e instalados em edifcios com desenho especial. Em 1925, Sauer escrevia que os objetos da paisagem existem em correlao. Essa correlao no era, alis, to ntida, to indispensvel como hoje. Mas, j ento, a idia de objetos em sistema era fundamental para o trabalho geogrfico. (SANTOS, 2006, p. 44, destaque do autor).

Nos sistemas de ao observa-se a definio de ao. Para isso, Santos (2006, p. 50) cita Schutz (1967, p. 61), a ao a execuo de um ato projetado e o sentido da ao o correspondente do ato projetado.. A ao o ato do homem em modificar a situao em que se insere e tambm produzir os objetos. Para melhor explicitar o sistema de ao, Santos diz: 12

As aes resultam de necessidades, naturais ou criadas. Essas necessidades: materiais, imateriais, econmicas, sociais, culturais, morais, afetivas, que conduzem os homens a agir e levam a funes. Essas funes, de uma forma ou de outra, vo desembocar nos objetos. Realizadas atravs de formas sociais, elas prprias conduzem criao e ao uso de objetos, formas geogrficas. [...] (SANTOS, 2006, p. 53).

E por fim para definir espao, Santos faz a relao entre os sistemas de objetos e os sistemas de ao:

O espao formado por um conjunto indissocivel, solidrio e tambm contraditrio, de sistemas de objetos e sistemas de aes, no considerados isoladamente, mas como o quadro nico no qual a histria se d. [...] (SANTOS, 2006, p. 39).

3 CONCLUSO
Como foi visto o conceito de espao geogrfico passou por diversas mudanas no decorrer do tempo sempre estando associado ao modo de se pensar de cada corrente geogrfica. Este no apareceu, ganhou importncia, perdeu importncia, ganhou importncia novamente. Ganhou significados subjetivos, foi associado a economia, foi apenas um receptador das coisas, passou a ser o palco onde se realizam as produes sociais. Cabe a cada um escolher a corrente geogrfica que mais convm com sua metodologia e filosofia e consequentemente a pessoa estar adotando uma maneira de se conceituar o espao. Aqui optamos pela corrente crtica mais especificamente por conceitos de Milton Santos. Santos defende que o espao o objeto da geografia e critica o fato desta cincia demorar tanto para definir um objeto. Em suas obras o autor faz descries minuciosas sobre o espao e neste artigo procuramos englobar algumas caractersticas importantes do estudo do espao. Seria muita pretenso nossa querer fazer um conceito de espao geogrfico. Este j foi, e, muito discutido por diversos gegrafos renomados. Apenas podemos resumir um pequeno entendimento por ns observado de acordo com as teorias vistas. O espao o palco principal das relaes humanas, em que se produzem e utilizam as mercadorias, em que se utilizam e transformam as coisas e onde se 13

podem observar as mudanas histricas de cada povo, este diferenciado, depende dos modos de produo, cultura e meio ambiente de cada localidade. Esta definio muito simplria diante de tanto estudo, porm uma forma didtica de se falar do espao atualmente. Porm, para concluirmos de forma mais conceituada, destacamos aqui um dos conceitos do que espao para Milton Santos (2006, p. 39): O espao formado por um conjunto indissocivel, solidrio e tambm contraditrio, de sistemas de objetos e sistemas de aes, no considerados isoladamente, mas como o quadro nico no qual a histria se d.. Santos (2002, p. 150) faz uma citao interessante de Santo Agostinho: Se me perguntam se sei o que , respondo que sim; mas, se me pedem para defini-lo, respondo que no sei. Esperamos que atravs dos diversos estudos expostos aqui a definio de espao possa ter ficado um pouco menos complicada para ser feita, e, que se Santo Agostinho a lesse pudesse dizer: se me perguntam se sei o que espao, respondo que sim; mas, se me pedem para defini-lo, responderei com base terica o que o espao geogrfico.

4 REFERENCIAL TERICO
CORRA, Roberto Lobato. Espao: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, In Elias; GOMES, Paulo Csar da Costa; CORRA, Roberto Lobato (orgs.). Geografia: Conceitos e Temas. 5 edio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. MAIA, Eduardo Jos Pereira. A Geografia e o Conceito de Espao: Uma Reflexo. Revista Fluminense de Geografia 2. JUL/DEZ 2005. Disponvel em: <http://www.agbniteroi.org.br/Revista2/rfg2_texto2.htm>. Acesso em: 03 junho 2010. MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena histria crtica. 3 edio. So Paulo: Editora HUCITEC, 1984. SANTOS, Milton. A Natureza do Espao: Tcnica e Tempo, Razo e Emoo. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2006. - (Coleo Milton Santos; 1). SANTOS, Milton. O Espao Dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Pases Subdesenvolvidos. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2008. - (Coleo Milton Santos; 4). SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: Da Crtica da Geografia a uma 14

Geografia Crtica. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2002. (Coleo Milton Santos; 2). SILVA, Lenyra Rique da. A natureza contraditria do espao geogrfico. So Paulo: Contexo, 1991. - (Caminhos da Geografia). SOARES, Marcos de Oliveira. O que influencia as modificaes nos livros didticos de Geografia? Anlise a partir do conceito de espao geogrfico (1993 - 2003). Campinas, 2004. Dissertao (Mestrado em Geocincias). Instituto de Geocincias, Universidade Estadual de Campinas. SPOSITO, Eliseu Savrio. Geografia e filosofia: contribuio para o ensino do pensamento geogrfico. So Paulo: Editora UNESP, 2004.

15

You might also like