You are on page 1of 4

Aditivos e seus efeitos no organismo Fonte: Relatrio Orion Denncia mdica sobre os perigos alimentos industrializados e agrotxicos (1985)

) Autor: Marcio Bontempo Editora: LP&M

Aditivos qumicos alimentares Considera-se como aditivo alimentar toda substncia ou compo incorporado a um produto alimentcio, podendo ser considerado c intencional ou no-intencional. No primeiro caso o aditivo us segundo um objetivo prvio, qual seja, o de impedir deteriorae (conservantes), manter o aspecto e a cor, intensificar o aroma, et segundo caso, o produto qumico existe em decorrncia de um pr de fabricao, da manipulao, da embalagem e estocagem, existindo gera de forma residual. So considerados pelos tcnicos da FAO como agentes contaminantes, pois resultam do uso de herbicidas seletivos ou gerais, pes adubos qumicos, antibiticos, fungicidas, toxinas industriais, contaminante metlicos, etc.

Os Principais Aditivos Alimentares Aromatizantes: Ou flavorizantes, representam os aditivos constitudos substncias ou compostos usados com o objetivo de intensificar o paladar aroma dos alimentos, ou conferir-lhes um sabor que no possuem. Corantes: So aditivos usados para dar cor ou realar o pigmento. So principalmente para atrair a ateno, criando-se uma cor-imitao ou real uma cor natural, sem que possuam qualquer princpio nutritivo. Conservantes: So usados para manter os alimentos ntegros, mantersabor e o aspecto. Edulcorantes ou adoantes: A este grupo de produtos qumicos perten substncias de sabor doce mas que no sejam glicdicas. Sendo assim, no determinam modificaes qumicas e fermentaes especficas produzidas adoantes aucarados ou que contenham glicose, frutose, dextrose, etc. O edulcorantes mais usados so quase todos sintticos, sendo os mais usado sacarina e o ciclamato de sdio. Antioxidantes: So aditivos usados pela indstria de alimentos para ev alteraes provocadas pela oxidao, tais como a rancificao das gorduras

vegetais, gorduras animais e carnes animais que contenham gordura), o escurecimento das frutas, a descolorao das carnes, e deteriorizao por oxidao dos sucos de frutas ctricas, a modificao da cor de frituras em saquinhos plsticos. Estabilizantes e espessantes: So aditivos capazes de manter a densi ou aumentar a viscosidade do alimento. Aditivos e seus efeitos no organismo Antioxidantes - Acido fosfrico (H. III) - Aumento da ocorrncia de clculos renais.

- Acido nordihidroguairtico (A. IV) - Interferncia nas enzimas do metabol das gorduras.

- Butil-hidroxianisol - BHA - (A.V.); Butil-hidroxitolueno BHT-(A. VI) - Ao sobre o fgado, interfere na reproduo de cobaias de laboratrio. - Fosfolipdios - (A. VIII) - Acrscimo do colesterol sanguneo. - Gelato de propila ou de octila (A. IX) - Reaes alrgicas, interferem na reproduo de animais de laboratrio. - Etilenodiaminote tetracetato de clcio e dissdico - EDTA - (A. XII) -Descalcificao e reduo da absoro de ferro. Antiumectantes - Ferrocianeto de sdio, clcio ou potssio (AU. VI) - Intoxicao nos rins.

Acidulantes - Acido actico em geral - Cirrose heptica, descalcificao dos dentes e do ossos.

Corantes - Todos - (CI) (CII) - Reaes alrgicas: alguns possuem aes txicas sob feto ou so terstognicos, ou seja, podem fazer nascer crianas-monstro; a hemoltica; o caramelo, quando preparado de modo inadequado, pode cont substncias capazes de causar convulses.

Conservadores - Acido benzico (PI) - Alergia, distrbios gastrintestinais.

- steres do cido hidroxibenzico (P III) - Dermatite; reduo de atividade motora.

- Dixido de enxofre e derivados (PV) - Reduo do nvel de vitaminas B n alimentos; aumenta a freqncia de mutaes genticas em animais de laboratrio.

- Antibiticos (oxitetraciclina, cloretetraciclina e outros) (PVI) - Desenvolvim de raas de bactrias resistentes aos antibiticos; reao de hipersensibilid

- Nitratos, Nitritos (P VII) (P VIII) - Ao combinarem-se com as aminas de v fontes alimentares, originam as nitrosaminas, que podem causar cncer g do esfago.

- ster dietilpirocarbnico (PX) - Formao de uretanos (carbonato de etilo solvel em gua), que so cancergenos. Edulcorantes - Sacarina (DI) - Causa cncer na bexiga de animais de laboratrio. Espessantes - Em geral: Irritao da mucosa intestinal; ao laxante.

Estabilizantes - Polifosfatos (ET XV ET XI XVIII) - Elevao da ocorrncia de clculos rena distrbios gastrintestinais.

Aromatizantes - Em geral Alergia; retardam o crescimento e produzem cncer em anima laboratrio.

Umectantes - Dioctil sulfossuccinato de sdio (U III) Distrbios gastrointestinais circu pulmonar.

You might also like