You are on page 1of 10

Informao n. 13.12 Data: 2011.11.

10

Prova de Exame Nacional de

Para:
Direo-Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular Inspeo-Geral de Educao Direes Regionais de Educao Secretaria Regional de Educao da Madeira

Histria A
Prova 623 | 2012 12. Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de maro

Secretaria Regional de Educao dos Aores Escolas com ensino secundrio Estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com paralelismo e com ensino secundrio CIREP FERLAP CONFAP

1. Introduo
O presente documento visa divulgar as caractersticas da prova de exame nacional do ensino secundrio da disciplina de Histria A, a realizar em 2012 pelos alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo institudos pelo Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de maro, com a ltima alterao introduzida pelo Decreto-Lei n. 50/2011, de 8 de abril, que procedeu republicao integral e atualizada do diploma. Deve ainda ser tida em considerao a Portaria n. 550-D/2004, de 21 de maio, com a ltima alterao introduzida pela Portaria n. 244/2011, de 21 de junho, que procedeu republicao integral e atualizada do diploma. As informaes apresentadas neste documento no dispensam a consulta da legislao referida e do Programa da disciplina. O presente documento d a conhecer os seguintes aspetos relativos prova: Objeto de avaliao; Caractersticas e estrutura; Critrios de classificao; Material; Durao. As provas desta disciplina disponveis em www.gave.min-edu.pt exemplificam, de um modo geral, os tipos de itens das provas a realizar em 2012. Este documento deve ser dado a conhecer aos alunos e com eles deve ser analisado, para que fiquem devidamente informados sobre a prova que iro realizar. Importa ainda referir que, nas provas desta disciplina, o grau de exigncia decorrente do enunciado dos itens e o grau de aprofundamento evidenciado nos critrios de classificao esto balizados pelo Programa, em adequao ao nvel de ensino a que o exame diz respeito.

Prova 623 | 1

Informao n. 13.12 Data: 2011.11.10

2. Objeto de avaliao
A prova a que esta informao se refere incide nos conhecimentos e nas competncias enunciados no Programa do 12. ano de Histria A em vigor (homologado em 2002). A avaliao sumativa externa, realizada atravs de uma prova escrita de durao limitada, s permite avaliar parte dos conhecimentos e das competncias enunciados no Programa. A resoluo da prova pode implicar a mobilizao de aprendizagens inscritas no Programa, mas no expressas nesta informao. A prova permite avaliar as competncias e os contedos a elas associados passveis de avaliao numa prova escrita de durao limitada.

Competncias Analisa fontes de natureza diversa, distinguindo informao explcita e implcita, assim como os respetivos limites para o conhecimento do passado; Analisa textos historiogrficos, identificando a opinio do autor e tomando-a como uma interpretao suscetvel de reviso, em funo dos avanos historiogrficos; Situa cronolgica e espacialmente acontecimentos e processos relevantes, relacionando-os com os contextos em que ocorreram; Identifica a multiplicidade de fatores e a relevncia da ao de indivduos ou grupos, relativamente a fenmenos histricos circunscritos no tempo e no espao; Situa e caracteriza aspetos relevantes da histria de Portugal, europeia e mundial; Relaciona a histria de Portugal com a histria europeia e mundial, distinguindo articulaes dinmicas e analogias/especificidades, quer de natureza temtica, quer de mbito cronolgico, regional ou local; Elabora e comunica, com correo lingustica, snteses de assuntos estudados: estabelecendo os seus traos definidores; distinguindo situaes de rutura e de continuidade; utilizando, de forma adequada, terminologia especfica.

Contedos Relativamente aos contedos, o Programa da disciplina acentua a importncia da histria de Portugal e da histria contempornea na formao do aluno sublinhada nas aprendizagens estruturantes e na orientao fixada para cada mdulo e define globalmente uma orientao metodolgica que implica a progressiva construo do saber histrico. A prova incide nos contedos de aprofundamento e nos conceitos estruturantes fixados nos mdulos do ltimo ano curricular do programa de Histria A. Podero ser requeridas articulaes entre estes contedos e estes conceitos e os restantes sempre que a orientao fixada nos mdulos e as aprendizagens estruturantes o exijam.

Prova 623 | 2

Informao n. 13.12 Data: 2011.11.10

Assim, so objeto de avaliao os contedos de aprofundamento dos mdulos 7, 8 e 9 (12. ano), do Programa de Histria A, abaixo identificados a negrito. Mdulo 7 CRISES, EMBATES IDEOLGICOS E MUTAES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SCULO XX 1. As transformaes das primeiras dcadas do sculo XX 1.1. Um novo equilbrio global A geografia poltica aps a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Naes. A difcil recuperao econmica da Europa e a dependncia em relao aos Estados Unidos. 1.2. A implantao do marxismo-leninismo na Rssia: a construo do modelo sovitico 1.3. A regresso do demoliberalismo impacto do socialismo revolucionrio; dificuldades econmicas e radicalizao dos O movimentos sociais; emergncia de autoritarismos. 1.4. Mutaes nos comportamentos e na cultura s transformaes da vida urbana e a nova sociabilidade; a crise dos valores A tradicionais; os movimentos feministas. descrena no pensamento positivista e as novas concees cientficas. A s vanguardas: ruturas com os cnones das artes e da literatura. A 1.5. Portugal no primeiro ps-guerra s dificuldades econmicas e a instabilidade poltica e social; a falncia da A 1. Repblica. Tendncias culturais: entre o naturalismo e as vanguardas. 2. O agudizar das tenses polticas e sociais a partir dos anos 30 2.1. A grande depresso e o seu impacto social 2.2. As opes totalitrias s fascismos, teoria e prticas: uma nova ordem nacionalista, antiliberal O e antissocialista; elites e enquadramento das massas; o culto da fora e da violncia e a negao dos direitos humanos; a autarcia como modelo econmico. O estalinismo: planificao da economia, coletivizao dos campos, burocratizao do partido; represso. 2.3. A resistncia das democracias liberais O intervencionismo do Estado. Os governos de frente popular e a mobilizao dos cidados.

Prova 623 | 3

Informao n. 13.12 Data: 2011.11.10

2.4. A dimenso social e poltica da cultura cultura de massas e o desejo de evaso; os grandes entretenimentos coletivos; os media, A veculo de modelos socioculturais. As preocupaes sociais na literatura e na arte; o funcionalismo e o urbanismo. A cultura e o desporto ao servio dos Estados. 2.5. Portugal: o Estado Novo triunfo das foras conservadoras; a progressiva adoo do modelo fascista O italiano nas instituies e no imaginrio poltico. ma economia submetida aos imperativos polticos: prioridade estabilidade U financeira; defesa da ruralidade; obras pblicas e condicionamento industrial; a corporativizao dos sindicatos. A poltica colonial. projeto cultural do regime. O 3. A degradao do ambiente internacional A irradiao do fascismo no mundo. s hesitaes face Guerra Civil de Espanha; a aliana contra o imperialismo do eixo A nazifascista; a mundializao do conflito. Mdulo 8 PORTUGAL E O MUNDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AO INCIO DA DCADA DE 80 OPES INTERNAS E CONTEXTO INTERNACIONAL 1. Nascimento e afirmao de um novo quadro geopoltico 1.1. A reconstruo do ps-guerra definio de reas de influncia; a Organizao das Naes Unidas; as novas regras da A economia internacional. A primeira vaga de descolonizaes. 1.2. O tempo da Guerra Fria a consolidao de um mundo bipolar O mundo capitalista: a poltica de alianas liderada pelos EUA; a prosperidade econmica e a sociedade de consumo; a afirmao do estado-providncia. mundo comunista: o expansionismo sovitico; opes e realizaes da O economia de direo central. A escalada armamentista e o incio da era espacial. 1.3. A afirmao de novas potncias rpido crescimento do Japo; o afastamento da China do bloco sovitico; a ascenso da O Europa. A poltica de no-alinhamento; a segunda vaga de descolonizaes. 1.4. O termo da prosperidade econmica: origens e efeitos 2. Portugal do autoritarismo democracia

Prova 623 | 4

Informao n. 13.12 Data: 2011.11.10

2.1. Imobilismo poltico e crescimento econmico do ps-guerra a 1974 Estagnao do mundo rural; emigrao. Surto industrial e urbano; fomento econmico nas colnias. radicalizao das oposies e o sobressalto poltico de 1958; a questo colonial A solues preconizadas, luta armada, isolamento internacional. A primavera marcelista: reformismo poltico no sustentado; o impacto da guerra colonial. 2.2. Da Revoluo estabilizao da democracia O Movimento das Foras Armadas e a ecloso da Revoluo. esmantelamento das estruturas de suporte do Estado Novo; tenses polticoD -ideolgicas na sociedade e no interior do movimento revolucionrio; poltica econmica antimonopolista e interveno do Estado nos domnios econmico e financeiro. A opo constitucional de 1976. O reconhecimento dos movimentos nacionalistas e o processo de descolonizao. reviso constitucional de 1982 e o funcionamento das instituies A democrticas. 2.3. O significado internacional da Revoluo portuguesa 3. As transformaes sociais e culturais do terceiro quartel do sculo XX importncia dos polos culturais anglo-americanos. A reflexo sobre a condio humana A nas artes e nas letras. O progresso cientfico e a inovao tecnolgica. evoluo dos media: os novos centros de produo cinematogrfica; o impacto da TV e da A msica no quotidiano; a hegemonia de hbitos socioculturais norte-americanos. lteraes na estrutura social e nos comportamentos: a terciarizao da sociedade; os A anos 60 e a gestao de uma nova mentalidade procura de novos referentes ideolgicos, contestao juvenil, afirmao dos direitos da mulher.

Prova 623 | 5

Informao n. 13.12 Data: 2011.11.10

Mdulo 9 ALTERAES GEOESTRATGICAS, TENSES POLTICAS E TRANSFORMAES SOCIOCULTURAIS NO MUNDO ATUAL 1. O fim do sistema internacional da Guerra Fria e a persistncia da dicotomia Norte-Sul 1.1. O colapso do bloco sovitico e a reorganizao do mapa poltico da Europa de Leste. Os problemas da transio para a economia de mercado 1.2. Os polos do desenvolvimento econmico egemonia dos Estados Unidos: supremacia militar, prosperidade econmica, H dinamismo cientfico e tecnolgico. onsolidao da comunidade europeia; integrao das novas democracias C da Europa do Sul; a Unio Europeia e as dificuldades na constituio de uma Europa poltica. Afirmao do espao econmico da sia-Pacfico; a questo de Timor. odernizao e abertura da China economia de mercado; a integrao de M Hong Kong e de Macau. 1.3. Permanncia de focos de tenso em regies perifricas Degradao das condies de existncia na frica subsaariana; etnias e Estados. escolagem contida e endividamento externo na Amrica latina; ditaduras e movimentos de D guerrilha; a expanso das democracias. Nacionalismo e confrontos polticos e religiosos no Mdio Oriente e nos Balcs. 2. A viragem para uma outra era 2.1. Mutaes sociopolticas e novo modelo econmico O debate do estado-nao; a exploso das realidades tnicas; as questes transnacionais: migraes, segurana, ambiente. Afirmao do neoliberalismo e globalizao da economia. Rarefao da classe operria; declnio da militncia poltica e do sindicalismo. 2.2. Dimenses da cincia e da cultura no contexto da globalizao rimado da cincia e da inovao tecnolgica; revoluo da informao; cincia e desafios P ticos; declnio das vanguardas e ps-modernismo. inamismos socioculturais: revivescncia do fervor religioso e perda de autoridade das D Igrejas; individualismo moral e novas formas de associativismo; hegemonia da cultura urbana. 3. Portugal no novo quadro internacional integrao europeia e as suas implicaes. As relaes com os pases lusfonos A e com a rea ibero-americana.

Prova 623 | 6

Informao n. 13.12 Data: 2011.11.10

3. Caracterizao da prova
A prova apresenta trs grupos de itens. Dois dos grupos tm por suporte documentos de natureza diversa, como, por exemplo, textos, imagens, dados quantitativos organizados em grfico ou em quadro e mapas. Estes documentos podem apresentar perspetivas diferentes e possibilitam o estabelecimento de inter-relaes, em ordem ao esclarecimento de uma problemtica decorrente de um ou mais mdulos do Programa. O outro grupo tem por suporte um documento escrito longo, relacionado com diferentes rubricas de um ou mais mdulos. Todos os itens da prova exigem a anlise dos documentos apresentados e podem envolver a mobilizao de aprendizagens relativas a mais do que um dos temas do Programa. A prova integra itens de construo de resposta restrita e um item de construo de resposta extensa. Os itens de resposta restrita, com cotao diferenciada de acordo com o tipo de tarefa solicitada, podem exigir ao examinando: a identificao da informao expressa nas fontes apresentadas; a explicitao do significado de elementos presentes nas fontes; o cotejo da informao recolhida nas diversas fontes; o esclarecimento da pertinncia das fontes para os problemas levantados; a contextualizao cronolgica e espacial da informao contida nas fontes; o estabelecimento de relaes entre a informao presente nas vrias fontes e a problemtica organizadora do conjunto; a mobilizao de conhecimentos de realidades histricas estudadas para analisar fontes; outras tarefas, sempre em harmonia com as competncias do Programa. O item de resposta extensa, que exige uma resposta desenvolvida, apresenta tpicos de orientao temtica e est integrado num dos grupos que tm por suporte documentos de natureza diversa. Este item solicita a sntese de aspetos relacionados com aprendizagens estruturantes do Programa, organizada em funo dos tpicos, em articulao com as fontes apresentadas e com a problemtica do grupo em que est inserido. No item de resposta extensa, podem ser requeridas tarefas anlogas s descritas para os itens de resposta restrita.

Prova 623 | 7

Informao n. 13.12 Data: 2011.11.10

A estrutura da prova sintetiza-se nos Quadros 1 e 2. Quadro 1 Valorizao dos contedos dos mdulos na prova
Competncias Analisa fontes de natureza diversa, distinguindo informao implcita e explcita, assim como os respetivos limites para o conhecimento do passado Analisa textos historiogrficos, identificando a opinio do autor e tomando-a como uma interpretao suscetvel de reviso, em funo dos avanos historiogrficos Situa cronolgica e espacialmente acontecimentos e processos relevantes, relacionando-os com os contextos em que ocorreram Identifica a multiplicidade de fatores e a relevncia da ao de indivduos ou grupos, relativamente a fenmenos histricos circunscritos no tempo e no espao Situa e caracteriza aspetos relevantes da histria de Portugal, europeia e mundial Relaciona a histria de Portugal com a histria europeia e mundial, distinguindo articulaes dinmicas e analogias/especificidades, quer de natureza temtica, quer de mbito cronolgico, regional ou local Elabora e comunica, com correo lingustica, snteses de assuntos estudados: estabelecendo os seus traos definidores distinguindo situaes de rutura e de continuidade utilizando, de forma adequada, terminologia especfica Articulaes entre estes contedos e estes conceitos e os restantes, sempre que a orientao fixada nos mdulos e as aprendizagens estruturantes o exijam Contedos Todos os contedos de aprofundamento, conceitos e aprendizagens estruturantes Mdulo 7 Cotao (em pontos) 40 a 90

Mdulo 8

40 a 90

Mdulo 9

40 a 90

Quadro 2 Tipologia, nmero de itens e cotao


Tipologia de itens Resposta restrita Resposta extensa Nmero de itens 6 1 Cotao por item (em pontos) 20 ou 30 50

Prova 623 | 8

Informao n. 13.12 Data: 2011.11.10

4. Critrios de classificao
A classificao a atribuir a cada resposta resulta da aplicao dos critrios gerais e dos critrios especficos de classificao apresentados para cada item e expressa por um nmero inteiro. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. At ao ano letivo de 2013/2014, na classificao das provas de exame nacional, continuaro a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo de 1945, quer no Acordo atualmente em vigor. No mbito das competncias especficas da disciplina de Histria, constituem critrios gerais: a relevncia da resposta relativamente questo formulada; a forma como a fonte explorada, valorizando-se a interpretao, e no a mera parfrase, bem como a correta transcrio de excertos usados como suporte de argumentos; a mobilizao de informao circunscrita ao assunto em anlise e o domnio do vocabulrio especfico da disciplina. Os critrios de classificao apresentam-se organizados por nveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. Em todos os itens da prova, a classificao a atribuir traduz a avaliao simultnea das competncias especficas da disciplina e das competncias de comunicao escrita em lngua portuguesa. A avaliao das competncias de comunicao escrita em lngua portuguesa contribui para valorizar a classificao atribuda ao desempenho no domnio das competncias especficas da disciplina. Esta valorizao corresponde a cerca de 10% da cotao do item e faz-se de acordo com os nveis de desempenho a seguir descritos.
Nveis Descritores Composio bem estruturada, sem erros de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, ou com erros espordicos, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e/ou de sentido. Composio razoavelmente estruturada, com alguns erros de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e/ou de sentido. Composio sem estruturao aparente, com erros graves de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, cuja gravidade implique perda frequente de inteligibilidade e/ou de sentido.

No caso de a resposta no atingir o nvel 1 de desempenho no domnio especfico da disciplina, a classificao a atribuir zero pontos. Neste caso, no classificado o desempenho no domnio da comunicao escrita em lngua portuguesa.

Prova 623 | 9

Informao n. 13.12 Data: 2011.11.10

5. Material
O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. As respostas so registadas em folha prpria fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial). No permitido o uso de corretor.

6. Durao
A prova tem a durao de 120 minutos, a que acresce a tolerncia de 30 minutos.

Prova 623 | 10

You might also like