You are on page 1of 14

A Sociologia como campo cientfico

Problemas Metodolgicos das Cincias Sociais Profa. Dra. Vanessa Elias de Oliveira

Florestan Fernandes: De um lado, bastante rica e plstica para encaminhar e permitir a soluo de muitas questes fundamentais; Mas, de outro, pobre e destrutiva = investigao cientfica e importncia da pesquisa emprica sistemtica, essenciais para o desenvolvimento do aparato conceitual e metodolgico, quanto para o progresso da teoria.

Sociologia

Cincia estilhaada entre a defesa da ordem e a crtica da ordem = questo do sentido da anlise sociolgica. Cincia sempre em crise, com a afirmao e a crtica de paradigmas. A discordncia emprica e terica algo endmico nas Cincias Sociais. Quais so os objetos de estudo da Sociologia? Aquilo que vai bem ou aquilo que vai mal na sociedade?

A sociologia como cincia

Diversidade de campos de estudo da sociologia, alguns dos quais so considerados clssicos: trabalho, religio, cultura, classe e estratificao social, campo e cidade etc. (que tambm so trabalhados por outras disciplinas). Diversidade de perspectivas tericas e metodolgicas que demarcam esses campos, interna e externamente, no dilogo com outras disciplinas.

Diversidade de perspectivas

Temas novos: cincia e tecnologia e meio ambiente. Faziam sentido no incio do sculo, ou mesmo em meados do sculo XX? E agora, no incio do sculo XXI? Outros temas no to novos, mas que ganharam relevncia: Sociologia da Cultura, Sociologia da Comunicao, Sociologia dos Intelectuais.

Evoluo social e temtica

Prpria seleo dos temas que compem o volume da Sociologia uma opo da autora, com base no seu conhecimento e na sua percepo acerca do desenvolvimento da sociologia. Evidentemente, se outro que no eu fosse responsvel pela coordenao deste volume, sua composio seria, com certeza, diferente (p.15).

Vis do pesquisador

Da mesma forma, cada autor construiu seu ensaio a partir de uma perspectiva muito particular e autnoma (p.18). Quais so as possibilidades para se trabalhar com o tema da mobilidade social, por exemplo? Infinitas... Texto do livro (Celi Scalon e Jos Alcides Santos): enfatizam o conceito de desigualdade social, apoiando-se no conceito de classe social para entender as desigualdades de oportunidades e recompensas na sociedade.

Vis do pesquisador

Outro exemplo: discusso sobre a questo racial. Utiliza a metodologia quantitativa da anlise multivariada dos dados. Metodologia qualitativa tambm seria possvel? Acmulo de conhecimento = permite avanos metodolgicos muito importantes, com reflexos empricos e tericos. O mesmo pode ser dito sobre o avano tecnolgico e a possibilidade de uso de ferramentas informticas para anlise de dados, por exemplo.

Avanos cientficos

Concepo alargada da sociologia: Teoria Social no apenas apropriada por diversos campos, mas tambm ela perpassa as cincias sociais, e no apenas a sociologia, ignorando fronteiras temticas, tericas e metodolgicas que dividem os campos ou reas (p.20). Grupos de pesquisa sobre alguns temas, assim como programas de ps-graduao = pesquisadores pertencem a diferentes grupos e so de reas distintas. Ex: PGT (UFABC).

Concepo alargada da sociologia

Outra caracterstica da sociologia a preocupao com os problemas sociais questo do alcance prtico da teoria. A partir das anlises empricas, segundo Srgio Costa, possvel e tem-se o dever de fazer a reviso das teorias vigentes. Reforo da ideia da sociologia como uma cincia emprica, cuja principal contribuio a de propiciar, alm do conhecimento da realidade social, a formulao, reviso e recusa de teorias (p.20)

Sociologia como cincia emprica

a teoria vai sendo implicitamente revista medida que se vo acumulando interpretaes de fenmenos em curso e que desafiam as regularidades descritas nas teorias sociolgicas vigentes (p.20). Exemplo: avanos na rea de estudo sobre mobilidade social, que vo avanando tanto metodologicamente quanto na construo de evidncias empricas = sedimentao conceitual

Teoria por adio

Alguns temas envolvem posies polticas e morais de forma to marcada que se torna extremamente difcil ao pesquisador manter a sua imparcialidade. Exemplo: relaes entre brancos e negros no Brasil e a questo das cotas raciais. Desse modo, a principal contribuio do tema, alm das questes tericas e metodolgicas apontadas, a posio assumida pelo autor de polemizar com aqueles que se opem poltica de cotas, mostrando como em certos temas no possvel deixar de lado as posies polticas e ideolgicas (p.21)

De volta ao vis do pesquisador...

Ao explicitar sua posio, por vezes o pesquisador estabelece um compromisso com os sujeitos sociais e polticos envolvidos nas pesquisas. Exemplo: FHC um socilogo. Sua defesa da liberalizao do uso da maconha um estudo ou uma causa? Como separar? = questo da relao entre sujeito e objeto.

Compromisso com sujeitos sociais e polticos

S se v algo sociologicamente quem quer algo socialmente (Hans Freyer). Papel do socilogo nos processos de transformao da realidade social. Sociologia, para Wright Mills (1965): (...) sua caracterstica essencial a preocupao com as estruturas sociais histricas e (...) seus problemas so de relevncia direta para as questes pblicas urgentes e para os problemas humanos insistentes (p.23)

Funo social da sociologia

You might also like