You are on page 1of 2

Faculdade Independente do Nordeste FAINOR Helder Silva Santos Curso: Direito Turno: Matutino

Disciplina: Direito Civil IV Professor: Ronaldo Trabalho sobre interditos possessrios, solicitado pelo professor para fins avaliativos.

Para que uma posse esteja sob a proteo dos interditos possessrios, basta que ela seja justa. O Cdigo Civil de 2002 em seu art. 1.200 define que justa a posse que no for violenta, clandestina ou precria. O interdito possessrio a proteo possessria advinda por meio judicial, j que o legislador faculta a vtima, a possibilidade de defender-se diretamente desde que obedea aos requisitos legais, caracterizando assim a legtima defesa (art. 1.210, 1, CC). So trs as formas mais comuns de aes possessrias: a ao de manuteno de posse, a ao de reintegrao de posse, e os interditos possessrios. A ao de manuteno de posse concedida ao possuidor que sofre a turbao. A turbao se d quando o possuidor no perde a posse, mas tem um impedimento ou obstculo ao livre exerccio da mesma. Ao entrar em juzo, espera o possuidor que ordem judicial ponha fim na ao dos perturbadores. Para isso o autor deve provar a turbao atual, j que se a turbao for passada ou evoluiu para um esbulho, deve o requerente entrar com ao de perdas e danos e ao de reintegrao, respectivamente. Alem disso, deve ser provado que a turbao tem menos de ano e dia, pois se passar desse tempo, a situao dever ser remediada atravs de juzo petitrio. Uma caracterstica peculiar da ao possessria o fato de ala ser dplice, ou seja, se o turbador entra em juzo para reclamar a posse, pode o contestante, entre os meios de defesa, provar que o autor usou de violncia para obt-la, e ento, se convencido, o juiz poder negar o pedido de manuteno e ainda reintegrar o contestante que foi esbulhado. A ao de reintegrao de posse concedida quele que sofre esbulho. O esbulho a privao fsica da coisa por violncia, clandestinidade ou precariedade. Porm, se aps a violncia o esbulhado se conforme, deixando de reagir por lapso de

tempo de ano e dia, e o esbulhador exerce posse pacfica pelo perodo de ano e dia, aquela situao se consolida e sua posse passa a ser protegida. O mesmo pode acontecer com a posse clandestina se ela se torna pblica mediante atos do possuidor de construir, plantar e viver, permanecendo dessa forma por mais de ano e dia, a posse tambm passa a ser protegida em favor do seu titular. J na posse precria o vcio no se convalesce, pois a precariedade no cessa com o tempo. Portanto, ao entra em juzo, o esbulhado deve provar que houve o esbulho e que este date menos de ano e dia. Se provados esses fatos, pode o juiz ordenar expedio de mandado liminar de reintegrao, devolvendo-se a coisa esbulhada antes mesmo de se ouvir o esbulhador. A expedio de mandado liminar tambm pode ocorrer na ao de manuteno de posse. O interdito proibitrio serve de defesa contra ameaa iminente posse. Dessa forma entende ser uma ao de natureza preventiva. A pessoa que se sente ameaada em sua posse deve provar ser o possuidor, que h uma ameaa de turbao ou esbulho, ou que haja o justo receio. Provado os quesitos, em caso de transgresso do preceito, o juiz deve aplicar pena pecuniria a quem ameaa o possuidor. Se antes da sentena se verificar a turbao ou o esbulho, o juiz expedira mandado de manuteno ou de reintegrao. Se a turbao ou o esbulho for posterior sentena que cominou a pena, nela incorre o ru, sem prejuzo das medidas possessrias cabveis. Em vista do que foi apresentado, pode-se perceber a ateno que o legislador d quando se fala em posse, tanto na forma de definir, especificar e adquiri-la, quanto na forma especial de proteg-la.

You might also like