You are on page 1of 22

SEGUNDA LICENCIATURA EM INFORMTICA

PORTFLIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO II

VALRIA DOS SANTOS PEREIRA

NOVA ANDRADINA/MS 2012

VALRIA DOS SANTOS PEREIRA

PORTFLIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO II Portflio apresentado ao Curso de Segunda Licenciatura em Informtica, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, como requisito parcial concluso da disciplina Estgio Supervisionado II sob a orientao dos professores Azenaide Abreu Soares Vieira e Antonio Sales.

NOVA ANDRADINA/MS 2012

1. INTRODUO

O Estgio uma disciplina obrigatria nos cursos de Licenciatura em geral, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (n 9394/96), por ser necessrio formao profissional, adequando-a s exigncias e expectativas do mercado de trabalho. A partir da disciplina de Estgio, o aluno ser capaz de alcanar as suas perspectivas tericas e, posteriormente, p-las em prtica. O principal objetivo do Estgio Supervisionado estreitar e fortalecer a relao entre teoria e prtica atravs do desenvolvimento de competncias e uso dos conhecimentos obtidos durante a vida acadmica, pessoal e profissional. O Estgio Supervisionado um instrumento de conhecimento e integrao do aluno ao mercado de trabalho. Esta disciplina possibilita ao futuro professor um contato com a profisso escolhida, com a sala de aula, mostrando o dia a dia do profissional da educao. de grande importncia para a formao de um profissional este momento de contato direto, pois assim ele poder vivenciar a realidade a qual ele ser inserido no futuro e comear a se adaptar a ela. As aulas da disciplina de Estgio Supervisionado II, do curso de Segunda Licenciatura em Informtica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS Nova Andradina/MS, ocorreram de forma dinmica, com aulas presenciais e atividades orientadas. As atividades foram desenvolvidas de acordo com a metodologia proposta pelos professores Antonio Sales e Azenaide Abreu Soares Vieira, orientadores da disciplina. Durante o perodo, foram realizadas atividades de leitura de textos, apresentao de vdeos e produo de relatrios e projetos, sempre voltados para o uso dos recursos miditicos na educao, contriburam para o nosso crescimento pessoal e profissional. Todas as atividades realizadas durante o desenvolvimento da disciplina foram postadas na pgina wikispaces da disciplina de Estgio Supervisionado II, onde todos tm livre acesso aos relatrios, projetos, vdeos, textos e todo o material utilizado e desenvolvidos durante as aulas. Ao final da disciplina, cada acadmico produziu um portflio online utilizando tambm o wikispaces.

2. REFLEXES CRTICAS

2.1. Professor-acadmico ou acadmico-professor: pontos e contrapontos

A concepo de Estgio como aproximao da realidade no se mostrou adequada porque o acadmico estagirio j est inserido na realidade da escola e mostra-se conhecedor da mesma; portanto, foi adotada a realidade do sujeito a partir de uma completa imerso nos problemas vivenciados na escola, perante os quais este acadmico considera-se impotente, fazendo-se, ento, necessria a mudana da prtica baseada na imitao para uma prtica de conscientizao, de transformao da realidade. Na perspectiva de Freire, para mudar uma realidade preciso viv-la e entend-la, necessrio que o professor enfrente os desafios, criando respostas e com isso mudar a si mesmo e a sua realidade. Geralmente temos apenas apontado os problemas existentes no processo de ensinoaprendizagem, sem termos condies de refletir sobre suas causas e consequncias. Ao apontarmos esses problemas, nos apossamos de um discurso que no texto chamado de "um discurso de origem no identificada e de fim no previsto. De acordo com Foucault, esse discurso uma voz sem nome. O professor herda alguns hbitos e at mesmo discursos de outros professores, tornando, assim, impossvel identificar a origem desses. mais fcil assumir um discurso j existente do que procurar outra viso para o fato, para os problemas, tornando o fim desse discurso algo imprevisvel. O professor tem uma grande capacidade de se distanciar dos problemas para ser capaz de assumir uma postura tica, compromissada coma transformao da realidade dos sujeitos da escola e da sociedade, contribuindo assim para a humanizao. Assim como tambm tem a capacidade de no agir de acordo com a maioria e sim buscar transformar a sua realidade, da escola e da sua comunidade, no se curvando aos interesses imediatos das estatsticas. A partir da teoria dialtica da ao de Paulo Freire, a perspectiva dos autores era que os acadmicos se conscientizassem da realidade e dos desafios da mesma, para que a partir dos problemas levantados sejam capazes de propor aes que venham transform-los, o contexto escolar e o grupo de acadmicos a que pertencem.

2.2. Problematizao da prtica e sugestes

Como professora da Sala de Tecnologias Educacionais h mais de 5 anos, acredito que o grande problema ainda est na formao tecnolgica dos professores. Faltam conhecimentos dos recursos tecnolgicos e, principalmente, de como inseri-los em sua prtica pedaggica. O mximo que a maioria dos professores fazem levar seus alunos a fazerem pesquisas, muitas vezes infundadas, na Sala de Tecnologias da escola. Nesse sentido, a disciplina de Estgio II poderia trabalhar mais voltada a realizao de projetos interdisciplinares mediados pelo uso das tecnologias, tendo em vista que este foi o tema mais interessante abordado no semestre anterior. Poderamos dar continuidade com temas como: * Projetos interdisciplinares mediados pelas tecnologias; * A relao do professor com as novas tecnologias;

2.3. O futuro da escola Parte I

O vdeo O futuro da escola, que apresenta um dilogo entre os educadores Paulo Freire e Seymour Papert, permite-nos refletir sobre o impacto dos novos meios de comunicao na escola e sobre o futuro da escola e da educao, a partir das perspectivas aparentemente diferentes, mas concordantes desses dois tits da educao. Paulo Freire coloca, em sua fala, que as escolas so conteudistas, no dando importncia ao conhecimento do alunos e sim a cumprir sua imensa lista de contedos, dando muito mais importncia quantidade do que qualidade. Sendo assim, todo o contedo apenas passado, mas no transformado em conhecimento, no desperta no aluno o senso crtico. Freire acredita que a primeira mudana que deve ocorrer na escola seja essa, que o aluno passe a construir o prprio conhecimento, que o professor no seja o nico detentor do conhecimento. Para ele o ato de aprender est ligado diretamente ao ato de ser ensinado.

Papert por sua vez, aponta que existem trs estgios da aprendizagem. O primeiro corresponde infncia, onde a criana aprende pela descoberta, pelos sentidos. O segundo o que a criana aprende na escola, onde elas aprendem o que lhes ensinado, considerado por Papert como o mais perigoso dos estgios, pois nele que adquirimos habilidades que contribuiro para a nossa formao. O terceiro e ltimo estgio a volta ao primeiro, mas s acontece com aqueles que conseguem passar pelo segundo estgio. O papel das novas tecnologias, para Papert, o de mudar esse segundo estgio, pois com a sua insero na educao, o conhecimento deixa de ser apenas do professor, passa a existir outros meios de se adquirir tal conhecimento. A mudana na escola, na educao uma realidade da qual no podemos mais fugir, nem ao menos nos esconder. Tanto Papert, quanto Freire concordam em dizer que a educao precisa passar por mudanas e que os novos meios de comunicao que iro promover essa mudana.

2.4. O futuro da escola Parte II

At mesmo os grandes educadores apresentam contradies quando o assunto a tecnologia voltada para a educao. A partir disto, Freire e Papert, falam sobre o futuro da escola com a insero dessas tecnologias. Papert volta a falar sobre os estgios da aprendizagem, focando no segundo estgio, e defende que as tecnologias na escola podem mudar esse cenrio da aprendizagem. J Paulo Freire considera isso longe da realidade, pelo menos brasileira, pois h uma grande diferena de classes que impedem esse processo, j que, segundo ele, a maioria das crianas brasileiras pobre e no tem acesso a essas tecnologias. Freire defende tambm que, mesmo com a insero das tecnologias nos ambientes escolares, a escola est longe de acabar, que ela passar por vrias mudanas, acompanhando os acontecimentos, mas no acabar, ao contrrio de Papert, que acredita que no futuro no vai existir escola, ou pelo menos no deveria haver. Hoje, o que vemos que nossas crianas j tm um grande contato com as tecnologias nas escolas, at mesmo as mais pobres. As escolas esto sendo aparelhadas tentando seguir as transformaes do mundo, mas no basta apenas a mudana fsica. preciso que ns, como

educadores, tenhamos a conscincia de que as tecnologias aplicadas no contexto escolar so um apoio e que elas, por si s, no mudaro o cenrio da educao. Isso deve ser feito por todos os envolvidos.

2.5. O futuro da escola Partes III e IV

Os vdeos colocam em evidncia o fato de que a criana est em constante aprendizado e que esse aprendizado no se d somente no ambiente escolar. Ela aprende o tempo todo e, quando chega escola, esse conhecimento emprico deve ser explorado e levado em considerao pelos seus professores, que precisam apenas se adaptar s mudanas ocorridas com o tempo, mudar a forma de ensinar, adaptar-se s novas realidades, conforme expem Paulo Freire. Para Papert, essa mudana pode ser marcada pela presena do computador, que cria um ambiente diferente do que o que a criana est inserida. O aluno no apenas aprende, mas desenvolve o pensamento crtico, criativo e uma certa curiosidade em aprender, ir em busca de informaes e respostas. Permitir a entrada dessas mudanas em nosso cotidiano escolar um grande desafio, pois as novas tecnologias propem mtodos inovadores e mudanas muitas vezes no aceitveis. Segundo o autor, as escolas se preocupam demais com questes burocrticas e deixam de lado o que mais interessa, o conhecimento do aluno. Ao final, podemos observar vrios pontos em comum entre os pensamentos de Papert e Freire. Ambos defendem que a escola precisa passar por grandes mudanas, pois ainda no atendem as necessidades e expectativas de sua clientela, mas eles divergem ao falar sobre os rumos dessa mudana. Para Papert, a mudana se dar mediada pelas tecnologias, j Freire acredita que a escola deveria desafiar a curiosidade dos alunos.

2.6. Integrao das tecnologias e webtecnologias no ensino Aps a leitura do artigo Integrao de Tecnologias e Webtecnologias no Ensino, de Azenaide Abreu Soares Vieira, pudemos ter uma noo de como ser o desenvolvimento do

projeto interdisciplinar proposto pelos professores Sales e Azenaide, na disciplina de Estgio Supervisionado II. Mesmo sem termos definidos os mtodos a serem utilizados no desenvolvimento do projeto interdisciplinar, possvel dizer que imprescindvel o uso de uma metodologia que foque o aluno como construtor do prprio conhecimento, levando em considerao que, se tratando do uso de recursos tecnolgicos, o papel do professor muito mais prximo de um mediador do que de transmissor de conhecimentos. Sendo assim, o objetivo do projeto a ser desenvolvido deve ser voltado para a construo, produo, exposio e interao entre alunos e professores, focando a implementao das tecnologias s nossas prticas docentes, instigando o aluno a produzir o conhecimento mediado pela ferramenta, como destaca SOARES-VIEIRA, 2012.

2.7. Memorial descritivo

Minha trajetria escolar teve um incio prematuro, se consideramos a poca, pois com apenas 4 anos de idade eu j frequentava a pr-escola. Lembro vagamente desta poca: algumas brincadeiras, alguns flashes, mas nada muito concreto. Lembro-me tambm que eu ia poucas vezes escola, que funcionava num salo paroquial prximo minha casa. No ano seguinte, agora com 5 anos de idade, minha famlia mudou-se para outro bairro, onde vivo at hoje, e ali pude frequentar a pr-escola regularmente. Lembro perfeitamente dessa etapa da minha vida e, principalmente, da minha primeira professora, Silvia, com quem at hoje tenho contato e elevada estima. A escolinha era estadual, mas funcionava em uma sala anexa um salo onde funcionava uma igreja, Igreja So Vicente de Paula. Aos 6 anos ingressei na 1 srie, na EE Prof Joo de Lima Paes, onde passei a maior parte da minha vida escolar e conclui o Ensino Fundamental. Dessa fase da minha vida tenho muitas lembranas, muitas histrias, muitos amigos, que at hoje fazem parte da minha vida. Pude perceber o quanto bom manter laos de amizade desde a infncia, so sentimentos verdadeiros que nos acompanham pela vida. Eu no era uma aluna excelente, mas era exemplar. Gostava de estudar e sempre tive muita facilidade em assimilar os contedos de diferentes disciplinas, mas j sentia uma certa inclinao para as disciplinas da rea de Cincias Humanas.

Para cursar o Ensino Mdio tive que mudar de escola, pois a escola onde estudava s oferecia o Ensino Fundamental. Essa fase foi difcil, pois tinha que me separar da turma em que convivia desde os 6 anos de idade. Alguns seguiram comigo para a EE Austrlio Capil Castro. Nesta escola cursei uma parte do 1 ano do Ensino Mdio, mas uma greve na Educao me fez mudar de escola. Fui para a EE Nair Palcio de Souza, que mesmo sendo estadual no havia aderido greve. Minha passagem por esta escola foi meio tumultuada, mesmo assim encerrei o ano letivo l mesmo. No 2 ano eu voltei para a Escola Capil e ingressei simultaneamente no Curso Tcnico em Contabilidade. Fazia o Ensino Mdio normal (antigo Ginsio) de manh e o Ensino Mdio Tcnico a noite. Era bem corrido, por isso no ano seguinte resolvi terminar apenas o Curso Tcnico e conclu o Regular depois. Ento acabei fazendo dois cursos em 4 anos. Terminado o Ensino Mdio eu no quis mais estudar, pois queria fazer faculdade de Direito, mas no tinha condies. Quando o curso de Letras retornou para a UEMS de Nova Andradina, eu fiz o vestibular, por insistncia da minha me. Passei e em 2002 ingressei no curso. No incio no levei muito a srio. No era o que eu queria e achava que s estava perdendo meu tempo indo todas as noites para a aula. Mas, graas a Deus, conheci pessoas maravilhosas que estudavam comigo e me fizeram enxergar a importncia de levar aquilo tudo a srio. S me apaixonei mesmo pelo curso no final do 2 ano. Foi quando comecei a me engajar na vida universitria, foi quando comecei a entender o verdadeiro sentido da palavra universitrio. J no ltimo ano do curso eu iniciei a minha carreira como professora de Lngua Portuguesa, lecionando em uma escola particular para turmas dos ensinos Fundamental e Mdio. Foi uma experincia muito vlida, pois me fez perceber que era disso que eu gostava, que estava no caminho certo. Conclu o curso de Letras em 2005 e desde ento sou professora convocada pelo estado. Continuando minha trajetria escolar, comecei a fazer um curso de especializao em Cincias da Linguagem pela UEMS, mas no conclu e em 2010 ingressei no curso de Segunda Licenciatura em Informtica, tambm pela UEMS, um curso que fui quase obrigada a ingressar, por ser professora da Sala de Tecnologias Educacionais. No incio o curso no me agradava muito, mas com o tempo pude perceber a sua importncia. Saber que a educao passa por uma grande transformao e que os recursos tecnolgicos esto no centro dessas transformaes serve como estmulo para chegar ao fim de mais essa jornada.

2.8. Avaliao

A aula de Estgio Supervisionado II, do dia 02 de maro de 2012, foi muito produtiva, tanto no sentido de discusso sobre as atividades anteriores, que tratavam dos vdeos do dilogo entre Paulo Freire e Seymour Papert, quanto s discusses e orientaes sobre o projeto a ser realizado. Os comentrios a cerca dos vdeos, trouxeram um maior esclarecimento sobre os mesmos e despertaram uma reflexo sobre a nossa prtica pedaggica e sobre como vemos a escola hoje. Mostrou-nos que a escola deve adaptar-se s situaes as quais ela est exposta e que sempre surgir uma nova situao, obrigando-a a uma nova adaptao. A proposta de realizao do projeto interdisciplinar despertou o interesse de todos e gerou uma grande expectativa sobre a sua realizao, visto que esses projetos so de grande importncia para o desenvolvimento de toda a comunidade escolar. Outro ponto interessante da aula foi a apresentao do roteiro para a elaborao do projeto interdisciplinar, pois alguns itens eram desconhecidos para a turma e pudemos ver a importncia de cada um deles. Ficamos na expectativa para a elaborao desses projetos na prxima aula.

3. CRONONOGRAMA

DATA 1.ATIVIDADE PRESENCIAL Apresentao da disciplina (Carga Horria, Objetivo...) Exerccio de leitura crtica Discusso Vdeo - Parte I
17/02

2.ATIVIDADE NO PRESENCIAL Atividade 01

C.H.1 C.H.2 C.H.CUM

10/02

04

04

08

Atividade 02

04

04

16

Exerccio de leitura crtica Discusso Vdeo - Parte II


02/03

Atividade 03

04

04

24

Projeto interdisciplinar: reflexes iniciais

Apresentao e ajustes do cronograma da disciplina


16/03

Atividade 04

04

04

32

Apresentao e discusso das teorias sobre o ensino mediado por tecnologias


30/03 13/04 27/04 11/05 25/05

Elaborao do projeto interdisciplinar Trmino da elaborao do projeto didtico e orientaes para seu desenvolvimento e apresentao; Organizao do portflio de estgio curricular II Hipertextualizao do portflio de estgio Sesso de visionamento de aulas ricas em tecnologias educacionais - Lngua Portuguesa (Grupo 01), Matemtica (Grupo 02), Lngua Estrangeira (Grupo 03) Sesso de visionamento de aulas ricas em tecnologias educacionais Ed. fsica (Grupo 04), Cincias (Grupo 05), Lngua Portuguesa (Grupo 06) e Geografia (Grupo 07). Concluso dos portflios

Atividade 05 Atividade 06 Atividade 07

04 04 04 04 04

04 04 04

40 48 56 60

04

68

4. CONSIDERAES FINAIS

A disciplina de Estgio Supervisionado II, desenvolvida durante esse semestre, pode ser considerada como umas das disciplinas mais polmicas, tanto para os professores quanto para os acadmicos do curso de Segunda Licenciatura em Informtica. Acredito que isso se deva ao fato de sermos todos professores e j termos uma certa bagagem, uma certa experincia de vida que no nos permite apenas aceitar o que nos imposto. Por um lado, acredito que toda essa polmica tenha contribudo para nossa formao e para o nosso crescimento como profissionais da educao. As abordagens feitas pelos professores Antonio Sales e Azenaide Abreu, atravs de textos, vdeos e debates, foram de grande valia e, a partir delas, surgiram coisas produtivas, a exemplo dos projetos elaborados durante as aulas. No sei dizer ao certo se a metodologia adotada algo inovador, mas posso dizer que ela ajudou a repensar algumas posturas e prticas em sala de aula. Por outro lado, algumas discusses realizadas durante as aulas de Estgio Supervisionado II, tanto a respeito da carga horria, quanto das tarefas propostas e metodologia adotada pelos professores, tornaram as aulas um tanto quanto angustiantes e desgastantes, mas nada que no fosse absorvido e resolvido. Chegar ao fim de mais um semestre pode ser considerado uma grande vitria e espero que no prximo semestre a disciplina de Estgio supervisionado seja uma pouco menos tumultuada e que professores e acadmicos possam chegar a um acordo para que as aulas ocorram calmamente.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte I, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert Parte 1 de 7. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch? feature=player_embedded&v=eHU8bolxs9s.Acesso em 20/05/2012.

O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte II, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert. Disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=YNWxpXeqIk&feature=player_embedded Acesso em 20/05/2012.

O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte III, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert. Disponvel em http://www.youtube.com/watch? feature=player_embedded&v=x_yBzJ9Z_Dc. Acesso em 20/05/2012.

O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte IV, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch? feature=player_embedded&v=F2xvnWTFyU4. Acesso em 20/05/2012.

SOARES-VIEIRA, Azenaide Abreu, INTEGRAO DE TECNOLOGIAS E WEBTECNOLOGIAS NO ENSINO. Disponvel em: http://estagioii.wikispaces.com/file/view/Integra%C3%A7%C3%A3o+de+tecnologias+e+we btecnologias+no+ensino.pdf. Acesso em 22/05/2012.

SOARES-VIEIRA, Azenaide Abreu, SALES, Antonio, PROFESSOR-ACADMICO OU ACADMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS. Disponvel em: http://estagioii.wikispaces.com/file/view/texto+1.pdf. Acesso em 22/05/2012.

SOARES-VIEIRA, Azenaide Abreu, SALES, Antonio, FORMAO DO PROFESSOR EM CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA. Disponvel em: http://estagioii.wikispaces.com/file/view/Texto+2.pdf. Acesso em 22/05/2012.

6. ANEXOS

6.1 Projeto Interdisciplinar

1. NOME OU TTULO DO PROJETO:

Conhecendo minha cidade

2. DADOS DE IDENTIFICAO:

rea ou Disciplina de Origem: Lngua Portuguesa Professores: Ana Patricia - Marcos - Marina - Marta - Michele - Rosimeire - Valria Perodo: Maro Julho/2012 Nmero de aulas: 8 Pblico - Alvo: 9 ano - Ensino Fundamental

3. DISCIPLINAS COM AS QUAIS VAI INTERLIGAR

Matemtica, Educao fsica, Geografia, Lngua Estrangeira e Cincias.

4. JUSTIFICATIVA:

de suma importncia que as crianas desde cedo conheam a histria do lugar onde vivem, o surgimento da cidade, o seu desenvolvimento e tudo que envolve esse ambiente, pois esse espao contribui muito para o crescimento e desenvolvimento da criana, tanto social quanto emocional. Sendo assim, a escola tem um papel fundamental neste aprendizado, o de valorizar o patrimnio histrico e cultural presentes em cada localidade. Porm, repassar ao aluno que conhecer a histria de sua cidade importante no uma tarefa simples, entretanto, medida que estabelecemos relaes entre a histria dos prprios alunos e de sua cidade, o tema torna-se contextualizado, favorecendo o interesse e o envolvimento com o assunto. Assim, esse projeto tem o propsito de apresentar aos alunos elementos da histria da cidade em que vivem utilizando diferentes estratgias com o intuito de proporcionar a valorizao e o respeito pela sua cidade, fazendo com que ele se reconhea como membro desse contexto e participante da construo dessa histria. Nova Andradina uma cidade que contempla uma diversidade cultural riqussima, e neste roteiro, os alunos tero a oportunidade de aprender mais sobre suas diferentes culturas e seus diferentes dialetos, alm de aprender mais sobre a sua histria e de seus desbravadores. Trata-se de um projeto que tem como objetivo, despertar o interesse dos educandos pela histria do municpio e seus aspectos sociais e culturais.

5. OBJETIVOS DO PROJETO

Conhecer as variaes lingusticas de nossa cidade Verificar a origem de alguns dialetos tpicos. Valorizar os aspectos culturais de nossa cidade.

6. CONTEDOS (conceituais, procedimentais e atitudinais)*

Variaes lingusticas (grias, jarges, dialetos, variaes regionais). Particularidades de pronncia de certas palavras. Procedimentos e as marcas lingusticas tpicas da conversao. Lngua e linguagem. Nveis de linguagem.

7. ORIENTAES E/OU SEQUNCIA DIDTICA (METODOLOGIA)

No incio do presente projeto faremos uma breve apresentao sobre o processo histrico de formao de Nova Andradina, levaremos com a autorizao da escola e pais, nossos alunos do 9 ano do ensino fundamental para uma visita ao museu do municpio, apresentando-lhes os fatos e acontecimentos mais marcantes da trajetria de nossa pacata cidade. J em um segundo momento os alunos assistiro a um vdeo com fotos sobre os primeiros habitantes, fundadores, pioneiros do municpio, de onde vieram, quais populaes, de que estados ajudaram a formar nossa populao no incio dos anos 50. Dando continuidade a esse projeto os alunos assistiro a uma aula sobre os conceitos de Variaes Lingusticas (grias, jarges, dialetos, variaes regionais) e faro uma pesquisa na Sala de Tecnologias sobre quais so os dialetos mais utilizados em nossa regio do Vale do Ivinhema. Os alunos seriam desafiados a fotografar placas, outdoors, anncios que exemplifiquem tais variedades da lngua e aps apresentariam isso em forma de slides, trabalhando em equipes. Como concluso do trabalho, os alunos faro pardias, enfocando os nveis de linguagem utilizados em nossa cidade, as diversidades culturais, as imigrantes de diversos estados que formaram nosso falar, tais como paranaenses, paulistas, nordestinos,etc... As msicas seriam gravadas, filmadas sendo que os vdeos seriam postados na wiki da Escola Estadual Marechal Rondon, para que os alunos acessassem e escolhessem a melhor pardia, que seria premiada pela direo escolar.

8.

OBJETIIVOS

ESPECFICOS

OU

DO

COMPONENTE

CURRICULAR

(HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS)

Compreender e usar a Lngua Portuguesa como lngua materna, geradora de significao e integrada organizao do mundo e prpria identidade. Reconhecer a necessidade de dominar a norma padro, que representa a variedade lingustica, socialmente prestigiada, sem menosprezar as demais variantes. Perceber o preconceito lingustico existente em relao ao emudecimento de seus usurios. Compreender a finalidade da lngua e linguagem. Compreender as variaes lingusticas.

9. DESTINO SOCIAL DAS PRODUES

O projeto e todas as produes finais dos alunos sero divulgados na pgina wiki, no blog e nos murais da escola.

10. CRONOGRAMA

ABORDAGEM DE
N. DE

DATA AULA

ATIVIDADE

TECNOLOGIAS ENSINO INTEGRADAS MEDIADO COM TECNOLOGIAS

Visita fatos e

ao

museu

do os mais

municpio,apresentando-lhes 1 aula acontecimentos marcantes da trajetria da cidade.

Vdeo com fotos sobre os primeiros habitantes, fundadores, pioneiros do municpio, de onde vieram, quais 2 aula populaes,de que estados ajudaram a formar nossa populao no incio dos anos 50 Aula sobre os conceitos de Variaes Lingusticas (grias, jarges, dialetos, 3 aula variaes regionais). Pesquisa na Sala de Tecnologias sobre quais so os dialetos mais utilizados em nossa regio do Vale 4 aula do Ivinhema. Desafio: fotografar placas, outdoors, anncios que exemplifiquem tais 5 aula variedades da lngua e aps

apresentariam isso em forma de slides, trabalhando em equipes. Os alunos produziro pardias,

enfocando os nveis de linguagem 6 aula utilizados em nossa cidade, as diversidades culturais, as imigrantes de diversos estados que formaram nosso falar. Gravao dos vdeos das pardias e 7 aula postagem na wiki da Escola Estadual Marechal Rondon Finalizao do Projeto com a

premiao das melhores pardias e 8 aula apresentao para a comunidade escolar.

11. AVALIAO

11.1 DO PROJETO

A avaliao do projeto dar-se- a partir do desenvolvimento das etapas previstas no cronograma de atividades, bem como o cumprimento das datas estabelecidas. Tambm far parte desta avaliao a aplicao da metodologia proposta, e os objetivos atingidos.

11.2 DO ALUNO

A avaliao do aluno compreender os trs nves de avaliao da aprendizagem: diagnstica, formativa e somativa, permitindo, assim, a participao e desenvolvimento do processo de aprendizagem e a verificao dos conhecimentos adquiridos pelo estudante, considerando sua atitude, interesse e participao na realizao das atividades propostas.

12. BIBLIOGRAFIA

Mato Grosso do Sul. Secretaria de Educao. Referencial curricular 2012 Ensino Mdio/ Secretaria de Educao do Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educao de MS, 2012.

6.2. Mapa Conceitual

You might also like