You are on page 1of 16

1 A ETNOGRAFIA VIRTUAL NA PESQUISA DE ABORDAGEM DIALTICA EM REDES SOCIAIS ON-LINE 1 Suzana de Souza Gutierrez UFRGS e Colgio Militar de Porto

o Alegre - ssguti@gmail.com 1 Introduo

O ciberespao, espao criado pela rede comunicacional formada por meios eletrnico-computacionais da qual a internet parte, tensiona as noes de espao, tempo e lugar. Sua geografia no coincide com a das redes comunicacionais que se desenham no territrio fsico, mas nem por isso constitui uma dimenso estanque da realidade. Ao contrrio, as redes se interpenetram e dialeticamente se constroem e reconstroem. Assim, as prticas sociais e culturais produzidas neste no-lugar, a cibercultura, alm de criar modos de ser e estar especficos, integra as culturas dos demais espaos e as transforma, sendo por elas, tambm, transformada. Andr Lemos (2003, p. 11-12) explica que o termo cibercultura cheio de sentidos e significa a forma scio-cultural que emerge da relao simbitica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrnica que surgiram com a convergncia das telecomunicaes na dcada de 70. A cibercultura no consiste numa direo ou dominao do contexto sciocultural pela tecnologia. Ela se constri na emergncia das aes, reaes, sociabilidades, hegemonias, movimentos que derivam das marcas que a tecnologia deixa na sociedade contempornea. Investigar este espao de fluxos, que constitui a sociedade da informao (CASTELLS, 2003), mergulhar num novo espao antropolgico (LEVY, 1999) que, entretanto, interpenetrado por outros tantos espaos antropolgicos, o que dilui as fronteiras e transforma os limites em contingentes pontos de referncia. tentar mapear o que inapreensvel, mas que se manifesta pelas relaes sociais que emergem e do forma s redes scio-tcnicas. Relaes estas que compem a trama de relaes sociais que so determinadas e determinantes do que somos e dos rumos que vamos seguir como humanidade.

Este texto traz algumas reflexes desenvolvidas na minha tese doutoral.

2 neste contexto de crescente complexidade que a internet, como rede de redes, se constri no desenvolvimento de muitas redes sociais. Redes formadas por laos de todo o tipo, que se reafirmam no tecido social. Para Wellman et al. (1996, p.214 ), quando as redes de computadores conectam pessoas, assim como mquinas, elas se tornam redes sociais. Nestas redes, as conexes so viabilizadas pelas inmeras formas de presena on-line que cada pessoa usando um computador pode ter e manter. A presena sincrnica por meio da interface de um chat2, a presena assincrnica construda pela participao numa lista de discusso por correio eletrnico e, tambm, a presena diacrnica por meio da publicao de uma pgina na web3. As redes formadas, altamente dinmicas e complexas, incluem, alm das ligaes entre documentos, postagens, mensagens, toda uma totalidade de relaes sociais. Dentre estas redes sociais, destaco as formadas por professores que, por meio da tecnologia, reforam a ampliam as redes de relaes sociais formadas a partir da escola. A presena dos professores brasileiros na rede ainda muito limitada em termos de tempo e de diversidade de interfaces usadas. Isso se deve a toda uma srie de motivos exaustivamente discutidos na maioria dos trabalhos acadmicos sobre o uso das TIC em educao. Motivos estes que vo desde as condies scio-econmicas dos professores, das escolas e da educao de um modo geral, at questes culturais e do processo de assimilao/apropriao das TIC nas suas diversas formas e propostas. Todavia, a partir de 2003, por diversas razes esta presena cresceu muito. Estas razes incluem: as transformaes que a internet vem passando no sentido de acessibilidade e transformao numa rede cada vez mais social; a diminuio nos custos de aquisio dos computadores; o estmulo proporcionado pelas formaes para o uso das TIC realizadas pelos professores; a disseminao de cursos de graduao distncia, realizados majoritariamente com o uso da rede mundial de computadores.

Chat o contedo da comunicao e o ambiente ou aplicativo que proporciona a comunicao em tempo real entre duas ou mais pessoas, por meio de texto e/ou udio, combinados ou no com imagens gravadas por cmeras de vdeo. 3 Web ou WWW rede mundial de computadores.

3 Estes professores, a partir de seus contatos na escola e das relaes travadas nos cursos e formaes on-line, interagem em listas de discusso, em ambientes de aprendizagem e, aos poucos, comeam a integrar a rede de forma mais abrangente, com seus stios e weblogs4 pessoais. importante acompanhar este processo de entrada e estabelecimento dos professores brasileiros na rede mundial de computadores, em especial quando aes que visam promover uma apropriao autnoma e criativa da tecnologia so possveis e necessrias. E, neste sentido, as redes sociais de professoras e professores podem ser caminhos de consolidao de uma autonomia calcada no dilogo e na cooperao. Neste contexto, se coloca a questo de onde e como pesquisar estas redes sociais, estabelecendo formas de identificar sua configurao, de mapear a teia de relaes que se criam e recriam no fluxo de informaes e nas interaes que movimentam as redes. E, neste processo, importante pensar tcnicas, mtodos, teorias de aproximao e apropriao deste objeto de estudo, que possam compreender as contradies que emergem da insero das TIC na vida e no trabalho de todos. Os blogs, como um dos suportes da presena on-line de professores, tendem a ligar entre si todo um aparato de ferramentas e recursos que o professor ou professora usa para se expressar e interagir na rede. Pela sua caracterstica dialgica e de reciprocidade comunicativa, as redes sociais formadas por meio de blogs constituem um local privilegiado para a pesquisa. No caso da pesquisa em culturas to novas, como as que esto se estabelecendo no ciberespao, existe a necessidade de se ampliar o alcance das metodologias criadas e desenvolvidas na pesquisa de fenmenos anteriores a existncia de uma dimenso cultural on-line. Por consequncia, as metodologias podem se hibridizar, acolher mtodos e tcnicas umas das outras e receber influncias de teorias diversas.

Weblog ou, simplesmente, blog, como popularmente conhecido, um tipo de publicao on-line. Um weblog construdo e colocado na rede por meio de um aplicativo que realiza a codificao da pgina e sua publicao. Este aplicativo possibilita ao usurio uma interface que permite facilmente editar e publicar hipertextos, inclusive com a adio de imagens, udio e vdeo. A publicao vai mostrar estes textos em ordem cronolgica inversa, dando possibilidade ao leitor de comentar. (GUTIERREZ, 2004)

4 A etnografia virtual ou netnografia um processo que se desenvolve a partir da ao do pesquisador, de suas escolhas dentro do contexto pesquisado e, por isso, no tem uma estrutura rgida, pois depende do que vem do campo de pesquisa. Deste modo, parte de uma viso dialtica da cultura, na qual esta se movimenta entre as estruturas sociais e as prticas sociais dos sujeitos histricos. Abordagens etnogrficas no so novidade na pesquisa na internet, considerando o ciberespao como um espao scio-cultural. Porm, mesmo a descrio profunda e atenta pode resultar incompleta frente a complexidade crescente. Aqui, a dialtica materialista pode contribuir para que possamos reconhecer as contradies como motores do desenvolvimento do fenmeno pesquisado e como guias do olhar que se debrua sobre a realidade social. Neste texto, busco trazer alguns aportes tericos relativos a pesquisa em redes sociais on-line de modo a contribuir com a discusso sobre o tema. A partir da anlise de alguns estudos realizados, levantar questes e pensar alternativas que deem suporte a construo de uma abordagem dialtica da etnografia virtual ou netnografia e que possam compreender a complexidade dos conceitos e prticas que emergem nos contextos onde o viver em rede on-line parte do viver.

2 Toda pesquisa parte de uma viso de mundo

A pesquisa na e sobre a rede mundial de computadores to recente quanto a prpria rede e, por isso, metodologias, mtodos, tcnicas e instrumentos foram inicialmente adaptados da pesquisa off-line em temas correlatos. No decorrer

destes estudos, os pesquisadores foram encontrando diferenas nos processos e no desenvolvimento dos objetos e sujeitos de pesquisa, tendo de rever tcnicas, mtodos, adaptar\criar instrumentos que considerassem estas diferenas e que pudessem alcanar fenmenos significativamente diversos.

5 Todavia, seja de que modo for que o pesquisador se aproxime de seu objeto de pesquisa, h sempre uma teoria que lhe guia o olhar. Consciente ou inconscientemente ele faz escolhas e, nestas escolhas, tanto altera a realidade, quanto a esconde ou mostra de uma determinada maneira. Fazer cincia, em princpio, fazer escolhas. Escolhas que no so aleatrias e, sim, organicamente ligadas viso que temos do mundo. Esta viso de mundo, alm de direcionar a escolha do objeto de estudo, aponta os caminhos e influencia a construo de teorias. Por outro lado, a viso de mundo no fixa, assim como no fixa a realidade. Ambas so histricas e, portanto, passveis de transformao. So construdas pela prtica social de sujeitos histricos e, assim, sujeitas a serem transformadas por esta prtica, num movimento dialtico de construo e reconstruo. Compreender a realidade social, no meu entender, parte de considerar que ela um processo inacabado, uma totalidade aberta que necessita de um fazer que v alm da descrio, da quantificao e da linearizao fragmentada de causas e efeitos. Segundo Karel Kosk (1976) possvel expressar o que a realidade por meio da categoria da totalidade e isso condio para que esta categoria possa ser considerada princpio epistemolgico e exigncia metodolgica (p.42), escapando da armadilha de reduzi-la a uma unio de partes e relaes de um todo fixo e imutvel. Assim, a totalidade no pode ser confundida com totalizao ou com o somatrio de todas as partes. A totalidade dinmica, inacabada, um todo estruturado, dialtico [...] que se transforma em estrutura significativa para cada fato (KOSK, 1976, p.44). Para Lukcs (2003) a categoria da totalidade a essncia do mtodo dialtico, na forma como este desenvolvido por Marx a partir de Hegel. Uma cincia nova que pode revelar aquilo que est alm da simples percepo, do empirismo superficial. Uma cincia que se prope a chegar essncia a partir do fenmeno e, desta, retornar ao fenmeno, desvelando o seu movimento real, as suas tendncias, as suas leis e estruturas internas.

[...] em ltima anlise, no h, portanto, uma cincia jurdica, uma economia poltica e uma histria, etc. autnoma, mas somente uma cincia histricodialtica, nica e unitria do desenvolvimento da sociedade como totalidade. (LUKCS, 2003, p. 105-107)

Penso que a grande contribuio de Karl Marx, alm do legado do mais abrangente estudo sobre o capitalismo, foi ter ido alm da anlise da economia poltica sob a gide da economia e da poltica. A cincia-filosofia alem lhe deu ferramentas para ir alm da aparncia e, com a fina lmina da crtica, poder chegar essncia do fenmeno, desvelando o seu movimento. Esta possibilidade aberta e crtica, que parte daquilo que mais simples e que se apresenta percepo para, num processo crescente, recursivo, chegar ao conhecimento concreto a que d suporte ao meu olhar sobre o mundo. , no meu entender, a forma dinmica que pode dar conta do movimento das redes, com sua ubiquidade, com seu deslocamento do tempo e do espao.

3 Da etnografia etnografia virtual ou netnografia

As solues metodolgicas tm sua autoridade fundamentada, em grande parte, nos precedentes (Hine, 2005) e, por isso, a metodologia da pesquisa aplicada s redes sociais on-line est longe de ter uma tradio que minimize as lacunas e os deslizes na compreenso dos fenmenos estudados. H muito para ser trabalhado e construdo em termos de metodologia da pesquisa on-line, pois na rede emergem prticas sociais que, ao mesmo tempo em que replicam modos de ser e fazer tradicionais, so o substrato onde germinam novos modos de ser e fazer. A cibercultura no se coloca como um contexto especfico e isolado do contexto scio-cultural humano, ao contrrio, a ligao de tudo o que humano nela se manifesta com toda a sua fora. Tradicionalmente a arqueologia e a antropologia andam juntas quando se trata de investigar uma cultura ou fases de uma cultura. Logo vem mente a

7 imagem de escavaes que, nos seus diversos nveis, vo mostrando os legados que um determinado grupamento humano foi deixando ao longo do tempo. O ciberespao e sua arquitetura de fluxos de informao, em principio no parece se adequar aos mtodos vindos da arqueologia e da antropologia. Porm, do ponto de vista da cultura que emerge da rede, que, embora indissocivel da cultura humana em que se insere, tem caractersticas bem especficas, possvel pensar numa arqueologia e numa antropologia da rede. Jones (1997, on-line) fala em uma ciberarqueologia das comunidades virtuais5 como forma de investigar as comunidades mediadas pelo computador. O autor explica que, da mesma forma como o arquelogo considera os artefatos de uma cultura, possvel estudar as comunidades virtuais a partir dos artefatos culturais que elas produzem e estabelecer uma pesquisa de longo prazo. Para Jones (1997, on-line), focar nos artefatos culturais de comunidades virtuais significa manter a ateno em como estes artefatos do estrutura para a vida da comunidade na rede. Neste processo, importante distinguir a comunidade do seu assentamento virtual6, ou seja, as relaes sociais do suporte material. De certa forma, porm, este assentamento virtual, por meio dos artefatos culturais que o constituem, limita e limitado pela comunidade que abriga. Uma comunidade apoiada em uma rede de weblogs, por exemplo, est sujeita aos limites que o formato blog pode impor rede e ao desenvolvimento da comunidade. Por outro lado, a comunidade tambm interfere no aparato tcnico, transgredindo os limites inicialmente pensados para o seu uso. Penso que possvel escavar os variados nveis que uma rede social formada por blogueiros vai depositando na rede. Seja acompanhando o seu presente, seja investigando o seu passado que fica registrado nos arquivos dos blogs e em sites especficos que guardam a memria da rede7.

O termo comunidade virtual controverso. No mbito deste trabalho, considero as comunidades virtuais como redes sociais construdas no ciberespao por pessoas em torno de interesses comuns. 6 Virtual settlement (assentamento ou estabelecimento virtual ) o conceito cunhado por Jones para designar o suporte material das comunidades virtuais. 7 Por exemplo, o site Internet Archives (http://www.archive.org/) uma organizao no profissional que se encarrega de construir uma biblioteca da internet, com o objetivo de por este acervo disposio de professores, historiadores e pesquisadores. Fundada em 1996, est

8 A etnografia, como tipo de pesquisa de abordagem qualitativa, sob a forma de netnografia (BISHOP et al., 1995; KOZINETS, 1998) ou etnografia virtual (Hine, 2000) tem sido usada para pesquisar redes sociais on-line que interagem em diversos suportes. Em 1995, Bishop et al. (1995, on-line), ao descreverem uma plataforma de testes para o desenvolvimento de uma biblioteca digital, cunharam o termo netnografia ao lidar com os desafios tericos e metodolgicos do projeto. Os pesquisadores da Universidade de Illinois tinham como meta preservar os detalhes provenientes do campo etnogrfico, das observaes realizadas por meios eletrnicos. A ideia foi seguir os usurios, coletando detalhes sobre o uso em grande escala e dos mais variados pontos de vista. Outro estudo o de Kozinets (1998) que, a partir da netnografia, pesquisou o comportamento de consumo de comunidades e culturas da internet. Neste trabalho, o autor prope que a netnografia pode ter muita utilidade em trs tipos de estudos: como metodologia no estudo de comunidades virtuais exclusivamente, como instrumento metodolgico em estudos de comunidades virtuais/presenciais, como ferramenta exploratria para estudar tpicos gerais. No entanto, Kozinets (1998) adverte que necessrio tomar algumas precaues na utilizao desta e de outras metodologias para a pesquisa on-line. A acessibilidade da internet, que facilita a entrada do pesquisador no campo pesquisado, pode, por outro lado, proporcionar um campo frtil para pesquisas superficiais e inconsistentes metodologicamente. Alm disso, a natureza dos contatos on-line pode por o pesquisador frente a dados inverdicos provenientes de personagens fabricados. No Brasil, Simone S (2002) prope a netnografia como alternativa metodolgica para o estudo de ambientes comunicativos on-line. Um modo de discutir a cibercultura, os conceitos de hipertexto e de comunidades virtuais. Shah (2005), Mximo (2006), Ward (2006) e Efimova (2005a,b,c), Montardo e Passerino (2006), Amaral (2008) em seus estudos, no todo ou em parte, investigaram redes de weblogs, usando a netnografia ou etnografia virtual. Amaral (2008) e Efimova (2005c) propem que o blog, alm de artefato cultural a ser
localizada no Presdio de So Francisco, na Califrnia. Neste repositrio possvel de encontrar todo tipo de arquivo, site, mdia, que esteve hospedado na www, mesmo aps a sua retirada.

9 investigado , tambm, ferramenta etnogrfica, pois pode ser usado, como dirio de campo. Shah (2005), estudando a pornografia na cibercultura, prope considerar os blogs como artefatos culturais alm de ferramentas de comunicao, pois eles so reveladores de diversos aspectos da cultura na qual seus autores se inserem. Com o passar do tempo, o contedo do blog passa a ter menos importncia que o ato de escrever e o blogueiro toma conscincia do aspecto pblico do blog e, assim, da publicidade de sua persona on-line. Elisa Mximo (2006) analisa as redes de blogs como espaos onde acontece uma apresentao do eu, no sentido de compreender de que forma os blogueiros encenam seu cotidiano, como elaboram as suas narrativas pessoais e como estas narrativas compem o contexto que emerge deste processo. A partir de pores de uma rede de blogs escolhidas intencionalmente, delimitou seu campo de pesquisa e estabeleceu o encontro etnogrfico, usando o mesmo suporte de seus sujeitos de pesquisa. Seu trabalho mostra como o engajamento do pesquisador no ambiente scio-cultural on-line pode representar a necessidade de uma insero ativa em todo um contexto scio-tcnico especfico. Ward (2006), no estudo de uma comunidade de doutorandos, prope o uso de blogs de forma a compartilhar experincias e interagir em torno de seus interesses acadmicos. A autora explica que, desta forma, os estudantes podem deter o controle dos seus espaos na rede e, alm disso, os blogs permitem visualizar o doutorado como um processo e no como um projeto. Sua pesquisa tem como objetivo examinar o desenvolvimento deste grupo de estudantes com a finalidade de contribuir para a construo de uma pedagogia das habilidades de pesquisa. Neste processo, a autora questiona quando e em que medida o relato etnogrfico se torna ele mesmo sujeito de uma etnografia. E como, nesta perspectiva, a etnografia pode eticamente representar os seus sujeitos de pesquisa. Lilia Efimova (2005a,b,c), em seu blog, reflete sobre a pesquisa que est desenvolvendo. Ela estuda a organizao do conhecimento pessoal, fazendo uso dos blogs como artefatos que do visibilidade ao fenmeno investigado. Neste contexto, a autora se vale da etnografia para estar l com uma perspectiva crtica (EFIMOVA, 2005a, on-line)

10 Seu estudo assume caractersticas autoetnogrficas, pois Efimova faz parte da comunidade investigada e reconhecida pelos demais sujeitos de pesquisa. A autora est convencida que a reflexo sobre suas prprias experincias e a interao com os outros blogueiros que fazem parte do mesmo grupo vo auxiliar no estabelecimento de questes de pesquisa, na coleta e na anlise de dados. (EFIMOVA, 2005b, on-line) No Brasil, Montardo e Passerino (2006) realizaram um estudo sobre o uso da netnografia na pesquisa. Neste trabalho, as autoras analisam o uso da netnografia no estudo de blogs ou comunidades que utilizam blogs. Chamam a ateno para a facilidade da coleta e para a diversidade dos tipos de dados: texto, udio, vdeo, que podem ser coletados. Todavia alertam para as questes ticas que surgem quando o pesquisador se aproxima da comunidade pesquisada, principalmente em relao ao uso da informao e a identificao dos sujeitos pesquisados. Tanto Efimova (2005a,b,c, on-line), como Amaral (2008) postulam como essencial dar ateno especial s implicaes de ser o pesquisador membro da comunidade estudada. Se, por um lado, facilita a aproximao e o encontro

etnogrfico, por outro, pode no atender a necessidade de distanciamento. Por exemplo, no caso da pesquisa em redes sociais formadas por blogs, a assincronia da maioria das interaes e a possibilidade de retorno proporcionada pelos arquivos, tanto os do prprio blog, quanto os dos blogs dos sujeitos de pesquisa, garante este distanciamento. Este processo remete ao conceito de exotopia (BAKHTIN, 2000), como um excedente de viso, um colocar-se fora do campo de pesquisa que permite ao pesquisador travar um dilogo consigo mesmo e com seus achados de pesquisa. Para Hine (2000) a etnografia virtual pode ser usada para desenvolver a percepo do sentido da tecnologia e dos espaos scio-culturais que so por ela estudadas. Por isso, a etnografia virtual tem espao assegurado nas pesquisas onde os objetivos incluem saber o qu as pessoas esto realmente fazendo com a tecnologia. Assim, se a etnografia sempre esteve relacionada com ir a algum lugar, no sentido literal da expresso, para observar e interagir (HINE, 2000), a netnografia ou etnografia virtual modifica a relao espao temporal e apresenta um contexto que mediado pelas ferramentas, pelos ambientes, pelas prticas construdas no ciberespao.

11 Diferentemente da etnografia tradicional, a netnografia no exige a presena fsica do pesquisador. Assim, a abordagem inicial, a chegada ao campo de pesquisa, assume um formato diferente. Se no houver interao, o pesquisador poder passar despercebido, por exemplo. Alm disso, nos espaos on-line, a mediao da tecnologia interpe na interao entre pesquisador e pesquisados filtros relacionados s possibilidades e peculiaridades de cada tecnologia. A rede conectada se compe de textos entendendo textos numa acepo ampla e, aquilo que no expressado nesta forma, pode parecer no existir (HINE, 2000). As lacunas entre o que foi expressado e a totalidade da comunicao podem ser preenchidas a partir da experincia do pesquisador em seu engajamento no campo pesquisado. Na pesquisa on-line, o prprio campo tem consistncia e limites

constantemente negociados, que s se mostram no fluxo de interaes. Por outro lado, a rede on-line no pode ser mapeada separada de suas conexes off-line. A rede contingente, um conjunto de relaes tcnicas e sociais estabelecidas num determinado momento. Assim, o lugar fsico e todas as suas relaes sociais no ficam fora do campo de estudo, ao contrrio, so inseparveis no contexto geral que conecta todas as relaes. Os estudos de Reda (2007), Wall (2006) e Amaral (2008) apontam para a necessidade de se considerar os aspectos autobiogrficos que uma pesquisa possa assumir, o que trar ao estudo um carter hbrido de autoetnografia. Isso se d na medida em que o pesquisador vai estudar um grupo do qual ele faz parte, onde dialoga, compartilha experincia, onde conhece e conhecido. A autoetnografia, como narrativa reflexiva que revela com densidade a presena do pesquisador no campo de pesquisa, difere da etnografia pela no necessidade do pesquisador de adentrar a cultura estudada e se tornar parte dela, pois ele j parte desta cultura. Sarah Wall (2006) considera que a autoetnografia confere a importncia necessria voz do pesquisador no contesto da pesquisa. Para a autora:

O potencial poder da autoetnografia para propor questes ainda no respondidas e incluir as ideias nicas e novas do pesquisador inspirador para mim que espero achar meu espao e fazer a minha prpria e especial contribuio. (WALL, 2006, p. 4)

12

A autora explica que a experincia do pesquisador associada s experincias dos sujeitos pesquisados faz com que o estudo tenha uma maior abrangncia, pois a omisso da voz do pesquisador reduz a pesquisa discusso da interpretao de outros. A voz do pesquisador insider8 confere autenticidade e profundidade pesquisa. Entretanto, a autora alerta para o cuidado em no fazer da auto-reflexo ou da autobiografia o foco do trabalho em detrimento da reflexo sobre o fenmeno pesquisado. Alm disso, Wall (2006) indica como possibilidade uma tendncia ao narcisismo, ao individualismo e auto-indulgncia que faria a pesquisa recair numa espcie de vcuo social, fora do contexto geral onde se insere o fenmeno. Reda (2007) problematiza as dificuldades que o pesquisador insider enfrenta ao tentar dosar a proximidade e o afastamento necessrios no processo de pesquisa. E aponta que o real dilema acontece quando a informao e o coletor de informao se confundem. Reda (2007) aponta como problema a questo dos dados autoetnogrficos se limitarem memria. Porm, se considerarmos dirios, blogs e outros registros pessoais como artefatos culturais autoetnogrficos, esta memria estar de certa forma preservada, mesmo considerando a discusso que se possa fazer entre a memria privada de um dirio e a memria pblica de um blog. Amaral (2008), em artigo que relata uma pesquisa efetuada numa subcultura da qual ela faz parte, traz o conceito de autonetnografia para caracterizar a sua condio de pesquisadora e, ao mesmo tempo, sujeito de pesquisa no contexto de uma netnografia. A autora aponta questes ticas nas relaes entre o pesquisador e os pesquisados, especialmente as geradas pela proximidade de ambos em um trabalho como o descrito e que estas questes necessitam um maior estudo e aprofundamento. Todavia, entende que a autonetnografia, por meio do uso de narrativas subjetivas, uma possibilidade de metodologia para anlise das prticas comunicativas na rede. Penso que todas as vantagens, desvantagens, desafios e implicaes das possibilidades autoetnogrficas de uma pesquisa e, mesmo, desta incluso do pesquisador no campo pesquisado so uma questes que devem ser aprofundadas conforme se dissemine uso da netnografia. Neste sentido, entendo que um cuidado

Pesquisador insider aquele que pesquisa o grupo scio-cultural ao qual pertence.

13 especial deve ser tomado desde o incio, acompanhado por um exerccio de reflexo sobre a reflexo que possa auxiliar a manter a consistncia terico-metodolgica em todas as fases da pesquisa.

4 Consideraes finais

A tecnologia, pode, por si mesma e de certo modo, ser um agente de mudana e\ou de manuteno, pois seu formato e possibilidades conformam os processos que acontecem com sua mediao. Porm, o uso da tecnologia, a sua compreenso e apropriao so centrais para que possa ser um meio realmente transformador. As redes sociais on-line de professores so um fenmeno cada vez mais presente, ampliando a dimenso e o alcance das redes sociais de professores formadas a partir da escola. O estudo das relaes e das prticas sociais que se produzem nestas redes importante para a educao na medida em que podem ser agentes de transformao da estrutura e da organizao educacional. A abordagem netnogrfica dentro de uma perspectiva dialtica uma forma de estar presente nestas redes sociais com um olhar crtico no movimento que fundante da prpria rede. Neste processo, de modo a escapar de uma viso dicotmica da realidade, sem cair num romantismo acrtico e nem tender ao determinismo tecnolgico, preciso um certo ceticismo na aproximao etnogrfica (HINE, 2000), que relativize a fora e a direo da transformao social que as tecnologias podem trazer. O materialismo histrico-dialtico, a partir da netnografia na e da internet, pode ajudar a conhecer um pouco mais sobre as relaes sociais mediadas pela tecnologia, bem como, os detalhes desta mediao.

14

5 Referncias

AMARAL, Adriana. Autoetnografia e insero online. O papel do pesquisadorinsider nas prticas comunicacionais das subculturas da Web. Trabalho aprovado para o XVII COMPS . So Paulo: Biblioteca da Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao, 2008. Disponvel em <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_315.pdf>. Acesso em 19 jan 2009. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2000. BISHOP, A.P., IGNACIO, E., STAR, S.L., NEUMANN, L., SANDUSKY, R.J., & SCHATZ, B. Building a university digital library: Understanding implications for academic institutions and their constituencies. In Higher Education and the NII: From vision to reality. Anais da Conferncia de Monterey, Set. 26-29, 1995. Washington, DC: Coalition for Networked Information, 1995. Disponvel em <http://dli.grainger.uiuc.edu/dlisoc/socsci_site/monterey-final.html>. Acesso em 17 jan 2009. CASTELLS, Manuel. A galxia Internet: reflexes sobre a Internet, os negcios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. EFIMOVA, Lilia. Ethnography: being there with critical perspective. In: Mathemagenic. Ensched (NL), Mathemagenic, 2005. Disponvel em <http://blog.mathemagenic.com/2005/02/18.html#a1496>. Acesso em 26 jan 2009. (a) EFIMOVA, Lilia. Notes on my PhD methodology: introduction. In: Mathemagenic. Ensched (NL), Mathemagenic, 2005. Disponvel em <http://blog.mathemagenic.com/2005/04/13.html#a1546>. Acesso em 26 jan 2009. (b) EFIMOVA, Lilia. Weblog as a research notebook (1): reading 'Life online' and del.icio.us as bookmarking history. In: Mathemagenic. Ensched (NL), Mathemagenic, 2005. Disponvel em < http://blog.mathemagenic.com/2005/04/07.html>. Acesso em 26 jan 2009. (c) GUTIERREZ, Suzana. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a insero das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertao (Mestrado). Programa de Ps-Graduao em Educao, Faculdade de Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. HINE, Christine. Virtual Ethnography. London, SAGE Publications, 2000.

15 ______. Virtual Methods and the Sociology of Cyber-Social-Scientific Knowledge. In: HINE, Christine (org) Virtual Methods: Issues in Social Research on the Internet, New York: Berg Publishers, 2005. INTERNET ARCHIVES. San Francisco, CA: Internet Archives, 2001-2008. Disponvel em < http://www.archive.org/ >. Acesso em 14 fev 2009. JONES, Quentin. Virtual-Communities, Virtual Settlements & Cyber-Archaeology: A theoretical Outline. Journal Of Computer Mediated Communication, v. 3, n. 3, dez 1997. Disponvel em <http://www.ascusc.org/jcmc/vol3/issue3/jones.html>. Acesso em 18 fev 2009. KOSK, Karel. Dialtica do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

KOZINETS, Robert V. On Netnography: Initial Reflections on Consumer Research Investigations of Cyberculture. In: Advances in Consumer Research, New York, Volume 25, p. 366-371, 1998. LEMOS, Andr. Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa poca. In: Cunha, Paulo; Lemos, Andr. (Org) Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. P. 11-23. LVY, Pierre A Inteligncia Coletiva por uma antropologia do ciberespao 2ed. So Paulo, SP: Loyola, 1999. LUKCS, Georg. Histria e Conscincia de Classe. So Paulo: Martins Fontes, 2003. MXIMO, Maria Elisa. Blogs: o eu encena, o eu em rede. Cotidiano, performance e reciprocidade nas redes scio-tcnicas. Florianpolis: UFSC, 2006 Tese (Doutorado em Antropologia Social),Programa de Ps-graduao em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2006. MONTARDO, Sandra., PASSERINO, Liliana. Estudo dos blogs a partir da netnografia: possibilidades e limitaes. In Revista Novas Tecnologias na Educao, v.4 n.2, CINTED-UFRGS, dez. 2006. REDA, Mary W. Autoethnography as research methodology? Academic Exchange Quaterly, March 22, 2007. Disponvel em:
<http://www.thefreelibrary.com/Autoethnography+as+research+methodology%3fa016591266 5>. Acesso em: 10 jan 2009.

S, Simone P. Netnografias em Redes Digitais. In PRADO, J. A. (Org.). Crtica das Prticas Miditicas: da sociedade de massa s ciberculturas. So Paulo, Hacker, 2002, p. 147 a 164. SHAH, Nishant. PlayBlog: Pornography, performance and cyberspace. Cut-up.com Magazine. Holanda, V.2.5, issue 42, 24 set 2005. Disponvel em <http://www.cutup.com/news/detail.php?sid=413>. Acesso em 17 abr 2008.

16 Disponvel em: <http://www.cut-up.com/news/detail.php?sid=413> Acesso em 05 jan 2009. WALL, Sarah. An autoethnography on learning about autoethnography. International Journal of Qualitative Methods, 5(2), Article 9. 2006. Disponvel em <http://www.ualberta.ca/~iiqm/backissues/5_2/pdf/wall.pdf>. Acesso em 20 jan 2009. WARD, Mary-Helen. Thoughts on blogging as an ethnographic tool. In: 23rd annual ascilite conference: Whos learning? Whose technology?, 2006, Sydney, AU. 23rd annual ascilite conference. Universidade de Sidney, 2006, 843-851. Disponvel em <http://www.ascilite.org.au/conferences/sydney06/proceeding/pdf_papers/p164.pdf> Acesso em 22 jan 2009. WELLMAN, B., SALAFF, J., DIMITROVA, D., GARTON, L., GULIA, M., & HAYTHORNTHWAITE, C. Computer networks as social networks: Collaborative work, telework, and virtual community. Annual Review of Sociology. Palo Alto (CA), 22, 213-238.

You might also like