You are on page 1of 4

1.

1.2. O que a Bblia diz sobre mordomia?

Uma das passagens clssicas sobre mordomia a parbola de Jesus a respeito dos talentos (Mt 25.14-30; Lc 19.12-17)

" o reconhecimento da soberania de Deus, a aceitao do nosso cargo de depositrios da vida e das possesses, e administrao das mesmas de acordo com a vontade de Deus". Depois de completar a obra da criao, Deus colocou o homem para cuidar do jardim (Gn2:15). Ele confiou a ns administrao de tudo que temos ou possumos, ou pensamos ter, mas a grande realidade que tudo pertence a ELE. Deus nunca entregou o direito de propriedade. Somos mordomos e s proprietrio quem cria. Deus o dono de tudo. Todo o universo e tudo que nele h pertence a Deus. Mordomia a doutrina bblica que reconhece Deus como criador, senhor e dono de todas as coisas. Gn 1:1 - Deus criou os cus e a terra. Sl 24:1 - A terra e sua plenitude, o mundo e seus habitantes, pertencem a Iahweh (Jav). Ag 2:8 - Minha a prata e meu o ouro, diz o Senhor dos Exrcitos. O crente pertence a Deus porque Deus o criou e o remiu em Jesus Cristo. Gn 1:27 - Deus criou o ser humano sua imagem. At 17:28 - Em Deus vivemos, nos movemos e existimos. 1 Co 6:19,20 - No somos de ns mesmos, mas de Deus,atravs do seu Esprito Santo que em ns habita, porque Ele nos comprou por alto preo. 1 Pe 1:18-21 - Fomos resgatados pelo sangue de Cristo. Todas as bnos temporais e espirituais procedem de Deus e por isso devem os homens a Ele o que so e possuem e tambm o sustento. Gn 14:20 - Declarao de que Deus entregou os inimigos nas mos de Abro. Dt 8:18 - O povo de Israel deve lembrar-se de Iahweh,seu Deus, pois Ele quem concede fora para obterem riquezas, e mantm a Aliana.

I Cr 29:14-16 - Tudo vem de Deus, at nossas ofertas j lhe pertenciam. Tg 1:17 - Toda boa ddiva e todo dom perfeito vem de Deus. 2 Co 8:5 - Os macednios deram exemplo de contribuio,mas antes deram-se a si mesmos a Deus. Pertencendo a Deus, o crente mordomo ou administrador da vida, das aptides, do tempo, dos bens, da influncia, das oportunidades, da personalidade, dos recursos naturais e de tudo que Deus lhe confia em seu infinito amor, providncia e sabedoria. Mt 25:14-30 - Parbola dos talentos. Mt 25:31-46 - O julgamento da conduta do ser humano.

2. reas da mordomia crist


2.1. Mordomia do Corpo (1 Co 6:19,20)
1

O corpo a estrutura fsica do homem. Este foi criado por Deus com um cuidado especial. Ao criar as demais coisas, Deus disse: "Haja..." Quando, porm, criou o homem, formou-o do p da terra e soprou-lhe nas narinas, dando assim o flego da vida (Gn 2:7). O salmista Davi disse: "Eu te louvarei porque de um modo admirvel e maravilhoso fui formado".(Sl 139:14). Conceito falso sobre o corpo H um conceito errneo que existe desde o primeiro sculo, divulgado pelos gnsticos de que a matria m. Com isto negam a encarnao de Jesus (o fato de Jesus ter vindo em carne) e afirmam que Ele veio apenas em Esprito. A Bblia condena este conceito em (1 Jo4:2,3) que diz: "Nisto conheceis o Esprito de Deus todo esprito que confessa que Jesus veio em carne de Deus; e todo o esprito que no confessa que Jesus veio em carne no de Deus, mas o esprito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e j est no mundo."Tambm afirmam que no devemos nos preocupar com a preservao e santificao do nosso corpo, pois sendo a matria m no importa o que faamos com o mesmo. A Bblia, por sua vez, tambm condena este conceito afirmando que o nosso corpo templo do Esprito Santo devendo ser cuidado como tal. O que a Bblia diz do nosso corpo

Foi criado por Deus - Gn 1:26 e 28 - 2:7 e Sl 139:14

http://www.terradosmilagres.com.br/index.php/estudos-biblicos/154/1684-licoessobre-mordomia-crista.html

templo do Esprito Santo - 1 Co 6:19,20 usado como metfora da igreja - 1 Co 12:12-31 Podemos glorificar a Deus em nosso corpo (1 Co 6:20 e Fp 1:20), dedicando-o a Deus (Rm 12:1,2).

Deveres para com o corpo Alimento saudvel Higiene do corpo, da casa e das roupas assim evitando doenas

Visitas ao mdico em carter preventivo - vacinas, por exemplo, exames preventivos, etc. Descanso Usar trajes santos (Sl 96:9) Lazer (Lc 2:52) Fugir da prostituio (1 Co 6:15-18, Ef 5:1-4 e Cl 3:5) No fazer uso dos inimigos do corpo: fumo, bebidas, drogas...

Cuidar do nosso corpo um dever. Deus escolheu fazer dele o seu templo, sendo assim, deve ser usado de acordo com a vontade de Deus, que boa, perfeita e agradvel, sabendo que o nosso corpo no nosso, mas de Deus.

Um menino tinha feito, com muito esforo e capricho, um barquinho a motor. Satisfeito, brincava com ele beira do rio, quando, de repente, o barquinho, impelido pela correnteza, lhe escapou das mos. Triste, o garoto voltou para casa, sem esperanas de tornar a ver o barco, que tanto trabalho lhe custara. Qual no foi seu espanto ao ver o barquinho, certo dia, na vitrina de uma das lojas da cidade. Entrou e insistiu que o barco era seu, mas o negociante disse que s lho daria mediante o pagamento do preo estipulado. O menino voltou ao lar e narrou o incidente ao pai, que lhe forneceu o dinheiro necessrio para a compra do barquinho. Clere, dirigiu-se loja, onde comprou o barco que, de direito, j lhe pertencia. Ao sair, segurando bem firme em seus braos o precioso objeto, exclamou: "Agora voc duas vezes meu: meu porque foi feito por mim e porque foi comprado por mim." Assim tambm ns pertencemos a Deus por direito

de criao e por direito de redeno. Quando as correntezas do pecado nos afastaram das mos divinas, e nos achvamos debaixo do domnio de Satans, Cristo nos comprou pelo preo do seu sangue.

You might also like