You are on page 1of 6

<LOGOMARCA>

<NOME DA ENTIDADE> <NOME DA UNIVERSIDADE>

<LOGOMARCA>

ESTA CAIXA DE TEXTO SOMENTE PARA REFERNCIA!


LEIA COM ATENO E APAGUE-A PARA UTILIZAR O MODELO!
Este um modelo de estatuto feito para facilitar a criao de CAs, DAs e DCEs. Ele simples, enxuto e ideal para a idealizao de funcionamento de uma entidade estudantil. Todas as premissas bsicas so contempladas, porm, voc pode ajustar detalhes referentes sua Universidade. No primeiro Artigo so colocadas as definies de referncia que acompanharo o estatuto todo. Voc pode substituir todos os parmetros de acordo com a sua entidade usando a opo Substituir Tudo, pressionando CTRL+L no Microsoft Word, ou CTRL+F no OpenOffice.org Writer. Todos estes parmetros esto em vermelho. Exemplo de Legenda: <LOGOMARCA> = Logomarca da Entidade; ESCOLA SUPERIOR DE ADIMINISTRAO, MARKETING E COMUNICAO = Universidade Tecnolgica Federal do Paran; ESAMC = UTFPR; Comunicao Social = Curso de Qumica Ambiental; Diretrio Acadmico da ESAMC = Centro Acadmico de Qumica Ambiental; DAE = CAQA. Lembre-se de ler bem o estatuto para format-lo adequadamente sua entidade. Este documento licenciado sob a Creative Commons 2.5 NC-SA (No-Comercial e Compartilhamento Pela Mesma Licena) Isto significa que voc pode alterar, copiar, utilizar e distribuir o documento da forma que bem entender, desde que sem fins lucrativos e que os documentos resultantes tenham a mesma licena.

Saudaes Estudantis e Boa Sorte! Vincius Andr Massuchetto

ESTATUTO

Captulo I: Da Denominao
Artigo1 - O Diretrio Acadmico da ESAMC, DAE, entidade mxima de representao dos estudantes da ESCOLA SUPERIOR DE ADIMINISTRAO, MARKETING E COMUNICAO, ESAMC. Par3fgrafo 3fnicO DAE uma associao civil, sem fins lucrativos, de durao indeterminada, sem filiao poltico-partidria ou religiosa, livre e independente dos rgos pblicos e governamentais, regido pelo presente Estatuto.

Captulo II: Dos Membros


Artigo2 - So membros do DAE todos os estudantes matriculados regularmente na ESAMC. Artigo3 - So direitos dos membros do DAE: I. Ter respaldo em nvel de representao pelos rgos do DAE; II. A participao de forma livre e direta, pela palavra oral ou escrita, em qualquer uma das reunies, comisses e instncias deliberativas do DAE; III. Votar e ser votado em Assemblia Geral; IV. Livre acesso s dependncias do DAE; V. Participar das atividades organizadas pelo DAE.

Captulo III: Dos Princpios e Finalidades

Artigo4 - So princpios e finalidades do DAE: I. Representar os estudantes da ESAMC, no todo ou em parte, judicial ou extra-judicialmente, defendendo os interesses do conjunto destes; II. Promover a aproximao entre os corpos discente, docente e tcnico-administrativo da ESAMC, preservando cada qual a sua autonomia; III. Organizar, auxiliar e incentivar promoes de carter poltico, cultural, cientfico e social que visem o aprimoramento da formao universitria; IV. Promover intercmbio, integrao e fortalecimento dos movimentos sociais, em especial das entidades do movimento estudantil; V. Lutar pela democratizao do acesso e pela implementao de polticas que facilitem a permanncia do estudante na instituio; VI. Garantir a efetiva ocupao das vagas discentes dos Conselhos Superiores, Cmaras e demais rgos colegiados da ESAMC, defendendo a paridade da participao estudantil nestes rgos em relao aos demais segmentos da Universidade; VII. Defender a democracia, a liberdade, a paz e a justia social, lutando contra todas as formas de opresso dentro e fora da Universidade;

Captulo IV: Do Patrimnio


Artigo5 - O patrimnio do DAE ser constitudo por todos os bens mveis e imveis que possui e pelos que vier a possuir por meio de contribuies, subvenes, legados e quaisquer outras formas no vedadas pela lei. Par3fgrafo 3fnicA alienao de quaisquer bens que alterem significativamente o patrimnio do DAE somente poder ser realizada mediante a deciso da maioria absoluta dos coordenadores da diretoria do DAE. Artigo6 - So recursos financeiros do DAE: I. II. III. IV. As quantias arrecadadas em forma de contribuio espontnea dos estudantes; As receitas de qualquer promoo, convnio ou atividade realizada pelo DAE; Os lucros provenientes de emprego de capital; Doaes provenientes do poder pblico, de entidades no-governamentais e sociedade civil, desde que no afete a autonomia administrativa, financeira e poltica da entidade.

Artigo7 - As despesas do DAE sero classificadas em: I. Ordinrias, quando referentes a gastos com material de expediente; funcionrios e demais prestadores de servios; e a conservao e manuteno do seu patrimnio. II. Extraordinrias, quando referentes a gastos decorrentes da realizao de promoes e eventos, alm de toda e qualquer despesa no prevista acima. 13f As despesas extraordinrias devero ser aprovadas pela maioria absoluta dos coordenadores da Diretoria do DAE. 23f As despesas no podero, no momento da contrao, gerar obrigaes futuras que ultrapassem o perodo da gesto em exerccio. Artigo8 - A Diretoria do DAE obrigada a prestar contas de sua gesto financeira, mensalmente e ao trmino de seu mandato, comunidade relacionada. Par3fgrafo 3fnicAps a sua aprovao, a prestao de contas dever ser afixada em mural da sede do DAE, bem como em outros murais e meios que facilitem a sua publicizao.

Captulo V: Das Instncias Deliberativas


Artigo9 - O DAE composto das seguintes instncias, por ordem decrescente de poder deliberativo: I. Assemblia Geral; II. Diretoria.

<LOGOMARCA>

<NOME DA ENTIDADE> <NOME DA UNIVERSIDADE>

<LOGOMARCA>

Seo I: Da Assemblia Geral


Artigo10 - A Assemblia o rgo mximo de deliberaes do DAE, sendo composta por todos os membros do DAE, com igual direito a voz e voto. Artigo11 - Compete Assemblia Geral: I. Reconhecer seus membros; II. Discutir e votar as teses, recomendaes e propostas apresentadas por qualquer um de seus membros; III. Deliberar sobre assuntos de interesse do corpo discente e encaminhar suas decises Diretoria; IV. Aprovar propostas de modificaes no atual Estatuto; V. Suspender ou destituir coordenadores do DAE e/ou os representantes discentes nos Conselhos Superiores e Cmaras, garantindo-lhes o direito de ampla defesa; VI. Deliberar sobre os casos omissos deste Estatuto. Artigo12 - A Assemblia Geral poder ser convocada: I. Pela Diretoria do DAE; II. Por comisso estudantil, composta por 30 (trinta) estudantes, mediante apresentao de ordem de convocao escrita. 13f A convocao da Assemblia dever ser feita com antecedncia mnima de trs dias teis. 23f A Assemblia Geral dever ser amplamente divulgada atravs dos mais variados meios de comunicao disponveis. Artigo13 - A Assemblia Geral ser presidida pela Diretoria do DAE ou, na inexistncia ou ausncia desta, por comisso eleita na prpria Assemblia; 13f As decises da Assemblia sero tomadas por maioria simples dos votos. 23f As deliberaes da Assemblia Geral sero lavradas em ata, devendo esta ser aprovada ao fim da Assemblia, assinada pela mesa que houver dirigido os trabalhos e publicada a toda comunidade acadmica em at cinco dias teis.

Seo II: Da Diretoria


Artigo14 - A Diretoria do DAE o rgo coordenador e executor das atividades do DAE, estando subordinado s deliberaes da Assemblia Geral. Artigo15 - Os coordenadores da Diretoria do DAE no so remunerados, sob qualquer forma ou pretexto, sendo vedada a distribuio de lucros, dividendos, bonificaes ou vantagens aos mesmos. Artigo16 - A Diretoria funcionar sob forma de colegiado, na qual, excluindo as peculiaridades referentes a cada cargo, todos os coordenadores possuem o mesmo peso de voto e igual responsabilidade pela gesto, extrajudicial e judicialmente. Artigo17 - A Diretoria ser organizada internamente em coordenaes, de acordo com a diviso: I. II. III. IV. V. Coordenao Coordenao Coordenao Coordenao Coordenao de de de de de Administrao; Comunicao; Cultura, Esporte e Eventos; Ensino, Pesquisa e Extenso; Finanas.

13f A diretoria do DAE dever ser composta por, no mnimo, 5 (cinco) pessoas distribudas entre as coordenaes.

23f livre a criao de demais coordenaes, sendo somente estas obrigatrias. 33f Estipular-se-, na ata de posse, dois membros para responsabilidades com fins de movimentao de conta bancria e afins. Artigo18 - Compete Diretoria: I. Representar o DAE junto Comunidade Acadmica e a Sociedade Civil em geral; II. Fazer-se representar em conclaves estudantis locais, estaduais, nacionais e internacionais; III. Cumprir e fazer cumprir este Estatuto, suas prprias deliberaes, e as da Assemblia Geral; IV. Zelar pelo Patrimnio do DAE; V. Defender os interesses do corpo discente do Comunicao Social e da ESAMC; VI. Orientar e coordenar as atividades do DAE e deliberar acerca de teses, moes, recomendaes e propostas, observando o presente Estatuto, as deliberaes da Assemblia Geral e o programa apresentado pela chapa quando da sua eleio; VII. Manter constantemente informados os estudantes acerca das deliberaes e das atividades do DAE; VIII. Prestar contas do patrimnio e da sua gesto financeira e torn-las pblicas a todos os estudantes; IX. Tomar medidas de emergncia, no previstas no Estatuto, submetendo-as ad referendum Assemblia Geral. X. Reunir-se, ordinariamente, mensalmente, e, extraordinariamente, quando necessrio. 13f As reunies de diretoria somente sero instaladas com maioria simples dos membros. 23f A diretoria deliberar por maioria simples de votos. 33f Trs faltas injustificadas s reunies ordinrias resultam em destituio de cargo.

Seo III: Das Atribuies das Coordenaes


Artigo19 - So atribuies da Coordenao de Administrao: I. Garantir a organizao e zelo dos acervos documental e bibliogrfico do DAE; II. Garantir a redao das atas das reunies ordinrias e extraordinrias da Diretoria e das Assemblias bem como o seu devido encaminhamento e divulgao; III. Convocar reunies de Diretoria ordinrias e extraordinrias; Artigo20 - So atribuies da Coordenao de Comunicao: I. Publicao de informativos, jornais, panfletos e manuteno de uma pgina na rede mundial de computadores de modo que contenham a divulgao das atividades do DAE e demais temas de interesse dos estudantes; II. Divulgar os eventos, debates e confraternizaes que venham a ser promovidos pelo DAE; III. Manter contato e relaes de colaborao com outros grupos e entidades do movimento estudantil dentro e fora da ESAMC. Artigo21 - So atribuies da Coordenao de Cultura, Esporte e Eventos: I. Desenvolver e fomentar a atividade esportiva e a criao artstica e cultural entre os estudantes, criando projetos e atividades diversas nessas reas; II. Organizar confraternizaes e outros eventos de grande porte; III. Fomentar e organizar a participao dos estudantes da ESAMC em eventos externos de cunho esportivo, cultural e estudantil. Artigo22 - So atribuies da Coordenao de Ensino, Pesquisa e Extenso: I. Formular e intervir na elaborao das diretrizes educacionais da ESAMC e do sistema educacional brasileiro; II. Garantir a ocupao de vagas pelos estudantes em todas as instncias deliberativas da ESAMC; III. Acompanhar e interferir nos trabalhos realizados pela ESAMC nestes trs campos;

<LOGOMARCA>

<NOME DA ENTIDADE> <NOME DA UNIVERSIDADE>

<LOGOMARCA>

Artigo23 - So atribuies da Coordenao de Finanas: I. Controlar a movimentao financeira do DAE; II. Efetuar pagamentos e recebimentos, devidamente comprovados e aprovados pela Diretoria; III. Prestar contas perante a Diretoria, e torn-las pblicas para todos os estudantes e comunidade;

Captulo VI: Das Eleies

Seo I: Das Convocaes e poca


Artigo24 - As eleies sero realizadas em um dia til, das 9h s 22h. Artigo25 - As eleies sero convocadas e regulamentadas na forma estatutria por uma Comisso Eleitoral, convocada pela diretoria, composta por 3 (trs) estudantes, os quais no podero ser candidatos. A Comisso Eleitoral dever ser formada at 30 (trinta) dias antes da eleio; As eleies devero ser convocadas com 30 (trinta) dias de antecedncia data fixada pela Comisso Eleitoral. A convocao ser feita mediante ampla divulgao atravs de jornais, editais, boletins, internet, cartazes, etc. Caber comisso fixar a data das eleies, preferencialmente no primeiro ms do primeiro semestre letivo do ano letivo. No prazo de 20 (vinte) dias antes do dia fixado para a eleio, uma comisso de 5 alunos pode requerer formalmente a convocao de Assemblia para modificao da comisso eleitoral e data da eleio.

Seo II: Dos Eleitores e Candidatos


Artigo26 - So eleitores todos os estudantes regularmente matriculados na ESAMC. Artigo27 - A carteira de estudante ou o comprovante de matrcula acompanhado da Carteira de identidade constituem prova de identidade eleitoral. Artigo28 - Podero concorrer s eleies todos os estudantes regularmente matriculados na ESAMC. Artigo29 - As inscries para as eleies dar-se-o sob a forma de chapas. Artigo30 - S podero concorrer as chapas que preencherem os seguintes requisitos: I. Sejam completas, com pelo menos 1 (um) integrante em cada coordenao; II. Apresentarem plataforma que no contrarie os princpios e finalidades do DCE. Artigo31 - S podero concorrer s eleies as chapas registradas junto Comisso Eleitoral at 10 (dez) dias antes das eleies. Artigo32 - O registro dar-se- mediante requerimento que contenha: I. II. III. IV. V. O nome da chapa; Os nomes dos candidatos e seus respectivos cargos; A assinatura e o nmero de matricula dos candidatos; Apresentao e resumo da plataforma; Apresentao do comprovante de matrcula de cada integrante da chapa.

Artigo33 - As chapas podem requerir interveno, nesse caso, uma reunio geral ser convocada

em at no mximo 48 horas aps o trmino das inscries para deliberarem sobre os recursos. Artigo34 - A votao dever ser feita nas dependncias de cada Campus ESAMC, por sufrgio direto e secreto. 13f vetado o voto por procurao. 23f Ser garantido o sigilo do voto e a inviolabilidade da urna. Artigo35 - Os trabalhos eleitorais sero exercidos por representao credenciada pela Comisso Eleitoral e 1 (um) fiscal indicado por cada chapa, por urna. Artigo36 - A apurao dar-se- imediatamente aps o trmino da votao, em local designado pela Comisso Eleitoral. Artigo37 - A apurao ser feita pela Comisso Eleitoral e por um fiscal indicado por cada chapa. Artigo38 - A contagem dos votos ser feita por chapas e a Comisso Eleitoral declarar vencedora a chapa que obtiver maioria dos votos. Artigo39 - Caso a soma dos votos nulos e brancos seja superior ao total de votos dados chapa mais votada as eleies sero declaradas nulas, sendo convocadas novas eleies no prazo de 30 (trinta) dias. Artigo40 - A Comisso Eleitoral decidir quaisquer dvidas referentes ao processo eleitoral, cabendo recurso de suas decises Assemblia. Artigo41 - A chapa eleita para a Diretoria do DCE ser empossada por ata da Comisso Eleitoral em at 10 (dez) dias aps as eleies.

Captulo VII: Das Disposies Gerais e Transitrias


Artigo42 - Os casos omissos no presente estatuto sero dirimidos pela Assemblia Geral. Artigo43 - O presente Estatuto s poder ser modificado em Assemblia Geral especialmente convocada para este fim. Artigo44 - Este Estatuto entra em vigor depois de aprovado em Assemblia Geral, devendo ser registrado em cartrio, revogando-se as disposies em contrrio.

You might also like