You are on page 1of 10

SUMRIO

1. Introduo ............................................................................................................... 7 2. O Projeto ................................................................................................................. 7 2.1 Rede WAN ........................................................................................................ 7 2.2 Rede LAN ......................................................................................................... 8 3. Componentes de uma LAN ..................................................................................... 8 3.1 Servidores......................................................................................................... 8 3.2 Estaes de trabalho ........................................................................................ 9 3.3 Sistemas Operacionais de Rede ...................................................................... 9 3.4 Meios de Transporte ......................................................................................... 9 3.5 Dispositivos de rede ....................................................................................... 10 3.6 Protocolos de comunicao ............................................................................ 10 3.7 Topologia ........................................................................................................ 10 3.7.1 Barramento ................................................................................................. 10 3.7.2 Anel ............................................................................................................ 11 4. O que Switch? .................................................................................................... 11 5. Endereos IP e IPv4 .............................................................................................. 12 6. Redes Privadas ..................................................................................................... 13 7. Modelo de referncia OSI...................................................................................... 14 8. Camadas ............................................................................................................... 15 9. Segurana ............................................................................................................. 16 10. Criptografia .......................................................................................................... 16 11. Controle de acesso fsico .................................................................................... 17 12. Poltica de utilizao e termos de uso ................................................................. 17 FIGURA 1 .................................................................................................................. 15 CONCLUSO............................................................................................................ 18

REFERNCIAS ......................................................................................................... 19

7 1. INTRODUO

Atualmente, aps o surgimento, aprimoramento e rpida evoluo da Era Digital, fomos capazes de criar sistemas e ferramentas computacionais que geram mecanismos de auxlio para gerenciar os mais diversos tipos de atividades existentes, entre elas, podemos citar como exemplo a praticidade do Ensino a Distancia que as faculdades oferecem e que ser abordado durante o decorrer deste trabalho. Inclusive, com todo o rpido avano na tecnologia de informao atualmente, podemos dizer que um software ou seu ciclo de vida, percorre um longo caminho desde o projeto do seu desenvolvimento e no terminam simplesmente no momento que so entregues ao cliente, necessitando de um suporte e de uma manuteno, as quais sero inseridas atualizaes, solicitadas ou no, analisadas e testadas posteriormente.

2.

O PROJETO Para atender as necessidades da UniPIM, primeiramente precisamos fazer

um estudo da situao atual da rede, da empresa, das instalaes e fazer uma pesquisa detalhada para atender aos requisitos da empresa.

2.1

REDE WAN Ser necessria a configurao de uma rede WAN (Wide Area Network),

que vai atender as outras unidades dos demais estados. A rede WAN serve para transportar os dados entre os computadores que esto em localizaes geograficamente dispersos, alm de abranger diversos pases como a Internet. Esse tipo de rede necessrio para atender a demanda do trfego de informaes em tempo real, com rapidez e eficincia, no caso, para que os alunos assistam as vdeoaulas e possam estudar cada um em seu estado.

8 E tambm precisaremos de uma rede LAN, para trocar dados, conectar servidores, estaes, perifricos e dispositivos que estejam prximos, h alguns metros de distncia.

2.2

REDE LAN Para a configurao da LAN (Local Area Network), precisaremos de um

roteador, que tem como funo a comutao entre protocolos de diferentes redes de computadores, ou seja, eles escolhem o melhor caminho disponvel na rede para um determinado destino. Os roteadores permitem que LANs tenham acesso as WANs. Ser necessrio tambm um switch, no caso de nvel 2, que trabalha na camada de enlace de dados, para distribuir o sinal para 4 (quatro) computadores, que ficaro instalados na sala chamada de WEB 3.0 Experience Room, de cada unidade. Os servidores e banco de dados ficaro na UniPIM de So Paulo, em um Data Center. O endereo IP que vamos utilizar ou Mscara de Rede ser: 255.0.0.0.

3. 3.1

COMPONENTES DE UMA LAN SERVIDORES So computadores com alta capacidade de processamento e armazenagem

que tem como funo disponibilizar servios, arquivos ou aplicaes a uma rede. Como provedores de servios, eles podem disponibilizar e-mail, hospedagem de pginas na internet, firewall, proxy, impresso, banco de dados, servir como controladores de domnio e muitas outras utilidades. Como servidores de arquivos, eles podem servir de depsito para que os utilizadores guardem os seus arquivos num local seguro e centralizado. E, finalmente, como servidores de aplicao, disponibilizar aplicaes que necessitam de alto poder de processamento a mquinas com menor capacidade.

9 3.2 ESTAES DE TRABALHO As estaes de trabalho, tambm chamadas de clientes, so geralmente computadores de mesa, portteis ou PDAs, os quais so usados para acesso aos servios disponibilizados pelo servidor ou para executar tarefas locais. So mquinas que possuem um poder de processamento menor. Algumas vezes so usadas estaes sem disco (diskless), as quais usam completamente os arquivos e programas disponibilizados pelo servidor. Hoje essas estaes so s vezes chamadas de thin clients, ou literalmente, clientes magros.

3.3

SISTEMA OPERACIONAL DE REDE O sistema operacional de rede um programa de controle da mquina que

d suporte rede. Existem duas classes de sistema: a) Sistema Cliente: possui caractersticas mais simples, voltadas para a utilizao de servios e; b) Sistema Servidor: possui maior quantidade de recursos, como servios para serem disponibilizados aos clientes. Os sistemas baseados em Unix so potencialmente clientes e servidores, sendo feita a escolha durante a instalao dos pacotes. J em sistemas Windows, existem verses clientes como: Windows 2000 Professional e Windows XP. E verses servidores como: Windows 2000 Server, Windows 2003 Server e Windows 2008 Server.

3.4

MEIOS DE TRANSPORTE Atualmente, a Ethernet ou o Wireless, so os meios de transporte de dados

mais utilizados.

10 Eles operam em velocidades que variam de 10 a 10000 Mbps. As mdias de transmisso mais utilizadas so os cabos (par tranado, coaxial, fibra ptica) e o ar (em redes Wireless).

3.4

DISPOSITIVOS DE REDE So os meios fsicos necessrios para a comunicao entre os componentes

participantes de uma rede. So exemplos os concentradores, os roteadores, repetidores, os switchs, as bridges, as placas de rede e os pontos de acesso wireless.

3.6

PROTOCOLOS DE COMUNICAO Protocolo a "linguagem" que os diversos dispositivos de uma rede utilizam

para se comunicar. Para que seja possvel a comunicao, todos os dispositivos devem falar a mesma linguagem, isto , o mesmo protocolo. Um dos protocolos mais utilizados atualmente so o TCP/IP.

3.7 3.7.1

TOPOLOGIA BARRAMENTO Todos as estaes se conectam ao mesmo meio de transmisso. Pode ter

controle centralizado, onde o direito de acesso feito por uma determinada estao da rede. E pode ter um controle descentralizado onde o acesso distribuido entre todos os nodos. Se os pacotes colidirem, cada computador aguardar um tempo aleatrio e far nova tentativa. Ou seja, as falhas no causam a parada total do sistema.

11 3.7.2 ANEL

Essa topologia utiliza bits que se propagam de modo independente, antes mesmo do pacote ser transmitido totalmente, percorrendo todo o anel. Elas so capazes de enviar e receber informaes em qualquer direo. Quando o padro IEEE 802.5 (Token Ring) adotado, as mquinas realizam "turnos" no envio dos seus bits. Isso evita colises nos acessos simultneos.

4.

O QUE UM SWITCH? Switch um dispositivo com diversas portas, onde cada uma delas pode ser

conectada a vrias estaes (em forma de uma LAN) ou a uma nica estao. Ele tem como funo dividir e segregar uma rede muito grande em LANs menores e menos congestionadas, de forma a melhorar o desempenho da rede. Esse aumento de performance obtido fornecendo a cada porta do switch uma largura de banda dedicada. No caso de redes locais diferentes serem conectadas em cada uma dessas portas, pode-se transmitir dados entre essas LANs conforme o necessrio. O switch tambm prov uma filtragem de pacotes entre LANs que estejam separadas. Ele opera na camada dois (2) do modelo OSI, que a camada de enlace, ou seja, ele corrige erros que possam acontecer na camada fsica, encaminhando os pacotes de acordo com o endereo MAC de destino e destinado a redes locais para segmentao. Esse dispositivo funciona com base em barramentos internos de alta velocidade, utilizados na transmisso de pacotes entre as suas portas, sendo compatveis com a tecnologia ATM. As estaes de uma rede local utilizam uma banda passante igual a da porta a que esto conectadas. possvel tambm ligar uma mesma estao a mais de uma porta do switch, o que aumenta a banda passante disponvel para essa estao. Para isso, basta que todas as placas de rede dela sejam conectadas a portas diferentes do switch.

12 5. ENDEREO IP E IPV4 O protocolo responsvel pelo controle de acesso de cada estao rede Ethernet. Os endereos IP, na verso 4 do IP (IPv4) so compostos por 4 blocos de 8 bits (32 bits no total), que so representados atravs de nmeros de 0 a 255, como por exemplo: "200.156.23.43" ou "64.245.32.11". As faixas de endereos comeadas com "10", com "192.168" ou com de "172.16" at "172.31" so reservadas para uso em redes locais e por isso no so usados na internet. Os roteadores que compe a grande rede so configurados para ignorar estes pacotes, de forma que as inmeras redes locais que utilizam endereos na faixa "192.168.0.x" (por exemplo) podem conviver pacificamente. No caso dos endereos vlidos na internet as regras so mais restritas. A entidade responsvel pelo registro e atribuio dos endereos a ARIN (http://www.arin.net/). As operadoras, carriers e provedores de acesso pagam uma taxa anual, que varia de acordo com o volume de endereos requisitados e embutem o custo nos links revendidos aos clientes. Ao alugar um servidor dedicado voc recebe uma faixa com 5 (cinco) ou mais endereos e, ao alugar um link empresarial voc pode conseguir uma faixa de classe C inteira. Mas, de qualquer forma, os endereos so definidos "de cima para baixo" de acordo com o plano ou servio contratado e voc no pode escolher quais endereos utilizar. Embora aparentem ser uma coisa s, os endereos IP incluem duas informaes. O endereo da rede e o endereo do host dentro dela. Em uma rede domstica, por exemplo, voc poderia utilizar os endereos "192.168.1.1", "192.168.1.2" e "192.168.1.3", onde o "192.168.1." o endereo da rede (e por isso no muda) e o ltimo nmero (1, 2 e 3) identifica os trs micros que fazem parte dela. Os micros da rede local podem acessar a internet atravs de um roteador, que pode ser tanto um servidor com duas placas de rede, quando um modem ADSL

13 ou outro dispositivo que oferea a opo de compartilhar a conexo. Neste caso, o roteador passa a ser o gateway da rede e utiliza seu endereo IP vlido para encaminhar as requisies feitas pelos micros da rede interna. Este recurso chamado de NAT (Network Address Translation). Endereos de 32 bits permitem cerca de 4 bilhes de endereos diferentes, quase o suficiente para dar um endereo IP exclusivo para cada habitante do planeta. O grande problema que os endereos so sempre divididos em duas partes, rede e host. Nos endereos de classe A, o primeiro octeto se refere rede e os trs octetos seguintes referem-se ao host. Mesmo nos endereos classe B (dois octetos para a rede, dois para o host, garantindo 65 mil endereos) e nos endereos classe C (trs octetos para a rede e um para o host, ou seja, apenas 256 endereos) o desperdcio muito grande. Muitas empresas alugam faixas de endereos classe C para utilizar apenas dois ou trs endereos por exemplo. O que no facilita muito, a parte dos endereos que esto reservados para as classes D e E, que jamais foram implementadas. Isto faz com que j haja uma grande falta de endereos, principalmente os de classe A e B, que j esto todos ocupados. No ritmo atual, provvel que em poucos anos no haver mais endereos disponveis. Mais uma sria limitao do protocolo IPv4 a falta de uma camada de segurana. Ele foi "desenvolvido para ser usado em redes onde as pessoas confiam umas nas outras" e no em um ambiente anrquico como a internet atual. Camadas de autenticao e encriptao precisam ser adicionadas atravs de protocolos implantados sobre o TCP/IP, como no CHAP, SSH e assim por diante.

6.

REDES PRIVADAS So redes internas de uma organizao, o que quer dizer que as ligaes

entre mquinas pertencem organizao. Estas redes esto ligadas cada vez mais frequentemente Internet atravs de equipamentos de interconexo. Acontece

14 assim que empresas sentem a necessidade de comunicar com sucursais, clientes, ou mesmo pessoal geograficamente afastado, via Internet. Por esse motivo, os dados transmitidos na Internet esto muito mais vulnerveis do que quando circulam numa rede interna duma organizao, porque o caminho seguido no definido de antemo, o que significa que os dados circulam numa infra-estrutura de rede pblica que pertence a diferentes operadores. Assim, no impossvel que, no caminho percorrido, a rede seja ouvida por um utilizador indiscreto, ou mesmo desviada. No por isso concebvel transmitir, em tais condies, informaes sensveis para a organizao ou a empresa. Um bom compromisso consiste em utilizar a Internet como suporte, mas utilizando um protocolo encapsulamento (em ingls tunneling), quer dizer encapsulando os dados que sero transmitidos de maneira codificada. Fala-se ento de rede privada virtual (ou VPN - Virtual Private Network) para designar a rede artificialmente criada. Esta rede chamada de "virtual" porque liga duas redes fsicas (redes locais) atravs de uma ligao no fivel (Internet), e privada porque s os computadores das redes locais da VPN podem ver os dados. O sistema de VPN permite ento obter uma ligao protegida a custo reduzido para alm da instalao dos equipamentos terminais. Por outro lado, no permite garantir uma qualidade de servio comparvel a uma linha alugada, na medida em que a rede fsica pblica logo, no garantida.

7.

O MODELO DE REFERNCIA OSI Para facilitar a comunicao dos sistemas entre os computadores, foi

desenvolvido o modelo OSI (Open Systems Interconnections), para que os fabricantes criassem protocolos a partir desse modelo, padronizando os protocolos.

You might also like