You are on page 1of 4

Boa noiteee queridoss!!! Vamos conversar um pouco sobre crimes contra a honra, ok??

E s libero para sair para balada quando terminar, certo?? Rsrs. Ento vamos l.. Os crimes contra a honra (arts. 138 145) so: Calnia, Difamao e Injria. Eles s so previstos na modalidade dolosa. Esses crimes atingem a honra subjetiva ( o conceito que a pessoa tem a respeito de seus prprios atributos, aquilo que penso de mim mesmo,) OU a honra objetiva ( a imagem da pessoa perante a sociedade, a sua reputao) Calnia e Difamao: atingem a honra objetiva, j a Injria atinge honra subjetiva. E o que q Calnia???????? CALUNIA: atribuir a alg FALSAMENTE um FATO definido como CRIME (e NUNCA como contraveno). como o @Prof_Crodrigues explica, uma MENTIRA sobre um crime. Para que ocorra a consumao o fato deve chegar a terceiros. Eu digo que algum cometeu um FATO F-A-L-S-O, fao uma descrio de um acontecimento criminoso. EX. @Cardosofprof sai contando no LFG que o @EmersonMalheiro furtou os CDs de metal do @ProfAndrePaes. Ento, sendo essa imputao FALSA h o crime de calnia ... A calnia exige: Imputao de um fato + que o fato seja crime + falsidade da imputao (coloco isso ou desnecessrio? ATENO: a pessoa que, sabendo da mentira, ajuda a propalar ou divulgar, TAMBM RESPONDE POR CALNIA! De todos os crimes contra a honra, s a calnia punida contra os mortos, art. 138, para. 2. EXCEO DA VERDADE: a possibilidade do sujeito que cometeu um crime contra a honra, provar a veracidade do fato imputado. Na calnia, via de REGRA, cabe exceo da verdade. Ou seja, eu posso PROVAR que o FATO, definido como CRIME, que imputei a algum VERDADEIRO. Em 3 casos eu no vou poder provar que o fato verdadeiro (ainda que seja de fato verdadeiro, vou responder pela calnia!): a) quando o caluniado for Presidente da Repblica ou Chefe do Governo; b) qndo por aquela acusao que lhe foi feita, a pessoa acusada j tiver sido absolvido por sentena transitada em julgado; e c) qndo o crime do qual acuso a vit crime de AP Privada e no h sentena condenatria irrecorrvel. DIFAMAO: Atribuio TB de um FATO desonroso. Aqui no importa se o fato verdadeiro ou falso! Como bem explica o @Prof_Crodrigues, a Fofoca. O que a pessoa quer aqui denegrir a imagem do ofendido perante a sociedade. A consumao tambm se dar pelo conhecimento de terceiros!

Ex. O @algumprofrssor fala que viu @outroprof ontem indo trabalhar bebasso.. E se o outro prof foi bbado mesmo, tem o dir de processar o algum prof????? SIM, j que aqui no necessrio que o fato seja falso. O @Cardosofprof convidado para ir na Inaugurao de uma boate nova na cidade e encontra a Louis Lane, colega da faculdade de vcs, prestando seus servios de acompanhante na boate. O Cardoso chega para dar aula no outro dia e conta para a turma que a Louis Lane prostituta, que paga a mensalidade do curso com os servios que anda prestando noite. Qual vai ser o crime?? Difamao, porque o FATO, embora verdadeiro, ofensivo reputao da fulana! Mas porque no calnia? Porque a prostituio, com relao Fulana, NO crime. Exceo da verdade: em regra, NO cabe! MAS quando proferida em face de um funcionrio pub EM RAZAO das suas funes, h um interesse do Estado em descobrir se verdade ou mentira, logo, cabe a exceo da verdade. LOOK: Atribuir a algum um fato definido como contraveno difamao e NO calnia. INJRIA: Ofender a dignidade ou o decoro de algum. Pode ser a mera expresso de uma opinio, de um defeito, uma atribuio de qualidade negativa. Aqui no h necessidade de se imputar um fato. um Xingamento Ex. dizer que o Fefa, @ProfFelipeLima o maior 171! RS. falar: assassino, estelionatrio, ladrozinho, vagabunda, etc. O juiz pode deixar de aplicar a pena?? PODE. Quando??? Em duas situaes: quando o ofendido tiver provocado a injria e quando houver retorso (resposta!) imediata, que consista em outra injria. Ex1: Paty Maionese est passando na rua e o Doug Funnie passa a mo na bunda dela. Ela, furiosa, chama o Doug de vagabundo, corno, idiota. Embora ela tenha praticado injria, o juiz pode deixar de aplicar a pena porque o Doug, de forma reprovvel, provocou a injria! Ex2: Tom e Jerry esto discutindo e Tom xinga Jerry de viado. Jerry, louco da vida, (ou Indignado), diz para Tom que ele um corno, cheio de ponta.. Como houver injria recproca, o juiz tambm pode deixar de aplicar a pena! CONSUMAO: No necessrio que 3 tome conhecimento, logo, no h necessidade de que algum tenha escutado e consequentemente tomado conhecimento do fato para se constituir crime de injria. EXCEO DA VERDADE: Na INJRIA no cabe de jeito nenhum, j que ela uma ofensa, humilhao. RETRATAO: desdizer o que foi dito. Retifica o que foi dito at a SENTENA. possvel na calnia e difamao. Configura causa extintiva de punibilidade, conforme o art. 107, CP (e aqui no exige a aceitao do ofendido, o juiz que considera ou no) INJRIA Preconceituosa RACISMO (L. 7716/89). Qual a diferena????

A INJRIA preconceituosa refere-se a xingamentos ligados a raa, cor, etnia, religio, origem ou condio de pessoa idosa ou portador de deficincia. Ex: macaco, velho, manco, portugus burro. CUIDADO: NO CONSTA xingamento referente a opo sexual. J o crime de RACISMO, envolve uma segregao no comportamento de algum. EX. eu tenho um salo de beleza e falo que ndios no entram l. No racismo, normalmente, h a expresso IMPEDIR DE! Lembrem que o crime de Racismo bem + grave! imprescritvel, inafianvel e de AP pub incodicionada. E SE eu chamo algum de gay, lsbica, o que vai ser??????????? Injria simples! DAAAAAAAAAAAAAAAAAAANGERRRRRRRR!!!!!!!!!!!! Qual a diferena entre o crime de INJRIA cometida contra FUNCIONRIO Pb em razo das suas funes para o crime de DESACATO? #AiMeuDeus Vale lembrar que o crime de desacato sempre cometido contra publico no exerccio da sua funo ou em razo dela. A diferena que a INJRIA praticada na AUSNCIA do funcionrio pub, j o DESACATO cometido na PRESENA dele. O que Injria REAL? aquela praticada por meio de violncia ou vias de fato com a finalidade de humilhar o ofendido. Ex. cuspir na cara de algum. Como eu vou saber a diferena entre a injria real e a leso corporal??? De acordo com a INTENO do agente. Quando ele praticar a violncia ou vias de fato para HUMILHAR, DENEGRIR a IMAGEM da vtima, ser injria (cuspir no rosto, botar o p na frente pra pessoa cair e passar vergonha, dar um tapa na cara, empurrar na frente de outras pessoas). Quando a inteno for LESIONAR, MACHUCAR FISICAMENTE, ser LC. CASOS EM QUE A PENA PODE SER AUMENTADA DE 1/3, NAS 3 MODALIDADES DE CRIME CONTRA A HONRA: 1) se for cometido contra o Presidente da Repblica, ou contra chefe de governo estrangeiro (Obama, p. ex.!); 2) contra funcionrio pblico, em razo de suas funes; 3) na presena de vrias pessoas (show, jogo de futebol, festa), ou por meio que facilite a divulgao (internet, jornal); 4) contra pessoa maior de 60 anos ou portadora de deficincia, EXCETO NO CASO DE INJRIA (non bis in idem! A injria j vai ser qualificada nesses casos, lembram?!). PENA EM DOBRO: crime cometido mediante paga ou promessa de recompensa! EXCLUSO DO CRIME: NO constitui injria ou difamao punvel: 1) a ofensa proferida em juzo, na discusso da causa, pela parte ou procurador; 2) opinio desfavorvel da critica literria, artstica ou cientfica, SALVO quando manifesta a inteno de injuriar ou difamar; e 3) conceito desfavorvel emitido por func. Pblico, em apreciao/inf. Que preste no cumprimento de dever do ofcio (pareceres emitidos, por ex.)! QUEM D PUBLICIDADE NOS

CASOS 1 E 3 RESPONDE PELA INJRIA OU DIFAMAO! (Ex: um estagirio, que estava acompanhando a audincia, espalha no Frum que o advogado X chamou o advogado Y de picareta durante a instruo processual. O estagirio ir responder por injria!).

AO PENAL: Em REGRA, a AP ser privada. Excees: a) No caso de Injria qualificada, ser AP Pb Condicionada Representao b)Quando o ofendido for presidente da rep, chefe de governo APP cond requisio c)Funcionrio pub, que se a ofensa for referente ao exerccio de suas funes ou em razo desta, a AP ser Pb cond representao OU Privada, art. 145, PU e Smula 714, STF. d)Injria real que resulta em Lesao Corporal GRAVE AP incondicionada. Se a leso for LEVE, ser Pb cond representao. Se ocorrer vias de fato a AP Privada, conforme a regra.

You might also like