You are on page 1of 15

Quem j tocou algum instrumento musical sabe como legal a sensao de misso cumprida que surge ao tocar o acorde

e final de uma msica que se gosta muito. Aquela sensao de domnio sobre as notas, aquelas que, antes, pareciam se rebelar contra os dedos e que saem quase que naturalmente, aps muita dedicao e aprendizado. Aos que jamais tiveram essa experincia, sugiro arrumar um violo e comear a praticar um pouco pra sentir o gostinho.

Link YouTube | John Mayer e BB King conversando por meio das guitarras. Delcias da msica Quem j toca alguma coisa, pode dar um passo adiante: pegar as notas da prpria msica e fazer ainda mais msica, improvisando novas melodias de forma espontnea e livre. Na minha humilde opinio, o mais legal de improvisar testar as possibilidades oferecidas por uma msica. Tocar contando uma nova histria, por meio de novas frases e melodias. Tocar a sua verso da histria, com todos os deslizes, percalos, erros e acertos que fazem parte de uma boa conversa. possvel que voc tenha algo muito importante a dizer e que simplesmente no ocorreu ao autor ou ao intrprete da msica. Pode ser que voc ache que a msica uma merda e merea uma boa duma zoada. Talvez ela esteja redondamente errada e precise ser refutada ou, quem sabe, fazer variaes em cima do mesmo tema, audaciosamente indo onde o criador da obra jamais imaginou. Improviso tudo isso e mais um pouco. Apesar da liberdade e da espontaneidade essenciais ao improviso, no significa que improvisar tocar notas a esmo. Como todo jogo, existem regras, que somente os improvisadores mais experientes tero a manha de quebrar de forma produtiva. Para comear a improvisar, voc vai precisar de: 1. Tesoura e cola (mentira); 2. Colhes; 3. Instrumento musical, lembrando sempre que a voz humana conta como um instrumento. Se voc cantor e tem um domnio confortvel da tcnica vocal, nada te impede de fazer improvisos cantados. Seno, a dica comear com outro instrumento, para poupar a voz de possveis leses decorrentes do uso incorreto; 4. Uma ou mais pessoas que toquem junto com voc. Um grupo de amigos o ideal. Se isso no for possvel, um computador ou aparelho qualquer que toque msica j quebra um galho; 5. Um mnimo de conhecimento para comear a praticar. Trataremos aqui do item 5. O resto por conta do leitor.

Tem que saber tocar msica?


Sim e no.

Link YouTube | Ser que esses caras sabem tocar? Claro que sim. Mas alm disso, os caras tm muito feeling Conhecimento poder. Quanto mais se domina as regras do jogo, maiores sero as possibilidades de criao e direcionamento da coisa toda. Saber teoria e escalas de acordes faz muita diferena. J ter tocado alguma coisa antes na vida vai ajudar bastante. Por outro lado, se a gente fosse esperar ficar pronto para comear a fazer algo, ns nem comearamos. Alis, no aprenderamos nada, pois no comearamos nada que nos motivasse e desse sentido ao nosso aprendizado. Por ltimo, o objetivo ldico. No necessariamente srio. Se estiver chato, pare. Aqui vai um passo a passo pra ajudar na porra toda: 1. Seleo de repertrio: comece escolhendo poucas msicas para brincar. Umas trs, no mximo, com um andamento lento e que voc j tenha ouvido bastante. bom que ela tenha pelo menos um solo, ou vrios espaos onde seja possvel solar. O ideal substituir o solos e improvisos das msicas pelos seus, sem interferir em partes da msica que tenham temas, refres ou estrofes candadas. Standards de jazz so timos para isso. 2. Oua com calma a msica, sem se empolgar, mantendo certo distanciamento, tentando sacar as nuances de cada som: em que momento comeam as frases, onde elas terminam, de que jeito que os instrumentos entram e saem, etc. 3. Se voc tiver um grupo, toque com eles e combine a hora em que cada um vai improvisar. Se for na base do aparelho de som, v tocando junto com o player. 4. Comece com pouco. Toque uma nota e veja se ela fica bem no contexto da harmonia. Fique nela. Se errar, toque outra, e v at achar uma que fique legal. 5. Brinque com o ritmo. Veja de quantas formas possveis d pra atacar a nota e de quantas formas possvel solt-la. Experimente inflexes, vibratos, aumentar a intensidade da nota, diminu-la, abafar as cordas (se o seu instrumento for de cordas), etc. Mas no toque outra nota ainda. 6. Acrescente outra nota. Brinque com ela da mesma forma, e teste todas as possibilidades que a nota tiver dentro da msica. 7. Voc vai errar. Quando isso acontecer, a regra de ouro tocar outra nota meio tom acima ou abaixo. Existe uma explicao para essa receita funcionar e que no cabe tratar neste momento. Mas o fato que existem 99% de chances de voce corrigir uma nota errada dessa maneira.

De novo: voc vai errar. Errar humano. Desencane e v adiante. 8. Repita os passos 3, 4, 5 e 6, sempre inserindo notas diferentes. Aos poucos, a sua melodia est sendo construda.

Link YouTube | Pausa no meio das dicas. Se voc quer improvisar, em qualquer mbito, com qualquer instrumento, voc tem que beber dessa gua. Miles Davis e John Coltrane tocando So What 9. No toque notas a esmo. Escute o que voc est fazendo e escute o que os outros esto tocando. Veja as duas coisas interagindo, escutando com muita calma, sempre. 10 Faa o possvel e o impossvel pra memorizar a musica e os caminhos da harmonia. Isso importante para saber quais notas servem e quais no servem, e o timing de quando os instrumentos entram e saem. Isso te dar mais controle sobre o improviso, e voc ter uma noo melhor de quais notas voc poder usar e quais voc evitar. 11. V construindo, aos poucos, melodias que faam sentido musicalmente, sem pressa ou ansiedade. 12. Msica feita de momentos de tenso e relaxamento. O ideal alternar contrastes para conseguir um efeito expressivo. Insistir demais numa nica idia (tenso ad eternum ou relaxamento o tempo todo, tanto faz) s cansa. Monotonia s serve para minar a energia da msica e mat-la aos poucos. Nesse jogo de tenso e relaxamanto, a ideia jogar com a criao de expectativas enquanto se alterna o clima da msica, mandando uma frase leve quando todos esperavam uma frase pesada, e vice-versa. Tensione e relaxe. Inspire e expire. Varie, para criar interesse. 13. Use pausas. Improvisos precisam de respirao. Voc to responsvel pelas notas que voc toca quando pelos silncios entre uma e outra. 14. Se voc sentir que o improviso foi ruim, desencane. Ningum acerta no gol em todos os chutes. 15. Se no souber o que tocar, apenas oua. Escute com calma os outros e s depois responda, de preferncia a algo que tenha alguma relao com o que foi tocado. Pergunta e resposta, saca? 16. Revisite o passo 1. Dessa vez, ao invs de procurar repertrio para tocar, procure por referncias que possam contribuir com o improviso. Ouvir vrias verses de uma mesma msica tentando entender como cada verso foi construda um caminho. Existem outros. Improvisar tambm subir nos ombros de gigantes..

Como lidar com os erros?


Se voc for, como eu imagino, um marinheiro de primeira viagem nas guas do improviso, natural que voc cometa muitos erros. Por erros, entenda-se todas as notas fora do tom que no soaram bem, dedos travados, arpejos que no saram como o desejado, sujeira no som e virtualmente tudo que no agradou ao ouvidos.

Link YouTube | Coisas erradas acontecem e isso no quer dizer que tudo vai sair errado Tudo bem. Faz parte. Significa que voc est no caminho, dando a cara a tapa para aprender. Isso nao diminui ningum. Errar o estado natural das coisas. Todo mundo erra. a ferramenta mais comumente utilizada para se aprender algo. No h motivo para se sentir mal e nem ficar ansioso. Se errar, relaxe e respire fundo. Relaxe com o corpo todo, principalmente com as partes do corpo que so usadas para tocar os instrumentos. Isso ajuda a prevenir vcios de tcnica e leses. Se permita errar numa boa. Se for preciso, pare um pouco e volte depois. Agora, algumas dicas para depois do improviso: 1. D pra baixar playbacks para improvisar em cima. Em geral, sites de cifras costumam apontar para sites de download de playbacks. Sites de torrent tambm costumam ter compilaes deste tipo de arquivo. 2. Aprenda teoria aos poucos. Aprenda o quanto antes sobre escalas de acordes. 3. Ao improvisar, tocar notas da harmonia funciona 100% das vezes. Use isto a seu favor 4. Escute msicas diferentes dos estilos que voc est acostumado a ouvir, nem que seja por pura curiosidade ou obrigao antropolgica. Se voc gosta de rock, v ouvir os rappers que improvisam versos. Se voc gosta de samba, v ouvir os riffs pesados e rpidos de metal. Sempre d pra tirar pelo menos uma ou duas lies importantes e valiosas que os outros estilos podem ensinar. 5. Tirar harmonias e melodias vai melhorar a capacidade de improvisao a longo prazo. uma prtica de pacincia, pois requer algum trabalho no comeo e demora at os solos ganharem polimento, mas o benefcio garantido e compensa. O ideal intercalar momentos de prtica de improviso livre com outros momentos focados para tirar solos com cuidado. Esse tipo de prtica tem duas grandes vantagens: treinar a percepo de musical de linhas meldicas e aprender a sintaxe musical de verdade, empregadas na construo de msicas tocadas por a. rigorosamente o mesmo processo de aprender a escrever bons textos lendo textos bons. O repertrio de frases, arpejos e licks (uma espcie de microfrase) aumenta junto com o repertrio de solos memorizados.

6. Se voc no tem a manha de tirar solos, comece com algo simples. V na humildade, sem o perigo de se frustrar de cara. D preferencia para solos simples, com um andamento mais lento e sem virtuosismos. Se possvel, escolha um msico ou uma banda com algum renome, pois ficar mais fcil conseguir material para estudar em cima e corrigir as falhas da prpria prtica. Beatles, por exemplo, uma escolha excelente para este exerccio: tem um repertrio imenso, que vai das msicas de trs acordes at as harmonizaes mais estranhas. H uma abundncia de material online e offline para estudo, caso haja necessidade de pegar mais pesado. Te garanto que no faltar pblico para uma performance eventual.

Link YouTube | Escolha a sua msica, o seu instrumento, a sua voz e divirta-se! Perceba tambm como o John Lennon erra pra cacete e isso no muda em nada a diverso dos quatro tocando juntos 7. Considere a ideia de procurar um bom professor que seja capaz de corrigir eventuais vcios e erros de tcnica e fazer acrscimos ao repertrio. Bons professores fazem a gente avanar mais rapidamente, pois nos ajudam a direcionar o estudo num determinado sentido, poupando tempo e energia gastos em murros na ponta da faca. Procure um professor com quem seja possvel ter uma boa relao, para no tornar o aprendizado um inferno. No qualquer professor que serve para qualquer aluno. Por mais competente que um profissional seja, possvel que os mtodos de ensino no funcionem com um determinado perfil de aluno. Nesse caso, o jeito continuar procurando. O resto meter a mo na massa e praticar. Bom improviso! Este post resultado de nossas prticas, dilogos e treinamentos na Cabana PdH. Quer entrar no Dojo?

Rafael Monteiro
Outros artigos escritos por Rafael Monteiro

Conhea nosso projeto editorial


O texto acima no representa a opinio do PapodeHomem. Somos um espao plural, aberto a vises contraditrias e entusiasta do embate saudvel. Conhea nossa orientao editorial e a essncia do que fazemos. Voc pode comentar abaixo ou ainda nos enviar um artigo para publicao.

RECEBA PDH POR EMAIL


Enviamos apenas um email por dia com todos os textos e shots que selecionamos a dedo para os leitores no perderem tempo.
Insira aqui

LEIA TAMBM...

1. Como agir ao ser chamado de machista, racista, homofbico um guia para ns todos

2. Daniel Daibem fala de jazz no PdH entrevista

3. Check-up do homem: guia PdH para a manuteno da carroceria

35 comentrios

D vida ao PapodeHomem, para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentrios, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou. Leva 2 minutos. Queremos uma discusso de alto nvel, sem frescuras e bem humorada. Portanto, leia nossa porra de Poltica de Comentrios.

http://www.facebook.com/people/Leonam-Silva/100001875821359 Leonam Silva Na minha humilde opinio, o mais legal de improvisar testar as possibilidades oferecidas por uma msica. Tocar contando uma nova histria, por meio de novas frases e melodias. muito bom o texto e o guia. eu, particularmente, prefiro lbuns ao vivo do que os de estdio no s pela vibe do pblico, mas pela arte chamada improviso. ah, e John Frusciante na capa do post *-* (sensacional!)

http://www.facebook.com/people/Lucas-Gustavo/100000100906492 Lucas Gustavo Do caralho! O post j tinha me ganho pelo John na capa, depois que li mais ainda Toco baixo e adoro ficar num groove bem basico enquanto uma guitarra, sax, gaita sola. Eu piro demais na harmonia que fica ali. No arrisco sair muito do meu arroz e feijo, mas dou minhas improvisadas algumas vezes. Alm de jazz e blues, tambm curto reggae para improvisar. Nunca vi melhor conexo em jams do que John Frusciante e Flea. Pago pau mesmo e foda-se. Pra mim Deus & Zeus tocando no cu e John e Flea na Terra :)
o

http://estadodearte.wordpress.com/ Rafa Improviso de baixo merece um captulo parte, j que os baixistas que so encarregados da importante funo do baixo da harmonia. Casar as duas coisas bem difcil. Deve ser por isso que baixistas, quando resolvem improvisar de verdade, botam 90% dos guitarristas no bolso =P

http://www.facebook.com/iodris Fabio Rodrigues Bem notado, Rafa. Outro dia escrevi um post aqui sobre o Farcia-Fons, um dos baixistas que gosto muito:http://papodehomem.com.br/renaudgarcia-fons-e-as-viagens-de-uma-boa-improvisacao/E

ultimamente tenho ouvido bastante o Avishei Cohen:http://www.youtube.com/watch?v=52n-PJR76DkAcho os dois geniais. Vejam eles improvisando no meio dos vdeos a ;-)

http://www.facebook.com/people/Braulio-LangerFernandes/100000136371663 Braulio Langer Fernandes porra! MUITO foda. No conhecia Avishei Cohen. Curti demais!

Pedro Teles P, o cara tendo uma noo boa de campo harmnico e confiando nos msicos que esto com ele, conseguem brincar bastante no meu soundcloud tem uns improvisos legais que eu fao com a minha banda, depois d uma olhada l: http://www.soundcloud.com/pedroteles Abraos ;)

http://www.facebook.com/people/Felipe-Fernandes/100002057675164 Felipe Fernandes Somos 2 ento cara. hehe Pra min umas das melhores deles. Acho muito foda essa intro. http://www.youtube.com/watch?v=MFKesUfUbag

http://www.facebook.com/people/LeonamSilva/100001875821359 Leonam Silva Frusciante deveria voltar pro RCHP. esse pico: Californication Slane Castle http://www.youtube.com/watch?v=Z0AXjUy1_gY

http://www.facebook.com/people/FelipeFernandes/100002057675164 Felipe Fernandes O difcil nesse show achar algo sem ser extraordinrio! Esse show tem a melhor verso executada ao vivo de pelo menos umas 6 musicas. http://www.youtube.com/watch?v=bp1PMo3s0dw&feature=fvst Arrepiante.

Chico

Cara, muito bom, parabns!


o

http://estadodearte.wordpress.com/ Rafa Po, obrigado =D

http://www.facebook.com/Danmanyari Daniel Manyari Boas dicas! Passei a adolescncia inteira como metaleiro, o que no a melhor escola pra quem tem que ser verstil, e agora que t tocando jazz.. ento entendo realmente o problema.
o

http://estadodearte.wordpress.com/ Rafa Somos dois. Eu nem sou muito f de jazz, mas o fato que estudar a viso jazzistica da coisa toda me fez ter um domnio maior do instrumento e um entendimento melhor da msica. Mas eu morro de saudade de tocar metal =(

http://www.facebook.com/people/Braulio-Langer-Fernandes/100000136371663 Braulio Langer Fernandes Toquei guitarra e violo quando era pequeno e parei aos 14 anos. Agora t voltando e entrei na aula h dois meses. E t aprendendo bateria tambm. T sendo MUITO bom. Adoro ler sobre musica, conversar, estudar e ir pras aulas. Uma das minhas metas pra 2012 tocar em algum buteco pequeno aqui da cidade, acho que consigo. T botando pilha nos meus amigos que tocam e incentivando todo mundo, mas at agora nada. =D timo texto.
o

http://estadodearte.wordpress.com/ Rafa Vais virar uma banda de um homem s. Voc t fazendo aula em conservatrio ou com professor particular? Se for o primeiro caso, arrumar gente pra tocar ainda mais fcil =)

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000104077969 Guilherme Casimiro http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=3dZ4XSpYGUk Esse sim, sabe o que trocar ideia com a guitarra.
o

http://estadodearte.wordpress.com/ Rafa

Esses exemplos que vocs postam aqui so novidades timas. No conhecia John Mayer at ento. Eu tenho um referencial completamente diferente, por causa da minha formao. Confesso que ando meio desatualizado =P

http://www.facebook.com/iodris Fabio Rodrigues Curti muito esse post, Rafa. So dicas que normalmente levamos anos, praticando, pra sacar. Valeu!
o

http://estadodearte.wordpress.com/ Rafa Poxa, Fabio, obrigado. Daqui a uns cinco ou dez anos, se eu for vivo, volto pra atualizar o texto com mais algumas coisas =)

Matsuura Junichiro Tambm tem um lance que MUITOS no conhecem. Transposio tonal. o seguinte, se voc vai, por exemplo, acompanhar uma mulher isso acontece muito comigo que est cantando uma msica originalmente concebida para vocal masculino.Para tocar no mesmo tom, a voz da mulher tem que estar uma oitava acima. E isso geralmente arrebenta a garganta dela. Ento, o que voc faz???? Se ela conseguir cantar uma quarta ou uma quinta acima, voc toca no mesmo tom que ela canta.Por exemplo, se o tom da cano for originalmente em Mi, a mulher a maioria delas, pelo menos geralmente consegue cantar em L ou Si. Ento voc toca a bendita da msica em L ou Si. simples assim. S que nem todo mundo ou melhor, quase ningum conhece esse macete, que pode salvar muitas apresentaes.

Funciona tambm para o contrrio. Ou seja, homem cantando cano originalmente concebida para vocal feminino. A, a voz do cara desce uma quarta ou quinta, e s o msico seguir o mesmo caminho. No mais, s esquecer essa idia de que tem que ficar igual ao CD. No, meu chapa. Voc no tem obrigao de fazer igual ao CD. O momento seu. A interpretao sua. Ento, faa do seu jeito. Ponha algo seu. Mostre-se. mais divertido, vai por mim.
o

Matsuura Junichiro Tambm tem um lance que MUITOS no conhecem. Transposio tonal. o seguinte, se voc vai, por exemplo, acompanhar uma mulher isso acontece muito comigo que est cantando uma msica originalmente concebida para vocal masculino.Para tocar no mesmo tom, a voz da mulher tem que estar uma oitava acima. E isso geralmente arrebenta a garganta dela. Ento, o que voc faz???? Se ela conseguir cantar uma quarta ou uma quinta acima, voc toca no mesmo tom que ela canta.Por exemplo, se o tom da cano for originalmente em Mi, a mulher a maioria delas, pelo menos geralmente consegue cantar em L ou Si. Ento voc toca a bendita da msica em L ou Si. simples assim. S que nem todo mundo ou melhor, quase ningum conhece esse macete, que pode salvar muitas apresentaes. Funciona tambm para o contrrio. Ou seja, homem cantando cano originalmente concebida para vocal feminino. A, a voz do cara desce uma quarta ou quinta, e s o msico seguir o mesmo caminho. No mais, s esquecer essa idia de que tem que ficar igual ao CD. No, meu chapa. Voc no tem obrigao de fazer igual ao CD. O momento seu. A interpretao sua. Ento, faa do seu jeito. Ponha algo seu. Mostre-se. mais divertido, vai por mim.

http://www.facebook.com/fabiobracht Fabio Bracht

Tenho uma relao engraada com o violo/guitarra: eu aprendi muito engessado em revistinhas (depois sites) de cifras, um pouco de tablatura e bastante Guitar Pro nas msicas que eu realmente queria aprender. Hoje eu nunca sei mais do que duas msicas de cor, pra tocar a qualquer momento. Eu sempre pego e fico tocando acordes aleatrios. Assim eu componho msicas simples, batendo muito a cabea, sem nenhum direcionamento. Eu nunca sei qual o prximo acorde lgico em uma sequncia qualquer que eu toque, ento eu tento todos os que consigo lembrar. Frequentemente acho que nenhum deles encaixou. A me frustro um pouco, pensando que pode ser um com stima, com diminuta, ou uma dessas variaes que eu nunca estudei direito, e desencano. Uma vez a cada, sei l, 20 ou 30 vezes que eu tento isso, sai uma msica, sempre bsica. A eu tento colocar uma letra (algo que eu tenho um pouco mais de facilidade, mas muitas vezes tambm no d certo) e depois gravar. Nesse link tem duas msicas que eu compus em algum momento dos ltimos meses: http://www.soundcloud.com/fabiobracht (When It Came The Time e Another Song About You. As outras duas so covers.)
o

http://estadodearte.wordpress.com/ Rafa Uma vez eu ouvi do meu professor de harmonia na faculdade a regra de ouro da harmonia, que :Aps um acorde, pode vir qualquer outro acordeParece trollagem do cara mas verdade. No existe sequencia lgica nem nada. Vagabundo junta acordes do jeito que quer e pronto. E compor batendo cabea isso mesmo. Composio experimentao, e d trabalhoS acho que voc deveria procurar um professor o mais rpido possvel para aprender escrita e leitura. Te garanto que voc nunca mais vai esquecer acorde algum =)

http://www.facebook.com/people/Braulio-LangerFernandes/100000136371663 Braulio Langer Fernandes Eu vivi exatamente a mesma coisa. Aprendi totalmente engessado tambm, com uma professora quando eu tinha 11 anos. As aulas eram bem baratas e eu fiquei um tempo fazendo aula at perceber que ela na verdade estava me enrolando. Nao que ela nao era boa pra ensinar, mas ficava dando voltas e eu so aprendi o basico. Decorei muitas musicas do cifraclub e revistinhas, mas sem praticamente saber nada de teoria. Como eu parei com 14 anos, eu obviamente esqueci tudo. Agora voltei aprendendo tudo do zero.

Matsuura Junichiro

Tambm tem um lance que MUITOS no conhecem. Transposio tonal. o seguinte, se voc vai, por exemplo, acompanhar uma mulher isso acontece muito comigo que est cantando uma msica originalmente concebida para vocal masculino.Para tocar no mesmo tom, a voz da mulher tem que estar uma oitava acima. E isso geralmente arrebenta a garganta dela. Ento, o que voc faz???? Se ela conseguir cantar uma quarta ou uma quinta acima, voc toca no mesmo tom que ela canta.Por exemplo, se o tom da cano for originalmente em Mi, a mulher a maioria delas, pelo menos geralmente consegue cantar em L ou Si. Ento voc toca a bendita da msica em L ou Si. simples assim. S que nem todo mundo ou melhor, quase ningum conhece esse macete, que pode salvar muitas apresentaes. Funciona tambm para o contrrio. Ou seja, homem cantando cano originalmente concebida para vocal feminino. A, a voz do cara desce uma quarta ou quinta, e s o msico seguir o mesmo caminho. No mais, s esquecer essa idia de que tem que ficar igual ao CD. No, meu chapa. Voc no tem obrigao de fazer igual ao CD. O momento seu. A interpretao sua. Ento, faa do seu jeito. Ponha algo seu. Mostre-se. mais divertido, vai por mim.

http://www.facebook.com/fabiobracht Fabio Bracht Sobre improvisao em grupo, eu tenho bastante dificuldade. Sei mais ou menos o formato da escala pentatnica bsica, mas ela no foi suficiente. Eu estava em um estdio com um baterista, um baixista e outro guitarrista que tinham bem mais teoria do que eu, e meio que fiquei s olhando 80% do tempo. Me senti bem pequeno naquele momento. :P Mas pretendo repetir a experincia de novo, com certeza. Quantas vezes for possvel.

http://estadodearte.wordpress.com/ Rafa Cara, harmonia e anlise so os ncleos do estudo da musica. a parte que explica a porra toda, basicamente. O resto fica muito, muito mais fcil quando voc resolve essas duas coisas.

O problema que at resolver harmonia e anlise, cho, meu amigo. Pra estudar harmonia, recomendo o Harmonia do Arnold Schoemberg, e Harmonia Funcional, do Carlos Almada. Compre os dois e devore sem medo. E, novamente, considere fazer aulas com um bom professor, porque o assunto d trabalho e longo. Coisa pra muitas aulas.

http://estadodearte.wordpress.com/ Rafa Eu to passando por uma situao parecida. To tocando com uma gig que manda muito melhor do que eu. Eu to grudando neles e pedindo ajuda sempre que posso, sobre formatos de arpejo, de acordes, etc. T funcionando =)

http://www.facebook.com/arthur.s.mendonca Arthur Silva Mendona improvisar muito bom. eu gosto de pegar a guitarra e ficar inventando qualquer solo. relaxante. e a dica sobre no tocar notas a esmo e saber qual nota usar pra no estragar o solo importante. eu gosto de sair solando como um animal, o mais rpido possvel. s vezes d pra construir um solo bom com menos notas e ainda sim ele fica contagiante, tipo o solo de Time do Pink Floyd

http://www.facebook.com/profile.php?id=100002792597766 Uyran Ribeiro Isso me fez lembrar de que preciso aprender a tocar meu cavaquinho..

http://www.facebook.com/people/Braulio-Langer-Fernandes/100000136371663 Braulio Langer Fernandes Geralmente eu tenho vergonha de sair por a falando que eu toco, ento mta gente nao sabe. Por medo das pessoas botarem um violo na minha mo e pedirem algo que eu nao consiga tocar, eu acabo ficando calado hehehehe

Andr Cara vi esse post s lembrei de um vdeo que eu postei de uns amigos meus improvisando um duelo de violo! Na verdade no ligo tanto para a improvisao, ligo mais pra o que ela pode resultar. O video ficou bacana, no foi um mega duelo, porm o que vale foi o pequeno momento de diverso entre os amigos, e como dizem, as vezes as pequenas coisas so as melhores. http://www.youtube.com/watch?v=UeGn4HuaaYA

obs: o vdeo ta ai pra quem quiser dar uma espiada, mt gente gostou =D obs2: desculpem os erros de portugues na descrio do vdeo, coisa de mlk escrevendo no pc!

Matsuura Junichiro Tambm tem um lance que MUITOS no conhecem. Transposio tonal. o seguinte, se voc vai, por exemplo, acompanhar uma mulher isso acontece muito comigo que est cantando uma msica originalmente concebida para vocal masculino. Para tocar no mesmo tom, a voz da mulher tem que estar uma oitava acima. E isso geralmente arrebenta a garganta dela. Ento, o que voc faz???? Se ela conseguir cantar uma quarta ou uma quinta acima, voc toca no mesmo tom que ela canta. Por exemplo, se o tom da cano for originalmente em Mi, a mulher a maioria delas, pelo menos geralmente consegue cantar em L ou Si. Ento voc toca a bendita da msica em L ou Si. simples assim. S que nem todo mundo ou melhor, quase ningum conhece esse macete, que pode salvar muitas apresentaes. Funciona tambm para o contrrio. Ou seja, homem cantando cano originalmente concebida para vocal feminino. A, a voz do cara desce uma quarta ou quinta, e s o msico seguir o mesmo caminho.
o

Matsuura Junichiro Sem falar, claro, que alterar a afinao do instrumento abre novos horizontes, tanto no tocante improvisao, quanto composio. Eu costumo afinar a guitarra em R, com cordas .010-.046. Pretendo experimentar afinao em D, com cordas .011-.052.

http://www.facebook.com/geraldomagellajunior Geraldo Magella Junior Moada, no pode mais ser considerado improviso pois ele j decorou esse solo de tanto fazer, mas a primeira executada dele, provavelmente foi muito mais improviso do que planejamento. Um mestre dos mestres: http://www.youtube.com/watch?v=GHkucr1jJpQ

You might also like