You are on page 1of 7

Maturao de mas Gala

519

MANEJO DO ETILENO E SUA RELAO COM A MATURAO DE MAS GALA ARMAZENADAS EM ATMOSFERA CONTROLADA ( 1)

AURI BRACKMANN (2*); ANDERSON WEBER (2); IVAN SESTARI (3); MIGUEL EDEVALDO PETERLE (2); VANDERLEI BOTH (2); ELIZANDRA PIVOTTO PAVANELLO (2); JOSUEL ALFREDO VILELA PINTO (2)

RESUMO
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da ma Gala submetida a diferentes formas de manejo do etileno, por meio da inibio da sntese, inibio da ao e ainda pela sua absoro na cmara de armazenamento, associado a duas temperaturas. Os tratamentos utilizados originaram-se da combinao de duas temperaturas (0,5 C e -0,5 C) e da aplicao de aminoetoxivinilglicina (AVG) e de 1metilciclopropeno (1-MCP) alm da absoro do etileno, sendo todos os tratamentos armazenados em atmosfera controlada (AC) com 1,2 kPa O2 e 2,5 kPa CO 2. As avaliaes da maturao e qualidade dos frutos foram realizadas aps oito meses de armazenamento e aps este tempo mais sete dias de exposio a 20 C. A aplicao de AVG manteve a epiderme dos frutos mais verde na sada da cmara. Aps sete dias a 20 C, o tratamento com AVG proporcionou frutos com cor de fundo mais verde, com menor incidncia de podrido, maior firmeza de polpa e menor incidncia de degenerescncia senescente. A menor produo de etileno dos frutos tratados com AVG propiciou baixa respirao, mantendo mais altos os nveis de acidez. A temperatura de 0,5C promoveu significativa manuteno da acidez titulvel total e menor incidncia de degenerescncia senescente, quando comparada com a temperatura de -0,5 C. A absoro de etileno e a aplicao de 1-MCP foram eficientes no controle da degenerescncia senescente e da perda de firmeza, porm foram menos eficientes que o tratamento com AVG. Palavras-chave: aminoetoxivinilglicina, 1-metilciclopropeno, ACC oxidase.

ABSTRACT ETHYLENE MANAGEMENT AND ITS RELATIONSHIP WITH RIPENING OF GALA APPLES STORED ON CONTROLLED ATMOSPHERE
This research aimed to evaluate the quality of Gala apples submitted to different ways of ethylene handling, through inhibition of synthesis, inhibition of action and ethylene absorption in storage room, associated with two temperatures. The treatments originated from the combination between two temperatures (0.5 C e -0.5 C) and application of aminoethoxyvinylglycine (AVG), 1- methylcyclopropene (1-MCP) and ethylene absorption. All treatments were stored in controlled atmosphere with 1.2 kPa O 2 + 2.5 kPa CO 2. Ripening and quality evaluations were carried out after eight months of storage more seven days at 20 C. Preharvest AVG application maintained fruit skin greener at the opening of storage rooms. After seven days at 20C, the treatment with AVG resulted in greener skin, with lesser decay incidence, higher flesh firmness and less senescent breakdown incidence. The lower ethylene production of AVG-treated apples resulted in lower respiration and highest titratable acidity levels. The temperature of 0.5 C maintained higher of the titratable acidity and reduced senescent breakdown incidence when compared with the temperature of -0.5 C. The ethylene absorption and 1-MCP application were also efficient in the control of the senescent breakdown and loss of firmness, however less effective than AVG treatment. Key words: aminoethoxyvinylglycine, 1- methylcyclopropene, ACC oxidase.

( 1) Recebido para publicao em 5 de dezembro de 2007 e aceito em 6 de janeiro de 2009. ( 2 ) Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Santa Maria, 97105-900 Santa Maria (RS), Brasil. E-mail: auribrackmann@gmail.com (*) Autor correspondente. ( 3) Programa de Ps-Graduao em Fisiologia e Bioqumica de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de So Paulo (USP), Piracicaba, SP, Brasil.

Bragantia, Campinas, v.68, n.2, p.519-525, 2009

520

A. Brackmann et al.

1. INTRODUO Dentre as cultivares de mas, a Gala possui alta taxa de produo autocataltica de etileno (C2H 4) e um rpido amadurecimento (BRACKMANN , 1992). O etileno um hormnio que regula muitos eventos fisiolgicos que culminam na ocorrncia de perdas pr e ps-colheita de mas, sendo o seu controle um dos principais fatores para a reduo destas perdas. O amadurecimento rpido da ma Gala resultante da sua alta sensibilidade ao etileno e da alta taxa respiratria, mesmo durante o armazenamento em baixa temperatura ou em atmosfera controlada (B U F L E R e S T R E I F , 1986). Consequentemente, verifica-se um metabolismo pscolheita acelerado e rpida perda de qualidade, com reduo da firmeza de polpa e da acidez titulvel total, bem como aumento na ocorrncia de distrbios fisiolgicos e podrides (BRACKMANN e SAQUET , 1999). Para retardar a maturao, necessria a inibio da sntese ou da ao do etileno. Pode-se reduzir a ao do etileno sobre a maturao de frutos mediante da sua absoro logo aps ser produzido e/ou pela aplicao do composto voltil 1-metilciclopropeno (1-MCP), que age ligandose irreversivelmente ao receptor do etileno em nvel de membrana celular. Neste processo inibe-se o estmulo fisiolgico e a transduo de sinal, influenciando a velocidade de amadurecimento (SISLER e SEREK , 1997). Alm de estender a vida ps-colheita e manter a qualidade de mas, o 1-MCP reduz a incidncia de podrides (M IR e B EAUDRY , 2000) e distrbios fisiolgicos, como escaldadura e escurecimento interno da polpa das mas (FAN et al., 1999). B RACKMANN et al. (2003), verificaram que a absoro do etileno na cmara de armazenamento diminuiu a incidncia de degenerescncia senescente e aumentou a firmeza dos frutos, quando comparado com frutos expostos ao etileno durante o armazenamento. A aminoetoxivinilglicina (AVG; cido [S]-trans2-amino-4-[2-aminoetoxi]-3-butenico) um composto que se liga de forma reversvel enzima 1aminociclopropano-1-carboxlico (ACC) sintase, (HUAI ET AL., 2001), impedindo a converso de S-adenosilmetionina a cido 1-aminociclopropano-1-carboxlico (ACC), o precursor imediato na rota de biossntese do etileno (KENDE, 1993), inibindo assim sua sntese. A AVG diminui a queda pr-colheita de frutos e retarda a maturao da ma Gala (STEFFENS, 2003), alm de inibir a sntese de -farneseno, composto envolvido no surgimento da escaldadura superficial em mas e peras (JU e BRAMLAGE, 2001). Assim, a aplicao de AVG, alm de melhorar a manuteno da qualidade dos frutos durante o
Bragantia, Campinas, v.68, n.2, p.519-525, 2009

armazenamento, tambm retarda o desenvolvimento da cor vermelha na epiderme de mas Gala durante os estdios pr-colheita. A temperatura de armazenamento exerce importante papel na conservao das qualidades fsico-qumicas dos frutos e na preveno e/ou diminuio da incidncia de doenas e distrbios fisiolgicos. A cultivar Gala conserva-se muito bem em temperaturas entre 0 C e 2 C, no ocorrendo perdas acentuadas de firmeza de polpa (L ITTLE e P E G G I E , 1987). Entretanto, caso a temperatura permanea muito baixa, podem ocorrer desordens fisiolgicas (FIDLER e N ORTH, 1967). BRACKMANN et al. (2000) verificaram que a melhor temperatura de armazenamento da ma Gala em atmosfera controlada (AC) 0,5 C, quando comparada com frutos armazenados em -0,5 C, pois diminui a incidncia de degenerescncia interna e polpa farinhenta. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da ma Gala armazenada em atmosfera controlada submetida a diferentes formas de manejo do etileno, mediante a inibio da sntese, da ao e tambm pela sua absoro na cmara de armazenamento, associado a duas temperaturas.

2. MATERIAL E MTODOS O experimento foi realizado com frutos de ma da cultivar Gala provenientes de um pomar comercial localizado no municpio de Vacaria (RS). Antes do armazenamento foi realizada a seleo dos frutos e a homogeneizao das amostras experimentais, sendo eliminados os frutos com leses e com calibre inferior a 100 (100 frutos por caixa de 18 kg) e acima de 180, objetivando obter amostras homogneas. Os frutos estavam no momento da colheita com: firmeza de polpa de 72,8 N; acidez titulvel de 4,45 meq100 mL-1; slidos solveis (SS) de 12,4 Brix, ndice iodo-amido (1-10) de 7,54 e cor em ngulo hue 95,38 e croma de 47,73. A anlise de varincia foi realizada segundo o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema bifatorial (4 x 2) x 4 ((manejo do etileno x temperatura) x repetio), com utilizao de dois fatores qualitativos (temperaturas e inibio da sntese e da ao do etileno). As unidades experimentais foram compostas por 25 frutos. Os frutos foram armazenados em minicmaras experimentais com volume de 0,232 m 3 , acondicionadas em cmaras frigorficas com volume de 45 m3. Foram avaliados os seguintes tratamentos: [1] AC (testemunha); [2] AC + baixo etileno (<0,08 ppm) [3] AC + aminoetoxivinilglicina (AVG); [4] AC + 1-

Maturao de mas Gala

521

metilciclopropeno (1-MCP), todos submetidos atmosfera controlada (AC) com 1,2 kPa O 2 + 2,5 kPa CO 2 , nas temperaturas de 0,5 C e -0,5 C, com variao mxima de 0,1 C para mais ou para menos. A umidade no interior das minicmaras foi mantida em torno de 95% a 97%, sendo monitorada com o auxlio de um psicrmetro. No tratamento com baixo etileno utilizou-se sachs do Always fresh que contm pellets impregnados com permanganato de potssio. Os sachs foram colocados no interior da minicmara, na proporo de um sach de 10 gramas para cada dois quilos de ma, que absorveria o etileno produzido pelos frutos. Os nveis de etileno foram monitorados a cada trs semanas, atravs da retirada de uma amostra de gs de 1 mL do interior da minicmara e injeo em um cromatgrafo a gs da marca Varian, equipado com um detector de ionizao por chama (FID) e coluna Porapak N80/100. Para esta anlise, a temperatura da coluna, injetor e detector foram de 90, 140 e 200 C, respectivamente. O nvel mnimo de etileno detectado pelo aparelho de 0,08 L L-1, sendo toda leitura com zero de etileno considerada como baixo etileno. A fonte de AVG foi o produto Retain, com 15% de ingrediente ativo. A aplicao do produto nas macieiras foi realizada 30 dias antes da colheita e de forma mecanizada, com um turboatomizador com capacidade de 2.000 L acoplado a um trator. O volume da calda utilizado foi de 1.000 L ha -1. O espalhante adesivo utilizado foi o Iharaguen-S, do grupo alquilfenol-etoxilado, na concentrao de 0,01% (v/v). No tratamento com 1-MCP utilizou-se o produto Smartfresh (0,14%), ajustando a concentrao para 900 nL L -1 . O produto foi solubilizado em 25 mL de gua destilada e deionizada em recipiente hermtico e, posteriormente, a soluo foi transferida para uma placa de Petri, j no interior da minicmara, que foi imediatamente fechada. Os frutos ficaram expostos ao tratamento com 1-MCP por 24 horas a 0,5 C e, em seguida, as minicmaras foram ventiladas com o auxlio de uma bomba de suco com vazo de 14 m3 h -1 durante uma hora. A condio de AC foi estabelecida pela diluio do O2 das minicmaras atravs da injeo de N 2 , demorando cerca de duas horas at atingir a condio pr-estabelecida. A presso parcial de CO2 foi obtida atravs da injeo do gs no interior da minicmara at a condio desejada. Devido ao processo de respirao dos frutos, houve consumo de O 2 e aumento de CO 2, porm a manuteno de nveis constantes dos gases foi assegurada por um equipamento automtico da marca Kronenberger/

Climasul Systemtechnik. O equipamento analisou diariamente as concentraes de gases das minicmaras. Para a correo do O 2 consumido pela respirao dos frutos, utilizou-se a injeo de ar atmosfrico no interior das minicmaras. O CO 2 em excesso, resultante do processo respiratrio, foi eliminado com o auxlio de um absorvedor, contendo soluo de hidrxido de potssio a 40%. O monitoramento da temperatura foi feito diariamente com termmetros de mercrio de alta preciso introduzidos na polpa de frutos. As anlises da qualidade dos frutos foram realizadas aps oito meses de armazenamento e aps sete dias de exposio a 20 C, para simular o perodo de comercializao. Os parmetros analisados foram: cor de fundo, podrido, degenerescncia senescente, firmeza de polpa, slidos solveis, acidez titulvel total, respirao e etileno de acordo com metodologia descrita por STEFFENS (2003). As anlises de produo de etileno, e CO 2 foram realizadas no primeiro, terceiro, quinto e stimo dias a 20C. Para avaliar a atividade da enzima 1-aminociclopropano-1carboxlico (ACC) oxidase, foram retiradas amostras de casca da regio equatorial dos frutos de cada unidade experimental, totalizando 3 g. Estas foram imediatamente incubadas em soluo contendo 0,1 mM de cido 1-aminociclopropano-1-carboxlico (ACC) em 10mM do tampo MES (cido 2 (Nmorfolino) etanossulfnico) em pH 6,0. Aps 30 minutos, as amostras foram acondicionadas em seringas hermticas de 50 mL, nas quais se adicionou 1 mL de CO 2. Depois de 30 minutos, a concentrao de etileno presente nas seringas foi determinada atravs da leitura em um cromatgrafo a gs, sendo os dados expressos em L C 2H4 kg-1 h-1 (BUFLER, 1986). Para cada parmetro avaliado foi efetuada anlise da varincia, sendo as mdias comparadas pelo teste de Tukey com 5% de probabilidade de erro. As variveis expressas em porcentagem foram transformadas pela frmula arco-seno x / 100 , antes da anlise da varincia. 3. RESULTADOS E DISCUSSO A aplicao pr-colheita de AVG na ma Gala, independentemente da temperatura de armazenamento, manteve a epiderme dos frutos mais verde na avaliao realizada na sada da cmara e aps sete dias de exposio dos frutos a 20C (Tabela 1). Provavelmente, este efeito da AVG est relacionado com a menor atividade das clorofilases. F ERRI et al. (2002) sugerem que a AVG atua inibindo a sntese e/ ou a atividade das clorofilases, porm estes mesmos autores afirmam que o mecanismo responsvel por este evento no est bem esclarecido.
Bragantia, Campinas, v.68, n.2, p.519-525, 2009

522

A. Brackmann et al.

Tabela 1. Cor da epiderme e podrido em ma Gala aps oito meses de armazenamento em atmosfera controlada (1,2kPa O 2 + 2,5kPa CO2 ) nas temperaturas de 0,5 C e -0,5 C, e aps sete dias de manuteno a 20 C Cor de Fundo Tratamentos Hue Temperatura 0,5C AC AC + BE* AC + AVG AC +1-MCP Mdias C V (%) AC AC + BE* AC + AVG AC +1-MCP Mdias CV (%) 92,6 95,0 98,1 98,4 94,8 A 90,7 90,0 97,0 90,2 92,0 A - 0,5C 93,9 92,9 97,5 94,1 94,6 A 2,24 87,2 91,9 96,8 90,9 91,7 A 1,95 Mdias 0,5C 50,4 48,6 47,1 48,7 48,7 A 49,4 49,1 48,1 47,7 48,6 A Croma Temperatura - 0,5C 47,8 49,6 48,8 45,6 47,9 A 2,76 47,6 49,1 47,6 47,8 48,0 A 2,04 Mdias 0,5C 9,5 19,2 14,0 15,0 14,4 A 34,0 39,8 30,0 44,0 36,9 A Podrido (%) Temperatura - 0,5C 11,8 18,8 9,2 14,2 13,5 A 27,5 30,7 36,4 20,1 39,5 31,7 A 13,0 Mdias

Anlise na sada da cmara 93,3 b** 93,9 b 97,8 a 93,8 b 88,9 b 91,0 b 96,9 a 90,5 b 49,07 a 49,09 a 46,37 b 48,75 a 48,5 a 49,1 a 47,8 a 47,8 a 10,7 a 19,0 a 11,6 a 14,6 a 32,4 ab 38,1 a 25,1b 41,7 a -

Anlise aps sete dias de exposio a 20 C

AC = Atmosfera controlada. * BE = baixo etileno na cmara. **Mdias seguidas de mesma letra, minscula nas colunas e maiscula nas linhas, no diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro.

A ocorrncia de podrides no foi influenciada pelos tratamentos na avaliao realizada na sada da cmara, independentemente da temperatura de armazenamento (Tabela 1). Todavia, aps a exposio dos frutos por sete dias a 20 C, verificou-se menor percentual de podrides nos frutos tratados com AVG em campo, no diferindo estatisticamente dos frutos armazenados apenas em AC (controle). Aps oito meses de armazenamento em atmosfera controlada mais sete dias de exposio dos frutos a 20C, no foi verificada influncia da temperatura sobre a firmeza de polpa e sobre o teor de slidos solveis dos frutos. A aplicao prcolheita de AVG manteve os frutos com maior firmeza de polpa, contudo no diferindo dos frutos armazenados em AC com baixo etileno (Tabela 2). Este resultado est diretamente relacionado reduo na produo de etileno dos frutos. De acordo com os resultados de J OHNSTON et al. (2001) e M AJUMDER e M AZUMDAR (2002), a presena de etileno necessria para a atividade das enzimas de degradao das paredes celulares. M AJUMDAR e M AZUMDER (2002) constataram que o aumento na atividade da poligalacturonase foi altamente correlacionado com a evoluo de etileno.
Bragantia, Campinas, v.68, n.2, p.519-525, 2009

A acidez titulvel mdia foi superior nos frutos tratados com AVG e armazenados temperatura de 0,5 C (Tabela 2). De acordo com HUAI et al. (2001), ocorre uma ligao entre a AVG e a ACC sintase, inibindo a sntese de etileno e reduzindo o efeito deste fito-hormnio sobre o processo respiratrio, responsvel pela degradao dos cidos orgnicos e acares. Em frutos armazenados temperatura de 0,5 C os valores mdios de acidez titulvel so estatisticamente superiores aos daqueles armazenados a -0,5 C, atingindo valores aceitos pelo mercado consumidor, que gira em torno de 3,5 meq 100 mL-1 . Por outro lado, o teor de slidos solveis no foi influenciado pelos tratamentos (Tabela 2). Em frutos tratados com AVG, nota-se menor degenerescncia senescente do que a observada nos frutos submetidos aos demais tratamentos, na avaliao realizada aps o perodo de armazenamento a 0,5C mais sete dias a 20C (Tabela 3). Resultados semelhantes foram observados por B RACKMANN e WACLAWOVSKY (2001) e W ACLAWOVSKY (2001). Porm, a absoro de etileno e a aplicao de 1-MCP tambm reduziram significativamente a degenerescncia dos frutos em comparao com aqueles armazenados apenas em AC.

Maturao de mas Gala

523

Tabela 2. Firmeza, acidez e slidos solveis em ma Gala aps oito meses de armazenamento em atmosfera controlada (1,2kPa O2 + 2,5kPa CO2 ) nas temperaturas de 0,5 C e -0,5 C mais sete dias a 20 C Firmeza (N) Tratamentos AC AC + BE* AC + AVG AC +1-MCP Mdias CV(%) Temperatura 0,5 C 52,8 59,5 62,5 61,5 59,1 A - 0,5 C 49,5 57,0 65,1 54,7 56,6 A 7,00 Mdias 51,1 c** 58,3 ab 63,8 a 58,1 b Acidez titulvel (meq 100mL-1 ) Temperatura 0,5 C 3,39 3,38 3,89 3,57 3,56 A - 0,5 C 3,13 3,26 3,44 3,08 3,23 B 4,22 Mdias 3,26 b 3,32 b 3,67 a 3,33 b 0,5 C 12,6 12,2 12,5 12,3 12,4 A SS (Brix) Temperatura - 0,5 C 12,4 12,4 12,1 12,2 12,3 A 1,83 Mdias 12,5 a 12,3 a 13,3 a 12,2 a -

AC = Atmosfera controlada. * BE = baixo etileno na cmara. **Mdias seguidas de mesma letra, minscula nas colunas e maiscula nas linhas, no diferem entre si pelo teste de Tukey a 5%.

Tabela 3. Degenerescncia senescente e atividade in vivo da ACC oxidase em ma Gala aps oito meses de armazenamento em atmosfera controlada (1,2kPa O2 + 2,5kPa CO2) nas temperaturas de 0,5 C e -0,5 C mais sete dias a 20 C Degenerescncia senescente (%) Tratamentos 0,5C AC AC + BE* AC + AVG AC +1-MCP Mdias CV (%) 25,0 18,3 11,0 23,0 19,3 B Temperatura - 0,5C 40,6 27,3 15,0 23,2 26,5 A 15,6 Mdias 32,8 a** 22,8 b 13,0 c 23,1 b 0,5C 144,3 A a 85,4 A b 89,7 A b 45,8 A c 91,3 ACC oxidase (L C2H 4 kg-1 h -1 ) Temperatura - 0,5C 90,7 B a 61,5 A ab 90,3 A a 58,0 A b 75,1 15,4 Mdias 117,5 73,4 90,0 51,9 -

AC = Atmosfera controlada. * BE = baixo etileno na cmara. **Mdias seguidas de mesma letra, minscula nas colunas e maiscula nas linhas, no diferem entre si pelo teste de Tukey a5%.

O bloqueio da ao do etileno com 1-MCP reduziu a atividade da ACC oxidase em relao aos demais tratamentos, independentemente da temperatura de armazenamento, apenas no diferindo do tratamento em AC com baixo etileno na temperatura de -0,5 C (Tabela 3). Para a temperatura de 0,5C a atividade da ACC oxidase foi semelhante nos frutos tratados com AVG e nos armazenados em AC com baixo etileno. Este resultado provavelmente decorre do fato de que a AVG impede a formao de ACC, atravs da inibio da enzima ACC sintase, porm no a converso de ACC para etileno e, assim, sua eficincia pode ser influenciada pelo nvel de ACC previamente presente no tecido (YANG e HOFFMAN, 1984). Alm disso, a AVG pode perder seu efeito sobre a inibio da sntese de etileno com o avano do estdio de maturao do fruto, pois nova sntese de enzimas ocorre, as quais podero no ser inibidas pela AVG (LIEBERMAN, 1975). Quando armazenados apenas em AC, nos frutos submetidos

temperatura de 0,5 C, a atividade da enzima ACC oxidase foi significativamente maior quando comparada temperatura de -0,5C. A taxa de sntese de etileno foi bastante baixa durante o perodo de sete dias a 20 C, independentemente da temperatura de armazenamento dos frutos (Figura 1A e 1B), mantendo-se abaixo de 0,64 L C 2H 4 kg -1 h-1 sempre que a AC foi associada ao baixo etileno na cmara, aplicao de AVG e aplicao de 1-MCP. Por outro lado, em mas submetidas apenas a AC e armazenadas temperatura de 0,5 C, houve acrscimo na sntese de etileno no quinto e no stimo dia a 20 C. A maior taxa de produo de etileno nestas condies pode ser explicada pela maior atividade da enzima ACC oxidase, estatisticamente superior no tratamento controle submetido a 0,5 C quando comparada temperatura de -0,5 C (Tabela 3).
Bragantia, Campinas, v.68, n.2, p.519-525, 2009

524

A. Brackmann et al.

Segundo H ARTMANN et al. (1987), a sntese de etileno provocada pela alta temperatura e pela retirada dos frutos das condies de AC, que possibilitam acelerao na queda da resistncia ao amadurecimento e um estmulo do processo de autocatlise do etileno, o que justifica tambm o acrscimo na sntese de etileno destes frutos. A aplicao pr-colheita de AVG resultou na menor sntese de etileno, em relao aos demais tratamentos, durante os sete dias a 20C (Figura 1A e 1B). A aplicao pr-colheita de AVG resultou em significativa reduo da atividade respiratria dos frutos quando expostos a 20 C. Contudo, esse efeito foi mais pronunciado nos frutos tratados com AVG e armazenados temperatura de -0,5 C (Figura 1C e 1D). W A C L A W O V S K Y (2001) afirma que, possivelmente, o efeito da AVG sobre a respirao est relacionado menor produo de etileno pelos

frutos, pois a respirao considerada um processo dependente do etileno (P R E - A Y M A R D et al., 2002). A atividade respiratria dos frutos tratados com 1-MCP e expostos ao baixo etileno foi semelhante dos frutos-controle, armazenados somente em AC, com taxa respiratria superior aos frutos tratados com AVG, exceto na anlise aos sete dias a 20 C na temperatura de 0,5 C (Figura 1C e 1D). Verifica-se, de maneira geral, que o tratamento pr-colheita com AVG reduziu a sntese de etileno e a respirao e, assim, retardou o amadurecimento, reduzindo a perda de firmeza de polpa de mas armazenadas em AC. Tambm proporcionou reduo na incidncia de distrbios fisiolgicos, aumentando o tempo de vida ps-colheita dos frutos. A absoro de etileno e a aplicao de 1-MCP tambm reduziram alguns processos fisiolgicos da maturao, porm em menor intensidade.

Figura 1. Produo de etileno (A e B) e de CO2 (C e D) em ma Gala aps oito meses de armazenamento em atmosfera controlada (1,2kPa O 2 + 2,5kPa CO 2) mais sete dias a 20 C. * Pontos seguidos de mesma letra na vertical, dentro de cada parmetro e momento de avaliao, no diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro.

Bragantia, Campinas, v.68, n.2, p.519-525, 2009

Maturao de mas Gala

525

4. CONCLUSES 1. A aplicao pr-colheita de AVG em mas Gala associado ao armazenamento em atmosfera controlada na temperatura de 0,5 C de grande eficincia na manuteno da qualidade dos frutos durante oito meses de armazenamento mais sete dias de vida de prateleira, sendo a melhor condio de armazenagem para esta cultivar. 2. Com a absoro de etileno e aplicao de 1-MCP, a eficcia foi inferior aplicao de AVG no controle da maturao dessa cultivar de ma. REFERNCIAS
BRACKMANN, A. Produo de etileno, CO2 e aroma de cultivares de ma. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.14, n.1, p.103-108,1992. BRACKMANN, A.; SAQUET, A. A. Qualidade da ma Gala com rpido resfriamento e instalao da atmosfera controlada e eliminao do etileno da cmara. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.21, n.2, p.177-181, 1999. BRACKMANN, A., STEFFENS C. A., NEUWALD, D. A. SESTARI, I. Armazenamento de ma Gala em atmosfera controlada com remoo de etileno. Cincia Rural, v. 33, n. 4, jul-ago, 2003. BRACKMANN, A.; STEFFENS, C. A.; WACLAWOVSKY, A. J. Efeito da temperatura e da presso parcial de CO2 sobre ma Gala armazenada sob atmosfera controlada contendo presso parcial ultra-baixa de oxignio. Revista Cincia e Agrotecnologia, Lavras, v.24, edio especial, p.25-32, 2000. BRACKMANN, A.; WACLAWOVSKY, A. J. Responses of Gala apples to preharvest treatment with AVG and low ethylene CA storage. Acta Horticulturae, Leuven, n.553, p.155-157, 2001. BUFLER, G. Ethylene-promoted conversion of 1aminocyclopropene-1-carboxylic acid to ethylene in peel of apple at various stages of fruit development. Plant Physiology, Rockville, v.80, p.539-543, 1986. BUFLER, G.; STREIF, J. Ethylene biosynthesis of Golden Delicious apples stored in different mixtures of carbon dioxide and oxygen. Scientia Horticulturae, Amsterdan, v.30, p.177-185, 1986. FAN, X.; MATTHEIS, J. P.; BLANKENSHIP, S. M. Development of apple superficial scald, soft scald, core flush, and greasiness is reduced by MCP. Journal of Agricultural and Food Chemistry. Washington, v. 47, n. 8, p. 3063-306. 1999. FERRI, V. C.; RINALDI, M. M.; DANIELI, R.; LUCHETTA, L. ROMBALDI, C. V. Controle da maturao de caquis Fuyu com uso de aminoetoxivinilglicina e cido giberlico. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.24, n.2, p.344-347, 2002. FIDLER, J.; NORTH, C. J. The effect of conditions of storage on the respiration of apples. I. The effects of temperature and concentrations of carbon dioxide and oxygen on the production

of carbon dioxide and uptake of oxigen. Journal of Horticultural Science, London, v.42, p.189-206, 1967. HARTMANN, C. J. R.; DROUET, A.; MORIN, F. Ethylene and ripening of apple, pear and cherry fruit. Plant Physiology and Biochemistry, Paris, v. 25, n. 4, p. 505-512, 1987. HUAI, Q. et al. Crystal structures of 1-aminocyclopropane-1carboxylate (ACC) synthase in complex with aminoethoxyvinylglycine and pyridoxal-5-phosphate provide new insight into catalytic mechanisms. Journal of Biological Chemistry, Maryland, v.276, n.41, p.38210-38216, 2001. JOHNSTON, J. W.; HEWETT, E. W.; HERTOG, M. L. A. T.; HARKER, F. R. Temperature induces differential softening responses in apple cultivars. Postharvest Biology and Technology, Amsterdam, v.23, n.3, p.185-196, 2001. JU, Z.; BRAMLAGE, W.J. Developmental changes of cuticular constituents and their association with ethylene during fruit ripening in Delicious apples. Postharvest Biology and Technology, Amsterdam, v.21, p.257-263, 2001. KENDE, H. Ethylene biosynthesis. Annual Review of Plant Physiology and Molecular Biology, Palo Alto, v.44, p.283- 307, 1993. LIEBERMAN, M. Biosynthesis and action of ethylene. Annual Review of Plant Physiology.,Palo Alto, v. 30, p. 533-591, 1979. LITTLE,C. R. & PEGGIE,I. D. Storage injury of pome fruit caused by stress levels of oxygen, carbon dioxide, temperature and ethylene. HortScience, Alexandria, v.22, n.5, p.783-790, 1987. MAJUMDER, K.; MAZUMDAR, B. C. Changes of pectic substances in developing fruits of cape-gooseberry (Physalis peruviana L.) in relation to the enzyme activity and evolution of ethylene. Scientia Horticulturae, Amsterdam, v.96, n.1-4, p.91-101, 2002. MIR, N. A.; BEAUDRY, R. M. Use of 1- MCP to reduce the requirement for refrigeration and modified-atmospheres in the storage of apple fruit. In.: INTERNATIONAL CONFERENCE ON POSTHARVEST SCIENCE, Jerusalem, 2000. Abstracts... Jerusalem, Israel: ISHS/ARO, 2000. p.23. PRE-AYMARD, C.; WEKSLER, A.; LURIE, S. Responses of Anna, a rapidly ripening summer apple, to 1-methylcyclopropene. Postharvest Biology and Technology, Amsterdam, 2002. SISLER, E. C.; SEREK, M. Inhibitors of ethylene responses in plants at the receptor level: recent developments. Physiologia Plantarum, Copenhagen, v.100, p.577-582, 1997. STEFFENS, C. A. Maturao e qualidade ps-colheita de mas, Gala e Fuji, com aplicao pr-colheita de aminoetoxivinilglicina e ethephon. 2003. 88f. Dissertao (Mestrado em Agronomia) Universidade Federal de Santa Maria UFSM, Santa Maria. WACLAWOVSKY, A. J. Controle da maturao de mas (Malus domestica Borkh.) cv. Gala, com aplicao pr-colheita de aminoetoxivinilglicina (AVG). 2001. 134p. Dissertao (Mestrado em Agronomia) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2001. YANG, S.F.; HOFFMAN, N. E. Ethylene biosynthesis and its regulation in higher plants. Annual Review of Plant Physiology and Plant Molecular Biology, Palo Alto, v.35, p.155-189, 1984.

Bragantia, Campinas, v.68, n.2, p.519-525, 2009

You might also like